segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Elon Musk foi pai pela 11.ª vez: bebé chama-se Techno Mechanicus

Por SIC Notícias  11/09/23

Musk e a cantora canadiana Grimes têm outros dois filhos juntos, todos com nomes bizarros. O dono do Twitter, pai por onze vezes, considera que a baixa natalidade é “uma ameaça à civilização”.

Elon Musk e Grimes foram pais pela terceira vez. O nome segue a tradição do casal em dar nomes inusitados aos filhos. O mais novo membro da família chama-se Tau Techno Mechanicus.

A revelação foi feita por Walter Isaacson, autor de uma biografia sobre o dono da Tesla e do Twitter / X, que confirmou o nome através da rede social.

Além de Tau, Musk e Grimes - que alegaram em 2021 que se iriam “semi-separar” - tiveram outras duas crianças juntos: X Æ A-12 e Exa Dark.

No total, o homem mais rico do mundo é pai de onze filhos, de três mulheres diferentes. Há pouco mais de um ano, teve gémeos com Shivon Zilis, diretora executiva da Neuralink.

“Pessoas inteligentes devem ter filhos”

Na biografia “Elon Musk”, Shivon Zilis revelou que o dono da Tesla acredita que “pessoas inteligentes devem ter filhos”, pois considera que o declínio da natalidade é uma “ameaça à civilização”.

Musk chegou a dizer que a baixa natalidade “era um risco maior que o aquecimento global”.

11 DE SETEMBRO: Uma data para jamais esquecer. O 11 de Setembro foi há 22 anos

© Reuters/Andrew Kelly

Notícias ao Minuto  11/09/23 

Há mais de duas décadas acontecia o pior ataque da história dos EUA. As cerimónias de homenagem às vítimas decorrem desde o Ground Zero ao Alasca

Um dia para jamais esquecer. É desta forma que os norte-americanos olham para 22.º aniversário daquela que é a data mais terrível da história do país e que marcou um pouco por toda a parte.

Há precisamente 22 anos o mundo assistia em choque ao momento em que dois aviões colidiam contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque.

Aquilo que inicialmente se pensava tratar de um acidente aéreo, rapidamente tornou-se evidente de que se tratava de um ataque terrorista, orquestrado por Bin Laden e a Al-Qaeda. Nesse mesmo dia, e no âmbito do mesmo plano de ataque, também o Pentágono, em Washington, foi atacado. Mais de três mil pessoas morreram e há quem ainda hoje sofra com os efeitos colaterais da tragédia.

Esta segunda-feira, várias são as pessoas que têm prestado homenagem às vítimas, reunindo-se junto a quartéis de bombeiros e câmaras municipais. As cerimónias vão decorrer um pouco por todo o país desde o World Trade Centre, passando pelo Pentágono, e chegando ao Alasca, onde Joe Biden deverá protagonizar um discurso.

As comemorações, um pouco por todo o país, escreve a NBC, pretendem ser um lembrete de que o impacto do 11 de setembro foi sentido em todos os cantos da nação.

A imprensa norte-americana refere que num momento em que esta data começa a tornar-se história - passado - é cada vez mais importante mantê-la atual, relembrando a todos aquele fatídico dia, para que jamais seja esquecida.

Veja abaixo algumas imagens das homenagens.

"Sim, vou demitir-me. Não posso continuar": Rubiales deixa presidência da federação espanhola de futebol

A revelação foi feita numa entrevista a Piers Morgan e depois confirmada em comunicado

Saúde - Empresas grossistas de medicamentos divergem-se em relação a rotura de stock no país


Bissau, 11 set 23 (ANG) – Os responsáveis das empresas grossistas de venda de medicamentos, têm opiniões divergentes em relação a escassez  de stock de medicamentos no país.

Na reunião mantida na semana passada com os grossistas,  o ministro de Saúde Pública anunciou que o país depara com a rotura de medicamentos e prometera que o governo vai usar mecanismos para ultrapassar essa situação que inclusive afeta o Hospital Nacional Simão Mendes.

Para o efeito, o repórter da ANG, abordou os administradores das três empresas grossistas de medicamentos, nomeadamente a Sofargui Sarl, a Aliança Pharma Lda e a Sónia Farmácia Lda.

Elder Zeferino Gomes, responsável adjunto da empresa Sofargui Sarl, disse que, a situação da rotura de medicamentos no país, começou a ser sentida desde o fecho por alguns tempos desta empresa no ano 2019, por ordens das autoridades judiciais.

“Contudo já retomamos as nossas atividades e estamos a tentar lutar para colmatar a situação, mas de facto existe enorme escassez de medicamentos no país”, salientou Zeferino Gomes.

Para o Administrador da empresa Aliança Pharma Lda, Mohan Dodani, dispõe de medicamentos suficientes para abastecer o mercado, contudo disse que, nos últimos tempos enfrentam dificuldades administrativas de logísticas para importar via terrestre com o Senegal.

“A Aliança Pharma é o maior fornecedor de medicamentos ao Hospital Nacional Simão Mendes e temos ainda stock suficientes para continuar a abastecer esta maior estabelecimento sanitário do país”, disse.

O porta-voz da Sónia Farmácia Lda, sublinhou que têm reservas de medicamentos suficientes capazes de abastecer o país num período de três meses.

Malick Kamará reconheceu contudo que pode houver falta de alguns medicamentos essenciais dentre os quais como o do tipo fisioterápico.

“A Farmácia Sónia abdicou de importar esse tipo de medicamentos, tendo em conta a sua sensibilidade por estar ligado internacionalmente as questões da droga contudo reconhecemos que tem muita procura”, salientou.

Disse que, a Farmácia Sónia já está estudar mecanismos para a sua importação e comercialização, porque é muito fundamental no tratamento de algumas doenças bem como dos feridos graves em casos de acidentes de viação, cirurgias entre outros.

O secretário-geral da Associação Nacional dos Proprietários das Farmácias(Anaprofarm), acusou na semana passada  as empresas grossistas de venda de medicamentos de não estarem  a responder as demandas dos seus clientes.

Ahmed Akhdar, em entrevista  à ANG, admitiu  possibilidades de o país vier a deparar-se com  roturas de alguns medicamentos.

Disse que, actualmente, as empresas grossistas com licenças de importação de medicamentos só funcionam entre 10 à 20 por cento das sua capacidades.

 Atualmente a Guiné-Bissau conta com quatro empresas grossistas de importação e venda de medicamentos, nomeadamente a Sónia Farmácia Lda, a Guifarma Lda, a Sofargui  Sarl e Aliança Pharma Lda.

ANG/ÂC


Economia e Finanças - CEDEAO apresenta projetos a serem implementados na Guiné-Bissau estimados em 5,97 mil milhões de FCFA


Bissau, 11 set 23 (ANG) – A Vice-Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO) apresentou projetos a serem implementados no país, estimados num  valor de 5,97 mil milhões de FCFA para apoiar vários projetos nas áreas das Finanças, Educação, Agricultura, Eletricidade, Infraestruturas, e entre outras.

A informação foi avançada pelo Gabinete de Assessoria de Imprensa do Ministério da Economia e Finanças, no âmbito de uma visita de cortesia que a Vice-Presidente da Comissão da CEDEAO , Damtien Tchintchibidja efetuou esta segunda-feira, ao ministro da Economia e  Finanças, Suleimane Seide, a quem apresentou vários programas e projetos a serem implementados pela referida organização sub-regional no país.

De acordo com a mesma fonte, a referida visita tem como objetivo promover a Estabilidade Económica dos Países pós Conflitos e aqueles que haviam sido afetados pela Ébola.

Damtien Tchintchibidja enfatizou a participação das mulheres e jovens no processo de desenvolvimento económico e na promoção da paz e estabilidade.

Por sua vez, o ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seide felicitou a Comissão da CEDEAO pelo trabalho no sentido que todos os cidadãos comunitários tenham participado no processo de desenvolvimento sustentável.

A visita da Damtien Tchintchibidja ao ministro da Economia e Finanças contou com a presença dos Secretários de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais,  Augusto Menjur, do Tesouro, António Monteiro e do Plano e Integração Regional, Mussubá Canté.

A missão da CEDEAO ao país, presidida pela sua Vice-Presidente da Comissão enquadra-se no lançamento de Projetos do Fundo Regional de Estabilização e Desenvolvimento na Guiné-Bissau a ter lugar amanhã, dia 12 do mês corrente.

Os projetos serão implementados em algumas regiões, nomeadamente, Bafata, Gabú, Bolama-Bijagós e Quinará. 

ANG/DMG/ÂC

Ministro volta a pedir aos professores para não fazerem greve: "É tempo de pôr os alunos em primeiro lugar"

Quase 1.300.000 alunos começam esta terça-feira um novo ano letivo. Na véspera do arranque das atividades de mais um ano escolar, o ministro da Educação, João Costa, esteve na antena da CNN Portugal, onde fez a projeção dos próximos nove meses e o balanço do último ano





Leia Também:  Novo ano letivo, os mesmos problemas: falta de professores e greves podem deixar milhares de alunos sem aulas já na próxima semana

𝗡𝗢𝗧Í𝗖𝗜𝗔 𝗗𝗘 Ú𝗟𝗧𝗜𝗠𝗔 𝗛𝗢𝗥𝗔‼️: Ussumane Camará é o novo Secretário geral da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), uma estrutura juvenil do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC).

Fonte: Rádio Jovem Bissau

CONSULTA ABERTA: Um copo de vinho por dia faz bem ao coração?

Por  sicnoticias.pt  11/09/23

O cientista Louis Pasteur dizia que o vinho é a mais saudável e higiénica das bebidas. Anos depois, muitos médicos começaram a recomendar um copo de vinho tinto às refeições, pelo possível benefício na saúde do coração. Será que é mesmo assim?

A Europa é das regiões que mais álcool consome e estima-se que, em Portugal, acima dos 15 anos, se consuma o equivalente a duas garrafas e meia de vinho por semana. Mas o consumo excessivo de álcool tem riscos e temos evidência científica suficiente para dizer que quanto maior for o seu consumo, maior o risco das doenças que pode provocar, incluindo cancro, doenças de fígado, doenças de pâncreas, e outras.

A dúvida é: será que um consumo moderado de álcool pode fazer bem à saúde? Afinal, um copo de vinho tinto por dia faz ou não faz bem ao coração?

É importante começar por definir o que é o consumo moderado. Porque beber duas sidras ao almoço não é o mesmo que beber duas aguardentes em jejum. E se acredita que se bebermos vinho diariamente ao som de Eros Ramazotti vamos ter todos os benefícios da dieta mediterrânica assista ao vídeo da Consulta Aberta para perceber que não é bem assim.

ÍNDIA: Grávida transportada em maca improvisada durante mais de 20 quilómetros

© Twitter / yasarullah

Notícias ao Minuto   11/09/23 

Mulher estava em trabalho de parto e chegou em risco de vida ao hospital. Apesar do susto, já está livre de perigo e o bebé nasceu saudável.

Moradores de uma aldeia remota de Telangana, na Índia, foram filmados a transportar uma grávida em trabalho de parto numa maca improvisada mais de 20 quilómetros até o hospital mais próximo.

Os dois voluntários atravessaram estreitas estradas de terra, algumas delas inundadas, e ainda uma mata para conseguirem chegar ao hospital, em Satyanarayanapuram.

No vídeo, que entretanto tornou-se viral nas redes sociais, é possível ver a frágil maca, construída com bambu, em que Marakkam Kosi, de 22 anos, foi transportada.

A jovem deu à luz um menino saudável e está agora estável. Contudo, devido à viagem atribulada a pressão arterial subiu e ela chegou ao hospital em alto risco de pré-eclampsia.

Apesar de parecer insólita, não é a primeira vez que uma grávida em trabalho de parto é transportada desta forma para o hospital. Na Índia há muitas aldeias remotas que não têm estradas, o que torna o transporte de doentes uma tarefa árdua.



Leia Também: O leitor perguntou: Grávidas devem 'comer por dois'?

Kyiv prevê mobilização de até 700 mil russos devido a baixas na guerra

© REUTERS/Valentyn Ogirenko

POR  LUSA   11/09/23 

O Estado-Maior do exército ucraniano disse hoje que a Rússia prepara nova mobilização forçada de entre 400 mil e 700 mil recrutas, incluindo 40 mil chechenos, devido às perdas "catastróficas" na guerra.

"Devido às perdas catastróficas dos ocupantes, espera-se que uma mobilização forçada em massa comece em breve", afirmou o Estado-Maior de Kyiv no relatório militar diário.

A nota acrescentou que a mobilização terá lugar tanto na Rússia como nos territórios ocupados pelo país na Ucrânia.

De acordo com a fonte, os 40 mil chechenos serão utilizados como "unidades de barreira", colocadas atrás das tropas e que têm a missão de disparar contra aqueles que não cumprem as ordens de atacar o inimigo.

"Ao mesmo tempo, o número esperado de mobilizados entre as populações de Moscovo e de São Petersburgo continua a ser mínimo", afirmou o Estado-Maior ucraniano, explicando que este recrutamento tem como principal objetivo regiões russas mais afastadas dos centros de poder.

"Os cidadãos comuns que residem nas regiões russas serão mais uma vez enviados para a linha da frente como carne para canhão e empurrados para a morte pelos carrascos de Kadyrov", acrescentou o relatório, referindo-se ao líder checheno leal ao Kremlin.

A nota afirmou ainda que "praticamente a única maneira de os militares russos sobreviverem é renderem-se voluntariamente às Forças Armadas ucranianas".


ÁFRICA: EUA e Arábia Saudita negociam aliança para obter metais em África

© iStock

POR LUSA  11/09/23 

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a debater uma possível aliança para a obtenção de metais em África, fundamentais para as respetivas transições energéticas, noticiou no domingo a publicação The Wall Street Journal (WSJ).

O jornal norte-americano, que cita fontes conhecedoras do assunto, indicou que a Arábia Saudita está a considerar investir 15 mil milhões de dólares (13,9 mil milhões de euros) em ativos mineiros no continente, em países como a República Democrática do Congo, Guiné e Namíbia.

Embora os detalhes do acordo não estejam concluídos, uma eventual aliança entre Washington e Riade implicaria que empresas norte-americanas teriam o direito de comprar parte da produção destes ativos detidos pela Arábia Saudita.

Desta forma, a Arábia Saudita ajudaria os Estados Unidos a ganhar terreno à China na corrida ao desenvolvimento de veículos elétricos, que necessitam de cobalto, lítio e outros metais para fabricar baterias.

Segundo as mesmas fontes, a Casa Branca também está a procurar apoio financeiro junto de outros fundos soberanos da região.

Estas conversações fazem parte de uma iniciativa do G7, grupos das economias mais desenvolvidas do mundo, para investir em projetos de infraestruturas globais nos países em desenvolvimento, acrescentou o WSJ.



Leia Também: Junta militar no poder no Níger acusa França de preparar uma "agressão"

Lula da Silva vai rever posição do Brasil sobre estatuto do TPI

© Lusa

POR LUSA   11/09/23 

O Presidente do Brasil disse hoje que vai rever a posição do país sobre o estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI), depois de garantir que não vai permitir a prisão do líder russo em território brasileiro.

"O papel do Tribunal Penal Internacional tem de ser revisto (...). Vou estudar este assunto", disse, numa conferência de imprensa em Nova Deli, quando questionado sobre a possibilidade de o Presidente russo, Vladimir Putin, ser detido caso decida participar na cimeira do G20, que se realiza em 2024 no Brasil.

Putin é alvo de um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional emitido em março, por suspeita de crimes de guerra pela deportação de crianças ucranianas.

Desde então, não viaja para todos os países e tem falhado reuniões internacionais como a cimeira do G20, que terminou hoje em Nova Deli, em que esteve representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

Lula da Silva já tinha garantido anteriormente, numa entrevista a uma televisão indiana, que Putin vai ser convidado para visitar o Rio de Janeiro.

"Posso dizer que, se eu for Presidente do Brasil e ele vier ao Brasil, não há nenhuma razão para ele ser preso", disse Lula, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Moscovo nega as acusações do TPI, afirmando que o mandado de prisão contra o líder russo é "nulo e sem efeito".

Os alegados crimes terão sido cometidos no âmbito da guerra que a Rússia iniciou com a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

O Brasil é signatário do Estatuto de Roma de 1998, o tratado internacional que levou à criação do TPI em 2002, pelo que, teoricamente, deveria deter o Presidente russo se este entrasse no território brasileiro.



Leia Também: G20. Putin não será detido se for à cimeira do Rio de Janeiro em 2024

EUA consideram rede Starlink de Musk "vital" para estratégia de Kyiv

© Getty Images

POR LUSA    10/09/23 

Os Estados Unidos consideraram hoje que a rede de satélites Starlink, do milionário Elon Musk, é uma "ferramenta vital" para a estratégia militar ucraniana, esperando que tal estrutura se mantenha "completamente disponível" para Kiev.

"A Starlink tem sido uma ferramenta vital para que os ucranianos possam comunicar entre si e, em particular, para que os militares comuniquem no seu esforço para defender todo o território da Ucrânia", assinalou o secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Antony Blinken, no programa "State of the Union" da cadeia televisiva CNN.

Na semana passada, uma nova biografia do milionário com o título "Elon Musk", escrita por Walter Isaacson, revelou que o proprietário da Starlink pediu aos seus engenheiros que desligassem os satélites utilizados pela Ucrânia, com o objetivo de impedir um ataque de forças ucranianas contra a frota naval russa estacionada na costa da Crimeia.

Após a divulgação desta informação, Musk argumentou que a aceitação do pedido da Ucrânia e a manutenção da rede em atividade implicaria que a sua empresa SpaceX "seria explicitamente cúmplice de um grande ato de guerra e na escalada do conflito".

Blinken recusou pronunciar-se de forma direta sobre a situação, mas sublinhou que a Starlink "continua a ser e deveria ser algo com que [os ucranianos] possam contar para comunicar".

"Agora estão envolvidos numa contraofensiva decisiva e estamos a fazer o possível para maximizar o apoio que lhes fornecemos, juntamente com muitos outros países, para que obtenham êxito. A Starlink é uma parte importante do seu êxito, e como tenho referido, espero que continue a sê-lo", concluiu.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kyiv e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.