domingo, 18 de fevereiro de 2024

 10.24pm

Deputado Secuna Baldé CE-18 de Madem-15, está em Mafanco_ Sonaco



África pede aos EUA para prologarem programa de luta contra a SIDA

© Lusa

POR LUSA    18/02/24 

Os chefes de Estado africanos vão pedir aos EUA para renovarem o programa de combate à propagação do VIH-SIDA, anunciou hoje na Etiópia o chefe do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) da União Africana (UA).

Lançado em 2003 pelo ex-Presidente dos EUA George W. Bush, o Plano de Emergência contra a SIDA é um dos principais programas mundiais para a luta contra a SIDA.

O programa beneficiou até recentemente de amplo apoio do Congresso norte-americano, mas recentemente os congressistas decidiram não o renovar, devido a controvérsias internas sobre questões relacionadas com o aborto.

Hoje, o diretor do África CDC, Jean Kaseya, anunciou que os chefes de estado africanos "vão enviar uma mensagem clara exigindo a reautorização do Programa", numa declaração feita à margem da cimeira da UA que se iniciou no sábado e termina hoje, em Adis Abeba.

"Temos de agir rapidamente. As estatísticas mostram que os jovens são afetados todos os dias. (...) Perder a nossa juventude significa matar a nossa economia e travar o nosso desenvolvimento", acresccentou Kaseya.

O programa norte-americano fornece anualmente 1,5 mil milhões de euros para combater a SIDA em África, de acordo com Kaseya.

Os especialistas acreditam que o enorme progresso alcançado no continente, com muitas vidas salvas, graças ao programa de luta contra a SIDA ficará em risco, se o programa for suspenso.

Segundo a ONU, apenas 10% das necessidades de financiamento para a luta contra a SIDA até 2025 foram satisfeitas.

Em 2022, 39 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com VIH, segundo a agência das Nações Unidas ONUSIDA, incluindo cerca de 20,8 milhões na África Oriental e Austral.


Leia Também: Os apoiantes de Bassirou Diomaye Faye, candidato da oposição as eleições presidenciais adiadas no Senegal, exigiram hoje a sua "libertação sem demora" em nome da "igualdade de tratamento", segundo comunicado enviado à AFP.

Divergência interna: COMISSÃO NACIONAL PROPÕE ABRIL E MAIO PARA A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO DO PRS

Por: Tiago Seide O DEMOCRATA  18/02/2024  

O Partido da Renovação Social (PRS) poderá realizar o seu congresso extraordinário entre Abril e Maio de 2024, na sequência da morte do presidente dos renovadores, Alberto N’bunhe Nambeia. 

“A convocação urgente do Conselho Nacional (CN) do partido, conforme os estatutos do PRS, para um debate alargado sobre a vida do partido, capaz de reconciliar e acalmar os ânimos e a tomada da decisão da realização do congresso extraordinário do partido, entre Abril e Maio de 2024”, constam da resolução final da Comissão Negocial promovida pela Juventude da Renovação Social entre a Direção Superior e o grupo de Altos Dirigentes do PRS, estes inconformados, com a data de 17 de fevereiro.

Admitiram que, no decurso dos trabalhos do congresso extraordinário depois de resolvida a questão essencial, os delegados possam deliberar a favor da transformação do congresso extraordinário em ordinário, atendendo às várias vicissitudes na arena política nacional. 

No documento, as partes concordam na criação de um espaço de acompanhamento, concertação e coordenação que promova o diálogo e a reconciliação do partido, a ser formado pelos anciãos e personalidades consensuais do partido. 

Durante a vigência dessa resolução final, as partes comprometem-se em respeitar os princípios de não agressão verbal e de todas as formas de ataques e violência contra a honra, bom nome e a imagem do militante, responsável e dirigente, de não manifestação pública dos problemas por via das rádios, redes sociais e comícios populares, e do diálogo para a resolução de todas contendas, através do espaço de acompanhamento, concertação e coordenação. 

Entretanto, o secretariado nacional de Comunicação, Informação, Imagem, Marketing e Relações Públicas do PRS nega que tenha havido um entendimento entre a Direção do partido e o grupo de dirigentes que contesta a liderança do Presidente Interino, Fernando Dias da Costa, tendo prometido controlar tudo quanto passa nas redes sociais sobre o PRS, “em observância aos procedimentos exigidos do partido”.

“Informe-se que todos os documentos publicados de maneira similar a este, ou seja, sem o conhecimento da Direção do partido, são por todos os termos, da inteira responsabilidade de quem os fizer” avisou.

Ainda da direção do partido, o presidente Interino, Fernando Dias da Costa, exonerou do cargo do Presidente da Juventude da Renovação Social, Uffé Vieira Gomes da Silva, justificando que há necessidade de redimensionar as estruturas do partido, tornando-as mais eficazes e adequadas aos objetivos e estratégias políticas pretendidos para um futuro promissor e considerando a conjuntura política atual.

O líder dos Renovadores nomeou Franco Ialá para substituir o antigo líder da Juventude da Renovação Social, que foi nomeado para substituir Vladimir Djomel, no dia 27 de setembro de 2023.

ISRAEL: Netanyahu. Lula cruzou "linha vermelha" após comparações com Holocausto

© Reuters

POR LUSA   18/02/24 

O primeiro-ministro israelita considerou hoje que "comparar Israel ao Holocausto nazi e a Hitler é cruzar uma linha vermelha", após o Presidente brasileiro ter comparado as ações de Israel em Gaza com o extermínio de judeus no século XX.

"Israel luta pela sua defesa e para garantir o seu futuro até à vitória, e fá-lo respeitando o direito internacional", afirmou Benjamin Netanyahu, citado em comunicado.

O governante descreveu as palavras de Lula da Silva como "vergonhosas e sérias" e argumentou que procuram "banalizar o Holocausto" e "o direito de Israel de se defender".

O chefe de Estado do Brasil comparou hoje, em Adis Abeba, na cimeira da União Africana (UA), as operações militares israelitas com o Holocausto, acusando Israel de genocídio.

"O que está a acontecer na Faixa de Gaza não é uma guerra, é um genocídio. O que está a acontecer na Faixa de Gaza com o povo palestiniano (...) já aconteceu quando Hitler decidiu matar os judeus", afirmou Lula da Silva.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, também convocou hoje o embaixador do Brasil no país, Frederico Meyer, para uma reunião na segunda-feira.

"Os comentários do Presidente brasileiro são vergonhosos e graves", escreveu na rede social X (antigo Twitter) Israel Katz.

Por seu turno, o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, criticou Lula da Silva, na rede social X, por apoiar "uma organização terrorista -- o Hamas, e, ao fazê-lo, envergonhar o seu povo".

As duas maiores entidades israelitas no Brasil juntaram-se à condenação de Lula pelo Governo de Benjamin Netanyahu, considerando "extrema e desequilibrada" a posição expressa pelo Presidente brasileiro.

"O Governo brasileiro está a adotar uma posição extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Médio Oriente, abandonando a tradição de equilíbrio e procura de diálogo na política externa", afirmou a Confederação Israelita do Brasil, em comunicado emitido hoje.

A Federação Israelita do Estado de São Paulo, que reúne a maior parte da comunidade judaica no Brasil, também emitiu uma declaração, na qual afirma que "comparar a defesa legítima do Estado de Israel contra um grupo terrorista [...] com a indústria da morte de Hitler é de uma maldade infinita".

A guerra foi desencadeada por um ataque do Hamas, em 07 de outubro, contra o sul de Israel, que causou a morte a mais de 1.160 pessoas, a maioria civis, de acordo com uma contagem da agência France-Presse (AFP), a partir de dados oficiais israelitas.

Em represália, Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que fez 28.775 mortos, na grande maioria civis, segundo o mais recente balanço, divulgado na sexta-feira pelo Ministério da Saúde do Hamas.


Coreia do Sul e NASA investigam causa da contaminação do ar na Ásia

© Ezra Acayan/Getty Images

POR LUSA   18/02/24 

A Coreia do Sul e a agência aeroespacial norte-americana NASA vão investigar a causa da poluição atmosférica em toda a Ásia, para desenvolver medidas para melhorar a qualidade do ar.

A missão da ASIA-AQ, uma investigação conjunta do Instituto de Investigação Ambiental (NIER) da Coreia do Sul e da NASA, vai usar aviões, satélites e locais em diferentes partes do continente, tendo já realizado quatro voos nas Filipinas e em Taiwan nas últimas semanas, noticiou a agência sul-coreana Yonhap.

"Esta campanha visa encontrar as causas da deterioração da qualidade do ar na península coreana durante o inverno", disse o diretor-geral do departamento de investigação do clima e da qualidade do ar do NIER, Yoo Myung-soo, numa conferência de imprensa na base aérea de Osan, em Pyeongtaek.

"Os resultados da investigação conjunta serão também utilizados para melhorar a eficácia e a fiabilidade das políticas do país em matéria de ambiente atmosférico", acrescentou.

A investigação conjunta, provisoriamente agendada para decorrer entre 19 e 26 deste mês, surge oito anos depois de a Coreia do Sul ter liderado a campanha KORUS-AQ com a NASA em 2016, que concluiu que 52% das partículas ultrafinas examinadas em Seul foram recolhidas na Coreia do Sul e 48% das partículas vieram do estrangeiro, incluindo 34% da China.

As principais diferenças entre a KORUS-AQ e a nova iniciativa são a época do ano da investigação, que passou da primavera para o inverno, e a mobilização do recém-lançado satélite GEMS, disse Barry Lefer, da NASA.

Em 2020, a Coreia do Sul lançou o primeiro satélite ambiental geoestacionário do mundo, ou GEMS, para rastrear os poluentes atmosféricos em toda a Ásia, a 36 mil quilómetros acima do solo.

A equipa de investigação vai usar também medições detalhadas no solo de 11 locais de investigação da qualidade do ar, incluindo Seul e as ilhas de Baengnyeong e Jeju, e recolher amostras aéreas da baixa atmosfera com um avião DC-8 da NASA, aparelho que voa a 609 metros de altitude.

"Isto significa que, a partir da Terra, podemos medir o que se respira, mas, a partir do espaço, podemos medir a acumulação de poluentes totais", afirmou Jim Crawford, da NASA, que lidera o projeto ASIA-AQ.

A campanha destina-se também a verificar as medições GEMS, que registam a qualidade da atmosfera a partir do espaço e monitoriza a qualidade do ar na Ásia oito vezes por dia, uma vez que os dados requerem verificação por comparação com observações terrestres.

"Vai levar tempo a calibrar os dados em bruto e a transformá-los em dados úteis para a ciência", disse Crawford, acrescentando que a interpretação e as conclusões dos dados serão abertas ao público no ano seguinte.


Veja Também: 

Astronauta mostra como é ver uma tempestade a partir do Espaço...   

Não é a primeira vez que Marcus Wandt partilha imagens impressionantes captadas a partir da Estação Espacial Internacional.


“Desde que tomou posse em 2000, Putin tem vindo a afastar todos aqueles que são os seus opositores políticos”

Helena Ferro Gouveia diz que “se dúvidas houvesse quanto à responsabilidade da morte” de Alexei Navalny, as circunstâncias em torno do óbito parecem dissipá-las. “Todas estas circunstâncias são estranhas, a data da morte, o comunicado emitido dois minutos depois, o facto de o corpo não estar em lado nenhum… tudo isto aponta na mesma direção, uma direção que não nos surpreende”, diz, referindo-se à alegada responsabilidade russa na morte do opositor de Putin.


GUERRA NA UCRÂNIA: Ucrânia? "É o nosso destino. Uma questão de vida ou morte", diz Putin

© VYACHESLAV PROKOFYEV/POOL/AFP via Getty Images

POR LUSA   18/02/24 

O Presidente russo garantiu que "o que está a acontecer" na Ucrânia é uma "questão de vida ou morte" para a Rússia, enquanto para o Ocidente é apenas para "melhorar a posição tática".

"Para o Ocidente, é uma melhoria na sua posição tática. Mas para nós, é o nosso destino, é uma questão de vida ou morte", afirmou Vladimir Putin num excerto de uma entrevista ao jornalista Pavel Zaroubine hoje publicado nas redes sociais.

O Presidente russo considerou importante que tanto os russos como os estrangeiros compreendessem o "quão sensível e importante" é para o país o "que está a acontecer na Ucrânia".

Putin falou também da sua recente entrevista com o apresentador americano Tucker Carlson, popular entre os conservadores.

Naquela entrevista, a primeira concedida por Vladimir Putin a um meio de comunicação ocidental desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, Putin falou durante mais de duas horas aos americanos e europeus e assegurou que uma derrota da Rússia na Ucrânia é "impossível", ao mesmo tempo que afirmou estar pronto para dialogar com o Ocidente.


Veja Também: “Desde que tomou posse em 2000, Putin tem vindo a afastar todos aqueles que são os seus opositores políticos”

Japão celebra pela última vez festival milenar no norte do país... Um festival milenar japonês, em que homens quase nus lutam por um saco de cânhamo cheio de amuletos, realizou-se pela última vez, em Oshu, no norte do país, foi hoje noticiado.

© Getty Images

POR LUSA   18/02/24 

O templo isolado de Kokusekiji, numa floresta de cedros na região de Iwate, recebeu no sábado à noite, pela última vez, este ritual anual popular, com mais de mil anos, de acordo com a lenda, disse o jornal japonês Asahi Shimbun.

A organização do evento, que atraía todos os anos centenas de participantes e milhares de turistas, tornou-se demasiado pesada para os monges e os fiéis, cada vez mais envelhecidos, de Oshu.

"É extremamente difícil organizar um festival desta dimensão", explicou o monge Daigo Fujinami, em frente do templo inaugurado em 729, indicando a falta de participação de jovens.

Considerado um dos mais estranhos do Japão, o festival "Sominsai" é a última vítima da crise demográfica que atinge duramente as comunidades rurais.

O Japão assiste ao envelhecimento da população a um ritmo mais rápido do que em outros países, com um terço dos habitantes com 65 anos ou mais. Um grande número de escolas, lojas e serviços de transportes foram obrigados a fechar, sobretudo nas aldeias e vilas.

Alguns destes festivais adaptaram-se para continuar a existir, permitindo, por exemplo, a participação de mulheres em cerimónias outrora reservadas aos homens.


Angola vai ocupar este ano a 1.ª vice-presidência da União Africana

© Presidência da República da Guiné-Bissau

POR LUSA    17/02/24 

Angola vai ocupar este ano a primeira vice-presidência da União Africana, anunciou hoje a Presidência angolana, no que será o primeiro passo para assumir em 2025 a presidência da organização como já tinham anunciado as autoridades deste país.

"A contar de hoje e até à realização da próxima Conferência Cimeira, Angola vai ocupar o cargo de primeiro vice-Presidente da União Africana, o que, estatutariamente, significa que em 2025 o nosso país se tornará Presidente em Exercício da União Africana", lê-se no comunicado dos serviços de imprensa da Presidência.

Em janeiro, o chefe da diplomacia angolana, Téte António, afirmou que Angola é candidata a assumir em 2025 a presidência da União Africana e o assento no Conselho de Paz e Segurança, sendo esse um foco da sua atuação este ano.

A 37.ª cimeira da UA, iniciada hoje em Adis Abeba, termina neste domingo.

Hoje, primeiro dia de trabalhos, a Mauritânia foi designada para a presidência da organização, sucedendo às Comores.



Guiné-Bissau: PAIGC quer união para salvar a democracia

Por Rádio Capital Fm 

Bissau - (18.02.2024) - O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) apela “a união para salvar a democracia”.

O apelo foi feito este sábado,17, pelo vice-Presidente do PAIGC, Califa Seide, em Cassacá,  sul do país,  no âmbito das atividades alusivas a comemoração do Centenário Amilcar Cabral e 60 anos após ao primeiro congresso dos "libertadores".

“(…) O país está mergulhado numa crise política profunda depois da dissolução do Parlamento e consequentemente a queda do Governo da Plataforma Aliança Inclusiva-Terra Ranka”, afirma Califa Seide, alertando, por outro lado, que hoje “não se pode falar da democracia. Mesmo os partidos integrantes do Governo sentem que o país vive um regime ditatorial e que estes estão a estudar a possibilidade de aliarem-se com outros partidos para combater a ditadura”.

“Devemo-nos juntar para salvar a democracia para que o povo exerça o seu direito livremente”, apelou Califa Seide. 

Seide defendeu a necessidade de trabalhar para a paz e combater às barreiras, tendo desafiado  os atores políticos “a organizar o país e consolidar a democracia”.

“Estão a ser criadas barreiras àquilo que são os direitos constitucionalmente consagrados na Constituição da República”, anotou o dirigente político.

SECRETARIADO REGIONAL DE MADEM-G15 OIO - Comunicado de Comissão Política Regional

PRESIDENTE PARTICIPA NA 37ª : CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO DA UNIÃO AFRICANA

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, participou  na 37.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia.

Na ocasião, a Mauritânia foi designada para assumir os destinos da União Africana e Angola, candidata à presidência rotativa da organização pan-africana em 2025, ocupa a primeira vice-presidente, o Congo e o Gana a segunda e a terceira vice-presidência. O Presidente Ould Cheikh El Ghazouani garantiu todos os esforços para responder aos desafios do continente.

Formar africanos para século 21 é o tema para 2024, tendo em conta os desafios do continente. O Chefe de Estado da Mauritánia assume a Presidência rotativa da Uniāo Africana. A Guiné-Bissau está representada pelo Chefe Estado General Umaro Sissoco Embaló. A cimeira da Uniāo Africana termina domingo na presença do Presidente do Brasil Luís Inacio Lula da Silva. @Radio Voz Do Povo 


Presidência da República da Guiné-Bissau


Veja Também:

À margem da 37.ª Sessão Ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, recebeu em audiência o Presidente do Banco Islamico de Desenvolvimento, Dr. Muhammad Al Jasser.

Na ocasião, analisaram a parceria existente e perpectivas de futuros projectos.