domingo, 9 de fevereiro de 2020

Guiné-Bissau: CEDEAO dá prazo ao Supremo da Guiné-Bissau para se pronunciar sobre as eleições

Cimeira extraordinária da CEDEAO sobre a Guiné-Bissau em Addis Abeba, na sede da União Africana, a 9 de Fevereiro de 2020. 

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) pediu ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau que até o dia 15 se pronuncie sobre o contencioso que opõe a candidatura de Domingos Simões Pereia, apoiada pelo PAIGC, à Comissão Nacional de Eleições (CNE), que declarou vencedor da eleição presidencial de 29 de Dezembro, Umaro Sissoco Embaló.

“Os chefes de Estado analisaram longamente a situação e pediram que o Supremo Tribunal examine esta questão, em conformidade com as disposições constitucionais da Guiné-Bissau, até 15 de Fevereiro”, anunciou o presidente da Comissão em Addis Abeba, neste domingo, 9.


A decisão foi tomada numa reunião de três horas, à margem da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, precisamente sobre a Guiné-Bissau, cujo primeiro-ministro, Aristides Gomes, esteve presente.

Jean-Claude Kassi Brou acrescentou que “foi uma discussão muito longa e muito importante e penso que esta decisão vai permitir-nos avançar, com o objetivo de chegar rapidamente à normalização institucional e política da Guiné-Bissau”.

Entretanto, na cimeira da União Africana, a Guiné-Bissau esteve representada pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, que pediu a demissão, aceite pelo primeiro-ministro Aristides Gomes, mas que não terá sido assinada pelo Presidentte da República.

José Mário Vaz delegou em Barbosa a representação do país, apesar do pedido de demissão.

Por VOA

Guterres destaca parceria reforçada com União Africana para paz e desenvolvimento

Reprodução de vídeo Secretário-geral da ONU, António Guterres (à direita) e Moussa Faki, presidente da Comissão da União Africana (à esquerda).

Durante Encontro de Cúpula, em Adis Abeba, ele parabenizou o presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa por assumir a presidência rotativa do bloco e afirmou que os desafios da África só podem ser resolvidos pelos próprios africanos.

O secretário-geral da ONU discursou neste domingo no encerramento da 33ª. sessão da União Africana, em Adis Abeba.

No encontro de chefes de Estado e Governo, ele comentou o tema da sessão sobre o silêncio das armas e declarou que a medida não apenas serve à paz e à segurança, mas também ao desenvolvimento sustentável e aos direitos humanos.

Obrigação moral

António Guterres apresentou três pontos em seu discurso, o primeiro foi a erradicação da pobreza, o que para ele é uma obrigação moral com a humanidade.

Ele citou a Década de Ação para avançar com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Em segundo lugar, o chefe da ONU apresentou a crise climática e em terceiro o silenciar das armas.

O secretário-geral ressaltou melhorias nos padrões africanos com mais acesso à educação, à saúde, segurança alimentar e outros serviços básicos. Mas lembrou que o progresso continua lento e desigual.

Para Guterres, o continente tem sido, desde há muito tempo, vítima de uma globalização injusta.

Ele acredita que a comunidade internacional precisa apoiar mais o continente para um combate mais robusto à evasão fiscal, à lavagem de dinheiro e aos fluxos ilícitos de capital.


UN Photo Chefe da ONU destaca necessidade urgente de igualdade entre mulheres e homens

Mulheres e meninas

O secretário-geral voltou a citar a importância da igualdade de gênero na erradicação da pobreza e na participação de mulheres e meninas.

A ONU defende que as mulheres são parte vital do desenvolvimento, da paz e da coesão social.

E para Guterres, os jovens também precisam ser incluídos como agentes de mudança. Ao convidar jovens para expressarem suas opiniões por ocasião do 75 aniversário da ONU, o secretário-geral se disse inspirado por africanos que defendem paz e diálogo na África.

O continente tem registrado um aumento de temperatura duas vezes maior que o da média global.

No ano passado, os ciclones Idai e Kenneth em Moçambique, Zimbábue, foram mais uma prova da vulnerabilidade da região, assimo como outras crises do clima do Sahel à Zâmbia e do Quênia a Madagáscar. 

Clima

Guterres citou a atual praga de gafanhotos no leste da África e outras crises também na África Central, que devem ser tratadas como prioridade.

Ele espera que este ano a Conferência sobre Mudança Climática, COP 26, seja melhor que a anterior e que possa servir para atender os desafios da África nesta área.

Guterres afirmou que a ONU apoia inteiramente iniciativa da União Africana sobre silenciar as armas, e destacou o sucesso de um governo de transição no Sudão evitando um conflito civil.

 Ao comentar a situação no Sudão do Sul, ele disse que é fundamental que os líderes ouçam a voz do povo.

Foto ONU/Eskinder Debebe Vista desde a prefeitura de Beira, a cidade moçambicana mais atingida pelo ciclone Idai 

Sahel

O chefe da ONU citou a violência na região do Sahel, a conflito na Somália e o aumento de ataques visando civis na Burkina Fasso, no Mali e no Níger.  Para ele, é preciso uma abordagem mais robusta para responder à violência.

Ao comentar a situação na Líbia, António Guterres, disse que é hora de acabar com o conflito.  Ele voltou a dizer que certos membros da comunidade internacional são cúmplices da violência no país.

Para Guterres, os desafios atuais são complexos, mas com parceria e cooperação, a solução poderá ser compartilhada para um resultado eficiente e duradouro.

news.un.org/pt

Guiné-Bissau: COOPERAÇÃO LUSO-GUIGUI

Jorge Herbert

Se os juristas portugueses, em defesa à um lobbie luso, apressam-se a comentar e a emitir pareceres públicos sobre a constitucionalidade dos actos do Presidente da República guineense.

Se os políticos lusos, em defesa dos interesses de um determinado lobbie bloqueiam assinaturas de Acordos de Cooperação entre a União Europeia e a Guiné-Bissau.

Se os jornalistas portugueses pertencentes ou manipulados por um lobbie luso não têm pejo nenhum em escrever e publicar artigos falsos ou com clara intenção de manipular a opinião pública guineense.

Se o Secretário Geral de uma instituição internacional não tem vergonha de intervir publicamente em relação às eleições presidenciais na Guiné-Bissau, sem respeitar o cargo que ocupa, nem tão pouco o aval dos observadores internacionais que atuaram sob a alçada da instituição que chefia, mas age apenas em defesa do lobbie luso a que pertence.

Qualquer patriota guineense, ou mesmo todo o povo guineense, deve sentir-se no direito de rejeitar e lutar com todo o empenho, contra o Honório Barreto que esse mesmo lobbie luso quer nos impor...

Nunca, nunca, nunca... Pátria ou morte.

Por Jorge Herbert

Guiné-Bissau: Assalto a mão armada, à luz do sol, no bairro de Cuntum em Bissau; Policias da 5ª esquadra capturarm os assaltantes e no tiroteio com os homens de segurança um dos implicados no roubo foi abatido


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Presidentes da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na cimeira da CEDEAO, de Addis Abeba a 9 de Fevereiro de 2020 sobre a Guiné-Bissau.


RFI Português

Guiné-Bissau: Há um único conservador do registo civil em toda a região de Cacheu e um magistrado judicial que administra justiça em quatro localidades da mesma região.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: ANP-Comissão permanente - Reunião da comissão permanente da ANP terminou sem consenso; os membros divergem quanto a posse do presidente declarado eleito pela CNE.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Ensino guineense - Sucessivas greves no sector do ensino continua a afectar as escolas públicas; Liceu Hô Chi Minh do sector de Canchungo não fugiu as regras.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Ambigua comunicado do PAIGC que exorta a CEDEAO a assumir as suas responsabilidades sobre declaracao do Presidente eleito feita dentro do territorio nacional enquanto os proprio reclamam da mesma organizacao a soberania dos tribunais no que tem a ver com o anuncio dos resultados eleitorais.

Atencao PAIGC Presidente eleito Sissoco fez declaracoes dele dentro de um pais soberano portanto pedir a intervencao de CEDEAO no que vos convem, nao vos fica bem!






Por Democracia Em Acção

CEDEAO - Começou reunião da CEDEAO com presença do primeiro-ministro guineense

A reunião de chefes de Estado e Governo da CEDEAO sobre a situação política na Guiné-Bissau começou hoje cerca das 20:30 horas (menos três horas em Lisboa), em Adis Abeba, com a presença do primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.

Cimeira da CEDEAO sobre a Guiné-Bissau na sede da União Africana em Addis Abeba a 9 de Fevereiro de 2020.

Os representantes dos 15 países da Comunidade de Países da África Ocidental (CEDEAO), onde se inserem os lusófonos Guiné-Bissau e Cabo Verde, iniciaram a reunião à porta fechada à margem da 33.ª cimeira da União Africana, num encontro que tem como ponto único a análise do impasse após a divulgação dos resultados das eleições presidenciais de 29 de dezembro na Guiné-Bissau.

Nos minutos iniciais da reunião, que foram abertos à imprensa, o chefe de Estado do Níger, Mahamadou Issoufou, que detém a presidência rotativa da organização, classificou como "critica" a situação política e institucional na Guiné-Bissau.

Considerando que "é suscetível de evoluir para uma crise", Mahamadou Issoufou pediu esforços aos membros da comunidade para encontrar soluções consensuais que permitam ultrapassar o atual diferendo.
Primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, na cimeira da CEDEAO de Addis Abeba a 9 de Fevereiro de 2020. RFI/Miguel Martins

A Guiné-Bissau vive um impasse pós-eleitoral depois de Sissoco Embaló ter sido declarado vencedor das eleições presidenciais, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), cuja segunda volta foi realizada no dia 29 de dezembro.

O seu adversário, Domingos Simões Pereira, que concorreu com o apoio do Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau em Cabo Verde, que detém o Governo do país, recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça, pedindo a anulação das eleições, por alegadas fraudes e irregularidades.

O Supremo Tribunal ainda não se pronunciou sobre o pedido de Simões Pereira.

A comissão da União Africana (UA), que em janeiro felicitou Sissocó Embalo pela vitória nas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, retirou, entretanto, o convite que lhe tinha endereçado para participar na cimeira deste fim de semana, considerando que o representante legítimo da Guiné-Bissau na Cimeira da UA é o Presidente em funções, José Mário Vaz.


A Guiné-Bissau está representada na cimeira por Suzy Barbosa, que se demitiu de ministra dos Negócios Estrangeiros e a que o Presidente José Mário Vaz deu "plenos poderes" de representação, em detrimento do primeiro-ministro, Aristides Gomes, e da nova ministra dos Negócios Estrangeiros, Ruth Monteiro.

Apesar da retirada do convite, Umaro Sissoco Embaló está em Adis-Abeba, onde tem mantido encontros com chefes de Estado da organização.


Texto NAOM

Moeda comum em África traz poucas vantagens económicas mas garante solidez monetária – Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considera que a pertença a uniões económicas e monetárias em África traz pouca ou nenhumas vantagens em termos de benefícios macroeconómicos, havendo, porém, vantagens em termos de política monetária.


“A pertença à zona do franco CFA ajuda a reduzir as vulnerabilidades externas, mas há pouca evidência de que essa pertença leve a uma convergência institucional ou económica”, escrevem os analistas desta agência de ‘rating’ numa análise às vantagens e desvantagens de pertencer a uma zona económica e monetária em África.

“A pertença às duas uniões monetárias africanas parecem oferecer benefícios macroeconómicos limitados, não havendo evidência clara de que o crescimento do PIB e o desenvolvimento institucional foram mais fortes do que nos países que não são membros”, lê-se no relatório.

No entanto, reconhece a Moody’s, “os membros da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMAO, na sigla inglesa) e da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC) têm, de facto, menores vulnerabilidades externas por serem parte de um bloco”, beneficiando também de uma taxa de câmbio credível apoiada pelo Governo francês.

O relatório da Moody’s surge numa altura em que os países da UEMAO e a França anunciaram a intenção de substituir o franco CFA pelo ECO.

“As uniões monetárias podem reduzir as preocupações dos investidores e o risco de fugas de capital”, diz a Moody’s, salientando a vantagem de ter uma taxa de câmbio credível e garantida pelo Governo francês.

As mudanças ao acordo de cooperação monetária da UEMAO com a França foram anunciadas pelo Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, a 21 de dezembro, na presença do Presidente da França, a antiga potência colonizadora, vão entrar em vigor quando os acordos forem formalmente anunciados, algo que pode acontecer já este ano, mas ainda sem um calendário definido.

A nova moeda engloba três grandes alterações: mudança do nome, que passará de CFA para ECO; eliminação do depósito de pelo menos 50% das reservas internacionais do BCEAO no banco central francês, e retirada da França dos órgãos de governação das entidades financeiras do UEMAO (conselho de administração, comité de política monetário e comissão bancária regional).

O CFA foi criado em 1945, com o acrónimo a representar as Colónias Francesas de África, tendo depois mudado o nome completo para Comunidade Financeira de África.

O novo acordo monetário com a França mantém a indexação ao euro com o mesmo nível de paridade (ECO655,957 por EUR1), e a garantia de notas continua a ser assegurada pelo Tesouro francês.

Os Estados que compõem a UEMAO são o Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Niger, Senegal e Togo.

O BCEAO é o Banco Central dos Estados da África Ocidental, e é sediado em Dakar no Senegal, de onde serão emitidas as novas notas.

interlusofona.info

J'ai été reçu par le Président du Niger, Mouhamadou Issoufou, Président en exercice de la Communauté économique des États de l'Afrique de l'ouest ( CEDEAO ) en marge de la 33e réunion des chefs d'État et de gouvernement de l'Union africaine (UA ).Après, jai rencontré mes homologues de la Républiquedémocratique du Congo (RDC), du CAP-VERT, Mme Touré, la vice-présidente de la Gambie et les ministres des Affaires étrangères du MAROC et du KENYA, ainsi que le Premier ministre de l'Éthiopie.


USE PRESIDENTE! - Encontros a margem da 33a dos Chefes de Estado e dos governos da União Africana;  Presidentes do TCHAD, RDC, CABO-VERDE, Vice-presidente da Gâmbia e Ministros dos Negócios Estrangeiros de MARROCOS e do QUÊNIA e o Primeiro-ministro da Etiópia e Primo Nobel de alas.








Fonte: Walter Félix Da Costa /Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

UNIÃO AFRICANA - África do Sul assumiu presidência da organização panafricana


Cyril Rampahosa, chefe de Estado sul-africano, sucedeu ao seu homólogo egípcio Abdel Fattah al-Sissi, na presidência da União Africana. Ao tomar posse na liderança do bloco Ramaphosa, referindo-se às riquezas do continente, alertou para que "a nossa bênção não se torne na nossa maldição".



O presidente sul-africano lidera a UA, União Africana, até 2021. Ele enalteceu a Zona de livre comércio, implementada no ano passado, e que, a seu ver faria do continente um actor de peso nas relações internacionais.

Cyril Ramaphosa revelou, desde já, a organização de uma cimeira extraordinária continental no seu país em Maio próximo para debater da luta contra o terrorismo.

Numa altura em que o tema deste conclave era, precisamente, "silenciar as armas para garantir o desenvolvimento africano".

A Líbia, o Sahel, o Corno de África debatem-se com o problema do terrorismo, que teria tendência em alastrar, alertou o estadista.

Já o presidente da Comissão da União Africana, o chadiano Moussa Faki Mahamat, tinha alertado, na sua alocução de abertura, que o terrorismo se estaria a propagar, como o povam, citamos, "os crimes hediondos cometidos por grupos terroristas contra populações civis em Moçambique, na Tanzânia e no leste da RDC".

Mahamat apelou à solidariedade entre africanos lembrando os efeitos das calamidades naturais, citando as inundações no Zimbabué, Malauí e Moçambique, a invasão de gafanhotos na Etiópia e no Quénia, bem como as ameaças de fome em certas regiões da África austral.

A cimeira da União Africana encerra nesta segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020, ao final do dia.

Daqui até lá as delegações limam arestas que garantam avanços nos dossiers do momento que passam pela gestão das crises, reforma da organização e agenda de desenvolvimento.

Texto por:Miguel Martins /RFI

BISSAU MAIS SEGURA!


Ontem a tarde por volta das 17h00 um grupo de assaltantes armados munidos com três revólveres Makarov (uma pistola semi-automática de fabrico Russo) e um punhal foram perseguidos e detidos depois de assaltarem um comerciante na zona da Feira de Cuntum e na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria (perto de Cristo Redentor).


Rapidamente, as forças da Polícia de Ordem Pública foram deslocados para o terreno, e durante a perseguição e tentativa de detenção, um assaltante foi abatido e outros três capturados e conduzidos as celas da Prisão de Segunda Esquadra de Bissau, onde irão aguardar pela conclusão das investigações e envio dos processos para o Ministério Público para efeitos de acusação.

Garante, a equipa de investigação da POP que este grupo ( com idades compreendida entre 22 a 28 anos de idade) encabeçado por um tal de 'Bebeto' seria responsável por uma serie de assaltos violentos a comerciantes, estabelecimentos comerciais e residências em Bissau e nos arredores.

Com a prisão deste grupo de assaltantes violentos, a cidade de Bissau e os seus habitantes está mais segura !

A POP continua determinada em combater a criminalidade e os assaltos em toda a extensão do território nacional.

Lamentamos a morte de um dos assaltante, e os nossos parabéns aos homens e mulheres da 5° Esquadra de Polícia, pelo brilhante trabalho em prol de segurança de pessoas e dos seus bens.

Pela Lei e Pela Legalidade!

Fonte: Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública

GUINÉ-BISSAU: DUAS VERSÕES DIFERENTES DE RESPOSTAS PARA A MESMA OCORRÊNCIA


                                                              OCORRÊNCIA

SISSOCO VÍTIMA DO JORNALISMO DE BAIXO NÍVEL
Por Jean Luck Mendes

Uns jornalistas convertidos em boca-Aluguel, e que dependem precisamente de um partido em vias de extinção, não podem fazer outra coisa, senão o ridículo. Chamar um presidente eleito de “SR. CANDIDATO” após dois meses de eleições é uma indecência total, para não dizer outra coisa.

O que fez FÁTIMA TCHUMA CAMARA, não foi uma pergunta, mas sim, uma manifestação da revoltante claque que está fazendo a imprensa guineenses a favor do candidato derrotado perante a sua intransigência negação do resultado eleitoral.

Não nos enganemos. A principal vítima desta relação viciada entre jornalismo guineense e o próprio PAIGC somos nós. A nossa distração é o exemplo claro de tal investida. Agora damos mais importância à resposta dum Presidente eleito a um jornalista cafajeste, de que a educação que DOMINGOS SIMÕES PEREIRA tem privado aos nossos filhos.

Jean Luck Mendes

UMARO SISSOCO EMBALO EM OCORRÊNCIAS ANTERIORES COM PERGUNTAS DUVIDOSAS DO JORNALISTA 27 DE DEZEMBRO DE 2019

"SOU UM HOMEM HUMILDE. 
UM HOMEM HUMILDE NÃO SE AVALIA" 

Guiné-Bissau: O Democrata Osvaldo Osvaldo - Dominguinho é um fantasia MONUMENTAL, porque El não tem nenhuma serventia na arena POLÍTICA Nacional, o GAJOTE é um autêntico prejuízo para Nação

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Guiné-Bissau bom dia

Em especial para o
Cidadão Mendigo Guineense

Repare bem, tenho nojo de tar a responder perfil falso, saída que falar de mim, porque estou acriticar o pior ativista político conhecido como liderzinho de nome DSP, irmão é perda de tempo, de aqueles que não tem Paz, tão pouco têm sossego, irmão Use a sensibilidade ao seu favor ês altamente Sensível, horrível, e muito infeliz, está perceptível de que és um depravado triste que vive na angústia.

Dominguinho é um fantasia MONUMENTAL, porque El não tem nenhuma serventia na arena POLÍTICA Nacional, o GAJOTE é um autêntico prejuízo para Nação. Apenas Identificado como menino malandreco enganador maluquinho, garoto vaidoso ganacioso exibicionista e muito estragado.

Dizer que:
Eu "Sou um Nacional desenvolvimentista"
com características básicas de um Cidadão Democrata que pode ser identificado com Plano Real, como alternativa, credível rebelde e exequível para a República Da Guiné-Bissau, como Eu sempre disse, e basta sermos Nacionalistas e realistas, com mentes progressistas que a Nação muda na hora, com um diálogo Nacional, para achar o nosso caminho Nacional, genuína intelectual da nossa Pátria, é imperativo inequívoca inquestionável é urgente a nossa Unidade NACIONAL.

Meu irmão DSP você precisa verbalizar os seus pensamentos, porque à muita contradição em tudo que o Senhor disse, e o que estás a fazer.

Será que os seus discípulos não poderiam também fazer o mesmo, que é verbalizar os seus pensamentos, antes de relativizar e defender as mentiras?

O Domingos Simões Pereira, agora enfrenta as fúrias dos paigcistas, e a estupidez em vertigem, Ele é chefe da quadrilha, o maior inimigo de DSP, é o próprio Dominguinho na Gumbé, agora o acordo é: Quem Fugir da realidade é covarde ninguém deve sair até que as sanções diplomáticas é econômicas serem aplicadas, porque os patetas estão ao reboque do Domingos Simões Pereira. A pergunta que se coloca para te irmão é simples, você já parou para pensar em tudo o que se passa pela sua cabeça ?

- Já imaginaste
Porquê que, a Suzi Barbosa conhecida como um peixe-agulha pulou do barco que literalmente já ESTAVA MERGULHADO até pescoço?

ATÉ À VISTA, ATÉ MAIS. A ver vamos.

O Democrata mente progressista em ação, e suas previsões acertadas!

African Union - 33rd Ordinary Session of the Assembly



Fotografia de família da Cimeira da União Africana em Addis Abeba a 9 de Fevereiro de 2020 (no centro de azul Suzi Barbosa, chefe da delegação da Guiné-Bissau).


Suzi Barbosa, chefe da delegação da Guiné-Bissau, acolhida na Cimeira da União Africana, em Addis Abeba, a 9 de Fevereiro de 2020.


RFI

UA/CIMEIRA - Etiópia acolhe hoje primeiro dia da 33.ª Cimeira da União Africana

A capital da Etiópia, Adis Abeba, acolhe hoje o primeiro dia da 33.ª Cimeira da União Africana (UA), que marca o fim dos trabalhos da assembleia anual da organização, que tiveram início em 21 de janeiro.


Na edição deste ano, os chefes de Estado e de Governo africanos reúnem-se sob o tema "Silenciar as armas: Criar condições favoráveis ao desenvolvimento em África", com as discussões centradas na agenda de paz e segurança da organização para o continente.

Durante a cimeira, serão também avaliados os progressos na implementação da agenda de desenvolvimento (Agenda 2063), na operacionalização da Zona de Livre Comércio em África, bem como as contribuições dos Estados-membros para o orçamento da organização e a estratégia de transformação digital do continente, entre outros assuntos.

À margem do encontro, a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai debater a crise pós-eleitoral na Guiné-Bissau, referiu a organização em comunicado.

Na nota emitida na sexta-feira, a CEDEAO pediu aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da organização para notificarem os respetivos chefes de Estado da reunião extraordinária da organização sub-regional para analisar a crise política após as eleições presidenciais na Guiné-Bissau.



A Guiné-Bissau é representada na cimeira da União Africana pelo presidente cessante do país, José Mário Vaz, que, entretanto, delegou a participação na demissionária ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzy Barbosa.

O vencedor declarado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou, na quinta-feira, que vai estar em Adis Abeba, onde decorre a cimeira da UA.

A Guiné-Bissau passa por mais uma crise política, na sequência das eleições presidenciais, cujos resultados são contestados na justiça por Domingos Simões Pereira, candidato declarado pela CNE como derrotado por Umaro Sissoco Embaló, que já avisou que vai tomar posse, com ou sem o consentimento do presidente do parlamento, no dia 27.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, os primeiros-ministros do Canadá, Justin Trudeau, e da Noruega, Erna Solberg, e o Presidente da Palestina, Mahmud Abbas, estão entre os convidados para a cimeira.

Cerca de 9 mil participantes acreditaram-se 'online' para o evento, encontros paralelos e reuniões dos vários departamentos da UA.

A União Africana integra 55 países, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, é dirigida por uma comissão e a sua presidência ocupada rotativamente pelos países pelo período de um ano.

A organização reúne-se anualmente em assembleia ordinária em Adis Abeba, na Etiópia, onde tem a sua sede.

A cimeira marcará a passagem da atual presidência do Egito para a África do Sul.

Por noticiasaominuto.com

CABO VERDE - Militantes reelegem hoje líder de partido no poder em Cabo Verde

Pouco mais de 31 mil militantes vão reeleger hoje Ulisses Correia e Silva como presidente do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, numa eleição em que se apresenta como candidato único.


Para a eleição interna no MpD estão inscritos 31.541 militantes, contra 29.449 da eleição anterior, segundo informação avançada à Lusa pelo presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE), Mário Fernandes.

A votação arranca às 09:00 locais (10:00 em Lisboa) em várias mesas no país e na diáspora e termina às 16:00, estando prevista a divulgação dos resultados provisórios às 19:00 locais.

A candidatura de Ulisses Correia e Silva para presidente do MpD foi formalizada em 07 de janeiro pelo mandatário nacional, o ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, junto do GAPE.

Em entrevista à agência Lusa esta semana, o também primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou que será recandidato ao cargo de primeiro-ministro nas eleições legislativas de 2021.

Ulisses Correia e Silva disse que espera uma boa participação dos militantes nas eleições, que seja traduzida depois em aumento de confiança para continuar a liderar o partido.

Ex-presidente da Câmara Municipal da Praia, secretário de Estado das Finanças e depois ministro das Finanças, Ulisses Correia e Silva, de 57 anos, lidera o Governo cabo-verdiano desde 2016 e é presidente do MpD desde junho de 2013.

Na eleição em 2013, substituindo Carlos Veiga, o também chefe do Governo cabo-verdiano foi candidato único e eleito com 98% dos votos expressos.

Três anos depois, também como único candidato, Ulisses Correia e Silva foi reeleito, com 99% dos votos dos quase 30 mil militantes inscritos.

Os militantes vão eleger igualmente os delegados à XII Convenção Nacional do MpD, entre 06 e 07 de março, num total de 300, sendo 270 no país e 30 na diáspora, avançou Mário Fernandes.

Cabo Verde realiza este ano eleições autárquicas, no segundo semestre, e em 2021 legislativas e presidenciais.

NAOM

Em Adis-Abeba, já arrancou a 33a conferência dos Chefes de Estado da União Africa sobre paz e segurança no continente.

A Guine-Bissau está a ser representada neste certame internacional pela Ministra dos Negócios Estrangeiros demissionário, Dra Suzi Carla Djalo Barbosa.




Fonte: Califa Soares Cassama