domingo, 21 de junho de 2020

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

O Ministro da Educaçao Nacional e Ensino Superior Dr.Aricene Abdulai Jibrilo Baldé enalteceu hoje exemplo da cidadania e Espirito patriótico do empresário, engenheiro Malam Sambú pela construção de uma escola com capacidade de albergar 40 alunos em UAQUE sector de Mansoa.

Jibrilo Baldé, Fez esta observação apos visita efetuada hoje Domingo 21 de Junho 2020 aquela escola na tabanca de UAQUE arredores de Mansoa.

O Ministro encorajou outros empresários a seguirem o exemplo do embaixador Malam Sambu, porque a educação e um assunto que interpela a todos e possui impacto em todas as áreas da nossa vida.
A Escola de construção definitiva, com 3 salas de aulas tem a capacidade para albergar 40 alunos cada, duas casas de banho para alunos, uma sala de professores com casa de banho própria e um espaço para cantina escolar.

Em projeção ainda esta construção de um fontanário e a reparação de uma escola antiga aí existente.

Em breve o empresário Malam Sambú, Actual Ministro das pescas vai proceder a entrega formal das duas escolas devidamente equipadas com carteiras.

Bissau 21 de Junho 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló

Detido irmão do Ndinho, Carlos Manuel Correia

Fonte: RadioBantaba

Está detido irmão do Ndinho, Carlos Manuel Correia ( vulgo Caló)- adiantou uma fonte familiar directa.

Segundo a fonte, Caló foi detido hoje de manhã, por volta das 11h, à porta do ministério do interior, por forças de segurança afetos ao ministério de Botche Cande.

Recordo-se que Armando Correia Dias ( Ndinho), irmão do Caló, foi o primeiro da familia a ser detido ontem quando seguia numa viatura privada.

Noticia em atualização.

Redação RTB

Leia Também:


ÚLTIMA HORA: Tanto o Armando Correia Dias, assim como o irmão, 'Caló' Dias (preso hoje de manhã), "estão bem e não apresentam sinais de maus tratos" - garantiu o presidente da LGDH, Augusto Mário. O N'dinho teve acesso ao seu advogado e já foi visto por um médico. Ao que tudo indica, os dois serão apresentados amanhã ao ministério Público. 


Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com
SABIAS QUE A SUA EXCELÊNCIA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ É PRIMEIRO E ÚNICO GOVERNANTE NA COSTA OCIDENTAL DE ÁFRICA QUE DISCURSOU NO PARLAMENTO ISRAELITA, QUANDO ERA PRIMEIRO MINISTRO 🙏🏻; 

SABIAS QUE SUA EXCELÊNCIA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ É O ÚNICO CIDADÃO NACIONAL QUE TIROU DINHEIRO DO SEU BOLSO PARA GARANTIR COMBUSTÍVEL NO FORNECIMENTO DE ELETRICIDADE NA CIDADE DE BISSAU DURANTE 6 MESES, QUANDO CADOGO JR ERA PRIMEIRO MINISTRO 🙏🏻; 

SABIAS QUE SUA EXCELÊNCIA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ É O ÚNICO CIDADÃO NACIONAL QUE TIROU DO SEU BOLSO 90 MIL DÓLARES PARA CENTRO DE HEMODIÁLISE DE HOSPITAL NACIONAL SIMÃO MENDES, QUANDO ERA PRIMEIRO MINISTRO 🙏🏻; 

SABIAS QUE A SUA EXCELÊNCIA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ JÁ OFERECEU A TGB MAIS DE 4 CÂMARAS DE FILMAGEM🙏🏻; 

SABIAS QUE SUA EXCELÊNCIA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ MEDIOU O CONFLITO QUE HAVIA ENTRE SENEGAL E ISRAEL, E ESTES REATARAM AS BOAS RELAÇÕES QUE TINHAM 🙏🏻; 

SABIAS QUE COM A INFLUÊNCIA DA SUA EXCELÊNCIA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ, ISABEL FINANCIOU CEDEAO NA ÁREA DE AGRICULTURA NUM MONTANTE DE 1 MILHÃO DE DÓLARES 👁️👁️🇬🇼RESPECT 🙏🏻.
El Mokhtar General

Suleimane Cassama, Advogado de Defesa de Armando Correia Dias visitou esta tarde o seu constituinte após 24h de detenção.


Segundo Suleimane Cassama, o empresário Armando Dias, dirigente do PAIGC será apresentado amanhã ao Ministério Público.


Aliu Cande

Uma delegacia da Liga guineense dos Direitos Humanos, conduzida pelo seu presidente visitou esta tarde Armando Correia Dias, detido na segunda esquadra.


Augusto Mário da Silva disse a imprensa que Armando Dias está bem, e já pode receber visita médica.


Aliu Cande

O Democrata sobre detenção do cidadão Armando Correia Dias (Ndinho)

Comunicado da Comissão Permanente do PAIGC



OS TEMPOS MUDAM, AS VONTADES TAMBÉM

Presidente de todos os Guineenses quer que Guiné-Bissau regresse à génio: "terra pikinino más garandi na fama".


Não faz sentido e é ridículo continuar a ignorar os esforços do Presidente. Um homem que desde cedo deu provas de ser favorável ao exercício dos direitos constitucionais e ao funcionamento equilibrado da sociedade.


Já é tempo de os partidos apoiantes do PAIGC juntarem -se à vontade de povo declarando sim à mudança, sim à vontade da maioria.

É urgente dar crédito à Democracia, à política e ao Político. Sob pena de alguns partidos se resumiirem no "PALMO PETCH PETHC, TAMBUR PUM PUM".

O Presidente USE disse: comboio ranka, Kim ku ka kibi dentro pa i pindra.

El i katem tempo ku djubi retrovisor.

Presidente de AÇÄO e não de palavras.


Guy Embalo

Domingos Simões Pereira - A tentativa de humilhar o nosso Camarada N’Dinho só aumenta a nossa revolta......


Domingos Simões Pereira



Rei David

Introdução ao estudo dos gráficos de barras

Roliveira Sitmat

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - NO COMMENT 2

O Presidente da Republica, General Umaro Sissoco Embalo encontra- se na Turquia para uma visita de Amizade e Trabalho a convite do seu homólogo, o Presidente Erdogan.


Na missão, acompanham o Presidente da República, a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa e também o Ministro das Finanças, Aladge Fadia.

A titular da pasta da Diplomacia tambem foi recebida pelo seu homólogo Mevlüt Çavuşoğlu e mantiveram encontros com multinacionais turcas que pretendem investir na Guiné-Bissau. Foram encontros de trabalho muito frutiferos, prova das excelententes relações de cooperação e de amizade existentes entre os dois paises.




Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

...... JÁ É OFICIAL ......

Fonte: Amadu Ula Embaló
...KKKKKK É SÓ RIR PARA NÃO CHORAR, ALGUÉM QUE JULGAVA DE SER MAIS HOMEM NA GUINÉ-BISSAU HOJE ESTÁ RAFINCADO NO CHÃO.

AGORA ESTÁ LEGALIZADO CONFIRMADO E OFICIALIZADO A PRISÃO DO INDINHO POR INSENTIVAR REBELHÃO NO PAÍS, PRESO ONTEM POR SER SUSPEITADO DE MANDAR SEUS PUTOS PRODUZINDO VÍDEO COM MÁSCARAS E CAMUFLADOS DE MILITAR AMEAÇANDO DEPUTADOS DA NAÇÃO DA BANCADA PARLAMENTAR DO PAIGC DE DSP, AQUANDO DA SUA DETENÇÃO NA VIA PÚBLICA ENCONTRARAM LHE COM ARMAS DE FOGO TIPO AK47 EM FLAGRANTE DELITO NA SUA VIATURA, VIVA OS JINTIOS E VIVA NOSSAS FORÇAS DE SEGURANÇA DO ESTADO...NÔ PINTCHA I GUINÉ KU NGANHA!!...

... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
..... ESTAMOS A TRABALHAR ....

Ai yo ai Presidente d Puto Português k Fala Guiné na Sabi



SO Sabi 

Covid-19: África regista 7.925 mortes e mais de 297 mil casos

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 7.925, mais 232 que no sábado, em mais de 297 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é hoje de 297.352, uma subida de 11.211 casos nas últimas 24 horas.

A África Austral regista o maior número de casos (96.950) e contabiliza 1.922 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais casos em todo o continente (92.681) e que regista 1.877 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (3.324), em 79.717 infeções.

A África Ocidental conta 1.118 mortos em 60.976 infetados, a África Oriental regista 932 vítimas mortais e 30.944 casos, enquanto na África Central há 629 mortos em 28.765 infeções.

O Egito, o país africano com mais vítimas mortais, contabiliza hoje 2.106 mortos e 53.578 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 837 vítimas mortais e 11.631 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 506 mortos e 19.808 infetados, e o Gana, com 85 mortes em 13.717 infeções.

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.541 casos e 17 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 863 infeções e oito mortos e São Tomé e Príncipe contabiliza 693 casos e 12 mortos.

Moçambique conta 688 doentes infetados e quatro mortos e Angola tem 176 casos confirmados de covid-19 e nove mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), regista 1.664 casos e 32 mortos, de acordo com o último relatório do Governo daquele país.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 461 mil mortos e infetou mais de 8,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

MISTI PUNTA KEKU N'DINHO NA BAI FASSI BÁ NA KAU DI KIL DIPUTADO! 🤷‍♂️🕵️‍♂️





Rei David

Lema de BA DI POVO, NÓ RIA BOLANHA DI TCHOM KUNÓ TÁ VIVE NÓ APOSTA NA LABUR.


Braima Camara na mostra guintis di kuma ika só sinta na praça ou na gabinete nó ria terreno, és i bolanha ku Ba di povo manda labra na Géba, és tudo ina base de orientação de Daniel Senco Dabo responsável máximo.


Ba di povo kuma mon na lama, kuma pano aposta na agricultura i combate a fome anivel nacional, nó bai labra nó ria bolanha.









Ba Di Géba Poco