16 de novembro de 2020

Bissau: Comemorações do Dia das Forças Armadas Revolucionárias do Povo, tendo como ponto alto a transladação dos restos mortais do Presidente General João Bernardo Vieira para Fortaleza da Amura.


Radio Bantaba

Ministro de Obras pública em Mansaba. - Dr Fideles Forbes visita hoje á estrada que liga Mansaba Bafata.




Fonte: Mustafa Cassamá

O GENERAL UMARO SISSOCO ESTÁ A CRIAR SÍNDROME DE ESTOCOLMO AOS DSPSISTAS....Gaitu Balde


O GENERAL UMARO SISSOCO ESTÁ A CRIAR SÍNDROME DE ESTOCOLMO AOS DSPSISTAS

 A estratégia de "ação de concreta" adotada pelo General Sissoco está a envergonhar os DSPSISTAS e falsos colaboradores.

Hoje, o PR Sissoco na sua presidência de valorizar os Guineenses, particularmente a memória dos combatentes, está a dar um brilho especial à Guiné-Bissau.

Hoje, 16 de Novembro, a título póstumo, o General Nino Vieira é atribuído herói da Libertação Nacional. Este gesto é a prova evidente que o PR Embalo é o único com capacidade e coragem de relançar a Guiné-Bissau.

Quem pensa que através de jogos sujos pode obstruir o General, está enganado.

No iabri udjo dja!



Fonte: Gaitu Balde

Guiné-Bissau na 41.ª posição do Índice Ibrahim de Governação Africana

© Lusa

POR LUSA 16/11/20 

Guiné-Bissau está na 41.ª posição do Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) 2020, mas mostra sinais preocupantes de declínio recente, segundo um relatório publicado hoje. 

A Guiné-Bissau atingiu 41,4 pontos em 2019, mais 2,8 do em 2010, mas foi o país com o pior desempenho da África Ocidental. 

Apesar de progressos relevantes nas categorias de "Segurança e Estado de direito" e "Participação, direitos e inclusão", registou deteriorações nas categorias de "Desenvolvimento humano" e "Bases para as oportunidades económicas".

O Índice Ibrahim de Governação Africano (IIAG) mede anualmente a qualidade da governação em 54 países africanos através da compilação de dados estatísticos do ano anterior.  

Em 2019, registou um declínio anual pela primeira vez desde 2010 da pontuação média geral, que diminuiu 0,2 pontos para 48,8 em relação aos 49 pontos de 2018.


Leia Também: 

Guiné Equatorial em 51.º lugar do Índice Ibrahim de Governação Africana

Angola no 43.º lugar do Índice Ibrahim de Governação Africana 2020

São Tomé no 12.º lugar do Índice Ibrahim de Governação Africana

Cabo Verde na 2.ª posição do Índice Ibrahim de Governação Africana 2020

Hoje, enquanto Secretária de Estado das Comunidades, assisto a cerimónia da trasladação do corpo do malogrado Presidente da República da Guiné-Bissau, General João Bernardo Vieira "Nino". 

Todos sabem que não morro de simpatias nem pelo PAIGC nem pelos seus dirigentes, mas hoje vou participar e demonstrar a minha simpatia e solidariedade.

Todos sabem que culpei João Bernardo Vieira pela guerra de 7 de Junho de 1998 afinal ele era o PRESIDENTE 

Estou aqui porque 

EU PERDOEI 

EU PERDOEI 

EU PERDOEI 

Não quero ser governante num país que deixa sepultado num cemitério civil e comum, um combatente da liberdade da pátria, o proclamador da nossa independência, um General fundador das FARP e um Presidente barbaramente assassinado no exercício das funções.

Quero uma Guiné-Bissau tolerante e incluisiva 

Quero ser o exemplo

Quero ser Pioneira 

Quero ser a primeira 

A atitude faz diferença, as palavras o vento leva ...

Descanse em paz GENERAL

Dara Fonseca Ramos

LIVE - Bissau: Comemorações do Dia das Forças Armadas Revolucionárias do Povo, tendo como ponto alto a transladação dos restos mortais do Presidente General João Bernardo Vieira para Fortaleza da Amura.


JOGADORES GABONESES BLOQUEADOS NO AEROPORTO DE BANJUL (GÂMBIA)

De acordo com a Polícia Aérea e Fronteiriça da Gâmbia, os testes covid-19 da África Central não são aceitos em casa, então o presidente da Federação Gabonesa de Futebol pediu que eles próprios realizassem os testes covid-19 nos jogadores.

Desde as 23h até agora nenhum teste foi realizado, os jogadores são obrigados a dormir no chão.

O que tens a dizer ou comentar?






AVNI

PGR avança ou não? Casas de estado na posse de oficiais militares atuais e ex-governantes


Por CNEWS  Novembro 16, 2020

O procurador geral da república, Fernando Gomes, está sem saídas perante os factos constatados pela comissão por ele instituída, para recuperar os bens do Estado, alegadamente adquiridos, de forma fraudulenta ou indevida, estando a “equipa de inquérito” confrontada com o envolvimento dos oficiais militares, atuais e ex-governantes, que estariam na posse de algumas casas em Bissau, constituindo desde já, um “obstáculo” ao avanço dos trabalhos.

Segundo as revelações feitas ao Capital News, por um membro da comissão em causa, constatou-se que várias casas foram adquiridas pelos atuais e ex-governantes, sem qualquer documentação para o efeito e houve casos em que “foi oferecido casa do Estado a um ex-presidente da república, por um antigo presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), com apenas uma carta em que se informa que o imobiliário é ofertado a essa figura”, começou por explicar ao CNEWS.

Outro caso, segundo a mesma fonte, tem a ver com alguns oficiais militares que ocuparam imobiliários de elevado valor, inicialmente, para pagar a “renda simbólica” de 14 mil francos CFA, mas que não está a ser verificado. “Um tenente coronel não paga renda há mais de 300 meses”, afirmou o confidente do Capital News.

Mediante esses factos, o procurador geral da república, Fernando Gomes, “foi informado e posto a par da situação, tendo ficado perplexo e sem uma saída”, relata a fonte, que ainda acrescentou: “Não há saídas. Há que deixar e nos preocuparmos com outros assuntos mais relevantes. Se é para trabalhar, há que começar com esses casos que mencionei, caso contrário, não vale a pena”, disse.

O interlocutor do CNEWS disse acreditar que mais cedo ou tarde, os trabalhos para a recuperação dos bens do Estado vão dar em “fracasso”, tendo em conta os “interesses” à volta da missão incumbida aos magistrados, e que “nem o procurador geral da república será capaz de resolver”, perspetiva.

Em agosto, o procurador geral da república criou e deu posse à uma comissão presidida pelo magistrado Vitór Bacurim, para recuperar os bens do Estado guineese, que o titular do Ministério Público disse acreditar que estejam, “indevidamente”, na posse dos cidadãos.


Ninguém nunca questionou a transladação do Pai da Nação Amílcar Lopes Cabral para Amura e porque tanto barulho???....Papa Jomav


Fonte Papa Jomav 

Guineenses temos que saber diferenciar ou comparar o que não é comparável! Hoje vou falar sobre a transladação dos restos mortais do malogrado General e ex Presidente da Guiné Bissau João Bernardo Vieira “Nino”! Primeiro: por causa da religião do Presidente #Umaro_Sissoco_Embalo a Florença começou a atacar muçulmanos!

Segundo: os problemas familiares da família Vieira, não tem nada haver com a transladação do Nino para Amura aonde estão os destacados heróis da nação! Nino pertence a este grupo!

Terceiro: pelo facto da Isabel não ser a mãe biológica não dá direito, da Florença a acusar e ofender publicamente! Todos os Guineenses querem saber da verdade sobre o assassinato de Nino Vieira e mais outros Guineenses barbaramente assassinados na Guiné-Bissau! Vamos parar e reflectir pois a transladação do Nino foi falada há mais de um mês! De repente, este assunto tornou breaking news nas media de Bissau! Por favor resolvam os vossos assuntos familiares! 

O Governo e o Presidente nada teem a comentar e só estão a Honrar o Nino! Ninguém nunca questionou a transladação do Pai da Nação Amílcar Lopes Cabral para Amura e porque tanto barulho??? Isto é muito feio e mesquinho e resolvam assuntos pessoais entre vocês! Reconhecer o Nino Vieira e um dever de todos os Guineenses! Os interessados que construam uma estátua do Nino ou uma estrada e ponham o nome dele!

Paz a Sua Alma Nino Vieira eterno Herói e combatente da liberdade da pátria.

EXCLUSIVO DC/OPERAÇÃO NAVARRA: Juízes mandam reduzir penas dos condenados...





Fonte ditaduraeconsenso.blogspot.com

Reflexão sobre 14 de Novembro de 1980.

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

Reflexão sobre 14 de Novembro de 1980.

Nesta data histórica sem dúvidas me levou a pensar no funcionamento intelectual geral significativamente dos Guineenses inferior à média do possível. 

Tem pessoas que se negam a enxergar as atitudes que precisam mudar o rumo do nosso país.

Na minha mente, e ao meu juízo, de 14 Novembro de 1980 à Novembro de 14 de 2020 a Guiné-Bissau iflui no aumento da resistência revolucionária, porém, é o nosso dever e obrigação como jovens com moral continuarmos a nossa luta com muita determinação forte e concistente em análise positiva para o futuro da Guiné-Bissau, isso ajuda consolidar muito por algo em que acreditamos, isto é, no progresso do país. 

A cúpula castrense nacional ainda não tem a consciência do que as forças armadas são para a Pátria Amada! Pois pensam que é política como os civis mas, trata-se da Pedra ou seja os alicerces da fundação da Guiné-Bissau e o garante da integridade nacional e isso quer dizer em termos de segurança etc, etc! As nossas Forças Armadas estão àcima de qualquer Poder Institucional! Ela vem do Povo por isso só deve obrigações e servir ao Povo!

Dizer que Golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980, tem a sua importância, e tem as suas consequências também. 

Depois do Golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980 quem são pessoas culpados perante tribunal até hoje? 

Guiné Bissau tem a sua independência que é algo que precisamos construir todo dia. 

Hoje não temos nada a comemorar, nosso país é vergonhosamente subordinado a interesses da sub região.

Tudo patrocinado pelos Governos Entreguistas do país. Tão grave quanto sua falta de projeto, é a entrega das riquezas nacionais ao capital estrangeiro, na minha mente são traidores  da Pátria!

Eu estava falando sobre isso hoje com um amigo meu!! O dia 14 de novembro de 1980 só ficou no grito às margens dos nossos irmãos sem noção.

Hoje vemos um retrocesso, voltando a um tipo de colonialismo, em que apenas mudaram endereços para onde vão as nossas riquezas e o sistema de Governo, que era monarquia e virou presidencialista.

Embora o atual Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo, se sente um jovem atento da geração POSITIVA, mas com seus súditos que repetem tudo com mesmo Capa do livro: Polarização Política Guineense com políticos que jogaram na lama a esperança e o futuro do país, e do povo Guineense. 

Relativamente ao contexto atual funcionamento das atividades políticas na Guiné-Bissau é claramente resumido na ignorância como controle da nossa Sociedade.

 Guiné Bissau torna um estado de quem não tem conhecimento ou cultura: Será que é um desconhecimento por falta de estudo?

Povo da Guiné-Bissau aparece sempre com experiência ou prática anti democrático autoritário ao público.

 Será que todos os Guineenses nascem ignorantes? Ou seja, em certo sentido, essa é a nossa identidade por origem?

Como é que o nosso povo Soberano pode fazer para mudar esse estado das coisas, ou não, sempre foi uma opção política dos Guineenses tanto quanto o resultado de um esforço coletivo dos nossos antepassados?

Por muito tempo, havia consenso de que era necessário superar a cegueira absoluta dos Guineenses para desenvolver as potencialidades de cada indivíduo e fortalecer a nossa sociedade.

 Mesmo a abstração do “homem e mulher Guineense”, transformado em modelo do “indivíduo desejável” tanto no liberalismo clássico quanto no neoliberalismo, supõe uma pessoa que superou a deficiência mental para se tornar capaz de calcular as vantagens pessoais que possa obter a partir das suas decisões e ações na sociedade Guineense . 

Em apertada síntese, a cegueira, do povo Guineense até bem pouco tempo, era vista como uma negatividade ao meu juízo. 

 Mesmo as pessoas mais ignorantes da República da Guiné-Bissau procuravam fingir que têm algum tipo de conhecimento diferenciado ou de erudição. 

Hoje, na Guiné-Bissau ao contrário, passou a ser percebida como uma positividade e tratada como uma vergonha da pátria. 

A incapacidade do Estado Guineense  -que possui valor porque pode ser explorada tanto no plano social quanto no plano político é vertude. 

É aquilo que na praça pública Guineense na sua escala global se chama de um processo de subjetivação que não enfrentará resistência de valores democráticos da pátria Guineense como a “verdade”, a “solidariedade”, a “inteligência”, a “lógica”. Eu sendo um democrata atento sobre a realidade do mundo contemporâneo só tenho a dizer é lamentável. 

 A partir da competência é possível potencializar tanto a sociedade Guineense na sua íntegra, quanto a adesão a crítica a um regime político pobre com políticos demagogos que não estudam. 

 Manter a incompitência tornou-se, então, uma das principais metas da "arte de Governar" e de PROJETAR o FUTURO do povo Guineense. 

Diante da valorização da burrice, o “homem e mulher Guineense ” é ressignificado e passa a ser percebido como o tipo-ideal de cidadão: aquelas pessoas que se caracterizam pelas simplicidades com que todos podem se  identificar como intelectuais só na Guiné-Bissau e em lado nenhum mais do mundo. 

Na Guiné-Bissau temos a “educação” e a “cultura”, por sua vez, começam a ser tratadas como ameaças que precisam ser afastadas. Instaura-se, assim, um novo modo de viver, mais eficaz e civilizado com dignidade longe da incompetência.

Com a demonização da educação e da cultura "percebidas como atividades degeneradas e “ideológicas”, Guineense 

aparece o indivíduo com orgulho de ser ignorante, como demonstra a adesão sem reflexão às posturas anti-intelectualistas nas redes sociais, em vaga na nossa sociedade. 

Em uma curiosa inversão valorativa (e, com toda manifestação ideológica, depois das eleições legislativas e Presidenciais do país não percebida enquanto tal fenômeno da incompetência e irresponsabilidade, fraqueza moral dos nossos irmãos Guineenses aqueles que se julgam mais capacitados na diferença por um saber específico, torna-se objeto de reprovação social, enquanto aumenta a ode à ignorância e a espetacularização do desconhecimento na Guiné-Bissau. 

Meus amigos colegas irmãos pátriotas Guineenses, diante desse quadro, cada vez mais na Guiné, pessoas buscam se expressar a partir de uma linguagem empobrecida, com o recurso a slogans, frases feitas, chavões, jargões e construções das ações democráticas pobres, com o objetivo de serem compreendidas e contarem com a simpatia de interlocutores que eles supõem serem intelectuais. 

 A orientação para os menos Eruditos Guineenses, a oposição, de verdadeiros ativistas, os grandes defensores dos direitos humanos, é a de se limitar a formulações simples "sujeito-verbo-complemento" e utilizar um vocabulário mais imparcial  para conseguir a atenção de um auditório que eles acreditam "e agem para tornar" cada vez mais intelectuais em ações nobres para com a pátria.

Vejamos só uma coisa absolutamente fenomenal, vamos revisitar um discurso ou uma conferência de imprensa dos principais políticos do século passado, e compará-los com os eleitos de hoje na Guiné-Bissau, mas naquele momento não houve força dos ativistas nas redes sociais com convicções.

Hoje, as referências culturais da grande maioria dos políticos Guineenses não ultrapassam citações infantilidade espiritualmente, mas opersonagens infantis tem pátriotas Guineenses que dão as hipóteses sem ter noções básicas das coisas.

 Os déficits culturais Guineenses são evidentes tanto entre os cidadãos quanto entre os POLÍTICOS demagogos que não estudam : O desconhecimento pode ser chamado de uma vergonha ou doença?  

Irmãos patriotas da Guiné-Bissau, me parece que o proporcional crescimento do capital político Guineense, de atores Políticos fracassados, e aqueles que podem ser efetivamente tratadas de qualidades mas duvidosas, como também jovens dirigentes de milícias virtuais especializados em ofender e divulgar fake news em nomes pessoais dos políticos demagogos que não estudam de que são competentes e são salvadores da pátria revela o Analfabetismo dos ditos ativistas. 

As mesmas pessoas que desconhecem a realidade são os que gritam “mito” e “herói” para defensores das mintiras, de ilegalidades e das palhaçadas na Guiné-Bissau.

Na minha opinião é claro clima de hipócritas, qualquer personagem saído de um vacuo de vazios normativos horrores ou de um programa de auditório Guineense "igualmente horroroso, por explorar a pobreza e a desgraça" .

Voltando para palavras e verbos utilizados nas redes sociais, e nos programas de alguns delinquentes ditos ativistas POLÍTICOS e ao mesmo tempo defensores dos políticos.

 Os debates em alguns Canais no Facebook entre os comentadores, com suas regras que inviabilizam a formulação de ideias e a exposição de argumentos com alguma profundidade, são outros exemplos que sinalizam a desimportância do conhecimento, tanto à esse campo político estranho hoje.

Alguns sintomas desse incentivo à incompetência no ambiente das grandes políticos Guineenses são facilmente percebidos, tais como o abuso do PowerPoint de quinta categoria enganar as bestas e absolutamente alucinados que não estudam e são orientados com falsa impressão da língua portuguesa mal falada, a partir de imagens pensadas para pessoas incapazes de interpretar um texto; a contratação de consultores externos, diante do reconhecimento da incapacidade do pensamento acadêmico. 

A Guiné Bissau vive um momento de perda da qualidade intelectual é perceptível.

 Não é uma obra do acaso: para a manutenção da incompetência, é necessário atacar tanto essa questão quanto a liberdade de expressão, não é para dar opinião em tudo temos limitações. 

A standardização e a uniformização dos conteúdos intelectuais somadas à precarização da profissão de falsos alarmes monitorados por ditos ativistas POLÍTICOS Guineenses, e à concentração de poder nos blocos midiáticos nas redes sociais, "dominados por popolismo sem preocupações filantrópicas), fenômenos típicos a partir da racionalidade neoliberal, são o retrato da derrocada dos falsos analistas políticos demagogos Guineenses que não estudam.

A necessidade de manter esses cidadãos nas redes sociais sem convicções políticas sólidas, e o desejo de atender aos detentores do poder na Guiné-Bissau comprometem a qualidade da informação e impossibilitam que determinados assuntos, notícias ou reflexões que não interessem aos patrões sejam veiculados a um pouco de moedas em mãos e pôr em causa o nosso futuro coletivo . 

Cada vez mais são “fabricados”  Ativistas Guineenses ignorantes para produzir desinformação e, assim, divulgar produzir incompetência . 

A opção por oferecer informações e discursos simplificados, de priorizar o fútil e o insignificante em lugar da informação e da reflexão, irmãos atentos Guineenses isso também é uma opção política tanto dos políticos demagogos que não estudam que controlam os meios de comunicação atentos nas notícias sobre a Guiné-Bissau. 

Afirma o Democrata em ação.


DSP deve ser ouvido sobre fortes acusações contra o "mais alto magistrado da Nação" ligado ao terrorismo...O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau 

Num contexto geral pelo que me parece, depois de Domingos Simões Pereira ter feito as acusações imputadas contra o PRESIDENTE, na minha opinião, haverá fortes impactos, e sem exitar, General Umaro Sissoco Embalo, na sequência impiedosamente deu excelente réplica particular frente à sua "característica" isto é, fora de suas responsabilidades constitucionais.

Como eu disse antes: DSP deve ser ouvido sobre fortes acusações contra o "mais alto magistrado da Nação" ligado ao terrorismo. 

É bom "salientar o seguinte" – dizer para sua excelência General Umaro Sissoco Embalo, é claro que o mundo compreende tamanha gravidade das acusações, mas é preciso prudência e contenção.

Mas quem determina a Prisão de qualquer Cidadão Guineense, e consequentemente para cadeia, é a ORDEM do Estado e a JUSTIÇA, e só têm sentido quando é interpretado à luz da Constituição, asseguradas as partes ampla defesa e o judiciário imparcial, com provas sólidas categóricas encontradas no último Terminal

 acima de qualquer dúvida razoável.

 Porquê? porque princípios jurídicos constitucionais são aqueles que informam a ordem jurídica constitucional vigente estabelecida no país, e dá proteção constitucional as franquias democráticas de todos nós, e constituem desdobramentos dos princípios.

Então partindo deste princípio fundamental, não é o Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo a determinar que alguém sai do aeroporto Internacional Osvaldo Vieira para Cadeia , aliás não só na Guiné-Bissau como também em 195 países civilizados do mundo contemporâneo. 

Porém, o direito constitucional - Princípios fundamentais, trata-se dos princípios constitucionais que têm função ordenadora e ação imediata, funcionando como critério de interpretação e de integração, e dando coerência ao sistema Judiciaonal autônomo.

Afirma o Democrata em ação.

A Cultura Guineense está de luto😭😭😭😭😭😭😭

Fonte: Tucha Rachide

OPINIÃO PÚBLICA 15/11/2020

COMUNICADO DO MINISTÉRIO DO INTERIOR







Fonte: Junior Gagigo