terça-feira, 3 de setembro de 2019

Happening Now: #Xenophobia #XenophobicAttacks in #SouthAfricain #EnoughIsEnough

Angry women disrupt sales at Shoprite, Lekki in retaliation to the ongoing #XenophobicAttack against Nigerians and other Africans in #SouthAfrica

#Xenophobia #XenophobicAttacks #EnoughIsEnough







Nigerians burnt police patrol van in Lekki in retaliation to South African xenophobia



Nigerians Looting MTN Office in Uyo, Anambra State In Xenophobia Attack



SHOPRITE outlet at the Ikeja City Mall has been locked following attacks on South Africa owned businesses across the country already. The management has also reacted to the recent.







The recent attacks in South Africa are condemnable. It is sad and very unfortunate that the lives and livelihoods of Nigerians living in South Africa, are once again being destroyed with such wantonness carelessness and recklessness.


- VP Osinbajo



Xenophobia: DSTV says call center not available in Nigeria for now



DSTv has announced that its call centre numbers are now unavailable, due to retaliation from Nigerians targeted at South African businesses today.



Native Reporters

Xenophobia: ‘it will not be well with your generation if…’ – Woman swears (Video)


Nigerians in South Africans believe that South Africans are simply jealous of them over self confidence, ability to thrive and outshine in business world.

Lots of Nigerian shops have been looted, burnt by South Africans.

In reaction a A Yoruba woman was seen crying and swearing to the family of Buhari and Osinbanjo if they don’t do something about the continuous killings of Nigeria in South Africa.


Meanwhile, FG issues strong warn to South Africans over Xenophobia.According to the ministry of foreign affairs, the Nigerian government will no longer fold its arm and watch its citizens tortured and killed everyday in a neighbouring African country.

Dr. Oyema in tweet sighted by Native Reporters said”
“Received sickening and depressing news of continued burning and looting of Nigerian shops and premises in #SouthAfrica by mindless criminals with ineffective police protection. Enough is enough. We will take definitive measures.

By Akinrinade Olu Joseph

nativereporters.com

MADEM G-15 solicitou hoje o procurador geral da República ministro de justiça e o ministro de interior com urgência, uma audiência com o objetivo de debruçar sobre droga apreendida ontem pela polícia Judiciária.

Segundo fonte bem seguro, MADEM G-15 quer as pessoas ligadas a este crime sejam traduzidos a justica.

MADEM continua aguardar pela resposta.





Fonte: Estamos Atentos

By Cabral Muri

Sana Cante é o novo Diretor do Gabinete de Informação e Consulta Jurídica (GICJU).


O advogado de profissão substitui Juliano Fernandes, atual Ministro do Interior.

Assim decidiu a Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos em despacho já publicado.

Sana Cante lidera o Movimento dos Inconformados (MCCI) que nos últimos quatros anos realizou ativismo político e social em defesa da democracia e dos direitos humanos.




Aliu Cande

O CRÓNICO NEPOTISMO DO PAIGC...

Por Jorge Herbert

Com a nomeação dos ativistas do MCCI para cargos da função pública, o PAIGC e a corja que o aplaude não têm um pingo de decência, para perceberem o que é a separação de pagamentos a serviços prestados como mercenários anti-Jomav, com o que é ocupação de cargos da função pública, que exige mérito e competência.

O PAIGC ainda quer continuar a confundir-se com o Estado guineense, usando o que é do povo e que exige competência na sua ocupação, com pagamentos de favores feitos ao partido...
É por isso que ando há algum tempo a avisar que não será com essa organização criminosa que o país vai conhecer a paz e o desenvolvimento! 

Agora, em vez da cultura de meritocracia, o PAIGC promove na Guiné-Bissau a cultura de pseudo-ativismo político através de “cobamalcracia”. Quem mais insultar Jomav e todos os que o defenderem, maiores hipóteses têm de virem a desempenhar um alto cargo na função pública, pendurados na mama do Estado... E os medíocres com elevado défice intelectual esgadanham-se para ver quem desempenha melhor essas funções, chegando alguns, como um elemento que me envergonha por ser do meu Bairro, que nos insultos que me fazia com o perfil falso de Thomas Sankara, identificava o perfil do líder do PAIGC, para que esse tivesse conhecimento do seu desempenho no Cobamalcracia...

É essa cultura e essa política que rejeito e é apenas um dos motivos que me leva a abominar o líder do PAIGC. O outro motivo ao seu tempo trarei as provas ao público.

Hélder Gomes, Carlos Santiago, Manuel Alfredo Miranda, Da Silva, entre outros, continuem a esforçar-se para ver se um dia via deixarão um cantinho na mama do Estado.

No dia que alguma direção do PAIGC decidir não colaborar e praticar crimes contra o Estado e o povo, a maioria dos seus militantes e claqueiros morrerão na miséria, porque não sabem o que é trabalhar com mérito!

A pressão é tanta, que começam a hostilizar gentes que não são do PAIGC, mesmo não tendo cor política, que ocupam cargos de direção na função pública, para despedi-los ou dispensá-los, para meterem os seus fieis paus-mandados!

AMILCAR CABRAL, QUE MONSTRO CRIASTE CONTRA O TEU PRÓPRIO POVO, A QUEM DESTE A VIDA PARA SEREM LIVRES!

Jorge Herbert

Cônsul-geral recomenda "cautela" a portugueses na África do Sul

As autoridades consulares portuguesas na África do Sul estão a acompanhar de perto os levantamentos populares na província de Gauteng e aconselham os portugueses a redobrarem os cuidados, disse hoje à Lusa o Cônsul Geral de Portugal em Joanesburgo.


Francisco-Xavier de Meireles confirmou ainda "não ter até ao momento conhecimento de qualquer incidente com portugueses, nem com estabelecimentos comerciais de portugueses".

 Numa nota publicada hoje na página oficial do Facebook, o Consulado Geral de Portugal, em Joanesburgo, "alerta todos os portugueses para a necessidade de se manterem atentos e, sobretudo, de seguirem todas as indicações da Polícia Sul-Africana".

"Como é do conhecimento geral, os levantamentos populares têm ocorrido com alguma frequência no centro e sul de Joanesburgo, onde ainda vivem muitos portugueses", lê-se na nota.

"É por isso de toda a conveniência que adotem comportamentos preventivos para evitar situações delicadas", conclui a nota.

Segundo o diplomata português, a página no facebook do Consulado Geral de Portugal, em Joanesburgo, registou em menos de 24 horas 9.800 visualizações e 3.800 interações, o que na sua opinião "é muito mais do que o habitual".

NAOM

Presidente nigeriano diz estar "muito preocupado" com ataques xenófobos

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, manifestou-se hoje "muito preocupado" com a vaga de violência xenófoba na África do Sul contra os imigrantes africanos, nomeadamente nigerianos, anunciando o envio de uma delegação a Pretória para transmitir as suas inquietações.


"O Presidente Muhammadu Buhari tomou conhecimento com grande preocupação de novos ataques contra cidadãos nigerianos e os seus bens na África do Sul desde 29 de agosto", indica um comunicado da presidência nigeriana, citado pela agência AFP.

O chefe de Estado nigeriano pediu também a um enviado especial para solicitar um encontro com o Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa com o objetivo de transmitir-lhe as suas inquietações e "discutir a situação", acrescenta o comunicado, esclarecendo que o enviado deverá chegar a Pretória "o mais tardar quinta-feira".

O Governo nigeriano ameaçou esta segunda-feira tomar "medidas decisivas" contra a África do Sul em resposta a esta nova vaga de violências xenófobas em Joanesburgo e Pretória.

"Os ataques continuados contra os nacionais nigerianos e os seus interesses económicos na áfrica do Sul são inaceitáveis", considerou o Governo nigeriano esta segunda-feira através da rede social Twitter. "O que é demais é demais", acrescentou.

Fotografias de lojas pilhadas e incendiadas e imagens de imigrantes espancados nas duas cidades sul-africanas inundaram hoje as redes sociais na Nigéria e muitas personalidades públicas nigerianas apelaram ao "boicote total" de empresas sul-africanas, como a DSTV ou o gigante das telecomunicações MTN, e à expulsão do embaixador sul-africano.

As fotos de uma loja da MTN vandalizada em Lagos, capital económica da Nigéria, circulam no Twitter, mas o porta-voz do grupo, Funso Aina, afirmou que as imagens tinham sido manipulados em "Photoshop".

Muhammadu Buhari é esperado na África do Sul em outubro, numa visita de Estado agendada desde há várias semanas. Nigéria e África do Sul são das duas maiores economias do continente africano.

NAOM

Presidente da África do Sul condena violência no país


O Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa condenou hoje a "violência que se tem espalhado por várias" províncias do país, destacando as agressões xenófobas que atingem o país desde a noite de domingo.

"Condeno a violência que se tem espalhado por várias das nossas províncias nos mais vigorosos termos" disse Ramaphosa num vídeo partilhado na plataforma Twitter.

Na mensagem, o chefe de Estado sul-africano acrescentou que se irá reunir com ministros para "acompanhar o que está a acontecer" e para encontrar maneiras de acabar com a violência.

"Os ataques contra comerciantes estrangeiros são totalmente inaceitáveis, tal coisa não pode ser permitida na África do Sul", acrescentou Ramaphosa.

"Quero que isso pare imediatamente", afirmou, acrescentando: "As pessoas do nosso país querem viver em harmonia, independentemente das preocupações e queixas que possamos ter, devemos geri-las de maneira democrática, discutindo".

O governante já solicitou que as autoridades policiais se reúnam com os indunas (chefes tribais) nos 'hostels' (albergues sociais de mineiros) para terminar com a violência.

O chefe de Estado destacou que a África do Sul é um país "completamente comprometido" contra a xenofobia e que não irá tolerar os ataques contra pessoas de outros países.

Uma nova onda de violência e pilhagens contra estrangeiros iniciou-se na África do Sul neste fim-de-semana, com maior incidência em Joanesburgo e Pretória.

Além do saque a dezenas de lojas, as autoridades relataram o assassinato de um civil em circunstâncias que ainda não estão claras.

Na terça-feira, a polícia disparou balas de borracha em Joanesburgo para tentar evitar mais saques.

NAOM

Programa de Emergência - Governo objectiva mudanças rápidas nas condições de vida das populações

Bissau, 03 set 19 (ANG) - O Programa de Emergência lançado pelo governo tem como objectivo principal  expandir “rapidamente” a prestação dos serviços sociais, melhorar a eficiência do serviço público e promover as condições de vida das populações.

O documento de 18 pâginas,em  implementação  até ao fim do ano, está dividido em cinco capítulos e seis eixos, e o quarto eixo, por exemplo, contempla desafios relacionados a valorização  do capital humano, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a educação, saúde, protecção social, a cultira e o desporto.

No documento, o executivo  avisa de antemão que os desafios são grandes e que as soluções não serão fáceis mas reconhece ,por outro lado, que as populações têm expectativas elevadas sobre a capacidade do novo governo em atender as suas necessidades.

“O estado actual da economia, do tecido produtivo e das finanças públicas é precário. Em 2018, a economia cresceu apenas 3,8% e o défice fiscal representou 5,1 % do PIB. A situação nos sectores sociais, particularmente a educação e a saúde, é preocupante”, refere o documento.

Na origem da inicitiva  governamental tida como acão de curto prazo,  está, entre outras, a  longa crise viviva na Guiné-Bissau que deixou marcas profundas na sociedade, fragilizou as instituições públicas e reduziu drasticamente a capacidade de prestação de serviços sociais básicos, deteriorando as condições de vida das populações.

“O novo governo precisará executar acções de impacto rápido para resolver os problemas sociais mais prementes e ganhar a confiança das populações. A médio prazo, o governo irá executar, com o apoio dos seus parceiros internacionais, o Plano Estratégico e Operacional Terra Ranka”, lê-se no Programa.

Este Programa será executado e operacionalizado pelas estruturas departamentais do executivo definidas na orgânica do Governo, mediante a elaboração e a definição clara de cronogramas de atividades que comportarão medidas, ações, prazos concretos, resultados esperados e meios de verificação dos mesmos, para  facilitar o processo de monitorização e avaliação do desempenho de cada departamento governamental e do seu respectivo titular.  

ANG//SG

Domingos Simões Pereira chega à Pilum, terceira etapa do seu périplo à Bairros-Bissau.



Aliu Cande

Domingos Simões Pereira inicia uma digressão de cinco dias à seis circulos eleitprais de Bissau.


A visita iniciada no Bairro de Chão de Papel Varela tem objetivo transmitir a população o desafio do Paigc de lançar a candidatura do seu líder às presidenciais de 24.

DSP promete uma presidência virada a promoção da Unidade e Solidariedade. 

O lider do Paigc fala em diplomacia presidencial capaz de advogar para os mais desfavorecidos.


Domingos Simões Pereira está em Tchada em cumprimento do primeiro dia de périplo à 6 circulos eleitorais de Bissau.

ASSISTIR VÍDEO AQUI


Aliu Cande 

SÁBADO: Lançamento oficial da candidatura do presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira. No espaço verde, bairro D'Ajuda.

AAS

No Comment!


Queda da Corda de Safim e o seu propósito

By Estamos a Trabalhar

Uma verdade que ninguém pode recusar, Guiné-Bissau está entregue à Bandidos e está a ser Governado neste momento por traficantes. Alguém tem duvido que eliminação do posto de Safim, chamado corda de Safim, tem único propósito, passagem Fácil de Drogas. É urgentíssima MP investigar essa volumosa apreensão, porque há governantes metidos.




Carlos Gomes Júnior deposita candidatura no STJ para as presidenciais 24 novembro. Antigo primeiro-ministro concorre como independente, e foi o primeiro a depositar a documentação



Aliu Cande 

Vice-ministro para África das Relações Exteriores de Venezuela, Yuri Pimentel Moura inicia esta tarde uma vista de trabalho de três dias à BISSAU.










Aliu Cande

Governo garante processo célere e independente aos suspeitos no tráfico de droga.


A Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos visita a Polícia Judiciária e encoraja a prossecução dos trabalhos na sequência da apreensão ontem de cerca de duas toneladas de cocaína em Canchungo e Caió no norte da Guiné-Bissau.

Ruth Monteiro promete que os implicados serão traduzidos à justiça como forma de desencorajar o tráfico de droga no país.

Com Sumba Nansil

Aliu Cande

Ladrão de baterias

Este homem está detido em Buba desde sexta- feira passada, por roubo de baterias na central elétrica local.


Apanhado pela polícia local, horas depois de roubo de 13 baterias que alimentam o grupo de geradores de 5 Mwats, ainda não são conhecidas as motivações deste roubo.

Acontece, numa altura em que o Ministério dos Recursos Naturais e Energia revela a sua total disponibilidade e empenho, para fazer funcionar a central e, com isso minimizar a carência das populações de 5 localidades das Regiões Sul, nesta matéria, nomeadamente:

Buba, Quebo, Empada, Fulacunda e Catió. Alguns técnicos do MRNE encontram se naquelas zonas, em missão de ultimar os levantamentos necessários que irão permitir o início da injeção da eletricidade às redes já prontas para o efeito.

ditaduraeconsenso

SERVIÇO DE PATRIMÓNIO DE ESTADO PROMETE CONTROLAR A UTILIZAÇÃO DAS VIATURAS PÚBLICAS

O Secretariado Nacional do Património de Estado promete novas medidas para que nenhuma viatura seja utilizada fora da hora dos serviços, no entanto, já foram identificadas várias viaturas públicas paradas nas oficinas em uma situação de degradação

Nas oficinas e nas casas particulares a Rádio Sol Mansi (RSM) constata que é comum o estacionamento das viaturas com matrículas de Estado em situação avançada de degradação. Por vezes a viatura é vista sem vidros, portas, assentos e motor.

Em entrevista à Rádio Sol Mansi, hoje (03 de Setembro), Paulo Victor Teixeira, director dos Recursos Humano no Secretariado Nacional do Património de Estado, disse que os ministérios não têm controlo sobre a quantidade de viaturas que despõem.

Por isso, está a ser construído um parque de estacionamento que deverá albergar todas as viaturas públicas evitando perdas materiais do bem comum.

“O que nos dificulta é quês os ministérios não têm consciência das viaturas que dispõem mas já fizemos levantamento de todas as viaturas ao nível nacional e estamos a construir um parque de estacionamento que deverá juntar que pretendemos recuperar”, sustenta.

Paulo Teixeira, que actualmente ocupa as funções do secretário nacional do património de Estado, admite que as pessoas fazem mau uso das viaturas públicas e roubam materiais da própria viatura.

“As vezes as pessoas fazem o mau uso das viaturas intencionalmente. A viatura tem uma vida útil de quatro ainda e mesmo assim por vezes está em boas condições, o que acontece é que os ministérios ou pessoas individuais interessam pela viatura para o uso pessoas e daí deparamos com várias dificuldades porque as pessoas subtraem as peças da viatura intencionalmente porque fazemos avaliação com base nas condições actual das viaturas. Um dia antes vê-se a viatura a circular normalmente mas no dia seguinte (dia da avaliação) vê-se viaturas sem motor e outras peças”, explica.

Por várias vezes, o governo tinha tomado medidas impedindo as viaturas públicas de circularem até depois das 16 horas (de Bissau) mas acabaram por não ser cumprida.

Entretanto, o director dos Recursos Humanos no Secretariado Nacional do Património de Estado diz à RSM que medidas serão reactivadas punindo todas as entidades que utilizam as viaturas públicas fora da hora normal do expediente.

“Todas as pessoas vistas com viaturas públicas a circularem depois das 16 horas ou antes das 8 horas, a não ser que seja por missão, vai ser punida conforme a legislação”, adverte.

Na mesma entrevista, o Secretariado Nacional do Património de Estado explica que já foram identificadas mais de 50 instalações pertencentes ao património de Estado da Guiné-Bissau que devem ser recuperadas para o bem nacional

As casas de Estado, construídas para o benefício dos que estão em pleno exercícios de funções, na sua maioria, é ocupada por ilegalmente por pessoas que deixaram de exercer as funções no Estado. Entretanto, depois de identificadas, estão a correr os trâmites normais para a venda. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

radiosolmansi.net

SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES CONFIRMA DETENÇÃO DOS GUINEENSES NA LÍBIA E NO TOGO

O Secretário de Estado das Comunidades reconhece esta segunda-feira (2/9), a detenção de 79 guineenses na Líbia em 2018 e 14 no Togo desde 2014.

Ao falar só à Rádio Sol Mani, Bacai Sanhá, reconheceu ter a informação por parte dos familiares dos detidos e através do intercâmbio que tem tido com os próprios detidos por via de mensagem a partir do Togo.

Entretanto, garantiu que o embaixador da Guiné-Bissau na Líbia que cobre igualmente o Togo vai estabelecer contactos com as autoridades togolesas e o eventual retorno dos referidos detidos.

ʺNa verdade temos a informação da detenção dos nossos cidadãos, mas não é oficial, porque não recebemos nenhuma informação do governo togolês. Temos a informação por via da comunicação social e dos seus familiares e, também por intercâmbio de mensagem que temos tido a partir de Togo. Já tomamos engajamento aliás, o embaixador da Guiné-Bissau na Líbia que cobre o Togo vai estabelecer os primeiros contactos que permitirá a alta delegação do governo chefiada por mim e meu assessor jurídico dialogar com as autoridades togolesas no sentido de permitirem que os nossos cidadãos voltem para o paísʺ, declarou governante.

Em relação a 75 emigrantes guineenses detidos na Líbia igualmente por falta de documentação, Sanhá adianta que conseguiram fazer voltar ao país 35 dos 79 cidadãos graças o apoio da Organização Internacional de Migrações.

ʺTivemos a informação de que teria ido uma delegação à Líbia apoiada por Organização Internacional de Migração (OIM), onde fizeram levantamento e se constatou que estiveram 79 guineenses detidos, mas tendo em conta que a Líbia está em guerra e alguns estavam naquela zona de conflito, a delegação não tinha acesso a todos, conseguiram voltar ao país apenas 35 dos 79 e foram apoiados pela OIM. Portanto, estamos a preparar uma delegação que vai resgatar os restantes 34ʺ, garantiu o Bacai.

Ainda em relação também a situação dos cidadãos nacionais em Angola neste momento, o responsável considera de não favorável naquele e promete deslocar a Angola no próximo dia 15 do corrente mês com o propósito de negociar com o governo angolano a situação dos guineenses que estão com a falta de documentação.

ʺA situação em Angola para nós é desconfortável tendo em conta as severas dificuldades que os nossos cidadãos passam diante do governo angolano, não obstante uma delegação nossa tinha ido ali. Portanto, deslocarei no dia 15 do corrente para falar com as autoridadesʺ, afirmou Sanhá.  

A situação da falta de documentação e detenção dos cidadãos nacionais na diáspora preocupa o governo guineense que compromete envidar esforço junto dos governos onde se encontram os cidadãos nacionais.

Por: Quina Nhaté

radiosolmansi.net

PJ da Guiné-Bissau apreende quase duas toneladas de cocaína e bate novo recorde


A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau apreendeu hoje mais 1.605 quilogramas de cocaína, elevando para 1.869 quilogramas a totalidade daquele produto confiscado na operação “Navarra”.

“Esta é a maior apreensão de sempre de cocaína na História da Guiné-Bissau”, disse o diretor nacional adjunto da Polícia Judiciária guineense, Domingos Correia.

A PJ tinha anunciado na tarde de hoje a apreensão de 264 quilogramas de cocaína no âmbito da operação “Navarra”, que decorreu no norte do país, em Cachungo e Caio, e que levou também à detenção de três colombianos, quatro guineenses e um maliano.

Nas declarações feitas aos jornalistas, durante a primeira apreensão, Domingos Correia afirmou que a investigação prosseguia.

Posteriormente, a PJ voltou a convocar a imprensa para anunciar uma nova apreensão, no âmbito da mesma operação.

“É uma importante apreensão. Neste momento, temos 1.605 quilogramas, o que dá um total de 1.869 quilogramas apreendidos”, salientou Domingos Correia.

Para Domingos Correia, a apreensão feita hoje demonstra a “determinação da PJ para combater o crime organizado” na Guiné-Bissau.

O responsável da PJ precisou que a droga chegou ao país por mar há cerca de uma semana e estava armazenada numa residência.

“Estamos a trabalhar para desmantelar esta rede”, garantiu ainda.

Em março, a Polícia Judiciária da Guiné-Bissau apreendeu cerca de 789 quilogramas e deteve um guineense, um senegalês e dois cidadãos do Níger, um dos quais era assessor especial do presidente do parlamento daquele país e relacionado com a Al-Qaida para o Magrebe Islâmico.

Domingos Correia explicou que a PJ suspeita que a droga apreendida hoje esteja relacionada com a mesma rede e admitiu a possibilidade de serem feitas mais detenções.

A droga apreendida está avaliada em mais de 32 milhões de euros.

interlusofona.info / Aliu Cande