sábado, 11 de novembro de 2023

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA EMBAIXADA DA GUINE-BISSAU NA ARÁBIA SAUDITA

O Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo, inaugurou hoje a nova Embaixada da Guine-Bissau em Riade.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Países árabes dizem que não haverá paz sem um Estado palestiniano

© Lusa

POR LUSA  11/11/23 

Os países de maioria árabe, reunidos numa cimeira em Riade, disseram hoje que a criação de um Estado palestiniano independente é uma condição essencial para conseguir a paz e a segurança no Médio Oriente.

"A firmamos que nem Israel nem nenhum dos países da região desfrutarão de segurança e paz sem que os palestinianos a desfrutem e recuperem todos os seus direitos saqueados", pode ler-se num projeto de resolução final de uma cimeira que reuniu 57 países de maioria árabe em Riade.

O documento também responsabiliza Israel pela "continuidade do conflito e pelo seu agravamento" e considera a ocupação dos territórios palestinianos por Israel "uma ameaça à segurança e à estabilidade regional e internacional".

À margem da cimeira, o Presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que o grupo islamita Hamas impôs uma "nova realidade" à região, com o seu ataque a Israel, em 07 de outubro, "abrindo portas políticas que estavam fechadas há várias décadas".

Bashar al-Assad afirmou ainda que esta oportunidade deve ser aproveitada para uma clarificação política pelos países da região, elogiando a coragem do movimento palestiniano.

"Com a nova realidade imposta pela corajosa resistência palestiniana na nossa região, temos estas ferramentas. Vamos aproveitá-las e aproveitar a transformação global que nos abriu portas políticas que estavam fechadas há décadas", defendeu Al Assad, que participou na cimeira de países árabes.

A guerra entre Israel e o Hamas, que hoje entrou no 36º dia e continua a ameaçar alastrar a toda a região do Médio Oriente, fez até agora na Faixa de Gaza mais de 11.000 mortos, cerca de 28.000 feridos, cerca de 2.500 desaparecidos, na maioria civis, e cerca de 1,5 milhões de deslocados, segundo as autoridades locais.



Apresentação de Resoluções finais da IV Reunião Extraordinária do Bureau Político do PAIGC


Veja Também:

Apresentação de Resoluções finais da IV Reunião Extraordinária do Bureau Político do PAIGC



A coligação PAI Terra Ranka, inicia a sua jornada parlamentar para sessão ordinária da ANP, que vai decorrer no dia 14 deste mês

Por Radio TV Bantaba

DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA CIMEIRA ARÁBIA SAUDITA-ÁFRICA

Na sua intervenção, na Cimeira Arábia Saudita-África, em Riade, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, destacou a Arábia Saudita como parceiro estratégico e defendeu o reforço das relações de cooperação através de uma parceria estratégica.

O Chefe de Estado realçou ainda estar convicto de que “no final das nossas frutuosas deliberações , partiremos de Riad, deste grande país amigo dos povos africanos, com mais e maior vontade e determinação de, juntos, continuarmos a fraternalmente caminhar, no sentido do reforço dos laços que nos unem e da consolidação da nossa cooperação, em prol do desenvolvimento e do bem estar dos nossos povos, bem como da da paz e da segurança internacionais.”🇬🇼

Presidência da República da Guiné-Bissau

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENCONTRA-SE COM O PRESIDENTE DE TRANSIÇÃO DO GABÃO À MARGEM DA CIMEIRA ARÁBIA SAUDITA-ÁFRICA

À margem da Cimeira Arábia Saudita-Africa, em Riade, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, manteve um encontro, com o Presidente de transição do Gabão, General Brice Oligui Nguema. 🇬🇼🇬🇦

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Kyiv sofreu primeiro ataque áereo desde setembro passado

© REUTERS/Valentyn Ogirenko

POR LUSA   11/11/23 

A capital ucraniana, Kiev, sofreu esta madrugada o seu primeiro ataque aéreo desde o passado mês de setembro, que resultou no abate de vários projeteis e num alerta geral à população para se dirigir aos abrigos para sua proteção.

O presidente da câmara, Vitali Klitschko, confirmou, na sua conta do Telegram, "fortes explosões", depois de os sistemas de defesa aérea ucranianos terem sido ativados. Apesar de terem sido feitas várias chamadas de alerta às autoridades, estas não têm registo de vítimas.

As Forças Armadas ucranianas também relataram ataques a Kyiv e outras regiões do país, incluindo Odessa, Dnipropetrovsk, Kharkiv, Poltava, Sumi e Kirovohrad.

O exercito atribuiu à Rússia uma bateria de ações com mísseis e também com drones, estimando que mais de 30 veículos aéreos não tripulados tenham sido abatidos.

Também o Ministério da Defesa russo informou sobre o abate de vários drones no espaço aéreo russo, especificamente na província de Smolensk, localizada na fronteira com a Ucrânia, e outro na região de Moscovo.

O governador de Smolensk, Vasili Anojin, descartou que o incidente tenha provocado vítimas.

Jornalistas da France-Presse disseram ter visto duas colunas de fumo branco no céu, provavelmente deixadas por dois mísseis de defesa antiaérea ucraniana, pouco antes de duas explosões terem sido ouvidas.

No inverno passado, ataques sistemáticos ao sistema energético da Ucrânia deixaram, regularmente, milhares de casas sem aquecimento.

Entretanto, a Força Aérea ucraniana, avançou ter abatido cerca de dois terços dos 31 drones de ataque lançados durante a noite.

"Dezanove drones de ataque Shahed 136/131 foram destruídos. Os ocupantes russos enviaram a maior parte dos drones de ataque para as áreas da linha da frente", disse a Força Aérea, acrescentando que a Rússia também usou vários mísseis.

Na terça-feira, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o seu país tinha implantado novos sistemas de defesa aérea fornecidos pelos seus aliados ocidentais, em antecipação a uma nova onda de ataques russos às infraestruturas energéticas.


Ataques israelitas ao hospital Al-Shifa intensificaram-se durante a noite

© Lusa

POR LUSA   11/11/23 

Os ataques israelitas ao hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, intensificaram-se "dramaticamente" durante a noite, denunciou hoje a Organização Não-Governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF).

"Nas últimas horas, os ataques ao hospital Al-Shifa intensificaram-se de forma dramática. A nossa equipa no hospital relatou uma situação catastrófica no interior do hospital há poucas horas", escreveu a ONG na rede social X (antigo Twitter).

A organização insiste no seu apelo para que se ponha termo aos ataques contra os hospitais e se protejam as instalações de saúde, o pessoal médico e os doentes.

"Não podemos retirar-nos e (deixar) as pessoas lá dentro. Como médico, eu juro ajudar as pessoas que precisam de ajuda", disse Mohamed Obeid, um cirurgião citado pelos MSF.

Na sexta-feira, as tropas israelitas começaram a cercar o hospital Al-Shifa e vários outros centros hospitalares importantes em Gaza.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, que é dirigido pelo braço armado do Hamas, disse na sexta-feira que pelo menos 20 pessoas foram mortas num ataque israelita a Al-Shifa.

Mais de 11 mil pessoas foram mortas e quase 27.500 ficaram feridas na Faixa de Gaza na guerra que eclodiu em 07 de outubro, na sequência de um ataque do Hamas contra Israel, no qual 1.200 pessoas foram mortas e 240 sequestradas.


Leia Também: Pelo menos 41 soldados das Forças de Defesa de Israel já morreram às mãos do Hamas


Leia Também: Israel: Hezbollah reivindica ataque com 'drones' em dia de fogo cruzado

Finlândia reitera suspeitas de que navio chinês danificou gasoduto

© Getty Images

POR LUSA     10/11/23 

A Agência Nacional de Investigação (KRP) finlandesa reiterou hoje as suas suspeitas de que a rutura do gasoduto Balticconnector, ocorrida em 08 de outubro, foi causada pela âncora de um navio de pavilhão chinês, num possível ato de sabotagem.

As autoridades finlandesas concluíram a perícia do local exato onde ocorreu a rutura, que forçou o corte do fluxo de gás entre a Finlândia e a Estónia, e recuperaram do fundo do mar uma grande âncora danificada.

"Neste momento podemos afirmar que a âncora resgatada do mar no dia 24 de outubro coincide com a do [navio chinês] Newnew Polar Bear em termos de alguns dados técnicos", referiu o responsável pela investigação, o superintendente Risto Lohi.

"O mesmo tipo de tinta também foi detetado na referida âncora e no gasoduto danificado", acrescentou.

Os investigadores determinaram que o navio, com bandeira de Hong Kong, estava nas proximidades do gasoduto no momento da rutura e posteriormente atracou em Kaliningrado, sem a âncora.

"Com base na análise dos dados recolhidos, a principal linha de investigação sobre o curso dos acontecimentos não mudou. A nossa atenção continua focada em esclarecer o papel do navio Newnew Polar Bear", sublinhou o KRP, em comunicado.

A cooperação entre as autoridades nacionais da Finlândia e da Estónia tem sido estreita e também foi solicitada colaboração às autoridades chinesas, segundo os investigadores.

"Entrámos em contacto com as autoridades chinesas e apresentámos um pedido internacional de assistência jurídica para obter informações e melhorar a cooperação no esclarecimento do caso", adiantou Lohi.

A fuga no gasoduto Balticconnector, que se encontra fora de serviço, foi detetada em 08 de outubro e segundo as autoridades finlandesas poderá ter sido produzida deliberadamente, razão pela qual está a ser investigada como possível sabotagem.

A empresa estatal finlandesa Gasgrid, que explora o gasoduto em conjunto com a estónia Elering, estima que o Balticconnector não será reparado antes de abril de 2024.

Quase ao mesmo tempo, ocorreu uma avaria grave no cabo submarino de telecomunicações que liga a Finlândia à Estónia, embora as autoridades estónias responsáveis pela investigação ainda não tenham conseguido determinar se tal se deveu a uma ação humana deliberada.

Dias depois, a Suécia anunciou que um cabo semelhante que liga Estocolmo à capital da Estónia também foi danificado no mesmo período, mas ainda não forneceu mais detalhes sobre as circunstâncias do incidente.



Leia Também: Cabo de telecomunicações russo danificado no Mar Báltico, diz Finlândia


Leia Também:  O primeiro-ministro japonês manifestou hoje preocupação com os voos conjuntos de bombardeiros chineses e russos sobre as águas próximas do Japão, advertindo que o país enfrenta "o ambiente de segurança mais difícil e complexo do pós-guerra".