quinta-feira, 12 de dezembro de 2019


Rogerio Dias

O Democrata Osvaldo Osvaldo was live - Sobre o assunto em causa, como mostra a imagem na foto um animal ninja Guineense em Ação, insultando assim a honra e a dignidade de todos os muçulmanos do país,



O Democrata Osvaldo Osvaldo

As incongruências do Baciro Dja





Bissau Última-Hora / Faladepapagaio

Na capacidade de MADEM-G15 em congregar as diferentes figuras e partidos a volta da candidatura do GENERAL DI POVO. Hoje, dia 12 de Dezembro assina-se mais um Acordo Politico, desta com o Colectivo de partidos sem assento parlamentar:

















Mais um grupo de reforço para segundo round. 
Trata-se da plataforma de partidos políticos sem acento parlamentar liderado por Braima Djalo, vulgo Obama!

Viva General de povo 
Viva Victoria no dia 29

Rogerio Dias Antonio Iaia SEidi/ Florenca Iyere Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

Problema do Armando Correia Dias ( ndinhu) com DSP está numa fase aguda.

Segundo uma fonte, DSP manda retirar viatura ao Ndinho e este por sua vez, expulsou todos os hóspedes do DSP no seu hotel e retirou a lona gigante da públicicade com cara de DSP.


Fonte: Estamos a Trabalhar

Radio África FM - SOBRE ACORDO DE DAKAR E DECLARAÇÕES DE PEDRO GOMES EX-PESCADOR/ADMINISTRADOR DA FISCAP

Só gostaria de saber uma coisa em relação aos acordos rubricados em Dakar pelos segundo e terceiro candidatos mais votados nestas eleições presidenciais de 24 de novembro findo.


O que doeu tanto ao PAIGC e os seus acolitos sobre estes acordos?

a) - É o simples facto de terem sido os acordos firmados em solo senegalês?

b) - Ou é o próprio conteúdo dos acordos que atormenta ao PAIGC?

Se for pelo lugar da feitura dos acordos, não vejo motivos para tanto alarme, pois trata-se de um pacto firmado entre duas entidades privadas, a saber: Nuno Nabiam, em representação do seu partido APU-PDGB, ao abrigo do mandado que lhe fora conferido por este em outubro último, e o MADEM G-15. Por isso, é muito normal, do ponto de vista jurídico e político que tais acordos sejam lícitos, pouco se importando com o lugar da sua feitura. A única coisa que se podia exigir é que estes sejam conforme a lei e não contrários à moral e bons costumes.

Foi em Dakar, mas podia ser em Akra, Malabo etc etc, que isso não mudaria nada. Continuaria a ser lícito, independentemente do local da sua assinatura. Pois, como é sabido, fizeram-no em nome dos interesses privados dos seus respectivos partidos e não em nome do Estado guineense.

Então só pode ser pelo conteúdo. Mas então, perguntar-se-á se Agora não é lícito firmar-se acordos entre partidos, visando apoio mútuo ou unilateral em caso de uma segunda volta? Aliás, o PAIGC e os seus militantes criticam a assinatura dos acordos em Dakar, mas esqueceram-se que os primeiros rudimentos dos mesmos foram lançados aqui antes da segunda volta e que Dakar foi apenas mais uma etapa na consolidação do que fora já iniciado, aqui em Bissau, antes mesmo da primeira volta.

Então donde veio esta cólera do PAIGC contra os acordos e que razão tem para tanto odiar e insultar o USE e o Nabiam, ao ponto de o Pedro /FISCAP se jurar de pés juntos de que em caso da vitória do USE, na segunda volta das presidenciais, marcadas para 29 dias do mês em curso, este não será presidente e afirma ainda estar disposto a morrer para impedir que o Embalo seja presidente?

Com que força ele o fará?

A caso, não terá alguma garantia do exterior, semelhante à que disse ter recebido o DSP de Obasanjo, antigo presidente da Nigéria, de afastar do poder, por forças das armas, o ainda presidente da República em exercício, José Mário Vaz ou, simplesmente, JOMAV?

Não seria o caso para o Ministério Público investigar direito? Pois é, tolher uma pessoa de assumir o poder que o povo, legitimamente, através das urnas, lhe conferir, não terá outro nome que não seja golpe de estado, que é um crime tipificado na lei. Sem contar que a apologia à violência é um crime em si.

Meu caro, Pedro/FISCAP, já lá vão tempos em que o PAIGC foi o partido/ Estado, em que fazia e desfazia a seu bel prazer tudo o que quisesse e nada lhe acontecia.

Saiba que os tempos são outros e é o povo quem mais ordena.

Pergunte a seu DSP, se não fiares nas minhas palavra, que a resposta vai ser, invariavelmente, a mesma.

O Golpe Estado já se reformou, segundo as sabias palavras do General BIAGUÊ NATAN, CEMGFA da Guiné-Bissau.

Bá kume padja bóh! Yagu ficau dja.

Nha Mantenhas di Guineendadi pa tudu fidjus di Guiné

Viva República da Guiné-Bissau.

Rei David / Radio África FM

AUSÊNCIA DO MINISTRO DAS FINANÇAS ATRASA APLICAÇÃO DE NOVAS FORMAS DE COBRANÇA DE IMPOSTOS AOS MOTORISTAS

A direcção-geral de contribuição e impostos não implementou ainda a nova forma de cobrança aos motoristas e proprietários de viaturas como tinha anunciado no passado dia 28 de Novembro.

O atraso na aplicação desta nova forma de cobrança, segunda uma fonte na direcção geral de contribuição e impostos, tem a ver com a não assinatura do despacho pelo ministro das finanças, Geraldo Martins.

A nova forma de cobrança consiste em que os motoristas e proprietários vão dirigir a contribuições e impostos que lhe vai emitir um recibo para efectuar o pagamento no tesouro publico e mediante o comprovativo, receberá um selo para fixar na sua viatura.

Esta medida, segundo o conselheiro do ministro das finanças Jeremias Pereira, visa aumentar a arrecadação das receitas e simplificar todos os procedimentos de arrecadação de receitas.

De referir que segundo os técnicos do ministério das finanças, esta nova medida vai diminuir a fuga ao fisco.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

HIV/SIDA - Associação de Portadoras de virus se queixa de falta de medicamentos antiretrovirais

Bissau, 12 dez 19 (ANG) – A Associações de Pessoas Portadoras de vírus de HIV/SIDA queixa-se de falta de medicamentos antiretovirais há meses na Guiné-Bissau.

A revelação foi feita em declarações à Rádio Sol Mansi por Nhanha Dabó, um dos membros da referida Associação.

Disse que a situação de doentes é muito complexa e que os medicamentos servem para acalmar os vírus, e adverte que, se não continuarem a medicar correm o risco de perder a vida, porque os vírus ganham mais força.

“Há sete meses que não temos medicamentos para tratamento de HIV 2. Isto nos preocupa muito e por isso pedimos a intervenção das autoridades nacionais, porque as pessoas portadoras estão a morrer dia após dia”, lamentou Nhanha Dabo.

Nhanha Dabo exorta o governo, sobretudo o Ministério da Saúde Pública no sentido de prestar atenção as pessoas viventes com HIV/SIDA , com diligências capazes de permitir  a  aquisição, o mais depressa possível, de medicamentos antiretrovirais para tratamento dos necessitados. 

ANG/LPG/ÂC//SG

Eleições presidenciais 2019 - PROJEÇÃO DOS RESULTADOS PROVISÓRIOS DA II VOLTA DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 29 DE DEZEMBRO DE 2019.

Alai Nbi-Nhoma Djalo‎ to MOVIMENTO NUNO NABIAM PRESIDENTE



AMBICIONISTAS DE PROGRESSOS

Paciência, disciplina, motivação e, principalmente, saber lidar com obstáculos e não se abalar com uma difamação ou intrigas do PAIGC. Essas são as virtudes de uma pessoa ambiciosa que sabe o que quer em defesa da sua pátria, bem focado para desenvolvimento de uma pátria. Quem fala nas costas, é porque estás em frente. Povo korda


Carlos Sambu 

A Instrução é a Chaveda da Liberdade ou não é? - O Democrata Osvaldo Osvaldo


Há Um Lugar Pra Mim, amanhã sem dúvidas ou quesquer equívoco Guineenses !

E reafirmar aqui ao público de que um Pensador nato como Eu, um Democrata em Ação, nunca perde a esperança, a história vem ao meu socorro a qualquer momento, capricham meus irmãos será a graça para todos nós um dia o chamado vitorioso chega a nova era, Amém.

Um Cidadão doente mental
Insultando assim a honra e a dignidade de todos os muçulmanos Guineense.

Irmãos Concidadãos Pátriotas Guineenses
#Facebook_Live a qualquer momento sobre, a Educação que o PAIGC tem dado ao seu povo a décadas, e hojé o monstruoso Nega redondamente de ter criado o monstrinho, de quem é a responsabilidade doloso e qualificado? Não perca em instante para mais detalhes sobre o medo tremenda para a nossa Sociedade Guineense na sua escala global, vou dar a minha modesta opinião pessoal, sobre o assunto em causa, como mostra a imagem na foto um animal ninja Guineense em Ação, insultando assim a honra e a dignidade de todos os muçulmanos do país,

Esses direitos têm por objetivo conferir honra e dignidade à humanidade, e se impõem sobre todos nós sobre a ordem da constituição da República de um estado de direito democrático laico e multiétnico.

Intolerância e Diversidade Religiosa na Guiné-Bissau é agora húngaro Império salvagem do PAIGC, para chegar ao poder foram multi-, multilinguísticos e violência como relacionada restritamente com guerras étnicas e conflitos contra partido políticos do país, quer dizer Guiné-Bissau é propriedade do PAIGC, se não for ele a mandar ninguém mais pode mandar no País, essa é a pura e simplesmente uma verdade absoluta e certeza do que está acontecer até hoje na Guiné-Bissau.

A ver, vamos mas Deus é fiel e Pai!

O Democrata Osvaldo Osvaldo

Eleições presidenciais 2019 - Conferência de Imprensa dos Movimentos de Apoio Nuno Presidente.


Viva Coordenador de Juventude de Apu PDG
Viva Umaro Sissoco Embalo
Viva Nuno Presidente

Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

OS PROFESSORES GUINEENSES VÃO PARALISAR AS AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA GUINÉ-BISSAU EM MAIS UMA JORNADA DE GREVE GERAL, NA PRÓXIMA MÊS?


Umaro El Mocktar Sissoko Embaló - A minha chegada a Bissau, após o périplo de 6 dias, que me levou a diversos países


A candidatura do General Umaro Sissoco Embaló assina na tarde desta quinta-feira dia 12/12/2019 no Hotel ROYAL dois acordos de apoio político para a segunda volta das eleições presidências. 
1- com 18 partidos políticos sem representação parlamentar;
2- com pernsonalidades nacionais independentes, 
A cerimónia terá lugar no Hotel ROYAL pelas 16h00.
A vossa presença é indispensável.

Fonte: dokainternacionaldenunciante

2ª volta das presidenciais : BACIRO DJA DECLARA APOIO A DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

O candidato suportado pela Frente Patriótica de Salvação Nacional (FREPASNA) na primeira volta das eleições presidenciais, Baciro Dja, declarou na tarde desta quarta-feira, 11 de dezembro de 2019, que  apoiará o candidato do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, na segunda volta do pleito agendado para o dia 29 do mês em curso.
O ato foi testemunhado com a assinatura de um acordo político entre o líder da FREPASNA e a quarta vice-presidente do PAIGC, Adiatu Djaló Nandigna.   

O ex-primeiro-ministro,  igualmente antigo dirigente do partido libertador (PAIGC), que obteve na primeira volta 7.126 votos correspondente a 1,28 por cento, justificou o apoio a Domingos Simões Pereira, por ser “mais preparado” para dirigir o país em relação ao candidato Úmaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15).

Baciro Dja disse ter recebido pedidos de apoio das duas candidaturas finalistas para segunda volta das eleições presidenciais através dos seus respectivos partidos, tendo assegurado que questionou a dois candidatos sobre suas estratégias para unir o povo guineense. 

“Concluímos que o Domingos Simões é candidato é mais responsável e demonstrou que está à altura de unir os guineenses. Se fizermos um análise de resultados eleitorais, concluimos que Simões Pereira teve voto de todas as religiões e grupos étnicos. Simões Pereira teve mais de 20 mil votos na região de Gabú, mas havia candidatos da etnia fula que não obtiveram votos”, contou.

Assegurou que o seu partido pode dar o candidato dos libertadores quatro por cento de votos, que é o mesmo número que o seu partido (FREPASNA) obtivera nas eleições legislativas de 10 de março do ano em curso. Reconheceu ter tomado a decisão pela consideração ao PAIGC.

“Há duas instituíções na Guiné-Bissau que têm a cultura do Estado, nomeadamente o PAIGC e as forças da defesa e segurança”, espelhou.

Para a quarta vice-presidente do PAIGC, Adiatu Djaló Nandigna, o apoio de Baciro Dja e do seu partido (FREPASNA) deixa o seu candidato confortável na segunda volta. Acrescentou ainda que o líder de FREPASNA teve uma clarividência de posicionar-se do lado certo. 

“Simões Pereira é já um candidato de dimensão nacional e que conta com o apoio de diferentes movimentos e de cidadãos que entendem que a Guiné-Bissau está acima de tudo”, explicou.

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB