Photo de famille des officiels Lancement de la Plateforme 50MAWSP au Nigeria
Dakar, 21 de fevereiro de 2020. Cerca de 300 mulheres empresárias de 36 Estados da República Federal da Nigéria participaram do lançamento oficial da plataforma tecnológica “50 Milhões de Mulheres Africanas Têm a Palavra (50MAWSP)”. Esta cerimónia de lançamento ocorreu na manhã da quinta-feira, 20 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Centro Internacional de Conferências de Abuja.
Esta ferramenta tecnológica para conectar mulheres empresárias em rede, que funciona simultaneamente como um site de Internet e como um aplicativo para telefones celulares, visa ser a plataforma continental ideal que pode centralizar todas as informações financeiras e não financeiras de vários Estados africanos, a fim de facilitar empoderamento e empreendedorismo das mulheres na África. É financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e implementada na África Ocidental pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) com outras regiões, nomeadamente o Mercado Comum de África Oriental e Austral (COMESA) e a Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC).
A Sra. Raheemat MOMODU, Oficial Principal de Programa Humanitária, representando a Comissária Siga Fatima JAGNE, responsável pelos Assuntos Sociais e de Género da Comissão da CEDEAO, centrou a sua intervenção na importância desta ferramenta revolucionária para as mulheres africanas. Ela também transmitiu a gratidão de Sua Excelência Jean Claude Kassi BROU, Presidente da Comissão da CEDEAO às autoridades nigerianas pelas instalações concedidas à CEDEAO, mas também por aceitar a implementação do projeto 50MAWSP.
O lançamento desta plataforma foi realizado pela Sra. Ifeoma ANAGBOGU, Secretária Permanente, representando a Ministra Federal dos Assuntos das Mulheres, a Sra. Pauline TALLEN, na presença de vários convidados oficiais envolvidos em assuntos sociais na Nigéria. De acordo com a Secretária Permanente do Ministério, essa plataforma 50MAWSP se encaixa perfeitamente na visão de Sua Excelência o Presidente Muhammadu BUHARI e seu governo federal, porque contribuirá enormemente para tirar as mulheres do setor informal e facilitar seu empoderamento.
O lançamento da ferramenta na Nigéria segue o de Burquina Faso, que ocorreu na sexta-feira 14 de fevereiro em Ouagadougou e precede o da Guiné e Mali, que ocorrerá na terça-feira 26 de fevereiro, o de Benim, marcado para quinta-feira 27 de fevereiro em Cotonou, o da Cote do’Ivoire, que será realizad na sexta-feira 28 de fevereiro em Abidjan e o do Níger, marcado para terça-feira 02 de março de 2020 em Niamey.
ecowas.int
Sem comentários:
Enviar um comentário