15 de junho de 2021

Primeiro navio cargueiro para exportação da castanha de caju chega à Bissau.

Segundo o Ministro do Comércio, Tcherno Djalo, os dados apontam para 131 a 152 mil toneladas da castanha de caju já estocada em Bissau, e o embarque da castanha inicia dentro de dois dias.

RadioBantaba

PJ DETEVE UMA “ENFERMEIRA” QUE TRABALHA HÁ DOIS ANOS SEM TERMINAR O CURSO

Mauricio Odemocrata  15/06/2021

A Polícia Judiciária (PJ) deteve uma “enfermeira”, de 36 anos de idade, que exercia a função de enfermeira no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) desde 2019, sem que tivesse  concluído o curso de enfermagem superior na Universidade Lusófona da Guiné-Bissau.

Em nota, a PJ informa que a “falsa enfermeira” trabalhava, há mais de dois anos, nos serviços da pediatria do HNSM com o “conhecimento” da direção daquele maior centro hospitalar do país.

Lê-se na nota da PJ, na posse de O Democrata, que a operação desencadeada pela Brigada de Combate à Corrupção, Branqueamento de Capitais e Repressão de Burlas, Abuso de Confiança e Criminalidade Económica e Contra Saúde Pública decorreu no âmbito de uma denúncia feita através do seu portal na internet.

A PJ vai apresentar amanhã (quarta-feira) a suspeita ao juiz da instrução criminal para efeitos da legalização da prisão preventiva.

Por: Tiago Seide

PR Umaro Sissoco Embalo desloca-se à São Tomé e Príncipe para uma visita de trabalho de três dias.


 RadioBantaba

𝐄𝐍𝐓𝐑𝐄𝐆𝐀 𝐃𝐄 𝐅𝐔𝐍𝐃𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐌𝐈𝐍𝐄𝐑𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎

Ministério dos Recursos Naturais e Energia  

A Secretária Geral do Ministério dos Recursos Naturais e Energia 𝐒𝐫𝐚. 𝐇𝐨𝐫𝐭𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐅𝐫𝐚𝐧𝐜𝐢𝐬𝐜𝐚 𝐂𝐚, fez a entrega do fundo da mineração às autoridades locais do Região de Oio, sector de Farim (Salquenga) no valor de 𝟓𝟕.𝟒𝟐𝟏.𝟖𝟎𝟎 fcfa, na presença do Inspector Geral do Ministério da Administração Territorial e Poder Local.

Governação na Guiné-Bissau

Botché Candé, Ministre de l’intérieur de la Guinée Bissau à l’intérieur du pays pour une campagne de sensibilisation.

Previsões do governo angolano apontam para estagnação em vez de recessão

© Lusa

Notícias ao Minuto 14/06/21 

 O ministro de Estado e da Coordenação Económica de Angola, Manuel Nunes Júnior, disse hoje que as últimas previsões do governo apontam para uma estagnação em vez de recessão económica este ano e um regresso aos saldos positivos.

Manuel Nunes Júnior, que falava em conferência de imprensa sobre os resultados da quinta avaliação do programa de Assistência Técnica e Financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse que as perspetivas para 2021 são no sentido da retoma de saldos positivos da Balança de Pagamentos

Segundo o governante, para o corrente ano, o Orçamento geral do Estado prevê um défice de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), mas as projeções fiscais mais recentes apontam para um saldo orçamental positivo de 2,6%.

"Isto significa que, este ano, voltaremos à nossa trajetória de saldos orçamentais positivos iniciada em 2018 e interrompida em 2020", realçou.

Manuel Nunes Júnior antecipa igualmente a recuperação das Reservas Internacionais Liquidas que, neste momento ,se situam nos 8,4 mil milhões de dólares (6,9 mil milhões de euros), valor que representa cerca de dez meses de importações

Questionado sobre se o governo irá fazer um novo acordo com o FMI, após terminar o atual programa de financiamento alargado de três anos, o ministro disse que o executivo "quer continuar a ter um relacionamento com o FMI" e tem um conjunto de propostas em cima da mesa.

"Há um conjunto de opções, nós, as autoridades angolanas estamos a ver qual é a que melhor se vai ajustar ao momento que estamos a viver na nossa economia e, certamente, que antes da sexta avaliação, que é a ultima, haveremos de tornar público qual é a nossa posição sobre esta matéria", disse.

Na quarta-feira, o FMI aprovou a quinta revisão ao programa de ajustamento financeiro de Angola, permitindo o desembolso imediato de 772 milhões de dólares (633 milhões de euros), salientando a visão positiva das autoridades e o empenho nas políticas do programa.

"A decisão do conselho de administração do FMI permite um desembolso imediato de 772 milhões de dólares a Angola", lê-se no comunicado do Fundo, no qual se aponta que a economia angolana "está em transição para uma recuperação gradual de múltiplos choques, incluindo aqueles induzidos pela pandemia de covid-19".

No comunicado, o FMI acrescenta que "a visão política das autoridades continua sã, e continuam empenhados no programa económico apoiado pelo Programa de Financiamento Ampliado".

O programa de ajustamento financeiro foi acertado com o FMI em dezembro de 2018, num valor de 3,7 mil milhões de dólares, que foi em setembro aumentado para cerca de 4,5 mil milhões de dólares (de 3 mil milhões de euros para 3,7 mil milhões de euros), dos quais cerca de 3 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros) já foram entregues, a que se junta o valor agora anunciado, totalizando 3,9 mil milhões de dólares (3,2 mil milhões de euros), e dura até final deste ano.

COMUNICADO DA PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

 
Procurador Geral da República mandou instaurar um processo crime contra autores da comercialização dos passaportes diplomáticos guineense no solo francês segunda uma nota.
Ainda na mesma nota, e no mesmo sentido, iniciar um inquérito,para averiguar a veracidade dos fatos, sobre suposto envenenamento do Primeiro Ministro Nuno Gomes Nabian. 
As alegações do advogado Marcelino Intupe, vão ser investigadas afim de apurar a verdade, identificação e responsabilização dos autores dos supostos actos.

Leia Também: 

DW.COM.PT 14.06.2021

Governo guineense qualificou como "grave" a alegada venda e atribuição de passaportes diplomáticos guineenses em França e salientou que está a acompanhar os esforços das autoridades francesas.

"O Ministério Público informa que, através de um despacho, o procurador-geral da República instruiu a vara crime do Tribunal Regional de Bissau a abrir um processo-crime sobre as supostas atribuições e vendas de passaportes diplomáticos da Guiné-Bissau em França, segundo a comunicação social, por parte de cidadãos e diplomatas guineenses", pode ler-se no comunicado assinado pelo procurador-geral da República guineense, Fernando Gomes, divulgado na noite desta segunda-feira (14.06).

O jornal francês "Liberation" noticiou a semana passada que vários cidadãos franceses e de outras nacionalidades conseguiram em Paris um "passaporte diplomático" guineense, que os identificava como conselheiros da Guiné-Bissau na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O jornal divulgou fotografias dos documentos atribuídos a várias pessoas que pagaram entre 50 mil e 200 mil euros para obterem o falso documento, sendo que o pagamento era feito como "um donativo" ao país e passaria através de uma organização não-governamental.

O processo era facilitado por um empresário instalado perto dos Campos Elíseos, através de "um próximo de um filho de um antigo Presidente" guineense, que não foi identificado, que abriria as portas do MNE em Bissau.

A UNESCO confirmou ao jornal que nenhum dos nomes da investigação estava acreditado junto da instituição como fazendo parte da delegação da Guiné-Bissau.

Governo guineense está a acompanhar o caso

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Guiné-Bissau qualificou como "grave" a notícia e salientou que está a acompanhar os esforços das autoridades francesas.

O diretor-geral dos Assuntos Jurídicos e Consulares do ministério guineense, embaixador Cândido Barbosa, esclareceu que os factos da notícia remontam a 2017 e não aconteceram "durante o exercício" do atual Governo guineense.

"O mesmo artigo refere factos ocorridos em fevereiro e maio de 2018", salienta.

O MNE apresentou no início de junho os novos passaportes do país, que vão passar a ter a designação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e vão incluir os ordinários, de serviço, diplomáticos e especiais e são mais seguros. A cor da capa também mudou.

Os antigos e os novos passaportes da Guiné-Bissau vão circular em simultâneo até 31 de dezembro de 2022, e a partir de 01 de janeiro de 2023 só vai estar a circular a nova gama.

Segundo o embaixador, a notícia publicada pelo jornal francês vem "confirmar a pertinência das medidas tomadas pelo atual Governo", nomeadamente a suspensão das candidaturas a cônsul honorário, por um período de um ano, e a "necessidade de o Governo suprimir a anterior gama de passaportes" e substituí-la por uma gama "mais credível e com mais rigor na sua atribuição".