quarta-feira, 26 de julho de 2017

Caso RDP/RTP-África - “Decorrem negociações para reabertura desses órgaos”diz Primeiro-ministro

Bissau, 26 Jul 17 (ANG) – O Primeiro-ministro assegurou  terça-feira em Bissau, que os governos guineense e português estão em “negociações”, com vista a retoma das emissões da Rádio e Televisão lusas no país.

Em declarações aos jornalistas no final da sua visita a nova sede da Agência Nacional de Cajú (ANCA), Umaro Sissoco Embalo disse que deu “orientações ao seu Ministro da Comunicação Social, Victor Pereira, para “responder todas as correspondências” das autoridades portuguesas.

 As relações entre Guiné-Bissau e Portugal ultrapassam os respectivos governos, os simples titulares de órgãos públicos ou RDP/RTP”, declara o chefe do executivo guineense para acrescentar que as mesmas “são seculares entre os dois povos”.

Contudo, o governante guineense salienta que a Guiné-Bissau é um “Estado soberano” pelo que deve ter um tratamento como tal por parte de outros Estados.

No dia 30 de Junho corrente, o Ministro da Comunição Social guineense anunciou publicamente, o encerramento das emissões da Rádio e Televisões públicas portuguesas RDP/RTP-África) por “caducidade”do  acordo e por “falta de cumprimento dos engajamentos” assumidos por Portugal no âmbito do referido acordo.

Ainda, de acordo com Ministro Victor Pereira, o executivo português “não respondeu” várias cartas do governo de Bissau, nas quais se pede a revisão deste memorando de entendimento assinado em 1997 entre os dois Estados.

Por sua vez, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal acusou, na altura, o governo da Guiné-Bissau de “estar a pôr em causa a liberdade de expressão”. 

Em relação a sua visita a nova sede da ANCA, o Primeiro Ministro deixou entender que a mesma visa, essencialmente “homenagear” esta instituição pública reguladora do sector de cajú, “pelo seu papel” , em colaboração com outros actores, para que o caju tivesse “um bom preço”, junto dos camponeses.

De acordo com o Presidente da ANCA, Malam Djaura, até neste momento, se registou a exportação de cerca 140 mil toneladas de castanha de cajú.

Em 2016, de acordo com a informações oficiais, a Guiné-Bissau exportou um pouco mais de 200 mil toneladas deste principal produto de exportação do país. 

ANG/QC/SG

Transporte Urbano - Más condições de estradas causam abandono de transportes públicos do trajecto Matadouro/Cuntum-Madina

Bissau,26 Jul 17 (ANG) – A maioria das viaturas de transporte urbano (Toca-tocas), que circulam no troço Matadouro/Cuntum-Madina, abandonaram o referido percurso devido às péssimas condições das estradas.


Segundo o que apurou hoje o repórter da ANG, junto de alguns motoristas, os proprietários das viaturas optaram por mudar de linha para outros bairros nomeadamente São Paulo, Enterramento e Antula, porque têm estradas em melhores condições.

Os condutores disseram ao repórter da ANG que nesta altura a linha de Cuntum Madina está a ser assegurada por viaturas de outros bairros dentre as quais Bairro Militar, Aeroporto e Antula-Bono.

Os motoristas numa única voz pediram o governo no sentido de asfaltar a estrada de Cuntum-Madina.

Por exemplo, Ricardo Gomes disse que a situação tem a ver com má condição da estrada, apesar dos trabalhos de reabilitação feitos recentemente pelo governo, porque quando chove a via fica quase intransitável por causa da água que cobre a estrada.

Disse que é preciso fazer algo para reduzir o sofrimento que os moradores de Madina enfrentam todos os anos na época das chuvas em termos de transporte.

Landim Badji lamentou a situação da via e reforçou o apelo ao executivo e ao Fundo Rodoviário no sentido de trabalharem na melhoria das estradas, como forma de diminuir os prejuízos provocados  pelo reaparecimento das covas nas estradas.

Enquanto isso, os motoristas da via de Quelelé/ Bôr se congratulam com o trabalho que está a ser feito, mas querem que o troço seja asfaltado para que possam circular em melhores condições à semelhança de os outros bairros.

Além disso, conforme Domingos Batista, os condutores cumprem com as seus deveres, e esperam que o governo cumpra  a sua parte, que passa pelo alcatroamento das estradas que estão numa situação de degradação constante.

O motorista Alberto Nhaga disse que os condutores da via de Quelelé querem uma estrada igual à de outras, como por exemplo de Aeroporto, Bairro militar e Antula, porque prestam o mesmo serviço e cumprem com os deveres e que merecem tratamentos iguais.  

ANG/LPG/ÂC/SG

Campanha de caju 2017 - “País já exportou mais de 138 mil toneladas”, diz Presidente da ANCA

Bissau, 26 Jul 17 (ANG) – O Presidente da Agência Nacional de Caju (ANCA) afirmou terça-feira que “até ao presente momento”, se registou a exportação de cerca 140 mil toneladas de casta de caju da campanha deste ano.

Em declarações à imprensa, momentos depois da visita do Primeiro-ministro a nova sede da ANCA, Malam  Djaura disse que  comparativamente a 2016, o processo “está quase no mesmo ritmo”, não obstante algumas exigências  dos empresários exportadores no que tange aos pagamentos ao Estado.

Fazendo uma perspectiva optimista, este técnico sénior do Ministério do Comércio disse que o sector de caju guineense está a “crescer”. Por isso, entende que deve ser “acompanhado e regulado, ao nível dos produtores, dos intermediários e dos exportadores”. 

“ O processo de regulamentação deve funcionar duma forma, visando que, em cada campanha,  satisfaça interesses legítimos de todos os interveniente no processo, incluindo o Estado, com o pagamento de imposto”, acrescentou.

Malam Djaura salientou que, devido a “concorrência na sub-região e no plano internacional”, o sector de  caju guineense deve estar organizado, por forma a potenciar a “sua capacidade concorrencial”.

Em 2016, de acordo com os dados oficiais, a Guiné exportou mais de 200 mil toneladas da castanha de caju, fundamentalmente para as Repúblicas de Índia e Vietname, onde são transformados , depois a sua amêndoa é comercializada, sobretudo nos mercados norte-americano e europeu.

Actualmente, a Guiné-Bissau é o quinto maior produtor mundial de caju, seguido da Índia, Vietname, Brasil e Costa do Marfim. O principal produto de exportação do país é o caju. 

ANG/QC/SG

Política - Presidente da República renova apelo ao regresso ao campo de cultivo

Bissau, 26 Jul 17 (ANG) – O chefe de Estado considerou terça-feira que o país não pode avançar se os guineenses não voltarem para o campo de cultivo para recomeçar tudo de novo e desenvolver a Guiné-Bissau.

José Mário Vaz falava  no encontro com o núcleo de apoio ao actual ministro de Estado e do Interior, Botche Cande do Círculo Eleitoral 29, Bairro Militar tendo frisado que se tal desiderato não acontecer a economia nacional não vai crescer porque não haverá hospitais, escolas nem estradas.

“Digo isso porque quem não sabe de onde vem, não saberá onde está e nem para onde vai. O grande problema dos guineenses é que esquecem de onde vêem e se isso acontecer o caminho para o futuro torna confuso “, disse.

O Presidente da República lamentou o êxodo de jovens do campo para as cidades, desafiando-os a voltarem para a lavoura sob pena de virem a perder a terra para os estrangeiros residentes no país.

O Chefe de Estado sublinhou que os guineenses é que devem se empenhar para merecer o respeito dos estrangeiros dentro do seu país e a única forma para que isso seja uma realidade é através de trabalho sério.

Em nome do grupo de apoio ao Botche Candé falou Aliu Maquilo que disse que o encontro serviu para comunicar ao chefe de estado que  o Círculo 29 está com ele no seu projecto agrícola denominado “Mon na Lama “.

Disse que no passado, segundo os mais velhos, a agricultura é que sustentava as famílias guineenses, mas  que actualmente tudo vem de fora o que considera de muito triste.

“É por isso que o chefe de Estado percebeu que temos de voltar as origens cultivando os nossos campos, por isso, encorajamos ao chefe de estado a seguir com o seu propósito rumo ao desenvolvimento do país.
Maquilo elogiou o governo por estar a gerir o pais apenas com receitas internas.

Por seu turno, o ministro de Estado e do Interior Botche Cande agradeceu aos mentores do encontro frisando que o momento é de acção  e não de palavras, tendo afirmado que nas próximas eleições tem a certeza de que o povo vai mostrar aos políticos o que cada um fez.

No encontro tomaram parte centenas de pessoas entre os quais Imame Central do Bairro Militar, grupo de mulheres e jovens. 

ANG/MSC/ÂC/SG

O GOVERNO DO GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ ALÉM DE RESULTADOS CONCRETO, CONSEGUIU JUNTAR E ARRECADAR MUITO DINHEIRO DE ESTADO.


ENQUANTO O GOVERNO DO GENERAL UMARO SISSOKO EMBALÓ GOVERNA TEM GRUPO QUE CONTINUA A TENTAR ENGANAR E CONFUNDIR OPINIÕES.

CONTUDO, DSP É CADA VEZ MAIS UM HOMEM ISOLADO.  SIM, ESTÁ CADA VEZ MAIS ISOLADO, SEM PARTE DAS BASES E VIVE NA COMPLETA FRUSTRAÇÃO, EMBORA VEM FINGINDO QUE LIDERA E MANDA NO PARTIDO.

AS COISAS CORREM-LHE MAL E TUDO TENDE A FALHAR INTERNAMENTE.

NO PLANO EXTERNO, QUASE QUE NÃO É OUVIDO, ATÉ MESMO JUNTO DE ALGUNS CIRCULOS AMIGOS.

INCONFORMADO COM AS PERDAS SUCESSIVAS EM TODAS FRENTES DSP TENTA A TODO O CUSTO LANÇAR SUSPEIÇÕES E DUVIDAS SOBRE A EVENTUALIDADE DE QUEDA DE GOVERNO. CONTUDO, ELEDSP SABE E MUITO BEM, QUE ESTE GOVERNO É PARA IR ATÉ AS ELEIÇÕES.

PODE SIM, HAVER UMA CERTA NECESSIDADE DE REMODELAÇÃO OU REAJUSTE. PORQUE NESTE MOMENTO, O PRESIDENTE JOMAV VEM DESENVOLVENDO OU APOAINDO ESFORÇOS INTERNOS PARA A RESOLUÇÃO DEFINITIVA DAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS POLITICOS REPRESENTADOS NA ANP, NA BASE DE UMA POLITICA DE INCLUSÃO.

ORA, ISSO IMPLICA UMA NOVA ABORDAGEM POLITICA DE INCLUSÃO, POIS QUE, SE A ALA DO PAIGC DE DSP VAI ENTRAR NO GOVERNO ESTE SERÁ AJUSTADO PARA TODOS CABEREM.

DAÍ, QUE NÃO ADIANTA  O JOGO DE DESINFORMAÇÃO OU DE CONTRA- INFORMAÇÃO PARA SE CRIAR UM ESTADO DE PÂNICO OU ALARMANTE QUE CRIE DESCONFIANÇAS NO SEIO DA POPULAÇÃO OU DOS TRABALHADORES.

OUTROSSIM, NÃO ADIANTA QUE OS DIFERENTES BLOGUES DO DSP OU APOIANTES SEUS LANCEM ARTIGOS PARA TENTAR DESESTABILIZAR, PORQUE DE FACTO A GUINÉ BISSAU JÁ MUDOU PARA POSITIVA, GRAÇAS AS MEDIDAS SABIAS E ASSERTIVAS DO PRESIDENTE JOMAV.


PARA DAR RESPOSTAS AS INÚMERAS TENTATIVAS DE BLOQUEIO POR PARTE DAQUELES QUE NÃO AMAM A NOSSA PÁTRIA O PRESIDENTE JOMAV (ABAPUNDJA) FOI FELIZ E ASSERTIVA AO APOIAR A CRIAÇÃO DE GOVERNO DE CONCRETO, MUITO ACTIVO E DINÂMICO DO GENERAL UMARO SISSOKÓ EMBALÓ.


 UM GOVERNO QUE CONSEGUIU JUNTAR E GUARDAR MUITO DINHEIRO DE ESTADO, NOS COFRES DE ESTADO.


ESTE GOVERNO DINÂMICO VEM REALIZANDO INÚMERAS ACÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A MELHORIA DE VIDA DA POPULAÇÃO.

ESTE GOVERNO DE UMARO SISSOKÓ EMBALÓ ELEGEU METAS E OBJECTIVOS BEM DEFINIDOS, ONDE TODOS SEUS MEMBROS SE CONCENTRARAM NA RESOLUÇÃO DOS MUITOS PROBLEMAS QUE AFLIGEM A SOCIEDADE GUINEENSE.

HOJE JÁ NÃO CONSTITUI SEGREDOS PARA NINGUÉM DE QUE: GUINÉ KILA MUDA.
VIVA O PRESIDENTE JOMAV!
VIVA O GENERAL UMARO SISSOKÓ EMBALÓ!
VIVA O GOVERNO DE RESULTADOS CONCRETOS.

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 04:34:00 

Os 16 tipos de felicidade que lhe trazem saúde

A ciência já confirmou que a felicidade pode mesmo trazer saúde. Agora um novo estudo revela as 16 emoções positivas que o ajudam a ter mais saúde.


Muito recentemente um estudo veio confirmar o que provavelmente já todos sabíamos: a felicidade dá mesmo mais saúde.

Agora um novo estudo, desenvolvido por investigadores da Weill Cornell Medicine, vem revelar as 16 emoções positivas que em conjunto podem contribuir para que tenha mais saúde.

De acordo com o que o estudo apurou, ter diariamente sentimentos como felicidade, euforia e diversão ajuda a reduzir a inflamação no corpo.

Já as emoções negativas, como medo, vergonha ou aborrecimento, ao contrário do que se poderia esperar não têm qualquer impacto nos níveis de inflamação das pessoas, como reporta o Daily Mail.

O principal autor do estudo, o professor Anthony Ong, disse: "Existem muitos tipos de felicidade e a experiência de uma diversidade de estados emocionais pode reduzir a vulnerabilidade de uma pessoa a [distúrbios] impedindo que uma emoção domine a sua vida emocional".

Eis as 16 emoções positivas que lhe trazem mais saúde: entusiasmo; interesse; determinação; euforia; diversão; inspiração; alerta; atividade; força; orgulho; atenção; felicidade; relaxamento; alegria; estar à vontade; calma.

Eis as 16 emoções negativas, mas que não têm impacto na inflamação do corpo: estar assustado; ter medo; chateado; angústia; tensão; nervosismo; vergonha; culpa; irritação; hostilidade; cansaço; lentidão; sonolência; tristeza; humor em baixo (ligeiramente depressivo); sonolência.

POR VÂNIA MARINHO
Noticiasaominuto

Adolescentes de 13 anos obrigados a casar na China após gravidez

Um vídeo divulgado na imprensa chinesa está a levantar debate no país sobre o casamento de menores.

      
Dois adolescentes, ambos com 13 anos, foram obrigados pelas suas famílias a casar depois de a rapariga ter engravidado.

A cerimónia decorreu no último mês na província de Hainan, conta o Beijing News, e está a levantar o debate sobre os casamentos de menores no país. 

Na China, a idade legal para contrair matrimónio é 20 anos para raparigas e 22 para rapazes. Contudo, os casamentos entre menores são frequentes nas zonas rurais.

O mesmo jornal explica que muitos jovens são educados por avós porque os pais saem de casa para trabalhar nas grandes cidades, a centenas de quilómetros de distância, e não têm por isso uma educação sexual adequada.

POR CAROLINA RICO
NAOM

Conselho de Segurança da ONU preocupado com a Guiné-Bissau


Todos os líderes políticos do país deverão respeitar o Acordo de Conacri, alerta.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas manifestou, segunda-feira, 24, a sua preocupação com a situação na Guiné-Bissau.

A ONU NEWS reporta que o órgão pediu a todos os líderes políticos do país para respeitarem o Acordo de Conacri e acções da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental para ajudar a encontrar uma saída para a crise política.

Em declaração presidencial, o Conselho de Segurança saudou os recentes avanços políticos nalguns países da África Ocidental, mas expressou preocupação com a ameaça do terrorismo na região.

O órgão condenou de forma veemente todos os ataques terroristas realizados na região, especialmente no norte e centro do Mali e da Bacia do Lago Chade, pelos grupos terroristas Boko Haram e Estado Islâmico do Iraque.

Face ao cenário, o Conselho encorajou os Estados-membros e parceiros multilaterais a darem apoio à Força Conjunta Multinacional para "garantir a sua plena operacionalização" e aumentar as acções colectivas para combater o Boko Haram.

Através do Escritório da ONU na África Ocidental e Sahel, o órgão ressaltou o seu compromisso de trabalhar para fortalecer a cooperação para combater ameaças de seguranças entre fronteiras e impedir a propagação do terrorismo.

E pediu à comunidade internacional que "apoie imediatamente o fornecimento" de assistência urgente às pessoas mais afectadas pela crise nos Camarões, no Chade, no Níger e na Nigéria, incluindo com o pleno financiamento do apelo da ONU para a região.

VOA

China doa 26 milhões de dólares para financiar construção de porto de pesca na Guiné-Bissau


A China vai doar 26 milhões de dólares para financiar a construção do porto de pesca de Alto Bandim, em Bissau, ao abrigo de um acordo terça-feira assinado pelo embaixador Jin Hongjun e pelo ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Orlando Mendes Viegas.

O acordo contempla a construção de uma ponte flutuante junto à rampa já existente, a pavimentação e construção de valas de drenagens, de um reservatório de água com capacidade de mil metros cúbicos e a limpeza de detritos ao redor do tabuleiro da nova infra-estruturas.

O início dos trabalhos, de acordo com o documento ora firmado, está previsto para dentro de três meses e as obras terão a duração de dois anos.

O diplomata chinês qualificou o acto como um “passo importante” neste grande projecto para o desenvolvimento do sector pesqueiro da Guiné-Bissau e elogiou os técnicos do Ministério das Pescas do país que se mostraram incansáveis na execução dos trabalhos preliminares.

Jin Hongjun disse que a China vai continuar, tal como fez até aqui, a ser solidário para com a Guiné-Bissau, proporcionando-lhe apoio para o desenvolvimento dos sectores das pescas e agricultura.

“Com a conclusão deste projecto, os pescadores da Guiné-Bissau passam a dispor de melhores infra-estruturas para desenvolver as suas actividades”, sublinhou o embaixador da China. 

(Macauhub)