11 de agosto de 2021

‼ PAIGC suspende militância de cinco deputados que votaram a favor ao Programa do Governo

PAIGC suspende militância de cinco deputados que votaram a favor ao Programa do Governo 

O Conselho Nacional de Jurisdição do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) suspendeu por três anos a militância dos cinco deputados que se juntaram à coligação formada pelo MADEM-G15, PRS e APU-PDGB para formar a nova maioria parlamentar.

Os deputados tinham votado a favor ao programa do Governo de Nuno Gomes Nabiam, em 30 de junho de 2020, e do Orçamento Geral do Estado à revelia da direção do partido, permitindo assim a legitimação do atual Executivo guineense.

A secção disciplinar do Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização decidiu suspender a militância de Luís Leopoldo de Jesus, Braima Djaló, Saliu Embaló, Leopoldo da Silva e Mamadi Baldé por um período de três anos, lê-se num despacho na posse da DW África datado de 1 de julho, mas divulgado só nesta quarta-feira, dia 11 de agosto.

O PAIGC exige que os arguidos, em consequência desta suspensão, apresentem por escrito a sua renúncia ao mandato de deputado no prazo de sete dias, segundo o despacho do partido que ganhou as últimas eleições legislativas, mas que está na oposição.

👇👇👇

Por DW Português para África / Carlos Santiago

O Tribunal da Relação da Guiné-Bissau declarou hoje nula e sem nenhum efeito a decisão proferida pelo Procurador-geral da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, de proibir o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, de viajar para estrangeiro.


 PAIGC 2021

Conferência de imprensa, de Advogado dos 5 deputados do PAIGC.

Declaração sobre Acordo com as Nações Unidas.

Guiné-Bissau assina com as Nações Unidas Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável

Reunião da Empresa Americana " Studebaker Defense Group" com o Governo da Guiné-Bissau. Glenn William Hill JR. o representante da empresa.

Mensagem de Condolências:

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Foi com profunda consternação que tomei conhecimento da triste notícia do falecimento, em Dakar, do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial da Guiné-Bissau, o Juiz Conselheiro Senhor Mamadú Saido Baldé.

Neste momento de pesar, em nome do povo guineense e em meu próprio nome,  apresento as minhas mais sentidas condolências à família enlutada. 

O ilustre desaparecido Juiz Conselheiro Mamadú Saido Baldé deixa gravado na memória dos guineenses um percurso de distinto jurista e funcionário público, servidor do Estado da Guiné-Bissau.