quinta-feira, 6 de abril de 2017

AUGUSTO MIDANA FALHA O CAMPEONATO AFRICANO DE LUTA LIVRE “MARROCOS’2017”


O tricampeão africano de luta livre, Augusto Midana irá ausentar-se da próxima edição do campeonato de África desta modalidade a realizar-se em Marrocos no final de abril de 2017, tudo porque o ‘melhor’ atleta guineense de ‘sempre’ não conseguiu tratar da lesão sofrida nos preparativos para os Jogos Olímpicos do Rio’2016, em Brasil.

Para confirmar este fato, o semanário ‘O Democrata’ contatou o atleta via telefónica, na altura encontrava-se na aldeia de Nhoma, no setor de Nhacra, sem hesitar o jovem lutador confirmou que irá ausentar-se da arena africana da modalidade este ano, na qual é detentor do título nas últimas três últimas edições, ou seja, é tricampeão de luta livre na africana categoria de 74 quilos.

Questionado pelo repórter do jornal ‘O Democrata’ sobre se estará na altura de competir no campeonato africano deste ano 2017, caso vier a ter condições para tratar da lesão, Midana respondeu que – “não vou conseguir, porque não sei como será os tratamentos médicos. Talvez posso participar apenas no campeonato do mundo que terá lugar em França no próximo mês de setembro deste ano”.

O atleta que arrecadou dezasseis (16) medalhas para a Guiné-Bissau entre elas, dez (10) de Ouro, três (3) de Prata e três (3) de Bronze, mostrou-se desapontado com as autoridades desportivas do país, que não lhe reconhecem por tudo aquilo que deu em prol do desporto nacional em particular na modalidade de luta livre.

“Esta situação me preocupa bastante, penso que represento o Hino Nacional e a Bandeira da Guiné-Bissau e defendo as cores nacionais, mas agora percebo que talvez estive a defender uma pessoa singular ou a minha própria pessoa. Na verdade, acho que é o país que defendo. Esta Nação que esperava que me reconhecia um dia, por isso, dediquei toda a minha vida nessa causa nacional”, lastima o tricampeão de luta livre (categoria de 74) quilos do continente berço da humanidade numa entrevista concedida a Rádio ‘Galáxia de Pindjiguiti’.

Recorde-se que Augusto Midana teve dez (10) participações nos campeonatos africanos, onde nas últimas três edições foi sempre detentor do título da sua categoria (74 quilos), mas este ano pela lesão sofrida antes dos Jogos Olímpicos do Brasil não vai poder revalidar em Marrocos a medalha conquistada no dia 09 de março de 2016 no solo egípcio. Agora o sonho do atleta é conseguir apoio para tratar-se da sua lesão e começar os preparativos para o mundial de luta livre prevista para o solo francês em setembro de 2017.

Por: Sene Camará
Foto: Marcelo N’canha Na Ritche
Ogologb

Presidente da Câmara Comercio e Industria de Brasil/Moçambique promete mecanizacao agricultura na Guiné-Bissau

Bissau, 06 Abr 17 (ANG) – O Presidente da Câmara de Comercio e Indústria do Brasil/Moçambique prometeu ajudar na mecanizacao da agricultura na Guiné-Bissau.

A promessa foi feita após o encontro mantido com o chefe de Estado,José Mário Vaz.

Sinfrônio Júnior disse que o Projeto Público Privado (PPP) vai iniciar brevemente os trabalhos de cultivo de arroz na região de Bafatá e contará com uma equipa de 15 técnicos brasileiros de diversas áreas.

Dise ainda que  vão abrir um centro equipado com materiais agrícolas e dar  emprego aos jovens guineenses na área de mecânica e formá-los em agronomia no brasil.

 “ A nossa missão é chutar a fome na Guiné-Bissau, capacitar, preservar os 120 mil camponeses e mecanizar a agricultura, afirmou Sinfrônio Júnior.

Por sua vez, o Coordenador do Projeto da fundação Getúlio Vargas Cleber Guarany disse que, em missão técnica de identificação das potencialidades do país para a produção de arroz,  constataram que a Guiné-Bissau tem capacidades para acabar com a  importação de arroz e passar a exportar esse cereal para os países da sub-região.

Cleber Guarany disse estar satisfeito com as qualidades das sementes e técnicos que o país tem, considerando que , o que resta é trabalhar afincadamente na mecanização da agricultura, a fim de aumentar a produtividade e qualidade do arroz na Guiné-Bissau.

O ministro da agricultura guineense Nicolau dos Santos apresentou  recentemente no Brasil as necessidades de autossuficiência de produção do arroz na Guiné-Bissau, numa conferência em Minas Gerais, sobre  assuntos relacionados  a fome.

Na referida conferência estiveram presentes os noves ministros da agricultura dos países da CPLP e o governo brasileiro enviou uma equipa multilateral e empresarial aos paises membros para o levantamento das suas necessidades de apoio. 

ANG/JD/SG

Cooperação - Autoridades guineenses recebem vedetas de fiscalização marítima doadas pela Espanha

Bissau, 6 Abr 17 (ANG) - O Primeiro-ministro manifestou-se hoje convicto que as duas vedetas de patrulha doadas pelo governo de Espanha irão capacitar os agentes da Guarda Nacional na fiscalização da Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional.


Umaro Sissoco Embalo que falava na cerimónia de entrega oficial das duas embarcações às autoridades nacionais, sublinhou a importância das mesmas no combate as actividades haliêuticas ilícitas, que se verificam nos mares do pais.

Na sua curta declaração no acto, o chefe do executivo guineense agradeceu ao governo espanhol pelos apoios que tem vindo a proporcionar à Guiné-Bissau no quadro da cooperação entre os dois países, no domínio da segurança, tendo exortado aos elementos da Guarda Nacional para fazerem o bom uso dos meios postos a sua disposição.

Com estes meios, segundo o porta-voz da Guarda Nacional guineense, a corporação está dotada de capacidades para fiscalizar todo o mar territorial da Guiné-Bissau.

"Enquanto país costeiro e com uma posição geográfica de valor estratégico no Atlântico Sul, a Guiné-Bissau poderá jogar um papel de charneira na luta contra a pirataria ", indicou Samuel Fernandes que salienta que desta forma se pode contribuir para a paz e segurança na sub-região.

De acordo com este responsável, a doação vem na sequência do projecto entre a Espanha e os países da sub-região chamado "West-Sahel", e que visa a união de esforços para fazer face à pesca ilícita, pirataria, migração clandestina, tráfico de drogas e de seres humanos.

O Embaixador, da Espanha no país, Juan Armando Porosa disse que o acto demonstra o nível de amizade e cooperação entre os dois países e ressalvou a importância destes meios na luta contra a prática de actos ilícitos no mar.

A cerimónia oficial de entrega dos dois patrulheiros marítimos, baptizados com os nomes de "3 de Agosto" e  "Ocante da Silva", foi assistido pelos membros do governo, conselheiros presidenciais e chefias das forças de Defesa e Segurança.

ANG/JAM/SG

MUCHISSIMAS GRACIAS AL PUEBLO HERMANO POR LOS REGALOS..., Y LOS GUINEANOS SE SIENTEM ORGULLOSOS POR ESTA LINDA AMISTAD ..., UNA VEZ MAS, MUCHISSIMAS GRACIAS

Alegria. Muita alegria. Povo guineense agradece ao povo irmão de Espanha pela oferta destas duas VEDETAS MARÍTIMAS com um poder estrondoso em termos de velocidade.  

A fiscalização e a segurança das nossas águas, ganham uma nova dinâmica e eficácia.
Foi vista e notada a presença de altas personalidades da sociedade guineense e grandes políticos.

Este governo liderado por Umaro Sissoko, esta de vento em popa e atingindo vários objectivos e planos anteriormente delineado.

















 E estes dois barcos que estão a caminho com a data prevista de chegada a Bissau para o dia 9 a 10 de Abril do corrente ano..., um deles de maneira absoluta a incentivar e aumentar a ligação as ilhas, apostando e facilitando no que toca ao TURISMO.

E o outro, um pequeno cargueiro se assim podermos dizer, capaz de transportar carros de um lado para o outro.

Este governo, não esta para brincadeiras e todos os seus passos e seus afazeres são do conhecimento público e do povo.

A terra, o país esta bem entregue e está arrancando.
É disto que precisamos.


Dokainternacionaldenunciante

Turismo - Governo adquire aeronave de transporte de turistas para às ilhas

Bissau,06 Abr 17(ANG) – O ministro do Turismo afirmou hoje em entrevista exclusiva à ANG que o seu pelouro, em parceria com o de Transportes e Comunicações, estão engajados na aquisição de um aeronave para assegurar voos regulares de Bissau para Bubaque.
Imagem do referido aeronave
Fernando Vaz sublinhou que, para o efeito, já foi criada uma firma denominada de “Bijagós Air wais” que pertence aos dois empresários portugueses.

“O avião já foi comprado e está apenas à espera do licenciamento da parte do Ministério dos Transportes guineense para puder chegar ao país e começar a  ajudar no transporte de turistas que querem viajar para as ilhas através de um meio aéreo”, explicou.

O governante disse que nesta primeira fase vão trazer uma aeronave com capacidade para oito lugares e posteriormente adquirir um modelo ATR-62 que irá assegurar o transporte de pessoas para as ilhas e sub-região.

O titular da pasta do turismo informou ainda que o governo, em parceria com uma empresa privada espanhola denominada “Consulmar”, e que opera na área de transporte marítimos hà mais de cem anos, vão trazer para o país duas embarcações.
Imagem do novo barco de passageiro
“Nesta medida, nós entendemos que era urgente viabilizarmos a vinda dos dois navios. Um será de transporte de passageiros com uma lotação de 400 lugares, contendo uma zona vip e normal, e o outro será de transporte de cargas -  viaturas, cimentos e outros materiais de construção”, informou.

Fernando Vaz disse que os dois barcos irão fomentar as construções de empreendimentos turísticos nas ilhas conforme estipulado no Plano de Desenvolvimento do Turismo.

Perguntado sobre quanto é que o executivo investiu na aquisição das duas embarcações, o governante respondeu que não investiram nada, explicando que o seu pelouro em parceria com o de Transportes e Comunicações serviram apenas de facilitadores.

“Ou seja, era preciso pagar uma soma no valor de cerca de 12 milhões de francos CFA para o embandeiramento dos navios e o executivo isentou a empresa do pagamento dessa verba”, explicou.

Imagem do navio cargueiro
Perguntado sobre se as duas embarcações ficarão a cargo da empresa de Sociedade de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau(Sotramar), o ministro do Turismo respondeu que, terão uma gestão privada.

“O governo fará  questão de, conjuntamente com a Sotramar, definir algumas regras da sua gestão. Caso de eventual avaria dos barcos, a Consulmar colocará dentro de 48 horas outros navios substitutos, uma vez que a empresa opera igualmente noutros países da sub-região”, disse.

Disse que a empresa Consulmar irá investir igualmente na construção de terminais de espera de passageiros em todos os portos onde irá fazer a carreira. 

ANG/ÂC/SG

BASHAR AL-ASSAD - "Se não vencermos esta guerra significa que a Síria será apagada do mapa"

O presidente sírio deu uma entrevista a um jornal croata, reiterando a sua convicção de que irá vencer toda a sua oposição.


Bashar al-Assad deu uma nova entrevista, desta vez ao jornal croata Večernji list, publicada esta quinta-feira.

O presidente sírio afirmou que não existe “nenhuma opção para além da vitória” do seu regime na Síria, apontando o dedo ao grupo rebeldes.

“Se não vencermos esta guerra, isso significa que a Síria será apagada do mapa”, afirmou Assad na entrevista, citado pela Reuters. “Sem confiança não existirá nenhuma esperança. Em qualquer caso, não temos nenhuma opção além da vitória”.

Assad acusou ainda toda a sua oposição de ter atacado as cidades de Damasco e de Hama, enquanto decorriam negociações em Astana, reforçando assim a sua convicção de que é impossível chegar a qualquer acordo com os grupos armados que combatem o seu regime.

O presidente sírio reiterou ainda que não faz quaisquer distinções entre os grupos que o combatem, apelidando de terroristas os rebeldes apoiados pela Turquia, pelos países do Golfo e dos Estados Unidos, bem como os grupos jihadistas do autodesignado Estado Islâmico e da Jabhat Fateh al-Sham, antigo ramo da Al-Qaeda na Síria.

Ao que tudo indica, a entrevista foi conduzida antes de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter afirmado que o presidente sírio ultrapassou “todas as linhas”, depois do ataque com armas químicas da passada terça-feira, apontado ao regime sírio. Este assunto, contudo, ficou fora da conversa de Assad com o jornal croata.

Entretanto, a Turquia anunciou hoje que autópsias realizadas a vítimas do ataque comprovam a utilização destas armas. O último balanço aponta para 86 mortos.

As acusações sobre a autoria do ataque mantêm-se. O Ocidente e o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, que tem uma rede de ativistas no país, acusam o regime de Damasco ou a Rússia de o terem perpetrado. Já Moscovo demarca-se das acusações e responsabiliza uma fuga de um depósito que fabricava armas químicas, controlado por grupos rebeldes, resultado de um bombardeamento do regime de Assad.

A guerra civil síria dura há seis anos. As forças de Assad têm reforçado a sua posição na área ocidental do país, muito devido à decisiva ajuda russa e das milícias apoiadas pelo Irão.

NAOM

Gâmbia vai às urnas hoje para eleições legislativas

A Gâmbia realiza hoje as primeiras eleições legislativas depois da saída do Presidente Yahya Jammeh, que gerou uma grave crise no país ao tentar manter-se no poder após perder as presidenciais de 2016.

A Gâmbia, um país anglófono que está encravado no território do Senegal, tem um parlamento unicameral com 53 deputados: 48 eleitos e cinco nomeados pelo Presidente para um mandato de cinco anos.

Os cerca de 886 mil eleitores, entre os dois milhões de habitantes, deverão escolher os seus deputados entre 239 candidatos, segundo a Comissão Eleitoral da Gâmbia (IEC). Os candidatos às legislativas integram nove partidos ou listas independentes.

A votação decorrerá entre às 08:00 e 17:00 horas locais (09:00 e 18:00 horas em Lisboa).

Os primeiros resultados são esperados na sexta-feira, segundo o IEC.

O antigo Presidente Yahya Jammeh - que ficou no cargo durante 22 anos - contestou durante seis semanas os resultados das eleições presidenciais de 01 de dezembro, vencidas por Adama Barrow, que acabou por tomar posse do cargo a 19 de janeiro na embaixada da Gâmbia em Dakar.

Pouco depois, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) lançou uma operação militar para forçar a partida de Jammeh e a comunidade internacional também pressionou-o para deixar o poder.

Yahya Jammeh saiu da Gâmbia a 21 de janeiro e exilou-se na Guiné Equatorial, que é governada por Teodoro Obiang, Presidente do país há 38 anos.

A Guiné Equatorial é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

NAOM

“PR promete retomar diálogo para encontrar solução” diz Secretária executiva da CPLP

Bissau, 06 Abri 2017 (ANG) – A Secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), afirmou que o Presidente da República prometeu retomar o diálogo com as partes envolvidas na crise política que o país vive há mais de dois anos para encontrar uma solução.



Maria de Carmo Silveira falava à imprensa, quarta-feira, depois de uma audiência com José Mário Vaz. 

A Secretária executiva da CPLP disse que durante o encontro falaram com o Presidente sobre a organização e  actual situação política do país, e que o presidente lhe assegurou  que fará tudo para criar uma plataforma de diálogo entre os guineenses.

Por isso, Mária de Carmo Silveira acredita que vai haver uma solução, na base do diálogo porque a crise política é interna, pelo que deverá ser resolvida pelos próprios guineenses.

Contudo, disse que a CPLP acompanha a situação com muita preocupação, e que é urgente encontrar uma saída.

Por outro lado, Maria Silveira revelou que o Presidente quer que CPLP tenha uma representação permanente na Guiné-Bissau, tendo assegurado que o assunto será analisada no seio da organização.

ANG/LPG/SG

Não há crise política na Guiné-Bissau

A opinião é do ministro guineense, Florentino Mendes Pereira


O Ministro Guineense de Estado, da Energia e Industria afastou a ideia de que a Guiné-Bissau vive uma crise política.

De visita a Cabo Verde, Florentino Mendes Pereira, foi recebido pelo presidente república, a quem entregou uma mensagem do seu homólogo José Mário Vaz.

Aos jornalistas, recusou-se a avançar o teor da missiva, e fez apenas saber que com Jorge Carlos Fonseca, trocou impressões sobre o quadro político no território guineense, que assegura ser de estabilidade, ao contrário do que tem sido divulgado.

RDP Africa

GUINÉ-BISSAU - Sociedade civil guineense denuncia passividade da comunidade internacional


O Movimento de cidadãos conscientes e inconformados com a crise política insurgiu-se contra o que diz ser passividade da comunidade internacional na resolução do impasse político na Guiné-Bissau.

O advogado Sana Canté, presidente dos inconformados com a crise política, disse que a comunidade internacional "está a brincar com o povo guineense" e convidou os representantes da comunidade internacional a deixarem a Guiné-Bissau. Em declarações públicas, o advogado referiu ainda que o problema da Gâmbia foi resolvido pela CEDEAO mesmo tendo surgido depois da crise guineense. Sana Canté declarou não ter dúvidas: a comunidade internacional está à espera que rompa a violência na Guiné-Bissau para vir depois em socorro das vítimas.

Esta tomada de posição acontece numa altura em que o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, acaba de prometer hoje à secretária executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira actualmente em visita à Guiné-Bissau, que vai criar uma plataforma de diálogo entre os guineenses no intuito de colocar o ponto final na crise política no país, depois de longos meses de impasse que por ora não têm fim à vista. Ainda há poucas semanas, a CEDEAO tentou reunir os actores políticos guineenses signatários dos acordos de Conacri com vista a encontrar meios de o implementar, uma reunião que acabou por ter de ser cancelada uma vez que ninguém efectuou a deslocação.

Por RFI