terça-feira, 22 de outubro de 2019

Nigerians Congratulate Davido, Chioma On Birth Of Son


Nigerians have begun congratulating music star, Davido, on the birth of his son, David Adedeji Adeleke Jr.

Davido, 26, announced his son’s birth on Sunday via Twitter with a picture of himself carrying the child.

The baby is his third after Imade and Hailey Adeleke born by two different women.

Twitter has gone abuzz with congratulatory messages for Davido and his fiancée, Chioma Rowland.

See congratulatory messagaes here:

It was a wild jubilation for the families of Adeleke and Rowland as Nigerian music superstar, David Adeleke and his fiancee, Chioma Avril Rowland welcome a bouncing baby boy in the early hours of today.

The happy father and ASSURANCE crooner, Davido took to his social media pages to share the great news with his fans and loved ones.

He uploaded the beautiful photo he took together with the new bouncing baby boy and revealed his name as shown in the caption below;




By www.withinnigeria.com

Umaro Sissoco Embaló diz que acusação do PM guineense é “calúnia e mentira”


O candidato às presidenciais da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló, acusado pelo primeiro-ministro guineense de estar envolvido numa tentativa de golpe de Estado, disse à Lusa que é tudo “mentira e calúnia”.

“É calúnia, é mentira. Não estou no ativo”, disse Umaro Sissoco Embaló, que é general e candidato apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15, líder da oposição) para as presidenciais na Guiné-Bissau, marcadas para 24 de novembro.

Nas declarações à Lusa por telefone, Umaro Sissoco Embaló, antigo primeiro-ministro guineense, afirmou que não sabe quem é a pessoa que está a falar na gravação divulgada e que a denúncia é “uma forma de fazer perder a notícia sobre a droga”.

“Mas temos de ir até ao fim” na questão do tráfico de droga, salientou.

No início de setembro, a Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu quase duas toneladas de cocaína. A oposição política do país tem acusado o Governo de alegado envolvimento no tráfico de droga.

Umaro Sissoco Embaló, que não se encontra na Guiné-Bissau há cerca de um mês, salientou também que os golpes de Estado se fazem a presidentes.

“Eu e o José Mário Vaz (Presidente da Guiné-Bissau), Carlos Gomes Júnior e Nuno Nabian estamos juntos”, disse.

O Presidente guineense, Carlos Gomes Júnior e Nuno Nabian são também candidatos às eleições presidenciais.

“Eu não estou preocupado, sou uma pessoa de paz e sei que posso ser vencedor”, afirmou, sublinhando que conhece “a máquina” do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder).

“O PAIGC é um partido de intriga e de complô. Eu sou contra a violência”, acrescentou.

Aristides Gomes denunciou na segunda-feira à noite, numa publicação na sua página do Facebook, uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais.

Na publicação, o primeiro-ministro revela também que o autor daqueles atos “está devidamente identificado de forma inequívoca e chama-se Umaro Sissoco Embaló”.

Por interlusofona.info

Maior Partido do País, PAIGC, emite Comunicado de Imprensa sobre actos de desespero dos adversários políticos


PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINE E CABO-VERDE

Secretariado Nacional

Comunicado de imprensa

O Secretariado Nacional do PAIGC está acompanhando com bastante atenção e com profunda preocupação factos que podem pôr em causa à desejada estabilidade e paz que o nosso digno e valente povo merece, bem como o de objectivos obscuros para tentar reportar as próximas eleições presidenciais de 24 de novembro.

O PAIGC sabe e bem, fruto da sua longa experiência, que o desespero leva à actos e comportamentos muitas vezes incontroláveis e muito menos inaceitáveis. Com efeito, estamos a registar uma sequência de actos absolutamente anormais e que podem colocar, uma vez mais, a Guiné-Bissau numa situação de crise mais profunda do que aquela em que se encontra e vejamos como e os porquês:

Ontem, dia 21 de outubro, o país registou com alguma surpresa que estava para acontecer um golpe-de-Estado encomendado pelo Senhor dito General de nome Ùmaro Sissoko Embaló. É o próprio que o confirma numa mensagem gravada de uma conversação que manteve com o filho de um Ministro de Estado da actual e caduca Presidência da República, cujo nome é Bodjan Candé, encarregue de recrutar jovens para incendiarem pneus em pontos estratégicos, facto que originaria por sequência a intervenção de mercenários, com a missão de prender o Primeiro-Ministro e alguns membros do seu Governo.

À luz da nossa Constituição da República que, no seu artigo 125º diz expressamente que o Ministério Público é o órgão do Estado encarregue de fiscalizar a legalidade democrática e de defender o interesse público e social, o dito General de aviário pisou o risco e abusou da paciência dos guineenses.

Com estas declarações, o Senhor Sissoko Embaló agrediu de forma flagrante o interesse público e social, motivo mais do que suficiente para que o Senhor Procurador-Geral da República accione os mecanismos legais ao seu dispor no sentido dos infractores serem imediatamente traduzidos à justiça.

O PAIGC quer relembrar ao Ministério Público que bem recentemente, um dos mais conceituados e prestigiados Comandantes da nossa gloriosa Luta de Libertação Nacional e membro da Direcção Superior do nosso Partido foi encarcerado, depois de retirado abusivamente do seu internamento na Clínica Madrugada, só porque aventou as probalidades de um golpe-de-Estado tendo em conta os cenários políticos na altura existentes no país.

A diferença hoje é que, ontem, o Comandante Manecas Santos advertiu, positivamente, sobre eminentes probalidades do surgimento de um golpe-de-Estado. Hoje é o Senhor General de Aviário Sissoko Embaló que cria e fomenta um golpe-de-Estado, cujo início teve hoje lugar com a queima de pneus na Chapa Bissau, prontamente neutralizada pelas forças de segurança. É o próprio que o afirma “ipsis verbis”, mediante uma gravação hoje de conhecimento dos guineenses largamente radiodifundida por várias estações emissoras.

Por esta e outras razões, o PAIGC, sempre oprofundamente comprometido com este pacifico e martirizado Povo, incumbe-se a procurar respostas às suas preocupações:

• Será este tipo de candidato que o MADEM - G 15 vai tentar eleger para a Presidência da República?

• Será este o perfil hipotético de uma Presidência que porventura teremos no futuro?

O PAIGC tem a plena certeza que o nosso povo atento e obstinado na defesa do seu país, saberá escolher o seu digno e competente Presidente da República.

O PAIGC está atento, firme e determinado, e nada nem ninguém, por mais manobras e contra-manobras que provoquem, poderão travar a sua inabalável e irredutivel caminhada na construção de uma pátria una, forte, coesa e desenvolvida.

Bapur Ka Na Nkadja!

Bissau, 22 de Outubro de 2019.

O SECRETARIADO NACIONAL DO PAIGC.

PAIGC 2019

ONU pede a políticos da Guiné-Bissau para "transcenderem interesses individuais"


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pede aos políticos da Guiné-Bissau para "transcenderem interesses individuais e partidários" e olharem para interesses comuns benéficos para a população, num relatório consultado hoje pela Lusa.

António Guterres pede também o fim das tensões políticas, num ciclo de instabilidade que considera ser "repetitivo" no país, segundo o relatório sobre os últimos seis meses para o Conselho de Segurança da ONU.

O chefe da organização internacional encoraja os membros eleitos do Parlamento "a estarem atentos aos seus deveres para com o povo da Guiné-Bissau e a transcenderem os interesses individuais e partidários em prol do interesse coletivo e da estabilidade do país".

"Acredito que 2019 seja um ano crucial para a Guiné-Bissau aproveitar a oportunidade de pôr fim ao ciclo repetitivo de instabilidade política que tem prejudicado o desenvolvimento socioeconómico durante anos", escreve o secretário-geral da ONU.

António Guterres expressa-se confiante de que as eleições presidenciais de 24 de novembro vão encerrar o ciclo eleitoral e vai permitir às autoridades o trabalho reforçado para adotar reformas especificadas no Acordo de Conacri.

O documento de relato das atividades recentes da Missão Integrada da ONU para a Consolidação da Paz e Segurança na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) também dá conta do início de trabalhos para promover a participação e a transparência das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

A 19 de junho, a UNIOGBIS reativou o Comité Coordenador de Alto-Nível, desde as eleições legislativas, para monitorizar o processo eleitoral e coordenar iniciativas nacionais e internacionais e a preparação de uma estratégia para as eleições presidenciais.

O secretário-geral considera que o Fundo para a Paz (Peacebuilding Fund) é "crítico", consistindo num portfólio de dez projetos no valor de quase 11 milhões de dólares (mais de 9,928 milhões de euros), que se basearam em educar a população para a importância de eleições livres e justas, inclusive na comunicação social.

António Guterres nota que as autoridades não tomaram nenhumas medidas para estabelecer uma instituição nacional independente para os direitos humanos, como recomendado anteriormente, para lutar contra casos de discriminação ou violência sexual e para garantir, entre outros, o direito à greve e à liberdade de expressão.

O atual relatório foi centrado na descrição do ambiente social e político antes e após as eleições legislativas de 10 de março, que foram consideradas credíveis, mas que levantaram tensões políticas entre vários partidos e vários órgãos de soberania.

"Apesar de a campanha eleitoral (entre 18 de fevereiro e 08 de março) se ter desenvolvido num ambiente pacífico, persistiu um clima de desconfiança entre os partidos políticos", escreve António Guterres.

O documento acrescenta que a comunidade internacional "generosamente mobilizou 10,9 milhões de dólares" (cerca de 9,837 milhões de euros) para a realização das eleições legislativas, adiadas duas vezes e finalmente realizadas a 10 de março.

Observadores internacionais disseram que, para as eleições legislativas, havia 761.676 eleitores registados, dos quais participaram nas eleições quase 85% (645.139 eleitores), em que mais de metade foram mulheres.

"As mulheres foram particularmente ativas nas urnas, constituindo 51% (330.190) dos que votaram", escreve António Guterres.

O número de mulheres no Parlamento permaneceu 13, igual à legislatura anterior, num total de 102 lugares, investidos a 18 de abril.

O primeiro-ministro, Aristides Gomes, foi indigitado a 22 de junho, após vários atrasos do Presidente da República, José Mário Vaz, e o novo Governo foi formado a 03 de julho.

RTP.PT

GOLPE DE ESTADO COM SIMPLES QUEIMAS DE PNEUS?

Conhecidos com a cultura de golpe, recorre a execução do seu plano para incriminar adversários e distrair o povo! Não vamos ser persuadidos com vã tentativas de teatro popular. O assunto tem que ser Zambrano e duas toneladas de Drogas

Essa mini-fumaça é coisa de gentes da rotunda do império



Juventude Madem-G15

Em exclusivo à VOA Aristides Gomes exige: "áudio com ameaças deve ser esclarecido"

Primeiro-ministro guineense diz que situação está calma

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, reiterou a acusação contra o antigo Chefe do Governo e candidato presidencial Umaro Sissoco Embaló de estar a preparar um golpe de Estado, mas garante que a situação está calma no país, com as forças de segurança e a força de interposição da CEDEAO a “assumirem as suas funções”.

Em entrevista exclusiva à VOA por telefone nesta terça-feira, 22, Gomes avançou que ao tomar conhecimento do “áudio de um candidato presidencial que pretendia parar o processo das eleições por via da violência”, o Governo “teve de denunciar isso e agora compete à pessoa esclarecer o assunto”.

Ao mesmo tempo, ainda de acordo com o Chefe do Governo, as autoridades obtiveram outras informações “que iam no mesmo sentido, em como estaria em preparação um onda de vandalismo na cidade”.

Gomes garantiu que o seu Executivo tem dados “que poderão eventualmente constituir elementos de prova” e que cabe agora às entidades competentes tomar medidas.


Umaro Sissoco, acusado por Gomes

Por agora, a situação está controlada, de acordo com o primeiro-ministro que destacou o desempenho da polícia e dos militares “que respeitam a neutralidade que lhes é exigida”.

A força da CEDEAO, Ecomib, disse "está a fazer o seu papel disuasor".

Questionado se tinha discutido o assunto com o Presidente da República, Aristides Gomes respondeu que “não” e sobre uma eventual detenção do anterior primeiro-ministro frente às acusações disse que os serviços de informação estão a fazer o seu trabalho e lembrou que“há muitos anos que não há prisões arbitrárias no país”.

“O processo deve correr o seu ciclo nornal”, concluiu o primeiro-ministro guineense.

Fonte: VOA

Also ...

 RFI: Guiné-Bissau: PM denuncia tentativa de golpe de Estado

Juventude Madem-G15 - Todas as acusações contra candidato do Madem-G15 ( General Umaro Sissoko Embalo) são infundadas, irresponsável e tudo não passa de manobras da distração







Juventude Madem-G15

"SE FOR ELEITO PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU VOU RESGATAR DE NOVO A SOBERANIA QUE O NOSSO PAÍS TEM VINDO A PERDER E VOU COMBATER ARDUAMENTE A CORRUPÇÃO ENRAIZADA NA NOSSA TERRA", DIZ DR. BACIRO DJA


«ENCONTRO COM A COMUNIDADE GUINEENSE NA AMADORA» DR. BACIRO DJA, EX-PM DA GUINÉ-BISSAU E CANDIDATO PRESIDENCIAL ACUSA: "FALAREI TUDO NESTA CAMPANHA SOBRE: A IRRESPONSABILIDADE PERIGOSA DE UM PRIMEIRO-MINISTRO NOMEAR 'UM ESTRANGEIRO' COMO CHEFE DE GABINETE, ENTREGANDO ASSIM, TODO O SEGREDO DO NOSSO PAÍS DE BANDEJA

O candidato a presidência da Guiné-Bissau, Dr. Baciro Dja deu tiros para todos os lados... 

Este sábado passado, dia 19 de Outubro de 2019, o líder do Partido Frente Patriótico para Salvação Nacional (FREPASNA) e candidato as eleições presidenciais na Guiné-Bissau chegou de repente pelo Jardim dentro, em Amadora, numa carrinha marca Mercedes/preto, surpreendido com cânticos e aplausos de militantes e simpatizantes do partido que se encontravam no Largo Major Humberto Cruz 3, 2700-545 na Amadora

Mesa:
-Sr. Manga - Coordenador da Frepasna em Portugal
-Sr.ª Maria Madalena Embaló - Coordenadora da Frepasna na Alemanha
-Dr. Baciro Dja - Líder do Partido Frente Patriótico para Salvação Nacional (FREPASNA)
-Eng. Seck Nino Seck - Membro do Bureau Político da Diáspora
-
Chovia torrencialmente sem parar e condicionou a participação massiva dos guineenses e amigos da Guiné-Bissau. 

Pode-se testemunhar que: foi um grande comício de ato político marcante! 'Conosaba do Porto' ficou deslumbrado com o discurso do Líder do Partido Frente Patriótico para Salvação Nacional (FREPASNA)!

A Sala, onde se realizou o encontro não estava completamente cheia, mas, no decorrer do comício a sala veio a encher-se até que esgotou por completo os lugares para sentar! 

"Se for eleito Presidente da Guiné-Bissau vou resgatar de novo a soberania que o nosso país tem vindo a perder e vou combater arduamente a corrupção enraizada no nosso país", disse Dr. Baciro Dja 

"Nasci para política e na política vou morrer, porque desde dos meus nove anos de vida comecei aprender e a fazer política, candidatei-me porque acho que estou bem preparado para ser Presidente de todos os guineenses", garantiu o candidato. 

"Fui bem preparado para aguardar segredos do país, as vezes calo-me e não digo nada, mas, nestas eleições que se avinham vou revelar muitas coisas sem medo, vou terminar por aqui e muito obrigado a Diáspora Guineense, sei o que é ser migrante, porque também fui 10 anos, migrante nas outras alturas, tenho alta consideração por vós" agradeceu bastante Dr. Baciro Dja

Outros Videos:



CONOSABA DO PORTO

Jibril Mané presidente de Conselho da Administração da Autoridade Reguladora Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, esclarece o caso das rádios em situação da irregularidade.

VÍDEO AQUI......

Nicolau Gomes Dautarim

                          

O executivo da Guiné-Bissau esta reunido neste momento com o representante da CEDEAO no país, Blaise Diplo, com objetivo de analisar a situação política da Guiné-Bissau, após a denúncia do primeiro-ministro, Aristides Gomes da tentativa de Golpe de Estado.




Alison Cabral 

Belmiro Pimentel - Áudio di Sissoco nas redes sociais




Belmiro Pimentel 

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - COMUNICADO A IMPRENSA.

Presidenta da república acusa o governo de estar a tocar tambor com a faca e será responsável de tudo que vier acontecer! Ainda presidência deixa aviso para quem pretende por vias poucas claras acabar com acalmia construído nestes 5 anos ...

No capítulo das eleições, o presidente da república denúncia leviandade do governo em tentar baralhar o processo e, avisa que está atento às manobras obscuras






Junior Gagigo O PAÍS

«ARTIGO Nº 16-2019 »"QUANDO É QUE OS NOSSOS POLÍTICOS, LIDERES E GOVERNANTES, VÃO REDUZIR OU ACABAR COM AS MISSÕES DE ALTO NÍVEL – VINDO DE DOS PAÍS VIZINHOS E ESTRANGEIROS PARA O NOSSO PAÍS, RESOLVER ASSUNTOS INTERNO, QUE NÓS MESMO PODIAM SENTAR NA MESMA MESA E RESOLVER TUDO?! PRIMEIRO DESAFIO DO NOVO PR, QUE VAMOS ELEGER NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, NO MEU ARTIGO Nº 15 FUI CLARO PAPEL DO PR" - MALAM GOMES

Vejam os comportamentos e atitudes dos nossos políticos, lideres, governantes e a sociedade (Pessoas) acompanha-os, que é muito grave

Há quatro (4) anos - Todos estavam a reclamar as eleições gerais (Legislaturas e Presidenciais), com boca cheia, mas esquecemos os custos dos processos.

Ouvi declaração infeliz e vergonhosas na comunicação social da alta funcionária de CNE Comissão Nacional de Eleições diz que:
 Diz que a Comissão nacional das Eleições (CNE) - Está pisar as linhas vermelhas, por falta de desbloqueamentos das verbas, fundos ou meias o financeiras (dinheiro), permitidas por parte da comunidade internacional.

Ao fim ao cabo não temos dinheiro para organizar as eleições e queremos as eleições todos os dias ou todos os anos – Quem é que vai pagar os custos?

Comunidade Internacional devia exigir as garantias, que as eleições vão ser – livres, pacífico, transparente, credíveis, bem organizadas, aceitáveis e sem violências, se não houver as garantias (nada para ninguém) – Já estão ter os problemas interno, não estão ainda resolvidos e estão a pedir o dinheiro para quê?! Resolvam ainda as correcções que fizeram e alguns candidatos não concordam – Dizem que a CNE e o governo estão preparar fraude?!

Essas comunidades internacionais, que têm as mãos estendidas ou a espera do dinheiro permitidas - São aqueles que alguns dos nossos políticos desconfiam, não respeitam e até as vezes alguns falam mal deles.

Várias eleições organizadas, sem nenhum resultado para a sociedade guineense e o país, ao fim ao cabo quem é que ganha ou ganhou em todas as eleições organizadas sem resultados?
Respostas – Uma coisa é certas – Nós guineense simples e o país  - Não, não ganhamos nada.

Perguntam-se a CNE – Está o pedir apoio ou temos lá o nosso dinheiro ou a nossa quota que pagamos estão lá?
 Onde é que estão o dinheiro das nossas receitas? Dos impostos que pagamos? Da nossa riqueza no mar, na terra e no céu? Nós Guineenses (dentro e fora do país).

Trabalhadores sérios, contribuintes limpos - queremos saber onde metem ou onde é que estão toda a nossa riqueza que produzimos?

Querem dinheiro, querem ajuda, para organizarem as eleições – Há garantia e é só daqui a quatro (4) anos e daqui a cinco (5) anos é que vão precisar mais da ajuda ou dinheiro para organizarmos as eleições? Comunidade internacional devia pedir e exigir essa garantia.

Não podem estar a pôr o dinheiro ou calor ou trabalho árduo dos seus povos nos buracos sem fundo. Pesem bem antes de falar – vocês lá quando falam, partem-nos corações cá.

Vejamos os pequenos problemas, diferendos, que poderíamos resolver sem intervenções dos países vizinhos e a comunidade internacional.

São chamadas Pequenos problemas e diferendo no país – Organizações das eleições internos, as suas preparações, controlos, financiamentos, com todos os recursos – Financeiros, humanos, ténicos publicação dos resultados das mesmas, tomada de posse dos eleitos, e formação do governo não era preciso mediações ixternas, são assuntos internos, que deviam ser resolvidos internamente – chamam países vizinhos e a comunidade internacional imiscuírem nos assuntos interno, simples problemas que nós podia resolver, sem ajuda de ninguém, chamam os vizinhos e os estrangeiros ou todos para resolver ou imiscuírem nos assuntos interno do país. Vamos pensar todos e pôs as nossas mãos nas consciências nós todos temos que dar as nossas (Contribuições para resolver os nossos problemas e os nosso diferendos).

É normal pedir apoios internacionais, países amigos para preparar e organizar as eleições são normais muitos países fazem Pedem apoios - financeiras, ténicas e humanas, esses apoios não devem servir moedas de trocar, para virem fazer tudo e até escolher ou indicar - quem é que vai ser eleito? Quem é que governar? Quem que vai entrar no governo (tem que acabar).

Lêem esse três (3) pormenores e tirem as conclusões, se são mentiras ou verdade?!
1 - Porquê que nenhum partido, movimento político ou coligação quando ganha as eleições, mesmo com maiorias absoluta, tem as dificuldades para formar o governo duradouro ou até fim de legislaturas – quatro (4) anos o tempo previsto da duração da legislatura?
Respostas – Razões familiares, trazer amigos, trazer pequenos partidos que elegem um (1) ou dois (2) deputados e os outros sem representação parlamentar para tapar os olhos militantes activos, que lutaram para dar vitória ao partido, movimento ou coligação que ganhou as eleições, muitos ficam fora do governo - Familiares, amigos e outros que não mereciam entrar ou participar no governo e metem-os.
2 – Resultados são o que vemos a vinte cinco (25) anos de multipartidarismo ou da nossa democracia. O que fazer? Mudar a mentalidade, tudo isso chamam-se (Corrupção)?
3 - Porquê que, no nosso país (RGB), pequenas faíscas acendem logo o lume?
Resposta – Manipulação de opinião pública, ambição, abuso do poder e de confiança, violação da constituição, leis vigente do país e leis internacionais, dos partidos e movimentos políticos quem viola tudo isso mais tarde ou mais cedo, vai violar direitos humanos é o que se vê.

Presidenciais no nosso RGB 2019 - Eram dizano (19) o STJ validou doze (12), as decisões estão tomadas, batata quente estão nas nossas mãos – Quem é que vamos confiar o destino do país?
Respostas só no dia D - 24 de novembro ou 29 de dezembro, guardamos todos os candidatos estão no terreno dentro e fora da porta, pessoas com visão de médio e longo prazo, líderes de opinião que não têm compromissos, estão a ouvir todos e analisar os programas e ver as equipas e depois tomarão as suas decisões e dão as indicações para o candidato da sua preferência, esperemos que ganhe o melhor entre os melhores.

 Na África, não é só no nosso país República da Guiné – Bissau, as legislaturas quase não contam nada – Tudo está nas presidenciais, não dignifica a democracia.

Porquê? Na África quem ganha, ganha tudo com os seus e os que perdem, perdem também tudo com os seus – Isso não é democracia, porque não pode criar estabilidade política e boa governação, impedem investimento de médio e longo prazo sem investimento não há:
Trabalho, sem trabalho, não há dinheiro, sem dinheiro não há deposito e nem poupança nas instituições financeiras (Bancos), os bancos sem dinheiro não podem financiar as famílias e nem as empresas e o governo ou estado ficam com as mãos atadas, não vão ter o dinheiro para pagar os funcionários e pôr as instituições a funcionar.

Nós guineenses queremos que os nossos políticos entendam – Quem tem as culpas ou quem tem as razões, quem tem mais força ou quem tem menos força, quem tem mais apoios ou quem tem menos apoios – Queremos que perdoam uns aos outros, engolem os sapos vivos, fazem pontes e diques a GB, o país precisam de todos os seus filhos (Vamos pensar todos).

Apelo aos guineenses ou eleitores guineenses – Temos que tomar muito cuidado, aqueles que nunca fizeram nada, nunca trabalharam, não dizem a verdade, não são de confiança, nunca deram provas, manipuladores de opinião público, abusador de confiança, do poder, ambiciosos, arrogantes, corruptos e violadores de direitos humanos. NÃO, NÃO E NÃO.

 NOVEMBRO, 24 É O DIA D PARA NÓS GUINEENSES - SOMOS TODOS CONVIDADOS, NÃO QUEREMOS 29 DE DEZEMBRO, NÃO TEMOS MAIS TEMPO – VAMOS DECIDIR NO DIA 24 DE NOVEMBRO, NÃO HÁ MAIS TEMPO A PERDER, PORQUE JÁ PERDEMOS MUITO TEMPO E NÃO PODEMOS PERDER MAIS TEMPO!

Guineenses (dentro e fora do país) – somos todos convidados, é o nosso dia D cada um puxa as braças as suas sardinhas, tudo é possível, não podemos dar a vitória ao candidato +a), que temos a confiança e achamos que pode tirar-nos na situação que encontrar-mos a muito tempo ou mudar a nossa Casa, a nossa Família, a nossa Associação, o nosso Partido, o nosso Movimento Político, a nossa Aldeia, a nossa Vila, a nossa Cidade, a nossa Região, o nosso País e o Mundo sentado nas sofás, nas cadeiras a ver e ouvir, ler e escrever:
Rádio, televisão, ler jornais, revistas, artigos de opinião dos outros e escrever os nossos nos jornais, nas redes sociais e nos (Blogues), sublinhar erros, corrigir, criticar, apontar os caminhos limpos e curtos e chamar nomes aos outros, nessas condições mudanças – Não, não e não
Guineenses ou eleitores guineenses - Vamos todos votar nesse dia e votar bem – Votar na família não, no amigo não, colega de infância, da escola, de trabalho, do seu partido não, pagar o favor não – Vamos pôr o nosso voto na pessoa de confiança, com provas dadas, sério trabalhador, de confiança, bom, tolerante, que toma as decisões custa o que custar, que vai ouvir as pessoas, falar com pessoas, fazer pontes e diques, para unir as pessoas e pôr todo mundo a movimentar (trabalhar), só é possível com política sólida, boa governação, esse faz-se com estabilidade política - (Governo forte, oposição forte e a sociedade civil bem organizadas), esses é com pode atrair investimentos e criam postos de trabalho e tirar o país nos problemas.

Vejam os comportamentos e atitudes dos nossos políticos, lideres e governantes e a sociedade (Pessoas) acompanha-os, que é muito e mito grave para a democracia.

MALAM GOMES, CIDADÃO COMUM PRÓ - ATIVO EM PORTUGAL

Fonte: CONOSABA DO PORTO 

Presidente da Guiné-Bissau cancela agenda após denúncia de tentativa de golpe de Estado


O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, cancelou a agenda prevista para hoje, depois de o primeiro-ministro, Aristides Gomes, ter denunciado uma tentativa de golpe de Estado, anunciou a Presidência.

Numa mensagem enviada aos jornalistas, o gabinete de comunicação da Presidência guineense anunciou que os dois encontros previstos para hoje, que deveriam decorrer às 11:00 (mais uma hora em Lisboa) e 11:30 foram cancelados.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, denunciou na segunda-feira à noite, numa publicação na sua página do Facebook, uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais.

Na publicação, o primeiro-ministro revela também que o autor daqueles atos "está devidamente identificado de forma inequívoca e chama-se Umaro Sissoco Embaló".

Umaro Sissoco Embaló, antigo primeiro-ministro guineense e dirigente do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), é candidato às eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

O coordenador nacional do Madem-G15, Braima Camará, condenou hoje qualquer tentativa de sublevação do Estado de Direito e considerou "falsas" as acusações que envolvem Umaro Sissoco Embaló numa alegada tentativa de golpe de Estado.

A representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Rosine Sorri-Cloulibaly, disse hoje que as Nações Unidas estão a monitorizar a situação no país com preocupação e pediu aos atores políticos para evitarem ações e discursos que possam incitar à violência.

LUSA

Braima Darame

PM da Guiné-Bissau pede reforço da Ecomib, força de interposição da CEDEAO


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, pediu hoje o reforço da Ecomib, força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), no país, após ter denunciado uma tentativa de golpe de Estado.

"A Ecomib tem de ser reforçada. Não podemos constituir um fator de podridão para a sub-região", afirmou o primeiro-ministro guineense, em declarações à Lusa por telefone a partir do Senegal.

Aristides Gomes denunciou na segunda-feira à noite, numa publicação na sua página do Facebook, uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais.

Na publicação, o primeiro-ministro revela também que o autor daqueles atos "está devidamente identificado de forma inequívoca e chama-se Umaro Sissoco Embaló".

Umaro Sissoco Embaló, antigo primeiro-ministro guineense e dirigente do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), é candidato às eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

Questionado pela Lusa sobre a denúncia que fez na sua página no Facebook, o primeiro-ministro guineense disse que há um áudio e que é um dos elementos que pode "constituir uma prova".

"A pessoa indicada diz abertamente que devia haver um golpe de Estado e o objetivo devia ser parar com tudo isso", afirmou Aristides Gomes, salientando que no áudio é ainda pedido para serem criados distúrbios e uma situação para se constatar que não havia condições para a realização de eleições presidenciais.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, marcada para 29 de dezembro.

"A maior parte dos guineenses não quer isto. A rebelião não leva a nada. Há uma desilusão sobre essa via", salientou Aristides Gomes.

O primeiro-ministro disse que o país tem imensos problemas de desenvolvimentos, retrocessos, mas os problemas não podem ser resolvidos com o "uso da violência".

"A nossa sociedade não iria seguir essa onda. As pessoas querem tranquilidade, querem que a esperança seja concretizada", sublinhou.

Aristides Gomes destacou também o papel das forças de defesa e segurança pela demonstração de "fidelidade" e disse que as autoridades estão a fazer um dossiê para ser entregue aos serviços judiciais.

"Não há represálias. O que há é a reposição da ordem constitucional", disse.

As forças da Ecomib estão na Guiné-Bissau desde 2012 na sequência de um golpe de Estado militar e têm a missão de garantir a segurança e proteção aos titulares de órgãos de soberania guineenses. A Ecomib foi autorizada a 26 de abril de 2012 pela CEDEAO.

O objetivo da força de interposição é promover a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau com base no direito internacional, na carta das Nações Unidas, do tratado da CEDEAO e no protocolo sobre prevenção de conflitos daquela organização.

por Lusa

RTP

ÚLTIMA HORA: ARISTIDES GOMES EM FUGA PARA O SENEGAL ???

Por bambaramdipadida.blogspot.com

O EX-PRIMEIRO-MINISTRO, ARISTIDES GOMES, TERÁ TENTADO SUBORNAR OS MILITARES PARA GOLPE DE ESTADO, DESCOBERTO E IMEDIATAMENTE NEUTRALIZADO PELAS FORÇAS DA DEFESA E SEGURANÇA, MOTIVO, PORTANTO DA SUA FUGA PARA O SENEGAL, ONTEM, DIA 21 DE OUTUBRO DE 2019, PELAS 19 HORAS.

NESTE PRECISO MOMENTO, VÁRIOS IMPLICADOS NA INTENTONA DETIDOS E EM INTERROGATÓRIO NO ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS. 

REINA UM CLIMA DE TOTAL DESESPERO NO SEIO DOS EX-GOVERNANTES CHEFIADOS POR ARISTIDES GOMES. RAZÃO, PORTANTO, DA ESTRATÉGIA DE DESINFORMAÇÃO URDIDA CONTRA GEN. UMARO CISSOKO EMBALÓ.

DSP Presidente - A estabilidade política passa necessariamente pela garantia da paz e respeito entre nós guineenses

Enquanto adversários políticos nos envergonham com tramas de golpe, o próximo Presidente da República da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, defende a democracia com todas as forças.

Essa é a diferença entre quem realmente pensa na paz e estabilidade política e quem tenta o poder em defesa de interesses distantes das aspirações do nosso povo.

DSP é um homem de paz!


DSP Presidente

Africans face most expensive internet charges in the world, new report says

Did you know that only four out of ten people have internet access in Africa. 04:09....Correct!


(CNN) - Consumers in African countries are paying some of the highest rates in the world for internet access as a proportion of income, according to a new report released Tuesday.

The Alliance for Affordable Internet (A4AI) assessed 136 low and middle-income countries for their annual Affordability Report.

Middle-income examples from the report include Malaysia, Colombia, India, Jamaica, South Africa, and Ghana, while low income examples were Nepal, Mali, Haiti, Liberia, Yemen, and Mozambique.

The A4AI is an initiative of The Web Foundation, founded by inventor of the Web Tim Berners-Lee, with partner organizations that include Google and Facebook.

The A4AI defines affordability as 1GB of mobile broadband data costing no more than 2% of average monthly income. But the average across the African continent is 7.12%, and in some cases 1GB costs more than a fifth of average earnings.

Such prices are "too expensive for all but the wealthiest few," the report states, citing cost as the primary reason why an estimated 49% of the global population remains offline.

The report authors argue that sluggish markets and monopolies are a primary cause of high prices and offer several policy prescriptions to address the issue.

'Competition is core to success'

African countries are subject to the least affordable internet prices in the world, according to A4AI data.

Citizens of Chad, DR Congo, and the Central African Republic must all pay more than 20% of average earnings for 1GB of mobile broadband data. By contrast, the most affordable rates in the continent are in Egypt at 0.5% and Mauritius at 0.59%.

Overall, the report found that costs are falling faster in low-income countries than middle-income counterparts, but in many cases prices remain prohibitive.

After a 16-month blackout, Chad is 
back on Facebook, Twitter and 
other social platforms
A4AI's primary recommendation is for greater liberalization of markets and measures to increase competitiveness. "Competition is core to successful broadband markets," the report states.

The authors' estimate that moving from "consolidated markets" -- monopolies -- to multi-operator markets could drastically reduce costs of mobile broadband data.

"Our research estimates that 1GB data in a monopoly mobile market could be as much as USD $7.33 more expensive than if it were a two-operator market," the authors said.

Recommended measures to increase competition include "fair rules for market entry and incentives to encourage new competitors," such as a liberal and transparent licensing regime.

A4AI has also created a Good Practices Database with case studies of low and middle-income countries improving access, such as Namibia, which has allowed new service providers to enter the market and seen costs decline. Kenya was also cited for making internet access available for millions of its citizens by eliminating a tax on handsets.

Ethiopia restores internet after one week outage
Restricting access

The A4AI also recommends that the public sector step in where for-profit models fall short.

The report suggests provision of "public access options such as free public Wi-Fi and telecentres to fill gaps in the market." Such steps are particularly applicable to rural areas, and to ensure marginalized demographics can access the economic and social benefits of the Web.

"What is required here is a combination of strategies...(and) there is definitely a role for government," says Dhanaraj Thakur, research director of The Web Foundation.

"Government can make better use of universal service funds to provide access in areas that are under served and there should be room for communities and local municipalities to also engage in service provision that they feel is most appropriate for their localities."

Thakur also acknowledges the problem of lobbying governments to improve access when in several cases, such as Cameroon and Egypt, governments have done the opposite by severely restricting citizens' internet use.


"We try to reiterate the importance and economic benefits of internet access and conversely the cost of shutting down the internet or specific applications," says Thakur.

The research director adds that A4AI works through local coalitions to ensure that lobbying is precision-targeted at local priority areas, and that pressure comes from within a country as well as outside.

A spokesperson for the UN's communications body the International Telecommunication Union (ITU) did not comment on the A4AI's policy prescriptions, but said the ITU was committed to "expansion of infrastructure to connect all people, everywhere to the internet and its services."

The spokesperson added that approaches to drive meaningful connectivity included "local content in local languages, supported by digital skills, digital education, and digital awareness."

CNN

Chineses criam tecnologia capaz de clonar sua voz de modo instantâneo


Doka Ferreira was live with Umaro El Mokthar Sissoco Embalo




Doka Ferreira

CONVERSAS TELEFÓNICAS DE UMARO SISSOCO EMBALÓ VAZADAS NA INTERNET ???

Por Bissau On-line

Uma gravação áudio das conversas telefónicas do candidato apoiodo pelo Movimento Para Alternância Democrática (MADEM-G15), Umaro Cissoko Embaló, foi vazada nas redes sociais, desde ontem, 22 de Outubro de 2019. O referido áudio de 1 minuto e 51 segundos, que a "Bissau On-line" teve acesso, contém conversas comprometedoras.

"Vamos financiar grupos de indivíduos para sairem nas ruas, queimar pneus e fazer vandalismo; [...] o mais importante para mim, é que ninguem seja assassinado, porque não podemos ser vistos como assassinos. [...] Mas Aristides (Primeiro-Ministro) coloquem-no na prisão, ele é um "bandido", roubou muito dinheiro," disse Umaro Sissoco Embaló.



Umaro acrescenta ainda: "quando isso for feito, nós vamos estar atrás; e no que diz respeito a Comunidade Internacional, vamos gerir isso".

Informado pelo seu interlocutor que o presidente cessante da República guineense, José Mario Vaz (Jomav) está fora do país, Umaro Sissoco Embaló disse: "Mesmo estando fora, isso não é problema, é só lhe impedir de regressar. E questionado se Jomav deve continuar no poder ou não? Umaro Sissoco alega que: "se Jomav continuar, não será já um golpo de Estado".

Recorde-se que na noite de ontem, 22 de Outubro, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes denunciou que, há uma tentativa de golpe de Estado afim adiar as próximas eleições presidenciais de 24 de Novembro deste ano. O chefe de Governo Guineense acusa o candidato apoiodo pelo Movimento Para Alternancia Democrata (MADEM-G15), Umaro Cissoko Embaló, como sendo autor da alegada subversão de ordem constitucional.

"Caros irmãs e irmãos guineenses,

Excelentíssimos representantes da Comunidade Internacional na Guiné-Bissau.

O momento exige de cada um a máxima atenção e vigilância porque o país está a ser empurrado para uma situação de subversão da ordem constitucional por pessoas que querem à todo o custo chegar ao poder.

Está em preparação um golpe de estado com vista a interromper o processo da preparação das eleições presidenciais de 24 de Novembro" dinunciou Aristides Gomes.

O Chefe do Governo disse ainda que, estão a ser preparadas para as próximas horas, as ações de vandalismos, visando a sua detenção e de alguns ministros do seu Governo. Afirmou tambem que, as provas materiais dos preparativos de tal crime estão seguramente guardadas serão apresentadas no momento oportuno. "Para isso, a ação que conduziria à prisão do Primeiro-ministro Dr. Aristides Gomes assim como de alguns ministros deste governo, concretizar-se-ia no seguimento de ações de vandalismo também em preparação para as próximas horas.

As provas materiais dos preparativos para a efetivação do crime estão seguramente guardadas para serem exibidas na altura devida", disse o Chefede Governo.

Aristides Gomes acusa acusa o candidato apoiodo pelo Movimento Para Alternancia Democrata (MADEM-G15), Umaro Cissoko Embaló, como sendo autor dos referidos actos. "O autor destes actos está devidamente identificado de forma inequívoca e chama-se Umaro Cissoco Embalo, um dos candidatos a essas eleições apoiado pelo MADEM G-15", acusou.

Por fim, o Chefe de Governos garante que apezar desses actos que vão contra as regras da democracia, o seu Governo vai continuar a criar as condições necessárias para que as eleições presidenciais sejam realizadas na sua data marcada.

Aristides Gomes fez essas denuncias na sua pagina oficial nas redes sociais.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais a 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, marcada para 29 de dezembro.

A campanha eleitoral, na qual vão participar 12 candidatos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça, vai decorrer entre 01 e 22 de novembro.

No comment



Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

R Kelly R Kelly Sané estava ao vivo com Leopold Sedar Domingos.




R Kelly R Kelly Sané 

Governo guineense vai dar bolsas de estudo a jovens desfavorecidos dos meios rurais

O ministro da Educação da Guiné-Bissau, Dautarim da Costa, e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dionísio do Reino Pereira, assinaram hoje um despacho conjunto para atribuição de bolsas de estudo a jovens desfavorecidos dos meios rurais.


"A Guiné-Bissau é um país muito jovem, o que em matéria de desenvolvimento significa uma força enorme em termos de capacidade humana para transformar. O que temos de fazer para empoderar essa força é garantir a formação e capacitação do capital humano", afirmou o ministro da Educação.

Segundo Dautarim da Costa, o despacho conjunto assinado visa garantir bolsas para os "jovens desfavorecidos do ponto de vista económico e que apresentem bom desempenho escolar".

"A ideia é garantir acesso aos que não têm acesso. Todos os anos o Ministério da Educação vai garantir um conjunto de bolsas para formação superior e técnico profissional nos estabelecimentos tutelados pelo Ministério da Educação", disse.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto afirmou que os jovens devem merecer a atenção do Governo com "ênfase na sua formação para terem acesso ao mercado de trabalho".

"O Governo tem de ser capaz de garantir que todos os jovens têm acesso às mesmas oportunidades", sublinhou.

Lusa / Braima DarameAliu Cande

Ministro Júlio Herbert encontrado morto no gabinete

O Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para Integração Regional foi, esta tarde, início da noite, encontrado morto no seu gabinete de trabalho, no Palácio do Governo, onde exerce as suas funções


Desconhece-se as razões por detrás desta morte, mas tudo aponta para um ataque cardíaco.

Ainda o Governo não se posicionou, o que deve ocorrer a qualquer momento.

Júlio Herbert foi um político com um curriculum invejável, foi Conselheiro do Presidente da República, Conselheiro Político e Diplomático do Primeiro-Ministro, Assessor Político do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Diretor Geral do Centro de Estudos e Estratégias, Assessor Político-Diplomático da CPLP, Cônsul-Geral Adjunto, no Consulado Geral de Cabo Verde em Boston, nos Estados Unidos, entre outros cargos.

Integrou o Governo na primeira remodelação efetuada pelo Primeiro-Ministro.

opais.cv

Gervasio Silva Lopes fez uma transmissão ao vivo.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, denunciou segunda-feira à noite, numa publicação na sua página do Facebook, uma tentativa de golpe de Estado para tentar impedir a realização de eleições presidenciais



Gervasio Silva Lopes 

Belmiro Pimentel - ESTREIA - BANDIDASKU PARTE I

1.º EPISÓDIO DI PROGRAMA PA DENUNCIA TUDO BANDIDASKU DI PAIGC KU SI LÍDER DSP.
Link de apoio (arquivos)




Fonte: Belmiro Pimentel

PAIGC DIÁSPORA ESTÁ EM GUERRA ???

Bouba Baldé COORDENADOR DE PAIGC-BARCELONA abandona o PAIAGC e anunciou a sua integração na fileira do MADEM-G15 junto com todos membros de PAIGC-BARCELONA
Confiram o vídeo 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻



By Estamos a Trabalhar

Mamadu Iaia Barri - Coordenador Técnico de Base de Dados do GTAPE faz um análise final do Processo de Correção das Omissões e esclarece o processo da consolidação dos trabalhos feitos.



Corrigir para Consolidar! 

GTAPE - Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral