sábado, 7 de junho de 2014

Guiné-Bissau: BM financia água e energia com 22 milhões de dólares


Bissau - O Banco Mundial e a Guiné-Bissau assinaram um acordo esta quinta-feira, 5 de Junho, em Dakar, Senegal, sobre o financiamento do projecto «Água e Energia Eléctrica», no valor de 22,50 milhões de dólares (cerca de 17 milhões de euros).

CPLP Xanana Gusmão em Bissau entrega convite para cimeira

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, chegou hoje à Guiné-Bissau para convidar as novas autoridades eleitas para a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Vim com Mari Alkatiri [líder da oposição em Timor-Leste] em missão especial para entregar ao presidente e ao primeiro-ministro eleitos um convite para participarem na cimeira da CPLP", a realizar em Dili, Timor-Leste, a 23 de julho, referiu à chegada ao aeroporto de Bissau.

Xanana Gusmão aterrou na capital guineense num voo comercial poucos minutos antes das 13:00.

À chegada, tinha à espera alguns jogadores da seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau, bem como o selecionador Paulo Torres, internacional português, e dirigentes da federação de futebol.

Os "djurtos" (alcunha alusiva a uma espécie de chacal) agradeceram o apoio financeiro de Timor-Leste que lhes permitiu jogar e vencer a República Centro-Africana na primeira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos do Campeonato Africano das Nações (CAN) a realizar em 2015.

"Ainda bem que ganharam, porque a nossa [seleção de Timor-Leste] está a perder", referiu Xanana Gusmão, que se escusou a prestar mais comentários sobre a visita à Guiné-Bissau.

A passagem de Xanana Gusmão vai ser encurtada, saindo de Bissau na madrugada de terça-feira, em vez de partir ao princípio da tarde do mesmo dia, 10 de junho, disse fonte da comitiva timorense à Lusa.

Durante quatro dias de estadia, o primeiro-ministro timorense vai manter contactos com as autoridades de transição ainda em funções e também com o Presidente da República eleito, José Mário Vaz, e com o próximo primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira - a serem empossados nas próximas semanas.

Vai ainda reunir-se com representantes das forças de segurança, chefias militares, Comunidade Económica dos Estado da África Ocidental (CEDEAO) e partidos políticos.

Timor-Leste apoiou financeiramente o recenseamento eleitoral realizado na Guiné-Bissau entre dezembro e fevereiro e Xanana Gusmão vai fazer na segunda-feira a entrega simbólica da respetiva base de dados - o registo do eleitorado já serviu de base às eleições de abril e maio (legislativas e presidenciais).

A deslocação de Xanana Gusmão está incluída numa série de visitas do primeiro-ministro timorense a vários países da CPLP antes da cimeira da organização.

A Guiné-Bissau realizou este ano as primeiras eleições após o golpe de Estado militar de abril de 2012, o que vai permitir o regresso do país à norma constitucional, bem como o reatamento de plenas relações diplomáticas com a comunidade internacional.

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as legislativas de 13 de abril com maioria absoluta e vai ocupar 57 dos 102 lugares da ANP.

O líder da força política maioritária, Domingos Simões Pereira, ex-secretário executivo da CPLP, vai ser o novo primeiro-ministro.
http://www.noticiasaominuto.com/mundo/230925/xanana-gusmao-em-bissau-entrega-convite-para-cimeira

PM de Timor-Leste inicia hoje visita de cinco dias a Guiné-Bissau

Xanana Gusmão
O primeiro-ministro de Timor-Leste Xanana Gusmão inicia hoje, 6, uma visita de cinco dias à Guiné-Bissau, onde vai reunir-se com os novos dirigentes eleitos em Abril e Maio. Esta deslocação faz parte de uma série de visitas de Gusmão a vários países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) antes da cimeira da organização, em Díli, a 23 de Julho.

Xanana Gusmão fará amanhã uma visita de cortesia ao presidente de transição, Serifo Nhamadjo, seguindo-se de um encontro com o Presidente eleito, José Mário Vaz. O primeiro-ministro timorense também visitará a Assembleia Nacional Popular (ANP) onde deverá encontrar-se com o presidente e vice-presidente da instituição, além dos grupos parlamentares.

No domingo, reúne-se com o primeiro-ministro de transição e demais membros do Executivo no Palácio do Governo, seguindo-se, na sede da ACTL, um encontro com o primeiro-ministro eleito, Domingos Simões Pereira.