28 de março de 2021

Chegada à República do Congo, cidade de Oyo para uma visita de trabalho a convite do Presidente Denis Sassou Nguesso.






 













Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Já deu início os trabalhos da 1 Academia de Formação Política ideológica, "Dr. Kumba Yalá" em UAQUE sector de Mansoa.


Uaque 2021

 Prs Bissau

NAMBEIA REVELA QUE DIRIGENTES DO PRS ESTÃO A SER “PESCADOS” E PEDE COESÃO NO PARTIDO

Por Jornal Odemocrata 28/03/2021 

O líder do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia, revelou que dirigentes daquela formação política estão a ser “mobilizados fortemente”.

Sem avançar mais pormenores sobre quem estaria a “pescar” os dirigentes dos renovadores, apelou à coesão no partido e à  remobilização daqueles que deixaram o partido e àqueles que estão a mobilizar os elementos do seu partido que parem. “Voltem ao partido, porque tenho a certeza que nas próximas eleições sairemos vencedores”.

Nambeia fez estas revelações na cerimónia de abertura da semana “Académica de Formação Política e Ideológica – Dr. Koumba Yalá”, que decorre de 27 a 03 de Abril de 2021.

A abertura da primeira semana Académica do PRS decorreu numa das unidades hoteleiras de Bissau e contou com a presença de Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, bem como do presidente da Juventude Social Democrata (JSD) do Partido Social Democrata de Portugal e deputado na Assembleia da República, Alexandre Poço, da representante da Juventude para Democracia (JPD) do Movimento para a Democracia (MPD) de Cabo Verde, Janice Ribeiro Lopes e do representante das organizações juvenis do PAIGC, MADEM – G 15 e da APU – PDGB.

De acordo com os organizadores, a semana académica vai ser transformada em curso de política da comunicação e da ideologia ministrado por especialistas e destinado a jovens e vai ter uma duração de sete dias. A semana académica é um curso de 36 horas de formação, 14 aulas, cinco conferências e 13 workshop e conta com a participação de 26 formadores.

Serão abordados os seguintes temas: a economia, da fiscalidade, dos sistemas do ensino e da saúde, do pan-africanismo, da renascença africana, do empoderamento da mulher, da história política da Guiné-Bissau, das reformas do Estado e entre outros.   

Presidindo a cerimónia de abertura do evento, o líder do PRS, Alberto Nambeia, disse que “hoje em dia, o sucesso de qualquer caminhada exige o conhecimento da rota a percorrer e da meta que se pretende atingir bem como dos objetivos desejados, por isso “o futuro do nosso partido e do país dependerão de ferramentas importantes que sairão de diferentes temáticas administradas durantes estes dias sobre a ideologia do partido”.

“Esta academia de formação política que decorre sob o lema: Inspirar em Koumba Yalá, construindo as capacidades para a transformação sócio económica da Guiné-Bissau. É uma iniciativa bastante inovadora que a juventude trouxe ao partido, não só na perspetiva de criação do mecanismo estruturado de preparação de quadros jovens, mas também de imortalização dos pensamentos políticos e filosóficos daquele que foi a pedra angular na criação e afirmação do PRS junto da sociedade guineense, Dr. Koumba Yalá, líder carismático, percursor da democracia nacional e símbolo da defesa dos mais desfavorecidos e da inclusão social”, assegurou.

Para o presidente da Juventude da Renovação Social (JRS), Fernando Dias, a juventude renovadora deve ter a confiança no futuro, tendo lembrado que o líder do partido afirmou em várias ocasiões que o PRS é um partido de soluções para a juventude, razão pela qual o partido aposta na formação, emprego e na promoção da juventude.

“Sejam convictos e fiéis aos ideias do partido, porque só assim serão respeitados, assim evitam conndutas nefastas e que não dignificam a nossa nobre camada. Façam prevalecer nas nossas convivências com a juventude de outras formações políticas, a cultura do diálogo, tolerância e de não violência, para que possamos alcançar em conjunto a unidade nacional e a coesão social”, referiu.

Por seu turno, o presidente da JSD, Alexandre Poço, disse na sua intervenção que a formação é essencial para tudo que se quer fazer na vida, tendo frisado que “ninguém pode ser um bom político, um bom gestor de administração pública, um bom gestor dos recursos que são de todos se não tiver a formação política, ideológica, ética, programática e dos princípios que devem nortear a administração pública e a governação do interesse de todos”.

“É neste espírito que a formação dos jovens é fundamental, porque significa uma escolha no futuro. Nós somos o futuro dos nossos países. Não queremos muitas vezes ouvir falar no passado, mas queremos é no presente ter mecanismos e as ferramentas para construir um futuro melhor. Um futuro do desenvolvimento, progresso e da justiça social”, contou.

Por: Assana Sambú

COMEÇA ACADEMIA DE FORMAÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA DE KUMBA YALÁ

Por  Alison Cabral 

Iniciou-se hoje em Bissau a primeira Academia de Formação Política e Ideológica de Kumba Yalá, antigo Chefe de Estado guineense, organizado pela Juventude do Partido da Renovação Social (PRS).

O primeiro dia dos trabalhos ficou marcado com o discurso do PRS, Alberto Nambeia e o presidente da comissão organizadora do evento, Uffé Vieira.

A academia decorre entre 27 de Março e 3 de Abril na unidade hoteleira de Uaque, sector de Mansoa. No evento participam cerca de 100 jovens de todas as bases do partido, que constituem o corpo político do PRS ao nível Nacional e da diáspora.

O evento conta com as presenças da delegação da Juventude do Partido Social Democrata de Portugal, da Juventude de Movimento para Democracia de Cabo Verde(JMpD).

Leia Também:

Presidente guineense exorta juventude a rejeitar "líderes velhos" para o país

Por LUSA

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exortou hoje os jovens do país a rejeitarem "líderes velhos" e desafiou-se a assumir responsabilidades para promoverem a mudança.

Umaro Sissoco Embaló falava na abertura solene, enquanto convidado de honra, da primeira Academia Política e Ideológica Kumba Yalá, organizada pela Juventude do Partido da Renovação Social (PRS), em memória do falecido ex-presidente guineense e fundador do partido.

@Rádio África FM
Assumindo-se como "adepto do estilo político" de Kumba Yalá, de quem disse ter copiado a forma de campanha política, Sissoco Embaló desafiou os jovens do PRS "a não aceitar líderes velhos, mesmo para o país".

"Fui eleito democraticamente como o mais novo Presidente da Guiné-Bissau, daqui para a frente, quem vier substituir-me um dia, que seja ainda mais novo, se não por assim, não aceitem", observou Embaló.

O chefe de Estado tinha 47 anos quando assumiu a presidência da Guiné-Bissau, no ano passado, e hoje disse esperar que o próximo Presidente do país tenha menos de 40 anos.

Umaro Sissoco Embaló exortou os jovens guineenses a assumir responsabilidades porque, disse, o futuro pertence-lhes e citou o exemplo da França, "uma das potências mundiais", que elegeu um líder jovem.

"O Presidente da França trata-me por irmão mais velho", notou Sissoco Embaló.

A primeira Academia Política e Ideológica Kumba Yalá trouxe a Bissau três dirigentes da Juventude Social Democrata (JSD), de Portugal, entre os quais, o líder da estrutura, Alexandre Poço, que no seu discurso aproveitou para congratular, entre outros, Umaro Sissoco Embaló , que afirmou, recentemente, que "o lugar das meninas da Guiné-Bissau é na escola".

Alexandre Poço destacou o posicionamento de Sissoco Embaló ao condenar o casamento forçado e a mutilação genital a que ainda muitas meninas e mulheres são nas Guiné-Bissau.

De acordo com Ufé Vieira, presidente da comissão organizadora, a primeira Academia Política e Ideológica da JPRS vai decorrer até 03 de abril, juntando 100 jovens do partido da Renovação Social para 33 horas de formação na localidade de Uaque, em Mansoa, a 60 quilómetros de Bissau.

Além da JSD, o encontro conta com a presença de uma delegação da Juventude do Movimento para a Democracia (MpD) de Cabo Verde.

Lusa//

Ca no diskici cuma anos i lakakon!

Por: yanick Aerton

A Guiné-Bissau merece tudo menos isso, porque o que estamos a assistir não faz parte daqueles valores que outrora fizeram de nós, um povo respeitado e admirado. Os exemplos abundam, bastando olhar ao lado para ver que a Guiné-Bissau sempre foi uma terra de gente de bem.

O porquê de termos agora uns que se julgam DJINTONS, kilis cu panha pé, que tudo sabem e com direito sobre os demais Guineenses, e os BURUNTUMAS, considerados não aptos para a assunção de qualquer cargo importante no Estado Moderno da Guiné-Bissau (aqui faz-se distinção entre os estados do território de Guiné doutrora no período pré-colonial e o Estado unificado moderno imposto por força do colonialismo, que vigora em todas as ex-colónias, portuguesas, francesas, inglesas etc.), numa altura em que o que se exige das mentes sãs é a unidade para transformarmos este gigante económico adormecido numa Singapura da Costa Ocidental da Africa, senão da África?

Este processo é irreversível e o melhor que as forças políticas que estão na oposição devem fazer, é de se concentrarem na reorganização dos seus partidos e prepararem-se para os próximos embates políticos, porque dentro de 2 anos vamos ter eleições legislativas e, possivelmente, teremos as autarquias antes disso.

Que esses partidos aceitem integrar um governo de largo consenso para fazer valer a sua visão de desenvolvimento, a qual será tida em consideração na visão macro do Governo liderado pelo Eng. Nuno Gomes Nabian.

Poupemo-nos! No para coba cumpanher mal! No contínua mama apesar di no diferenças, pabia no djunta nan és Guine! 

Que o bom senso reine e que não nos esqueçamos de que poder Deus cu ta tal, ma tâmbi ica faladu cuma pá bu fica di braços cruzados pá bata pera pá i bin di Céu. 

No para coba cumpanher! Nin DSP, nin Ba Quecuto, nin ninguin cu fadi USE! 

És males ca na djuda pabia amanha nona bin burgunhu cumpanher. 

Nunca no foi um povo malcriado. Anos i mindjor povo di África, na tudo Cusa, te na djiressa, apesar di no carências. 

No contínua Mama cumpanher suma dantes! 

Ca no diskici cuma anos i lakakon!

Independentemente di lado cu cada kin sta nel ou ki ta difindi, Cusa ki normal na democracia, I LOVE YOU ALL!

GOD BLESS GUINEA-BISSAU AND IT’S PEOPLE!

PEACE AND LOVE

VIVA UNIDADI ENTRE NOS!

VIVA POVO GUINENSE

Parabéns pelos 9 anos, filha! Eu te amo!

Hoje você completa mais um aninho de vida, e eu apenas quero que esse seu sorriso doce e inocente jamais abandone seu lindo rostinho. Que o brilho dos seus olhinhos jamais se apague. Eu apenas quero que seja feliz, hoje, amanhã e para sempre. 
Parabéns pelos 9 anos, filha! Eu te amo!