quinta-feira, 19 de abril de 2018

Os soldados chineses usam agulhas nas golas dos uniformes para manterem a cabeça erguida. Se eles abaixarem um pouquinho, o objeto pontiagudo perfura o seu pescoço.


Fatos Desconhecidos

Bissau aprova prorrogação da legislatura que termina este mês

O parlamento da Guiné-Bissau prorrogou hoje a atual legislatura que termina no próximo dia 23, por mais seis meses, até a realização de eleições legislativas previstas para 18 de novembro.


O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, anunciou que 93 dos 95 deputados presentes na sala, votaram a favor da prorrogação da legislatura, uma disposição que só terá força de lei se for promulgada pelo Presidente guineense, José Mário Vaz.

Vários círculos políticos e da sociedade civil criticaram o prolongamento da legislatura, considerando a iniciativa dos deputados de inconstitucional.

Os líderes das duas principais bancadas no Parlamento guineense, Califa Seidi, do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Certorio Biote, do Partido da Renovação Social (PRS), entendem o contrário.

Para os dois dirigentes, a medida é necessária "para permitir que os deputados tenham legitimidade" de propor reformas legislativas e que possam conduzir a realização de eleições legislativas a 18 de novembro.

"Sem a prorrogação da legislatura, é bom que as pessoas entendam isso, teríamos dificuldade na implementação do Acordo de Conacri", defendeu Califa Seidi, referindo-se a um acordo patrocinado pela comunidade internacional para acabar com a crise política na Guiné-Bissau.

Seidi lembrou que o parlamento é um dos signatários do acordo, proposto pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Além da prorrogação do mandato dos deputados, o Parlamento guineense elegeu hoje a nova direção da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O líder da bancada parlamentar do PRS, Certório Biote defendeu que falta agora que os dois partidos se entendam na formação de um novo Governo o que, disse, será para breve.

Por NAOM

Os deputados dissidentes do PAIGC esperam uma reintegração incondicional tal como plasmado no “Acordo de Conacri”.

O deputado Braima Camará, vulgo Bá Quecuto, espera ver todas as partes envolvidas no ‘fim crise política’ serem tidas em conta na formação do Governo que será liderado pelo recém-nomeado Primeiro-ministro, Aristides Gomes, especialmente o grupo dos 15 deputados dissidentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Braima Camará falava à imprensa a margem da Sessão Extraordinária da ANP para a eleição do novo Secretariado Executivo da Comissão Nacional das Eleições (CNE) assim como para a  discussão e aprovação do Projeto Lei de prorrogação da IX legislatura.

Camará elogiou o entendimento alcançado entre as partes envolvidas no impasse político e as entidades que ajudaram na mediação para alcançar a presente saída, que resultou da Sessão parlamentar de hoje.

O rosto do grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGC acredita que é possível uma reconciliação, sublinhando que a violência e radicalização nunca ajudarão ninguém. Porém, o diálogo, o recurso que sempre elegeram como a via para a saída da crise, esse sim.

Sobre a prorrogação da atual legislatura, Braima Camará diz que, para a efetivação desse assunto, além de votação dos deputados, requer uma apreciação da parte do Supremo Tribunal de Justiça e da Procuradoria Geral da República.

Deixou claro que os deputados dissidentes do PAIGC esperam uma reintegração incondicional tal como plasmado no “Acordo de Conacri”. Braima Camará deu está resposta quando foi questionado do motivo pelo qual não tomou parte na concertação da bancada parlamentar dos libertadores, antes de início de votação dos novos membros do Secretariado Executivo da CNE.

Para Camará a reintegração incondicional deverá incluir todos os dirigentes e militantes expulsos do PAIGC. 

Por: Sene Camará
Por OdemocrataGB

Sabe o que acontece ao seu corpo quando não vai à casa de banho?

O hábito pode resultar em graves problemas de saúde.


Ir à casa de banho é uma necessidade fisiológica tão comum quanto comer, mas nem sempre ouvimos o nosso corpo neste sentido. O ‘vou daqui a pouco’ ou ‘Eu aguento’ são pensamentos comuns sobre os quais se desconhece as consequências que, caso as viva, fará certamente arrepender-se de ter negado algumas simples idas à casa de banho.

Comecemos pelo caso mais grave: Ao ignorar a vontade de urinar, a sua bexiga pode, literalmente rebentar, passando a urina para o abdómen que obriga a uma cirurgia de emergência – este é, ainda assim, um caso pouco frequente. Mais comum de acontecer é a sua bexiga estender-se, perdendo força muscular, nestes casos, a consequência passa pela incontinência urinária e dificuldade em urinar (mesmo que tenha vontade).

Infeção urinária é também um problema que pode advir desta prática. Ao adiar várias idas à casa de banho, propicia o desenvolvimento de bactérias que crescem e se desenvolvem rapidamente. O problema pode ser identificado pelo escurecimento da urina e cheiro bastante forte. Se tal lhe acontecer, a solução terá de passar por antibióticos.

Não só a bexiga como também os rins são afetados por esta má prática como faz prova a pedra nos rins. São formadas por partículas presentes no sangue que cristalizam com o passar do tempo, durante o qual o organismo não conta com as melhores práticas. Acontece normalmente em que não se hidrata e causa fortes dores quando tais cristais são expulsos através da urina. Também aqui a cirurgia é uma frequente solução, quando se trata de casos mais avançados.

NAOM

UNIÃO EUROPEIA - Proibidas exportações de carne de 20 fábricas brasileiras

O Comité Permanente de Plantas, Animais, Alimentos de Consumo Humano e Animal da Comissão Europeia decidiu hoje retirar 20 fábricas brasileiras da lista de exportadores autorizados de carne, principalmente aves, para a UE.


"Confirmamos que os Estados-membros votaram (por unanimidade) a favor da retirada afastamento de 20 estabelecimentos brasileiros da lista daqueles junto dos quais são autorizadas importações de carne e produtos derivados (principalmente aves)", segundo uma nota de imprensa divulgada após a reunião do referido comité, em que estão representados todos os Estados-membros.

A medida foi proposta pela Comissão Europeia após terem sido "detetadas deficiências no sistema de controlo oficial brasileiro" e entra em vigor 15 dias após a sua publicação no Jornal Oficial da UE.

O ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, anunciou na terça-feira que a UE se preparava para tomar a decisão hoje anunciada, ameaçando retaliar com uma queixa junto da Organização Mundial do Comércio.

A informação sobre a suspensão foi confirmada pelo ministro durante uma conferência de imprensa em que apresentou um relatório sobre uma recente viagem que fez a Bruxelas.

De acordo com o ministro, a suspensão planeada pela UE baseia-se no resultado de uma operação policial realizada em março, na qual algumas fraudes foram detetadas no controlo sanitário de nove fábricas de carnes da empresa brasileira BRF.

A BRF é a maior exportadora de carne de frango do mundo.

NAOM

UE QUER AJUDAR NA ELIMINAÇÃO DOS OBSTÁCULOS NO COMERCIO NA UEMOA


A União Europeia (EU) está a apoiar a criação de uma plataforma para identificação e eliminação de obstáculos ao comércio na zona UEMOA para facilitar os operadores

O diretor de serviço dos acordos internacionais, Osvaldo Habibi, durante a formação promovida, em Bissau, para os operadores económicos guineenses, disse que quando são encontradas barreiras os operadores devem “automaticamente” denunciar.

“O que se passa é que eles do setor privado pensam que nós estamos ao corrente de seus problemas quando na verdade nem sabemos o que vivem. Então queremos ajudar os nossos operadores a não perderem dinheiro. Então a plataforma será online, com os pontos focais para podem denunciar”, justifica.

Serão criados pontos focais nos principais locais estratégicos ligados ao comércio no país para o referido projecto e será gerido pelo centro internacional do comércio de Genebra - em suíça.

O projeto está em toda União Monetária e a Guiné-Bissau está a integrar no sistema, segundo Habibi.

“O projeto iniciou em costa de Marfim em 2013, mas como deu resultados então a UE pediu que todos os países da UMEOA sejam incluídos, então temos connosco consultores da Costa do Marfim que estão a taralhar, já passaram em 6 países e nós somos o sexto”, explica.

O objetivo e a criação duma plataforma sobre obstáculo ao comércio na zona da UEMOA, financiado pela UE para terminar com barreiras não tarifarias que dificultam as práticas comercias entre os quais entraves dos documentos. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes

radiosolmansi

Deputados aprovaram a prorrogação do mando dos parlamentares até a realização das Eleições Legislativas com 93 votos a favor, um contra, tendo registado uma abstenção no universo de 95 deputados presentes na sessão extraordinária do parlamento.




Braima Darame


Primeiro despacho do primeiro-ministro sobre proibição de utilização dos fundos públicos



Rádio Sol Mansi

ÚLTIMA HORA - José Pedro Sambú eleito presidente da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau com 96% de votos.

Para Secretário-Executivo foi escolhido Cabi Pabi. Felisberto Vaz e Idrissa Djalo eleitos adjuntos.



Braima Darame



Sessão extraordinária: CIPRIANO CASSAMÁ EXORTA DEPUTADOS A ABDICAREM-SE DE LINGUAGENS INADEQUADAS

O presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá exortou hoje, 19 de Abril 2018, aos deputados da Nação no sentido de se abdicarem de usar as linguagens inapropriadas que possam ferir ” “susceptibilidades”.

Cipriano Cassamá discursava na plenária do Palácio ‘Colinas de Boé’, numa Sessão Extraordinária convocada para abordar dois pontos de Ordem do Dia, nomeadamente: Eleição da Direção da Comissão Nacional de Eleição (CNE) e Proposta Lei da Prorrogação da Nona Legislatura.

Na ocasião, o líder parlamentar apelou aos elementos afetos ao grupo dos 15 deputados a voltarem as fileiras do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), acrescentando que só juntos serão mais fortes.

Cassamá promete fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a situação que levou o país a crise profunda não volte a acontecer. Para de seguida felicitar os dois principais partidos políticos, o PAIGC e o Partido da Renovação Social (PRS) pelo entendimento alcançado que pôs um fim no impasse que durou mais de dois anos.

“Enquanto presidente da Assembleia Nacional Popular, volto a sublinhar, limito-me a cumprir escrupulosa e disciplinarmente todos os requisitos impostos pelas Leis da República, por isso mesmo, quando ontem a Comissão Permanente da ANP aprovou o projeto de ordem do dia destinada a eleição do Secretaria-Executivo da CNE e o Projeto-Lei de prorrogação da legislatura, não restava ao líder desta Casa do Povo senão convocar esta Sessão plenária extraordinária como impunham a nossa Constituição e o Regimento da ANP”, nota Cipriano Cassamá.

Apelou ainda à pacificação dos espíritos, na sua visão, colocando, assim, uma pedra sobre os fatos recentes, e acima de tudo, evitando o uso de linguagens inadequadas e que possam ferir susceptibilidades. Lembrou, no entanto, que a crise ora finda, pelos efeitos nefastos que provocou em todo o tecido social guineense.

Saliente-se que a sessão plenária da ANP foi marcada até publicação deste artigo, por um ambiente de harmonia entre as duas maiores formações políticas, PAIGC e o PRS. A prova disso é a escolha unânime de nomes para o Secretariado Executivo da CNE.

Os nomes escolhidos pelos libertadores e renovadores, são dos Juízes Conselheiros José Pedro Sambú (para o cargo do presidente da CNE), Mpaby Caby (para o cargo de Secretário Executivo), a Juíza Conselheira Felisberta Moura Vaz (Secretária Executiva Adjunta) e o Juíz Conselheiro Idrissa Djaló (Secretário Executivo Adjunto). Estes nomes serão submetidos ainda hoje a votação.

Refere-se que no universo de 102 que constituem o parlamento guineense, 93 estão presentes, incluindo Braima Camará, Coordenador do Grupo dos 15 deputados dissidentes da bancada parlamentar do PAIGC. Notou-se a ausência do deputado Baciro Dja  [dissidente da bancada dos libertadores]. 

Por: Sene Camará
OdemocrataGB

PARLAMENTO ABRE PARA ESCOLHA DE NOVOS ÓRGÃOS DA CNE

 
Decorre, neste momento, na Assembleia Nacional Popular (ANP) a sessão  extraordinária convocada pela Comissão Permanente. 99 deputados marcam a presença

A sessão extraordinária tem como pontos de agenda a eleição dos novos órgãos da Comissão Nacional das Eleições (CNE ), a prolongação da nona legislatura, que deverá terminar na próxima segunda-feira, 23 de Abril, também será procedido a revisão pontual da constituição da república.

A reabertura do parlamento ocorre depois do consenso alcançado em Lomé, Togo, e que deverá culminar com a realização de eleições legislativas, a 18 de Novembro deste ano de 2018.

No seu discurso o presidente do parlamento volta a pedir desculpas ao povo guineense pelas consequencias dos anos da crise. 






Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos 
Im agem: Iasmine Fernandes
radiosolmansi

ANP/CNE - PROPOSTA DE LISTA SOLIDÁRIA: Presidente: José Pedro Sambu; Adjunto, N'pabi Cabi; 1.° secretário-executivo, Felisberto Moura Vaz; 2.° secretário-executivo, Idrissa Djalo.

Fonte: ditaduraeconsenso

O plenário acaba de aprovar a constituição da Comissão Eleitoral para a eleição dos novos órgãos da Comissão Nacional de Eleições.

O deputado João Seidi Ba Sané será o presidente e para o secretário foi escolhido o deputado, Abel da Silva.

Ainda foram eleitos os membros Daniel Suleimane embalo, Suzi Barbosa e João Batican Ferreira para a comissão eleitoral que vai dirigir os trabalhos para a eleição do presidente e secretário executivo da CNE.


Braima Darame

EXCLUSIVO - Confira a lista nominal de candidatos ao secretariado da Comissão Nacional de Eleições



Braima Darame

Corte de energia na Assembleia Nacional Popular em plena sessão extraordinária

 

Braima Darame


ESTUDO - EUA desperdiçam 150 mil toneladas de comida por dia

Os norte-americanos desperdiçam todos os dias 150 mil toneladas de comida, o equivalente a 400 gramas por pessoa, apurou um estudo, divulgado na quarta-feira, pela revista PLOS ONE.


A investigação identificou que frutas e legumes são os produtos mais lançados para o lixo.

Esta comida desperdiçada foi cultivada em cerca de sete por cento dos terrenos agrícolas dos EUA, onde foram produzidos com recurso a milhares de milhões de litros de água, e equivale a 30% das calorias consumidas diariamente por cada habitante dos EUA.

As frutas e os legumes representam 39% do conjunto destes produtos, bem à frente dos laticínios (17%), da carne (14%) e e dos cereais, com 12%.

Ao contrário, os produtos menos suscetíveis de serem desperdiçados estão as batatas fritas, o óleo, os açucarados e as bebidas sem álcool.

"Os regimes alimentares de melhor qualidade são baseados em maiores proporções de frutas e legumes, que são desperdiçadas em maior quantidade do que os outros produtos", explicou Meredith Niles, co-autora do estudo e professora na Universidade do Vermont, os EUA.

"Comer saudavelmente é importante e fonte de numerosos benefícios, mais quanto mais seguirmos estes regimes, mais devemos estar conscientes do desperdício alimentar", acrescentou.

O estudo, baseado em estatísticas oficiais e sondagens sobre o desperdício alimentar, entre 2007 e 2014revela um impacto "consequente" em matéria de ambiente e sobre os agricultores.

"Este desperdício correspondeu a colheitas produzidas" com mais de 350 milhões de quilos de pesticidas e e cerca de mil milhões de quilos de adubos "em cada ano", segundo a mesma fonte.

Entre as possíveis soluções para este problema, o estudo propõe ensinar os consumidores a melhor preparem e armazenarem os frutos e legumes frescos e sugere integrar os esforços para evitar o desperdício alimentar em programas governamentais.

"O desperdício alimentar é uma questão que se manifesta em vários níveis", declarou o autor principal do estudo, Zach Conrad, do serviço de investigação agrícola do Estado do Dacota do Norte, que depende o Departamento da Agricultura.

"Abordá-los (àqueles níveis) de maneira holística vai ser cada vez mais importante para encontrar os meios duráveis para responder às necessidades de uma população mundial em crescimento", acrescentou.

NAOM

Sessão plenária extraordinária da Assembleia Nacional Popular


O Presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, convocou para esta quinta-feira uma sessão extraordinária da plenária do hemiciclo para eleger o novo presidente da Comissão Nacional das Eleições e decidir a prorrogação do mandato dos deputados até à tomada de posse dos novos parlamentares.

A prorrogação do mandato dos deputados foi decidida pelos dois principais partidos no Parlamento guineense, Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC) e Partido para a Renovação Social (PRS ), e para tal será promovida uma revisão pontual da Constituição do país.

A sessão que decorre na presença dos representantes da Comunidade Internacional, atores políticos, entre outros convidados, ainda não começou.

O parlamento não reunia desde Janeiro de 2016.











Braima Darame

Homenagem - Procurador-geral da República distinguido com Diploma de Mérito

Bissau, 18 Abr 18 (ANG) – A Associação dos Filhos e Viúvas dos Combatentes da Liberdade da Pátria atribuiu terça-feira diploma de mérito ao Procurador-geral da República, “pelo esforço e empenho demostrado na resolução de problema salarial dos mesmos”.

Na ocasião, Bacar Biai agradeceu o gesto e garantiu que vai continuar a advogar pela causa desta natureza.

Reafirmou  que a Procuradoria-geral da República estará atenta à tentativas de desvio de  dinheiro dos combatentes da liberdade da pátria.  

Biai considerou que a  Guiné-Bissau não pode avançar enquanto os combatentes de libertação da pátria e seus familiares não forem respeitados pelas autoridades competentes.

Garantiu  que as preocupações apresentadas pelos filhos e viúvas de combatentes da liberdade da pátria, serão transmitidas ao novo executivo liderado pelo Primeiro-ministro, Aristides Gomes.

“Enquanto combatente da liberdade da pátria, o problema que vos afecta também me afecta. Não vejo como não participar na busca de solução para por fim à essa situação”, disse o Procurador.

Aquele responsável acrescentou por outro lado que o relatório das fiscalizações feitas pelos sucessivos governos sobre os fundos disponibilizados aos combatentes da liberdade da pátria, vai ser  apresentado  à Associação dos filhos e viúvas dos combatentes , para que fiquem esclarecidos sobre vários assuntos.

O Presidente da Associação dos Filhos dos Combatentes da Liberdade da Pátria (AFCLP), Domingos Tamba , em nome dos  associados, agradeceu  a prontidão demostrada pelo Procurador-geral da República e sua equipa na resolução de problema salarial dos combatentes.

Tamba exige que o  próximo governo se  engaje na criação de uma reforma condigna para os combatentes da liberdade da pátria.

“Enquanto filhos de combatentes, exigimos que a estes homens que ontem trocaram a sua juventude para libertar esta pátria sejam criadas condições favoráveis para viverem”, disse. 

ANG/LLA/JAM/SG