25 de novembro de 2021

ANP - Walay Puto Português k Sr Camilo bo tm palavra campo kinti Bamba sirbil kinti

O Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje as Cartas Credenciais de onze novos Embaixadores que os acreditam no país.

Os Embaixadores Designados, são: 

- Sr. Mphakama Nyangweni Mbete - Embaixador da África do sul; 

-  Sra.  Helene Pilsas Ahilin- Embaixadora da Suécia;

-  Sr. Andrea Semadeni - Embaixador da Suíça; 

- Sra.  Claire Rochecouste- Embaixadora da Austrália;

- Sr. Ralph Vitória - Embaixador da Irlanda;

-  Sr. Pablo Garrido Araúz - Embaixador do Panamá; 

- Sr. Mehdi Ferchichi Embaixador da Tunísia; 

- Sr. Efthymios Georges Costopoulos - Embaixador da Grécia; 

- Sr. Sékou Toure - Embaixador da Costa do Marfim;

- Sr. Ben Bourgel - Embaixador de Israel;

- Sr. Luc-jean Saint-Vito Aka-eve  - Embaixador da República do Congo.


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

No âmbito da celebração do dia Internacional de Eliminação de Violência Contra Mulher, 25 de Novembro, Movimento Mindjer ika Tambur (MIKAT), os seus ativistas Proporciona frases de Ordem, com objetivo de Conscientizar a sociedade sobre as violências contra mulheres, nas suas mais variadas formas e contextos.

De salientar que na Guiné-Bissau existe lei da violência doméstica 12/2014.

Aproveitamos convidar a todas e todos, para um evento de exposição de Representação das Violências, no Bairro de Quelele, as 15H no AD- Frente a Rádio Voz de Quelele.

#NãosilencieViolência!

#Violencianãotemperdão!

Fonte:  Mindjer i ka Tambur

COMUNICADO DE IMPRENSA | Estudo revela que 67% das mulheres guineenses já sofreu algum tipo de violência

Estudo sobre a violência contra a mulher na Guiné-Bissau revela que 67% das mulheres já sofreu algum tipo de violência

As meninas e mulheres guineenses enfrentam ainda inúmeros obstáculos à proteção e garantia dos seus direitos face à violência contra a mulher. Esta é uma das principais conclusões do Relatório da Situação da Mulher na Guiné-Bissau, que revelou que 67% das mulheres já sofreu algum tipo de violência por parte de homens. 

A violência não está presente apenas na vida de mulheres que têm um relacionamento. 29% das mulheres inquiridas revelou já ter sido vítima de violência por um não parceiro, sendo que 80% da violência tem origem no seio familiar, sendo o pai o principal agressor. O estudo revelou ainda que as mulheres sofrem de violência repetidamente, uma vez que os atos reportados aconteceram desde os 15 anos, e uma a quatro vezes, por um a três agressores diferentes. No que se refere à violência sexual, 54 meninas e mulheres foram vítimas de violência sexual e 47 vítimas de tentativas de violação.

O estudo evidencia a urgência da ação em favor da defesa dos direitos das mulheres e crianças face à violência que se verifica constante e normalizada ao longo da vida de crianças, raparigas e mulheres. Os dados sublinham a importância da intensificação de ações de sensibilização e formação sobre leis e educação parental, agindo em prol da mudança dentro do seio familiar, comunitário e da sociedade guineense em geral, mobilizando homens e líderes comunitários para a promoção da paz, bem-estar e harmonia no seio familiar. A mudança desta realidade passará igualmente pela responsabilização e trabalho em rede de autoridades e entidades envolvidas, garantindo as intervenções e o seguimento necessários, desde a identificação dos casos, passando pelo atendimento às vítimas, eventual acolhimento das mesmas, acompanhamento e proteção psicossocial, registo pelas autoridades policiais e encaminhamento para o acompanhamento judicial junto do tribunal. Estas etapas são fundamentais para que as mulheres e meninas vítimas de violência, nas suas diferentes formas, vejam os seus direitos protegidos e garantidos na Guiné-Bissau.

O relatório foi produzido no âmbito do projeto Nô Na Cuida di Nô Vida, Mindjer – Emancipação e Direitos das Meninas e Mulheres na Guiné-Bissau, implementado pelas ONG Mani Tese, FEC e ENGIM, com o apoio financeiro da União Europeia, da Kindermissionswerk, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Otto per Mille, da Igreja Valdese e da Conferência Episcopal Italiana, com o intuito de caracterizar e diagnosticar a situação das mulheres no que se refere à violência contra as mulheres e raparigas.





Tânia Jesus 
FEC - FUNDAÇÃO FÉ E COOPERAÇÃO
Guiné-Bissau

O presidente da assembleianacional popular, Sua Excelência Eng. Cipriano Cassama, recebeu na manhã de hoje, 25 de novembro de 2021, em audiência, o embaixador de Israel para Guiné-Bissau, o Sr.Ben Bourgel.

Durante a audiência, abordaram vários assuntos ligados à cooperação entre o parlamento da Guiné-Bissau e do Israel  e eventual apoio de Israel nas áreas de agricultura e na combate ao terrorismo à Guiné-Bissau.


Bissau, 25 de Novembro de 2021

Cipriano Cassama presidente da assembleia Nacional popular

O Passaporte diplomatico Guineense do Bilhonario senhor da Guerra de origem polaco,Nacionalidade Francesa e Americana detido em Barcelona acusado de trafico das armas e drogas ao serviço dos alguns presidentes ditadores Africanos.

Fonte: Amigo Do Povo GB


Veja Também:

Talking point: imagem de Senhor da Guerra o polaco com Nacionalidade Francesa e Americana,com passaporte diplomatico da Guine Pierre Conrad Dadak, agora detido em Barcelona negociando a venda das armas aos ditatadores Africanos.👇

Guiné-Bissau assume a presidência rotativa dos Ordenadores Nacionais do Fundo Europeu de Desenvolvimento dos Palop-TL e UE. Há trinta anos, a África Lusófona, mais Timor-Leste e a União Europeia instituíram um Programa de Cooperação Económica, Estado de Direito, Cultura e Emprego.




Declaração de Bissau e conclusão XIVa reunião dos Ordenadores Nacionais da África Lusófona-Timor/UE👇

 RadioBantaba