sexta-feira, 14 de julho de 2017

NOVO TESTE REVELA O NOME DAS MARCAS QUE ESTÃO FALSIFICANDO AZEITE DE OLIVA!

A associação de consumidores Proteste fez uma nova avaliação dos azeites comercializados no Brasil.

O teste foi feito por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura e se baseou em normas internacionais de interesses do consumidor.

O resultado desse novo teste foi divulgado no fim de março de 2017.

E mais uma vez constatou-se a prática de fraude por algumas marcas.

Segundo o teste, seis marcas estão enganando o consumidor, c cinco delas não estão vendendo sequer azeite de oliva puro.

A pesquisa revelou que essas cinco marcas têm óleos de sementes oleaginosas nos seus produtos.

As marcas são: Tradição, Figueira da Foz, Torre de Quintela, Pramesa e Lisboa.

A marca Beirão também foi reprovada, mas por outro motivo: o produto é vendido como extravirgem, porém o teste provou que era apenas “virgem”

O teste da associação foi feito por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura.

E se baseou em normas internacionais de interesses do consumidor, avaliando os seguintes fatores: rotulagem, acidez, conservação, qualidade (avaliando a presença de umidade, impurezas, metais), fraudes (/assuntos/fraudes) e análise sensorial.


O azeite da marca O-Live foi escolhido o melhor de todos.

A Qualitá/Carrefour, Ciscount e Filippo Berio também foram apontadas como boas opções de compra.

O interessante é que essas três marcas tinham sido reprovadas no teste anterior realizado pela Proteste.

Veja a seguir o resultado completo da avaliação da Proteste:


Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Curapelanatureza.com.br

CPLP confia na "maturidade política" de Lisboa e Bissau para resolver suspensão da RTP

A secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa afirmou que Portugal e Guiné-Bissau têm “maturidade política” para resolver a suspensão das emissões da RTP e RDP, e reiterou a disponibilidade para apoiar as autoridades guineenses.

“A CPLP considera que é um assunto que deve ser tratado no âmbito bilateral. Acreditamos na maturidade política dos dois Estados para resolver esta questão. Estou convencida de que, a seu tempo, saberão resolver com serenidade e com resultados que todos nós esperamos”, afirmou à Lusa Maria do Carmo Silveira.

A 30 de junho, o Governo de Bissau anunciou a suspensão da RTP, RDP e da agência Lusa a partir das 00:00 de 01 deste mês, alegando a caducidade do protocolo de cooperação, assinado em 31 de outubro de 1997. O ministro acabaria, porém, por excluir a Lusa da suspensão das atividades.

No dia seguinte, as autoridades guineenses justificaram que a decisão de suspensão das atividades da rádio e televisão pública de Portugal no país não eram “uma questão política, mas apenas técnica”, um argumento contrariado pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros.

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou no início desta semana que foi preciso coragem para pedir a renegociação dos acordos de cooperação no âmbito da comunicação social.

O chefe do Governo guineense desloca-se a Portugal nos próximos dias para uma visita privada, tendo já feito contactos com as autoridades portuguesas, sublinhando que a Guiné-Bissau e Portugal são “países irmãos”.

A Guiné-Bissau tem vivido uma situação de crise institucional desde as últimas eleições, com um afastamento entre o partido vencedor das legislativas (PAIGC) e o Presidente da República, José Mário Vaz.

A “persistência” da instabilidade política na Guiné-Bissau “preocupa” a CPLP, reconheceu, nas declarações à Lusa, a secretária executiva da organização lusófona.

“Infelizmente, todas as tentativas no sentido de encontrar uma plataforma de entendimento não têm surtido os seus efeitos”, lamentou a responsável.
A CPLP, acrescentou, “contínua disponível para colaborar, caso as autoridades guineenses assim o entendam”.

“Na próxima semana vai deslocar-se a Bissau o grupo de contacto das Nações Unidas e vamos acompanhar a evolução da situação e estamos, como sempre, disponíveis naquilo que as autoridades entenderem que a CPLP pode contribuir”, acrescentou. 

Dn.pt/lusa

55 Delegados estão reunidos em Gabú num workshop para criação do Conselho Consultivo Regional


O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, em parceria com a Secretaria de Estado do Plano do Ministério da Administração Territorial, promove entre os dias 12 à 14 de mês em curso em Gabú, para o estabelecimento de Conselhos Consultivos e Planeamento Local visando um desenvolvimento inclusivo da região.

O encontro que reuniu autoridades regionais de Gabú, membros da sociedade civil, técnicos da Secretaria de Estado do Plano e Estatística regionais, marca o inicio dos trabalhos básicos para criação do primeiro conselho consultivo regional em Gabú com a intenção de promover maior integração das comunidades locais na tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento da região. 


Segundo o Delegado Regional do Plano e Estatística de Gabú, Francisco Pereira, “para que haja uma boa governação é preciso transparência, que significa, envolver as comunidades no processo do desenvolvimento da sua região e para que possam ser envolvidas é preciso criar estruturas técnicas competentes capazes de assegurar uma boa governação, pelo que os conselhos consultivos irão fazer com que as ideias e prioridades identificadas pelas comunidades possam ser assumidas pelo governo regional para a sua implementação”. 

Em representação do PNUD, Ângela Abdula, considera que “os conselhos consultivos são instituições de participação e consultas e instrumentos fundamentais para garantir que a participação dos cidadãos seja feita duma forma eficaz e inclusiva, devendo incluir os diferentes segmentos da sociedade e representantes de diferentes grupos sociais sobretudo os mais vulneráveis, esperando que este apoio possa contribuir para uma melhor governação”.


É de salientar que o referido encontro regional congregou nesta primeira fase somente os delegados provenientes dos três sectores administrativos da região nomeadamente Pitche, Sonaco e Gabú,contando a região de Gabú com cinco sectores administrativos.

ONU na Guiné-Bissau 

Ensino - Liceus públicos marcam exames para dias 24 à 28 do mês em curso

Bissau,14 Jul17 (ANG) – Os liceus públicos, nomeadamente Agostinho Neto, Kwame N´krumah e escola do ensino Básico Salvador Allende anunciaram hoje o início das provas finais do ano lectivo 2016/2017 para os dias 24 a 28 deste mês.

Ouvidos pela ANG, o director do liceu Agostinho Neto, Samuel Fernando Mango e o Presidente do Conselho Técnico Pedagógico de Kwame N´krumah João Imbala afiançam de que já reuniram todas as condições para a realização dos exames na data prevista.

Enquanto isso, o director da escola do Ensino Básico Salvador Allende João Henrique Candé disse que os alunos do ensino básico vão iniciar os exames na próxima quarta-feira ou seja de 19 a 23 do corrente e os de terceiro ciclo ou seja 7º e 8º ano no dia 24 do mês em curso.

Questionado se  a falta de pagamento de propinas da parte de alguns alunos não será  obstáculo para muitos , responderam que não. “Antes pelo contrário todos os alunos são autorizados a fazerem as provas”, disse.

Contudo, apelam aos estudantes a prosseguirem com o pagamento das propinas para que possam ter acesso aos resultados das provas realizadas.

A greve de professores provocou atrasos de cerca de três semanas nas escolas públicas obrigando o prolongamento das aulas para além do período inicialmente programado.

ANG/LPG/ÂC/SG   

Unfpa defende mais ações de planeamento familiar na Guiné-Bissau

Fundo das Nações Unidas para a População apoiou jornada comemorativa do Dia Mundial da População; Ato central foi marcado por apelo da primeira-dama para a transformação de planeamento familiar em norma social.

Maria Rosa Vaz (esq.) e a representante do Unfpa na Guiné-Bissau, Kourtoum Nacro. Foto: ONU News/Amatijane Candé

Amatijane Candé, de Bissau para ONU News.

O Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, deu corpo a uma sensibilização popular na Guiné-Bissau sobre as vantagens do planeamento familiar.

A iniciativa presidida pela primeira-dama guineense, Maria Rosa Vaz, marcou o 11 de julho, Dia Mundial da População.

Benefícios

No evento, a representante residente do Unfpa no país, Kourtoum Nacro, apresentou a membros do governo e a ativistas a declaração da agência da ONU que realça vantagens de planeamento familiar.

"O planeamento familiar é fundamental para alcançar o Objetivo número 1 de Desenvolvimento Sustentável, Acabar com a Pobreza. Também é fundamental para alcançar outros objetivos como acabar com a fome bem como promover a boa saúde e a igualdade de género".

A primeira-dama pronunciou-se no evento na sua qualidade de madrinha de luta contra a mortalidade materna e infantil. Maria Rosa Vaz  disse que o planeamento familiar é uma forma de preservar o direito a saúde e à vida, além de promover nascimentos desejados.

Mortalidade Materna

Maria Rosa Vaz disse que este direito reprodutivo que assiste a mulher pode reduzir para um terço o número de mulheres e bebés que morrem durante o parto.

Maria Rosa Vaz apelou ao envolvimento de toda a sociedade em ações nesse sentido ao destacar que a vitória só será possível com a transformação do planeamento familiar em norma social.

"É minha responsabilidade hoje dizer não em voz alta. Não aos riscos associados à maternidade, não à morte prematura causada por negligência e ignorância, não a todas as formas de discriminação contra mulheres, não à gravidez indesejada, não à objetificação das mulheres, mas sim ao planeamento familiar".

A comemoração deste 11 de julho decorreu sobre o lema Planeamento familiar: empoderamento das pessoas, desenvolvimento das nações.

Unmultimedia.org

Segurança alimentar - Situação dos guineenses “ é satisfatória” devido ao “bom preço” de caju este ano, conclui estudo

Bissau, 14 Jul 17 (ANG) -  “ A segurança alimentar a nível nacional é satisfatória, devido ao bom preço da castanha de caju”. 

A conclusão consta no “Boletim Agro-Hidro-Meteorológico de Seguimento da Campanha Agrícola 2017/2018” relativo aos meses de Maio e Junho deste ano.

De acordo com este trabalho levado a cabo pelos técnicos das diferentes instituições públicas ligadas a agricultura, a boa campanha de comercialização da castanha de caju fez aumentar o poder de compra dos camponeses.

Contudo, o documento chama atenção na “ utilização, neste momento, dos rendimentos provenientes da venda de castanha de caju”, nomeadamente nas cerimónias tradicionais, nos casamentos e nos fanados.

Situação que, segundo estes especialistas públicos, poderá “impactar negativamente na segurança alimentar dos agregados familiares nos meses de Agosto e Setembro” deste ano.

Sobre o mercado nacional, o estudo refere que o mesmo se encontra “bem abastecido em produtos de primeira necessidade”.

No entanto, diz constatar uma “subida galopante” de preços destes bens básicos, por exemplo do arroz (principal produto alimentar do país).

Em relação a presente campanha agrícola, o comité técnico público recomenda aos agricultores o respeito ao calendário agrícola, tendo em conta a previsão sazonal agro-climática.

Ao Ministério da Agricultura é recomendado o aumento do número de tractores para a Campanha Agrícola 2018/2019, “devido a elevada solicitação dos camponeses, sobretudo nas regiões de Bafatá e Gabú”, leste da Guiné-Bissau.

Por fim, os técnicos nacionais ligados ao sector agrário, pedem também a intervenção do governo, no combate aos gafanhotos na região de Tombali (sul), para se evitar a sua propagação para outras zonas do país.

Tudo isto, visando, nomeadamente garantir a segurança alimentar na Guiné-Bissau, ou seja, o consumo de bens de qualidade e quantidade aceitáveis.

ANG/QC/SG

"MORTE PREMATURA"


Meu nome é Martinha, tenho 11 anos de idade e, desde o ano passado, vivo em uma "morte prematura".

Nasci no campo, longe de tudo e de todos. Minha infância sempre foi triste, rodeada de gente que pouco se importa com o meu futuro e de qualquer criança, que teve o azar de aqui ter nascido.

Todos dias, acordo às 4 horas da manhã e percorro longas distâncias, a procura de água. Quando volto, faço todos trabalhos domésticos e de seguida, vou à machamba. Nunca fui à escola, e nunca tive tempo livre para brincar com outras crianças, que também sofrem como eu.

Na casa ao lado vive um idoso de 60 anos. Ele sempre vinha conversar com meus pais e quando ia embora, chamava-me de "nkata" (esposa).
Em Dezembro do ano passado, ele trouxe um cabrito e ofereceu ao meu pai. Na saída, segurou-me pela mão e disse: - vamos, esposa!

Eu não conseguia entender o que estava a acontecer! Naquela mesma noite, aquele idoso de 60 anos, tomou-me por sua esposa e tirou-me a pureza. Fui objecto de troca, por um cabrito! Hoje, tenho 11 anos de idade, e estou grávida de 7 meses!

Além de mim, existem muitas crianças aqui em Moçambique que sofrem com este acto macabro, que acaba com toda esperança de algum dia sermos felizes.

GRITAMOS POR SOCORRO!

#STOP_CASAMENTOS_PREMATUROS!!!

Hosmate Mapixane Mulungo

Presidente Francês diz: O problema de África são 7 a 8 filhos por mulher


Emmanuel Macron causou revolta e indignação esta semana, depois de ter afirmado na Cimeira do G20 que o principal problema do continente africano é o facto de as mulheres terem muitos filhos.

O vídeo que só foi divulgado nesta segunda-feira gerou uma enxurrada de críticas nas redes sociais.

No discurso o presidente francês afirmou que os problemas de África não eram económicos, ecológicos ou políticos, mas sim “demográficos”.

“Quando os países ainda têm sete a oito filhos por mulher, você pode decidir gastar bilhões de euros, mas você não vai estabilizar nada”, alegou Macron.

Confira o vídeo:

Nas redes sociais, os principais comentários acusaram o presidente da França de culpar crianças inocentes, ao invés de responsabilizar as companhias estrangeiras que “os roubam”.

“Ele esqueceu dos países que estão saqueando recursos naturais da África”, escreveu outro.

Agoraguenta

Encontro de Presidente da Republica da Guiné-Bissau com os Presidentes dos Tribunais de Conta da UEMOA.


 


José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Visita privada a Portugal


O Primeiro Ministro, Umaro Sissoco Embalo, reuniu-se ontem com o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Guiné-Bissau num almoço de confraternização, em que os deputados de várias sensibilidades políticas puderam se inteirar da real situação atual do nosso país.

Por Sarathou Nabian

Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

«VISITA PRIVADA A PORTUGAL» GENERAL UMARO SISSOCO, PM DA GUINÉ-BISSAU CHEGOU ESTA TARDE A LISBOA


O Primeiro Ministro, Umaro Sissoco Embalo chegou esta tarde ao aeroporto de Figo Maduro, Lisboa, em visita privada.

O Chefe do Governo vai durante a sua estadia, encontrar-se com a comunidade guineense residente em Portugal, com algumas entidades portuguesas, empresários e amigos.


O Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo, encontrou-se hoje ao início da noite com o Presidente José Carlos Fonseca, de Cabo Verde, país irmão e amigo, unidos pela história comum da Luta pela Independência e não só.


 Encontro informal com o Dr. Luís Amado, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.


O primeiro-Ministro o general Umaro el Mocktar sissoco Embalo visitou esta manhã a casa social bissauguinienne em lisboa





Por: Sarathou Nabian com Conosaba do Porto/faladepapagaio

Publicada por Pate Cabral Djob à(s) 22:54 

«NÃO SOU GENERAL DAS F'UTUNGO DAS BELAS'» GENERAL SISSOCO ESCOLTADO NAS RUAS DE LISBOA

 




Cortejo do primeiro-Ministro o general Umaro el Mocktar Sissoco Embalo, em visita privada a Portugal

Conosaba.blogspot.sn/faladepapagaio