quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

PAIGC REÚNE O BUREAU POLÍTICO E COMITÉ CENTRAL ANTES DO CONGRESSO

O Bureau Político e Comité Central do PAIGC reúnem-se a 06 deste mês em Bissau para delinear e deliberar sobre o congresso do partido marcado para “31 de Janeiro a 04 de Fevereiro”, a realizar-se na sede nacional dos libertadores em Bissau.

Falando hoje à imprensa, o secretário-geral do PAIGC garante que os preparativos do nono congresso do partido estão num bom ritmo.

Aly Hijazi, presidente da comissão organizadora do magno congresso disse que o encontro deve ser o “momento de confraternização entre os militantes e dirigentes do partido e não criar sensibilidades e grupos armados até aos dentes para tentar arruinar o PAIGC”.

Hijazi admite promover ainda, uma reunião da Comissão Permanente no dia 05 de janeiro para permitir que tudo corra como previsto.

Congresso do PAIGC está marcado para 31 de Janeiro a 04 de Fevereiro na sede nacional dos libertadores em Bissau.

Notabanca; 03.01.2017

Suspensão do presidente da CMD - "Ministro da tutela considera de “normal em caso de desobediência”

Bissau, 03. Jan. 18 (ANG) – O Ministro da Administração Territorial considera de “normal” o despacho por si assinado de suspensão do Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), “quando há desobediência”.

Sola Nquilim na Bitchita que falava hoje a imprensa sobre a suspensão do Baltazar Cardoso a frente do CMB, acrescentou que tomou a medida no “quadro normal do funcionamento da Administração Pública”.

“E, neste momento foi aberto um processo disciplinar contra a sua pessoa (Baltazar Alves Cardoso), que está a decorrer os trâmites normais para uma eventual responsabilização”, explica o governante.

De acordo com o despacho do Ministro da Administração Territorial, Baltazar Cardoso é suspeito de “sérios indícios de corrupção, de gestão danosa, de peculato e de nepotismo e nomeações desajustadas”, enquanto responsável máximo da edilidade camarária de Bissau”.

Ainda, Sola Nquilim na Bitchita mandou suspender de serviço os indivíduos nomeados pelo Cardoso, bem como proibiu-os de entrar no edifício/sede e delegacias da CMB até a conclusão dos trabalhos de investigação.

Sobre este assunto, a reportagem da ANG que foi a Câmara Municipal Bissau para constatar factualmente o cumprimento do despacho do Ministro, sabe, através duma fonte que o Presidente suspenso se encontrava em casa e o Vice-Presidente, Carlos Costa que, interinamente dirige a CMB, convocou uma reunião para hoje.

Tanto o Ministro da Administração Territorial, Sola na Bitchita, como o Presidente da Câmara Municipal suspenso, Baltazar Cardoso, são dirigentes do Partido da Renovação Social no governo.

Até agora, nem esta formação política, nem o Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, proferiram quaisquer palavras sobre a questão.

ANG/QC /JAM

Fotos: a china legalizada a ingestão de bebês abortado.

O que está acontecendo com o mundo? 😈😡👊
Triste dizer que isso é legal na #China 😭



 




infotainmentspy.com

OPINIÃO: TAP + ALHADA = TRAPALHADA

Uma situação infeliz: no ano de 2012, uma tripulação é forçada a transportar cidadãos de nacionalidade síria no avião da TAP com a finalidade e intenção de entrar em Portugal. Este episódio foi classificado pela Administração da TAP como “grave quebra de segurança”, que culminou na suspensão dos voos entre Bissau e Lisboa.

Diz o ditado popular que “caranguejo que dorme a onda leva”, no caso concreto dos passageiros guineenses que se deslocam “de cá para lá e, de lá para cá”, passaram a ser transportados via Marrocos, com imensas horas de escala e transtornos incalculáveis; a larga maioria dos guineenses terá um familiar ou conhecido que tenha sofrido tal travessia do “deserto”!

É função de um Governo, outras, enquanto órgão superior da Administração Pública, dirigir os serviços e a actividade da administração directa do Estado, civil e militar, praticar todos os actos exigidos pela lei respeitantes aos funcionários e agentes do Estado e de outras pessoas colectivas públicas; e, em geral, tomar as providências necessárias à promoção do desenvolvimento económicosocial e à satisfação das necessidades colectivas.

Com a arte e o engenho negocial do Governo de Domingos Simões Pereira, os voos directos para Bissau foram retomados em Novembro de 2014, reunindo novamente este povo sofrido e explorado pelo monopolizador TAP, através da Companhia Privada EuroAtlantic. Pela primeira vez um bilhete para Bissau não custava cerca de VINTE ordenados mínimos da Guiné! Com a EuroAtlantic, aumentam-me os voos, reduzem-se os preços dos bilhetes e aparentemente todos os guineenses estão satisfeitos.

Porém, porque a Guiné-Bissau é uma nação onde o bem-estar colectivo incomoda certa gente, dos bastidores das representações teatrais, a que alguns chamam de política elaborou-se a rasteira a um Governo Legítimo e de maioria parlamentar, sem fundamentos nem argumentos.

José Mário Vaz, na sua insuficiente visão sobre quais são os supremos interesses do povo e da nação e na sua impreparada habilidade política, elege Baciro Dja para Primeiro-ministro. Se outros são insuficientes na visão e improperados na habilidade, este senhor que agora nos apresentam como o novo Chefe do Governo da Guiné-Bissau, é além de extremamente traiçoeiro – a pior característica que qualquer ser-vivo deve ter –, também um indivíduo intriguista, politicamente rodado mas tecnicamente débil. 

Leitor NÃO identificado

Ditaduraeconsenso.blogspot.sn

Eleições 2018 - CNE reafirma condições para realização do sufrágio em Maio deste ano

Bissau 03 Jan 18 (ANG) – O Secretário Executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirmou hoje que a instituição está tecnicamente em condições para realizar as próximas eleições legislativas no mês de Maio do ano em curso.

Pedro Sambú deu estas garantias a saída de um encontro com o Chefe de Estado, tendo acrescentado que ao longo da audiencia explicaram isso mesmo a José Mário Vaz.

“O Presidente da República foi receptivo em relação a nossa explicação”, limitou-se a responder a questão de como foi a resposta de Jose Mario Vaz, que, como se sabe, eh o único que possui a prerrogativa de marcar a data das eleições.

“Tínhamos entregado o cronograma eleitoral desde o ano passado e estamos a aguardar a decisão do Presidente da República. No cronograma está prevista entre outras acções a actualização do caderno eleitoral, antes das eleições“, explicou.

Sambú lembrou que deve haver primeiro uma decisão do Chefe de Estado para só depois executar o cronograma.

Sobre a questão de eleição do novo Presidente da CNE, esclareceu que tal não foi objecto de conversa com o Presidente durante a audiência, no entanto, referiu que isso é matéria de exclusiva competência da Assembleia Nacional Popular (ANP.

“Nos termos da lei é possível o Secretário Executivo substituir o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, mas caberá a ANP decidir sobre isso uma vez que estamos no fim do mandato”, disse.

ANG/MSC/AC/JAM

Quadra festiva - Balanço 2017 foi melhor que ano passado - POP

Bissau, 3 Jan 18 (ANG) – O Comissário-geral da Policia de Ordem Publica (POP) regozijou-se terça-feira com o facto de a quadra festiva deste ano ter registado um balanço menos trágico comparativamente a de 2016.

Celso de Carvalho
De acordo com Celso de Carvalho, registou-se apenas um morto durante toda a quadra festiva de Natal e Novo Ano, contra os 5 perecidos no período homologo no ano passado.

Defendeu que este ano a operação de prevenção do ano novo foi muito melhor que o Natal, pois em termos estatísticos o balanço foi muito melhor, sobretudo nos aspectos de criminalidade, agressões física e acidentes de viação.

“No Natal houve 9 casos de furtos contra 1 na passagem do ano, em relação a agressão física a festa do nascimento de cristo registou 41 casos, enquanto no novo ano 8, roubo no Natal foi de 9 casos e no fim do ano 2, acidentes de viação foram 10 casos com um morte e no revellion igual número de casos mas sem óbito”, explicou. 

“A prevenção deste ano foi aquém do esperado”, manifestou tendo associado a imprensa no sucesso da operação de prevenção, graças as mensagens por esta difundidas e que contribuíram para a aparente acalmia que se verificou este ano.

Para Celso de Carvalho a consciência cívica dos cidadãos falou mais alto, pois desde o Natal se notou um ambiente bastante apreciável da parte da população, no entanto reconheceu que na passagem do ano foram reforçados efectivos policiais para patrulhas nas vias publicas e nos bairros.

“Na operação Ano Novo reforçamos mais 500 homens sobre os 1500 que estiveram em serviço durante o Natal”, revelou.

ANG/JÁM

Justiça - "Interesses Politicos” ditaram Aquivamento de Caso “Nino” Vieira

Bissau, 03 Jan 18 (ANG) - O analista político Suleimane Cassama questiona a decisão do Ministério Público da Guiné-Bissau de mandar arquivar as investigações sobre a morte do ex-Presidente guineense "Nino" Vieira, e fala em "falta de vontade".

“Normalmente, os crimes públicos não prescrevem, muito menos havendo vontade do Ministério Público em avançar com as investigações”, foi esta a reação do analista à decisão do Ministério Público da Guiné-Bissau, que por ordem do Tribunal Constitucional vai mandar arquivar o processo de investigações sobre o assassinato, a 2 de março de 2009, do ex-Presidente "Nino" Vieira e do ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié.

O anúncio disso foi feito dia 28 de Dezembro findo pelo procurador-geral da República, Bacari Biai.

Suleimane Cassama diz que o Ministério Público da Guiné-Bissau nunca se posicionou de forma clara sobre as investigações. "Surpreende-nos que o procurador-geral venha dizer que baseia a sua posição no acórdão do Supremo Tribunal de Justiça. Um acórdão que, simplesmente, retira ao Ministério Público algumas competências e que o próprio Ministério Público não reconhece", sublinha.

Em entrevista à DW África, o analista político salienta ainda que a retirada de competências ao Ministério Público não é motivo para este arquivar o processo definitivamente.

Para Suleimane Cassama, por trás da decisão de mandar arquivar as investigações existem "interesses políticos e financeiros". "Estamos a falar de crimes de sangue de pessoas com cargos públicos, nomeadamente o Presidente da República e o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. Portanto, aqui há interesses. No meu entendimento, alguns interesses políticos e até de origem inconfessável, até pode ser financeiro", afirma.

O analista sublinha que a morte de "Nino" Vieira e de Tagmé Na Waié deve ser esclarecida e que não se pode tomar decisões sem conhecer os autores dos crimes.

Para o especialista, a saída para o problema deveria passar por uma discussão na Assembleia Nacional Popular, mas num "contexto político normal" no país, que vive atualmente uma crise política profunda.

Suleimane Cassama questiona ainda por que motivo foram escolhidos estes dois processos, sabendo que existem muitos outros casos de crimes de sangue.

"Há processos que estão lá. Porque é que o procurador vai precisamente selecionar [estes casos]? Que nos traga uma interpretação que diga isso. Porque é que ele, do mesmo modo, não encerra outros crimes de sangue? Portanto, não se consegue compreender o porquê de posicionar-se exatamente nesta situação, com base num acórdão que não diz nada sobre o assunto. Isso é no mínimo incompreensível", questiona.

O procurador-geral da República, Bacari Biai, responde às críticas, afirmando que não foi ele quem selecionou os processos, cujas investigações deverão ser suspensas. "Eu não escolhi! Isso não levanta a questão de que eu escolhi aleatoriamente estes crimes, não é nada disso", reagiu.

Em entrevista à DW África, o procurador-geral disse ainda que não concorda com a diretriz do Tribunal Constitucional, porque acha que vai prejudicar as investigações.

Bacari Biai afirmou aos jornalistas que o processo deve ser arquivado, porque o Tribunal Constitucional manda que seis meses depois do início de qualquer averiguação em curso no Ministério Público ou há uma acusação ou o processo é arquivado.

O procurador explicou que a investigação da morte de "Nino" Vieira não avançou por não ter sido possível ouvir a versão de Isabel Vieira, esposa do falecido Presidente, na qualidade de testemunha ocular do assassínio do marido.

ANG/Dw