domingo, 27 de setembro de 2020

Porque é que os países africanos não podem ter sucesso como alguns países ocidentais⁉

Fonte: Agência de Notícias da Guiné-Bissau

Nunca se esqueçam

Porque é que os países africanos não podem ter sucesso como alguns países ocidentais⁉

Simples, é porque o mundo em que amamos é controlado pelo imperialismo ocidental do racismo.

As Nações Unidas, Banco Mundial, FMI são todas controladas pelos governos ocidentais para salvar os seus interesses egoístas.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem todos os cinco, mas a China é um país não controlado (quero dizer, a América é gerida por descendência europeia branca

Toda vez que uma nação africana tenta forjar o seu próprio caminho, o Ocidente irá acusá-lo uma coisa ou outra, colocar sanções nele para aleijar a sua economia, bomba etc.

O homem branco quer que sejamos dependentes para sempre deles para que possam continuar a explorar-nos para o seu próprio bem egoísta.

Os grupos rebeldes de armas ocidentais em toda a África para desestabilizar governos centrais progressistas na África.

Cuidado, nenhuma nação africana produz foguetes ou armas sofisticadas.

Durante conflitos internos, empresas ocidentais extraem minerais quer de rebeldes ou outros meios tortos a pouco custo sem ter que pagar qualquer imposto aos nossos governos africanos.

Nem todos os africanos são corruptos.

Podemos alcançar muito mais se o Ocidente e o não Africano pudessem ficar longe do nosso negócio e parar de fingir que se importam porque tudo o que fazem é enviar uma mensagem distorcida sobre a Afrika com as suas organizações de caridade fraudulentas e jornalistas que preferem exibir as coisas negativas mais do que as positivo sobre a nossa Afrika e o seu povo.

Eles propagam a noção de que os africanos são degenerados e incapazes de cuidar de si mesmos.

Nós temos tudo para dar certo.

África Profunda

Parece trivial mas é o óbvio - JAAC em Ação- Seminário online da JAAC Portugal, base DAMAIA....O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

Parece trivial mas é o óbvio 

JAAC em Ação- Seminário online da JAAC Portugal, base DAMAIA.

200- É tudo orgânico, é uma honra e alegria para mim, ver o Domingos Simões Pereira, agora está a fazer o que ele devia ter feito a muito tempo, oposição consistente, dizer que: qualquer POLÍTICO tem como objetivo dedicado a duas tarefas um, é ser eleito, outro é ter capacidade de representar o povo na fiscalização na ANP, as circunstâncias e o tempo afirmam, de que o DSP deve estar a disposição para fazer oposição.

300-  Agora a tarefa mais importante é criar um corrente de opinião extremamente forte capacitado para as novas embates POLÍTICOS que vem logo, para renovação dos órgãos de soberania nacional que reside no povo, essa nova dinâmica é a página em função do domínio dos eleitores do País.

400- Adelgaçar os erros das novas autoridades do País, e mostra as possíveis soluções, com melhores planos, projetos, como um conjunto contável totalmente ordenado, define-se o tamanho de uma sequência pelo número de elementos objetivos  para um Guiné-Bissau democrática, nos próximos 10 anos, que esta possui, podendo acreditar em te como alternativa nacional.

500- Agora é a hora de continuar nos debates públicos e dialogar com as identidades juvenis, e para aproveitar elaborar um projeto nacional de desenvolvimento como dever de esperança, e tenta mudar essa turma politizada que está sob comando de mcci, sem lógica porque os que estão frente do movimento não têm credibilidade para fazer política.

600- DSP deve afastar todos os ativistas agressivos que falam em o seu nome nas redes sociais, que estão a fazer suposições de má fé, insultos contra Presidente da República, e chefias militares do país, porque isso não vai ajudar em nada, seja um fator moderador para nova página, isso é o facto histórico que leva a reflexão profundamente responsável inteligente com exército de militantes e simpatizantes críticos civilizados decentes, DSP sem dúvidas ou quaisquer equívocos deve travar os militantes que estão a tentar contra o normal funcionamento regular das instituições democráticas do país.

700 -E é flagrante de que DSP também tem como a missão de se reconciliar com partidos POLÍTICOS do País, e restabelecer as suas alianças, e começar um trabalho intenso nas bases das suas estruturas dentro e fora do País, e daí resta mostrar para o povo amado quais são as suas propostas para o País, falar da economia, educação, saúde, segurança, tecnologia, eu me refiro serviços, e realização objetivos, para o País.

800-DSP, não deve voltar a fazer os mesmos erros que têm cometido na jornada anterior, esses erros são: falta de capacidade para negociação, e não volta mais a trabalhar com orgulho emocional, sempre tenha o poder da compreensão de bitransitivo e pronominal, isto é colocar perto de alguém que pode ser útil para bem estar SOCIAL coletivo de todos nós.

Para mim, POLÍTICA vida e a sociedade civil organicamente é como às salas de cinema o filme de ideologias da realizadora Guineense.

900- DSP aqui fica os meus  argumento para ir ver este filme depois de 4/5 anos: permite-nos pensar, influenciados pela genialidade e coragem de uma pensadora raramente igualável na história do pensamento POLÍTICO, não é por acaso que sempre gosto de dizer que sou autoridade de DIREITO, temos sentidos diferentes mas muitas pessoas não estão prontos para fazer POLÍTICA na Guiné-Bissau.

001- Guineenses, quem quer que seja DSP, porque ele projetou com grande dignidade, a representação da Guiné-Bissau no estrangeiro, seja porque eternamente DSP ainda é amado por milhões de pessoas, se não a DSP, as pessoas que o amam merecem o respeito e elas são os milhões, isso tem muito importância para o nosso tecido nacional, que fica claríssimo de que, DSP não é inimigo mas sim apenas um adversário POLÍTICO.

Afirma o Democrata em ação.

#Genebra24

Sobre o vídeo live desse raposa que tem rabinho entre as pernas, irmão atento tenha um contraponto bem interessante a essa mensagem para ajudar na reflexão sobre imbecilidade que não tem sentido...O Democrata Osvaldo Osvaldo


Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

100- Sobre o vídeo live desse raposa que tem rabinho entre as pernas, irmão atento tenha um contraponto bem interessante a essa mensagem para ajudar na reflexão sobre imbecilidade que não tem sentido.

200- Sana Cante é um NEGRO NA SOCIEDADE ESCRAVOCRATA, muito adormecido, Cante, merece tratamento compulsório.

300- Explicação para mim, é muito claro é contundente, pensar no "general de pijama" conhecido como DSP, significa Saudades de Quem Já se foi.

400- Sana Cante alejado em direito anda espalhar universo de fake news, presta bem atenção: A) 500- Ganhar as eleições não é uma fatalidade na vida Guineense, saiba disso bobão depressivo.

600- Cante é um pateta infeliz mas que infelizmente se julga feliz! 

700- Um sem juízo e muito triste! 

800- O palhaço representa uma turma impressionantemente politizada.

Vou resumir 

-----------------

900- Este artigo traça um perfil histórico das diferentes interpretações das loucuras que Sana Cante, alejado em direito anda espalhar a muito tempo nas redes sociais, permitindo vislumbrar a própria história da saúde mental dele como mal formado em direito. 

001- Desde seu caráter dentro MCCI, mítico inicial até explicações racionais, do palhaço passando pela intolerância ao diferentes assuntos de direito que ele não tem domínio mas mesmo assim ele  continua fazer aventuras gratuitas mediáticas sem limites nas redes sociais.

002-  Na minha opinião pessoal, até sua caracterização como doença de bajulação e subserviência é vergonhoso. 

003- Eu vejo Sana Cante, na condição de doente mental, que precisa de tratamento e possível cura meu irmão.

004- Sana Cante, vai para hospitais psiquiátricos, os quais se tornaram símbolos da exclusão e resgate de cidadãos que estão a fazer suposições da cidadania sem qualificação, suas análises está numa profundidade de água de cerca de 2450 metros, longedo mundo de direito, só na Guiné-Bissau você pode ser chamado de Jurista.

005-  As recorrentes denúncias de violência e desrespeito que o otário tem feito na Suíça impulsionaram a reforma deste modelo de assistência psiquiátrica, pautando-se na desinstitucionalização e no resgate da sua cidadania como um cidadão consciente com juízo dos seus valores da pátria. Foi a mesma sensação que tive quando alguém me enviou essa notícia! Não teria adiantado nada quando vi a imagem da Suíça, eu tivesse dito algo à pessoa que me mandou pois, em termos académicos ou intelectuais Sana Cante carece dessas bênçãos!

Tal como subscrevo a leitura integralmente de que o palhaço é um burro.

004- Sana Cante, o respeito à singularidade e subjetividade do doente mental que Tu representa é uma vergonha da pátria mamã Guiné.

005- A partir disso, no meu olhar como um estudioso de direito, a legislação Guineense, sempre passou a garantiu os direitos e deveres tanto dos doentes mentais como dos médicos que deles cuidam, garantindo o respeito à dignidade humana em toda sua essência, inclusive no que tange a autonomia do paciente com relação ao tratamento compulsório, nesta ótica estou a pedir o PM, Nuno Gomes Nabiam, junto da sua equipa para ajudar o Sana Cante, fazer tratamento na custa do Estado.

Afirma o Democrata em ação.

Deixem de conspirar contra o Estado só porque perderam as rédeas do poder por culpa própria... Fernando Casimiro

Por Fernando Casimiro 

É na Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, o nosso Parlamento, que todos os assuntos políticos, sociais e económicos, numa perspectiva de Desenvolvimento, devem ser apresentados/debatidos/discutidos e, aprovados ou rejeitados, pelos Deputados da Nação, enquanto Representantes de todo o nosso Povo, eleitos pelas listas dos Partidos políticos concorrentes às eleições legislativas.

Tudo o que for feito por políticos, sobretudo, deputados da Nação e líderes partidários, fora do contexto parlamentar, é uma afronta à Democracia e ao Estado de Direito democrático. 

Deixem as plataformas virtuais, enquanto Deputados/políticos, quiçá, Representantes do Povo e Servidores públicos, e retomem os vossos lugares e responsabilidades no Parlamento, em prol da Democracia e do Estado de Direito; em prol do Interesse e do Desenvolvimento, Nacionais!

O conflito eleitoral das eleições presidenciais foi dirimido pelo recente Acórdão do Supremo Tribunal de justiça da Guiné-Bissau; a nível das eleições legislativas, não está em disputa judicial a composição da maioria parlamentar. 

Então?!

O espaço político passou a ser virtual?

Os políticos já se confundem com os activistas, mas com estatuto, responsabilidades, direitos e regalias que ao cidadão comum é negado?

Vamos lá, rapazes, sejam responsáveis, democratas, patriotas!

Deixem de conspirar contra o Estado só porque perderam as rédeas do poder por culpa própria...

A Guiné-Bissau e os Guineenses agradecem por iniciativas e acções responsáveis, pacíficas, democráticas, pluralistas, positivas e construtivas, em prol da Democracia e do Estado de Direito, e em defesa do Interesse Nacional, focado no Desenvolvimento e na Afirmação da Nação Guineense!

Positiva e construtivamente. 

Didinho 27.09.2020

COVID-19 - Meio milhão de tubarões poderão ser mortos devido à vacina da Covid-19

© iStock

Notícias ao Minuto  27/09/20 

Maior parte das vacinas que estão a ser desenvolvidas para combater o novo vírus utilizam esqualeno, um óleo produzido pelo fígado dos tubarões. Ativistas temem que a necessidade desta substância leve à extinção de algumas espécies de tubarões.

500 mil de tubarões poderão ser mortos para o fabrico de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a Sky News, os tubarões produzem um óleo no fígado, conhecido como esqualeno, que está a ser utilizado no desenvolvimento de muitas das vacinas que estão a ser criadas para combater o coronavírus. 

O esqualeno já é uma substância a que a medicina e a estética recorre há algum tempo, sendo que no caso de uma vacina contra vírus, este ingrediente é especialmente utilizado pois aumenta a eficácia do tratamento.

Por exemplo, detalha o órgão de comunicação britânico, a farmacêutica inglesa GlaxoSmithKline usa atualmente este óleo nas suas vacinas contra a gripe.

Segundo a associação norte-americana Shark Allies, para se obter uma tonelada de esqualeno são necessários três mil tubarões e para toda a população mundial receber uma dose da vacina contra a Covid-19 será necessário matar cerca de 250 mil destes animais marinhos. Para duas doses, serão necessários meio milhão de tubarões e assim consequentemente.

Para garantir que os tubarões não se tornam numa espécie em vias de extinção devido a esta vacina, cientistas estão a testar uma alternativa ao esqualeno, uma versão sintética feita através de uma fermentação da cana de açúcar. Contudo, ainda não há uma solução. 

"Há tantas dúvidas sobre a dimensão e quanto tempo demorará esta pandemia, que se continuarmos a usar tubarões, o número de tubarões que usaremos para combater este vírus poderá ser muito alto, ano após ano", alertou Stefanie Brendl, fundador e diretor executivo da Shark Allies, recordando que, atualmente, estima-se que três milhões de tubarões sejam mortos todos os anos devido ao esqualeno.

Posto isto, peritos mostram-se preocupados com o aumento da procura do oléo do fígado dos tubarões e teme que a necessidade de esqualeno leve à extinção de algumas espécies destes animais marinhos, cujo algumas já estão em risco de desaparecer. 

Covid: Mais de 998 mil mortes e quase 33 milhões de casos a nível mundial

© Reuters

Por LUSA  27/09/20 

A pandemia de covid-19 já causou 998.463 mortes e mais de 32.915.550 casos de infeção a nível mundial, um aumento de cerca de 5.500 mortes e quase 300.000 diagnósticos positivos em relação a sábado, avança a AFP.

Os números são uma estimativa que não reflete "mais que uma fração do número real de contágios", esclarece a agência francesa, já que há vários países com pouca capacidade de testagem.

Ainda assim, apontando para mais 5.529 mortes e 299.285 diagnósticos positivos do que no sábado, esta agência noticiosa estima que já se atingiram, a nível mundial, pelo menos 998.463 mortes e 32.915.500 casos de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Segundo o balanço relativo às últimas 24 horas, os países com mais mortes são a Índia (1.124), os Estados Unidos (871) e o Brasil (869).

Os Estados Unidos são o país com mais mortes contabilizadas até agora com a covid-19, com 204.499 em 7.079.689 casos diagnosticados, num país que regista ainda 2.750.459 recuperações.

Depois dos Estados Unidos, os países mais atingidos são o Brasil, com 141.406 mortes em 4.717.991 casos, a Índia, que regista 94.503 mortes e 5.992.532 diagnósticos, o México, onde morreram 76.243 pessoas e 726.431 ficaram infetadas, e o Reino Unido, que soma 41.971 mortes e 429.277 casos.

Comparando o número de mortes com a população total, o Peru é o país mais afetado, registando 97 mortes por cada 100.000 habitantes, seguindo-se a Bélgica, com 86 mortes por 100.000 habitantes, e a Bolívia, a Espanha e o Brasil, em que esse rácio é de 67/100.000.

Na China, excluindo os territórios de Macau e Hong Kong, há 14 novos casos e nenhuma morte a registar nas últimas 24 horas, somando, desde o início do surto, 85.351 e 4.634 mortes.

A América Latina e as Caraíbas totalizam hoje 340.421 mortes face a 9.163.938 casos, a Europa 229.771 mortes e 5.249.793 casos, os Estados Unidos e o Canadá contam 213.801 mortes e 7.231.278 casos, a Ásia 134.217 mortes e 7.863.208 casos, o Médio-Oriente 44.280 mortes e 1.921.513 casos, a África 35.022 mortes e 1.454.323 casos e a Oceânia 951 mortes 31.506 casos.

O balanço foi realizado a partir de dados recolhidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e de informações da Organização Mundial de Saúde.

Devido a correções feitas pelas autoridades ou publicação tardia dos dados, os números do aumento de 24 horas podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

Em Portugal, morreram 1.944 pessoas dos 72.939 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Portugal tratou 8.344 doentes oriundos dos PALOP em quatro anos, a maioria da Guiné-Bissau

@Lusa

Visao.sapo.pt   27.09.2020

O Serviço Nacional de Saúde tratou 8.344 doentes oriundos dos países africanos lusófonos, entre 2016 e 2019, sendo a maioria oriunda da Guiné-Bissau, segundo dados oficiais

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tratou 8.344 doentes oriundos dos países africanos lusófonos, entre 2016 e 2019, sendo a maioria oriunda da Guiné-Bissau, segundo dados oficiais.

Estes doentes, que são enviados para Portugal ao abrigo dos acordos de cooperação entre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, são portadores de doenças que precisam de cuidados especializados que não existem nos seus países.

As especialidades mais procuradas são a cardiologia, a oncologia, a oftalmologia, a pediatria, a urologia, a otorrinolaringologia, a cirurgia geral e cirurgia pediátrica, a ortopedia e a neurocirurgia.

Segundo dados da Direção Geral da Saúde (DGS), nestes quatro anos a Guiné-Bissau foi o país que fez mais evacuações médicas para Portugal (53%), seguindo-se Cabo Verde (31%) e São Tomé e Príncipe (12%).

No total, Portugal tratou 1.748 doentes enviados por estes países africanos de língua oficial portuguesa em 2016, 2.705 em 2017, 2.307 em 2018 e 1.595 em 2019.

No ano passado, Angola enviou para Portugal 46 doentes, Cabo Verde transferiu 619, a Guiné-Bissau 681, Moçambique 35 e São Tomé e Príncipe 234.

Nestes anos, Angola enviou em 2018 o maior número de doentes para Portugal (123), tal como a Guiné-Bissau (1.682), Cabo Verde e São Tomé e Príncipe enviaram mais em 2018 (659 e 284 respetivamente) e Moçambique atingiu o maior número em 2019, com 35 doentes.

Estes acordos de cooperação internacional no domínio da saúde visam assegurar, nas mesmas condições dos cidadãos nacionais, a assistência médica de doentes enviados pelos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Em Portugal encontram cuidados de saúde hospitalares e em regime de ambulatório no SNS, para os quais o sistema de saúde do país de origem não tem capacidade técnica para os prestar.

Segundo a DGS, estes doentes estão sujeitos a regras e procedimento no acesso ao SNS que os distinguem dos demais cidadãos estrangeiros, por força da aplicação dos referidos acordos de cooperação, adquirindo o estatuto de doentes evacuados.

Para receberem o tratamento em Portugal, estes doentes têm de ser aprovados pela Junta Médica Nacional ou pela autoridade de saúde competente do respetivo país de origem.

SMM // VM


PEDRO JOSÉ DA SILVA É O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO GUINEENSE DE MEDICINA DESPORTIVA

26/09/2020 / Jornal Odemocrata 

O novo presidente da Associação de Medicina Desportiva da Guiné-Bissau (ASMED), Pedro José da Silva, tomou posse este sábado, 26 de setembro de 2020, tendo prometido “trabalho sério” nos próximos quatro anos para reorganizar e dinamizar a associação dos profissionais de saúde que atuam no setor desportivo do país.

A investidura de novos órgãos sociais da Medicina Desportiva decorreu nas instalações do Comité Olímpico e foi presidido pelo diretor geral dos Desportos, Alberto Dias.

“Eu prometo que, de mãos dadas com a minha equipa, vamos trabalhar para o desenvolvimento do futebol nacional. O nosso objetivo à frente da associação passa pela dinamização e organização do setor da medicina desportiva”, explicou José da Silva.

A última assembleia geral dessa organização foi realizada em 2013. A que elegeu a nova direção decorreu no passado dia 12 de setembro nas instalações do Estádio Lino Correia, em Bissau, e contou com único candidato. 

O recém eleito presidente agradeceu a confiança dos associados e anunciou que uma das suas apostas será a formação e capacitação dos profissionais associados. Garantiu, neste particular, que vai resolver o problema de carência em profissionais nos diferentes campos onde praticam o desporto para dar assistência aos atletas nacionais.

Presente na cerimónia, o diretor geral dos Desportos, Alberto Dias, lembrou ao recém eleito que aquela organização é importante na modalidade desportiva e que contará com colaboração da sua direção para nova época desportiva que se avizinha.

Desde março do ano em curso, as atividades desportiva da Guiné-Bissau foram bloqueadas devido à pandemia do novo coronavírus.

Por: Alison Cabral 

Foto: A.C