quinta-feira, 2 de setembro de 2021

GREVE - Transportes ficam encostados de 6 a 10 do corrente

 

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

A Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa recebeu em audiência, o Ministro da Educação que se fez acompanhar da delegação da Fundação Maarif, que assinou um Convénio com o Governo para a construção de um Complexo Escolar em Bissau.

Uma infra-estrutura de grande dimensão,  totalmente financiada pela Turquia, no quadro de boas relações de cooperação entre os dois países.


Por Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

DSP não é nenhum exemplo de democracia desta natureza ...O Democrata Osvaldo Osvaldo


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Se ele está em Lisboa por que precisa de uma autorização de Bissau? Ou quer outra vez o protagonismo como já nos habituou?

DSP deveria se envergonhar para começar, fiscalizar as eleições em São Tomé e Príncipe não é nada extraordinário! Mas vou aceitar para argumentar:

 Que moral DSP tem para comandar este processo de observação? A União Africana só pode estar a brincar com o povo africano! 

DSP não é nenhum exemplo de democracia desta natureza. Como é que um político que negou categoricamente e de maneira maldosa, refutou os resultados eleitorais vindos de um processo considerado transparente e justa, pela esta organização, ser chamado para chefiar uma missão onde o processo eleitoral do São Tomé e Príncipe é similar, ou seja, onde um dos candidatos fez exatamente o que DSP fez? Se não, planos de Guerra INCONCIENTES.

INCONGRUÊNCIAS DO DSP

Por bambaramdipadida.blogspot.com

Por que razão o DSP nunca se olha ao espelho?

O dito-cujo lançou hoje um convite à imprensa para esclarecer aquilo que chama de “mais um incidente” entre sua pessoa e o Governo da Guiné-Bissau, a ter lugar, amanhã, em Lisboa, no hotel Tivoli Oriente.

Alega ter sido anulado o convite e carta da missão e programa de trabalho, incluindo as audiências com os responsáveis políticos de São Tomé e Príncipe e os dois candidatos a II.ª Volta das eleições, enviados pela União Africana.

Pergunto: que exemplo de disciplina ou tolerância política tem para transmitir a esses dois candidatos santomenses - e aos políticos em África e no mundo - se o senhor DSP não passa de um intriguista viciado e perpétuo contestatário das últimas eleições presidenciais na Guiné-Bissau?

O mundo não dorme, camarada! O tal convite da UA só pode ter sido forjado pelos seus amigos. O Representante da UA em Bissau, Ovídio Pequeno, é um deles.



Saúde Pública - “94 por cento das crianças menores de cinco anos já tomaram medicamentos de prevenção contra paludismo”, diz Paulo Djata

Bissau, 02 set 21 (ANG) – O Coordenador do Programa Nacional de Luta contra Paludismo na Guiné-Bissau disse que 94 por cento das crianças menores de cinco anos já tomaram medicamentos preventivo  de paludismo nas regiões de Bafatá, Gabu, Bolama e Tombali.

Paulo Djata falava hoje  em entrevista exclusiva à ANG em jeito de balanço  da primeira fase da campanha de quimioprevenção sazonal de paludismo, que decorreu entre os dias 06 à 11 de agosto ultimo.

Afirmou que a distribuição de medicamentos de prevenção à infecção por paludismo nas regiões acima referidas irá contribuir na diminuição da taxa de prevalência de paludismo nas regiões de Bafatá, Gabu, Bolama e Tombali.

Sustentou  que no ano passado,   91.300 casos de paludismo entre adultos e crianças foram  registados nessas quatro regiões, dos quais 43.533  são da região de Gabu, 33.400 da região de Bafatá, 12.769 à Tombali e 1.598 casos de Bolama.

Disse que a quimioprevenção é uma estratégia que está a ser usada nas regiões de Bafatá, Gabu, Bolama e Tombali, por ser “altamente eficaz” para a prevenção de paludismo, em áreas onde o fardo da doença é elevado e a transmissão ocorre sobretudo na época chuvosa.

O coordenador do Programa de Luta contra o Paludismo acrescentou que é implicada a administração de regime de tratamento mensais de sulfadosina-pirinetamia e amodiaquina, durante o pico de transmissão, aos grupos da população de maior risco, neste caso, as crianças menores de cinco anos.

“Nessa primeira fase conseguimos atingir 94 por cento dessas crianças nas regiões abrangidas na campanha, nomeadamente região de Bafatá, Bolama, Gabu e Tombali”, revelou Paulo Djata.

Por isso, considerou de positivo a primeira fase do processo, adiantando que  a segunda fase  está prevista para começar no próximo dia 06 de setembro e terminar no dia 12 do mesmo mês.

Segundo Paulo Djata, a segunda fase será antecidida de uma acção de formação para o  reforço das capacidades dos técnicos, no domínio de introdução de dados via tablet e sobre a administração de medicamentos.

Bafatá conta com 2.130 crianças,  Bolama-120, Gabu-3.390 e Tombali-1.380 crianças para um total de 6900 crianças que deviriam ser atingidos.

Enalteceu a colaboração da população das regiões abrangidas pela campanha.

Lamentou  a insuficiência da campanha de sensibilização junto da população, apesar de recorrer aos meios de comunicação social para o efeito.

Segundo Paulo Djata era necessário mais meios financeiros para permitir a criação de um grupo responsável para a sensibilização populacional em risco durante os quatro meses de campanha.

Prespectiva-se atingir 18.059 crianças de três à 11 meses e 80.061  meninos de 12 à 59 meses ou seja crianças de zero à quarto anos, nas quatro regiões  acima referidas.

ANG/LPG/ÂC//SG

Qual é a mensagem da coligação eleitoral nas próximas eleições legislativas para o povo Soberano!!? ...O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Dizer ou afirmar que o país está bem, essas grandes besteiras e demais a mais saídos da boca daqueles que não têm nada na cabeça e, ainda afirmam ser ativistas. O que está acontecer é um crime! Pois bem, repare que, foi palhaçada de todos os tempos, um cidadão atento, de viva voz afirmar que, Guiné-Bissau merece este governo! Essa aberração não tem preço. Porque 

essas são matérias suficientes para um impeachment deste Governo ou seja um processo judicial para a sua destituição democrática da Primatura da Guiné-Bissau! Qual é a mensagem da coligação eleitoral nas próximas eleições legislativas para o povo Soberano!!?

Afirma o Democrata em ação.

DSP convida os órgãos de comunicação a uma roda de imprensa a ter lugar no hotel Tivoli Oriente, amanhã (sexta-feira, 3 de Setembro) às 10h da manhã.

O Governo - eleito sem voto - da Guiné-Bissau anulou a missão de Domingos Simōes Pereira, Presidente do PAIGC e ex-PM, às eleições de STP.

Convidado pela União Africana, como tem acontecido com vários ex chefes de governo, e já com tudo estabelecido, convite, carta de missão e programa de trabalho, incluindo as audiências com os responsáveis políticos de STP e os dois candidatos à segunda volta, o governo de Nuno Gomes Nabian, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, manifesta sua oposição à essa designação e pressiona a UA a anular o convite e a missão, que devia chegar amanhã à capital santomense. Para expor e esclarecer os contornos e implicações de mais este incidente, DSP convida os órgãos de comunicação a uma roda de imprensa a ter lugar no hotel Tivoli Oriente, amanhã (sexta-feira, 3 de Setembro) às 10h da manhã.

Veja Também:

Denúncia DSP

ditaduraeconsenso.blogspot.com

Leia Também:



O antigo primeiro-ministro guineense Domingos Simões Pereira disse hoje à Lusa que foi impedido pelo Governo da Guiné-Bissau de chefiar a missão de observação eleitoral da União Africana em São Tomé e Príncipe.

Numa nota enviada à Lusa, Simões Pereira, que se encontra temporariamente em Lisboa, indicou que, após ter sido formalmente convidado pela União Africana e de ter dado a sua anuência, recebeu, na quarta-feira, uma comunicação daquela organização em como já não seria possível a missão.

"No passado dia 24 de agosto, recebi por via telefónica, uma notificação de um alto responsável da União Africana, da intenção dessa organização em me convidar para chefiar a missão de observação à segunda volta das eleições em São Tomé e Príncipe. Este responsável enfatizava o facto de se tratar de um princípio observado pela organização, de envolver ex-chefes de Governo em missões dessa natureza", precisou, na nota.

Sem citar nomes, Domingos Simões Pereira afirmou, no entanto, que após trocas de correspondências e com o itinerário de viagem acertados, recebeu uma comunicação da União Africana a abortar a missão.

"Quando tudo estava acertado para a partida a São Tomé nesta sexta-feira, eis que, pelas 23:40 horas (de quarta-feira) vem uma nota indicar que as autoridades guineenses exprimiram reticências à minha designação para conduzir a missão de observação da UA à República de São Tomé e Príncipe. Subsequentemente, a UA decidiu anular o convite e a minha designação", enfatizou Simões Pereira.

Para o político guineense, o ocorrido revela as fragilidades da União Africana e também das atuais autoridades do país.

"O caráter antidemocrático e de absoluta ignorância às leis por parte do atual Governo na República da Guiné-Bissau e a vulnerabilidade das organizações regionais de África, ao permitirem esse nível de promiscuidade e condicionamento das suas ações", ficaram expostas nesta situação, realçou Pereira.

O político guineense sublinhou que tem sido prática corrente da chamada "dita oposição" participar em missões desta natureza, para desta forma dar um indicador de abertura e transparência que possam credibilizar o processo eleitoral.

A Lusa pediu e aguarda por uma reação ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau.

São Tomé e Príncipe realiza no domingo a segunda volta das eleições presidenciais, disputada entre Carlos Vila Nova, apoiado pela Ação Democrática Independente (ADI, oposição), e Guilherme Posser da Costa, apoiado pelo Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe -- Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) e pela coligação PCD-MDFM-UDD, que suporta o Governo.

Conferência de Imprensa do Grupo Parlamentar do PAIGC mais os deputados da APU e da UM para tornar público a sua posição face à gestão dos fundos alocados ao Estado da Guiné-Bissau, no âmbito da prevenção e do combate à Pandemia da COVID-19.

Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau 

Leia Também:

Deputados  consideram de “irresponsável e criminosa” a forma como “atual regime” gere os fundos da pandemia


Bissau, 02 Set 21 (ANG) – Os deputados pertencentes ao grupo parlamentar de Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Assembleia do Povo Unido - Partido Democratico da Guiné-Bissau (APU PDGB) e da União para Mudança (UM), consideram de “irresponsável e criminosa” a forma como o “regime atual” está gerindo os fundos da pandemia no país.

A revelação foi feita hoje em conferência de imprensa, pelo vice-líder da Bancada Parlamentar do PAIGC, Wasna Papai Danfa, na presença de deputado de APU-PDGB, Marciano Indi, e de alguns dirigentes politicos.

De acordo com este deputado , os governos, a nível mundial, estão a usar recursos adicionais mobilizados para reforçar os seus sistema de saúde, apoiar  empresas com vista a preservação de empregos e contrariar a tendência do aumento da pobreza, mas,  na Guiné-Bissau, o executivo usa esses recursos para financiar viagens e pagar subsídios despendiosos aos titulares de orgãos da sobrania.

Este dirigente politico apelou ao Governo a usar parte dos 21 mil milhões de francos CFA provenientes  dos Direitos Especiais de Saque (DES), para compensar as perdas de rendimentos das populações mais vulneráveis, sobretudo das mulheres vendedeiras prejudicadas pelas medidas duras de restrições, com o risco de real pobreza e de fome no seio de suas familias.

Ainda solicitou em nome da sua bancada parlamentar, a criação de uma comissão parlamentar para acompanhamento da utilização dos 21 mil milhões de francos CFA recebidos pelo governo no quadro da emissão dos DES doados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Papai Danfa referiu que desde 2019, no início da pandemia, os organismos internacionais se  engajaram no financiamento de países como a Guiné-Bissau, para mitigar a Covid-19, acrescentando que, a título de exemplo, em março de 2020 o país beneficiou de 15 mil milhões de francos cfa, doados pelo Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD).

Acusa o Governo guineense de ter contraído “dívidas avultadas” no valor de 100 mil milhões de francos CFA com o objetivo de mitigar a pandemia da Covid-19.

Quanto as restrições em vigor no país, Danfa considerou de violações os sucessivos estados de emergências e de calamidade, com fortes restrições das liberdades fundamentais dos cidadãos e critica que  foram adotados sem autorização do Parlamento, conforme prevê a Constituição da República.

“Verificam-se constantes agressões e espancamentos de pessoas indefesas por supostas medidas restritivas”, disse Danfa.

ANG /CP/ÂC//SG

Dificuldades de acesso à centro de Cidade

 

 Rádio Jovem Bissau 

O Grupo Parlamentar do PAIGC mais os Deputados da APU e a UM têm a honra de convidar o vosso Órgão de Informação para cobertura da Conferência de Imprensa desta estrutura de fiscalização da acção governativa, a ter lugar esta manhã, Quinta-feira, pelas 09H30 na Sala da Comissão Permanente da ANP.

 PAIGC GRUPO PARLAMENTAR

 CONVITE

O Grupo Parlamentar  do PAIGC mais os Deputados da APU e a UM têm  a honra de convidar o vosso Órgão de Informação  para cobertura da Conferência de Imprensa desta estrutura de fiscalização da acção governativa, a ter lugar esta  manhã, Quinta-feira, pelas 09H30 na Sala da Comissão  Permanente da ANP.

A Conferencia de Imprensa visa tornar público a posição do Grupo Parlamentar do PAIGC e dos Deputados da APU  e da UM face a gestão dos fundos alocados ao Estado da  Guiné-Bissau, no âmbito da prevenção e do Combate à Pandemia da COVID-19.

A vossa participação é indispensável para a difusão do evento. 

Cordialmente, 

Bissau,  2 de Setemnro de 2021

Muniro Conté 

Secretário para a Comunicação e Informação do PAIGC

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Very sad truth!

Source: Barr Julius Osifo

Cientistas identificam sete fármacos com potencial para tratar Covid-19

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  02/09/21 

Investigadores brasileiros descobriram que certos medicamentos utilizados para tratar asma, enxaquecas ou antibióticos, apresentaram resultados promissores quando submetidos a análises computacionais e serão agora testados in vitro.

O estudo publicado no Journal of Biomolecular Structure and Dynamics e citado pela CNN, descobriu sete fármacos com potencial de bloquear a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. 

A pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), usou uma técnica computacional denominada de reposicionamento de fármacos, que selecionou mais de 11 mil medicamentos e detetou os sete com a maior capacidade de bloquear a replicação do SARS-CoV-2 em células infetadas.

Os investigadores querem agora testar a sua eficácia in vitro e posteriormente em ensaios clínicos em seres humanos.

De acordo com Cristiane Guzzo, professora do ICB da USP e coordenadora do estudo, os sete fármacos já são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, facto que pode otimizar o avanço da pesquisa para a realização de ensaios clínicos. 

"A estratégia de usar estes fármacos é porque já são moléculas aprovadas e utilizadas no mercado, e isso facilita para conseguir a utilização imediata, já que todo o processo de validação, de toxicidade e efeitos colaterais está estabelecido", explicou Guzzo à CNN.

Anacleto Silva de Souza, físico biomolecular e pós-doutorado do ICB, autor do estudo, disse por sua vez: "desenvolvemos três modelos matemáticos pelos quais classificamos os fármacos e selecionamos os mais promissores, que representaram melhor afinidade para predileção". 

Entre os 11 mil fármacos presentes no banco de dados de medicamentos DrugBank, 2.500 foram desconsiderados. Dos 8.500 restantes, 14 medicamentos para tratamento de enxaqueca, doenças respiratórias, ação antimicrobiana e produtos naturais foram selecionados para simulação computacional até se chegar aos que registaram uma compatibilidade mais elevada em impedir a disseminação do coronavírus, mencionou o físico. 

Eis segundo os cientistas, a lista de medicamentos com potencial para tratar a Covid-19:

. Hexassacarídeo derivado de acarbose (produto natural);

. Angiotensinamida (vasoconstritor);

. Dihidroestreptomicina (antibiótico);

. Enviomicina (antibiótico);

. Fenoterol (bromidrato de Fenoterol é indicado para o tratamento sintomático da crise aguda de asma e bronquite obstrutiva crônica);

. Naratriptano (usado no tratamento agudo de crises de enxaqueca);

. Viomicina (antibiótico).