domingo, 23 de julho de 2017

KATIUSCIA! Nome de guerreira viking?


Katiuscia Yasmira Pires Dias. Natural de Lisboa, S. Jorge de Arroios e de origem Guineense. Nasceu no dia 27 de junho de 1991. Lutadora de Jiu-Jitsu duríssima. Multicampeã.

Conhecida também como “Yas”, é faixa-roxa na modalidade e começou a praticar Jiu-jitsu em junho de 2013, e a competir em setembro de 2013. Treina na Equipe Brazilian Power Team (BPT), sob a orientação dos professores: Nasser Camará, Marcelo Bernardo, Wilson Martins, Fabio Bi, Arnaldo Alves, Bruno Borges, Helder Covilhã e Euclides Castro.

“ Yas “ começou a competir na faixa-branca. Obteve importantes conquistas.

Veja:

1° Lugar da 30.a seixaliada 2013
1° Lugar do IV Nacional Open Portugal (categoria e absoluto)
3° Lugar no Europeu 2014
1° Lugar do 5 Ibérico 2014
1° Lugar do II torneio luso-galaico 2014 (categoria e absoluto), no Porto
1° Lugar do Portugal GrandSlam 2014 (categoria e absoluto)
1° Lugar do 4 Português 2014 (categoria e absoluto)
1° Lugar do campeonato Interno BPT 2014 (categoria e absoluto)
1° Lugar do Interno PGT 2014 (categoria e absoluto)
1° Lugar do 31.a seixaliada 2015
1° Lugar do Open Portugal Nacional 2014 (categoria e absoluto)
2° Lugar no Europeu 2015

Em fevereiro de 2015 recebeu a faixa-azul. Se destacou nos seguintes campeonatos:

1° Lugar da 1a. Copa Buffalo 2015 (categoria e absoluto)
1° Lugar do Campeonato Português 2015 ( categoria e absoluto)
1° Lugar do Portugal NATIONAL Pro 2015-2016 (absoluto),no Porto
1° Lugar do Portugal nacional 2015(categoria e absoluto)
1° Lugar do Interno PGT 2015 (categoria e absoluto)
1° Lugar do Open Challenger ( categoria e absoluto)
1° Lugar no NAGA(North American Glappling Association) 2015,na faixa azul com kimono, em França, Amiens
1° Lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono) no NAGA 2015, na categoria expert (roxa, marron e preta) em França, Amiens
1° Lugar do open Madrid, em Espanha

3° Lugar no europeu 2016(categoria e absoluto)
1° Lugar do grand slam London 2016, em Londres (categoria e absoluto)
1° Lugar no II Mafra BJJ CUP(categoria e absoluto)
1° Lugar do campeonato Português 2016(categoria e absoluto)
1° Lugar no NAGA(North American Glappling Association) 2016,na faixa azul com kimono, em França 
1° Lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono) no NAGA 2016,em Novembro,na categoria xpert(roxa, marron e preta) em França
1° Lugar do SPAIN NATIONAL Pro 2016-2017(categoria e absoluto),em Barcelona, Espanha
1° Lugar do Portugal nacional 2016(categoria e absoluto)
1° Lugar no Europeu 2017 (categoria)
1° Lugar do Grand Slam Abu Dhabi 2017, em Londres
No dia 05 de maio de 2017 recebeu a faixa-roxa. Até aqui, conquistou:
1° Lugar do Spanish National IBJJF 2017 (categoria)
1° Lugar do Spanish National IBJJF sem kimono (NO-GI) 2017 (categoria e absoluto)

Como curiosidade, a lutadora ainda foi a vencedora do concurso "Os melhores do Jiu-Jitsu Português", como atleta feminina do ano 2015/2016.

Homenageada com uma taça no MSC (Margem Sul Cage)2016
Homenageada com um diploma de Honra e mérito pela equipa BPT (Brazilian Power Team)
Participação no World Pro em Abu Dhabi 2017

Lutou pela última vez em junho desse ano, na cidade de Guadalajara – Espanha, na categoria sem kimono (no-gi), sendo campeã.

Quando perguntada sobre seus próximos desafios, a lutadora revelou que deseja lutar tudo.

“ - Pretendo entrar em todos os campeonatos que eu puder, seja pequeno ou grande, nacional ou internacional a partir de setembro, a começar pelo NAGA 2017”, disse ela.

Katiuscia Yasmira Pires Dias é um exemplo de garra, determinação e acima de tudo, EMPODERAMENTO FEMININO, pois está colocando para baixo todos os dizeres machistas contra as mulheres. Cada vez que sobe no pódio para receber uma premiação, a lutadora desbanca o preconceito, mostrando sempre, que LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!

Vamos Juntos!

Oss!

Divulga Lutador

O COMUNICADO FINAL DA XXII REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA





Livre circulação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa:

Brasil frustra expectativas de avanço na proposta

A CPLP foi criada em 1996, e é integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Não prosperou o esforço diplomático conjunto de Portugal e Cabo Verde, tendente a avançar com a proposta de criação de um espaço de livre circulação entre os países da CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.  

A sessão da XXII Reunião do Conselho de Ministros - aberta pelo Presidente Michel Temer - aconteceu nessa quinta-feira (20) em Brasília, ocasião em que o Secretário-geral das Relações Exteriores, Marcos Bezerra Abbott Galvão, externou a posição do Governo brasileiro no sentido de postergar a decisão para melhor estudar a proposta.

Com isto, o comunicado final do encontro se limitou a recordar que "a mobilidade e a circulação no espaço da CPLP constituem um instrumento essencial para o aprofundamento da Comunidade e a progressiva construção de uma cidadania da CPLP", e a reiterar a necessidade de que as discussões sobre o tema sejam em breve retomadas.

RECIPROCIDADE 

A proposta consta do programa de Governo de António Costa (PS), o primeiro-ministro português, e tem dentre os pontos sensíveis o reconhecimento de habilitações acadêmicas. 

Está em causa a reciprocidade no reconhecimento de diplomas e a ampliação dos mecanismos de portabilidade dos direitos sociais, ideias que se alinham à assinatura da Resolução Sobre Cidadania e Circulação de Pessoas na CPLP. Firmada em Moçambique a julho de 2000, a Resolução formou um grupo de trabalho com o objetivo de definir medidas simplificadoras da circulação de cidadãos da CPLP. 

Costa tem trazido em seus discursos a lembrança das dificuldades enfrentadas pelos engenheiros portugueses quando do reconhecimento das suas habilitações profissionais no Brasil, e os entraves burocráticos também experimentados pelos dentistas brasileiros em Portugal. 

OBSTÁCULOS

No último encontro de chefes de Estado da CPLP realizado no dia 31 de outubro de 2016, o chefe do Governo português renovou a proposta de livre circulação e a necessidade de promover-se a mobilidade na CPLP, defendendo em seu pronunciamento a reciprocidade no reconhecimento de títulos acadêmicos e qualificações profissionais, e a criação de um padrão de autorizações de residência. Sugeriu assim a abolição da necessidade de vistos e o estabelecimento da livre residência e circulação na Comunidade, para os nacionais dos países lusófonos.

Desde então o ex-primeiro ministro Pedro Passos Coelho (PSD) vem defendendo que a medida é incompatível com a manutenção de Portugal no acordo Schengen. Do lado brasileiro a análise é de que a proposta vem em mau momento, já que poderia piorar o quadro de fuga de capitais e seria contrário ao objetivo de aumento na arrecadação fiscal.

CONCLUSÕES DA REUNIÃO

Apesar da ausência de avanço na matéria, a reunião serviu para aprovar o programa de ampliação das áreas de defesa e cooperação, bem como o plano de ação para o aprofundamento dos trabalhos do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. 

Por Julian Henrique Dias Rodrigues
Direitocomparado.pt

A suspensão das emissões da RTP e da RDP revela a falta de vontade política por parte do governo português.

Eu não sou adepto do atual governo guineense mas eu entendo que as explicações que estão sendo dadas por parte de lisboa são ontraditórias, porque o ministro de cultura daquele país europeu, Luís Felipe Castro Mendes proferiu declarações em que refere que o ministro de comunicação da Guiné-Bissau enviou duas cartas ao governo português, uma datada de 09 de março e a outra de 1 de junho, pedindo reunião para a revisão do protocolo de acordo assinado entre os dois países que já dura a mais de 20 anos, no qual a parte portuguesa comprometiu construir instalações próprias onde irão funcionar as emissões de televisão e rádio. 

Por outro lado O governo português afirmou não ter recebido nenhuma notificação por parte de Bissau sobre os revisão dos acordos. Portanto, considero que a decisão de suspensão não é surprendente para Portugal. Porque o ministro da cultura tinha conhecimento, e talves não informou aos outros membros do governo principalmente o primeiro ministro, ou ele teria sido informado e só está querendo "tapar o céu com a mão".

Acho que chegou o momento de andarmos com os nossos próprios pés e guiados pela nossa própria cabeça como Cabral tinha afirmado, porque a atitude do estado português demonstra claramente que não importa com as nossas autoridades, acha que nós somos súditos deles. 

Mas essa decisão do nosso governo vem mostrar que as decisões do nosso país cabem a nós e não a nenhum país estrangeiro. Se Portugal soubesse que nós temos relações estreitas porque não deligenciar no tempo oprtuno para encetar as negociações com o governo de Bissau.

Chega de Submissão!!!
chega de Neocolonialismo!!!
chega de intromissão nos assuntos do nosso país!!!

Por. Ivan Pavlov

NO TERRA SABI

Fretilin assume vitória nas legislativas em Timor-Leste

Mari Alkatiri, que tudo indica será o próximo primeiro-ministro, diz à Renascença que o seu partido queria mais, mas que “o povo sabe distribuir os votos de forma a garantir estabilidade e paz”.

Mari Alkatiri em campanha pela Fretilin em Timor-Leste. Foto: António Dasiparu/EPA

A Fretilin já assume a vitória nas legislativas de Timor-Leste, agora que já só faltam contar 12% dos votos e a vantagem sobre o CNRT de Xanana Gusmão está a três pontos de distancia.

Em declarações à Renascença, a partir de Díli, Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin diz que a vitória é merecida.

“É uma vitória merecida, como sempre quando entramos em campanha queremos sempre mais, mas o povo sabe como distribuir os votos no sentido de consolidar a paz e a estabilidade neste país.”

A confirmarem-se estes resultados a Fretilin vence, mas com pouca vantagem sobre o CNRT. Alkatiri não tem dúvidas que os dois partidos saberão trabalhar juntos. “Todos sabem que desde 2012 temos vindo a trabalhar juntos. É uma extensão natural deste entendimento.”

Vencidas as eleições, a Fretilin apontará agora um primeiro-ministro. Alkatiri não assume directamente, mas é o mais bem colocado para ocupar o cargo. “Eu tenho a prerrogativa de aceitar ou devolver ao comité central para decidir. Convoquei o Comité Central para se reunir sobre isso no próximo fim-de-semana. A Fretilin tem quadros com capacidade, naturalmente reconheço que não com a mesma história, não com a mesma autoridade e liderança, mas com a mesma capacidade técnica sim”, diz.

O ex-Presidente Ramos Horta, contactado pela Renascença também esta manhã, dá os parabéns a Alkatiri, na certeza de que terá o sentido de Estado para dialogar com as outras forças políticas. "Parabéns pessoais a Mari Alkatiri, parabéns à Fretilin por essa vitória clara. A Fretilin e Mari Alkatiri vão mostrar sentido de Estado, de responsabilidade. Ele fez uma caminhada pelo deserto de 10 anos e saberá estender a mão e fazer o diálogo para ver que modelos de governação e que políticas vão fazer nos próximos cinco anos."

rr.sapo.pt

Quinze mitos e verdades sobre a pílula e a sua utilização

Ginecologista tira dúvidas sobre o assunto.

 © DR

O uso de preservativo é a solução mais eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Mas para as mulheres que pretendem proteger-se, para além das doenças, de uma gravidez indesejada, o método deve ser conciliado com o uso de outros anticoncepcionais.

Os contracetivos orais acompanham as mulheres desde a década de 60, quando se estabeleceu o início da revolução sexual e social feminina. Mais de 50 anos depois, as pílulas continuam a ser o método contracetivo mais procurado no mercado, mesmo com todos os acerca da ingestão do medicamento.

Para acabar de vez as dúvidas que nem sempre estão nas bulas, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli disponibilizou um questionário com 15 perguntas e respostas sobre o método contraceptivo.

1- A pílula anticoncepcional pode acabar com o desejo sexual das mulheres?

Mito e verdade: A questão que as mulheres mais fazem aos ginecologistas é sobre a perda de libido. Não há qualquer relação entre o uso desse contraceptivo com a perda do apetite sexual, porém se houver interferência do anticoncepcional na concentração da hormona testosterona, poderá haver uma diminuição, mas não a perda da libido.

2- O anticoncepcional promove o aumento de peso?

Mito: As hormonas contidas nas pílulas devem ser dosadas e indicadas pelo ginecologista para não sobrecarregar a contagem de hormonas. Mas em geral não há indícios de que o efeito seja relacionado com o aumento do peso. O que pode ocorrer é uma retenção de líquidos maior levando a um inchaço, dependendo das hormonas que forem utilizadas, o que não tem relação com o aumento de células de gordura. O único segredo para não ganhar quilos é praticar exercícios e ter uma alimentação saudável.

3- A pílula causa cancro?

Mito e verdade: As pesquisas realizadas na área são incontestáveis, o uso da pílula não está associado ao surgimento de cancro, porém pode aumentar a probabilidade de tê-los em alguns casos. O efeito muitas vezes é até contrário, onde o contraceptivo oral auxilia na prevenção de cancro como os de endométrio e ovários. Porém, as pílulas combinadas que contêm estrogénio aumentam a probabilidade de cancro de mama em pacientes com histórico pessoal ou familiar.

4- A infertilidade pode ser causada pelo uso contínuo do anticoncepcional?

Mito: As mulheres que tomam a pílula por um longo período de tempo podem demorar um pouco mais do que as mulheres que não fazem o uso do medicamento para voltarem a engravidar. Isto acontece porque uma parte das hormonas pode ficar acumulada em células de gordura e continuarem a ser libertados mesmo após a paragem. A pílula é reversível e não causa danos à saúde da mulher.

5- Posso não fazer intervalos entre os blisters para não menstruar?

Verdade: Apesar de o sangue da menstruação ser uma maneira de o corpo feminino se livrar das impurezas do organismo, a pílula não perde a sua eficácia se a opção for tomar blisters seguidos, desde que os intervalos sejam acompanhados pelos ginecologistas.

6- O cigarro prejudica a ação das pílulas?

Verdade: O anticoncepcional continua a ser um método eficaz mesmo com o uso do cigarro. Mas a combinação das substâncias presentes no fumo e nas pílulas afetam o fígado bruscamente e aumentam as chances de doenças cardiovasculares e tromboses venosas. É altamente recomendada a não união da pílula e do cigarro.

7- O uso da pílula pode aumentar o acne?

Mito e Verdade: O surgimento da acne está veiculado às hormonas femininas, quando a pílula é somada ao excesso de hormonas femininas já encontradas naturalmente em algumas mulheres, pode haver um efeito indesejado. Quando as mulheres possuem uma maior taxa de hormonas masculinas no organismo, a pílula é equilibradora e auxilia no tratamento da acne.

8- O consumo de álcool pode fazer a pílula perder o efeito?

Verdade: O álcool pode interferir na capacidade preventiva das pílulas anticoncepcionais. Tanto o álcool como os anticoncepcionais são metabolizados no fígado. O álcool pode inclusive aumentar as taxas de estradiol circulante, elevando seus efeitos colaterais como o aumento da probabilidade de se ter cancro de mama. Também o uso contínuo da bebida pode afetar a qualidade dos óvulos e dificultar uma gravidez posterior.

9- O anticoncepcional pode causar tromboses?

Mito: Não, desde que o uso seja livre da influência de cigarros e que a mulher não tenha outros fatores de risco para trombose. O cigarro unido à pílula é responsável por engrossar o sangue, complicar a circulação e causar as tromboses. Claro que toda paciente deve ser orientada sobre a possibilidade de investigar trombofilia antes de iniciar um método contraceptivo.

10- A pílula altera o humor das mulheres?

Verdade: A pílula pode melhorar o humor feminino porque age diretamente no controlo das dores e dos sintomas que acompanham a menstruação. O contraceptivo oral é um combatente da Tensão Pré-Menstrual.

11- A pílula causa celulite?

Mito: As celulites são provenientes da genética, não há como culpar a pílula. Converse com seu ginecologista sobre anticoncepcionais que retenham menos líquido no organismo, reporte ao médico inchaços, aumento de peso e qualquer alteração física para descartar possibilidades de efeitos colaterais.

12- Posso utilizar as pílulas do dia seguinte mesmo tomando o contraceptivo regularmente?

Mito: Não, a combinação dos contraceptivos não aumenta a prevenção da gravidez, mas acarreta problemas circulatórios e perda de libido causada pela alta dosagem hormonal dos medicamentos.

13- Posso tomar qualquer anticoncepcional disponível no mercado?

Mito: Não, o ginecologista é o único capacitado para receitar o contraceptivo oral, pois há a necessidade de realizações de exames para descartar impossibilidades de usar o método. A dosagem hormonal também só pode ser indicada pelo médico para não causar efeitos colaterais.

14- A pílula pode ser ingerida em horários distintos?

Mito: O anticoncepcional deve ser tomado em horário regular. O esquecimento contínuo deixa o corpo feminino sem a cobertura da ação preventiva da pílula facilitando a fertilização.

15- Preciso trocar a marca das pílulas de tempos em tempos?

Mito: Se a mulher não tem efeitos desagradáveis com o uso continuo de uma só pílula, pode utilizar por tempo indeterminado uma marca e a eficácia não será comprometida.

Notícias ao Minuto