terça-feira, 11 de agosto de 2020

A HOSTILIDADE PATOLÓGICA DA SENHORA ROSINE



A HOSTILIDADE PATOLÓGICA DA SENHORA ROSINE

TERÇA-FEIRA - 11 DE AGOSTO 2020
Com óbvia carência de objectividade, a representante do gabinete demissionário da ONU, acabada de descer do Paraíso à terra, declara o ambiente em Bissau como hostil. Se se estava a referir a mosquitos use antes "insalubre" ou então recorra ao famoso DUM DUM. Porque por esse termo pode dar a entender estar a profetizar a abertura de hostilidades. Entre quem e quem? Será que Rosine papou a discurso obsoleto da "zona libertada", sobrevalorizando a retórica subversiva e terrorista de DSP? A ONU não terá já sarna suficiente para se coçar com aqueles que ainda há pouco serviam de mediadores na Guiné-Bissau? Procurem mais para os lados de Abidjan, Conacri, Lomé, etc É que na Guiné-Bissau não há qualquer ambiente "hostil" senão na cabeça do auto-proclamado líder inamovível do PAIGC.

Para se aferir a credibilidade da crédula senhora, repare-se que afirma que "a crise pós-eleições impediu a realização das reformas urgentes, incluindo a revisão da Constituição, da lei eleitoral, bem como a lei dos partidos políticos." Ah, sim? Era uma tal comissão, que andava há dois septenatos a trabalhar no assunto, mas que ainda não submeteu nada em concreto à apreciação pública... Aliás, incongruentemente, uma iniciativa no mesmo sentido de revisão constitucional, promovida pelo Presidente, essa, não só não conta para a dita senhora, como é classificada de perniciosa, apesar de ainda se lhe não conhecerem os contornos. Por aqui se constata o lamentável parti pris e a tendenciosa adesão às falácias do líder por video-conferência. As reformas urgentes iriam decerto aparecer por algum passe de mágica, não fosse, claro, a lamentável circunstância da "crise pós-eleições". A qual não passa de um mito forjado por um mau perdedor para tentar lançar o caos. 

As referências às Forças Armadas da Guiné-Bissau são, para além de desprimorosas, inconsistentes. As Forças Armadas mereceram fortes elogios, ao longo dos últimos oito anos, pelo seu afastamento da política. Não precisam de ser "constantemente recordadas" para o fazer. Não é a senhora, que nada percebe do que se passa em Bissau e emprenha pelos ouvidos nos corredores dos edifícios multilaterais, que lhes vai ensinar que "devem tornar-se agentes de mudança no sentido da paz e estabilidade", pois essa é a missão que lhes está consagrada na Constituição no ponto 2 do seu artigo 20.

Quanto ao SG, o discurso da imposição de anteriores governos ou dos seus planos está a tornar-se claramente obsessivo. Parece que não consegue engolir a ordem de desmobilização a 31 de Dezembro e quer salvar a todo o custo a representação em Bissau, ajudando a pintar um cenário catastrófico como ferramenta de um macabro marketing de burocrata: os perigosos fantasmas que assobram a ingénua senhora Rosine são afinal simples espantalhos que gente malvada e mal intencionada plantou na sua sugestionável imaginação.

Publicada por: Emplastros

Campanha Mundial do uso de máscara

Caros compatriotas guineenses,
Nô sta na Semana Mundial de uso correcto de Máscara pa prevenção di Coronavirus. Ess i um Semana lançadu pa Diretor Geral di OMS, I ami n’sta li aós pa manda nha mensagem pa tudo Guineenses.
Si no usa máscara diritu, I ta tadja coronavirus.
Ora ku no na fasil ,no ka na libra so no kabesa di coronavirus ,ma tambe no familia, no amigos, no vizinhos ku no comunidade.
No usa mascara, pabia i ta tadjanu di Coronavirus!



A nossa Vida é mais importante que todos os bens jurídicos ou não, por isso, protege-se dessa pandemia que abala o mundo.


Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

MALI - CEDEAO pede fim das manifestações e retoma do diálogo no Mali

O enviado especial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ao Mali apelou para o fim das manifestações no país e para a continuidade do diálogo a poucas horas de um novo protesto.

© iStock
"Convido os organizadores das manifestações a mostrarem contenção. Toda a comunidade internacional sabe que existem dificuldades no Mali. Estamos a tentar ajudar o povo maliano a resolvê-las", disse o ex-presidente nigeriano Goodluck Jonathan, numa conferência de imprensa em Bamako, na noite de segunda-feira.

"Assim, já não há necessidade de organizar manifestações continuamente. A organização destas manifestações expõe principalmente os jovens" e "os bens dos malianos ao vandalismo", disse Jonathan, enviado especial ao Mali da CEDEAO.

O representante da CEDEAO considerou que o país "está a fazer progressos" com "a criação do Tribunal Constitucional", defendendo que a resolução dos problemas deve "permanecer estritamente no quadro do diálogo".

O antigo líder nigeriano chegou a Bamako na segunda-feira para assistir à tomada de posse dos nove membros do Tribunal Constitucional, que foram nomeados em 07 de agosto, de acordo com recomendações da CEDEAO do final de julho, para tentar tirar o país da crise política.

O Tribunal Constitucional é visto como um dos desencadeadores da atual crise política, depois de ter invalidado no final de abril cerca de 30 resultados das eleições legislativas, incluindo uma dúzia a favor da maioria do Presidente Ibrahim Boubacar Keïta, no poder desde 2013.

O movimento de contestação ao Presidente, que se vem manifestando nas ruas, marcou para hoje novas manifestações contra o Governo.

Jonathan deverá encontrar-se com o Presidente Keïta e uma delegação da maioria presidencial durante o dia de hoje, disse fonte da sua comitiva, citada pela agência France-Presse.

Na segunda-feira, o enviado especial da CEDEAO esteve reunido com o Imã Mahmoud Dicko, um dos líderes do movimento que desafia o poder no Mali, de acordo com a mesma comitiva.

Ainda hoje deveria viajar para Nioro (noroeste) para se encontrar com o xerife local Bouyé Haïdara, o mentor do imã Mahmoud Dicko, mas a viagem foi adiada para quarta-feira, disse a mesma fonte.

Desde a decisão do Tribunal Constitucional de invalidar os resultados legislativos, uma coligação de opositores, líderes religiosos e membros da sociedade civil tem vindo a pedir a saída do Presidente Keita.

No fim de semana de 10 de julho, uma manifestação degenerou em três dias de confrontos violentos que causaram pelo menos 11 mortos.

Edifícios públicos, como a Assembleia Nacional, foram vandalizados.

Desde 2012, o Mali tem também enfrentado ataques 'jihadistas' do norte e confrontos intercomunitários.

A violência atingiu o centro do país e os países vizinhos Níger e Burkina Faso.

LUSA

Leia Também: AO MINUTO: Portugal perto dos 53 mil casos. Vacina russa com encomendas

COVID-19 - Alemanha duvida da "qualidade, eficácia e segurança" da vacina russa

O Ministério da Saúde alemão expressou hoje dúvidas sobre a "qualidade, eficácia e segurança" da vacina contra o novo coronavírus anunciada pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

© Shutterstock "Não há dados conhecidos sobre a qualidade, eficácia e segurança da vacina russa", disse uma porta-voz do ministério ao grupo de imprensa regional alemão RND, lembrando que, dentro da União Europeia, "a segurança do paciente é a principal prioridade".

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi hoje anunciado por Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países.

A produção industrial vai começar em setembro e, segundo o Kremlin, passa a estar disponível em janeiro de 2021.

"Mais de um milhão de doses" já foram pré-encomendadas por "20 países estrangeiros" disse Kirill Dmitriev, presidente do conselho de administração do Russian Direct Investment, o fundo soberano russo envolvido na investigação científica e no financiamento das pesquisas.

A vacina contra o SARS CoV-2 desenvolvida pelos cientistas russos chama-se "Sputnik V" (o "V" significa "vacina") em referência ao satélite soviético, o primeiro aparelho espacial a ser lançado para a órbita do planeta Terra, disse hoje Vladimir Putin.

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje que a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus.

"Esta manhã foi registada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus", disse Putin durante uma reunião com membros do governo russo.

De acordo com o chefe de Estado, a vacina russa é "eficaz" e superou todas as provas necessárias assim como permite uma "imunidade estável" face ao covid-19.

O Ministério da Saúde russo afirmou que uma dupla inoculação "permite uma imunidade longa", que poderá durar "dois anos".

No entanto, muitos cientistas no país e no estrangeiro questionaram a decisão de registar a vacina antes de os cientistas completarem a chamada Fase 3 do estudo.

Essa fase por norma demora vários meses, envolve milhares de pessoas e é a única forma de se provar que a vacina experimental é segura e funciona.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu com cautela a notícia de que a Rússia registou a primeira vacina do mundo contra a covid-19,

sublinhando que deverá seguir os trâmites de pré-qualificação e revisão definidos.

"Acelerar o progresso não deve significar comprometer a segurança", disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, numa conferência de imprensa, acrescentando que a organização está em contacto com as autoridades russas e de outros países para analisar o progresso das diferentes investigações em curso relativamente de vacinas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 736 mil mortos e infetou mais de 20,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Por LUSA


Leia Também: Estado brasileiro do Paraná negoceia parceria para vacina russa

Reunião alargada dos quadros do Madem G15, Quadem.

Ordem do dia
1. Informação geral, (apresentação de Ata)
2.Anuncio da criação da Comissão Preparatória das Conferências:Regionais e Nacional
3.Anuncio de Afetacao dos coordenadores Regionais. 4. Deversos







Fonte: Mustafa Cassamá

Guiné-Bissau lança campanha para registo de crianças à nascença

A "Campanha sem nome", para aumentar o registo de crianças à nascença até 2030, foi lançada na Guiné-Bissau, refere em comunicado divulgado hoje à imprensa, o Ministério da Justiça guineense.


A campanha, dedicada ao tema o “continente pode emergir da pandemia como um lugar onde o registo de nascimento universal será uma realidade para cada criança”, tem o apoio técnico e financeiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União Africana.

“O objetivo é acelerar os esforços para uma rápida implementação dos compromissos assumidos pelos Estados-membros (da União Africana) para o registo universal de crianças à nascença até 2030 para dar mais dignidade às mesmas e torná-las visíveis à luz dos sistemas sociais do país”, salienta o Ministério da Justiça, num comunicado conjunto com a Unicef e a União Africana.

Na Guiné-Bissau, nos últimos três anos, mais de 60.000 crianças guineenses foram registadas à nascença com o apoio da Unicef à estratégia de integrar os serviços de registo de nascimento nas estruturas de saúde.

O país tem atualmente 24 unidades de registo de nascimento espalhadas por vários hospitais nacionais e regionais e alguns centros de saúde.

Em 2017, segundo dados divulgados pela Unicef, a taxa de registo de nascimento na Guiné-Bissau era de 24%.

interlusofona.info

CONSELHO DE SEGURANÇA NA GUINÉ-BISSAU, PARA A LUTA CONTRA O TRÁFICO DE "DJAMBACATAM" DROGAS



Fim do Conselho de Segurança Nacional, onde se debateu a situação de segurança e a Resposta Nacional na Luta Contra o Tráfico de Drogas. Declarações do Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam, quem preside o órgão, cujo estatuto está em fase de elaboração.


Fonte: Conosaba/Aliu Cande 

Leia Também:

“TOLERÂNCIA ZERO” AO TRÁFICO DE DROGA NA GUINÉ-BISSAU – DIZ NUNO NABIAN

11/08/2020 / Jornal Odemocrata 

O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, anunciou esta terça-feira, 11 de agosto de 2020, que o governo terá mão dura contra quem quer que esteja implicado na criminalidade e prometeu “tolerância zero” ao tráfico de droga na Guiné-Bissau. 

O chefe de governo falava à saída da primeira reunião do Conselho Nacional de Segurança, que, entre outros assuntos, analisou e aprovou os estatutos do órgão, as medidas de combate ao tráfico de droga e à corrupção e a questão da segurança interna. 

Na sequência das discussões, foi criada uma comissão que irá trabalhar no projeto de segurança nacional que, provavelmente, deverá ser apresentado na segunda semana do mês de setembro do ano em curso, indicou Nabian.

“A comissão decidiu trabalhar fortemente no combate contra a droga. É verdade que o país não está preparado e é de conhecimento de todos que temos um documento que foi mencionado pelo Secretário-geral da ONU, cuja estratégia e aspetos operacionais e orçamentais precisam ser detalhados”, assinalou.

O primeiro-ministro frisou que o ministro da Justiça já foi instruído a trabalhar dentro de um tempo limitado para que o país possa ter um documento completo de análise, com meios internos de combate à droga.  

Nuno Gomes Nabian fez referência à última apreensão, em Lisboa, de 5 quilogramas de droga num voo proveniente da Guiné-Bissau. 

Como uma das medidas de combate ao tráfico de droga, Nabian informou que o Conselho Nacional de Segurança deu indicações ao ministro dos transportes para adquirir Scanners de averiguação de contentores que entram e saem do porto de Bissau, e reforçar medidas de controlo no Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira”.  

O primeiro-ministro anunciou também a aquisição de lanchas rápidas para reforçar a capacidade de intervenção da Polícia Judiciária e os agentes do Ministério do Interior, no âmbito de luta contra o tráfico de droga.  

Perante as fragilidades das instituições nacionais em fazer face a esse flagelo e a outras formas de criminalidade, Nabian pediu a colaboração de todas as figuras ligadas à comissão para trabalharem de mãos dadas e advertiu que quem quer que seja a figura de Estado ligada ao tráfico de droga será julgado e levado à cadeia para cumprir a sua pena.

Por: Filomeno Sambú

Foto: Marcelo Na Ritche

A Ministra da Administração pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Maria Celina Vieira, visitou a Região de Bafatá para inteirar da situação dos funcionários públicos e privados que operam na Região

Fonte: Suleimane Daaba 

A Ministra da Administração pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Maria Celina Vieira, visitou a Região de Bafatá para inteirar da situação dos funcionários públicos e privados que operam na Região.
O Governador da Região de Bafatá Cabá Sambú ficou muito satisfeito com a visita e pediu a Ministra para ajudar o Emprego Juvenil na Região.

O Diretor Geral da Segurança Social, Samuel Dinis Manuel, na sua curta declaração pediu ao Governo Regional para ajudar na sencibilização aos Empresas públicas e privadas cediadas na Região para escrever-se no Instituto Nacional da Segurança Social.

Ministra da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, Maria Celina Vieira na sua intervenção disse que para semana a equipa de inspecção visitarão a Região de Bafatá para controlar os funcionários que recebem sem Trabalhar e também para inteirar da situação das Empresas que despedem os seus funcionários neste momento de COVID-19; sem nenhum contrapartida.






Leia Também: 

Lançamento Oficial do Ano Agrícula 2020/2021.

LEMA: Salvação da campanha Agrícula.

Bafatá, 11 de Agosto de 2020.
O Governador da Região de Bafatá Cabá Sambú, na sua nota de boas vindas disse que ficou muito satisfeito por terem excluído a Bafatá como local para o lançamento Oficial do Ano Agrícula e pediu para que este acto não fica por aqui,pediu O Ministro no sentido de ajudar as mulheres para que estes deixassem de ir comprar os legúmes na visinha Senegal que esses mesmos sejam cultivados no nosso país.




Viva unidade multicultural e multi-étnico entre os guineenses!

Por: yanick Aerton

Estamos a fazer tudo, menos debater as questões essenciais que nos interpelam, nas vésperas deste virar de página, na história política da Guiné-Bissau.

São os insultos, são as calúnias, são as difamações, são os actos teatrais absurdos, etc., em vez de ouvirmos mensagens que nos permitam avaliar os vários candidatos nestas eleições presidenciais.
Falar de coisas que nunca existiram no nosso pais, nem na Guine pré-colonial, na Guine-Portuguesa e nem tão pouco na moderna Guiné-Bissau.

Aquilo que vem sendo veiculado nas redes sociais ou nos órgãos de comunicação social sobre o tribalismo ou questões de índole religiosa, não passa de mera diversão. Não existe e jamais existirá.
O que se passa no terreno é absolutamente normal. Desde a introdução do multipartidarismo, o eleitor Guineense nunca votou com base nos conteúdos programáticos das candidaturas.

Quando foi fundado o PRS, quem foram os que mais se juntaram a esse partido? Evidentemente aqueles Guineenses que mais se identificavam com o seu líder e, coincidentemente, membros da etnia a que pertencia o Koumba. Um fenómeno natural.

A mesma coisa se pode dizer em relação a uma formação politica criada por um Fula, um Creolo, um Mandinga, um Manjaco, um Muçulmano ou um Cristão. Isso não significa que esse acto seja tribalismo.

Alguma vez alguém questionou os 30.000 votos da região de Biombo atribuídos fraudulentamente ao Presidente Nino, nas eleições em que teve como principal adversário o Presidente Bacai? É isso também tribalismo?

É uma grande inverdade tentar enganar as pessoas que alguns políticos estão a promover o tribalismo ou intoxicar a sociedade com questões de pertença religiosa, porque o povo não é burro e sabe “separar o jóio do trigo”.

Para atacar o adversário, muitos estão a bombardear a sociedade com frases como: salera cana bai Palácio. As mesmas pessoas que diziam no passado: Palácio transforma na Nghaendadi. Na presidência do Jomav, falaram de Djambacusndadi e no vez do Embalo, fulanis.

Sem nenhum complexo, mas se fosse um Creolo oriundo do perímetro alcatroado de Bissau zinho, aí, tudo seria considerado “mar de rosas”.

O mais chocante é ver um lunático só sabem incentivar Discursos étnicos nas redes sociais que dão vozes ao imbecil ” tchamidoris nas barracas do Portugal ” anda promover insultos raciais ou xenofobia, os fulas são pessoas do bem como a outras etnias que se encontram na Guiné-Bissau.

Se um muçulmano acede a presidência da república, ele vai levar a “chaleira” para o Palácio, mas quando o Cristão é eleito presidente da república, ele não leva nenhum sinal que o identifica com a sua religião? Quando isso acontece, isso é, a ocupação do Palácio Rosa por um Cristão, isso significa que o Palácio está entregue em boas mãos.

Essas tentativas de se refugiarem nesses discursos vazios não passa de uma estratégia de “intoxicar as opiniões dos menos atentos ” os votos dos menos esclarecidos, quando na realidade esses “caras” como dizem os Brasileiros, são os mais tribalistas, uns complexados e, em privado, fazem-se de vítimas do sistema por serem da uma determinada confissão religiosa.

É bom procurarmos ser mais realistas. A medida que os membros de uma comunidade ganham consciência e compreensão dos grandes desafios que têm a sua frente, as escolhas passam a ser mais selectivas e, no contexto sobretudo Africano.

Assim, em igualdade de circunstâncias, optam por escolher aquele candidato com quem mais se identificam e capaz de defender os seus interesses. É precisamente o que estamos a verificar nestas eleições presidenciais, em que cada comunidade preferiu dar o seu voto aquele candidato com quem mais se identifica e julga capaz de defender os seus interesses.

É só na Guiné-Bissau que uma meia dúzia de gatos-pingados, uma minoria assimilada e creolizada, conseguiram manipular a maioria durante todos esses anos. Não é normal uma minoria passar todo esse tempo a manipular a maioria, como se os seus membros ou a sua elite fossem carneiros, os seus membros se deixaram “encarneirar”.

Daí a premente necessidade de se criarem universidades públicas, pelo menos uma em cada província, para permitir que os filhos dessas localidades possam estudar localmente e formar-se.
A partir daí, nada será como dantes, porque ninguém poderá enganar os progenitores desses filhos, como se tem verificado nesses anos todos.

Falemos de outra coisa que não seja de tribalismo ou de “religionismo”, porque é um falso debate. Pura e simplesmente, as pessoas ganharam a consciência de que o exercício de altos cargos a frente dos grandes partidos políticos, do Estado, etc., não é reservado apenas a uma certa gentalha.

Nenhum político poderá dividir os Guineenses, por mais que tente com discursos enganadores.

Nós, Guineenses somos unidos e indivisíveis!
Viva unidade nacional!
Viva unidade multicultural e multi-étnico!

Cerimonia da entrega de donativos da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) e da União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA), o nosso agradecimento às autoridades de Abuja e Ouagadougou por este gesto humanitário de extrema importância nesta fase de resposta à pandemia da COVID-19 na Guiné-Bissau.












Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente da República da Guiné-Bissau - Audiência com Embaixador Artur Silva, Ex-Secretario Geral da Agência de Gestão e Cooperacao entre a República do Senegal e a República da Guiné-Bissau, para entrega do relatório do fim da missão.



Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também:

Presidência da República - O chefe de Estado, Umaru Sissoco Embaló recebeu em audiências separadas o Ex-secretário- geral da Agência de Cooperação Guiné -Bissau e Senegal e a delegação da UEMOA que finalmente procedeu a entrega formal dos donativos destinados a prevenção e combate a Covid-19.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

NOTÍCIAS DAS 14:00 HORAS; DA RÁDIO ÁFRICA FM TERÇA-FEIRA, 11 DE AGOSTO DE 2020

Presidente da associação de exportadores de caju da Guiné-Bissau prevê "ano difícil"

O presidente da Associação de Exportadores da Guiné-Bissau, Mamadu Djamanca, previu hoje "um ano difícil" para a presente campanha de comercialização do caju, principal produto agrícola do país, devido aos problemas criados pela pandemia do novo coronavírus.


Mamadu Djamanca explicou que a campanha de apanha, compra e venda no produtor, escoamento e exportação do produto para o exterior, começou tardiamente e vai refletir-se no resultado final da safra.

Como consequência imediata, o responsável afirmou que quando a campanha foi aberta pelo Governo em maio, "os agricultores estavam em confinamento" daí que não puderam iniciar logo a apanha do caju o que fez com que haja um decréscimo na colheita.

Mamadu Djamanca indicou que devido à situação estão, neste momento, em processo de exportação cerca de 75 mil toneladas da castanha do caju, enquanto 90 mil toneladas aguardam nos armazéns no interior da Guiné-Bissau para serem transportadas para Bissau.

No período homólogo, do ano passado, o país já tinha exportado cerca de 100 mil toneladas da castanha, notou Djamanca.

O presidente da associação de exportadores e importadores da Guiné-Bissau disse ainda que apesar de o governo ter mobilizado 22,9 milhões de euros para ajudar no financiamento da campanha do caju, a estratégia não foi bem executada de forma a permitir melhores ganhos aos intervenientes no setor.

A associação não concordou com as condições impostas pelos bancos comerciais aos quais o Governo entregou a gestão do dinheiro e citou os apoios diretos que Cabo Verde e Portugal deram aos operadores económicos para os ajudar a fazer face aos problemas provocados pela covid-19.

" Em Cabo Verde até as 'bideiras' (mulheres do comércio informal) receberam apoios do Estado para não ficarem paradas. Portugal teve um gesto extraordinário em relação às pequenas e médias empresas (PME's), infelizmente na Guiné-Bissau zero. Estamos entregues à nossa sorte", sublinhou Djamanca.

O responsável disse que a campanha de 2020 está a ser difícil e que o país não vai conseguir exportar as 200 mil toneladas da castanha que tem sido a fasquia normal, notou.

A Guiné-Bissau regista mais de 2.000 casos acumulados de infeções por covid-19, incluindo 29 vítimas mortais.

Quando foram detetados os primeiros casos no país, em março, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, encerrou fronteiras e decretou o estado de emergência, que já foi prolongado por diversas vezes, a última das quais até 24 de agosto.

MB // PJA

Lusa/Fim

GUINÉ-BISSAU: EX-PM ARISTIDES GOMES “GRAVEMENTE DOENTE“

O porta-voz do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), João Bernardo Vieira, revelou que o ex-primeiro-ministro, Aristides Gomes, que se encontra refugiado nas instalações do Gabinete Integrados das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), está “gravemente doente” e que precisa de evacuação para tratamento médico. 

O político fez esta revelação numa entrevista exclusiva ao jornal O Democrata, para falar da situação do partido e das especulações sobre a sua pretensão à liderança do PAIGC e esclarecer a sua ausência, nos últimos tempos, em eventos e comunicações oficiais do partido. 

A entrevista será publicada na edição impressa desta semana.  

Questionado sobre o estado de saúde de Aristides Gomes, João Bernardo Vieira respondeu que o ex-PM não está em condições humanas e que o PAIGC estaria a diligenciar para tirá-lo daquela situação.  

“Penso que é importante criar as condições para que o ex-primeiro-ministro retome o conforto da sua casa com a tranquilidade e segurança necessárias”, assegurou o político para de seguida afirmar que a democracia guineense fica mais fraca quando se tenta demonizar permanentemente os adversários políticos. 



“Ouvi dizer que Aristides Gomes é um demónio, isso não é verdade. Eu sou contra a demonização absoluta porque não ajuda a construir um clima de convivência política são. Penso que o adversário político deve ser respeitado e não humilhado. A humilhação conduz a revolta e sentimentos de vingança e com vingança nenhum país pode erguer-se”, enfatizou.  

Por: Assana Sambú
Foto: A.S
Jornal Odemocrata

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Estamos a Trabalhar: A ACADEMIA DO JAAC (PAIGC) PREMIOU HOJE OS SEUS MELHORES POLÍTICOS E ATIVISTAS MAIS CORRUPTOS DO ANO

CEDEAO e UEMOA efectuam entrega oficial de um apoio às autoridades de Bissau no âmbito de combate à COVID-19.


O donativo constituído por materiais, equipamentos sanitários e 500 milhões FCFA, foi apresentado ao Presidente da República pelo Representante da CEDEAO no país e pelo Comissário da UEMOA na presença dos responsáveis do Alto Comissariado para a Luta Contra COVID-19. Apoios no âmbito da solidariedade e complementaridade destas organizações sub-regionais chegam numa altura em que o país regista 29 mortes por coronavirus, 1015 recuperações no universo de 2088 contaminações.


Fonte: Aliu Cande

Guiné-Bissau: Apresentação do Projeto da construção do PORTO de BUBA



Ministros Presentes:
- Energia e Recursos Naturais
- Administração Territorial e Poder Local
- Obras Públicas

Fonte: Governação na Guiné-Bissau

COVID-19: União Monetária da África Ocidental entrega cerca de 1,5 ME à Guiné-Bissau

A União Económica Monetária da África Ocidental (UEMOA) entregou hoje à Guiné-Bissau cerca de 1,5 milhões de euros para a compra de equipamentos sanitárias no âmbito do combate ao novo coronavírus.


O donativo foi entregue ao Alto-Comissário da Luta contra a covid-19, Aladje Baldé, por Joãozinho Mendes, comissário da UEMOA encarregado do mercado regional e cooperação.

Uma parte do apoio foi dada em materiais e a outra em cheque.

Joãozinho Mendes destacou que o gesto da UEMOA para com a Guiné-Bissau se enquadra no âmbito de apoios que a organização está a dar a todos os oito países do bloco.

"Este apoio é no âmbito da solidariedade e complementaridade que são os símbolos da UEMOA", observou o jurista guineense Joãozinho Mendes, sublinhando ser uma resposta da organização às decisões da última conferência de chefes de Estado e de Governo do bloco, realizada em 27 de abril, por videoconferência.

Fazem parte da UEMOA, Guiné-Bissau, Burkina-Faso, Benim, Costa do Marfim, Mali, Níger, Senegal e Togo.

A Guiné-Bissau regista mais de 2.000 casos acumulados de covid-19, incluindo 27 vítimas mortais.

MB // SR
Lusa/Fim

URGENTE - GUINÉ- BISSAU: KAU KASTA DIRITU NA ONU


ditaduraeconsenso.blogspot.com / Joaquim Batista Correia

Security of the lives and property of all Nigerian people will continue to be a priority for us....President Muhammadu Buhari


We are working very hard to ensure the security situation in every part of Nigeria improves very soon. As part of our efforts, we are investing heavily in acquiring modern equipment. Some have arrived, some are being cleared at the Ports, and we have others still on their way.

Our government is doing its best on the question of equipment, and the military know. We understand the importance of properly equipping our personnel, so that they can deliver their best.

I ask for some patience with the acquisition of equipment, especially with the impact of Covid-19 on global supply chains. And then when the equipment arrive, we need to train personnel for their usage, ahead of deployment to the field.

I want all Nigerians to rest assured that we are doing our very best in this regard. You will see substantial improvements very soon. Security of the lives and property of all Nigerian people will continue to be a priority for us.

Source: President Muhammadu Buhari

Read Also:

Yesterday I granted assent to the Companies and Allied Matters Bill, 2020. It is a particularly important piece of legislation that repeals and replaces the extant CAMA, 1990. Let there be no doubt whatsoever regarding our resolve to reform and improve Nigeria’s business environment:


August 7, 2020 in Latest News, Press Releases

President Muhammadu Buhari Friday in Abuja assented to the Companies and Allied Matters Bill, 2020 recently passed by the National Assembly.

The President’s action on this important piece of legislation, therefore, repealed and replaced the extant Companies and Allied Matters Act, 1990, introducing after 30 years, several corporate legal innovations geared toward enhancing ease of doing business in the country.

Such innovations include:

a. Filing fee reductions and other reforms to make it easier and cheaper for small and medium-sized enterprises to register and reform their businesses in Nigeria;

b. Allowing corporate promoters of companies to establish private companies with a single member or shareholder, and creating limited liability partnerships and limited partnerships to give investors and business people alternative forms of carrying out their business in an efficient and flexible way;

c. Innovating processes and procedures to ease the operations of companies, such as introducing Statements of Compliance; replacing “authorised share capital” with minimum share capital to reduce costs of incorporating companies; and providing for electronic filing, electronic share transfers, e-meetings as well as remote general meetings for private companies in response to the disruptions to close contact physical meetings due to the COVID-19 pandemic;

d. Requiring the disclosure of persons with significant control of companies in a register of beneficial owners to enhance corporate accountability and transparency; and

e. Enhancing the minority shareholder protection and engagement; introducing enhanced business rescue reforms for insolvent companies; and permitting the merger of Incorporated Trustees for associations that share similar aims and objectives.

Femi Adesina
Special Adviser to the President
(Media & Publicity)
August 7, 2020

Rússia anuncia primeira vacina contra a Covid-19. Filha de Putin já tomou

IVAN ALVARADO
11.08.2020 10h07 SIC Notícias

Putin garante que a vacina passou pelos testes necessários.
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que o país desenvolveu uma vacina contra o novo coronavírus que já está pronta para ser administrada. Uma das filhas do Presidente já a tomou.

Putin disse que a vacina se mostrou eficiente durante os testes, oferecendo uma imunidade duradoura contra o coronavírus e garantiu que a vacina passou pelos testes necessários.

A filha do presidente que tomou a vacina está bem, avançou Putin.

As autoridades russas disseram que os profissionais de saúde, professores e outros grupos serão os primeiros a ser vacinados.

A Rússia é o primeiro país a registar uma vacina contra o novo coronavírus, mas muitos cientistas estão céticos.

RÚSSIA PROMETE PRODUÇÃO EM MASSA DE VACINAS CONTRA A COVID-19 DAQUI A UM MÊS


Governos de inclusão desenhados de fora para dentro, não é solução para a Guiné-Bissau, pelo contrário, é apenas uma forma de prolongar o conflito político...Jorge Herbert


A DIÁSPORA FATIGUÉ E O HONÓRIO BARRETO, ALIMENTADOS POR UM NEOCOLONIALISMO BACOCO.

Um ano depois, ainda existe uma certa “diáspora fatigué”, crente no regresso do messias que salvará o elitismo perdido e permitir o fácil acesso ao erário público com base no facto de se ser da praça, de possuir determinados apelidos, no fato que se veste, no brilho do sapato e no sotaque abacalhoado com que se intruja os outros, fazendo o uso do instrumento que um dia serviu para nos classificar em civilizados e djintius, a língua de Camões...

Quarenta e sete anos depois do seu assassinato, muitos guineenses, inclusive alguns familiares diretos e outros que um dia com ele privaram, entenderam pouco ou nada da causa que motivou Cabral a entregar o bem mais supremo que possuía, a sua vida... Cabral deixou registos claros de que daria toda a sua energia e capacidade intelectual, até a sua própria vida, para a verdadeira e total libertação do homem guineense, do Porto de Pindjiguiti ao interior de Boé, da Praça de Império aos confins de Contuboel...

Quem ainda não se libertou do complexo do colonizado e quem ainda usa o tribalismo para atingir os seus fins políticos, não entendeu porque outros entregaram a juventude e a própria vida, para travar uma luta armada.

A Guiné-Bissau é dos guineenses e para os guineenses. Sugestões de fora são bem-vindas, desde que sejam dirigidas ao desenvolvimento da Guiné-Bissau e a melhoria da condição de vida dos guineenses.

É uma utopia tentarem utilizar, desde fora, o nosso mosaico étnico para nos dividir. Essa é a base da nossa riqueza cultural. Séculos de convivência promoveu uma tal miscigenação entre as tribos guineenses que não deixa brechas à introdução de graves conflitos entre etnias na Guiné-Bissau. A tentativa de Ruandização da Guiné-Bissau, para se colher frutos desde o exterior, não passa de uma utopia!

Governos de inclusão desenhados de fora para dentro, não é solução para a Guiné-Bissau, pelo contrário, é apenas uma forma de prolongar o conflito político... Existe um governo sustentado pela ANP (o legítimo representante do povo) que aprovou o seu programa e existe um Presidente da República sufragado nas urnas. Esses dois órgãos têm, neste momento, toda a legitimidade para desenhar o modelo da governação e o caminho para onde querem conduzir o país... Aceita-se o exercício de uma oposição interna responsável e com base nos valores democráticos, mas não a permanente tentativa de desestabilização e asfixia económica do país, através de instituições estrangeiras ou com responsabilidades internacionais, com o único objetivo de defender os interesses de um candidato derrotado e do lobbie que o financia...

Diferentemente da abertura do executivo para integrar quadros independentes ou comprovadamente descomprometidos com a luta partidária e de capacidade técnica reconhecida, é tentar impor soluções partidárias para um governo supostamente de inclusão, que nada mais é que a introdução de fissuras e conflitos dentro de um executivo que se pretende coeso, para a procura da rota do desenvolvimento do país...

Jorge Herbert

COVID-19 - Nova realidade: Escola tailandesa cumpre à risca medidas de segurança

Nova realidade nas escolas mostra-nos um mundo onde brincar é uma atividade solitária.


Uma escola na Tailândia está a levar à letra as regras de segurança impostas pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação da Covid-19. De tal forma, que até instalou uma espécie de aquários no recreio para que as crianças possam brincar - sozinhas - e sem qualquer risco.

As fotos que pode ver acima foram tiradas na Wat Khlong Toey School, em Banguecoque, que reabriu durante um mês com novas regras, bastante mais restritas para os mais novos.

Aqui, as aulas decorrem com as crianças sentadas em mesas individuais, com a devida distância de segurança e, ainda, protegidas por uma estrutura que as envolve. Os alunos mais velhos são obrigados a usar máscara de proteção.

Em algumas salas, no chão, estão desenhados quadrados, para que as crianças saibam onde têm de se posicionar em atividades como cantar e dançar.

Além disso, o estabelecimento obriga a que todos lavem as mãos frequentemente e todos os dias é-lhes avaliada a temperatura.

A Wat Khlong Toey School começou a preparar as suas instalações para o regresso às aulas quando em março foi obrigada a encerrar as suas portas. O seu objetivo é garantir que a segurança de todos esteja assegurada.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO 

Covid-19: Mais de 20 milhões de pessoas infetadas em todo o mundo

O novo coronavírus já infetou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, desde o início da pandemia, mais de metade das quais no continente americano, de acordo com o último balanço feito pela France-Presse (AFP).

© Lusa
Segundo o balanço feito pela AFP a partir de fontes oficiais de vários países, às 22:15 GMT de segunda-feira, no total, foram registados 20.002.577 casos, incluindo 733.842 mortes.

Quatro em cada 10 casos confirmados de covid-19 são nos Estados Unidos da América (EUA) e no Brasil, os dois países mais afetados pela pandemia em todo o mundo, com 5.075.678 casos (163.282 óbitos) e 3.057.470 infeções (101.752 mortes), respetivamente.

Por LUSA