sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

EUA: Aluno de seis anos dispara contra professora em escola na Virgínia... Professora encontra-se em estado crítico. Rapaz está sob custódia policial.

© iStock

Notícias ao Minuto  06/01/23 

Uma criança, de apenas seis anos, encontra-se sob custódia policial, depois de balear uma professora, esta sexta-feira, na Richneck Elementary School, em Newport News, na Virgínia, Estados Unidos.

A informação foi confirmada pelo chefe da polícia de Newport News, Steve Drew, que, em conferência de imprensa, indicou que se trata de um aluno. 

O responsável explicou ainda que a vítima tem 30 anos e foi baleada dentro da sala de aula.

"Não foi um tiro acidental", disse, segundo cita a CNN, explicando que houve uma discussão entre o aluno e a professora, que corre risco de vida, antes do incidente. 

Na segunda-feira, a Richneck Elementary School vai estar fechada.

"Marcelo deve ter entrado para o Guinness como o Presidente que mais rapidamente demitiu três governantes" ...Mafalda Anjos

A comentadora da CNN Portugal Mafalda Anjos destaca a mudança de postura de Marcelo Rebelo de Sousa face ao Governo, e afirma que o "Presidente da República que temos hoje é substancialmente diferente do Presidente que tínhamos há um mês".

Por cnnportugal.iol.pt

PGR são-tomense diz que investigação a ataque decorre a "bom ritmo"

© Lusa

POR LUSA  06/01/23 

O procurador-geral da República são-tomense disse hoje que decorrem "em muito bom ritmo" as investigações ao ataque ao quartel militar que resultou na morte de quatro pessoas em 25 de novembro, investigações que têm "ajuda fundamental" de Portugal.

"A investigação está em muito bom ritmo, pese embora estejamos em férias judiciais" disse Kelve Nobre de Carvalho, quando questionado pelos jornalistas, após encontro com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada.

O procurador-geral da República destacou que "a parte da cooperação judiciária [com Portugal] tem feito tudo aquilo que é necessário na recolha da prova" e, neste momento, as digligências de investigação estão em "muito bom ritmo para o despacho final, seja ele qual for".

Kelve Nobre de Carvalho realçou que, de acordo com a lei são-tomense, o Ministério Público tem três meses para concluir as investigações, mas as mesmas poderão ser concluídas antes desse prazo.

"Neste momento nós tivemos uma ajuda cabal e fundamental da cooperação judiciária portuguesa que desembarcou em São Tomé com seis policias peritos e com equipamentos suficientes para a boa recolha da prova", sublinhou o procurador-geral são-tomense, destacando também "boa cooperação interna" de todos os órgãos e instituições de São Tomé e Príncipe que têm respondido as solicitações da PGR "em devido tempo e tudo isso tem ajudado para que o 'timing' da investigação seja respeitado e cumprido".

Numa nota de imprensa divulgada em dezembro, o Ministério Público anunciou que tinham sido detidas 17 pessoas, das quais nove ficaram em prisão preventiva, no âmbito das investigações ao ataque ao quartel militar.

Por outro lado, seis militares são-tomenses foram colocados em prisão preventiva por suspeita de tortura e homicídio, sob custódia militar, de quatro homens alegadamente envolvidos no assalto ao quartel-general das Forças Armadas, em 25 de novembro, disse à Lusa fonte judicial.

Os homens são suspeitos da prática de tortura e homicídio de três assaltantes e de Arlécio Costa, um ex-combatente do 'batalhão Búfalo', que foi alegadamente identificado como mandante do ataque e que foi detido posteriormente pelos militares e levado para o quartel.

Os quatro detidos foram sujeitos a maus-tratos, já depois de o ataque ao quartel ter sido dado como "neutralizado", tendo circulado vídeos e fotografias nas redes sociais que mostravam os homens com marcas de agressão e com as mãos amarradas atrás das costas.

Numa nota divulgada em dezembro, o Ministério Público (MP), recordou que instaurou no próprio dia dos acontecimentos - e "independentemente de outras queixas anunciadas posteriormente" - dois processos de instrução preparatória: "Um com o objetivo de investigar os acontecimentos relativos ao assalto ao quartel e outro com a finalidade de investigar as mortes ocorridas no interior das instalações militares".

Até a data tinham sido "realizadas uma média de 35 interrogatórios e inquirições, quatro autópsias, nove exames médicos", além de perícias como "seis buscas e apreensão e cinco inspeções aos locais, entre outras perícias forenses e digitais".

A PGR de São Tomé e Príncipe pediu a "vinda urgente de um magistrado sénior cooperante para reforçar a equipa da investigação", acrescenta a nota.

"A complexidade e a gravidade dos factos ocorridos exigem uma estratégia processual com especial preocupação na obtenção de provas seguras e admissíveis nas fases seguintes do processo, nomeadamente na fase do julgamento, que permitam um cabal apuramento da verdade dos factos e dos seus autores", salienta ainda o MP.

O MP destacou ainda que "neste, como em todos os processos", pauta a sua ação "pelo respeito pela legalidade, pela autonomia e independência, de acordo com a Constituição e os princípios do Estado de Direito".

Reino Unido. Atira cigarro pela janela do carro e leva multa de 1.700€

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  06/01/23 

Uma mulher foi multada em mais de 1.700 euros por atirar um cigarro pela janela do seu carro, em Barking e Dagenham, Londres, no Reino Unido.

Ao ver a condutora a cometer o delito, a polícia tomou nota da matrícula e identificou Maurine Bateesa como proprietária do carro.

A mulher foi contactada, mas recusou fornecer os dados de quem estava a conduzir o carro naquele preciso momento, reporta o jornal Metro.

A mesma publicação conta que a mulher foi notificada com a acusação, recebeu uma carta, mas tudo sem resposta, até o caso ser encaminhado para tribunal.

A sua ausência no Tribunal de Magistrados de Barkingside levou-a a ser condenada a uma multa de 1.500 libras (1.704 euros), que foi obrigada a pagar.

O vereador da região de Barking e Dagenham, Syed Ghan, citado pelo jornal britânico, afirmou que "é um ato criminoso e não vamos tolerar que as pessoas tratem o nosso bairro como um depósito de lixo".

Guterres alerta para mundo a caminhar para "beco sem saída"

© Lusa

POR LUSA  06/01/23 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou hoje em Lisboa para o retrocesso dos direitos humanos e para o "beco sem saída", de que o mundo se aproxima, com o aumento de conflitos, ditaduras, opressão e desigualdades.

O líder da ONU falava hoje ao fim da tarde na Conferência Expresso 50 Anos "Deixar o Mundo Melhor", que assinala o aniversário da fundação do semanário.

Perante o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o antigo chefe de Estado Ramalho Eanes e o fundador do jornal e ex-primeiro-ministro, Francisco Pinto Balsemão, Guterres estabeleceu uma comparação entre o papel do Expresso na saída de Portugal do "beco" em que se encontrava antes do 25 Abril, e a relevância da liberdade imprensa, que considera que hoje se encontra ameaçada.

O antigo primeiro-ministro português aproveitou para recordar outra efeméride, os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e elencar regressões em vastas áreas.

"Olhando para o que são hoje os direitos humanos numa perspetiva mais ampla dos nossos tempos, é evidente que é a negação e o retrocesso desses direitos que em larga medida constituem o beco para o qual o mundo se foi empurrando a si próprio", declarou.

Referindo-se à liberdade de imprensa, Guterres salientou que esta é essencial, e insistiu na ideia de um "beco sem saída", em que "muitos dirigentes políticos pensam que a maneira de encontrar uma saída para o beco é cavando-o e, quando mais cavam, mais se afundam e, quando mais se afundam mais cavam".

Por isso, defende que a atualidade exige "transformações tão radicais como aquelas que ocorreram no 25 de Abril, para que o mundo possa sair do beco".

O secretário-geral das Nações Unidas disse, aliás, não ser defensor da revisão da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por estar convencido que "acabaríamos com um texto muito pior do que hoje temos".


Leia Também: Bombardeamentos prosseguem apesar da trégua anunciada por Moscovo

Leia Também: EUA autorizam novo pacote militar de mais de três mil milhões de dólares

Leia Também: Ucrânia diz que Rússia se prepara para mobilizar mais 500 mil recrutas

Acidente Av. Combatentes da Liberdade da Pátria mata duas pessoas. O carro de transporte-misto em plena circulação os travões deixaram de funcionar no mercado improvisado junto do Petromar no Bairro de Penha. Pela delicadeza, a Tv_Voz do Povo sensurou algumas imagens. _DESCULPAS_

Radio Voz Do Povo

*PRESIDENTE DA REPÚBLICA GRADUA MAIS CINCO OFICIAIS-GENERAIS*

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Úmaro Sissoco, graduou nos postos para os quais foram promovidos pela Decisão N°01/2023 do Conselho Superior da Defesa Nacional, em conformidade com o disposto no nº 01 do Artigo 34º da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas - Lei n° 11/2011.

A cerimónia que teve lugar no Salão Nobre do Palácio da República, decorreu na presença do Senhor Marciano Silva Barbeiro, Ministro de Estado da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria, d9 Senhor General Biagué Nan Tam, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, bem como as Chefias dosp Estados-Maiores dos diferentes ramos das Forças Armadas.

Encontravam-se igualmente presentes os Membros do Gabinete de Sua Excelência Senhor Presidente da República, bem como outras individualidades convidadas à assistirem a este acto no qual foram graduados os seguintes oficiais generais:

1. *Brigadeiro- General Quintino Quadé* , Presidente do Tribunal Militar Superior, promovido ao posto de *Major-General* ;

2. *_Coronel Mama Djaquite,* Inspector-geral do Ministério da Defesa Nacional, promovido ao posto de⁸ *Brigadeiro-General* ;

3. *Coronel Luís Amílcar Freire* , Presidente do Tribunal Militar Regional de Bissau, promovido ao posto de *Brigadeiro-General*; 

4. *Capitão de Fragata, Quinhin Nantote* , Chefe de Divisão da Saúde do EMGFA, promovido ao posto de *Comodoro Brigadeiro-General;* 

5. *Coronel Vasco Alaghate Na Dae* , Chefe da Direcção de Transmissões do EMGFA, promovido ao posto de *Brigadeiro-General*

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

UCRÂNIA/RÚSSIA: Violação de cessar-fogo? Rússia diz que só responde a ataques ucranianos

© Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA  06/01/23 

O Ministério da Defesa russo declarou hoje que as suas tropas apenas estão a responder aos ataques ucranianos após a entrada em vigor do cessar-fogo unilateral de 36 horas decretado pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

"Apesar de as tropas russas estarem a observar o cessar-fogo desde as 12:00 [locais, 09:00 em Lisboa], o regime de Kiev continuou a atacar populações e posições de tropas russas com artilharia", disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, tenente general Igor Konashenkov, citado pela agência oficial TASS.

Konashenkov especificou que, a partir de um local próximo da cidade de Novopavlivka, na região de Zaporijia, no sul da Ucrânia, as forças ucranianas realizaram oito ataques com fogo de artilharia e outros três na região de Lugansk.

"Com o fogo de resposta, as tropas russas esmagaram as posições das Forças Armadas ucranianas de onde os ataques foram lançados", disse Konashenkov.

Segundo o Kremlin, a decisão de Putin de declarar um cessar-fogo unilateral foi tomada em resposta ao apelo do Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo, com o objetivo de se poder celebrar sábado o Natal ortodoxo.

Quinta-feira à noite, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de tentar "usar o Natal como disfarce" para deter o avanço do Exército ucraniano e reagrupar as suas tropas.

O exército russo já tinha reivindicado hoje estar a respeitar o cessar-fogo unilateral de dois dias decretado por Moscovo acusando, porém, Kiev de continuar com os bombardeamentos.

"Apesar da observância do regime de cessar-fogo pelas tropas russas [...] as autoridades de Kiev continuam a bombardear cidades e posições russas", indicou o Ministério da Defesa russo no habitual relatório diário.

No entanto, em Bakhmout, epicentro dos combates no leste da Ucrânia, os duelos de artilharia não pararam, apesar da entrada em vigor de um cessar-fogo unilateral decretado pela Rússia por ocasião do Natal ortodoxo.

Os jornalistas da agência noticiosa France-Presse (AFP) ouviram disparos, mas com uma menor intensidade do que nos dias anteriores, dos lados ucraniano e russo após o início do cessar-fogo nesta cidade, em que as ruas estão em grande parte destruídas e desertas, 

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou Putin de "usar o Natal como disfarce" para impedir o avanço das forças ucranianas no Donbass, aproveitando para aproximar equipamentos e munições das suas posições.

"Querem usar o Natal como disfarce para deter, pelo menos brevemente, o avanço dos nossos homens em Donbass e trazer equipamentos, munições e militares para mais perto das nossas posições", afirmou.

A ofensiva militar russa foi lançada a 24 de fevereiro do ano passado para, segundo Putin, "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.919 civis mortos e 11.075 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


CASO MBATONHA_ Ministro do Ambiente e Biodiversidade_ Ministro das Obras Públicas, Habitação Urbanismo_ Câmara Municipal de Bissau reagem.

Radio Voz Do Povo 

Conferência de imprensa de membros da Comissão permanente da ANP.

Radio TV Bantaba

GUERRA NA UCRÂNIA: Kremlin acusa Ucrânia de atacar Donetsk durante cessar-fogo russo

© Reuters

POR LUSA  06/01/23 

As autoridades russas acusaram esta sexta-feira a Ucrânia de ter atacado a cidade de Donetsk durante o cessar-fogo unilateral decretado pelo Presidente russo por ocasião do Natal ortodoxo, que começou às 9h00 de Lisboa.

O Centro Conjunto de Controlo e Coordenação de Assuntos Relacionados com Crimes de Guerra da Ucrânia (JCCC) referiu, numa mensagem divulgada na rede Telegram, que o ataque à cidade sob controlo russo foi realizado com artilharia e acrescentou que "foram disparados seis projéteis de 155 milímetros", mas não avançou informações sobre possíveis vítimas.

Solicitado pelo patriarca da igreja ortodoxa russa, Cirilo, o cessar-fogo unilateral, decretado por Vladimir Putin e rejeitado pela Ucrânia, entrou em vigor às 12:00 locais (09:00 em Lisboa).

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou Putin de "usar o Natal como disfarce" para impedir o avanço das forças ucranianas no Donbass aproveitando para aproximar equipamentos e munições das suas posições.

"Querem usar o Natal como disfarce para deter, pelo menos brevemente, o avanço dos nossos homens em Donbass e trazer equipamentos, munições e militares para mais perto das nossas posições", afirmou.

A ofensiva militar russa foi lançada a 24 de fevereiro do ano passado para, segundo Vladimir Putin, "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.919 civis mortos e 11.075 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Medvedev - Cessar-fogo? "Palhaços ucranianos" rejeitaram "misericórdia cristã"

"Putin vai morrer em breve" é propaganda ou informação de espiões? "Ainda vamos ouvir que os russos bebem o sangue dos ucranianos"

Vladimir Putin (Mikhail Klimentyev, Sputnik, Kremlin Pool Photo via AP)

Por cnnportugal.iol.pt

A ser verdade, a informação pode ter chegado à Ucrânia através de "agentes infiltrados". Mas os analistas consideram que esta declaração mais não é do que "propaganda"

Muito se tem especulado nos últimos meses sobre o estado de saúde de Vladimir Putin, havendo mesmo quem justifique a invasão russa da Ucrânia como o seu último objetivo a cumprir. Desta vez, foi a Ucrânia a adensar o mistério em torno do presidente russo, com o chefe dos serviços secretos militares, Kyrylo Budanov, a afirmar que Putin luta contra um cancro há muito tempo e que irá morrer "em breve".

Os analistas políticos e militares não têm dúvidas de que esta declaração mais não é do que "propaganda" que tem como propósito "fragilizar" a imagem de Vladimir Putin e, como consequência, o regime russo. 

"É uma narrativa para nos ir entretendo. Há aqui uma intenção de desumanizar a outra parte com coisas que sabem que são mentira. Nós podemos não ter nenhuma simpatia pelo sr. Putin, mas é preciso ter rigor", defende o major-general Agostinho Costa.

Azeredo Lopes também acredita que esta declaração não passa de "propaganda" para atingir "a dimensão carismática de Putin": "Goste-se ou não dele, é um líder que não deixa ninguém indiferente."

"Putin cultivou sempre uma imagem de força absoluta, todos já vimos as imagens dele em tronco nu em cima de um cavalo, como especialista de artes marciais, etc. No leste da Europa, tudo isso é uma representação de virilidade, de poder", sustenta o comentador da CNN Portugal.

Putin passeia de cavalo em tronco nu durante umas férias na Sibéria em 2009 (Alexei Druzhinin/AP)  

Daí que declarações como estas que põem em causa a saúde e capacidade de Vladimir Putin sejam "tremendas do ponto de vista psicológico" para o próprio chefe de Estado, tornando-o "enfraquecido", e, por consequência, fragilizam o próprio poder russo.

Informação pode ter chegado por "agentes disfarçados"

Também o major-general Isidro de Morais Pereira desvaloriza estas afirmações, mas não exclui a hipótese de essa informação ter chegado à Ucrânia através da "human intelligence", isto é, "agentes disfarçados".

O especialista militar confirma que os serviços secretos militares ucranianos têm meios que lhes permitem ter acesso a essa informação, mas que há formas menos arriscadas de aceder a este tipo de dados confidenciais. "Num mundo cada vez mais tecnológico, há muita informação que é obtida através da escuta de comunicações no ciberespaço e também da chamada 'imagery intelligence', através dos satélites. É sabido que os EUA têm uma rede de satélite que consegue identificar pessoas pelo rosto no meio da multidão. O nível de resolução das câmaras que estão acopladas a esse tipo de satélite é extraordinário. Portanto, muita informação chega por aí", explica. 

Mas este avanço tecnológico não substituiu "as formas mais tradicionais de obter informação" dos serviços secretos, nomeadamente os agentes infiltrados ou "human intelligence". "Continua a ser uma doutrina e é, aliás, muito usada pelo MI5 [serviço de inteligência britânico]", destaca, assinalando esta opção como a mais provável no caso.

O major-general sublinha, por isso, que há duas hipóteses para esta informação ter vindo a público: "Ou isto foi uma jogada de propaganda, uma operação psicológica para atingir o próprio Putin, ou, a ser verdade, a fonte próxima a que Budanov atribuiu a informação são agentes infiltrados que eles têm na Rússia." Isidro de Morais Pereira sublinha mesmo que ucranianos e russos são muito parecidos, pelo que "os russos não conseguem perceber quem é quem".

Por sua vez, o major-general Agostinho Costa argumenta que "a Ucrânia é assessorada pelos serviços secretos britânicos", uma vez que "o estilo" de informação "é o mesmo".

"Ainda vão dizer o mesmo que os ingleses disseram em relação aos kosovares: que os soldados sérvios bebiam o sangue dos kosovares. Dentro de algum tempo, vamos ouvir que os russos bebem o sangue dos ucranianos", diz o especialista, referindo-se à tensão entre o Kosovo e a Sérvia, que esta última nunca reconheceu a secessão unilateral do primeiro declarada há mais de 18 anos.

Os rumores de uma possível doença de Vladimir Putin surgiram ainda antes da invasão da Ucrânia, no início da pandemia de covid-19, quando o presidente russo deixou de fazer tantas aparições em público. Mas a verdade é que ainda no mês passado o chefe de Estado russo visitou a Bielorrússia pela primeira desde o início da guerra para se encontrar com Alexander Lukashenko

Alexander Lukashenko e Vladimir Putin reúnem-se em Minsk (Andrey Stasevich/AP)

Apesar dos rumores que têm surgido nos últimos meses, tanto o Kremlin como os Estados Unidos já vieram a público negar que Putin esteja com qualquer problema de saúde. Em maio do ano passado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Sergey Lavrov, negou os rumores que surgiram na altura, também na sequência de uma entrevista de Kyrylo Budanov à Sky News, na qual o chefe da inteligência ucraniana adiantou que Putin estava "numa condição física e psicológica muito má". 

Na mesma altura, o diretor da CIA também veio a público garantir que o presidente da Rússia até está “saudável demais”, contrariando assim a informação avançada num relatório norte-americano, que relatava tratamentos em abril de 2022.

Caso Bolom Conté: Supremo Tribunal da Justiça “reativa o processo” contra PAIGC.

Por: Radio TV Bantaba  Janeiro 6, 2023

Pouco mais de um mês, após o Xº Congresso Ordinário do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, realizado sob decisão judicial, que deu improcedente o recurso interposto por [ militante] Bolom Conté, a Câmera Cível do Supremo Tribunal da Justiça da Guiné-Bissau “ reativou o processo” contra os libertadores.

No Despacho do Supremo Tribunal da Justiça a posse da Rádio TV Bantaba com a data de 3 de janeiro, a corte suprema guineense entendeu que “ o Venerando Juíz que o no aludido requerimento, apenas consta o pedido de interposição de recurso de agravo, sem especificar o fundamento da mesma”.

“ Não obstante o Art. 687º só exigir, normalmente para interposição do recurso, que se exprima a vontade de recorrer e se indique a espécie de recurso interposto, estando a causa dentro de alçada de juíz o requerimento da interposição terá de ser indeferido se não vier fundados daqueles excepções, por aplicação direta do que perceitua o nº 1 do Art. 687º”, Lê-se no Despacho do STJ.

No mesmo Despacho, a corte suprema disse que “ andou mal o Juíz, porquanto a reclamação entrou em tempo legal prevista na lei, o recorrente tem a legitimidade para o fazer e o valor da causa é superior a alçada do Tribunal requerido (…) portanto, não devia ter indeferido o recurso “.

“ Nestes e pelo exposto, tendo em atenção as reclamações expandidas e o quadro legal aplicável, julga-se procedente a reclamação apresentada, devendo, no entanto, a questão ser submetida apreciação do relator do Tribunal Superior a quem couber a decisão dos autos principais “, decidiu a Câmera Cível do STJ guineense.


UCRÂNIA/RÚSSIA: Tréguas? Kyiv convida Rússia a recordar ataques "sangrentos" de Ano Novo

© Getty Images

Notícias ao Minuto  06/01/23 

Antes, Podolyak referiu que "a Ucrânia não ataca territórios estrangeiros e não mata civis", ao contrário do regime de Moscovo, e que "destrói apenas os membros do exército que ocupa o seu território".

Depois de classificar o pedido de cessar-fogo do presidente russo, Vladimir Putin, como uma "hipocrisia", o conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, propôs que as tréguas pelo Natal ortodoxo sejam discutidas "sob o uivo de mísseis e drones a voar para matar ucranianos", recordando os ataques levados a cabo pelo regime de Moscovo tanto a 25 de dezembro, como na noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro.

"Se calhar os russos não percebem linguagem humana. Proponho que Putin/Gundyaev [patriarca Kirill]/outros regressem ao dia 25 de dezembro ou à noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro e, sob o uivo de mísseis e drones a voar para matar ucranianos, discutam as 'tréguas de Natal'. No cenário sangrento tão querido aos seus corações", escreveu, na rede social Twitter.

Antes, Podolyak recorreu à mesma plataforma para apontar que “a Ucrânia não ataca territórios estrangeiros e não mata civis”, ao contrário do regime de Moscovo, e que “destrói apenas os membros do exército que ocupa o seu território”.

“A Federação Russa tem de deixar os territórios ocupados – só aí é que teremos umas ‘tréguas temporárias’. Mantenham a hipocrisia para vocês mesmos”, atirou.

De notar que o responsável se referia ao pedido por parte do líder da Igreja Ortodoxa Russa de um cessar-fogo entre o meio-dia de 6 de janeiro e a meia-noite de 7 de janeiro, “para que a população ortodoxa possa ir à missa na véspera de Natal e no dia do nascimento de Jesus Cristo”.

Este apelo foi acedido pelo chefe de Estado russo, na quinta-feira, perante uma onda de desconfiança e acusações por parte de Kyiv e dos aliados ocidentais de que tudo não passaria de uma “hipocrisia”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, inclusivamente, que a Rússia pretende “usar o Natal como disfarce para parar, pelo menos temporariamente, o avanço dos combatentes [ucranianos] no Donbass e trazer equipamentos, munições e homens mobilizados para mais perto das [suas] posições".

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo dados os mais recentes da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram 6.919 civis desde o início da guerra e 11.075 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Cessar-fogo tem como objetivo "prejudicar a reputação da Ucrânia"

EUA. Republicanos continuam sem líder na Câmara dos Representantes

© Reuters

POR LUSA  06/01/23 

O candidato republicano à liderança da Câmara dos Representantes dos EUA Kevin McCarthy falhou pela 11.ª vez a eleição, com um grupo conservador do seu partido a manter o voto em outros candidatos.

Já para lá da décima tentativa para escolher o líder da Câmara dos Representantes, este cenário de crise não se registava na política norte-americana há 160 anos, noticiou a agência de notícias France-Presse (AFP).

Na 11.ª tentativa, McCarthy recebeu 200 votos, enquanto o líder dos democratas na câmara baixa, Hakeem Jeffries, manteve os 212 votos do seu partido, abaixo dos 218 necessários para a eleição.

Os candidatos alternativos propostos pelos conservadores que se opõem a McCarthy, Kevin Hern e Donald Trump, indicado pelo ultraconservador da Florida Matt Gaetz, obtiveram oito votos no total.

O republicano Byron Donalds também recebeu 12 votos, embora desta vez não tenha sido indicado.

Fala saber se os congressistas avançam para uma 12.ª votação ou se adiam a sessão para esta sexta-feira, noticiou a agência Efe.

Durante a votação, os 'media' norte-americanos, como o Washington Post e o The Hill, noticiaram que os republicanos tinham chegado a um acordo para eleger Kevin McCarthy, que teria cedido a muitas das exigências dos opositores dentro do partido.

No entanto, alguns dos congressistas recusaram-se a considerar a possibilidade de aceitar a eleição de McCarthy, que garantiu esta quinta-feira estar determinado em manter a candidatura.

Mas apoiantes e opositores surgiram esta quinta-feira aparentemente cada vez mais desesperados, perante uma situação sem fim à vista, noticiou a agência de notícias Associated Press (AP).

De acordo como regulamento do Congresso, a câmara continuará a reunir até que um candidato consiga os 218 votos necessários para a sua liderança.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já qualificou como "vergonhoso" o bloqueio à eleição do novo líder da Câmara de Representantes, devido às divisões internas dos republicanos.

Alguns dos opositores acusam McCarthy de financiar candidatos mais moderados nas eleições intercalares de novembro, nas quais os conservadores conseguiram retirar o controlo aos democratas, mas ficaram muito aquém dos bons resultados que muitos meios de comunicação social previam.

Outros criticam McCarthy por não negociar com eles a reforma das regras do debate e os nomes para liderar as comissões do Congresso no novo mandato.

O líder da Câmara dos Representantes é a terceira maior autoridade do país, depois do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da vice-Presidente, Kamala Harris, que também preside ao Senado.


Costa africana sofre cada vez mais com inundações

Um novo relatório do Centro de Estudos Estratégicos da África diz que as inundações "uma vez em cem anos" se tornarão mais comuns nas comunidades costeiras devido ao aumento do nível do mar causado pelas mudanças climáticas.


Por VOA Português 

DOENÇAS RENAIS: Para cuidar da saúde dos rins, o melhor é apostar nestes alimentos... São ingredientes bastante diuréticos que só vão trazer benefícios.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto

Tratar bem dos rins é fundamental para evitar vários problemas. É na alimentação que consegue trazer benefícios. Apostar em ingredientes diuréticos acaba por ser uma boa solução.

A revista Saber Vivir juntou uma lista com os alimentos que contêm mais água. Deve consumi-los mais vezes para que os rins funcionem da melhor forma. Saiba o que tem de ter sempre em casa.

  • Aipo
  • Beterraba
  • Pera
  • Hibisco (infusão)
  • Pepino
  • Salsa
  • Melancia
  • Espargos
  • Repolho
  • Ananás

Alguns dos sintomas de doenças renais passam pelo cansaço, náuseas, vómitos, alterações do sono ou falta de concentração. Esteja atento a estes sinais e faça uma alimentação equilibrada de modo a juntar os ingredientes mencionados.


Leia Também: Formas de fazer uma alimentação mais saudável (e sem fazer dieta)