segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Secretário-Geral da AGC : ‘’NÃO SE INICIOU A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA ZONA PARTILHADA COM O SENEGAL’’

Odemocratagb.com

O Secretário-geral da Agência de Gestão e Cooperação entre a Guiné-Bissau e o Senegal, Inussa Baldé, disse esta segunda-feira, 22 de novembro de 2021, que ainda não se iniciou a exploração do petróleo na zona marítima partilhada com o Senegal, tendo anunciado que a agência prepara-se para, no próximo ano, fazer dois furos para prospeção do petróleo naquela zona.

Inussa Baldé falava aos jornalistas à saída da audiência com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, na qual explicou que o encontro é de rotina com o objetivo de partilhar informações sobre as atividades desenvolvidas na zona comum, porque “o Presidente guineense é o vice-presidente da Alta Autoridade da Agência de Gestão e Cooperação com Senegal”.

Solicitado a pronunciar-se sobre as críticas feitas pela ONG Tiniguena sobre a falta de transparência na gestão da zona marítima partilhada com o Senegal, esclareceu que até agora a única coisa que se fez é a prospeção dos furos, tendo garantido que os dois Estados membros estão implicados na avaliação da parte ambiental em toda a área, e por conseguinte os ministérios do ambiente dos dois países (Guiné-Bissau e Senegal) estão implicados e tomaram em conta a salvaguarda do plano ambiental e social nos estudos.

“Todos os documentos em relação ao ambiente e biodiversidade foram submetidos ao ministério do Ambiente para parecer técnico antes do início da exploração. Em caso de se confirmar a descoberta na zona marítima comum partilhada com o Senegal. Temos muitos trabalhos teóricos realizados e muitos estudos, agora precisamos fazer a perfuração para confirmar ou não a perspetiva de descoberta petrolífera”, disse.

Frisou que o Presidente Embaló recomendou consenso com o Senegal no que concerne a segurança jurídica e institucional das empresas que estão a investir na prospeção, que segundo a sua explicação, estão a investir uma soma avaliada em mais de duzentos milhões de dólares para os trabalhos da prospeção de petróleo.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: Cortesia da Presidência

VIDEO: Kaduna commissioner leads security operatives to scene of fresh abductions

 Daily Trust

Assinatura do Memorando de Entendimento Entre a República da Guiné-Bissau e a República da China


Esta segunda-feira 22 aconteceu no Salão da reunião " Francisco João Mendes " no palácio do governo assinatura do memorando de entendimento entre a República da Guiné-Bissau e a República Popular da China.

O referido acordo foi assinado pela senhora Suzi Carla Barbosa  ministra de estado e dos negocios estrangeiros e o senhor embaixador Guo Cê da República Popular da China .

Cujo objetivo principal pretende-se com a revitalização das antigas Rotas da Seda marítima e terrestre que durante séculos marcou o comércio internacional e os intercâmbios culturais entre os povos, tornando-lhas novos vetores do comércio mundial.

Presidente da ANP Eng. Cipriano Cassama recebeu em audiência esta segunda-feira ( 22), Raul Dela Penã Silva Embaixador de Cuba.

A saida o senhor embaixador realçou a dinâmica da cooperação bilateral entre dois países.👇

Leia Também:

PROBLEMAS DA GUINÉ-BISSAU DEVEM SER RESOLVIDOS PELOS GUINEENSES

Por Rádio Jovem | nov 22, 2021
 

O embaixador da República de Cuba na Guiné-Bissau, Raul de La Penha Silva, considerou hoje que o problema político da Guiné-Bissau trata-se de uma questão interna, devendo ser resolvido pelos guineenses.

O representante do povo cubano no país respondia assim aos jornalistas, após um encontro que manteve com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama. O diplomata esclareceu que um dos temas abordados na reunião foi a cooperação interparlamentar entre a Guiné-Bissau e Cuba, bem como a relação entre os governos dos dois países.

Nesse mesmo encontro, também se conversou sobre a vacinação contra a covid-19, considerando que o seu país está a regressar a uma nova normalidade, pelo que o seu governo está em conversações com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em como incluir as vacinas cubanas na lista das vacinas da OMS, para assim imunizar os outros países.

A visita serviu também para o embaixador cubano lamentar que o seu país tenha feito parte duma lista de países onde não deveria estar, pois, segundo ele, Cuba envia médicos para outros países, e não armas e bombas.

Recorda-se que Cuba foi um dos principais parceiros para que a Guiné-Bissau conseguisse a sua independência. A saúde e a educação têm sido as áreas prioritárias no que a relação entre os dois países diz respeito.


Presidente da República recebeu em audiência os Representantes da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS), Ministro das Finanças, Ministro do Comércio e a Associação dos Retalhistas e Panificadores





 












Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Tomada de Posse do Sr. Fernando Gomes, como Conselheiro Especial do Presidente da República.

 

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República recebeu em audiência o Secretário Geral da Agência de Gestão e Cooperação entre o Senegal e a Guiné-Bissau (AGC), e os Investigadores na Área de Exploração de Petróleo



 




























Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Cerimónia de posse do Novo Procurador-geral da República, Sr. Bacari Biai.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também:

Bacari Biai prometeu isenção, imparcialidade, objectividade e legalidade, enquanto PR pediu combate à corrupção e ao tráfico de drogas

BISSAU - O novo Procurador-Geral da República (PGR) da Guiné-Bissau prometeu "isenção, imparcialidade, objectividade e legalidade do Ministério Público", ao ser empossado pelo Presidente da República nesta segunda-feira, 22.

Bacari Biai volta a assumir o cargo que desempenhou entre 2017 e 2019.

Em declarações à imprensa depois da cerimónia de posse, o PGR afirmou que “as prioridades são as que estão nas leis que nos regem, as leis que elencam as competências do Ministério Público”.

“É lá que estão as minhas prioridades”, sublinhou Bacari Biai, questionado por jornalistas, a quem disse que “o momento não é de palavras, este é o momento de acção, as minhas acções dirão por si".

Ao discursar durante a cerimónica de posse, o Presidente da República, lembrou ao novo PGR que o combate à corrupção e a luta contra o narcotráfico fazem parte da sua linha prioritária.

“Enquanto Presidente da República, primeiro magistrado da Nação, qualquer pessoa que tomar algo do Estado que não lhe pertence terá que devolvê-lo. Seja quem for”, disse Umaro Sissoco Embaló.

Bacari Biai susbtitui Fernando Gomes que pediu a sua exoneração por “razões pessoais” com a “missão cumprida”, como o próprio disse a jornalistas no sábado, 20, dia em que foi nomeado conselheiro especial do Presidente da República, com direitos e regalias equiparados a ministro de Estado.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau, Bacari Biai é magistrado de carreira e foi por muito tempo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

Até a posse de hoje, foi director do Escritório da Interpol no país.

Veja Também:

PR Umaro sissoco Embalo empossou hoje o novo Procurador-Geral da República, Bacari Biai.

Novo PGR da Guiné-Bissau disse que é hora de acção e não de palavras.
prometeu isenção, imparcialidade, objectividade e legalidade, enquanto PR pediu combate à corrupção e ao tráfico de drogas.

PAIGC convoca 'bureau' e comité para discutir situação na Guiné-Bissau

© Lusa

Por LUSA  22/11/21

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) convocou reuniões do 'bureau' político e do comité central para, entre vários assuntos, discutir a situação política na Guiné-Bissau, refere a convocatória enviada à Lusa.

Segundo a convocatória, as reuniões vão decorrer nos dias 26 e 27 e serão debatidas a situação política do país, os processos em curso no Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização e os preparativos dos congressos e conferências da juventude do partido, da União Democrática das Mulheres e da Conquatsa (Conferência Nacional dos Quadros Técnicos Militantes, Simpatizantes e Amigos do PAIGC).

Também será analisado, segundo a convocatória, o relatório do secretariado nacional sobre as decisões tomadas na última reunião do comité central.

A Guiné-Bissau tem vivido momentos de alguma tensão política, depois de o Presidente Umaro Sissoco Embaló ter voltado a ameaçar dissolver o parlamento e de o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, ter mandado reter um avião que aterrou no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, por alegada ordem da Presidência guineense.

O primeiro-ministro anunciou, entretanto, uma investigação externa em relação ao avião.

O chefe de Estado realizou na semana passada um Conselho de Estado para analisar a situação política do país, mas o primeiro-ministro não esteve presente, reforçando a ideia de que as relações entre os dois estão crispadas, depois de na celebração do dia das forças armadas o Presidente não ter cumprimentado publicamente Nuno Gomes Nabiam.

Mais tarde, foi divulgado à imprensa pela Presidência um vídeo de o chefe de Estado a cumprimentar o primeiro-ministro quando chegou ao estádio nacional 24 de Setembro, onde decorreram as cerimónias.

Já a nível interno do PAIGC, vencedor das legislativas de 2019, mas que não está no poder, o 'bureau' político e o comité central também devem ser informados sobre os processos em curso no Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização.

No último ano, o Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do partido suspendeu a militância dos cinco deputados que votaram a favor do programa do Governo, liderado por Nuno Gomes Nabiam, e notificou o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, bem como o antigo primeiro-ministro Artur Silva, além do antigo líder do partido e ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, e a atual chefe da diplomacia guineense, Suzi Barbosa.

VIDEO: Policemen shoot into the air as kidnappers hit Abuja-Kaduna highway again

@Daily Trust

INQUÉRITOS A MODA DE BOÉ.

Por Jorge Herbert

INQUÉRITOS A MODA DE BOÉ.

Quando falamos de inquéritos, importa sempre conhecer quem foram os inquiridores e o que pretendem responder ou alcançar com o inquérito. Foi na tentativa de perceber o último inquérito tornado público na Guiné-Bissau, que tentei conhecer a tal Associação de Inquiridores da Guiné-Bissau e nada encontrei sobre a mesma Associação! Alguém sabe dizer-me há quanto tempo existe a tal Associação, quem são os seus membros e que percurso de vida ou CV têm, para poder fazer uma melhor leitura do inquérito efetuado e a credibilidade do mesmo...

Caso for uma Associação credível e independente, vou lançar-lhe o desafio de realizarem inquéritos que nos permita apurar o ranking dos Engenheiros Civis que mais obras realizaram na Guiné-Bissau, tentar perceber, que contribuinte guineense quemais pagou impostos ou seja mais produziu para o país nos últimos 5 anos.

No entanto, ainda é preciso inquirir a população sobre qual foi a organização que mais delapidou o erário público guineense, mais assassinatos fez e mais assassinos e ladrões do cofre de Estado protegeu no seu seio nos últimos 45 anos.

Jorge Herbert

Veja Também:

IMPOSTOS - Japão ensina crianças a pagar impostos

© iStock

Notícias ao Minuto  22/11/21 

Através de uma campanha publicitária, o Japão pretende clarificar aos mais novos como se pagam as taxas ao Estado.

Éo Professor Poo a personagem que surge numa campanha publicitária que visa ajudar os alunos japoneses a perceber a importância do pagamento de taxas ao Estado.

Esta personagem apareceu anteriormente em livros escolares e é agora convocada pela agência tributária do Ministério das Finanças japonês para fazer parte de uma campanha que tem como objetivo incutir interesse nas crianças pelas funções estatais, de forma a que, enquanto adultos, não falhem estes pagamentos.

“Pretendemos que os exemplos apresentados levem a que os alunos do ensino básico se interessem antecipadamente pelos impostos”, revelou  um funcionário do ministério ao jornal Mainichi Shimbun.

O Professor Poo, de bigode e óculos redondos, explora vários temas financeiros. Entre eles, o imposto sobre o consumo com o pagamento de uma taxa de 10% sobre bens e serviços, que surge quando as crianças compram um saco de doces. 

Uma das perguntas que o Professor Poo coloca às crianças é: “O quê que o cocó e os impostos têm em comum?”, sendo que a resposta dada é: “Fertilizante, já que ambos são utilizados para fazer crescer as coisas”.

RELATÓRIO - Regimes autoritários ultrapassam democracias em África

© iStock

Por LUSA  22/11/21 

Pela primeira vez em quase uma década, o número de países africanos classificados como autoritários no Relatório sobre o Estado Global da Democracia ultrapassa o número de democracias.

Da responsabilidade do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA, na sigla em inglês), o relatório, hoje divulgado, revela que o mundo está a tornar-se mais autoritário e que os governos democráticos estão a retroceder, recorrendo a práticas repressivas e enfraquecendo o Estado de Direito.

O estudo, que mede o desempenho democrático de 158 países desde 1975 e classifica os regimes como democráticos, híbridos ou autoritários, tem um relatório regional sobre África, que revela um declínio gradual da qualidade da democracia no continente.

Os autores do relatório concluem que o declínio democrático, que ocorreu nos últimos anos, inverte uma tendência de melhoria da qualidade democrática que se verificava no continente há três décadas.

Em 1985, exemplificam, havia apenas três democracias e 42 regimes autoritários em África, mas em 2015 já havia 22 regimes democráticos no continente.

Em 2020, ano a que se refere o relatório, a organização classifica 18 países como democracias, 19 como regimes autoritários e 13 como regimes híbridos.

Por sub-regiões, quase todas as democracias (exceto duas) estão nas regiões da África Austral e Ocidental, não há qualquer democracia entre os sete países da África Central e existe apenas um regime democrático no Norte de África e outro na África Oriental.

Apesar de a realização de eleições regulares continuar a norma no continente, a qualidade democrática das eleições está em queda, conclui o relatório, acrescentando que existem tentativas de remover limites de mandatos presidenciais, o que coloca um risco à democracia.

Além disso, recordam os autores, no ano de 2020 registaram-se quatro golpes militares que vingaram: no Chade, Guiné-Conacri, Mali e Sudão.

O relatório revela também que a pandemia de covid-19 aprofundou a tendência da deterioração democrática, concluindo que, a nível global, 64% dos países tomaram uma medida considerada desproporcional, desnecessária ou ilegal para conter pandemia até agosto deste ano.

Recordando que, no final de 2020, África era a segunda região do mundo menos afetada pelo impacto da covid-19 na saúde, os autores alertam que a pandemia exacerbou desafios socioeconómicos, securitários e políticos preexistentes, que contribuíram para o declínio da qualidade democrática que já tinha começado.

Segundo o relatório, o impacto da pandemia resultou sobretudo em declínios das liberdades civis, especialmente na liberdade de expressão, liberdade de associação e reunião e na emergência de novas formas de desigualdades sociais.

Pelo menos 29 países reduziram a liberdade de expressão ao criminalizarem a desinformação sobre a pandemia e ao adotarem leis que restringiram a liberdade na Internet.

Até hoje, 13 países tornaram a desinformação sobre a covid-19 um crime punível com prisão, o que, segundo o relatório, forneceu por vezes a base para as autoridades reprimirem jornalistas e dissidentes.

Os governos usaram de força militar para aplicar as regras relacionadas com a covid-19, alertam ainda os autores do relatório, acrescentando que em alguns casos isso prejudicou a liberdade, legitimidade e competitividade de eleições.

Em 21 países foi relatado o uso excessivo de força e em nove, incluindo Angola, Etiópia, África do Sul ou Sudão, o exército foi mobilizado para fazer cumprir as regras anti-pandemia.

A pandemia teve ainda influência no aumento generalizado da violência contra as mulheres em todo o continente, devido aos confinamentos, diminuição de rendimentos e acumulação de stress social nos lares.

EUA - Carro irrompe em desfile de Natal em cidade do Wisconsin ...Há relatos de tiroteio.

© Twitter

Notícias ao Minuto 21/11/21 

Um carro irrompeu este domingo a alta velocidade no percurso de um evento de Natal em Waukesha, uma cidade do estado do Wisconsin, avança o site CBS58.

De acordo com a mesma fonte, a área está a ser evacuada, havendo relatos de tiroteio e de vários feridos, uma informação que carece de confirmação oficial. 

A polícia de Waukesha está a pedir à população para evitar aquela zona da cidade.

No vídeo abaixo, da transmissão que estava a ser feita em direto, é possível ver o carro a alta velocidade e um agente a correr. 

[Notícia em atualização]

Ciclista Atropelado durante a corrida


A corrida de bicicleta de Quinhamel para centro de cidade de Bissau, organizada este domingo (21.11), pelo Clube Multidesportivo da Guiné-Bissau, em colaboração com a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, foi ensombrada com o acidente do vencedor Ivanildo Ié e a abertura do troço pela Polícia de Trânsito, antes do fim da prova.