sábado, 11 de julho de 2020

356 Soldiers Resigned From Nigerian Army, Others Absconded


“That the reason given by most of them is ‘loss of interest’ is an indication of low morale in the army due to poor leadership,” one army insider said, claiming the army had been “broken, demoralised and polarised more than ever before under Buratai.”

Many more have deserted without any official process, according to our sources.

“They just abandoned their guns and uniforms and ran away,” one source said.

Native Reporters

READ ALSO:

Nigerian Army faces morale crisis as 356 soldiers exit over “loss of interest”


BÁ DI POVO, em visita a sua zona e base eleitoral concedeu apoios para os populares das seguintes localidades: Bafatá, Contubu-el e Ganadu: PARTE 06

BÁ DI POVO, em visita a sua zona e base eleitoral concedeu apoios para os populares das seguintes localidades: Bafatá, Contubu-el e Ganadu: PARTE 05

BÁ DI POVO, em visita a sua zona e base eleitoral concedeu apoios para os populares das seguintes localidades: Bafatá, Contubu-el e Ganadu: PARTE 04

BÁ DI POVO, em visita a sua zona e base eleitoral concedeu apoios para os populares das seguintes localidades: Bafatá, Contubu-el e Ganadu: PARTE 03

BÁ DI POVO, em visita a sua zona e base eleitoral concedeu apoios para os populares das seguintes localidades: Bafatá, Contubu-el e Ganadu: PARTE 02

BÁ DI POVO, em visita a sua zona e base eleitoral concedeu apoios para os populares das seguintes localidades: Bafatá, Contubu-el e Ganadu: PARTE 01

MUDANÇA NA ANP TRANSFORMOU XADREZ POLITICO DA GUINE-BISSAU

Nigeria: Amotekun Arrests More Chinese Nationals Over Illegal Mining In Osun


The Western Nigeria Security Network, code-named: ‘Amotekun Corps’ has arrested three Chinese nationals, suspected to be illegal miners in Osun.

The Corps, during a sting operation led by its Director-General, Amitolu Shittu, stormed Ido-oko, an agrarian community in Ilesa axis and also apprehended 20 locals.

The Amotekun boss later handed over the three Chinese Nationals to Commissioner of Police, Undie Adie, late Thursday night.

Native Reporters

Read Also

Illegal Mining: Osun Amotekun Arrests 17 Chinese, 10 Locals for Illegal Mining


GUINÉ-BISSAU: Nabian discute acordo de cooperação e desenvolvimento económico com Costa

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabian, disse hoje à Lusa que discutiu com o seu homólogo português, António Costa, o acordo bilateral de cooperação e o desenvolvimento económico entre os dois países.

© Lusa
"Estive com o meu homólogo português, foi uma visita de cortesia e conhecimento, portanto, depois da aprovação do programa que legitimou o Governo da Guiné-Bissau tive a honra de ser recebido pelo primeiro-ministro português como primeiro-ministro legítimo do Governo da Guiné-Bissau", afirmou Nuno Nabian.

O primeiro-ministro guineense disse que durante o encontro foi abordado o "problema que hoje abala o mundo, que é a covid-19", e o "assunto central que é o acordo bilateral entre a Guiné-Bissau e Portugal".

Nuno Nabian afirmou também que falou com Costa sobre os seus primeiros 100 dias de governação e apresentou o "programa de desenvolvimento económico e financeiro" para o país.

Num 'tweet' publicado na sua conta no Twitter, António Costa disse estar empenhado em reforçar a cooperação com a Guiné-Bissau nos setores da saúde, educação e justiça.

"Portugal é o principal parceiro económico da Guiné-Bissau e está empenhado em reforçar a cooperação para fazer face aos principais desafios enfrentados pela sociedade guineense, em particular nas áreas da saúde, educação e justiça", lê-se num dos dois 'tweets' publicados, acompanhados por fotografias do encontro, na residência oficial de São Bento, com Nuno Nabian, que efetua uma visita privada a Lisboa.

Nabian conseguiu fazer aprovar no parlamento guineense o seu programa de Governo, mas as Nações Unidas continuam a insistir que devem ser cumpridas as recomendações da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a Guiné-Bissau, nomeadamente "a nomeação de um primeiro-ministro e a formação de um novo Governo, em total conformidade com as disposições da Constituição e com os resultados das eleições legislativas de março de 2019".

In LUSA

ARISTIDES GOMES: Minha réplica ao Cipriano Cassama e Braima Camara

Ouvi com uma certa tristeza para o meu país algumas intervenções na Assembleia Nacional: as do CIPRIANO CASSAMA, Presidente da instituição, por um lado, e por outro, a do Coordenador do MADEM G-15.

Ideias e afirmações de personalidades deste país. Que pena! A Guiné-Bissau merece melhor em termos de produção intelectual dos seus dirigentes.

Quanto ao Presidente da Assembleia Nacional, que pretende erguer-se em defensor de última hora de ARISTIDES GOMES, eu diria que dispenso esse gesto cínico.

Prefiro que o Presidente da ANP trate, com lealdade e sensatez, o caso de MARCIANO INDI, Deputado e líder de uma das bancadas no Hemiciclo, sequestrado e espancado, sem que o senhor tenha dito algo...

Quanto às acusações do BRAIMA CAMARA, em jeito de força, mas, infelizmente, sem algum " logos" eu só teria que manifestar um desejo: ver os dirigentes do meu país fazer tudo para aprender e modestamente.

Não é difícil, mesmo para quem consagrou toda a sua vida até agora à procura de riquezas. O que é bom, aliás, para o Desenvolvimento do nosso país. Hoje em dia pode-se aprender em todos os domínios.

Existem escolas, cá mesmo, para os que não tiveram oportunidade, infelizmente, de o fazer antes.

Isso teria permitido ao BRAIMA CAMARA saber como funciona o mercado em geral e, neste caso, o do Petróleo. Ele até podia ter pedido informações ao lado e pertinho dele.

Nessa matéria, tem os serviços de gente como o JULIO BALDE, que aliás conhece a matéria melhor que eu. Tem gente ainda como o BARROS BANJAI. Todos esses quadros do MADEM, que, enquanto actuais conhecedores da matéria do Petróleo da Guiné-Bissau, incluindo as transações do mercado deste produto, sabem que nenhuma empresa poderia ter-me dado dinheiro, em troca de " blocos de Petróleo" .

É triste a situação da Guiné-Bissau. Isto porque a posição que BRAIMA CAMARA ocupa atualmente, requeria melhor conhecimento dos dossiers de governação e demarches para o Desenvolvimento.

Quem sabe se um dia ele poderá vir a ser chamado ao cargo de Primeiro-Ministro! Seria bom que começasse a fazer aquecimento. E é simples. Nada de complexo... É só pedir conselhos junto dos quadros que estão à sua disposição.

De resto, eu mesmo, com toda a modestia, já pedi conselhos, informalmente, ao JULIO BALDE quando era PM. Estando fora do governo, fiz a mesma coisa junto do BARROS BANJAI, quando este era Ministro dos Recursos Naturais. Fui pessoalmente ao Gabinete dele. Na altura, queria aprender coisas..., na minha qualidade de investigador em matéria económica.

Apesar de tudo, gostaria de ver os tais documentos que BRAIMA teria para me acusar. Espero que ele tenha feito uma interpretação fiel dos mesmos, sem "erros de paralaxe figurados" como diria alguém. Bem esta última era só para quebrar o gelo.

Outro assunto:

Voltando ao Ciprias. O defensor da plebe: jà tens segurança para defender a mim que não tenho segurança? Espero que sim.

Se conseguires para o MARCIANO eu teria mais conforto.

Voltando ao BRAIMA CAMARA, diria que o Direito funciona na base dos princípios científicos, que não se compadecem com a linguagem da força que você exprime, com toda uma técnica corporal na ANP. A não ser que queira jogar-me à boca de tanques blindados.

Isso não teria sido um jogo bonito. Um jogo com regras. Teria sido um julgamento de Golpe de Estado, que não integra a minha tradição de acção política.

A minha só pode incorporar a violência quando esta tem uma legitimidade, como aquela a que aderi aos 18 anos de idade para evitar de ser incorporado nas Forças Armadas coloniais, apesar de que, se tal tivesse acontecido, teria sido com uma patente de Alferes, porquanto a Tropa ja me teria enrolado como Estudante Universitário em Portugal, por uma razão simples: já estava no fim do Curso Complementar no Liceu Honório Barreto, em Bissau, quando optei pela fuga para a única acção política violenta, aceitável para mim: a Luta Armada pela Independência do meu país.

Aristides Gomes

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

MANIFESTAÇÃO DOS MILITANTES DO PAIGC EM LISBOA. 11 de julho de 2020







Leia Também:

Diáspora da Guiné-Bissau reúne centenas em Lisboa para denunciar situação no país

Cerca de cinco centenas de cidadãos guineenses a viver em Portugal participaram hoje numa manifestação em Lisboa para contestar a atual situação política na Guiné-Bissau e para pedir o respeito pela Constituição e pelos valores democráticos naquele país lusófono.

Entre cânticos, várias palavras de ordem, diversos cartazes e as cores da bandeira da Guiné-Bissau (amarelo, verde e vermelho), os manifestantes concentraram-se inicialmente, ao início da tarde, na zona do Rossio, tendo depois iniciado uma curta marcha até à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), também localizada na Baixa pombalina.

"Abaixo Governo Golpista", "Terrorista é a Ditadura que mata", "Quem adormece a democracia, acorda a ditadura" ou "Vamos todos lutar por uma Guiné melhor" eram algumas das frases escritas nos vários cartazes exibidos pelos manifestantes, a grande maioria com máscaras de proteção individual por causa da atual pandemia de covid-19, mas, em alguns momentos do protesto, longe de cumprir o necessário distanciamento físico.

"Estou muito descontente com o que se está a passar na Guiné-Bissau neste momento. Porque estamos a perder a liberdade cada vez mais. Quem critica, quem é da oposição, é amordaçado, é atacado", disse, em declarações à agência Lusa, Mariano Quade, um dos organizadores do protesto.

"Esta manifestação é para demonstrar isso e para demonstrar que queremos que pelo menos os políticos deem o exemplo. Que sigam a Constituição, que respeitem a lei magna do país, que diz que todos os organismos ou que todos os órgãos soberanos devem ter espaço para se expressar, para haver verdadeiramente uma democracia, uma sociedade democrática", reforçou o ativista guineense.

A Guiné-Bissau está a viver um período de especial tensão política desde o início do ano, depois de a Comissão Nacional de Eleições ter declarado Umaro Sissoco Embaló vencedor da segunda volta das eleições presidenciais.

A manifestação da diáspora guineense em Lisboa aconteceu numa altura em que Nuno Nabian se encontra em Portugal e foi realizada no mesmo dia em que, de manhã, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau foi recebido numa audiência de cortesia pelo chefe do Governo português, António Costa.

Este facto não passou despercebido aos guineenses concentrados na capital portuguesa.

"Esta manifestação é feita num momento em que temos um primeiro-ministro que também foi colocado à força, à revelia daquilo que é a ordem democrática. E também estranhamos, e de que maneira, a receção ou o acolhimento oficial que tem sido dado a um primeiro-ministro que não está de acordo com aquilo que é a Constituição", declarou Mariano Quade.

"Sabemos que Portugal é um país democrático, que defende a democracia. E o que nós esperávamos era que pelo menos fosse ao encontro desses princípios e isso não está a ser observado", prosseguiu.

Nesse sentido, o ativista guineense deixou um apelo dirigido ao executivo português.

"Queremos que Portugal e que o seu Governo interfira e possa ajudar no sentido de repor a ordem constitucional, que o Governo [guineense] saído das urnas possa retomar as suas funções. (...) Apelamos ao Governo português que reflita sobre esta matéria", disse Mariano Quade.

"Esta manifestação é uma representatividade da diáspora cá em Portugal a dizer não, que este não é o caminho, vamos respeitar, vamos pela lei, vamos respeitar a Constituição e vamos pôr a Guiné a andar minimamente dentro das regras", reforçou o ativista ainda junto da sede da CPLP, onde os manifestantes permaneceram uns largos minutos antes de regressarem à zona do Rossio para prosseguir o protesto.

Ainda este mês, no próximo dia 23, os guineenses na diáspora pretendem manifestar-se em Bruxelas (Bélgica), junto da sede da União Europeia (UE), para denunciar igualmente a situação que atravessa atualmente este país lusófono.

"Temos autorização para lá estar, vamos ser ouvidos pelo Parlamento Europeu, no sentido de os sensibilizar para aquilo que é o respeito pela ordem constitucional na Guiné-Bissau", explicou o ativista, concluindo: "Não pedimos de mais, só estamos a pedir que o nosso país seja governado dentro daquilo que são as regras".

O Presidente Umaro Sissoco Embaló anunciou recentemente que o Estado vai passar a monitorizar as comunicações entre os cidadãos, alegando que a medida visa garantir a segurança.

In Lusa

O Procurador-geral da República da Guiné-Bissau, Fernando Gomes já se encontrou com a Procuradora-geral da República de Portugal, Lucília Gago, com objetivo de por em marcha a cooperação no domínio judicial entre Bissau e Lisboa.


Aliu Cande

Retoma das aulas projetada para segunda-feira adiada para uma data a indicar, anuncia o Ministério da Educação em concertação com o Alto-Comissariado para a Luta contra a COVID-19 no país.



Aliu Cande

Guiné-Bissau: Electricidade pode atingir todo o território nacional até 2021 com OMVG.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Governo pretende reabilitar o Centro de Instrução de Cumeré, para não só capacitar forças de defesa e segurança, mas também, criar antecipadamente condições à reintrodução do Serviço Militar Obrigatório.

Forte delegação governamental constituída por ministros da Defesa, do Interior e das Finanças visitou o Centro. 

Acompanhar um trabalho da Televisão Nacional.👇👇👇
Aliu Cande

Bispo de Bissau, Dom José Câmnaté renuncia ao cargo por motivos de saúde.

O pedido foi aceito pelo Papa Francisco e divulgado este sábado (11/06/20) pelo Vaticano.
O prelado alega motivos de saúde o que dificultaria cumprir cabalmente os compromissos administrativos do cargo.


Alison Cabral 

Leia Também:

Bispo de Bissau renuncia ao cargo por motivos de saúde

O pedido de Dom José Camnaté Na Bissing foi aceite pelo Papa Francisco e divulgado este sábado (11/06/20) pelo Vaticano.
O prelado alega motivos de saúde o que dificultaria cumprir cabalmente os compromissos administrativos do cargo de Bispo de Bissau.

Há vinte anos à frente da Diocese de Bissau composta por 27 paróquias, Dom José Câmnaté na Bissign.

Aos 67 anos, o primeiro bispo católico nascido na Guiné-Bissau, se tornará bispo emérito.

A idade prevista para a resignação é a de 75 anos, mas segundo o Direito Canónico os bispos diocesanos podem fazê-lo antecipadamente se em causa estiver uma precária saúde ou outras razoes plausíveis.

Ordenado bispo no dia12 de fevereiro de 2000, tendo como lema da sua ordenação episcopal “bem-aventurados os construtores da paz porque serão chamados filhos de Deus”. D. José Câmante na Bissign foi nomeado por Papa João Paulo II como sucessor de Dom Septimio Arturro ferazzeta na Diocese de Bissau.

Nascido a 28 de Maio de 1953, em Mansoa, região de Oio, província norte da Guiné-Bissau.

Foi ordenado sacerdote em Bissau, em 31 de dezembro de 1982, com 29 anos de idade. Após a morte de Settimio Ferrazzetta, ele foi nomeado o segundo bispo da Diocese de Bissau, em 15 de outubro de 1999.

Sua sagração episcopal ocorreu em 12 de fevereiro de 2000, sendo consagrante principal Jean-Paul Aimé Gobel, Arcebispo Titular de Calatia, e co-consagrantes Paulino do Livramento Évora, bispo de Santiago de Cabo Verde, e Pierre Sagna, bispo de São Luís do Senegal.

Foi principal consagrante de Dom José Lampra Cá, seu bispo auxiliar, e principal co-consagrante de Carlos Pedro Zilli e Arlindo Gomes Furtado

Dom José Lampra Cá, bispo auxiliar de Bissau, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Bissau enquanto se aguarde a nomeação de um novo bispo.

Dom Lampra Cá assume o governo da diocese de Bissau até que o Papa nomeie novo bispo. Agora a Diocese de Bissau é considerada Sé Vacante ou sede Vacante (do latim Trono Vazio). De acordo com o Direito Canónico da Igreja Católica Apostólica Romana, Sé Vacante corresponde ao período em que a Sé episcopal (Cátedra) da Igreja Particular está sem um bispo, seu pastor.

O agora bispo emérito, Dom José Câmnate na Bissign esteve sempre envolvido no diálogo entre os diferentes grupos políticos e religiosos da Guiné-Bissau. Foi um dos principais defensores da Comissão Justiça e Paz e do Conselho para o diálogo ecumênico, inter-religioso e para a promoção da dignidade humana.

Era até 11 de julho vice-Presidente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental (2016) e Presidente da Conferência Episcopal de Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau desde 2017.

Por: Casimiro Jorge Cajucam


NÃO HÁ MISSA POR ENQUANTO NAS PARÓQUIAS E COMUNIDADES DAS DIOCESES (BISSAU E BAFATÁ)

A igreja católica da Guiné-Bissau tomou a boa nota à decisão do governo que autorizou, a partir da zero horas desta sexta-feira, 10 de julho de 2020, o exercício da liberdade religiosa nas igrejas, mesquitas, locais de culto. Mas por enquanto, as portas das igrejas católica das duas dioceses manter-se-ão fechadas até que os bispos emitem uma circular para o efeito.

Educação Universidade Lusófona: Associação académica da Universidade Lusófona adota medidas de precaução contra à covid-19 para o reinício das aulas.


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Covid-19/Artesanato, Julho 2020.


A Secretária de estado do Turismo e Artesanato, NHIMA SISSÉ, preocupada com a difícil situação em que se encontra o sector do Artesanato, visitou esta Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, vários estabelecimentos artesanais da capital Bissau.

A iniciativa visa constatar, In Loco, o funcionamento e dificuldades e ainda inteirar-se do prejuízos causados pela pandemia do novo Coronavírus nesse ramo.

NHIMA SISSÉ acompanhado pelo Inspector-Geral, Directores-Gerais do Turismo, da Promoção e Investimento e Directores de serviço, visitou, entre outros, a feira artesanal do COQUEIRO, cabeleira DIDIER em Pefine e Oficina de Camas na Chapa de Bissau.

Em declaracoes a imprensa a margem da visita, NHIMA SISSÉ, para além de lamentar pelo que viu e ouviu dos aartesoes apontou a necessidade de relançar o sector para o crescimento económico.

Mas, para isso, pediu ajuda e uma atenção especial ou a colaboração do governo nesse sentido.

A titular da pasta do Turismo e Artesanato, garantiu transmitir a preocupação, no fórum governamental, através dos mecanismos de informação.

Para reforçar a preocupação de NHIMA SISSÉ, O Director-Geral do Artesanato, MOURÍCIO MENDES, lamentou o actual momento porque se passa a sua area, contudo descreveu a importância do sector para a economia do país.

Presente no acto, o Presidente da Associação dos Artesoes, MAMADU CONTE, fez uma abordagem negra dos artesoes e assegurou que a sua area (artesao), precisa de apoio especial e urgente do governo enquanto parceiro da longa data.
“Pois damos emprego aos jovens para reduzir ou combater a delinquencia” concluiu CONTÉ.







Por: BDS// o Assessor de Imprensa.

Gabinete de Imprensa de Secretaria de Estado do Turismo

MANIFESTAÇÃO PELA DEMOCRACIA HOJE EL LISBOA

GUINEENSES QUE VÃO A MARCHA, NÃO UTILIZAR, CHAPÉUS E CAMISOLAS DOS PARTIDOS.


A MARCHA É PELA DEMOCRACIA
GUINÉ-BISSAU I KA LIXO
OBRIGADO COMANDANTE Mondelane Domingos Dias

Mondelane Domingos Dias Carlos Santiago

𝐏𝐌 𝐍𝐮𝐧𝐨 𝐍𝐚𝐛𝐢𝐚𝐦 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐢𝐝𝐨 𝐞𝐦 𝐚𝐮𝐝𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐏𝐌 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞̂𝐬 𝐀𝐧𝐭𝐨́𝐧𝐢𝐨 𝐂𝐨𝐬𝐭𝐚.


Diplomacia Forte.

Após a legitimação do Governo pelos Deputados da Nação, no mês passado, o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau Engenheiro Nuno Gomes Nabian, foi recebido pelo Primeiro-ministro da República Portuguesa, António Costa. Hoje dia 11 de Julho de 2020;

Nabiam que se dislocou da Guiné-Bissau à países estrangeiros, para efetivar visita de trabalho, já 5 dias fora da Guiné, foi acompanhado pela sua comitiva no qual o responsável máximo do Protocolo de Estado Guineense, Embaixador Luís Barros Diretor Geral do Protocolo de Estado.

Nka tene elementos. Apenas encontro, Nuno Nabiam recebido por António Costa hoje em Lisboa.





Governação na Guiné-Bissau / Santos Gomes

Nota de Imprensa:

Protelada para uma data a indicar a retoma das aulas para a conclusão do ano lectivo 2019 2020.

O Governo através dos Ministérios da Saúde Pública e da Educação Nacional e Ensino Superior e o Alto Comissárido, após uma reunião e avaliação Minuciosa dos resultados da primeira fase do estudo sobre o distanciamento social nas escolas feito pela comissão tecnico-pedagógica criada para o efeifo, o Governo criou uma comissão Interministerial, composto por: Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, Ministério da Saúde Pública e o Alto Comissariado para a Luta Contra Covid-19 para uma visita às escolas legalizadas e com avaliações periódicas feitas, com vista a apurar se têm condições para implementar o Distanciamento Social.

Assim depois dessa visita conjunta que haverá um pronunciamento definitivo sobre a retoma das aulas ou não nas Escolas consideradas com condições para o fazer.

De acordo com a comissão, os resultados que sairão no sector autónimo de Bissau, nesta Segunda fase do Estudo, permitirão uma compreensão da realidade vivida nas diferentes regiões do país, onde também estarão equipas para recolha de dados e condições de fazer funcionar a educação perante a pandemia de Covid- 19.

De Salientar que os dados ilustrados pela comissão encarregada da primeira fase do estudo sobre o distanciamento Social nas escolas, e condições de funcionamento perante a pandemia indicam que, nenhuma tipologia de escolas está em condições de implementar o distanciamento social dada as situações que se indicam:
 Insuficiência de Salas de aulas;
 Número excessivo de alunos por turma;
 Falta de Carteiras Individuais;
 Insuficiência de professores em caso da implementação do distanciamento Social;
 Falta de condições higiénico-sanitárias para retoma das aulas presenciais.

Baseado no exposto a comissão concluiu que é difícil se não impossível a reabertura das aulas no dia 13 de julho. segunda-feira como tinha sido previsto nas recomendações emanadas no encontro entre o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior e os parceiros tradicionais do sector Educativo.

Bissau 10 de Julho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA DA GUINÉ-BISSAU DIZ QUE NÃO FORAM DESPEJADOS DA ANTIGA INSTALAÇÃO SITA NO "IMPÉRIO"

Bissau, 10 Jul 20 (ANG) – O Secretário de Estado de Cultura (SEC), 𝐅𝐫𝐚𝐧𝐜𝐞𝐥𝐢𝐧𝐨 𝐝𝐚 𝐂𝐮𝐧𝐡𝐚 disse hoje que os funcionários afectos à Direcção Geral deste pelouro não foram despejados da antiga instalação sita na Praça dos Heróis Nacionais(Império) contrariamente à boatos que circulam no país e nas redes sociais.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), disse que um acto de despejo só pode acontecer no momento em que o proprietário da casa presta queixa judicial ao seu rendeiro, por motivo de acumulação de dívidas, o que segundo disse, não foi o caso.

O governante acrescentou que a DG da Cultura foi transferida para outro edifício porque o executivo tem outros planos para as instalações onde funcionava.

Disse que a nova sede da Direcção Geral da Cultura vai ser conhecida oportunamente.

“Fomos apresentados propostas de três instalações para escolhermos uma, mas no momento estamos a estudar a possibilidade de escolher qual delas será melhor para o nosso funcionamento”, disse Cunha.

Aquele responsável assegurou que as próximas instalações que vai ocupar apresentará melhores condições, e vai poder albergar todos os funcionários daquela instituição.

“Na anterior sede funcionava somente a Direção Geral de Cultura, porque o próprio Secretário de Estado da Cultura instalou o seu gabinete no Palácio de Governo, e eu não tinha como controlar os funcionários uma vez que estávamos dispersos e distantes um do outro”, disse acrescentando que a mudança de edifício da Direcção Geral da Cultura não representa algo estranho.

Transeuntes estranharam quinta-feira a mudança da DG da Cultura com equipamentos,máscaras e vários outros pertenças dessa direcção na rua, e rapidamente boatos circularam de que o edifício vai passar a pertencer a Presidência da República.

O antigo Gabinete dos ex-Primeiro-ministros, Martinho Ndafa Cabi e Carlos Gomes Júnior e antiga sede do Ministérios dos Negócios Estrangeiros havia sido cobiçado tempos passados pelo Ministério dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Na mesma área está a sede da Ordem dos Advogados, igualmente alvo de boatos a favor da Presidência da República mas a administração da Ordem já veio dizer que não receberam nem notificação nem ordem de despejo, para dizer que nada do que se diz está a acontecer.

Governação na Guiné-Bissau

O Povo da Guiné-Bissau, está farto das brincadeiras e, de gracinhas na ANP!

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau

Estou farto de assistir palhaçada na ANP agora vão lá com barrigudos de meia fantoches com objetivo de fazer fantasias na casa do povo, com produtos de furtos e roubos nos corpos, bandos de capitães, como inimigos naturais do povo soberano, vergonha monumental para as nossas instituições democráticas sobre olhar do mundo contemporâneo, Deputados que não conhecem limites de decência.

Assembleia Nacional Popular (ANP), está de portas abertas e, os nossos 'nobres 'deputados', reunidos em plenária para debaterem sobre assuntos reais, perdem o tempo os assuntos banais que tão pouco dizem respeito às preocupações dos seus eleitores, tais como, raptos, agressões e demais coisas que só aos deputados dizem respeito!

Quanto às coisas das maiores preocupações dos eleitores, tais como, hospitais, produtos da primeira necessidade e a sua qualidade como os preços elevados fora do alcance do povo, a educação, os transportes privados e públicos, nada é discutido!

Tudo isso não constituí prioridade!

Sempre os deputados conjugam os verbos na primeira pessoa do plural!

Até quando, vamos continuar com esse tipo de 'deputados' palhaços na ANP?

Quê dos crimes dos assassinatos do General Tagme Na Waie, Presidente João Bernardo Vieira (Nino), Deputado Hélder Proença, Deputado Roberto Cacheu, etc.

Esses crimes devem ser simplesmente, olvidados?

Já se criou na ANP, uma Comissão para investigações dos crimes e, roubos da FUNPI, do Resgate?

Na ANP, até parece que estão num convívio dos compadres e malandros!

Pois, tudo acaba com palmadas nas costas e, sorrisos!

O meu irmão para aqui, o meu irmão para lá, a minha Mãe, etc, etc!

É para isso que foram eleitos?

O Povo da Guiné-Bissau, está farto das brincadeiras e, de gracinhas na ANP!

O Povo da Guiné-Bissau, quer que o seu dinheiro gasto a pagar os salários dos deputados seja bem justificado e bem gasto com os trabalhos feitos e, a fazer, mas nada das gracinhas!

Os deputados estão no Parlamento para trabalharem e duro não só, para exibirem fatos e gravatas, e cortes de cabelo!


O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I'm still learn about Life!

Covid-19: INSTITUTO DE SAÚDE CONSIDERA “IMPRUDENTE” A DECISÃO DE GOVERNO DE REABRIR ESCOLAS E LOCAIS DE CULTO

10/07/2020 / Jornal Odemocrata 

O presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA), Dionísio  Cumba, considerou imprudente a decisão do governo de autorizar a reabertura das escolas e das igrejas, das mesquitas, de locais de cultos e dos rituais tradicionais, porque em sua opinião, “as pessoas não vão respeitar as medidas de prevenção, o que poderá aumentar ainda mais o número de infeções “.

Cumba que também coordena o Centro de Operação de Emergências em Saúde (COES), aconselhou o executivo a analisar a sua decisão para o bem da população. O cirurgião pediátrico fez esta advertência hoje, 10 de julho de 2020, durante a apresentação bissemanal dos dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Guiné-Bissau.

Dionísio  Cumba explicou que a fábrica do oxigénio instalada no hospital nacional Simão Mendes já está funcionar. Acrescentou que a produção da fábrica acontece, justamente, numa altura em que  o país registou 52  novos casos de infeções, 13 recuperados, um óbito, totalizando 1842 casos positivos acumulados na Guiné-Bissau, dos quais  773 recuperados, 26 óbitos e 1043 casos ativo.

Cumba frisou que nas últimas 72 horas foram analisadas 287 novas amostras no laboratório montado na Universidade Jean Piaget, das quais 52 resultaram  positivo, das quais 36 são do sexo masculino, 16 do sexo feminino e 235 revelaram-se negativas.

Das 287 amostras analisadas, 02 provêm  da região de Biombo e ambas resultaram negativo, mantendo-se o número de acumulados em 56, 02 óbitos, 18 recuperados e 36 ativos. Na  região de Cacheu  12 amostras todas resultaram  negativo. Assim, o número de casos continua a ser o mesmo, 27 casos, 11 recuperados e 20 ativos.

As autoridades sanitárias analisaram na região de Oio 41 novas amostras, apenas uma resultou positivo e neste momento o número de casos na região subiu para 11, todos ativos. As restantes  232 amostras são do Setor Autónomo Bissau (SAB),  que neste momento soma 1072 infetados  e 964 dos quais ativos.

Os dados da região de Gabú mantêm-se em dois casos todos ativos. Bafatá 21, Tombali 02.

Relativamente aos internados, informou que estão internados 23 pacientes de coronavírus, dos quais 14 no Hospital Nacional Simão Mendes, 06 no Hospital de Cumura e 03 no Hospital Pediátrico São José de Bor.

Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M