segunda-feira, 29 de março de 2021

Conferência de imprensa do selecionador de futebol da Guiné-Bissau, Baciro Candé em antevisão do jogo frente a Congo Brazzaville, num dos hotéis da capital Bissau.

Ao lado de Candé está o subcapitão da seleção nacional, Pelé.

Leia Também: 

CAN 2022: SELEÇÃO NACIONAL CUMPRIU ÚLTIMO TREINO

A seleção de futebol da Guiné-Bissau realizou esta manhã último treino de preparação para o jogo decisivo contra a sua congénere da Guiné-Bissau, para garantir um lugar na fase de qualificação do Campeonato Africano das Nações (CAN) a realizar-se em Camarões, em 2022. 

A seleção de ‘Djurtus’ está muito motivado, depois da vitória por 3 a 1 na última sexta-feira na visita a casa de Essuatíni, para enfrentar os diabos vermelhos do Congo Brazzaville, onde precisa de vencer o jogo para garantir apuramento à fase final do CAN.

No final de treino, Edi Gomes mostrou-se confiante na vitória dos Djurtus, amanhã.

 Alison Cabral

Início dos Trabalhos da Primeira Academia de Formação Política e Ideológica Dr Kumba Yalá. 2

Início dos Trabalhos da Primeira Academia de Formação Política e Ideológica Dr Kumba Yalá.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior exortou, este Sábado, ao bom senso dos guineenses para assegurar o funcionamento normal da Educação na Guiné-Bissau...

 Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior exortou, este Sábado, ao bom senso dos guineenses para assegurar o funcionamento normal da Educação na Guiné-Bissau. 

A exortação foi feita durante a reunião com todos os Sindicatos do Sector Educativo para analisar a situação do Ensino Público Guineenses que funciona parcialmente devido a greve Geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné Central Sindical. Aderida pelos dois sindicatos do Sector Educativo, SINDEPROF E FRENAPROF.

O Ministro disse que os Guineense estão descuidados com a educação das crianças e jovens do país o que segundo ele poderá custar muito caro às futuras gerações de Guineenses.

De acordo com o Ministro, se continuarmos neste caminho o país corre sério risco de ser dominado pelos países da Sub-região tendo em conta as políticas de globalização e integração.

“ O Mundo esta cada vez mais Globalizado, países isolados orgulhosamente só já não existem. A Guine-Bissau é um país potencialmente rico, segundo as previsões. Se continuarmos a brincar com a Educação, cidadãos dos Países com quadros mais preparados serão os maiores beneficiários das riquezas da Guiné-Bissau”, alertou o Ministro.

Jibrilo Baldé informou ao Dirigente Sindicais dos grandes esforços que estão sendo levados acabo pela sua Liderança para alavancar o Sistema Educativo com destaque para a possibilidade de construção de mais de 40 novas escolas Ultra-modernas, a construção, atrás das actuais instalações do Ministério da Educação, de três edifícios de três pisos para albergar todas direções-gerais, como também, a construção de uma Universidade Em Mansoa e a recuperação da escola piloto de Bolama onde irá funcionar uma grande Universidade técnica.

Jibrilo Baldé, Anunciou ainda as possibilidades de obtenção de um investimento de mais de 30 Milhões de Dólares para revolucionar a formação profissional no país.

Também informou sobre os esforços empreendidos pelo  Governo na Liquidação de atrasados salariais dos professores, da reclassificação de todos os professores no âmbito da implementação da Carreira Docente, da efetivação de mais de 06 mil professores eventuais, e os trabalhos que estão sendo levados acabo para resolver, definitivamente, a questão da tabela Salarial diferenciada/Carga Horária.

 SINAPROF, SINDEPROTA e SIESE, três dos cinco Sindicatos do Sector Educativo presentes no encontro  reconheceram os esforços do Governo e garantiram que sempre apoiaram as iniciativas  que visam o desenvolvimento da Educação na Guine-Bissau, e apelaram a mais esforços do Governo na Liquidação faseada da divida assumida relativamente a tabela salarial diferenciada (carga horária).

SINDEPROF e FRENAPROF mostratarm-se irredutíveis nas suas posições de sempre acompanhar a Central Sindical UNTG nas suas greves.

Brevemente o Ministro da Educação Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé Vai reunir – se com todos os atores nacionais, nomeadamente, As Associações Estudantis e Juvenis, A Associação Nacional dos pais e Encarregados da Educação, Sindicatos do Sector e as organizações representativas do Sector Privado da Educação, para juntos procurarem consensos e estratégias para garantir o funcionamento normal da Educação na Guiné-Bissau.

Bissau 28 de Março 2021 

Amadu Uri Djalo 

Assessor de imprensa e Porta-voz

EAGB - COMUNICADO

 Empresa de Eletricidade e Àgua da Guiné-Bissau - EAGB

SINDEPROF E FRENAPROFE - CONVITE À IMPRENSA

 Queba Seidi