quarta-feira, 27 de abril de 2022

SpaceX enviou com sucesso mais quatro astronautas para a Estação Espacial

© Getty Images

Notícias ao Minuto  27/04/22 

É a quarta missão deste tipo realizada colaborativamente entre a NASA e a SpaceX.

A SpaceX lançou esta quarta-feira, dia 27, uma nova missão para o Espaço. A tripulação da Crew Dragon - de nome Freedom e composta por quatro astronautas - seguiu caminho em direção à Estação Espacial, onde passarão os próximos seis meses.

Esta é a quarta missão lançada colaborativamente entre a NASA e a SpaceX e, tal como as anteriores, correu tal como havia sido planeado. O foguetão Falcon 9 levantou voo a partir do cabo Canaveral na Florida, nos EUA, e após a separação da cápsula tripulada conseguiu pousar com sucesso numa plataforma marítima no Atlântico.

Como nota a Reuters, este foi o quarto voo deste propulsor, que voltará então a ser utilizado em futuras missões.


Macron atingido com tomates na primeira saída pública após reeleição

© Twitter

Notícias ao Minuto  27/04/22 

Um popular colocou-se em cima de uma banca e atirou-se deliberadamente para a confusão que já estava formada em torno de Macron.

O presidente de França, Emmanuel Macron, visitou esta quarta-feira um mercado na comuna de Cergy. Durante a visita, em momentos caóticos, que contaram, até, com um popular a atirar-se deliberadamente para cima de outras pessoas, o chefe de Estado francês foi atingido por tomates. 

O momento, que ocorreu naquela que foi a primeira saída pública de Macron após a reeleição, foi captado em vídeo. 

Num outro vídeo, que pode ver acima, um popular coloca-se em cima de uma banca e atira-se deliberadamente para a confusão que já estava formada em torno de Macron. 

A equipa de segurança do presidente reagiu rapidamente, protegendo-o com um chapéu de chuva.

Macron prosseguiu a visita com normalidade.

O centrista Emmanuel Macron foi no domingo reeleito presidente de França, obtendo 58,55% dos votos na segunda volta das eleições, contra 41,45% de Marine Le Pen, a candidata de extrema-direita, segundo resultados oficiais definitivos divulgados hoje pelo Ministério do Interior francês.

Em 2017, a primeira vez que os dois se enfrentaram nas eleições presidenciais, Emmanuel Macron venceu com 66,10% dos votos, contra 33,90% de Marine Le Pen, ou seja com uma vantagem significativamente mais clara do que nas eleições de domingo.


Kremlin anuncia corte de gás a mais países se não pagarem em rublos

© Reuters

Por LUSA  27/04/22 

O Kremlin anunciou hoje, após o corte do fornecimento de gás russo à Polónia e à Bulgária, que o envio será interrompido igualmente a outros países, se não aceitarem o novo mecanismo de pagamento em rublos.

"À medida que o tempo de pagamento se aproxima, e se os consumidores rejeitarem o novo sistema de pagamento, o decreto presidencial será implementado", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, na conferência de imprensa diária.

Peskov negou categoricamente que a interrupção deste fornecimento seja um ato de chantagem, conforme foi descrito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"Não se trata de chantagem (...) Somos categoricamente contra essa declaração", disse o porta-voz da Presidência russa, acrescentando que os países europeus foram avisados antecipadamente de que a Rússia passaria para um novo sistema de pagamento em resposta às sanções da comunidade internacional sobre Moscovo, por causa da invasão da Ucrânia.

Von der Leyen assegurou hoje que a União Europeia (UE) tem planos de contingência para possíveis cortes de gás da Rússia, após a suspensão do fornecimento à Bulgária e Polónia, por estes países não pagarem em rublos.

"O anúncio da Gazprom de que suspenderá unilateralmente a entrega de gás a clientes na Europa é mais uma tentativa da Rússia de usar o gás como ferramenta de chantagem", disse von der Leyen, num comunicado.

A presidente da Comissão Europeia acrescentou que o gesto de Moscovo "mostra mais uma vez a falta de fiabilidade da Rússia como fornecedor de gás" e garantiu que os parceiros europeus estão "preparados para este cenário (...) injustificado e inaceitável".

O porta-voz do Kremlin respondeu a Von der Leyen dizendo que a Rússia continua a ser um fornecedor fiável e que, se os países afetados pelos cortes concordarem em pagar em rublos, o fornecimento será retomado.

Peskov insistiu que o pagamento em rublos não implica "qualquer dificuldade", nem aumenta o preço dos suprimentos.

"De facto, nada muda para os compradores. A única exigência é que abram novas contas no Gazprombank", a entidade encarregada de receber o pagamento em moeda estrangeira.


Leia Também: 

A Polónia e a Bulgária garantiram hoje que conseguem continuar a fornecer gás aos consumidores apesar do corte anunciado pela empresa russa Gazprom, explicando ter alternativas e contar com a ajuda da União Europeia.

Numa declaração feita no parlamento polaco, o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, assegurou que a Polónia não se sente intimidada pelo corte de gás anunciado pela Rússia e afirmou que o país está seguro, "graças a anos de esforços destinados a obter gás de outros países".

Também o ministro da Energia búlgaro, Alexander Nikolov, assegurou que a Bulgária pode responder às necessidades de gás dos consumidores, embora tenha admitido que o país só tem reservas de gás para um mês...Ler Mais

GOVERNO ESPERA MAIOR CONSCIÊNCIA DA SOCIEDADE "CASTRENSE" COM CHEGADA AO PAÍS DA FORÇA DA CEDEAO, AFIRMA FERNANDO VAZ

Rádio Jovem Bissau

O porta-voz do governo, Fernando Vaz, afirmou hoje, em Bissau, que com a chegada da força de "estabilização" da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ao país, espera que haja uma "consciência" republicana das forças armadas guineenses sobre o atual regime no poder na Guiné-Bissau.

"Espero aquilo que a CEDEAO espera, que haja maior consciência da sociedade castrense e que interiorize que a mudança do regime se faz por via democrática pelo sufrágio universal e não com "Golpe de Estado", disse, insistindo que "penso que é uma mensagem grande que vem da sub-região por aquilo que esta a acontecer no Mali, na Guiné-Conacri e na Guiné-Bissau.  Por isso, esta não é só a mensagem que a nossa sub-região impõe, mas também a própria Comunidade Internacional", declarou Fernando Vaz.

Vaz falava aos jornalistas, à margem do lançamento da Campanha de Vacinação contra a poliomielite, em Bissau, em frente às instalações do Ministério da Saúde Publica, na qual confirma a chegada dos primeiros efetivos da força a capital Bissau.

Questionado pela imprensa se a presença dessa força mostra que a Guiné-Bissau vive novamente numa estabilidade política, Fernando Vaz respondeu que o país foi sobressaltado no passado dia 01 fevereiro, e que é fundamental tomar medidas.

O também ministro do Turismo e Artesanato,  reconhece que a presença da força de "estabilização" da sub-região não é um assunto do consenso entre os guineenses, incluindo o coletivo governamental, mas lembra que é importante respeitar a decisão dos Chefes de Estados da CEDEAO.

Embora a força da sub-região começasse a chegar a Bissau, ainda não foi designado o nome da nova corporação da CEDEAO. 

O porta-voz do governo revela que os detalhes da presença desta força serão definidos na próxima cimeira da organização a realizar-se no mês de maio.

Recordar que os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO decidiram enviar ao país um contingente de apoio, depois do atentado de 1 de fevereiro contra o Palácio do Governo, que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló classificou como uma tentativa de golpe de Estado.

O Parlamento ainda não se pronunciou sobre o tema, mas parte do contingente já se encontra no território nacional.

Por: AC

ARMANDO MANGO CONSIDERA “NULA E INEXISTENTE” A DECISÃO DO CONSELHO NACIONAL DA APU-PDGB

JORNAL ODEMOCRATA  27/04/2022

 O segundo vice-presidente e deputado da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Armando Mango, considerou “nula, indigna e inexistente” a decisão do Conselho Nacional que lhe retirou a confiança política juntamente com alguns altos dirigentes e deputados do partido, afirmando que está “totalmente tranquilo”.

Armando Mango falava à imprensa, esta terça-feira, 26 de abril de 2022, à margem da entrega do anteprojeto da revisão da Constituição da República ao Presidente da ANP, ato realizado numa das unidades hoteleiras, em Bissau.

Declarou ainda que o APU-PDGB é um partido estruturado e tem estatutos próprios e um regulamento disciplinar, nos quais constam “clarinho” que nenhum militante pode ser sancionado, “seja lá qual for o tipo de sanções”, sem que este tenha sido ouvido previamente ou lhe seja instruído um processo disciplinar.

O deputado da nação lembrou que o princípio da legalidade deve balizar a atuação das instituições, incluindo do seu próprio partido, reafirmando que não está preocupado, por a decisão estar “ferida de total ilegalidade”.

“É uma competência reservada à Comissão Nacional de Jurisdição e esta entidade não se pronunciou nem sequer sobre a matéria. Nunca foi-me instaurado um processo disciplinar e muito menos fui ouvido sobre qualquer matéria, também os meus colegas, portanto a decisão é inexistente e sem efeito” insistiu o também advogado.

Refira-se que o Conselho Nacional da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau retirou a confiança política a alguns dos seus altos dirigentes por ” violação sistemática” da disciplina partidária e dos deveres de militantes plasmados nos estatutos do partido. Trata-se de cinco vice-presidentes nomeadamente, Mama Saliu Lamba, Armando Mango, Joana Kobde Nhanca, Fatumata Djau Baldé, Batista Té, e os deputados Marciano Indi, Umaro Conté e Paulo Bodjan.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

A guerra na Ucrânia continua e alguns americanos procuram juntar-se à luta contra a Rússia

Parece não haver fim à vista para a invasão da Ucrânia pela Rússia. A guerra entra no seu terceiro mês. Agora, alguns americanos tentam juntar-se à batalha para defender a Ucrânia.👇

Voaportugues.com

Veja Também:

O governador da região russa de Belgorod, Viacheslav Gladkov, anunciou hoje que foram registadas explosões, na sequência de um incêndio num depósito de armas numa cidade localizada junto à fronteira com a Ucrânia.

"De acordo com informações preliminares, um depósito de armas incendiou-se perto da cidade de Staraya Nelidovka", disse Gladkov, acrescentando que o fogo já foi extinto, segundo a agência russa Interfax.

A delegação do Ministério de Emergências russo na região de Belgorod disse que as explosões não causaram danos em edifícios residenciais ou casas, nem feridos entre a população civil.

Viacheslav Gladkov acusou nos últimos dias a Ucrânia de levar a cabo vários ataques contra aldeias na região fronteiriça...Ler Mais


Franz Baumann, ex-secretário-geral Adjunto da ONU, disse hoje à Lusa que teme que a guerra iniciada pelo Rússia na Ucrânia leve ao fim das Nações Unidas, pedindo uma maior ação do secretário-geral, António Guterres.

"Eu estou muito preocupado com o futuro da Organização das Nações Unidas (ONU). Passei muito anos na ONU, passei por muitos países e continentes, e temo que este possa ser o fim da Organização. Porque a ONU foi criada no fim da II Guerra Mundial para prevenir guerras como esta e manter a paz internacional", afirmou Baumann.

"Se a ONU falhar - não quero parecer snobe -, não por causa de uma guerra no Iémen ou na República Centro-Africana, mas por uma guerra a envolver um dos cinco pilares da ONU, quem mais acreditará novamente no Estado de Direito ou na Carta das Nações Unidas?", indagou o alemão, que foi secretário-geral Adjunto para a Assembleia-Geral da ONU e conselheiro Especial para o Meio Ambiente e Operações de Paz, até ao final de 2015...Ler Mais


© Twitter/Nexta

Notícias ao Minuto  26/04/22 

Estátua foi erguida em 1985 para "para celebrar a reunificação da Ucrânia com a Rússia".

A autarquia de Kyiv, capital da Ucrânia, começou a demolir a estátua do ‘Arco da Amizade dos Povos’, que assinala a amizade entre russos e ucranianos, esta terça-feira. O autarca da cidade, Vitali Klitschko, revelou ontem que a estátua de oito metros de altura de dois homens a segurar uma estrela com ‘Amizade dos Povos’ e ‘URSS’ inscrito será removida devido à invasão russa da Ucrânia.

"Amigos! Esta semana vamos desmantelar uma escultura de bronze de dois trabalhadores, erguida em 1982 ‘para celebrar a reunificação da Ucrânia com a Rússia’", anunciou Klitschko numa publicação nas redes sociais. “A Rússia ‘assinalou’ a sua atitude em relação à Ucrânia com os assassinatos brutais de ucranianos pacíficos, com a destruição das nossas cidades e vilas e com o desejo de destruir o nosso Estado.”

Já o arco de titânio sobre a escultura irá permanecer no local, mas será “renomeado” e serão destacadas as “cores da bandeira ucraniana”. 

Citado pelo jornal Financial Times, o principal arquiteto, Serhiy Myrhorodsky, afirmou que concorda com a demolição. “Com a Rússia, está tudo acabado. Este monumento foi construído para comemorar a ‘reunificação com a Rússia’. Então chegamos à 'Amizade dos Povos'”, explicou, acrescentado que agora deverá ser “transformado num monumento da unificação das terras ucranianas”. 

Ao 62.º dia da invasão russa da Ucrânia, pelo menos dois mil civis morreram, segundo dados apurados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.