terça-feira, 5 de julho de 2022

Prof Universitário: “PRESIDÊNCIA DA CEDEAO DEMONSTRA QUE A COMUNIDADE INTERNACIONAL VÊ-NOS COM BONS OLHOS”

JORNAL ODEMOCRATA  05/07/2022

O Diretor do Curso das Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade Lusófona da Guiné (ULG), Banor da Fonseca, afirmou esta segunda-feira, 04 de julho de 2022, que assumir a presidência rotativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) demonstra que a comunidade internacional, pelo menos a nível sub-regional, “vê-nos com bons olhos”.

Banor da Fonseca fez essa observação em entrevista ao Jornal O Democrata para falar dos ganhos políticos que a presidência de Sissoco Embaló da CEDEAO pode trazer para o país.  

O analista político assegurou que a eleição de Umaro Sissoco é um “ganho político” que aumentará ainda mais a apreciação do Estado da Guiné-Bissau no concerto das nações.

Fonseca espera que a dinâmica da organização seja mantida ou melhorada para que no final dos dois anos de mandato, “saiamos com consciência e missão cumprida e essa satisfação não recai apenas sobre o Presidente da República em si, mas também sobre a Guiné-Bissau, porque ele é a cara do país”.  

O especialista em assuntos políticos lembrou que a Guiné-Bissau está inserida em várias organizações internacionais e sub-regionais, entre as quais a CEDEAO que é uma organização de integração tanto económica quanto jurídica, assim os direitos e deveres continuam a ser os mesmos para qualquer Estado membro.

“A Guiné-Bissau não deve esperar mais do que aquilo que são os direitos próprios inerentes ao estatuto do Estado membro da CEDEAO”, afirmou.

Banor da Fonseca  alertou que existem situações em que um Estado membro pode ser privado de alguns direitos, nomeadamente a presidência da organização, neste caso, o incumprimento das obrigações como: pagamento de quotas regulares, entre outros.

“Mas com esforço do chefe de Estado, o país  conseguiu ultrapassar essa barreira e, hoje, todos os guineenses podem orgulhar-se da eleição do Sissoco Embaló a este cargo tão importante”, enfatizou.

Segundo Banor da Fonseca, se o Estado guineense não tivesse a garantia de estabilidade e respeito pelos direitos humanos que são valores intrínsecos da criação de um Estado dentro desta organização, “obviamente que esta oportunidade não seria dada ao Presidente da República da Guiné-Bissau”.

“O Chefe de Estado guineense tem agora uma oportunidade ímpar de dinamizar e apetrechar-se de uma equipa técnica competente que irá facilitar grandemente esta missão, para no final ter uma diferença substancial com os anteriores mandatos, portanto tudo isso vai depender da dinâmica a ser imprimida nos próximos tempos”, sublinhou.

Sobre algumas pessoas que defendem que a CEDEAO perdeu a capacidade na resolução dos conflitos a nível da comunidade, Fonseca disse que essa análise “é subjetiva”, na medida em que, quando se fala da perda de capacidade para a resolução de conflitos é preciso ver o cerne da questão.

“Todos os estados membros da CEDEAO são soberanos, não obstante terem feito cedências em tudo aquilo que são interesses comuns, isso não significa que não existam normas ou regulamentos internos”, esclareceu.

Banor da Fonseca assegurou que a grande limitação destas organizações é quando existe “uma zona cinzenta” entre aquilo que é interno e internacional.

Quando se trata de ingerência nos assuntos internos, aí constitui um obstáculo para atuação da organização, indicou, para de seguida afirmar que “apesar de não significar que todos os assuntos devem ser de estrita observância do Estado em causa, existem princípios gerais como a justiça, liberdade económica e respeito pelos direitos fundamentais da pessoa humana”.

Lembrou que quando estes princípios são postos em causa, a CEDEAO pode interferir de forma criteriosa, não arbitrária.

“Podemos tirar exemplos de alguns países onde houve uma subversão ou disfuncionamento do aparelho de Estado, nomeadamente o caso do Mali e da Guiné-Conacri, apenas para os casos citar mais recentes, não podemos considerar de intervenção só quando existem forças armadas efetivas da organização dentro daquele país para repor a ordem por força. Em qualquer organização o uso da força é o último recurso”, advertiu.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO VIAJA AOS PA SENEGAL 🇸🇳.…

 Gaitu Baldé 

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa recebeu hoje o Representante da CEDEAO, acompanhado dos Embaixadores do Senegal, de Cabo-Verde e da Nigéria.

Os Diplomatas vierem felicitar a Chefe da Diplomacia pela eleição da Guiné-Bissau para a  Presidência Rotativa da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO e consequente por ingerência de funções,  a Ministra de Estado assume o cargo de Presidente do Conselho de Ministros da Organização.  

Durante o encontro, o Representante Residente e os Embaixadores dos países membros da CEDEAO prometerem dar todo o seu apoio para o êxito da Presidência da Guiné-Bissau.

 Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Comunicado à Imprensa de Felicitações - as felicitações do Movimento relativo a eleição do Presidente da Republica da Guiné-Bissau ao cargo cimeiro da nossa organização regional - Presidência da CEDEAO.


A Muadem vem por este meio parabenizar sua Excelência Senhor Presidente Da República General Umaro Sissoco Embaló pelo o cargo de Presidente em Exercício da CEDEAO, na 61 Cimeira da Organização.

Por indicação da Coordenadora Nacional Anita Djaló Sani e Vice Coordenadora Ângela Fernandes.

 Muadem G-15 Mulheres do Movimento para Alternância Democrática

Tomada de Posse do novo Ministro das Finanças Ilídio Vieira Té e o novo Secretário de Estado de Tesouro Mamadú Baldé.

 Radio TV Bantaba

SAÚDE - Quatro efeitos negativos do consumo excessivo de sal... Está na hora de cortar no sal!

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  05/07/22 

O consumo excessivo de sal é, desde sempre, associado a diferentes problemas de saúde como hipertensão arterial. Para piorar o cenário, hoje em dia, segundo a The British Heart Foundation, as pessoas consomem "níveis de sal muito mais altos do que imaginam". 

Citada pelo Daily Record, a instituição pede que se apliquem, urgentemente, novas regras e taxas que limitem o teor de sal nos alimentos. Algo que "poderá salvar vidas". 

A realidade é que o corpo precisa de sal para sobreviver, no entanto, o serviço de saúde britânico (NHS - National Health Service), no Reino Unido, recomenda que os adultos não consumam mais de 6g de sal por dia (2,4g de sódio) ou uma colher de chá.

Controlar as quantidades de sal pode ser difícil porque existem muitos alimentos processados com sal 'escondido' como pão, molhos, sopas, cereais, bacon e fiambre.

Tendo tudo isto em conta, é importante saber quais são as consequências que o corpo pode sofrer graças ao consumo excessivo de sal e o Daily Record criou uma pequena lista que inclui, por exemplo, retenção de líquidos. Trata-se de uma condição que faz as pessoas sentirem-se inchadas, após uma refeição, e que está relacionada com os elevados níveis de sódio que alteram a forma como regulamos os fluídos corporais. 

O consumo excessivo de sal também pode provocar hipertensão arterial - uma das consequências mais conhecidas. Problema que pode acabar por provocar diferentes doenças cardíacas, nomeadamente, enfarte do miocárdio - que segundo especialistas pode ser evitado reduzindo a quantidade de sal consumida. 

Cancro no estômago também pode ser uma consequência, já que se acredita que o sal influencia o desenvolvimento de uma infeção bacteriana, chamada 'H.pylori', que pode danificar o estômago e provocar cancro. "Verificou-se que a ingestão elevada de sal piora esses efeitos", explica o meio de comunicação. 

Existem diferentes fatores de risco associado com a osteoporose e o consumo excessivo de sal é um deles. Investigadores confirmaram que este hábito pode aumentar a excreção urinária de cálcio, diminuindo os níveis desta vitamina essencial para a saúde dos ossos.


Régulos felicitam Chefe de Estado pela nomeação ao cargo de Presidente da Conferência de chefes de Estados e Governos da CEDEAO


Bissau 05 Jul 22 (ANG) – A Associação Nacional de Régulos da Guiné-Bissau felicitou  hoje ao Presidente da República pela sua nomeação ao cargo do Presidente em Exercicio da Conferência dos Chefes de Estados da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, no passado dia 03 de Junho, em Acra, Gana.

De acordo com uma nota à imprensa enviada à ANG e assinada pelo seu Presidente Mamadú Nené Baldé, a associação considera o facto de “memorável e inédito” na história da Guiné-Bissau, e diz que orgulha à todos os guineeses.

“Os inegáveis esforços do Presidente da República, no país e no mundo, desde a sua ascenção ao poder em 2020, têm empreendido uma diplomacia proativa que  melhorou, bastante, a imagem do  país lá fora e trouxe investimentos e investidores estrangeiros “, refere a nota.

Mamadú Baldé, em nome de todos os   régulos, chefes de tabancas e comunidades em geral, da Guiné-Bissau felicita o Chefe de Estado, e apela aos concidadãos para reforçarem a coesão nacional e unidade entre todos, independentemente, das diferenças que persistem.

Na missiva, o Presidente da Associação Nacional dos Régulos da Guiné-Bissau reafirma que o poder tradicional está profundamente solidária com Umaro Sissoco Embalo por mais uma conquista, e formula votos de saúde, longa vida e muitos sucessos no desempenho dessas  funções para o bem das populações da sub-região africana.

Umaro Sissoco Embaló  foi nomeado  pelos seus pares ao cargo de Presidente em Exrecício da Conferência dos Chefes de Estados e de Governos da CEDEAO, no passado dia 03 de Julho, no âmbiro da  61ª  Cimeira desta organização sub-regional. A Guiné-Bissau vai presidir a organização até Julho de 2023.

Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau recebeu em doação uma ambulância; e o Dr.Capitão-de-Mar-e-Guerra Quinhin Nantote, Chefe de Divisão Central de Serviço de Saúde Militar das FARP foi agraciado com Medalha de reconhecimento pelo Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas .

ANP - Reunião da Comissão Permanente

Ditaduraeconsenso.blogspot.com 

Guiné-Bissau: CNE_Capacitação sobre lei de paridade e gênero no contexto das eleições



GUERRA NA UCRÂNIA - Parlamento russo 'avança' na aprovação de leis para apoiar a guerra

© Getty Images

Notícias ao Minuto  05/07/22 

As duas medidas aqui em causa só serão transformadas em lei após assinadas pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Os legisladores russos deram, esta terça-feira, o primeiro selo de aprovação a duas leis que autorizariam o governo a obrigar as empresas a abastecerem os militares com provisões e os seus empregados a trabalharem horas extraordinárias para apoiar a invasão russa sobre a Ucrânia, noticia a Reuters. 

Yuri Borisov, vice-primeiro-ministro do país, disse a este propósito que as medidas foram impulsionadas pela necessidade de apoiar os militares, numa altura em que a economia russa estava sob uma "colossal pressão de sanções" imposta pelo Ocidente.

"A carga sobre a indústria da Defesa aumentou significativamente. A fim de garantir o fornecimento de armas e munições, é necessário otimizar o trabalho do complexo militar-industrial e das empresas que fazem parte das cadeias de cooperação", apontou o governante.

Um dos projetos de lei aqui em causa - aprovado em primeira leitura pela Duma, a câmara baixa do Parlamento - disse que o Estado poderia impor "medidas económicas especiais" durante as operações militares, exigindo às empresas o fornecimento de bens e serviços aos militares, a pedido do governo russo.

Numa nota anexa à iniciativa parlamentar, lê-se ainda que os militares precisam, neste momento, de novos materiais e de reparações no seu armamento para prosseguir a sua campanha na Ucrânia. "A necessidade de satisfazer rapidamente estes requisitos, especialmente no contexto de sanções contra a Rússia e contra entidades jurídicas russas, exigirá que concentremos temporariamente os nossos esforços em determinados setores da economia [...] e que organizemos o fornecimento de recursos através de aquisições públicas de Defesa", aponta essa mesma nota.

Um segundo projeto de lei, também aprovado na sua primeira leitura, alteraria o Código do Trabalho para conceder ao governo o direito de regular o horário de trabalho e determinar os dias de folga em determinadas empresas. Tal significa que o governo, caso esta iniciativa venha mesmo a ser inteiramente aprovada, pode vir a ter o poder de obrigar os colaboradores das empresas fornecedoras de material aos militares a trabalharem à noite, aos fins-de-semana e até aos feriados - e sem terem qualquer direito a férias anuais.

Ambos os projetos de lei foram apresentados à Duma pelo governo russo. Estes terão ainda de ser submetidos a uma segunda e terceira leituras, de ser revistos pela câmara alta do Parlamento e de ser assinados pelo presidente russo, Vladimir Putin - para se transformarem, efetivamente, em lei.

Adeus, ressacas! Medicamento promete reduzir efeitos do álcool... Chegou ao mercado esta semana, mas, por enquanto, não está disponível em Portugal.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  05/07/22 

Bastam dois comprimidos Mrykl, administrados uma hora antes antes da ingestão de bebidas alcóolicas para reduzir em 50% a concentração de álcool no sangue, meia hora depois da primeira bebida. É o que promete a sueca De Faire Medical, que, em parceria com o Instituto de Ciência e Saúde Pfützner, na Alemanha, criou o suplemento. 

De acordo com dados publicados na revista científica Nutrition and Metabolic Insights, uma hora depois de serem bebidas duas doses de vodka, os indivíduos que participaram no estudo já tinham 70% menos álcool no sangue do que o esperado.

Na sua composição encontram-se probióticos, vitamina B12 e cisteína , reconhecidos como seguros pelas autoridades europeias. Ainda assim, o suplemento não deve servir como desculpa para lá do recomendável. "É importante lembrar que o Myrkl não impede a bebedeira, mas estamos confiantes de que será um produto inovador para quem bebe moderadamente", afirmou Håkan Magnusson, porta-voz da Faire Medical, ao jornal The Sun.

O medicamento chegou ao mercado esta semana, mas, por enquanto,  não está disponível em Portugal. Para já, circula na Itália, Áustria, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Noruega, Suécia, Suíça e Reino Unido. A farmacêutica De Faire Medical  garante que é 100% vegan e natural.


Leia Também: Cerveja tem benefício pouco conhecido para a saúde. Ei-lo

Crime de falsificação de documentos: PJ DETEVE DUAS FUNCIONÁRIAS DAS FINANÇAS

Por: Tiago Seide  JORNAL ODEMOCRATA  05/07/2022 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve duas funcionárias do Ministério das Finanças, Domingas António Fernandes e Georgina Sene Djana, por suspeitas de falsificação de documentos e de identidade, lê-se num auto de denúncia a que o jornal O Democrata teve acesso.

Segundo o documento, Domingas António Fernandes terá introduzido o nome de Maria da Silva, sua vizinha, para beneficiar da pensão de sobrevivência anual no valor de 4. 980 000 francos, na qualidade da viúva de Carlos Sami, combatente da liberdade da pátria e ex-coronel do exército, mas que, na realidade, a beneficiária desconhece essa pessoa. Constatou-se que o nome do marido da suposta beneficiária é Raul Siga, carpinteiro por conta própria.

“Nhima Sambu foi introduzida na base de dados como viúva de combatente para beneficiar da pensão de sobrevivência no valor mensal líquido de 315.000 francos cfa, correspondente a 3 780 000 francos cfa anual”, lê-se. 

O documento refere também que Georgina Sene Djana é suspeita de introduzir o nome da sua mãe, Fátima Sanhá, para beneficiar da pensão anual no valor de 4.193.904 francos cfa, na qualidade de viúva de Eduardo Sana Djana, combatente da liberdade da pátria e inspector do Ministério do Interior. Na realidade, Eduardo Sana Djana, pai da suspeita, nunca foi Inspetor daquele Ministério, mas sim um motorista do Ministério das Obras Públicas falecido em 2010.

De 2014 a esta parte, segundo o documento, Domingas António Fernandes terá beneficiado de uma soma em dinheiro estimada em 29.040.000 francos cfa, enquanto a Georgina Sene Djana terá beneficiado de 38.741.190 francos cfa.

Refira-se que as suspeitas estão detidas nas celas da PJ em Bandim.

A PJ requereu ao Ministério Público a legalização da prisão preventiva das duas suspeitas, considerando que, estando em liberdade, podem colocar em risco os meios de prova essenciais a descoberta da verdade dos factos ligados a elas e dos seus colaboradores.  

DOENÇAS ONCOLÓGICAS - 'Assassino silencioso'. As zonas do corpo onde o melanoma se manifesta... Muito provavelmente, desconhece.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  05/07/22 

Nas últimas décadas, a incidência dos vários tipos de cancro de pele aumentou de forma exponencial. Ainda assim, na sua maioria, estas doenças são curáveis, desde que diagnosticadas numa fase precoce da doença. 

Segundo dados partilhados pela Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, surgem anualmente cerca de 700 novos casos de melanoma maligno em Portugal e estima-se que em 2019 tenham morrido 260 pessoas. 

Em declarações ao Daily Express, o médico Kumkum Misra, da Monteceuticals, no Reino Unido, diz que existem sete áreas insuspeitas do corpo que podem apresentar sinais de cancro da pele:

  1. Entre os dedos das mãos e dos pés;
  2. Palmas das mãos e dos pés;
  3. Genitais ou áreas circundantes;
  4. Couro cabeludo
  5. Pele à volta das unhas dos dedos das mãos ou dos pés;
  6. Olhos;
  7. Boca, vias digestivas e urinárias.

Sinais de alarme a que, segundo o portal Lusíadas, deve estar atento:

  • Sinal preexistente que muda de cor, tamanho ou forma ou que começa a sangrar;
  • Aparecimento de feridas, que curam muito lentamente;
  • Sinal que se torne anormalmente grande;
  • 'Bolhas de sangue' que apareçam sob as unhas e que não tenham resultado de uma agressão;
  • Aparecimento de um sinal novo, principalmente após os 40 anos, que apresente uma forma irregular ou uma cor anormal;
  • Aparecimento de comichão ou ardor num sinal pré-existente.

Caso desconfie de alguma situação fora do normal, consulte um médico dermatologista e evite qualquer tipo de exposição solar direta.

Bissau e Lisboa assinalam trinta anos de cooperação militar, com uma nova visão no âmbito do Programa Quadro de Cooperação 2021-2022.

@Radio Bantaba  Jul 4, 2022

RÚSSIA/UCRÂNIA: Putin ordena continuação da guerra

© Reuters

Por LUSA  05/07/22 

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou segunda-feira que as forças russas continuem a ofensiva no leste da Ucrânia, um dia após a tomada de Lysychansk, quando Kyiv estimou a reconstrução do país em 750 mil milhões de dólares.

Em Moscovo, durante uma reunião com seu ministro da Defesa, Sergei Shoigu, o presidente russo deu ordem às tropas russas para "realizarem a sua missão" com os "planos já aprovados".

No domingo à noite, o exército ucraniano anunciou a retirada de suas unidades em Lysychansk, o último bastião de Kiev na região de Lugansk (leste), que Moscovo diz ter agora o controlo total.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Chmygal, que viajou para Lugano, na Suíça, para uma conferência, apresentou um plano "estimado em 750 mil milhões de dólares".

Esta será "a tarefa comum de todo o mundo democrático", sublinhou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky por videoconferência na abertura da conferência para preparar o enorme projeto.

Durante o seu discurso, explicou que precisava destes "colossais fundos" para ajudar a população, reconstruir as cidades e infraestruturas destruídas pela guerra, mas também "preparar escolas e universidades para um novo ano letivo" e "preparar-se para o inverno ".

A conferência deverá terminar na terça-feira, enquanto o resultado da guerra desencadeada em 24 de fevereiro pela invasão russa da Ucrânia permanece incerto.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS CONDECOROU COM A "MEDALHA DE ORDEM NACIONAL DE MERITO, COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO" O CHEFE DE ESTADO-MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS DE PORTUGAL, ALMIRANTE ANTÓNIO SILVA RIBEIRO PELO SEU NOTÁVEL EMPENHAMENTO NO REFORÇO DA COOPERAÇÃO ENTRE AS NOSSAS DUAS INSTITUIÇÕES MILITARES, NUMA CERIMÓNIA A QUE ASSISTIRAM OS CHEFES MILITARES GUINEENSES TENDO À CABEÇA O GENERAL BIAGUÊ NAN TAM, CEMGFA.


O Chefe de Estado maior das Forças Armadas Portuguesas, almirante António Silva Ribeiro em visita à Bissau foi agraciado com Medalha de Ordem Nacional de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento pelo Presidente da Republica General Umaro Sissoco Embaló.☝

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também: 


Por JORNAL ODEMOCRATA 
04/07/2022O 

Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal, Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, foi agraciado com a Medalha da Ordem Nacional de Mérito, Cooperação e de Desenvolvimento. 

A condecoração do chefe de Estado-maior português foi anunciada através de uma nota do Gabinete da Comunicação e das Relações Públicas da Presidência da República publicada esta segunda-feira, 04 de julho de 2022, que referenciou o Decreto n°.40/2022.

Segundo a nota, a condecoração do chefe de Estado-maior português, deve-se ao seu empenho no reforço da cooperação entre as forças armadas de Portugal e da Guiné-Bissau, no quadro das excelentes relações de amizade e cooperação.

O Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro chegou ao país no sábado (2 de julho) para uma visita de trabalho que termina amanhã (terça-feira). A visita do responsável do exército português insere-se no âmbito da celebração do trigésimo (30) aniversário da Cooperação Técnico-Militar entre as forças armadas guineense e português.

O Almirante recebeu a medalha das mãos do Chefe de Estado guineense, General Umaro Sissoco Embaló, a quem agradeceu. 

Em declarações aos jornalistas Ribeiro confessou que foi surpreendido com a distinção, que constituiu uma honra para ele, “sendo um gesto de grandiosidade”.

“Eu sinto-me privilegiado por ser objeto desta distinção que também se destina a compensar todo o trabalho que foi feito durante estes trinta anos”, disse.

Explicou que juntamente com o seu homólogo guineense, através das decisões políticas, conseguiram contribuir para a concretização de projetos definidos no Programa Quadro da Cooperação no Domínio da Defesa. 

Enfatizou que vão conjugar esforços para alcançar os objetivos visíveis no domínio da saúde, sobretudo com a recuperação dos serviços de saúde da Marinha Nacional e da Força Aérea, bem como a formação de 60 militares guineenses. 

Por: Epifânia Mendonça