terça-feira, 26 de abril de 2022

Ucrânia: UE alerta para perigo de nova catástrofe nuclear

© Lusa

Notícias ao Minuto  26/04/22 

A União Europeia (UE) alertou hoje para o perigo de uma nova catástrofe nuclear na Ucrânia devido à ofensiva russa e apelou a Moscovo para se abster de qualquer ação contra as instalações nucleares ucranianas.

"A agressão ilegal e injustificada da Rússia na Ucrânia coloca mais uma vez em risco a segurança nuclear no nosso continente", sustentaram, num comunicado conjunto, o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, e a comissária europeia para a Energia, Kadri Simson.

As forças russas na Ucrânia controlam a central nuclear de Zaporijia, no sul do país e a maior da Europa, e que foi alvo de tiros de artilharia, no início da invasão de Moscovo, que originaram um incêncio e fizeram temer uma nova catástrofe nuclear, 36 anos após a de Chernobyl.

Nesta central, segundo declarações do responsável da Agência Internacional da Energia Atómica, Rafael Grossi, foi hoje medido um nível de radioatividade "anormal".

"O nível de radioatividade é, diria, anormal", declarou Grossi, sem adiantar valores, garantindo que a agência monitoriza Chernobyl quotidianamente.

A Ucrânia tem 15 reatores nucleares em quatro centrais elétricas em funcionamento, além de depósitos de resíduos, como é o caso da central de Chernobyl, que foi desativada depois do desastre de 1986.

Um reator de Chernobyl explodiu em 1986, contaminando grande parte da Europa, mas especialmente a Ucrânia, a Rússia e a Bielorrússia, que integravam a URSS. Denominada zona de exclusão, o território num raio de 30 quilómetros em redor da central ainda está fortemente contaminado e é proibido viver lá permanentemente.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.


Leia Também: 

A Ucrânia acusou hoje a Rússia de pretender "desestabilizar" a região separatista moldava pró-russa da Transnístria, junto à fronteira ucraniana, após uma série de explosões que suscitaram o receio de um alastramento da guerra no país vizinho.

"A Rússia pretende desestabilizar a região da Transnístria, o que sugere que a Moldova deverá aguardar a vista de 'convidados'", declarou no Twitter o conselheiro da presidência ucraniana Mikhailo Podoliak, numa referência aos soldados russos que invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro.

"Se a Ucrânia cair, amanhã as tropas russas estarão às portas de Chisinau", a capital moldava, prosseguiu Podoliak, apelando ao "trabalho em equipa" para que Kiev possa "garantir a segurança estratégica da região"...Ler Mais

Confrontos violentos entre mercenários russos e civis próximo das minas de ouro, na República Centro-Africana (RCA), foram algo comum durante anos.

Depois da invasão da Ucrânia, a sede da Rússia pelo ouro africano parece ainda maior e o número de mortes está a aumentar.

“As sanções impostas contra a Rússia estão a motivar a sua pressão pelo ouro,” jornalista Philip Obaji Jr. disse à ADF. “Mesmo que a Rússia possa ter dificuldades para vender as suas reservas de ouro como resultado das sanções, existe ainda o mercado físico, onde o rastreio pode ser difícil. Está cheio de furos que eles podem explorar.”

Mercenários russos mataram centenas de civis numa corrente de ataques de 14 a 18 de Março, em Ouandja, uma área de mineração do ouro na RCA, de acordo com entrevistas com sobreviventes, feitas pela página da internet de notícias Middle East Eye (MEE)...Ler Mais

Deu início hoje, a Conferencia das Ordens Dos Arquitectos dos Estados Membros da UEMOA.

 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

MOPHU/26.04.2022. (terça-feira)

Deu início hoje, a Conferencia das Ordens Dos Arquitectos dos Estados Membros da UEMOA.

Está conferência contou com a presença do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Sr. Marciano Silva Barbeiro, em representação do Ministro Das Obras Públicas Habitação e Urbanismo", Comissário da UEMOA para o Ordenamento do Território Comunitário e Transportes, Presidente de Conselho Nacional da Ordem dos Arquitectos, Delegação de Burkina Faso, Delegação de Bénin, Delegação de Côté d'Ivoire, Delegação de Senegal, Delegação de Togo e os Arquitectos

Duração: 3 dias de discussão e workshops com parceiros

Local:  Hôtel Royal

Data: 26 a 28 de abril de 2022

Patrocínio:  Comissão da UEMOA, e Ministério de Obras Públicas, Habitação e Urbanismo

Objetivo: Questão científica que tem a ver com a formação dos arquitectos, livre circulação dos arquitectos no espaço da UEMOA, discussão sobre as casas construídas nas zonas Impróprias, etc.

Resgatadas 18 crianças “escravizadas” numa plantação de cajueiros na Guiné-Bissau

Foto: Mário Cruz/Lusa/Arq

África 21 Digital com Lusa

Dezoito crianças que estavam a ser sujeitas a exploração laboral numa plantação de cajueiros em Prábis, arredores de Bissau, foram resgatadas e duas pessoas foram detidas, disseram fontes da Associação dos Amigos da Criança e da Polícia Judiciária.

“Foram resgatadas 18 crianças, entre os 8 e os 13 anos, que estavam a ser sujeitas a trabalho numa plantação de caju na zona de Prábis”, afirmou Laudolino Medina, secretário-executivo da Associação dos Amigos da Criança (AMIC).

Laudolino Medina explicou que o caso foi identificado por um dos colaboradores da AMIC e  foi denunciado à Polícia Judiciária.

“As crianças estão no centro de acolhimento da AMIC” e são quase todas guineenses, com exceção de duas, provenientes da Gâmbia e uma da Guiné-Conacri.

Segundo Laudolino Medina, as crianças talibés, estudante do Corão, foram contratadas por um intermediário através do mestre corânico, que recebia o pagamento pelo trabalho dos menores, que chegavam a apanhar mais de 12 baldes de caju por dia.

Muitas famílias na Guiné-Bissau entregam os seus filhos a falsos mestres corânicos, que os obrigam a mendigar nas ruas e os exploram.

“Estavam em condições deploráveis, mal vestidos, descalços e não estavam bem alimentados”, sublinhou Laudolino Medina.

A PJ confirmou à Lusa que foram detidas duas pessoas, nomeadamente o proprietário da plantação e o mestre corânico.

Desde o início do ano, a AMIC já resgatou das ruas mais de 30 crianças, mas a falta de recursos financeiros e apoios está a atrasar uma operação para resgatar mais 77 já identificadas a mendigar nas ruas do Senegal.

“Neste momento, ninguém apoia esta iniciativa e é preciso a mobilização de recursos e a resposta está a ser mais lenta”, afirmou.

ACUSADO DE CRIME DE HOMICÍDIO ANUNCIADO PRÉMIO 2.000.000 DE FCFA PARA INFORMAÇÕES QUE LEVEM A DETENÇÃO DE GILBERTO DA SILVA


A Direção Nacional da Polícia Judiciária anunciou hoje um prémio de dois milhões de francos CFA em troca de informações credíveis que levem à detenção de Gilberto da Silva, suspeito de ter matado a sua própria filha de 16 anos de idade.

O suspeito foi conduzido ao Centro de detenção da Polícia Judiciária de Bissau (Piquete), no bairro de Reno, sob custódia dos serviços da Guarda Prisional que controlam a prisão (entidade autónoma a PJ).

O serviço da Guarda Prisional confirmou que o suspeito fugiu da custódia no dia 13 de abril e continua foragido. A direção nacional da Polícia Judiciária foi notificada pelo magistrado titular do depois da fuga do suspeito, pedindo que acione diligências para a sua recaptura.

A PJ pede de todos para do suspeito, bem como anunciou um prémio de dois milhões de francos CFA para quem fornecer a informação sobre a localização de Gilberto da Silva e, consequentemente, a sua detenção. 

Kyiv diz que começaram ataques de guerrilha na Rússia

© Lusa

Por LUSA  26/04/22 

Um conselheiro do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Oleksiy Arestovich, disse na segunda-feira que os incêndios registados em depósitos de combustível na Rússia poderão ser o início de ataques de guerrilha, em resposta à invasão russa.

"Em Ussuriysk, a base militar incendiou-se, os escritórios de alistamento militar incendiaram-se, as universidades militares incendiaram-se, alguns armazéns, as casas de governadores", disse Arestovich.

Russian oil depot goes up in flames near Ukraine border. Kremlin probes fires in Bryansk

No entanto, o conselheiro de Zelensky sublinhou, numa entrevista citada pela agência de notícias ucraniana Unian, que Kyiv "desconhece o que está a acontecer na Rússia".

Pelo menos 17 pessoas morreram num incêndio que ocorreu em 21 de abril num instituto de investigação das Forças Aeroespaciais russas em Tver, cidade a cerca de 200 quilómetros de Moscovo.

Um incêndio deflagrou na segunda-feira num grande depósito de combustível na cidade de Bryansk, perto da fronteira ucraniana, anunciaram as autoridades russas, sem especificar as razões do fogo.

Segundo as agências de notícias russas citadas pela agência France Presse, "o incêndio deflagrou no depósito de combustível Transneft Bryansk-Druzhba, em Bryansk", uma cidade localizada a 150 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, que serve como base logística à ofensiva militar de Moscovo naquele país.

De acordo com as primeiras informações, não há vítimas a registar.

Moscovo tem acusado repetidamente as forças ucranianas de realizarem ataques em solo russo, incluindo numa aldeia na região de Bryansk, em meados de abril.

No início de abril, o governador da região de Belgorod, também na fronteira, alegou que helicópteros ucranianos tinham disparado num depósito de combustível.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).


Veja Também:

Um incêndio deflagrou hoje num grande depósito de combustível numa cidade russa perto da fronteira ucraniana, anunciaram as autoridades russas, sem especificar as razões do fogo.

Segundo as agências de notícias russas citadas pela AFP, "o incêndio deflagrou no depósito de combustível Transneft Bryansk-Druzhba, em Bryansk", uma cidade localizada a 150 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, que serve como base logística à ofensiva militar de Moscovo naquele país.

De acordo com as primeiras informações, não há vítimas a registar.

O incêndio deflagrou por volta das 02:00 locais (00:00 em Lisboa) no distrito de Fokinsky, na cidade de Bryansk, precisou a secção local do Ministério das Situações de Emergência, adiantando que foram enviados para o local socorristas e bombeiros...Ler Mais

Rússia alerta para "perigo real" de uma III Guerra Mundial... Lavrov deixa aviso e critica a posição da Ucrânia nas negociações de paz.

© Reuters

Notícias ao Minuto  25/04/22 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, alertou, esta segunda-feira, para o “perigo real” de uma III Guerra Mundial.

Segundo a notícia avançada pela AFP, que cita uma entrevista do governante a agências de notícias russas, Sergei Lavrov disse que as negociações de paz com a Ucrânia vão continuar, mas deixou um aviso, dizendo que não se pode subestimar o “perigo” de uma guerra a nível mundial. 

“A boa vontade tem os seus limites. E se não for recíproca, isso não ajuda no processo de negociação. Mas continuamos envolvidos em negociações com a equipa delegada por Zelensky, e esses contactos continuarão”, disse, criticando assim a posição que tem sido tomada pela Ucrânia durante as negociações de paz. 

Lavrov recordou depois a carreira do presidente da Ucrânia como ator e acusou-o de “fingir” negociar. 

“Ele é um bom ator”, afirmou. “Se observar atentamente e ler atentamente o que ele diz, encontra mil contradições”, apontou.

Tendo em conta a situação atual, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo alertou para o “perigo” de uma III Guerra Mundial. 

“O perigo é sério, é real, não podemos subestimá-lo”, avisou.

Na mesma entrevista, Lavrov disse que o conflito na Ucrânia irá terminar “com a assinatura de um acordo”. 

“Mas os parâmetros deste acordo serão definidos pelo estado dos combates que ocorram no momento em que o acordo se tornar realidade”, completou.

Recorde-se que a invasão russa à Ucrânia teve início a 24 de fevereiro e, desde então, já morreram mais de dois mil civis, segundo a ONU, que tem alertado para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Leia Também:

A principal aliança extremista islâmica no Sahel anunciou a detenção de um membro russo do grupo privado paramilitar Wagner, alegadamente capturado no centro do Mali, de acordo com uma reivindicação em nome do movimento enviada à agência France Presse.

Esta é a primeira vez que o Groupe de Soutien à l'Islam et aux Musulmans (GSIM), associado à al-Qaeda, anuncia a captura de um paramilitar russo envolvido na luta contra o extremismo islâmico no Mali.

O GSIM não forneceu, porém, quaisquer elementos que permitam provar a veracidade do anúncio, feito através de um comunicado no domingo à noite.

Paris e Washington denunciam reiteradamente desde há meses a presença no Mali de "mercenários" do grupo paramilitar privado de capitais russos Wagner, acusações firmemente negadas até agora pela junta militar no poder em Bamaco desde 2020...Ler Mais

Associação dos Ex-Combatentes das Forças Armadas Portuguesas na Guiné-Bissau

Associação dos Ex-Combatentes das Forças Armadas Portuguesas na Guiné-Bissau [ADECOFARP GB] comemora 25 de Abril.
O Presidente da Associação, Amadú Djau afirma que o governo Português está disposto em cumprir com a sua obrigação, mas falta a colaboração do estado guineense e, apela o embaixador de Portugal em Bissau no sentido de abrir um quichet único para atendimento e autenticação dos documentos.

Aberta a formação de quadros do setor do Ensino e Formação Técnica e Profissional_25 abril 2022.

Notícias da Guiné-Bissau - Atualidade Nacional 25-4-22 ...RTP África Repórter África