sábado, 27 de junho de 2020

PAIGC: Último dia das jornadas parlamentares


Fonte: ditaduraeconsenso

Guiné-Bissau: ENCERRAMENTO DA JORNADA PARLAMENTAR DO MADEM G-15. - Víde...

Lar doce lar - Após várias décadas, os populares da ilha de Djomel vão transferir-se para o continente e construir casas.


Finalmente o povo de Djobel, que à anos viu seu território inundado pela subida da água no mar, ja conseguiu um espaço para ficar. Graças a intervenção do Ministro da administração territorial e poder local, Dr. Fernando Dias, acompanhado pelo secretário de Estado da ordem pública Mário Fambé, ministério da mulher, Swissaid, djemberem de kumpu Combersa, CNJ e outras organizações ...

Povos de Arame e de Elía, entre resistência e confrontos que vitimou muita gente! Cederam ao poder de Estado, a zelaram paz e desfazeram parte do seu território para povo de Djobél...




Finalmente no desfecho desta operação, o ministro da administração territorial e poder local Dr. Fernando Dias, oferece ao povo de Djobél, mais 5 mil e 500 folhas de zinco para construção das casas na nova zona habitacional

Vale lembrar que o povo de Djobél, vão ter que abandonar seu território inundado pela cheia do mar, e vão deixar tudo para trás



Estamos a Trabalhar

Leia Também:

Após várias décadas, os populares da ilha de Djomel vão transferir-se para o continente e construir casas.


As tabancas de Arame e Elia oferecem terreno para o realojamento dos populares de Djomel, vítimas de inundações.

Resultado das negociações dirigidas pelo Ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Dias Dias, acompanhado pelo Secretário de Estado da Ordem Publica, Mario Fambé em Suzana com a participação dos populares de Kassu e Coladje.

A Ministra da Mulher, Familia e Solidariedade Social Maria Da Conceicao Evora entregou 5.500 folhas de zinco para as famílias de Djomel. O Governo promete instalar na zona uma esquadra da Polícia de Ordem Pública e abertura de furo de água.Também esteve presente nas mediações, a Associação Onenoral dos Filhos e Amigos do Sector de Suzana-AOFASS.


Fotos: Djibril Iero Mandjam e Alfredo Maria Gomes

Aliu Cande

Coordenador de Madem-G15 Braima Camara (Ba di Povo) discurso no âmbito da jornada parlamentar, com deputados

Continuação da jornada parlamentar do Madem G15





Retoma dos trabalhos 27 de Junho de 2020 - JORNADA PARLAMENTAR DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL -- PRS

Apresentação: Secretário de Estado do Tesouro, Dr. ILÍDIO VIEIRA TÉ








Fonte: Prs Bissau

Continuação da jornada parlamentar do Madem G15

Madem G15 na se segundo dia de jornada parlamentar. MINISTRO DO ASSUNTO PARLAMENTAR SIRIFO JAQUITE





Fonte: Mustafa Cassamá
Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Os Sindicatos do sector da Educação, disponíveis em colaborar para eliminarem, as Barreiras que têm dificultado, ao logo de muitos anos, o normal funcionamento da educação na Guiné Bissau.

A disponibilidade foi transmitida nesta sexta-feira 26 de Junho 2020, durante uma reunião de todos os dirigentes Sindicais do Sector, com o Ministro da Tutela Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, para juntos identificarem os problemas, herdados das anteriores lideranças da educação que afetam diretamente a classe docente.

Durante a reunião os dirigentes Sindicais levantaram várias questões desde a Implementação efectiva da Carreira docente e em particular a universitária, a reposição da carga horaria, a liquidação dos atrasados salariais dos contratados 2017/2018, problemas dos professores cujos salários estão bloqueados, por engano ou por abandonarem o serviço entre outras questões ligadas aos docentes.

Em resposta a estas preocupações e a disponibilidade dos Sindicatos, o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, também assegurou a sua total disponibilidade e abertura em trabalhar com os Sindicatos e demais parceiros para tirar a educação no estado em que se encontra.

Neste sentido deu luz verde aos sindicatos para denunciar qualquer funcionário ou entidades que trabalha no sentido de bloquear o funcionamento da educação.

“Nos ajudem, por favor, a fazer funcionar a educação, denunciem qualquer informação, nome ou entidades que trabalha no sentido de Bloquear o funcionamento do sector, porque não é Justo, a educação é um sector que envolve todo o povo, para termos meia dúzia de pessoas abloque-la desta forma. Disse Jibrilo Baldé.

O Ministro Assegurou que qualquer funcionário ou entidade identificada nesta prática medidas adequadas serão tomadas.

Por fim sugeriu aos líderes Sindicais presentes na reunião, no sentido de criarem um grupo de trabalho para o levantamento exaustivo de todos os problemas dos associados a nível nacional, para juntos definirem estratégias e buscar maios, através do Governo ou parceiros, para a paz definitiva na educação na Guiné Bissau.

Bissau 26 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Dois frentes de PAIGC em queda livre

Por Estamos a Trabalhar

Primeiro, tentam chantagear Cipriano Cassama para adiar sessão, sob batuta de mais promessas, mas este tem o presidente da República na sua frente e pronto para assinar decreto assim, que o Cipras se bobear..

Segundo, DSP junta a cupla em Conacri, para tentarem entrar via aéreo, intenção ja descartado! Agora vão tentar via terrestre, furando Estado da emergência. Plano não muito bem ponderado

DEMOCRACIA À MODA DE BOÉ!


Pela lógica do PAIGC e dos que o apoiam para a facilitação do delapidar dos recursos da Guiné-Bissau, a democracia só pode funcionar na Guiné-Bissau quando é o PAIGC o detentor do poder! Mesmo sendo o partido com mais história de perseguições, expulsões, prisões arbitrárias, espancamentos e assassinatos, continuam a propagandear serem os únicos arautos da democracia na Guiné-Bissau!

O PAIGC pode perseguir e ameaçar tudo e todos, ter oligofrénicos a frente de um computador a insultar e ameaçar até às famílias de todos os que ousarem opor-se a eles, impedir a realização de manifestações pacíficas, mandando forças de segurança desproporcionais à uma manifestação de que resultou na morte de um militante de um outro partido, lançar vídeos anónimos de ameaça de morte para os seus deputados que não respeitarem a disciplina do voto, mas a justiça não pode sequer prender, alegadamente em flagrante delito, o maior esbirro do PAIGC, que vêm logo propalar para o mundo, que os direitos mais fundamentais dos cidadãos estão a ser violados!

O país não pode tentar encontrar solução para o bloqueio do funcionamento da justiça, a que o próprio PAIGC empurrou a essa instituição, numa clara tentativa de golpe de Estado institucional...

Sempre que o PAIGC sente perder a maioria na casa parlamentar, o funcionamento dessa instituição é bloqueada, até conseguirem negociar essa maioria, fora da ANP e voltam a reabri-la! Fizeram da verdadeira Casa da representação dos desígnios do povo, o quintal da sede do partido!

Sempre que o PAIGC perde o poder, num autêntico exercício de total desrespeito ao país, publicam a sete ventos pelo mundo fora, com ajuda dos seus acólitos da comunicação social lusa, de que está a instalar-se a ditadura na Guiné-Bissau, o narcotráfico está a incrementar-se e o país está em ameaça de voltar a ser um narco-estado, etc, etc! A mesma lenga-lenga em que só eles e uns desinformados lusos acreditam!

Estou farto de vos avisar que o PAIGC não tem qualquer respeito à Guiné-Bissau nem ao povo guineense! Se o deixarem, pela luta para a manutenção do poder absoluto, sem o qual a maioria dos seus membros não sobrevivem muito tempo, o PAIGC é capaz de bloquear o funcionamento do Estado e promover a sua asfixia económica no exterior, por tempo que for necessário, sem olhar ao sofrimento que pode estar a causar ao povo, mesmo sob a ameaça de uma pandemia,m...

Apelo aqui ao povo guineense, verdadeiro e único detentor do poder na Guiné-Bissau, para que, caso persistir o bloqueio ao funcionamento da Casa da Democracia por essa organização criminosa, o povo retribuir com a mesma moeda e bloquear o funcionamento da sede do PAIGC, também por tempo indeterminado!

O PAIGC, partido de luta, que só sabe viver em luta, precisa perceber, de uma vez por todas, que a sua luta agora é com o povo que manteve mais de quatro décadas na miséria e no obscurantismo. A luta agora é para a consolidação da verdadeira independência do homem guineense, com a qual Cabral sonhou e pela qual deu toda a sua energia e a sua própria vida.

Lendo Cabral, não tenho dúvidas nenhuma que estando vivo, o PAIGC não teria chegado a este ponto, mas se chegasse, ele seria o primeiro a colocar-se do outro lado para os combater!

Jorge Herbert

Mulher mais velha do mundo celebra 134 anos com banquete



Aniversário foi comemorado com uma grande festa, na China.

Almihan Seyiti, mulher que a autoridades chineses acreditam ser a mais velha do mundo,  comemorou o seu 134.º aniversário na quinta-feira, dia 25 de junho com um grande banquete.

De acordo com os meios de comunicação social locais, a idosa, que nasceu a 25 de junho de 1886, festejou o seu aniversário com uma grande festa, cheia de música dança e comida, em Shule, no noroeste de Xinjiang, na China.

Apesar de ser considerada a mulher mais velha do mundo pela China, a idade de Almihan Seyiti tem gerado controvérsia ao longo dos anos, visto que, é impossível consultar o seu registo de nascimento.

O Guinness World Records já revelou que não foi convidado a verificar a idade da chinesa. Contudo, Almihan tem um bilhete de identidade chinês onde consta a sua data de nascimento e já foi agraciada por outro tipo de entidades com o título de mulher mais velha do mundo.

Texto:  POR NATACHA NUNES COSTA


Covi-19: África com 9.283 mortes e mais de 359 mil infetados

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 9.283, mais 185 nas últimas 24 horas, em mais de 359 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 359.408, mais 10.537 casos nas últimas 24 horas.

O número de recuperados é hoje de 173.057, mais 6.373 .

A África Austral regista o maior número de casos (129.699) e contabiliza 2.404 mortos, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados em todo o continente (124.590) e que regista 2.340 vítimas mortais.

O Norte de África lidera no número de mortes (3.910), em 92.674 infeções.

A África Ocidental conta 1.235 mortos em 69.955 infetados, a África Oriental regista 1.032 vítimas mortais em 34.217 casos, enquanto na África Central há 702 mortos em 32.659 infeções.

O Egito, o país africano com mais vítimas mortais, contabiliza hoje 2.620 mortos e 62.755 casos de infeção, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 885 vítimas mortais e 12.685 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 554 mortos e 23.298 infetados, e o Sudão, com 572 mortes, apesar de ter um número de infeções mais reduzido (9.257).

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1. 614 casos e 21 vítimas mortais, de acordo com os dados mais recentes das autoridades locais e do África CDC.

Cabo Verde tem 1.027 infeções e nove mortos, segundo as autoridades locais, enquanto Moçambique conta 816 doentes infetados e cinco mortos, números sem alterações nas últimas 24 horas, segundo os dados do África CDC.

São Tomé e Príncipe contabiliza 711 casos e 13 mortos e Angola tem 244 casos confirmados de covid-19 e 10 mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tem 2.001 casos e mantém 32 mortos, segundo o África CDC

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 490 mil mortos e infetou mais de 9,68 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

Cientistas começam agora a perceber dimensão dos efeitos da Covid-19

"Pensávamos que era um vírus do trato respiratório", confessa um cardiologista norte-americano, refindo que, afinal, vírus "vai atrás" de vários órgãos.

© Reuters
Os cientistas começam agora a perceber a variedade de problemas que o novo coronavírus pode causar, alguns dos quais podem afetar os pacientes durante anos, divulgaram médicos e infecciologistas à Reuters.

Além dos problemas respiratórios, a Covid-19 ataca vários órgãos, causando, em alguns casos, danos catastróficos.

"Pensávamos que era um vírus do trato respiratório. Afinal, vai atrás do pâncreas, do coração, dos rins, do cérebro, do fígados e de outros", admitiu o cardiologista Eric Topol.

Além do desconforto ao nível respiratório, os pacientes infetados pelo novo coronavírus podem ainda apresentar coagulação no sangue, que pode levar a derrames e inflamações que atacam os órgãos. Complicações neurológicas - desde dores de cabeça, perda de olfato e paladar e convulsões - estão também associado a este novo vírus.

A recuperação não é fácil e pode demorar bastante tempo. As amplas e diversas manifestações do vírus são únicas, referiu o cardiologista Sadiya Khan, de Chicago, também em declarações à Reuters.

No caso da gripe, doentes com problemas cardíacos também apresentam um maior risco de complicações, no entanto, no caso do novo coronavírus, o médico confessa que é surpreendente a quantidade de problemas que ocorrem fora dos pulmões.

Recuperação "lenta e dispendiosa"

Para os que necessitaram de usar ventilador e permaneceram semanas nas unidades de cuidados intensivos, o médico Khan diz que a recuperação é lenta. 

"Pode demorar até sete dias por cada dia que esteve hospitalizada a recuperar a mobilidade e força. Quanto mais velho se é, mais difícil fica e algumas pessoas podem até não voltar a recuperar o mesmo nível de funcionalidade", admite.

Apesar das atenções estarem viradas para a minoria que apresenta graves sintomas, os especialista prestam cada vez mais atenção aos pacientes que não necessitaram de hospitalização, mas que ainda apresentam sequelas, meses após terem testado positivo para o novo coronavírus.

Os estudos para entender os efeitos a longo prazo deste novo vírus estão apenas a começar, mas, de acordo com o vice-presidente do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, Jay Butler, são vários os "relatos de pessoas que se queixam de fadiga e falta de ar persistente". "Quanto tempo vai durar...é difícil dizer", assume. 

Apesar do tempo de recuperação do novo coronavírus ser de duas a três semanas, estima-se que um em casa 10 pacientes tenha sintomas prolongados, partilhou Helen Salisbury, da Universidade de Oxford.

De acordo com a especialistas, muitos dos pacientes não apresentam sinais de inflamação nas radiografias ao tórax, mas ainda não voltaram ao normal.

noticiasaominuto


Leia Também: 

Startling images reveal coronavirus forming tentacles in cells. It may help identify new treatments.

Processo da PGR da Guiné-Bissau contra juízes do Supremo é político e não tem pernas para andar – juristas


Dois juristas guineenses disseram hoje que a notificação do procurador-geral da República da Guiné-Bissau para ouvir os sete juízes do Supremo Tribunal de Justiça sobre a última sessão plenária é "política" e "não tem pernas para andar".

“Eu acredito ser o início de um plano para desmontar o poder judicial”, afirmou à Lusa o advogado e antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Luís Vaz Martins.

Segundo Luís Vaz Martins, a convocatória visa apenas Rui Nené, vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) do país.

Uma sessão plenária do STJ acabou abortada, no passado dia 17, quando em cima da mesa estava a apreciação do contencioso eleitoral interposto naquela instância por Domingos Simões Pereira, candidato declarado pela Comissão Eleitoral como tendo sido derrotado nas presidenciais de dezembro de 2019.

Seis dos sete juízes agora convocados para comparecerem na Procuradoria acusaram, na altura, o vice-presidente do órgão, Rui Nené, de ter inviabilizado a sessão ao recusar prosseguir com os trabalhos, por ter abandonado a sala da plenária.

“Ele não abandonou a sessão, ele abriu e encerrou a sessão. Não vejo de que crimes vão ser acusados. O processo não tem pernas para andar”, afirmou Marcelino Ntukpe, professor na Universidade Colinas de Boé, advogado e assessor jurídico no parlamento.

Para Luís Vaz Martins, não há nenhum ato que “consubstancie a prática de um crime”.

“É o início da grande marcha, do grande plano, para de facto pôr em causa o poder judicial”, disse o advogado.

Questionado pela Lusa sobre quem estaria a pôr em prática essa “grande marcha”, Luís Vaz Martins disse tratar-se do “senhor Umaro Sissoco Embaló [Presidente guineense], que já admitiu que esta investida terá maiores repercussões”.

“Isto faz parte de um plano anunciado que está pura e simplesmente a ser materializado”, acrescentou.

Marcelino Ntukpe explicou também que a audição de juízes tem de ser autorizada pelo Conselho Superior de Magistratura, que é presidido pelo presidente do STJ.

“O Conselho Superior de Magistratura é presidido pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça e é ele que convoca a reunião e o vice-presidente só pode convocar se lhe for delegado esses poder”, afirmou.

O professor universitário salientou também que todos ouviram a declaração do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a dizer que “tem um destino para os juízes”.

“Sabemos que a figura de procurador-geral da República é vulnerável porque é nomeado pelo poder político e não é menos verdade que o atual está ao serviço do Presidente da República”, afirmou.

Mas, segundo Marcelino Ntukpe, para desmantelar o poder judicial tem de se utilizar a via judicial, algo que considerou que “vai ser difícil”.

“Não vejo qual o magistrado que vá aceitar que os magistrados sejam ouvidos pelo Ministério Público”, comentou.

“Neste momento, há um sistema bem montado por parte do poder político para de facto atingir o Supremo Tribunal de Justiça”, afirmou.

interlusofona.info

COORDENADOR DO MADEM DENUNCIA “MANOBRAS” DO PAIGC PARA ADIAR A SESSÃO PARLAMENTAR DE SEGUNDA-FEIRA

O Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM), Braima Camará, denunciou que a bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) quer adiar a sessão parlamentar agendada para a próxima segunda-feira, 29 de junho.

Camará fez esta denúncia hoje, 26 de junho de 2020, durante a cerimónia de abertura da jornada parlamentar destinada aos seus deputados, na sede daquela formação política, de 26 e 27 do mês em curso. 

O líder do MADEM-G 15 informou que o grupo parlamentar do PAIGC terá endereçado uma carta, esta sexta-feira, ao presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, na qual solicita o adiamento da sessão marcada para a segunda-feira.

“O presidente do parlamento desta vez tem a última oportunidade na sua vida para provar ao mundo que está ao serviço da nação guineense e que ele é republicano e democrático. Muita gente diz-nos que a sessão de segunda-feira não terá lugar, porque o PAIGC não está interessado, não obstante ter participado em todas as reuniões das estruturas do parlamento que culminaram no agendamento da sessão parlamentar. Esta é uma sessão ordinária e que a luz das leis deve ser realizada, quer dizer com o governo ou não, esta sessão deve ser realizada”, assegurou.

Para o coordenador nacional do MADEM e deputado, não é justo que os parlamentares continuem a receber os seus salários regularmente para resolverem seus problemas, sem prestar serviço público para que foram eleitos. Lembrou que os deputados juraram defender a Constituição e as leis da República.

“Acredito que o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) é um homem de honra e assumirá a sua responsabilidade. Nesta legislatura não temos motivo para pronunciarmo-nos contra ele. Portantotemos que felicitá-lo pela sua coragem. Cipriano Cassamá é o presidente do parlamento da Guiné-Bissau e não do PAIGC, como o PAIGC sempre acha”, enfatizou.

O político mostrou-se surpreendido com a carta que o grupo parlamentar dos libertadores (PAIGC) terá endereçado ao presidente da ANP e qualifica o ato de uma “manobra maquiavélica” para adiar a sessão.

“Esta sessão vai ser realizada no Parlamento. Somos deputados da nação, vamos comparecer no parlamento na hora indicada na convocatória. Vamos estar no Parlamento para desempenharmos a nossa função com total responsabilidade e elevado sentido de patriotismo”, advertiu.

Por: Assana Sambú
Foto: A.S

Jornal Odemocrata

Chegada de Brigada médica Cubana a Guiné Bissau para ajudar no combate a Covid 19.



Covid-19. Cuba envia para a Guiné-Bissau 23 profissionais de saúde

O Governo da Guiné-Bissau recebeu hoje 23 profissionais de saúde cubanos que vão ajudar o país africano no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, que já infetou mais de 1.600 guineenses, incluindo 22 mortos, desde março.

Os especialistas cubanos, transportados por um avião fretado pelo Governo guineense à companhia açoriana SATA, foram recebidos no aeroporto internacional de Bissau pela Alta Comissária para a Luta Contra a covid-19, Magda Robalo, e pelo embaixador cubano em Bissau, Raul Silva.

Os oito médicos, 10 enfermeiras e enfermeiros intensivistas, dois técnicos de laboratório, um técnico em eletromedicina, um logístico e um chefe da equipa fazem parte da 36.ª brigada internacionalista cubana.

Segundo o embaixador de Cuba, Raul Silva, os especialistas cubanos, que vão juntar-se à brigada médica cubana destacada em Bissau, no âmbito da cooperação, "formarão uma grande família" ao lado dos colegas guineenses para "salvar vidas".

O embaixador cubano em Bissau defendeu que os membros da equipa chegada hoje à Guiné-Bissau "foram cuidadosamente selecionados" para trabalhar no âmbito do combate à covid-19.

"Estão aqui no cumprimento do dever sagrado de salvar vidas num país pobre, mas com um povo nobre e agradecido", disse Raul Silva.

A Alta Comissária para a Luta Contra a covid-19 e antiga ministra da Saúde guineense, Magda Robalo, referiu que a vinda da equipa médica cubana "é mais uma demonstração de solidariedade e cooperação" existentes entre a Guiné-Bissau e Cuba, "numa relação de longa data".

"Cuba sempre esteve ao lado da Guiné-Bissau, desde o período da luta pela independência até hoje. Não é de estranhar o envio de médicos cubanos para ajudar a Guiné-Bissau a combater a pandemia da covid-19", observou Magda Robalo.

A responsável guineense, que distribuiu ramos de flores a cada um dos 23 especialistas cubanos assim que saíram do avião, enalteceu a cooperação de Havana numa altura em que, disse, a pandemia da covid-19 se alastra no país.

"A Guiné-Bissau deve preparar-se para um aumento de casos e vítimas da covid-19", avisou Magda Robalo, frisando não estar a alarmar as pessoas, mas a alertar e consciencializar sobre os perigos.

Também presente no momento da chegada dos especialistas cubanos, o representante da Organização Mundial da Saúde Jean-Marie Kipela considerou que a Guiné-Bissau "precisa de esforços adicionais", nomeadamente de especialistas na área clínica da gestão da covid-19.

Kipela está convencido de que os cubanos vão ajudar e melhorar o trabalho que tem sido feito por técnicos guineenses e de outras nacionalidades que já estão no combate à doença, num país em que, disse, a maioria de pessoas infetadas são assintomáticas.

in LUSA

Jornadas parlamentaresdo MADEM-G15 26 a 27 de Junho de 2020




PAIGC não vai participar na sessão ordinária da ANP que arranca à 26-06-2020



Fonte: canaljovemgb