quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Cipriano Cassamá: “PAIGC VIVE UM CLIMA DE DESCONFIANÇA, DE INTRIGAS E TENTATIVA DE REBELIÃO”

20/01/2021 / Jornal Odemocrata

O primeiro vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Cipriano Cassamá, afirmou que o seu partido vive um clima de profunda “desconfiança, de intrigas, de tentativa de rebelião, descrédito e de silêncio, mal-estar entre os militantes, anticrise oriunda das eleições presidenciais e de últimos desenvolvimentos de acontecimentos no seio do seu grupo parlamentar”. Cassamá fez estas afirmações esta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, durante as atividades alusivas ao quadragésimo oitavo aniversário da morte do fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Cabral o fundador do PAIGC.

Cipriano Cassamá afirmou que o “ferverial desta carga negativa” no interior do partido, tem minado o sucesso das batalhas enfrentadas até esta parte, sublinhando que as jornadas comemorativas são boa oportunidade para “terem e tecerem” à tona todos os problemas e tabus para um debate profundo e eficiente, de modo a vislumbrar pistas para soluções resilientes.

Para Cassamá, a “interveniente, ponderação e inteligência de Amílcar Cabral” só trará benefícios ao partido, no estado atual do seu percurso, se os militantes comprometerem-se nas suas ações com a “sabia e sensatas orientações” que deixou para o povo guineense e em particular para o PAIGC, como legado.

Os desafios e conjuntura política atual, disse Cipriano Cassamá, apontam para o reconhecimento e valorização dos militantes com “ligações indivisíveis e de fidelidade incondicional”, defendendo que o olhar do partido fique também no amparo e maior aproximação de novos militantes, a cultura de fidelidade e amor ao PAIGC cujo sucesso se situa na promoção controlada e gradativa daqueles militantes na estrutura do partido.

Cassamá afirmou que as militâncias ao partido não podem encontrar-se em troca de “benefícios individuais ou de grupos”, lembrando que o PAIGC foi “sempre” construído com princípios, valores e objetivos da defesa de conquista de interesses coletivos. 

O também Presidente da Assembleia Nacional Popular disse que a Guiné Bissau não pode hoje transformar-se numa empresa de aproveitamento individual pelos bens materiais que pode proporcionar.

“Um profundo diagnóstico dos problemas das zonas críticas e vulneráveis e potenciais crises impõem-se com caráter de urgência” defendeu, para de seguida afirmar que nessa tarefa ganham relevo as reuniões de órgãos para permitir corrigir os erros acumulados nos últimos tempos e traçar novas estratégias para enfrentar os obstáculos e o combate que ainda está a enfrentar e os que virão.

“O PAIGC tem tido uma postura reativa aos ataques externos e internos de adversários sempre que está no poder, com prejuízos graves aos objetivos traçados. É momento de enveredar pela tática ofensiva de conservação de ganhos e expansão para horizontes mais ambiciosos” disse, sublinhando que o PAIGC é um partido do poder e que têm de estar “unidos, coesos e fortes para irem a uma nova batalha, mobilizar sempre que possível “desunir nunca, desunir nunca”, mas sim poder responsabilizar todos que cometerem infrações graves e prejudicais ao partido.

Por: Tiago Seide

Operações de drenagem de madeira em Mansaba- Equipa técnica da Comissão Inteministerial de drenagem de Madeira.

Radio Bantaba

Deposição de coroas de flores à campa dos Heróis Nacionais pela Juventude da Renovação Social.

Radio Bantaba

Deposição de coroas de flores à campa dos Heróis Nacionais pelo PAIGC

Radio Bantaba

Dia de heróis nacionais: FONSECA AFRIMA QUE SUA PRESENÇA NA AMURA MOSTRA HOMENAGEM QUE CABO VERDE PRESTA A AMÍLCAR CABRAL

Acto Comemorativo alusivo do Dia dos Heróis Nacionais, 20 de janeiro @Radio Bantaba

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, afirmou que a sua presença no quartel da Amura é uma homenagem especial que o Estado cabo-verdiano presta a figura de Amílcar Cabral e a todos os heróis nacionais guineenses sepultados naquele local. Contudo, lembrou e prestou homenagem aos heróis nacionais cabo-verdianos que protagonizaram a luta de libertação nacional dos dois países.

Jorge Carlos Fonseca falava aos jornalistas esta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, na Fortaleza de Amura (Mausoléu Amílcar Cabral), após deposição de coroa de flores, alusiva ao dia dos heróis nacionais, 20 de janeiro, uma data considerada feriado nacional na Guiné-Bissau e que se assinala com a tradicional deposição de coroas de flores no túmulo do “Chefe de Guerra” e pai das nacionalidades guineense e cabo-verdiana, Amílcar Lopes Cabral, assassinado a 20 de janeiro de 1973 em Conacri (Guiné-Conacri).

Em declarações aos jornalistas, o Chefe de Estado cabo-verdiano, disse que é com muito gosto que fazia o gesto simbólico de depositar coroa de flores no túmulo de Amílcar Cabral, a referência maior da luta de libertação nacional de Guiné e Cabo Verde, ao lado de outros heróis nacionais guineenses, companheiros de Cabral e que sacrificaram as suas vidas para os dois países se tornarem independentes.

Questionado sobre se sairia da Guiné-Bissau convencido com a inauguração de uma nova etapa de relações entre os dois países, Jorge Carlos Fonseca respondeu que sai convencidíssimo, porque segundo ele, a visita decorreu muito para além daquilo que ele suponha que poderia ser. Acrescentou que a sua receção por parte das autoridades guineenses, a começar pelo chefe de estado, pelo primeiro-ministro e pelo Parlamento foi muito amistosa, fraternal e calorosa, também com jovens na Faculdade Direito de Bissau e na apresentação do livro, nas ruas e varandas, prédios e feiras. Tudo isso mostra que guineenses e cabo-verdianos querem retomar e relançar o relacionamento que corresponde a história e a cultura dos dois povos.

“Temos tudo para fazer muitas coisas bonitas juntas. Vamos acertar a melhor data para que o Presidente Embaló possa fazer uma visita de estado a Cabo Verde. Também ontem no encontro com primeiro-ministro guineense, mostrou-se interessado no sentido de reatar a comissão mista bilateral entre os dois países para as áreas dos transportes aéreos e marítimos, formação de quadros, economia azul do mar, administração e governação eletrónica entre outras áreas da cooperação que podem ser desenvolvidas e aprofundadas entre os dois países”, notou.

Por seu lado, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, informou que os dois países têm um ponto comum muito importante. Adiantando que o artigo quarto caiu na Guiné-Bissau, que falava de uma força dirigente da sociedade. Assim passou a tratar todos os países dos PALOP como irmãos na base do respeito e da relação entre estados e povos, não entre partidos.

Umaro Sissoco Embaló, agradeceu o Presidente Carlos Fonseca por ter vindo a Guiné-Bissau, apesar de terem-se encontrado várias vezes nos concertos das nações, nomeadamente na CEDEAO, CPLP, Francofonia e nas nações Unidas, enquanto dois países de expressão portuguesa na CEDEAO e a partir de agora terão uma presença forte. 

“A nossa união faz muita força, porque a Guiné-Bissau nunca será um pais francófono ou anglófono, mas sim será sempre um país lusófono e Cabo Verde também. Fico com muita pena que esse seja o último mandato do meu homólogo cabo-verdiano, porque gostaria que continuasse, mas como ele e eu não estamos na dinâmica de fazer três e quatro mandatos as nossas relações vão continuar”, sublinhou.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche 
     
Jornal Odemocrata  /Radio Bantaba

Paz à alma do A. Lopes Cabral! - O Primeiro Magistrado de Nação, e seu homólogo de Cabo Verde, deslocam-se à Fortaleza de Amura - Mausoléu Amílcar Cabral para Deposição de oferenda floral no jazigo do saudoso Amílcar Cabral e dos Combatentes da Liberdade da Pátria;













20 de Janeiro 2021.

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional


Trump concede mais de 140 perdões a poucas horas de sair da Casa Branca

© Reuters

Por LUSA 20/01/21

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, perdoou e comutou hoje penas a mais de 140 pessoas, entre elas o antigo conselheiro Steve Bannon, a poucas horas de terminar o mandato.

No total, Donald Trump decretou perdões a 73 pessoas e comutou outras 70, numa lista que inclui ex-membros do Congresso, aliados políticos e da sua família e até o famoso rapper Lil Wayne.

"O Presidente Donald J. Trump perdoou 73 pessoas e comutou as sentenças de 70 outras", lê-se na declaração da Casa Branca.

Nem Trump nem os seus filhos estão na lista dos indultados.

Steve Bannon, de 66 anos, foi um dos arquitetos da bem-sucedida campanha presidencial de Donald Trump em 2016.

A Bannon foi-lhe concedida clemência sob acusações de desvio de fundos alegadamente destinados à construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México.

"Bannon tem sido um líder importante no movimento conservador e é conhecido pela sua perícia política", acrescenta-se na declaração da Casa Branca.

De acordo com o New York Times, Trump tomou a decisão de perdoar o seu antigo conselheiro no último minuto depois de falarem ao telefone.

A lista de outros indultados inclui o seu antigo angariador de fundos Elliott Broidy, que foi processado por uma campanha de lobby ilegal, e o rapper americano Lil Wayne, que se declarou culpado no mês passado de uma acusação de posse de arma, pela qual enfrentou até 10 anos de prisão.

Nos últimos meses, Trump, que deverá voar para a Florida hoje de manhã, já utilizou este poder presidencial para exonerar empregados e familiares. Alguns foram condenados na investigação de um possível conluio entre a Rússia e a sua equipa de campanha em 2016.

Joe Biden toma posse hoje como Presidente dos EUA, numa Washington deserta, por causa da pandemia, e invadida por 25 mil soldados, por causa da segurança.

Presidente de Cabo Verde 🇨🇻 Dr. Jorge Carlos Fonseca, e o coordenador de nosso grande partido MADEM-G15... Gaitu Balde



Por Gaitu Balde 

O Democrata Osvaldo Osvaldo

𝗥𝗲𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗮 𝗚𝘂𝗶𝗻𝗲́-𝗕𝗶𝘀𝘀𝗮𝘂 .

Finalmente outras análises ansiosas sendo eu um ativista atento de extensa trajetória, com objetivo tático e prático de fiscalizar os representantes dos interesses supremos da nossa Nação, gostaria de dizer que, as circunstâncias é e são marcadas pelas desconfianças nos últimos tempos, entre sua excelência General Umaro Sissoco Embalo e o Nuno Gomes Nabiam, daí a probabilidade da guerra torna a maior hipótese, isso dá alta importância aos derrotados, na minha visão, é preciso uma rede de inteligência coletiva com grande entusiasmo, e com uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar para o futuro do país, senão os alcoólatras e mulherengos que lideram a fabrica dos ladrões agora na oposição vão ter matéria suficiente para embates políticos que vem, há processos que não andam por si só.

A preservação do ambiente do restabelecimento e das boas relações com quem se estavam obrigados a trabalhar para causa NACIONAL, é um dever Jurídico entre os dois homens do Estado, é a proteção da natureza dos factos reais celebrados com grande entusiasmo pela Constituição, sei muito bem do que se trata o ambiente que se fecunda agora na Guiné-Bissau , — o tosco recuo unilateralista em matéria do Primeiro Ministro e do Presidente da República, fato que o ambiente que estamos presenciando é um estabanado tiro no pé de alguém!

Sem considerar a questão contundente é  ou de uso dos poderes constitucionais de ambos os lados.

A ideia da preservação do Estado é proteger os meios científicos e jurídicos das ações dos dois homens, também é dos indivíduos solitários, tornando-os diferentes de múltiplas formas para promover o bem estar SOCIAL coletivo. 

 Atitudes simples podem evitar o desperdício, como a redução da tempestade, o aproveitamento deste tempo, a reutilização do mal estar do amanhã, se eu for interpretar isso em outras palavras, dizia que, é igual que a máquina de lavar e a lavagem de carro utilizando baldes com água em vez de mangueiras, pensa quem tiver miolos na cabeça para decodificar o barulho.


Sua excelência General Umaro Sissoco Embalo mesmo que o Galo não cante, três vezes o Sol amanhce na mesma. 

Sua excelência Nuno Gomes Nabiam por morrer uma Andorinha não quer dizer que acabou a primavera, agora os dois que respondam a minha questão : será que é mesmo necessário utilizar o computador e deixar a televisão ligada ao mesmo tempo? 

Além disso, a lâmpada ao público é um grande problema! 

O ambiente político nacional Guineense mostra quando alguém deixou lâmpadas acesas mesmo sem ter ninguém no ambiente, o que vem depois?

Às vezes nos deixamos levar pelo consumismo e compramos várias coisas sem utilidade, com isso, aumentamos problemas do país, de diversos aspetos e levamos ao uso excessivo e descontrolado dos recursos naturais do nosso povo Soberano. 

Com a derrota do DSP seriamente na minha opinião, o imperativo da cultura democrática saber separar o lixo orgânico do reciclável é essencial para garantir a destinação correta de cada órgão de soberania nacional Guineense, com objetivo de reciclar tudo de mal no nosso país, é muito melhor para o meio ambiente político, uma vez que economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo dos derrotados.

General Umaro Sissoco Embalo e o Nuno Gomes Nabiam prestem bem atenção: caso queiram personalizar os vossos problemas em outras análises burocráticas tremendas significa jogar o lixo nas ruas, e que depois, causa poluição para o regime, ou será que isso pode ser elementos principalmente que dão Oxigénio ao DSP?

Sua excelência General Umaro Sissoco Embalo e o Nuno Gomes Nabiam caso não haja lixeira por perto, guardem o lixo até chegarem fim da legislatura, senão alguém vai se dar mal.

Outra interpretação trancidental deste ambiente político entre vocês é de que, os que estão no Poder são iguais aos veículos automotores que liberam muitos poluentes para a atmosfera, para que os derrotados levantem as suas gargantas para o Céu e observarem a fumaça, sendo assim, é fundamental, sempre que possível, optar por ouvirem uns aos outros em função da Constituição da República e respeitarem os limites materias, mandar não significa prazer e tão pouco vontade mas sim, é sentido de responsabilidade, semelhante que andar de bicicleta. 

---‐‐---

Outra alternativa é combinar princípios e valores democráticos da pátria que com os partidos políticos como convidar os seus amigos para utilizar o transporte público a onde todos são iguais perante a lei.

Algumas vezes jogamos tudo isso no lixo objetos que poderiam ser utilizados para outros fins nos próximos embates políticos. 

 Sejam criativos e evitem o aumento de problemas senão, os apoiantes da Concórdia Nacional serão simplesmente vistos como lixos perante os derrotados. 

Digamos que os derrotados são traidores da pátria agresivos e violentos, mas é bom lembrar de que, alguns animais silvestres são diferentes e apresentam uma beleza incrível, caso for necessário não é mesmo?

Entretanto, nem sempre esses ganhos que deviam trazer mudanças radicais  podem ser comercializados. 

Os meus conselhos como jovem acadêmico que respeita a observação empírica da realidade acadêmica contemporânea é esse: apesar de bastante prático, eu me contribui pela causa Nobre e não me arependendo se tudo der mal amanhã, simplesmente tenho que retirar a confiança para não o aumento da produção de lixo no meu país, e lembra-se não sou um teórico observado neutro sobre política mundial. 

No que diz respeito ao uso de cada Poder constitucional, ao fazer análises, levo a minha opinião própria para evitar desperdícios.

Espalhar o conhecimento sobre como cuidar da causa POLÍTICA Guineense ajuda a formar mentes dos cidadãos da minha Terra Natal mais preocupados com o meio político na Guiné-Bissau. 

A importância de preservar os meus argumentos neste campo INTELECTUAL é de não preservar o meio político podre, porque pra mim, é fundamentalmente para manter a saúde do normal funcionamento das instituições democráticas do nosso país  e de todos os seres vivos na Guiné-Bissau para celebrar o esforço Nacional Guineense em proteger os recursos naturais, na etapa do meu pensamento progressista sociológico é conceitual de que, Ecologia sem dúvidas ou quaisquer equívocos, é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem, portanto, quero uma Guiné-Bissau nova, para isso devemos cuidar para ter uma vida melhor no futuro e que as novas gerações possam aproveitar. É por isso que este tema está tão em evidência e os governantes estão todos frustrados, pois o clima já fala por si só.

Afirma o Democrata em ação.

I am feeling like I am doing God work!!!

 Walking away or ignoring my intelectual análise in this field, It is for one unfortunate and analphabetic just like the word  “analphabetic “.


Veteranos de guerra pela independência da Guiné-Bissau querem pensão mensal de 381 euros

Por LUSA

Os veteranos de luta armada pela independência da Guiné-Bissau querem passar a receber do Estado uma pensão mensal equivalente a 381 euros e ainda que as viúvas tenham direito a um subsídio mensal até que consigam um novo casamento.

As exigências constam de uma nota de imprensa, hoje divulgada em Bissau, pela direção da associação dos combatentes e veteranos da luta pela independência da Guiné-Bissau.

No documento, a que a Lusa teve acesso, os veteranos afirmam que a maioria dos seus membros vive na precariedade e que alguns políticos são insensíveis em relação à sua situação.

A associação propõe ao parlamento a adoção de uma legislação no sentido de criar fontes de rendimento a favor dos combatentes, nomeadamente um selo dos antigos combatentes, cujo valor resultante das vendas reverterá a favor dos mesmos, que seja atribuída aos combatentes alguma percentagem na venda de combustíveis no país e que lhes seja fixada uma pensão mensal de 250 mil francos CFA (cerca de 381 euros).

Aos órfãos de pais combatentes, a associação pede que sejam atribuídas pensão de sobrevivência até aos 18 anos e às mães, viúvas, sejam dadas uma pensão (não especificada) até que voltem a casar.

Nos últimos dias ressurgiu no parlamento um aceso debate entre os deputados que apoiam o Governo e a oposição sobre a aprovação de uma proposta de lei para a melhoria das condições de vida dos veteranos da luta pela independência da Guiné-Bissau.

MB // JH

Lusa/Fim

Laura Ingraham blasts Biden administration, Democrats who 'fear the GOP far more than they fear the CCP'


By Charles Creitz | Fox News

Our military must be used to 'fight America's enemies abroad, not Kamala Harris' enemies at home,' Fox News host says

The actions of the incoming Joe Biden administration continue to belie their insistence that they will endeavor to promote unity among Americans, Laura Ingraham said Tuesday. 


"After the events of January 6th
, the Democrats convinced themselves that they were all about to be murdered by way of angry Americans," said "The Ingraham Angle" host. "And to stop this massacre, they have turned Washington, D.C. and many state capitals into armed military fortresses. I've never seen anything like it."

However, Ingraham noted, there mere presence of such overwhelming force in the nation's capital apparently wasn't enough. 

"Now the Democrats are afraid of the very Guard that they need, they think they need, to protect them from their own people," she said. "The results of this unfounded paranoia has been several days of folly. First, they announced the FBI would vet the 25,000 National Guard members already serving their country ... But that offended Governor [Greg] Abbott of Texas as, indeed, it should offend anyone with the National Guard."


According to Ingraham, Democrats' attacks on their political enemies are inherent in Pentagon efforts to root out "far right extremism with in the ranks"

"The Democrats are in a mood for another witch hunt, and the Pentagon is happy to oblige. They would rather help the left turn the military into a PC patrol to be used against fellow Americans rather than defend the country from China and other external threats," she said.

"Of course, we know the Democrats aren't interested in standing up to China. They fear the GOP far more than they fear the CCP, and so they will happily destroy the military in hopes of finding anyone who ever sent an email they don't like. All in the name of crushing their domestic enemies and increasing their own grip on centralized power."

"So what should conservatives do under these circumstances?" Ingraham asked. "First, no governor, and certainly no Republican governor, should put their National Guard in a situation where their volunteers are going to be vetted by the same conspiracy-minded loons at the FBI that gave us people like Jim Comey."

In additon, the host intoned, "every Republican senator who attends a confirmation hearing for anyone associated with the national security establishment should demand sworn, on-the-record testimony that our military and our intel community will be used to fight America's enemies abroad, not Kamala Harris' enemies at home. Again, the focus should be on the CCP, not the GOP."

PAIGC REVELA QUE 2020 FOI UM ANO MARCADO POR ATROPELOS À CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA

19/01/2021 / Jornal Odemocrata 

O vice-líder do Grupo Parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), Wasna Papai Danfa, disse que 2020 foi um ano marcado por uma série de atropelos à Constituição da República e demais leis, nomeadamente a tomada de posse “simbólica” de um dos candidatos presidenciais a segunda volta.

O deputado da nação afirmou que os aspetos mais marcantes de atropelos que provocaram e aprofundaram a crise política institucional no país foi à demissão do governo saído das eleições legislativas e consequentemente, a nomeação de um “governo inconstitucional” no país.

Wasna Papai Danfa sublinhou que na ANP assistiu-se em 2020 a um facto inédito na história da democracia multipartidária que consistiu na demissão de cerca de 25 membros de governo “inconstitucional” por algumas horas, antes de sessão parlamentar, a fim de se apresentarem como deputados e votarem o seu próprio programa e no dia seguinte serem de novo nomeados membros do governo.

Assegurou que a violação dos direitos humanos é um outro atropelo que continua a marcar a vida política nacional com raptos, espancamentos de atores políticos e de cidadãos em geral, atropelos contra a liberdade de expressão e de imprensa com a vandalização da rádio capital e a censura nos órgãos de comunicação públicos.

O deputado do grupo parlamentar do PAIGC espera, por isso, que 2021 seja um ano de viragem de livro no exercício democrático e da atividade política, dentro do quadro legal e constitucional.

Apelou ao presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, a continuar a usar a sua influência para que a liberdade do antigo Primeiro-Ministro, Aristides Gomes, seja restituída e que este volte ao convívio familiar.     

MADEM AFIRMA QUE A CERIMÓNIA DE HOJE DEVERIA SER DE ALEGRIA E NÃO DE “MESQUINHES” POLÍTICO

Por sua vez, Abdu Maná, líder do grupo Parlamentar do Movimento para Alternância democrática (MADEM G25), afirmou que o dia não deveria ser transformado em “querela” política ou partidária, mas sim em um dia de alegria e de saudar a mesa da ANP e não fazer “mesquinhes político nem fazer profecias de desgraça para a Guiné-Bissau”.

O deputado Abdu Mane sublinhou que, do ponto de vista do MADEM-G15, fez-se um trabalho árduo na ANP, sublinhando que os direitos, as liberdades e garantias na Guiné-Bissau são conquistas irreversíveis para MADEM-G15, admitindo que, em nenhuma circunstância o seu partido permitirá que as pessoas se oponham à causa dos direitos fundamentais.

“Em determinada altura o Movimento para Alternância disse ao presidente da ANP que eles não são inimigos mas apenas adversários políticos por isso a política faz-se na ANP e não fora da ANP”, referiu.

Assegurou que a democracia na Guiné-Bissau não esta em risco e nem pode estar em risco, porque não houve dúvidas na aprovação do programa do governo e do orçamento Geral do Estado recentemente na ANP. Acrescentou que “discutimos seriamente as grandes questões nacionais. Em alguns casos houve entendimento e consenso “.

“O direito à greve é um direito que esta consagrada na Constituição pelo que considerou normal que os sindicatos façam greve, sublinhando que as partes discutiram seriamente sobre as grandes questões nacionais e em alguns casos houve entendimento e consenso”, contou.

PRS ENALTECE ATITUDE DE CIPRIANO CASSAMÁ QUE DEMOSTRA A ISENÇÃO E SENTIDO DO ESTADO

O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Nicolau dos Santos, realçou a atitude do presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, por este ter demostrado isenção e o sentido do Estado e de patriotismo responsável durante a sua atuação na condução dos trabalhos dos legisladores. Realçou também a contribuição da Comunidade Internacional que soube estar ao lado do povo apesar da complexidade da situação política.

O deputado disse que garantir melhores condições de vida a população guineense continuará a ser a razão da existência do seu partido no Parlamento e que estão convictos de que a distribuição dos mandatos desta décima legislatura e bem como a experiência política vivida ao longo da última legislatura de “triste memoria”, propõe a todos os deputados sem exceção para a concretização dos anseios da população, através de um trabalho árduo e gratificante na busca de grandes consensos reformistas.

“E nesta troca de argumentos os políticos, a bem da nação, a paciência, o espírito de bom senso e o amor à pátria devem falar mais alto”, realçou Nicolau, afirmando que a bancada do PRS, tendo 27 anos de experiência, saberá separar, em cada ocasião, o “útil” do “inútil”, o “partidário” do “nacional”, e que continuará a ser proativo e construtivo na apresentação de propostas de resolução e das leis no hemiciclo e agirá sempre contra todas as tentativas de escamotear a verdade e de violação do regime ou de corromper a bancada que lidera.

Por: Carolina Djemé/Epifania Mendonça

LIGA DOS DIREITOS HUMANOS QUER JUSTIÇA TRANSPARENTE NA GUINÉ-BISSAU

Radiosolmansi

O Vice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau exige, a responsabilização dos magistrados na administração da justiça imparcial e transparente

Vitorino Indeque falava, hoje (19), na abertura da formação destinada aos monitores regionais em Estratégia de Participação Cívica e Monitorização de Políticas Públicas, organizada pela Liga Guineense dos Direitos Humanos financiada pela ONG Ianda Guiné Djunto.

Segundo o responsável da Liga, esta medida vai permitir a credibilidade e a confiança das pessoas no sector judicial.

Para o coordenador da Casa dos Direitos de Bissau, Guery Gomes Lopes, se o orçamento for promulgado pelo chefe do Estado é da responsabilidade da sociedade civil ter a capacidade de exigir que os recursos sejam colocados nas áreas temáticas importantes.

Em relação a formação que decorre, o representante da ONG “Ianda Guiné Djuntu”, Edson Incopté diz que é um convite lançado a todos os cidadãos para, dentro da sua comunidade, terem a consciência dos seus poderes e responsabilidade.

Começa, hoje, na casa dos direitos, uma formação em Estratégia de Participação Cívica e Monitorização de Políticas Públicas e enquadra-se na atribuição de subvenção de financiamento assinado entre a Liga Guineense dos Direitos Humanos e a “Ianda Guiné Djunto”.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Greve: SEM ATENDIMENTOS NECESSÁRIOS, PACIENTES ABANDONAM HOSPITAL PÚBLICO E VOLTAM PARA CASA

Por radiosolmansi

A greve na administração pública está a ter reflexos muito negativos no Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM). Esta manhã, os pacientes foram obrigados a procurar tratamento médico em outros hospitais porque não estavam a ser atendidos.

Estas constatações são da Rádio Sol Mansi que esteve no HNSM e viu esta situação desagradável e preocupante. Alguns pacientes que não têm como acarretar os custos nos hospitais privados, preferem voltar para as suas próprias casas correndo o risco de vida.

Embora os serviços mínimos estão a ser prestados, mas os doentes não estão a receber os cuidados necessários. O hospital está quase sem técnicos de saúde enquanto continuam várias pessoas nas camas e nas portas do hospital temendo pelas próprias vidas.

A greve da UNTG está a ter adesão dos sindicatos do sector da saúde que reclamam pelo pagamento do salário em atraso e ainda as melhorias de condições laborais.

Aos microfones da RSM, os acompanhantes dos pacientes no Maior Centro Hospitalar do país consideram de injusta a greve que afecta seriamente o sector da Saúde.

Entretanto, os acompanhantes dos pacientes apelaram as autoridades do país a resolveram a situação da greve com a maior brevidade possível.

Já o Médico no serviço da urgência do HNSM, Iaiá Djalo, confirmou a RSM que estava a ser observado o serviço mínimo, mas lamentou o facto de as pessoas estarem a abandonar o hospital voltando para a casa.

Começa, hoje (18), a segunda vaga de greve da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) para, entre outros, reivindicar a entrada "ilegal" dos funcionários na administração pública, o pagamento de salários em atraso e a aplicação "integral" do estatuto da carreira docente.

A paralisação terá a duração de 5 dias e conta com a adesão da maioria dos sindicatos dos professores a ainda com o apoio dos sindicatos da saúde.

No entanto, este mês de Janeiro poderá conhecer grandes paralisações, e a situação poderá agravar-se ainda mais, sendo que já no dia 20 deve começar mais uma greve dos motoristas dos transportes públicos.

Na semana passada, os funcionários da INACEP tinham paralisado a instituição acusando o director de nepotismo e de má gestão. A acusação também continua entre os funcionários do ministério das finanças e o ministro da Tutela.

Ainda na semana passada, os funcionários do ministério dos transportes também estavam em paralisação exigindo o pagamento dos subsídios e ainda a melhoria na administração do mesmo ministério.

Biaguê Na N’Tam: “2021 será o ano de organização e disciplina nas Forças Armadas”

Com Capgb

O Chefe de estado Maior, assegurou esta terça-feira 19/01/2021 que as Forças Armadas tem que dirigir o país para que haja paz e tranquilidade.

Biaguê Na N’Tam, falava no ato do cumprimento do ano novo pelos oficiais General de diferentes brigadas que, este ano será um ano de organização e disciplina e Unidade nas Forças Armadas.

este ano priorizamos três coisas fundamentais, a estabilidade, escola de formação para pessoais jovens e a reabilitação das infraestruturas Militar” proferiu

O chefe de estado Maior, requer que haja seminários de capacitação aos oficiais sobre a constituição da República, Regulamentos de disciplina Militar e a lei da defesa Nacional, para conhecer melhor as leis.

Ainda Na N’Tam, divulgou que haverá nova organização nas realizações de grandes cerimônias uniformizadas com espadas.

Na mesma Ocasião, afirmou que as Forças de segurança guineense são capazes assegurar o país, e não necessita de forças internacionais. Ainda requer o governo em apoiar a construção de novos quarteis.

General das forças armadas, apela ao Chefe de estado, Umaro Sissoco Embaló, em solicitar a comunidade Internacional a suspender sanções impostas aos Militares.