domingo, 26 de abril de 2020

Bairro Militar, Guiné-Bissau


O Democrata em ação, aviso@ para o Canal Obulum @TV obulum - CANAL OBULUM ESTA ACENTUADO NA MENTIRA

GUINÉ-BISSAU/ Boletim diário covid-19: de 26 de abril de 2020. Registado primeiro morte de coronavirus. MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA




Jornal O Democrata 

GERVASIO LOPES P/S STOP DESINFORMAÇÃO:A CEDEAO não disse que USE deveria prestar juramento novamente






Leopold Sedar Domingos was live

Judeus, Cristãos E Muçulmanos Se Unem Em Oração Pela Primeira Vez Em Jerusalém


“Deus, tu que nos alimentaste na fome e nos proporcionou abundância, libertou-nos da praga e libertou-nos de doenças graves e duradouras. Ajude-nos ”, foi o pedido de líderes religiosos.

Judeus, cristãos e muçulmanos se reuniram em Jerusalém para orar pelo mundo e pedir a Deus que acabe com essa pandemia.

A primeira ‘Oração Global Conjunta’ reunida “à luz da terrível situação em todo o mundo”, transmitida ao vivo na quarta-feira (22) em Arutz Sheva, incluiu o Patriarca Ortodoxo Grego Theophilos III, Arcebispo do Patriarca Latino Pierbattista Pizzaballa, Imam Sheikh Gamal el Ubra, Imam Sheikh Agel Al-Atrash e o líder espiritual druso Sheikh Mowafaq Tarif.

Representando o judaísmo estavam o rabino Yitzhak Yosef, Rishon LeZion, rabino-chefe sefardita de Israel e presidente do conselho principal de rabinatos, e rabino David Lau, rabino-chefe de Israel e presidente do Grande Tribunal Rabínico.

Os líderes religiosos disseram: “Nestes tempos turbulentos, continuamos a ouvir vozes crescentes contra comunidades inteiras.

“Essa nova realidade terrível afetou toda a humanidade, independentemente de religião, gênero e raça. Por verdadeira fé em solidariedade, agora apelamos a todos os cidadãos do mundo para que se unam e realizem uma oração conjunta à saúde e à unidade. ”

A iniciativa foi apoiada pelo rabino-chefe de Israel, pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério do Interior de Israel, pelo Conselho Mundial de Líderes Religiosos e por numerosas organizações judaicas e não-judaicas.

Segundo relatos da ABC , os participantes da reunião também alertaram sobre o aumento do racismo, xenofobia e discriminação, devido ao coronavírus.

Fonte: Jewish News, via Pensar Contemporâneo, com informações de Arutz Sheva

portalraizes.com

Presidente da Republica da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embalo renova para mais 15 dias o Estado de Emergência no quadro de combate à COVID-19

Presidente da República renova para mais 15 dias o Estado de Emergência. A segunda renovação foi feita durante uma Comunicação à Nação. RadioBantaba 

O Decreto Presidencial que prolonga pela segunda vez o Estado de Emergência foi tornado publico hoje após a Mensagem à Nação feita pelo Presidente Umaro Sissoco Embalo.




A COMUNIDADE INTERNACIONAL DELINEOU O PLANO B "A CHUPETA" PARA OS MENINOS, MAS FALHARÁ!

Na tentativa de mais uma vez agradar ao DSP, a CEDEAO traçou um plano para ceder a governação ao PAIGC, impondo que se lhe restitua o poder governamental, ignorando que esse partido ganhou as legislativas com uma maioria relativa que não lhe permite governar. Se em 2019 conseguiu governar, foi porque assinou uma Incidência Parlamentar com o APU PDGC através do seu legítimo Líder, Eng. Nuno Gomes Nabiam. Essa Incidência Parlamentar caiu, e Constitucionalmente o PAIGC não pode governar. Teria que assinar um novo acordo.

Agora pergunto, com que partido?!

Neste momento existe um novo acordo parlamentar de APU PDGB com MADEM e PRS, e os mesmos formam a maioria.

Apenas e perante essa garantia, a sua Excelência, Sr. Presidente da República, constitucionalmente, aceitará um lado ou outro formar um governo.

Que condições legais neste momento o PAIGC tem para formar um governo sem maioria? Vai apresentar com alegação de deputados comprados? Quem lida com número individual de deputados é a assembleia e não o Presidente da República.

A comunidade internacional antes de ordenar o que quer que seja, que se inteire da realidade constitucional de cada país, para que não continue a alimentar instabilidade na Guiné-Bissau.

PAIGC rejeitou atender o chamamento do Presidente eleito, alegando não o reconhecer como tal. O país não parará por caprichos de um partido que desconhece humildade e jamais se quiz acomodar nos meandros que a democracia lhe permite, perante o estado.

Há uma maioria através da incidência de três partidos na mesa do Sr. Presidente e nesse âmbito, formou um governo de acordo com os partidos. Agora, cabe aos mesmos partidos provar essa maioria na assembleia, no momento da aprovação do programa.

Haja humildade e amor pátrio, haja respeito pela Constituição e pelo Povo.

Os Homens do momento à trabalhar para o povo e com o povo desenvolver o país e...

VIVA PÁTRIA!

APU-PDGB-Oficial



Discrimination in Guangzhou | Africans got evicted from apartments | why it happened | 1 cut policy

Gabriel Ié, jurista e jornalista é o novo diretor-geral do Património Cultural.

Apresentador do telejornal na TGB, o jornalista Gabriel Ié produziu e apresentou durante vários anos o Programa-TV de Promoção Cultural e Académico sob o signo "Vedes Quem Somos".
É um dos responsáveis da Associação guineense dos Escritores.



Aliu Cande

COVID-19: 30 days Comparism, Over 1000 Confirmed Cases in Nigeria


Native Reporters

Covid-19: Cuba envia 216 profissionais de saúde para a África do Sul


Havana, 26 abr 2020 (Lusa) – Um grupo de 216 profissionais de saúde partiu no sábado para África do Sul para ajudar na luta contra a covid-19, após um pedido de ajuda daquele país africano à ilha, segundo autoridades cubanas citadas pela EFE.

O grupo, composto por 85 médicos, 20 enfermeiros e 111 profissionais de várias áreas da saúde, viaja num voo especial da South African Airways, que deve chegar hoje a Joanesburgo.

A África do Sul é o quarto país africano a que acodem profissionais cubanos, devido à pandemia.

A brigada médica inclui especialistas de medicina geral, bioestatística, biotecnologia, técnicos e epidemiologistas, e faz parte do contingente internacional de emergências “Henry Reeve”, que durante os últimos 15 anos prestou assistência em desastres naturais e crises sanitárias em cerca de 20 países.

Cada profissional foi cuidadosamente selecionado de acordo com a experiência e conhecimento na planificação, execução e gestão de casos clínicos, asseguraram as autoridades cubanas, citadas pela agência espanhola EFE.

Os profissionais cubanos seguirão para diversas províncias “segundo os planos estratégicos” do governo sul-africano, de acordo com a mesma fonte.

Cuba enviou pessoal médico para outros países africanos, como Cabo Verde ou Angola e Togo.

No total, quase 1.500 especialistas cubanos saíram da ilha, desde o início da pandemia, para 21 nações da América Latina e Caribe, Europa, África e Médio Oriente, entre as quais Itália, Catar, México, Honduras, Venezuela, Haiti e Jamaica.

Segundo Havana, mais de 400.000 especialistas cubanos prestaram serviço em 164 países, até ao final de 2019.

Atualmente, há cerca ce 37.000 profissionais de saúde em 67 países, muitos deles com casos de covid-19.

O contingente médico internacional “Henry Reeve” foi criado pelo falecido presidente Fidel Castro em 2005 para ajudar o Estado de Nova Orleans (EUA), após a devastadora passagem do furacão Katrina, mas Washington recusou a ajuda.

Há cinco anos, a brigada “Henry Reeve” ajudou a controlar a epidemia de Ébola em África e o seu trabalho foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com um prémio em 2017.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 200.000 mortos e infetou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Perto de 800.000 doentes foram considerados curados.

AH // EA

Lusa/Fim

Dissolver a ANP é a opção viável!

Por: yanick aerton

Nomeação do Engª. Nuno Gomes Nabian teve bases legais e claro CEDEAO tem consciência clara disso toda acção feita por general presidente desde a data da sua posse com PR. E legal de ponto de vista politico, única coisa que eu sei se ANP, não criar condição de agendamento de programa depositado pelo governo de Engª, Nuno Gomes Nabian, general presidente não hesitara em dissolve las para o bem do povo não faz sentido ter um monte de bandos de ateus fora de leis tentar bloquear mais uma legislatura e CEDEAO vem dizer isto e aquilo não vamos tolerar a ingerência de CEDEAO no aquilo que e conquista do povo, o bloco e de maioria dos partidos e aliados entre partidos MADEM-15/ PRS/ e APU PDGB, celebrando acordo de incidência parlamentar porque historia só lembra dos reis não dos soldados

Não é porque aquele em quem apostou seja melhor que os outros, mas na sua avidez pela mudança o povo escolheu o candidato do Movimento para Alternância Democrática, Grupo dos 15 (MADEM G15), apoiado na segunda volta pelo Partido da Renovação Social, (PRS), do líder da Aliança do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Engª. Nuno Gomes Na Bian, dos candidatos independentes José Mário Vaz e o Carlos Gomes Júnior e os respectivos movimentos de apoio, do. Botche Cande e o seu movimento de apoio, de 18 partidos sem assento parlamentar e de personalidades independentes, decidiu por uma nova aventura, em resposta ao calvário que tem vivido sobretudo nos últimos tempos.

Será que um eventual afastamento do Nuno não vai fazer o USE perder aliados? Aí, o USE, terá de escolher o mal menor.
A CEDEAO pode dizer ou recomendar o que quiser, mas é ao General Presidente que cabe a última palavra.

Porque a CEDEAO não obrigou o Alpha a voltar atrás e só se limitou a não enviar observadores às recentes eleições legislativas e o referêndum?
Porque é que a CEDEAO não piou quando há uns 5 ou 6 dias atrás, o Fauré Gnassingbe mandou prender o líder da oposição e meteu na cadeia? E as atrocidades do Patrice Talon, do Benin?

Agora o general presidente duas opção como salvação nacional face exigência do CEDEAO para formar novo governo tardar ate dia 22/05/ primeiro convocar partidos políticos e apresentar o seguinte: formar um de UNIDADE NACIONAL, liderado por uma figura de consenso para conduzir o pais ao referendo que e recomendado no ultimo comunicado da cimeira de CEDEAO.

Segundo se o ANP não agendar mais tardar ate terça-feira o General presidente deve convocar presidente da CNE, JOSE PEDRO SAMBU para audiência de consulta de possibilidade de organizar eleição legislativas antecipadas no prazo de 90 dias com recomenda a nossa lei magna constituição da republica, e dissolver a Assembleia nacional popular, em caso de grave crise politica ouvidos o presidente da Assembleia nacional e os partidos políticos neles representados e observados limites impostos pela constituição;
Nomear um primeiro-ministro cujo missão único e organizar as eleições legislativas antecipadas.
Ca no sunha firmado, USE tene faca cu queijo. Ista disposto pá corta nunde ki misti i nin mancara cana quebra.

RIP - Faleceu ontem a noite dia 25/04/2020 O GENERAL BIOM NANTCHONGO Atual comissário geral da policia da ordem publica.

Papa Jomav

COMUNICADO À IMPRENSA - PRS 25/04/2020


Prs Bissau

FALECEU COMISSÁRIO NACIONAL DA POP UM AINDA EM CUIDADOS INTENSIVOS E OUTRO FORA DE PERIGO

Não dá para acreditar mas é uma realidade. Amanheceu hoje um novo dia no ministério do Interior da Guiné-Bissau.

O general Bion Natchongó, Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública da Guiné-Bissau faleceu hoje no hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, onde se encontrava internado nos “serviços de Cuidados Intensivos”.

Natchonga assumiu a função do Comissário Nacional da POP, cerca de um mês, e fez última viagem ao interior do país na semana passada no âmbito de prevenção e sensibilização contra Coronavírus.

Ainda, Notabanca sabe que, o Coronel Mamadi Cassamá, director-geral adjunto dos Serviços de Migração e Fronteiras está hospitalizado nos serviços de “Cuidados Intensivos”, a lutar neste momento, pela sobrevivência.

Quem teve sorte em tudo isto, é o brigadeiro general, Malam Djawará Comandante dos Serviços de Protecção Civil (Bombeiros) da Guiné-Bissau, que igualmente esteve nos mesmos serviços do hospital, agora, se encontra na sua residência a recuperar, gradualmente.

De referenciar que, os três oficiais em causa, todos pertentem o ministério do Interior da Guiné-Bissau.

Gloria eterna ao Bion Natchongo e melhorias ao Mamadi Cassamá e Malam Djawara.

Fonte: Notabanca; 25.04.2020