sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Nó pára brinca ku país!

Num universo estimado em quase 900 mil eleitores, até o dia 1 de Outubro foram recenseados um pouco mais de 32 mil, em todo o território nacional, ou seja cerca de 3.5%.

E na diáspora, 0% recenseado.

Ainda assim, alguém pensa ser possível organizar eleições justas e transparentes na Guiné-Bissau no dia 18 de Novembro?

Brincadeira tem limites (nunca pensei que ia utilizar esta expressão).

Nó pára brinca ku país!

--Umaro Djau


Fonte: Umaro Djau

União Africana quer ajudar Guiné-Bissau a fazer revisão constitucional

O presidente da Comissão da União Africana, Mussa Faki Mahamat, disse hoje que "há um problema Constitucional" na Guiné-Bissau e que a organização está disposta a dar apoio técnico para a solução da questão.



Tive oportunidade de falar com o ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro, presidente do parlamento e agora com o senhor Presidente da República e constatou-se claramente que há um problema constitucional na Guiné-Bissau”, afirmou Mussa Faki Mahamat.

O presidente da Comissão da União Africana falava aos jornalistas no final de um encontro com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, no âmbito de uma visita de 24 horas que está a fazer a Bissau para analisar a evolução política no país.

“A União Africana, em concertação com a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), pode dar um apoio técnico para a solução da questão”, disse, sublinhando que há conflitos de competência no seio do Estado.

Mussa Faki Mahamat afirmou acreditar que é preciso “implantar um dispositivo para clarificar as atribuições de cada”.

“A duplicação ou triplicação de hierarquias à testa de um Estado nunca é uma boa escolha e, geralmente, o exemplo é recorrente em África, quando coisas do género acontecem são feitos referendos para dotar o país de uma Constituição que possa de maneira clara e precisa definir as atribuições de uns e de outros para um funcionamento harmonioso das instituições”, salientou.

Mussa Faki Mahamat sublinhou também que a Guiné-Bissau está numa fase importante da sua história política e institucional com eleições legislativas previstas para novembro e presidenciais em 2019.

O presidente da Comissão da União Africana confirmou o apoio da organização ao processo eleitoral com uma missão técnica e de observação eleitoral.

Mussa Faki Mahamat vai também reunir-se hoje com os partidos políticos com e sem assento parlamentar e com a sociedade civil.

interlusofona.info

Colectivo Estamos a Trabalhar convida todos os seus membros e simpatizantes, para uma ação cívica marcada para dia 9 deste mês . ação que visa entregar uma carta aberta a CEDEAO , PRS , PAIGC e PRESIDENTE DA REPÚBLICA, responsabilizando/ exigindo anulação do vicioso recenseamento, sob pena de organizar uma manifestação pacífica e pedir ao supremo apreciação de constitucionalidade do ato eleitoral em curso

Estão todos convidados ( vejam itinerário na carta )



Estamos a Trabalhar

Fonte: Carlos Sambu

BISSAU VAI FICAR SEM ELECTRICIDADE E ÁGUA NO SABADO, DIA 6 DE OUTUBRO

A Empresa de Electrecidade e Águas da Guiné-Bissau (AEGB) comunica aos seus clientes e a população guineense em geral, de que amanhã sabado, dia 6 de Outubro de 2018, não haverá a electricidade e água em Bissau, apartir das 08 horas às 18 horas, devido os trabalhos da manutenção da sala do central electrica. 

A AEGB pede e agradece a comprensão de todos.


Bissau On-line

Em Carta Aberta, a Plataforma Política das Mulheres interpela os Partidos Políticos com Assento Parlamentar sobre a lei de paridade!


Excelências;

Após várias décadas de lutas pela erradicação da discriminação contra as mulheres e consequente promoção da igualdade de género, a Plataforma Política das Mulheres (PPM) entregou em 2015, à todos os órgãos de soberania, um documento denominada, Declaração de Canchungo. Este instrumento de lobby e de advocacia, formulou 16 recomendações especificas às autoridades nacionais, entre as quais, a premente necessidade de adopção de ações afirmativas visando aumentar a participação das mulheres na política e nas esferas de tomada de decisão.

Em cumprimento da primeira recomendação desta declaração, a ANP aprovou por unanimidade no dia 2 de Agosto de 2018, a lei de paridade, que fixa uma quota mínima de 36% para a participação das mulheres em postos eletivos, como deputadas e autarcas.

Esta histórica e corajosa medida legislativa, para além de traduzir num gigantesco esforço com vista a concretização dos princípios constitucionais que formam o estado guineense, pretende inaugurar uma nova etapa de relações de poderes entre os homens e as mulheres na Guiné-Bissau, baseadas nos critérios de oportunidades iguais para ambos os sexos.

Contudo, volvidos mais de 2 meses de aprovação na generalidade da referida lei, os procedimentos para a conclusão do processo estão bloqueados na ANP, pondo não só em causa a sua eventual aplicação nas próximas eleições legislativas previstas para o próximo dia 18 de Novembro, mas também, pode frustrar as expectativas nacionais e internacionais criadas a volta do processo.

É importante realçar que esta iniciativa legislativa, é relevante para o País, no quadro de cumprimento das suas obrigações internacionais decorrentes das convenções e protocolos assinados e ratificados.

Aliás, o Conselho de Segurança da ONU, na sua última reunião sobre a evolução da situação política no país, saudou a aprovação da lei de paridade e pediu a sua rápida promulgação e consequente implementação nas eleições legislativas de 18 de Novembro.

Nesta perspectiva, a Plataforma Política das Mulheres e todas as organizações nela afilhadas, exortam aos Partidos Políticos com assento parlamentar, a instruírem os seus respectivos grupos parlamentares para que encetem diligências visando a convocação de uma sessão extraordinária da ANP, tendente à discussão e aprovação final e global da lei de paridade permitindo a sua promulgação em tempo útil pela sua Excelência Senhor Presidente da República.

É nossa convicção que a paz duradoura, a consolidação da democracia e do estado de direito, dependem em grande medida da participação igual dos homens e das mulheres nas esferas de tomada de decisão e na formulação e execução de programas e políticas públicas rumo ao desenvolvimento sustentado. Por isso, a remoção de barreiras políticas, culturais, sociais e económicas para a concretização desta realidade, deve constituir uma prioridade absoluta de todos os atores políticos comprometidos com os valores inerentes à democracia e do estado de direito.

"Não podemos alcançar a democracia e a paz duradoura no mundo a menos que as mulheres alcancem as mesmas oportunidades que os homens para influenciar o desenvolvimento em todos os níveis da sociedade” Comité Nobel da Paz 2011.

Bissau, aos 5 dias do mês de Outubro de 2018

Atentamente
___________________
Silvina Tavares
A presidente

LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos



Ensino público - “174 professores não exercem mas recebem seus salários”, diz Secretário-geral

Bissau, 05 Out 18 (ANG) – O Secretário-geral do Ministério da Edicação Nacional afirmou hoje que a Inspecção-geral daquela instituição detectou que 174 professores das escolas públicas em todo o país, que não estão a exercer  continuam a receber seus respectivos salários.

Em entrevista exclusiva à ANG, José Júlio César Delgado disse que o Ministério da Educação pediu ao das Finanças para bloquear os referidos salários até que as reclamações foram feitas pelos mesmos.

Avançou que 34 deles já fizeram reclamações e estes mudaram das escolas e vão receber seus salários ainda este mês.

José Delgado informou que muitos professores quando forem colocados nas zonas longínquas do país se recusam a deslocar para o local, e acrescentou que só os formandos da Fundação Fé e Cooperação (FEC)  aceitam ir a qualquer lugar onde são colocados.

Anunciou que este ano todos os contractos serão  centralizados ao nível do Ministério da Educação diferentemente dos anos anteriores, tendo referido ainda que o recrutamento dos professores  será na base do critério de  idade máxima de 45 anos, alegando que estes ainda têm chance de ter reformas na função pública que é exigida com pelo menos 15 anos de prestação de serviço ao Estado.

Delgado disse que a sua instituição se debate com falta de professores nomeadamente de matemática e desenho, explicando que  decidiram  que ao presente ano lectivo só vão admitir ingressos para as referidas áreas.

Anunciou que vai ser introduzida no novo ano escolar o curriculo de Educação Visual, porque o país não possui nenhum licenciado nessa área, frisando que todos os que leccionam são estudantes do primeiro grupo.

Informou que  a escola “Tchico Té” não receberá novos ingressos nas cadeiras de geografia, história, mas sim  nas disciplinas de matemática, química e física. 

Referiu que atualmente existem três novos centros de formação de professores nas regiões de Cacheu, Bafatá e Quinará , concretamente na cidade de Buba, e que vão formar  professores para  ensino básico , onde o país tem mais carências dos professores.

Questionado sobre as diligências para evitar a greve dos dois sindicatos de professores, respondeu que ainda hoje vão ter outro encontro para negociarem as possíveis cedências entre as partes.

Em relação a implementação da Carreira Docente, disse que esta já está resolvida e aprovada em Conselho de Ministros e inscrito  no Orçamento Geral do Estado(OGE), afirmando que só falta ser aprovado na  Assembleia Nacional Popular.  

ANG/JD/ÂC//SG

ANP/UA



ditaduraeconsenso.blogspot.com

Reajuste salarial - Funcionários contestam nova grelha adoptada na administração pública


Bissau, 05 Out 18 (ANG) – Os funcionários públicos guineense contestam a forma como estão sendo aplicada a nova grelha salarial na função pública e consideram-na de desigual e discriminatória, apesar de ligeiro aumento salarial verificado.

Em auscultações feitas pela ANG juntos aos bancos comerciais de capital Bissau, onde os funcionários públicos recebem os seus salários, constatou-se as insatisfações enormes relativamente a esta medida do governo ora aplicada.

"É inadmissível esta discriminação neste atual grelha salarial, onde certas instituições são privilegiadas e outras marginalizadas, e muitos funcionários continuam ainda a receber debaixo do salário minimio estipulado pelo governo" diz Djoncu Nhabali, funcionário público.

Segundo Albertina Banjaqui, funcionária das Alfândegas, depois de consultar a sua conta nesta manhã, viu um ligeiro aumento no seu salário, mas que ainda não atinge o salário mínimo estipulado pelo governo no valor de 50 mil fcfa.

Enquanto o Tenente-coronel Mutna Tamba, disse que o seu salário ainda continuou na mesma e não foi reajustado, e salientou ainda que, o ordenado que tem recebido não corresponde com o patente que tem de acordo com a hierarquia militar.

E por sua vez, a funcionária de Corpo de Bombeiros de Bissau, Ângela da Silva Mancabo, disse que o seu salário neste mês foi aumentado, mas ainda ficou longe de atingir o mínimo que tanto esperava  e definido pelo governo.

Iato da Silva, funcionário do Ministério da Educação Nacional, admitiu que o seu salário foi aumentado de acordo com a nova grelha aplicada pelo governo e ainda pediu resolução urgente desta situação por quem direito, para estancar as possíveis paralisações que podem advir na função pública provocada por esta medida.

Entretanto contactado hoje pela ANG para esclarecer o assunto, o secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), disse que o salário mínimo acordado com o Governo é de 50 mil francos mas com os descontos dos impostos, o funcionário leva um montante que pode variar entre 47 à 48 mil líquidos. 

ANG/CP/ÂC//SG

ARN: Mais uma exoneração



ditaduraeconsenso.blogspot.com

O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO QUANDO A GENTE PARA DE TOMAR REFRIGERANTE?


Os refrigerantes são bebidas consideradas de calorias vazias e que não fornecem nenhum benefício ao organismo humano. O refrigerante é uma bebida que leva à redução do consumo de água e sucos naturais que são úteis em uma alimentação equilibrada. A bebida é muito relacionada à obesidade por conta do seu excesso de caloria.

Mesmo tendo um sabor gostoso, doce, irresistível e muito desejado, o alto teor da bebida está diretamente ligado ao aumento de peso. Outro ponto negativo do "refri" é que o seu consumo pode fazer que você sinta fome antes da hora. O refrigerante é o principal fator que causa estrias, aumento de gordura e alto índice de açúcar no sangue.

Mas o que acontece com o nosso corpo se a gente parar de tomar refrigerante? Como ficam nossas células, nosso sistema cardiovascular e demais órgãos? Confira na matéria:

1 - Perda de peso


Cortando o refrigerante da sua vida, você vai perder peso de forma fácil e constante. Devido à grande quantidade de açúcar contida no refrigerante, o excesso acaba afetando diretamente no seu sistema cardíaco e na circulação sanguínea. Com o excesso de açúcar na corrente sanguínea, seu pâncreas vai desencadear um processo de liberação muito maior de insulina em contrabalanço ao que foi lançado. O excesso da insulina em seu organismo vai aumentar a sua fome e isso te fará comer mais e, logo, quanto mais você come, mais irá ganhar massa.

2 - Largar o refrigerante te faz viver mais


Quer viver por mais anos na sua vida? Então, largue agora o refrigerante. De acordo com um estudo publicado no American Journal of Public Health, pessoas que bebem muito refrigerante tem o risco de morrer mais cedo do que outras que não ingerem a bebida. O estudo se baseou na análise dos famosos telômeros, as famosas unidades de proteção do DNA. Pessoas que bebiam muito refrigerante tinham seus telômeros mais curtos que o normal. De acordo a Medicina, quanto mais uma pessoa envelhece, mais em risco de doença de morte ela se encontra. Portanto, se quiser viver mais, pare já com o refrigerante.

3  - Livre de câncer


O refrigerante é um composto que possui a substância bisfenol-A ou ABP, que perturba as funções do sistema endócrino e está associado a um grande risco de câncer. O bisfenol-A também causa infertilidade e puberdade precoce. Quando você ingere uma bebida gaseificada e adoçada como esta, está ingerindo a substância e, assim, estimulando possíveis doenças como o câncer em seu organismo com uma simples latinha.

4 - Ossos


Parar de tomar refrigerante vai te ajudar a diminuir o risco de osteoporose, além de melhorar a sua saúde óssea. A bebida contém um alto índice de sódio(vide as informações nutricionais do produto). O refrigerante só ajuda no enfraquecimento dos seus ossos, por isso, prefira outros líquidos como o leite ou bebidas ricas em cálcio, como a água de coco, por exemplo. Não quer ter uma osteoporose no futuro? Então pare já de tomar refrigerante.

5 - Dentes


Os refrigerantes fazem um grande mal aos seus dentes. As versões da bebida à base de cola possuem fosfato em sua composição e essa substância pode causar desmineralização óssea em sua arcada dentária, causando um sério desgaste em seus dentes. Deste modo, afastar-se dessa bebida vai te trazer uma saúde bucal melhor, além de um sorriso mais branco.

6 - Bexiga


Por serem ricos em diversas substâncias químicas e açúcar que favorecem a proliferação de bactérias perigosas além de danos na sua bexiga. Por ser um diurético, o refrigerante faz com que você vá com mais frequência ao banheiro para urinar. A bebida gaseificada também pode causar infecções na bexiga ou no trato urinário.

7 - Protege o fígado


O fígado é um dos órgãos que mais recebe ataques diretos dos efeitos dos refrigerantes. Quando absorvidos em seu intestino, o refrigerante libera uma enorme quantidade de substâncias tóxicas e ácido fosfórico. Esses componentes transformam o açúcar em gordura e acabam sobrecarregando o fígado. Em longo prazo, elas podem causar acúmulo de gordura no órgão, levando à famosa esteatose hepática

fatosdesconhecidos.com.br

Breaking News - Comunicado Conjunta/ Conferência de imprensa

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

95% dos partidos guineenses, neste caso o PRS, MADEM G-15, UPG, APU-PDGB, etc, farão um comunicado a nação de que não participarão nas próximas eleições legislativas marcadas para o dia 18 de Novembro do corrente ano devido a flagrantes irregularidades e a forma tendenciosa e incapaz em como o 1º Ministro Aristides Gomes está dirigindo o processo.

Aristides Gomes sabe que não está em condições e nem tem capacidade para este cargo mas no entanto se recusa a demitir.

NO AEROPORTO, NUNCA AJUDE A NINGUEM A SEGURAR INCLUSIVE POR UM TEMPO CURTO, SUA GARRAFA DE AGUA ou qualquer outra coisa.

Esta advertencia veio de um oficial que trabalha no aeroporto. 

Tenha cuidado !!!! No aeroporto ou perto de qualquer serviço de alfandega, nunca aceitar ou ajudar a alguem a segurar sua garrafa de agua ou outros objetos, inclusive se se trata de uma pessoa mais velha ou de uma mulher gravida. Vc podería ser preso por posse de cocaína ou drogas ilegais. 

Em Singapura / Dubai, isso significa a pena de morte! Diga a eles que ponham o artígo no chão ou em qualquer outro lugar ... 

Olhe este video adjunto para entender.¡


Compartilhe com tantos amigos como for possivel!

Fonte: https://web.facebook.com/


FUTURO CENÁRIO POLÍTICO E SOCIAL SE A DATA DE 18 DE NOVEMBRO NÃO FOR REMARCADA

Por Henrique Pinhel

Falta duas semanas (20 de outubro) para terminar o recenseamento eleitoral. Os dados que chegam só recensearam 15% dos cidadãos eleitores ( dos 865.448 dos previstos a recensear potenciais eleitores). Só recencearam 40.129 cidadãos até o dia 3 de outubro.

Se lembremos que o recenceamento eleitoral começou no dia 23 de setembro, durante duas semanas estamos nos 15% dos cidadãos eleitores recenseados. E falta 85% dos cidadãos eleitores para recensear até o dia 20 de outubro, ou seja, falta 15 dias.

Pelo visto, vamos as eleições legislativas no 18 de novembro, com seguinte cenário:
-Só serão recenseados 30% dos potenciais cidadãos eleitores e os 70% dos cidadãos eleitores ficarão excluídos de exercer o direito do voto;
- No interior do país, não atingiremos 10% dos cidadãos eleitores recenseados e 90% ficarão excluídos de exercer o direito do voto;
- Os cidadãos guineenses residem na diáspora não conseguirão recensear e nem tão pouco exercer o direito do voto;
- Os resultados eleitorais serão desproporcionais em relação ao número dos cidadãos eleitores;
- Muitos círculos eleitorais, exemplo: círculo de África e Europa, não terão representação no parlamento na próxima legislatura;
- A campanha eleitoral terá duração de uma semana;
- Não haverá tempo para as reclamações dos cidadãos recenseados se houver os erros verificados cartão de eleitor;
- Impugnação eleitoral, por via judicial, será agenda dos Partidos pós-eleitoral;
- A instabilidade política e social continuarão na arena política;
- O povo continuará sofrer com a crise política;
- A responsabilidade será atribuída aos partidos políticos que estão a persistir à realização das eleições no dia 18 de novembro.
- O sonho do Cabral continuará adiado.

Pensem no interesse do Povo e remarquem a data das eleições para previnir futuras consequências!