segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Dívida pública da Guiné-Bissau é a mais alta do mundo -- FMI

LUSA   13 dez 2021 

O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional para a Guiné-Bissau disse hoje que a dívida pública do país "é a mais alta do mundo" e aconselhou o Governo a adotar medidas de equilíbrio no próximo Orçamento do Estado.

Em conferência de imprensa sobre a segunda avaliação de um conjunto de metas acordadas com o Governo, visando a retoma do programa de cooperação entre Bissau e o FMI, José Giron considerou que a evolução "é globalmente positiva", mas alertou para a situação da dívida pública.

O ministro das Finanças guineense, João Fadiá, admitiu que o país ultrapassou o limite máximo da dívida no âmbito dos critérios de convergência da União Económica e Monetária Oeste Africano (UEMOA) fixados em 70%.

Fadiá afirmou que a dívida pública da Guiné-Bissau atualmente é na ordem de 79% do Produto Interno Bruto (PIB), mas acredita que as medidas acordadas com o FMI e plasmadas no Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2022 "vão ajudar o país a reduzir gradualmente a divida".

Já em 2022, o ministro das Finanças espera reduzir em um ponto percentual a dívida e em 2026 conta atingir o limite máximo da UEMOA, fazendo situar a dívida pública em 70%, disse.

João Fadiá afirmou que ficou acordado com o FMI que as próximas dívidas devem ser concessionais, com uma taxa de juro baixo e ainda com um prazo de reembolso alargado.

O chefe da missão do FMI para a Guiné-Bissau, que em março deve voltar a avaliar o desempenho macroeconómico do Governo e saber se existem ou não condições para avançar então para as negociações para assinatura de um programa de cooperação financeira, exortou as autoridades a serem equilibrados na execução do OGE.

Congratulou-se com a aprovação do OGE no parlamento e disse não ser sua missão discutir as políticas internas do país, em referência às críticas que os sindicatos da Função Pública fazem ao orçamento, que consideram penalizador para os trabalhadores.

"O FMI é conselheiro do Governo. Sabemos que o orçamento é equilibrado, conforme a nossa recomendação, porque deixa margem para pagar salários, juros da dívida e ainda fazer investimento no país", notou José Giron.

O ministro das Finanças guineense enalteceu o facto de o FMI ter constatado "evolução positiva" do desempenho macroeconómico do país, o que disse ser fruto de "sacrifícios consentidos", mas também pelo facto de os salários da Função Pública terem sido pagos em 2021.

"É por esta razão que a avaliação do FMI é positiva, como já tinha sido em setembro", considerou João Fadiá.

MB // JH

Lusa/Fim

Veja Também:

FMI conclui missão à GBissau. Foi a segunda avaliação FMI no âmbito do Programa de Referência c/GBis  @Radio Bantaba👇

JOSÉ PEDRO SAMBÚ RENUNCIA AO CARGO DO PRESIDENTE COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES

 Odemocratagb.com

O novo presidente eleito do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), José Pedro Sambú, renunciou ao cargo de presidente da Comissão Nacional de Eleições.

Na carta dirigida ao presidente da Assembleias Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, José Pedro Sambú escreve que se candidatou ao cargo de presidente do Supremo Tribunal de Justiça “nos termos permitidos” e que a 10 de dezembro saiu vencedor das eleições.

“Pelo fato acima exposto, o signatário vem nos termos e ao abrigo do art. 10º nº 01 da Lei 12\ 2013 de 27 de dezembro – Lei Eleitoral, regime de impedimento, renunciar ao cargo de presidente da Comissão Nacional de Eleições”, lê-se na carta.

Sambú foi eleito presidente da Comissão Nacional de Eleições, numa sessão extraordinária da ANP de 30 de abril de 2018, para um mandato de quatro anos, que terminaria em 30 de abril de 2022.

Por: Filomeno Sambú 

Official commissioning and Handover of the Kano - Maiduguri Road, section ll (Shuwarin - Azare) with spur from Dutse to Kwanar Huguma in Jigawa/ Bauchi States on Monday 13th December 2021.

Buhari Salla

VISITA OFICIAL DE MINISTRO DA DEFESA DE PORTUGAL À GUINÉ-BISSAU

@Radio Bantaba

Sua Excelência Ministro da Defesa de Portugal Prof. Dr. João Gomes Cravinho, foi recebido hoje, 13-12-21, por Secretária-Geral do Ministério da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Drª Marcelina Santos Ba no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

A visita terá a duração de dois dias e, a mesma terminará com a assinatura de acordo de cooperação militar entre dois ministros Tenente General Sandji Fati e Prof. Dr. João Gomes Cravinho.

 Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria

CEDEAO imporá sanções ao Mali caso não haja eleições a 27 de fevereiro

 Dw.com 13.12.2021

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) advertiu a junta militar no poder do Mali de que imporá novas sanções contra o país, caso não sejam realizadas as eleições marcadas para 27 de fevereiro.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) advertiu a junta militar no poder do Mali de que imporá novas sanções contra o país, caso não sejam realizadas as eleições marcadas para 27 de fevereiro próximo.

A CEDEAO manifestou preocupação pelo facto de o prazo "correr o risco de não ser respeitado" e sublinhou a "necessidade urgente" de que este seja cumprido, num comunicado emitido no final deste domingo, após a 60ª cimeira regular dos líderes do bloco de 15 nações africanas em Abuja, capital da Nigéria. 

Instabilidade no Mali preocupa CEDEAO

"Se até ao final de dezembro de 2021 não houver progressos tangíveis na preparação das eleições, serão impostas sanções adicionais a partir de 1 de janeiro de 2022", advertiu a organização.

"Estas sanções incluirão, em particular, sanções económicas e financeiras", afirmou a CEDEAO, em resposta aparente à promessa da junta militar no poder no Mali que de irá fornecer um calendário eleitoral até ao final de janeiro.

Falta de progressos nos preparativos eleitorais

Numa cimeira extraordinária realizada em novembro último, o bloco regional já tinha "lamentado profundamente" a falta de progressos nos preparativos das eleições, pela voz do presidente rotativo da organização, o chefe de Estado ganês, Nana Akufo-Addo, que deu na altura conta da notificação oficial do Mali da sua "incapacidade" de realizar eleições a 27 de fevereiro de 2022.

No final de maio, a CEDEAO suspendeu o Mali de todas as instituições comunitárias, em consequência do duplo golpe de Estado perpetrado pelos militares em agosto de 2020 e em 24 de maio deste ano.

Posteriormente, a instituição decretou sanções contra os membros superiores do governo de transição do Mali.

Na cimeira deste domingo, os líderes da CEDEAO decidiram, por outro lado, manter as sanções contra a junta militar que governa a Guiné-Conacri desde o golpe de Estado de 5 de setembro, que derrubou o então presidente, Alpha Condé.

A organização exigiu ainda um calendário aos militares guineenses para a restauração da ordem constitucional. 

Assembleia Nacional Popular: Continuação da Sessão - Período antes de Ordem do Dia ... Local: Hotel Dunia ...Data: 13.12.2021


Alimentos que podem ser venenosos e a maioria de nós não sabe

Por curapelanatureza.com.br

Você sabia que alguns alimentos comuns em nossa cozinha podem ser altamente perigosos à nossa saúde?

Não é alarmismo, e sim informação útil.

O que acontece é que algumas comidas podem ser bastante tóxicas.

Por isso é muito importante sabermos quais e quando evitá-las.

Veja quais são:

1. Tomate

Algumas pessoas gostam de comer tomate verde.

Mas isso não é nada saudável.

Nos tomates verdes, há muita solanina, uma substância toxica venenosa que, quando ingerida, pode causar sintomas como náusea, vômito, cólicas, diarréia, arritimia, tontura e dor de cabeça.

Em caso extremo, podem acontecer também alucinação, dormência, paralisia e febre.

Mas atenção: este risco de toxidade só existe nos tomates verdes.

Os maduros você pode comer sem medo (especialmente se forem orgânicos).

2. Noz-moscada

Ela pode ser alucinógena e consumir 5 gramas já pode causar cólicas em algumas pessoas.

Achou pouco?

Pois saiba que o consumo de 8 gramas de noz-moscada pode levar qualquer um a ter convulsões.

Apenas uma noz-moscada consumida de uma vez só é capaz de nos levar a uma alteração mental.

3. Batata-inglesa

É o mesmo caso do tomate.

Não é qualquer batata que pode ser tóxica, mas aquelas que vêm com uma pelezinha verde, ou seja, que ainda não está completamente amadurecida.

Você já comprou uma assim?

Em fase de brotamento, isto é, quando está brotando, a batata-inglesa também é tóxica.

O risco também se deve à solanina.

A solanina é tóxica para o organismo humano e não é destruída por processos como o cozimento.

Os principais sintomas de sua intoxicação são diarreias, vômitos e outros problemas gastrintestinais.

4. Amêndoas

Sabemos que há dois tipos de amêndoas: doce e amarga.

As amargas têm cianeto de hidrogênio, o que é perigoso para adultos e crianças.

5. Atum

Ele é perigoso porque absorve o mercúrio do mar, já que infelizmente este está poluído e cheio de metais pesados.

O correto é que os rins eliminem o mercúrio e outras substâncias tóxicas.

Mas, quando os rins estão esgotados, isso não ocorre, e o mercúrio pode chegar ao cérebro, causando vários danos.

O perigo é tanto que a agência americana de alimentos e medicamentos (FDA) recomenda que gestantes e crianças evitem completamente consumir atum.

Castelo Branco e Bissau estabelecem protocolo de cooperação

© Lusa

Por LUSA  13/12/21 

A Câmara de Castelo Branco e Bissau (Guiné-Bissau) estabeleceram uma parceria que prevê o reforço dos laços humanos e a cooperação em áreas como o ensino, proteção civil ou capacitação de recursos humanos.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco referiu que "o acordo visa contribuir no reforço de laços humanos e melhorar a cooperação nas áreas do ambiente e espaços verdes, ordenamento do território, urbanismo e habitação e saneamento básico".

O protocolo de cooperação foi assinado na cidade de Castelo Branco pelo presidente do município português, Leopoldo Rodrigues, e de Bissau, Luís Simão Enchama.

A parceria estabelecida entre as duas autarquias visa ainda a cooperação na área da proteção civil, formação e capacitação de recursos humanos da Câmara de Bissau.

Além disso, prevê também o apoio na integração dos alunos enviados pelo município guineense para estudar no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e o apoio no âmbito da assessoria e consultoria técnico-jurídica.

Leopoldo Rodrigues diferenciou Castelo Branco, enquanto capital de distrito e sede de concelho, pela sua localização privilegiada e realçou o apoio aos investidores que queiram trabalhar com estruturas existentes na cidade, como o Inovcluster, o Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, o Centro de Empresas Inovadoras e a Fábrica da Criatividade.

O autarca realçou ainda o "importante papel" dos equipamentos culturais como dinamizadores turísticos, assim como a importância do IPCB no desenvolvimento da região.

Citado no documento, Luís Simão Enchama lembrou que é a primeira vez que visita Castelo Branco enquanto presidente de Câmara de Bissau e agradeceu o acolhimento.

Frisou ainda o papel que Castelo Branco tem tido ao longo dos anos ao acolher no IPCB os estudantes guineenses e reconheceu "este sinal de aproximação, onde, através do receber, Castelo Branco não está longe de Bissau. Castelo Branco sabe acolher".

Ómicron. Nigéria retalia e planeia restrições aos voos de quatros países

© Getty Images

Notícias ao Minuto 13/12/21  

A medida foi anunciada este domingo, pelo ministro da Aviação.

A Nigéria está a planear restringir os voos provenientes da Argentina, Reino Unido, Canadá e Arábia Saudita a partir desta semana, depois destes países terem adicionado a região às suas listas vermelhas perante a deteção da variante Ómicron. A medida foi anunciada este domingo, pelo ministro da Aviação.

“Demos a nossa opinião enquanto ministério de que não é aceitável e recomendámos que esses países, Canadá, Reino Unido, Arábia Saudita e Argentina, sejam também postos na lista vermelha, como fizeram connosco”, disse Hadi Sirika, citado pela Reuters, referindo-se às restrições de movimento impostas a vários países africanos desde a descoberta da nova estripe, que, agora, se encontra em 57 países.

“Entre hoje e segunda-feira, talvez terça-feira no máximo, todos esses países serão colocados na lista vermelha. Quando lá estiverem, significa que estão banidos, e as suas companhias aéreas também”, adiantou.

O Reino Unido foi o primeiro a anunciar uma lista vermelha, o que a Nigéria considera ser injusto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, defendeu que os países deveriam aplicar medidas com base na informação conhecida e nos riscos no que toca a restrição dos voos de outros países devido à Ómicron, incluindo a testagem ou o confinamento de passageiros internacionais, sublinhado que as interdições generalizadas a outros países não impedem a propagação do vírus.

Nigéria - Violência doméstica contra homens

A former House of Reps member who represented Jechira Federal Constituency in Benue State beat her husband to unrecognisable.

By: 9newsng.com


A former House of Reps member who represented Jechira Federal Constituency in Benue State between 2003 and 2007, Hon. Sharon Aondona Dabo, is alleged to have beaten her husband to a pulp, Wednesday evening, leaving him with severe injuries.

This incident is coming few days after the husband, Mr. David Fiase Aondona, made a post on Facebook alleging threat to his life while asking the public to hold his wife responsible should anything happen to him. Mr. Fiase had accused the wife of trying to kill him with domestic violence.

A tradição de natal mais diferente do mundo!

No dia 25 de dezembro, a comunidade de Chumbivilcas, no Peru, comemora o "Natal" de uma forma diferente. Lá eles celebram o "Takanakuy", que nada mais é que uma reunião onde as pessoas resolvem os problemas do ano que se passou lutando com os punhos. Após todas as desavenças serem resolvidas com socos e pontapés, todos se reúnem para beber juntos.

Quem também tem um natal em família cheio de intrigas?

 Fatos Desconhecidos