terça-feira, 21 de novembro de 2023

África do Sul corta relações diplomáticas e acusa Israel de "genocídio"

© Reuters

POR LUSA  21/11/23 

O parlamento sul-africano votou hoje favoravelmente o corte de relações diplomáticas com Israel, tendo o Presidente Cyril Ramaphosa reiterado, durante a cimeira virtual do BRICS, as acusações de crimes de guerra e "genocídio" na Faixa de Gaza.

"O castigo coletivo de civis palestinianos através do uso ilegal da força por parte de Israel é um crime de guerra", disse o chefe de Estado sul-africano, que presidiu hoje a uma cimeira virtual extraordinária do grupo de países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) sobre a atual situação no Médio Oriente.

"A negação deliberada de medicamentos, combustível, alimentos e água aos residentes de Gaza equivale a genocídio", declarou.

Na Cidade do Cabo, a Assembleia Nacional, onde o partido governante Congresso Nacional Africano (ANC) tem a maioria (57,50%), aprovou hoje uma moção para suspender as relações diplomáticas com Israel até que este país concorde com um cessar-fogo com o movimento islamista Hamas, considerado terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

A moção, que contou com o apoio dos partidos ANC, Economic Freedom Fighters (EFF), National Freedom Party (NFP), Pan Africanist Congress (PAC) e Al Jama-ah, incluiu ainda o encerramento da embaixada sul-africana em Telavive, bem como da embaixada israelita em Pretória.

Todavia, o Aliança Democrática (DA, na sigla em inglês), principal partido na oposição, o Inkatha Freedom Party (IFP), o Freedom Front Plus (FF Plus) e o African Christian Democractic Party (ACDP) votaram contra, considerando que se tratava de uma medida "míope" que excluiria a África do Sul de quaisquer conversações de paz, segundo a imprensa local.

Na sua intervenção perante os BRICS, Ramaphosa sublinhou que "as ações de Israel violam claramente o direito internacional, incluindo a Carta das Nações Unidas e a Convenção de Genebra, lidas em conjunto com os seus protocolos."

"Nos seus ataques a civis e na tomada de reféns, o Hamas também violou o direito internacional e deve ser responsabilizado por estas ações", adiantou.

Na ótica do Presidente da África do Sul, a raiz deste conflito "é a ocupação ilegal do território palestino por Israel, conforme a resolução 2334 do Conselho de Segurança da ONU", que afirma que "os colonatos israelitas constituem uma violação flagrante do direito internacional".

Em comunicado, os líderes do BRICS condenaram, no final da reunião, "os atos de violência dirigidos a civis palestinianos e israelitas, incluindo crimes de guerra, ataques indiscriminados e ataques a infraestruturas civis, bem como todos os atos de provocação, incitamento e destruição".

"Enfatizamos que os civis devem ser protegidos, de acordo com o direito internacional humanitário e o direito internacional em matéria de direitos humanos", adiantou a nota, a que a Lusa teve acesso.

Os líderes do BRICS apelaram também à "responsabilização" da violência em Gaza.


Oops, he did it again! Biden comete gafe e confunde Swift com Britney

© Celal Gunes/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto   21/11/23 

Esta não é a primeira vez que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comete uma gafe. Veja o momento em que o líder confunde duas artistas, e recorde outros enganos.

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, voltou a protagonizar mais um momento caricato, na segunda-feira, durante uma cerimónia em que concedia "perdão" a perus, uma cerimónia realizada anualmente.

Durante o seu discurso, que aconteceu no dia do seu 81.º aniversário, Biden quis 'brincar' com a tradução, que 'salvou' os dois animais de serem uma refeição, e referiu que estes tinha "sorte".  Enquanto falava, quis comparar a sorte dos perus, Liberty e Bell, à que falta aos fãs de alguns artistas na hora de arranjar bilhetes.

"É mais difícil do que ter um bilhete para a Renaissance World Tour [de Beyoncé] ou para a tour da Britney. Está muito calor no Brasil agora", referiu, confundido a presença de Taylor Swift, que está agora a passar pelo Brasil com Briney Spears, conhecida por êxitos como 'Oops! … Did It Again' ou 'Toxic'.

Este não é o único momento caricato de Biden, havendo já uma lista bem completa de momentos protagonizados pelo presidente norte-americano. Em novembro do ano passado, Biden confundiu a guerra do Iraque com a da Ucrânia - por duas vezes.

Já este ano, em junho, o líder norte-americano referiu "God save de the Queen" [Deus salve a Rainha, na tradução livre], durante um discurso na Universidade de Hartford, em Connecticut - e quando Carlos III já tinha sucedido a Isabel II, que já havia morrido, não se aplicando também por isso a frase.


Leia Também: Joe Biden volta a confundir guerra na Ucrânia com… guerra no Iraque


Leia Também: Biden termina discurso com gafe: "Deus salve a rainha"


Leia Também: Nova gafe de Biden? "Acabámos com o cancro como o conhecemos”

ÚLTIMA HORA! Frente Sindical Da Direção Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) vem pela presente anunciar que a partir das 00:00 horas do dia 28, 29 e 30 de Novembro 2023, os Funcionários da DGCI irão Cumprir três dias de greve como acima indicado.

Junta militar na Guiné-Conacri ordena novos processos contra ex-Presidente por traição

 24.sapo.pt/    21 nov 2023 

A junta militar que governa a Guiné-Conacri ordenou novos processos contra o ex-Presidente Alpha Condé, que derrubou num golpe de Estado em 2021, por alegados atos de traição, segundo uma carta do Governo enviada ao Procurador-Geral da capital.

O ex-chefe de Estado, no poder entre 2010 e 2021, exilado na Turquia desde que foi deposto, já está a ser processado por alegados atos de corrupção, bem como por “assassínios, tortura, raptos e violações”, neste país, vizinho da Guiné-Bissau, onde a repressão das manifestações políticas é muitas vezes brutal, segundo organizações internacionais.

“Estão ordenados (…) a iniciar processos judiciais por supostos atos de traição, conspiração criminosa e cumplicidade na posse ilícita de armas e munições contra o Professor Alpha Condé, ex-Presidente da República”, escreveu o ministro da Justiça, Alphonse Carlos Wright.

“Foi levado ao conhecimento do Ministro da Justiça (…) que Alpha Condé, em conjunto com o senhor Fodé Moussa Mara”, um famoso blogueiro, se terão “apoderado de munições e materiais relacionados”, disse Wright na carta pública datada de segunda-feira.

O ministro não forneceu mais informações sobre a natureza e a quantidade de armas.

Em 2010, Alpha Condé tornou-se o primeiro Presidente democraticamente eleito da Guiné-Conacri, após décadas de regimes autoritários ou ditatoriais, mas o seu desejo de permanecer no poder e de concorrer a um terceiro mandato suscitou fortes protestos até à sua queda e que foram violentamente reprimidos.

Após o golpe de Estado de 2021, o coronel Mamady Doumbouya foi empossado Presidente e, sob pressão internacional, comprometeu-se a entregar o poder aos civis eleitos no prazo de dois anos, a partir de janeiro de 2023.

E prometeu reconstruir um Estado minado por divisões e pela corrupção considerada endémica. O seu Governo iniciou um grande número de processos contra pessoas próximas do antigo Presidente Condé.

O golpe de 05 de setembro de 2021 é um dos vários que abalaram a África Ocidental desde que os coronéis tomaram o poder no Mali, em agosto de 2020.


Grávida e bebé morrem após parto em casa em França

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   21/11/23 

Mulher, de 37 anos, estava a ser assistida por uma parteira, mas sentiu-se mal e sofreu uma paragem cardiorespiratória.

Uma mulher grávida morreu, junto com o bebé, na noite de sexta-feira, durante um parto em casa na Ille-et-Vilaine, França.

De acordo com o Le Télégramme, a parteira que assistia ao parto ligou para o número de emergência médica quando a grávida começou a sentir-se mal. Contudo, quando os paramédicos chegaram ao local, a situação já era muito grave.

A mulher ainda foi transportada para o hospital, mas já não havia nada a fazer. Acabou por falecer.

Os médicos tentaram ainda salvar o bebé, através de uma cesariana de emergência mas este também acabou por morrer.

O caso está agora a ser investigado.


Declaração do deputado do MADEM G-15 José Carlos Macedo Monteiro após a saída de audiência na Procuradoria Geral da República.

Radio TV Bantaba 

PM Geraldo Martins Preside Cerimónia de Celebração do dia Mundial da Pesca e inauguração do Centro de Pescas Artisanal Anssumane Mané Corona

Radio TV Bantaba 

Quénia pede fim de relações UE-África de "ciclos de dívida e dependência"

© Getty Images

POR LUSA   21/11/23 

O Presidente do Quénia pediu hoje à União Europeia que "redefina" a cooperação internacional e deixe de assentar as relações com África em "ciclos de dívida e dependência", num discurso centrado também nos desafios das alterações climáticas.

William Ruto apelou, num discurso proferido no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, ao fim das políticas europeias baseadas em dependências, que acabam por promover a "fragilidade económica" dos países africanos. "O Ocidente contra o Oriente é contraproducente", alertou.

Na opinião do líder queniano, é necessária uma "nova era de cooperação e colaboração", centrada nos desafios globais, porque "há ameaças que transcendem as fronteiras e os mares".

"É altura de adotarmos uma abordagem comum às alterações climáticas, à desigualdade e aos conflitos", afirmou.

Observando que o aumento do custo de vida, a tensão orçamental e os desafios migratórios estão a enfraquecer a solidariedade internacional, apelou à UE para que colabore com os países africanos na gestão da migração, abordando as causas profundas da migração ilegal.

O Presidente queniano disse ainda aos eurodeputados que as decisões tomadas agora irão moldar o século XXI, pelo que os instou a serem "visionários" e a investirem num futuro marcado pela "colaboração, solidariedade e compromisso".

África não pode cair na "dependência energética" e deve apanhar o comboio da energia sustentável, seguindo esse caminho com o resto do mundo, para o que precisa de financiamento que não gere encargos a longo prazo ou relações baseadas na extração de matérias-primas, sublinhou ainda o chefe de Estado queniano.

Financiar um país africano custa cinco vezes mais do que um país ocidental, o que é "indefensável, tanto económica como moralmente", afirmou.

A arquitetura financeira global que gera "ciclos de dívida" para os países em desenvolvimento "pode ser mudada", disse William Ruto, "mas é necessária vontade coletiva e novas formas de cooperação baseadas em estratégias mutuamente benéficas", acrescentou.


Sessão Parlamentar Terça-F. 21/11/2023

 Radio TV Bantaba 

Escovar mal os dentes afeta mais a saúde do que pensa... E não falamos apenas das cáries. Saiba tudo.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   21/11/23 

À partida, as cáries são logo a primeira coisa em que se pensa quando se fala de higiene oral. Contudo, não é apenas a única coisa com que se deve preocupar. Existem outros problemas que podem surgir quando não faz a correta escovagem dos dentes.

Segundo Elena Figuero, professora de odontologia da Universidade Complutense, em Espanha, "mais de 50 doenças podem ser causadas ou agravadas pela doença periodontal", explicou em entrevista ao jornal El Pais.

"Podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como doenças coronárias e ataques cardíacos", continua Juan Carlos Pérez, presidente da Sociedade Espanhola de Ortodontia e Ortopedia Dentofacial.

As doenças cardiovasculares não são as únicas com que se deve preocupar. Também a diabetes pode ser outra das consequências. "Pessoas diabéticas que não cuidam  corretamente da sua saúde oral têm maior dificuldade em controlar o nível de açúcar no sangue", refere Juan Carlos Pérez. 

Também a artrite pode estar relacionada com a má escovagem dos dentes. As bactérias acabam por entrar no estômago e na corrente sanguínea através da saliva. Podem chegar às articulações e causar inflamação.


Leia Também: Se quer ter o cabelo saudável, afaste-se destes três alimentos


Leia Também: Quinze alimentos que têm mais proteína do que um ovo

Os Deputados da Nação aprovaram hoje, segunda-feira (20.11) por unanimidade a adesão da Guiné-Bissau no Exim Bank África.

 Radio Voz Do Povo

Líder da Bancada de PAI TERRA RANKA Califa Seidi, fala a imprensa momentos após da discussão e aprovação do Projecto de Resolução sobre a celebração do Centenário de Amílcar Lopes Cabral em 2024.

 
Radio Voz Do Povo

Calor causou 70 mil mortes na Europa em 2022

© Lusa

POR LUSA   21/11/23 

Um estudo divulgado hoje pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) indica que cerca de 70 mil pessoas podem ter morrido em toda a Europa, em 2022, na sequência das temperaturas de calor extremo.

Em comunicado, o ISGlobal explicou que a investigação, publicada na revista The Lancet Regional Health-Europe, revê em alta as estimativas feitas até agora sobre as mortes associadas às temperaturas recorde registadas no verão do ano passado no continente europeu.

Os autores reconhecem que, num estudo publicado anteriormente na revista Nature Medicine, a metodologia utilizada, baseada em médias semanais de temperatura, subestimava a mortalidade atribuída ao calor, uma vez que são necessários dados diários para estimar com precisão o impacto dos picos de temperaturas extremas.

Publicada em julho, essa primeira investigação estimava a morte de 62.800 pessoas no ano passado.

Os investigadores aplicaram agora uma análise exaustiva dos dados, recolhendo séries diárias de temperatura e mortalidade em 147 regiões de 16 países europeus entre 1998 e 2004, e compararam depois as estimativas de mortalidade relacionadas com o calor e o frio a diferentes níveis de classificação: semanas, quinzenas e meses.

Os dados revelaram diferenças nas estimativas epidemiológicas consoante a escala temporal de classificação e confirmaram que o resumo dos dados diários em períodos de tempo superiores a um dia subestima o impacto das temperaturas na mortalidade.

Concretamente para o período entre 1998 e 2004, o modelo de dados diários estimou a mortalidade relacionada com o frio e o calor em 290.104 e 39.434 mortes prematuras, respetivamente, enquanto o modelo semanal apresentou valores 8,56% e 21,56% inferiores para estas duas estimativas.


Dez mortos após atropelamento de apoiantes do presidente da Libéria

© Lusa

POR LUSA   21/11/23 

Pelo menos dez pessoas morreram após um automóvel ter avançado na segunda-feira à noite contra uma multidão de apoiantes de Joseph Boakai, disse o partido do veterano político, declarado vencedor das eleições presidenciais na Libéria horas antes.

"Dez pessoas morreram", disse o porta-voz do Partido da Unidade, Mohammed Ali, à agência de notícias France-Presse (AFP), acrescentando que tinha poucas dúvidas de que tinha sido um ato deliberado do motorista, que fugiu.

"Achamos difícil acreditar que o carro teve um problema mecânico ou que o travão falhou, pois disseram-nos que estava estacionado [perto], acendeu os faróis e acelerou em direção" à multidão, disse Ali.

O porta-voz disse que o ataque aconteceu depois das 21:00 (22:00 em Lisboa), quando apoiantes de Boakai comemoravam a vitória em frente aos escritórios do Partido da Unidade, no centro da capital, Monróvia.

Um oficial da polícia da Libéria, Melvin Sacko, disse que o veículo se incendiou após atingir a multidão e indicou que pelo menos 16 pessoas, 12 homens e quatro mulheres, foram transportadas para o mesmo hospital.

A polícia está a tentar localizar outras vítimas em outros hospitais, disse Sacko à AFP por telefone.

Questionado sobre a causa do incidente, o oficial respondeu que "a investigação ainda está em curso". "Não sabemos onde está o motorista", admitiu.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram muitas pessoas ensanguentadas caídas no chão, algumas a receber assistência, outras com dificuldades em andar.

Joseph Boakai foi na segunda-feira declarado vencedor das eleições presidenciais contra o atual presidente George Weah, pela Comissão Eleitoral Nacional, depois de terem sido contados os boletins de todas as assembleias de voto.

Boakai, de 78 anos, venceu com 50,64% dos votos, contra 49,36% de Weah, declarou à imprensa a presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CNE), Davidetta Browne Lansanah.

O veterano ficou à frente de Weah por apenas 20.567 votos, num universo de pouco mais de 1,6 milhões de eleitores.

Weah, uma antiga estrela do futebol eleita em 2017, reconheceu a vitória do adversário, num discurso difundido na emissora pública na sexta-feira à noite.

Os observadores da União Europeia e da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) tinham felicitado a Libéria pelo desenrolar "largamente pacífico" da segunda volta das presidenciais.

No entanto, a CEDEAO indicou ter registado incidentes isolados nas províncias de Lofa, Nimba, Bong e Montserrado, que resultaram em "ferimentos e hospitalizações".

Este foi o primeiro ato eleitoral realizado sem a presença da missão da ONU (2003-2018), criada para garantir a paz após as guerras civis que causaram mais de 250 mil mortos entre 1989 e 2003.

Os confrontos durante a campanha causaram várias mortes antes da primeira volta e fizeram temer uma vaga de violência pós-eleitoral.


Israel chama embaixador na África do Sul para consultas

© Getty Imagens

POR LUSA  20/11/23 

Israel anunciou hoje a retirada do seu embaixador na África do Sul, depois de Pretória ter chamado todos os diplomatas destacados em Israel e na véspera de uma cimeira virtual dos BRICS sobre a guerra em Gaza.

"Na sequência das últimas declarações sul-africanas, o embaixador israelita em Pretória foi chamado a Jerusalém para consultas", declarou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Lior Haiat, na rede social X (antigo Twitter), sem especificar a natureza dessas declarações.

Os líderes do grupo de países emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), incluindo o Presidente russo, Vladimir Putin, vão reunir-se virtualmente na terça-feira para discutir "a situação em Gaza e no Médio Oriente".

Os BRICS defendem um equilíbrio mundial mais inclusivo, menos influenciado pelos Estados Unidos e pela União Europeia em particular.

Esta "reunião conjunta extraordinária" sobre Gaza será liderada pelo chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, presidente em exercício dos BRICS, anunciou a presidência sul-africana num comunicado de imprensa.

A África do Sul é um dos países mais críticos do bombardeamento maciço da Faixa de Gaza por Israel, em represália pelos ataques sangrentos do movimento islamita palestiniano Hamas, em 07 de outubro.

Em 06 de novembro, Pretória anunciou a decisão de chamar os seus diplomatas destacados em Israel para consultas, para "assinalar" a sua "preocupação".

"Como sabem, estamos extremamente preocupados com os contínuos assassínios de crianças e civis inocentes nos Territórios Palestinianos e acreditamos que a resposta de Israel se tornou um castigo coletivo", afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana, Naledi Pandor.

Há muito que Pretória é um sólido apoiante da causa palestiniana, com o ANC, o partido no poder desde o advento da democracia no país, a estabelecer frequentemente paralelos com a sua própria luta histórica contra o regime de segregação racial 'apartheid'.