sexta-feira, 25 de maio de 2018

Visita de cortesia da Sra. Ana Maria Melendez, Conselheira Sénior em políticas da ONU.




José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

A DEMOCRACIA VENCERÁ AS MANOBRAS SATÂNICAS DO P.A.I.G.C


Em nenhum processo eleitoral no mundo faz-se de maneira fragmentada. Todo o processo de administração eleitoral não se faz fora do território nacional, apesar que na sua realização possa a abranger a Diáspora.

Nos entendemos esta lição do Partido dos libertadores, mas não nos preocupe, porque a nossa verdade política é que garanterá a nossa vitória.

Não parem, nós estamos aqui e prontos...

Prs Bissau

O LÍDER DO PAIGC ESTÁ A ABRIR UM CAMINHO PARA UMA MEGA-FRAUDE ELEITORAL NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DE 18 DE NOVEMBRO

Fonte: Djassi Djackson Dé via facebook

Tudo começou com a nomeação do Sr. Pedro Sambu, para Presidente da Comissão das eleições, que o Sr. Paulo Sanhá Presidente do Supremo Tribunal da Justiça nomeou, e não respeitou nenhum critério e também que todos sabemos é um Magistrado que trabalha exclusivamente para o PAIGC. Agora é a tentativa de fabricar cartões eleitorais no exterior com pretexto de que ficam mais barato.

Face aos indícios que se acumulam de batóta eleitoral e as denúncias diárias ignoradas, tudo começa a indicar que : todos os caminhos vão dar à fraude eleitoral !

MENSAGEM NO DIA DA ÁFRICA


Em março deste ano, os líderes da África lançaram a Área de Livre Comércio Continental Africana. Representando um dos maiores mercados do mundo, com 1,2 mil milhões de consumidores, a Área de Livre Comércio pode impulsionar a integração regional, impulsionar o crescimento económico, gerar empregos para jovens africanos, aliviar a pobreza e levar a sociedades mais estáveis ​​e pacíficas.

Este é apenas o mais recente exemplo de conquista sob o chapéu da União Africana - anteriormente a Organização da Unidade Africana - que marca seu 55º aniversário este ano. Em toda a África, o empreendedorismo aumentou, o acesso à educação aumentou e a mortalidade infantil diminuiu. Mais mulheres estão a servir nos parlamentos, e o crescimento económico em vários países é maior do que em outras partes do mundo.

A África está cada vez mais a impulsionar o seu próprio futuro. A visão orientadora para o desenvolvimento de África é a Agenda 2063 da União Africana. Complementarmente à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2063 proporciona uma base para a resiliência e progresso social e económico para todo o continente. As Nações Unidas estão totalmente comprometidas em apoiar os esforços de África. Para o efeito, as duas organizações assinaram no ano passado quadros de paz e segurança e sobre a implementação coerente da Agenda 2063 e da Agenda 2030.

A paz e o desenvolvimento sustentável são dois lados da mesma moeda - um não pode ser alcançado sem o outro. Para promover a paz, as Nações Unidas continuarão a apoiar a prevenção. Precisamos fortalecer coletivamente nossa capacidade de detetar e neutralizar as crises antes que elas aumentem e aprimorem nossas ferramentas para lidar com suas causas. As Nações Unidas também trabalharão para apoiar o compromisso da União Africana de “Silenciar as Armas” até 2020 e promover o papel indispensável das mulheres e jovens na prevenção de conflitos e construção da paz.

Neste Dia da África, peço a todas as nações que apoiem uma África pacífica e próspera. O que é bom para a África é bom para o mundo.

Braima Darame

ÚLTIMA HORA: Neste momento, o primeiro-ministro Aristides Gomes está reunido com o P-5 e os partidos com assento parlamentar. Vão analisar os cenários submetidos pelo GTAPE para a realização do recenseamento eleitoral. No encontro serão discutidas propostas para a adopção e assinatura do Pacto de Estabilidade no âmbito do Roteiro do Acordo de Conakry. A reunião acontece no palácio do governo e todos os partidos com assento parlamentar, excepto o PRS, estão mais inclinados para o terceiro cenário.









Fonte ditaduraeconsenso

Obrigada Escola Primaria de Bandim. Hoje comecei o dia de forma diferente.

No Dia de África não podemos esquecer que o futuro do nosso país e do nosso continente são as nossas crianças.







José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Instituições políticas da Guiné-Bissau não têm sido capazes de canalizar sociedade para desenvolvimento - PM

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que as instituições políticas do país não têm conseguido canalizar as movimentações da sociedade para o progresso do país e por isso há instabilidade recorrente.

"As nossas instituições políticas não têm sido capazes de canalizar e apreender devidamente as movimentações das diferentes camadas da sociedade rumo ao progresso e à paz. É por isso que nós conhecemos as grandes instabilidades políticas na gestão e na governação do nosso país", afirmou Aristides Gomes.

O primeiro-ministro falava na sessão de abertura do I Fórum das Mulheres e Raparigas da Guiné-Bissau, que decorre hoje na capital guineense.

"Devo lembrar que até à data presente nenhum chefe de Estado do nosso país conseguiu exercer o seu mandato do início ao fim, conhecemos governos sucessivos, crises sucessivas, assim como conhecemos processos sucessivos de transição política no nosso país, apesar de termos sabido realizar devidamente as eleições desde os anos 90", afirmou Aristides Gomes.

Para o chefe do Governo, o problema começa depois das eleições e está relacionado com a "internalização e com a apreensão" que os guineenses fazem das instituições e particularmente da Constituição.

"Quer dizer que o Estado da Guiné-Bissau e as suas instituições estão num processo de consolidação e por vezes de criação das instituições e há um trabalho árduo para fazer para que possamos ter instituições fortes que possam acompanhar estes movimentos sociais, particularmente das mulheres", disse.

Lamentando que no atual Governo apenas existam quatro mulheres, Aristides Gomes salientou que não só no executivo, mas também nas instituições e chefias do Estado revelam a "discrepância".

"As mulheres são duplamente prejudicadas no combate ao desenvolvimento devido às fraquezas do Estado. São duplamente prejudicadas em virtude das desigualdades sociais que persistem no país e que são duplicadas quando se trata da situação da mulher", disse.

O primeiro-ministro afirmou também que o Governo vai fazer o possível para "criar condições para que haja eleições", previstas para 18 de novembro, mas que também é preciso criar condições para trabalhar com as diferentes componentes da sociedade para uma "situação de distensão favorável ao sucesso" das mesmas.

"Temos de estar atentos a todos os movimentos sociais que possam indicar o caminho no sentido de serem atores neste processo de desenvolvimento e pacificação do nosso país", concluiu.

dn.pt/lusa

Pan continua guera ou pan dissa..


Mamadu Sa - Kau maina abo kuna bin rindi
Daniel Nbande Lopes - Justado Kè i pirssis pa kontau....
Gusmão Dauda Camará - Que lokurra e essa
Rans Bälä Prëtö Čämäřä - Kontinua
Uinha Bleique - Continua
Issuf Baldé - Yna bim murre kkk?
Valdano Da Costa Keita - CONTINUA ABO I MATCHU
Anaberta Djalo Cande Cande  - Kkkkkk não kabu continua
Marta Nanque  - Continua kim ku sibi si bu pudi ganha ultimo ronda😁😂
Bubacar Sidique Conte - Se fãs favor da um retaguarda; se não tornará previsível
Elizangela António Mendes  - Continua matchu kata disisty tão fácil da próxima ki utru udju k ê na cabanta
Renatto Affonso - Contínua guerra bom
Umaro Balde - Lf Bu rosto kina contau kila, noss buna continua guerra ou buna para. Kkkk
Borge Sidic - Guera e moito bom i rosolve sertos kusa
Jailson Mendy - Aguenta inda tempo tem buna ganha guerra
Seco Djama - Es que resultado de Guerra
Jardel Balde - Temta outra vez vc vai ganhar gueira
Rudilson Nunes Correia - Continua
Pandora JQ - Homi u tem q continua..sufri ka tem
Miladys Ocante da Silva - Bu misti nam pa i bim mata pecadur la ,buka odja nam kuma i ganha dja 😂😂😂😂
Pandora JQ - Miladys Ocante da Silva 😂😂😂😂😂 bu n matam k garaca 😂😂😂😂
Rosa Na Nbera - DISSA Bu perto dja murri
Cadija Ramires - Continua inda bu tene força
Neguinha Correia - Continua
Neguinha Correia - Desvez bu pode ganha
Ronizio Monteiro - Kkkkkkk continua Guerra muito bom 
Uka odja - b vensi kkkkk
Betinha Mango  - Continua
Anselmo Ray Djalo - Continua
Elsy Sourama Lopes - Kontinua kkkkk
Creuza Mendonca - Tadinho!!
Musa Dadys Camara - Continua! Matchu es ika náda fia
Lildji Djanbam - Continua e muito bom
Jämäläl Bäldë - Mjr Não purdal
Barbie Camara - Continua gueria até hora ku kança kkkķk 😛😛😛😛
Niwton Mendes - Kkkkkk essis tudo ibu inimigos kabu gueria más kkkkkk
Narcisa Martins Danfa - Abô bu pirdi dja guerra, ke ku bu na punta más, bai discansa bu
cabeça kkkkkk.
Ramatulai Filha Baldé - Para dissa es ka bon mufunesa kata fala na bin de Sica pabu murri tudo bo maina guerra si djustu de mim bona uni bo pui na 1 son bo sedo ermao
Santiago Carlitos - Nobre Desiste
Barbie Camara - Kkkkkkkk
Albano Sambu - Bu cana sufre nam kkkk
Zidane Ampa Sanha - Pena guerra ka bali
Heunyto Sambu - Continua tene só mais cuidado ku utru udjo
Wasniinhö Afriicaanö - 😂😂😂😂😂 Sufri mano
Musa Dadys Camara - N'na djudau ntene manduk mpudi lutu de tras fia
Narcisa Martins Danfa - Kkkkkk
Barbie Camara -Kkkkkk
Emerson Correia - Buka bali nada
Bantere Gomes - Coitado
Munija Munaz - Continua
Musa Dadys Camara - Es capudi cedo sim nona vinga brow fia
Barbie Camara - Nbe amiga buka gosta d é home
Honestidade Joao Cyte - Ina faltau inda 16 guerra
Mamadu Drame - Nbee kila tchiu bro
Musa Dadys Camara - Kkkkkkk fia kkkk
Fatumata Binta Djalo  - Continua kabu para
Sene Sonco  - DEUS NOS PROTEGE A TODOS NOS
Lamine Mane Sandeng  - NAO ABO NAN I JETLEE
Mussa Cande  - Dissa
Elash Fam  - Kontinua és ika nada 
Pé de djintis sapa na guera mas ékontinua kkkkkkkkk
Juvinal Augusto Nhaga  - Nao dissal bu pudi ku el
Murilo Ruy Vieira  - Não devemos sorrir da desgraça do outro devemos nos colocar no lugar e imaginar a dor e o sofrimento alheio e respeitar e ser solidário somos todos irmãos perante o Criador a dor alheia não agrada Allah
Mahamadú Candé  - Kkkkk continua ka bu aceita
Sene Sonco  - GUERRA TA TISSE DIVERGÊNCIA I CA BALI!
Adulai Balde  - Continua Deus na djudau bu ganha Guera
Dembélé Cataturmenta Candé  - Kabu disiste bai guerra bu pude quel quila fraco mal imuniu nam
Adjos Dukure  - Ik guera q fala pai GUERA
Suaibo Ture Báladji  - kkkkkkk kinki contau pabu sufri kkkk
Nÿchöü Frëëçhÿ Båldë  - Continua
Cyssé Mane  - GRASA BÓ MBY MBY,
Malado Baravo Djalo  - Contínua
Ossumane Bissau  - Abó so kabanta ku sobra na bo
Adjos Dukure  - Bo disal pai guera ami nin nkana rapat. Ami prop n'pasal es ditardi jna guera nin ika rapat
Isnaba Casillas Indafa  - Continua Bu passa li
Steve Bico  - Continua ma um udju sobra inda
Bril-Dji PN Negrus  - Kkkkkkkkkk
Mois Sanha  - ba sufri no kunsi bu nervu no sibi bu pudi kel kkkk
Datuga Sanha  - PM kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Jani Carvalho Lindo😜🤣👍
Magis Varão Candé  - E opção livre su acha kuma i mindjor pabó continua
Ibraima Mané  - Nao sufri
Nataliano Nhaga  - Continua guerra mas i sabi
Injay Seninho D'brt Injai  - Continua
Sandra Semedo  - Abo e garande lutafur continua bu na nganhal
Sáber Therock Amss  - Continua
António Tavare Makukula Makas - Rock es e um burro d bardade
António Tavare Makukula Makas  - Não bata luta nam patéta bu ka sibi d kuma guera bom bai la mas kkkkkkk
Ndy Robô Sanha  - Sanha Djon Kata murri, força pega Tessu.
Negriinha Q Kuia Dabo  - Yha continua
Narcisa Martins Danfa  - Ai nha ermos di Guiné, djumbai di aós kila passa, n'rei tok ku nkansa kkkkk.
Besna Fernande  - Continua bom apititi
Suleimane Youla Balde - Abó qui na djubi goss
Tche Mateus Correia  - Kkkkkkk continua
António Tavare Makukula Makas  - Bu sibi nada bu ca bali mas assim son ku bu ta pega guera kil dia badja assim qui é sutau ba la na Nhacra. Bai mas em bias odju ku é furau bai la mas
Luena Lopes  - Guerra amigão
Gans Balde  - Força continua
Maligue Cande  - CONTINUA
Malam Cassamá  - Força cabu para cu Guerra
Isma da Silva  - Abo i bom guereru
Ramalhano Armando Bucar  - Kal ki bu diseji? de acordo ku bu dicisom
Ismael Balde  - Continua teki bu murri bu pude ganha guerra na outro mundo
Ivo Joao Ferreira  - Cara derrota i só na maca, ka bu desiste
De Ferreira Silva  - Ta quase morrendo kkkk
Pai Sisse  - Continua
Bubacar Embalo  - Nau bu pudi continua i bom
Ussumane Indjai  - Continua luta i assim ate a Mó
Bari Adulai  - Força
Mumine Djau  - Bá lambu ferro inda papia bu fraco!
Braima J B Bari  - Ké bu furata nan
Samara Mendes  - Continua
Carmilito Lopes  - Continua
Mussa Djata  - irmào continua i bom.
Junior Sadjo Camara  - Nao para dja bu ganha buna bim mata pecadur
Puţo Dą Linhā Djąbi  - Força...coragem...bu pirdi batalha mas ika guerra
Zinaida Sarraiva  - Continua i na djudau.
Ama Sadjo Sidibé  - continua
Braima J B Bari  - Continua
Sulai Muntari Baldé  - Ioh nkuda badjudas kuma bis gros mas sabi pa e gueria pa e homi d djinte
Caribe Jencer  - Continua kabu desisti
Braima Seide  - Nao para
Ivanildo Camara  - Yha continua ibom djop
Ansinha Balde  - Não é melhor evitar de briga porque isso não resulta nada meu amigo se faz favor
Alhussain Umar Jo Camara  - Sufri dja kkkk
Bubacar Culubali  - Yá força meu
Cadija Mane  - Para sica kila buna bim murre
Dalanda Jau  - Continua
Jan Djalo Badjar Djalo  - Disa
Miladys Ocante da Silva  - Sufri abo q ganha lindo
YoungChylala Young  - Cabu medd na dau força e coragem suma bu pirdi batalha na falau mass pabu continua i
YoungChylala Young  - Nbée anta aboh Buca bai nam furta meh furta dur kuta intchado sim
Marialuisa Mendes  - Continua
Juca Miranda  - Bai roga na chefe de tabanca si cassin mufnessa na bin garandi dé
Hamid Al Ghazali Barry  - Bo para cansa djintis ku e imagem pa 😡😡😡
Matias Quade  - Um dia tam buna ganha
Sandra Lima  - Nao evotar e melhor
Pipi Ka  - Nada katen pa pui moa riso
Ermelinda Jõao Quadé  - Continua
Maizer Ocante Da Silva  - tirando brincadera es y ladron
Syuna N'Pans Diamant  - Kabanta ki utro udju
Elizangilio Dias Medina  - Não para
Damasia Djalo  - Continua
Sida Nadum  - forxa
Izamara Codeh  - Continua
Dulceneia Djamila Djassi  - Continua
Ebenézer Nambatu  - Continua coragem
Lercia Cabutarin  - kila kuka sibi buka odja kuma kubu sta para!
Noé Antônio Pires  - Para meu, porque ika téné vantagem. Ké k bu ganha gora sim?
Issa Djau  - Kkkk,disiste bóh.
Bruno Seidi  - Na es cituaçao abo kina djubi
Eva Gomes  - Contina e muito bon
Epifania Ferreira  - Kkkkkkk não, sufri kabu continua boh
Famozinho Mini Christopher  - Mana dixal so i kontinua kila i kaminho ki kundji
Jacinto Magno  - Tum-à Continua
Mariza José Dasilva  - Para tempesenssa
Bubacar Seide  - Força buka pirdil inda
Braima Calilo Cambay  - Sim to MUITO
Francisca Alves  - Não continua
Já Jaazzy Jaaziel  - Continua Kkkkkkkkkkkk
Sunila Miranda Sunila  - Continua és i prumera parte kkkk
Kennedy F. Jaime Té  - Tempo tem inda pa ika da luta costa
Ludimila Mariama  - Nao para
Laura Potchiny  - Kkkkkk
Kennedy F. Jaime Té  - Nin pa senty abo gr i Mame
Ivanilda Mendes  - não para.
Eunice Augosto Tinashe  - continua tenpacensa
Mami Manuel Da Silva  - Continua bu ista fixi assim forsa
Kennedy F. Jaime Té  - Nin pa sinte,aboss gr i Mame dhe!!!!!!!!
Astu Barri Djalo  - Kila dja Sta na boh
Aliu Cande  - Coragem buna ganha
Vladimir Keita  - Continua
Kennedy F. Jaime Té  - Nin uka sente!!!!,abo i mame ou um dia una sedo
Cadija Traualé  - Continua i muito bom
Kennedy F. Jaime Té  - Mbe!!!! Mana Lola abo i Mae!!!!!!nin pha sinte pa es jovem ku sta dja dirotado
Bubacar Barri Buba  - Continua ora Ku cansa buna dissa
Abdul Salame Tebery Binany  - Cuntinua+muda a sua técnica usa kung-fu se você usava karate
Edilene da Silva  - Continua bu sta bonito assim KKkkkkk bravo
Kennedy F. Jaime Té  - Abos mindjeres nin pa sinte suma Mame ku bo sedo sim,alguns d boos son ku sinte
Edilene da Silva  - Ma i fala guera ki misti
Ivo José Manuel Sambu  - GERRA MAS
Umaro Cande  - contínua kkkkk  djinti di norti
Ä Täll Yüca Turé  - Continua ibom
Moura Gomes Fernandes  - Não continua kabu para kabu para
Ana Fernandes  - E alguin na bim matau sufri home
Lilt Fernando Bat  - Cau para és bias ina sta suma hum
Aissatu Baldé  - Koitadi n sinti
Paulina Crumajaque  - Kkkk força buna consigui odja imda ku ki um son ku sobra bai mas parel kkk
Rans Bälä Prëtö Čämäřä  - Falal pe sufri nbeee!! B Mau d mass
Sixira Kaiperi  - Continua bu bnt sim gostei muito yh
Quesi Nsanna Corró  - Continua buna bim nganha
Baba Kikas  - Dissa bo
Oces Saco  - Não se dixista continua
Miqueta Té Ocante  - Continúa!
Pape Ndiaye  - Dissa g cabalibo
Särïtïnhä Häïdäräh  - Kkkkk guerra kata mata
Rans Bälä Prëtö Čämäřä  - Kinku falau sim nvedi b falal pee sufri aaaa
Särïtïnhä Häïdäräh  - Não ke el ika sibi kuma i dibidi sufri
Djanque Mane  - Kkkkkk kontinua boh
Salvador Isna  - Tchubi bi lá
Rui Victor Sami  - Si bu San bai bu na ganha és biass
Moura Gomes Fernandes  - Bu sta bunitu sibu continua bu mas na buniti
Miguel Junior Mendes  - Para guerria
Mami Dabo  - Dissal boh
Emilio Ansama Mendes  - Abo i mestre e muniu nam mas es bias bu na ganha. Kkkkkkkkkkk
Aissatu Balde  - Continua bu na venci
Maria Gomes Landim  - Abô cu sibi kkkk
Eusébia Alfredo Alfredo  - Continua
Saico Embalo  - Continua um dia bu na nganha
Djalica Balde  - Continua
Moura Gomes Fernandes  - Djalica bu mau dehhh
Fabio Campal  - Guerra bu mas na fxx
Naiza Mendes  - Continua
Fatumata Binta  - Dissa
Moura Gomes Fernandes  - Não fatumata Peral só bu sibi i burrrrrru
Songer Barros  - D'Fkn Kkkkk bo n matil
Balari Sanca  - Coitade
Yara Insali  - Guera bu sta bunito
Edirulsa Yadira Teixeira  - És ki desvantagem de guerra
Esmifo Esmifo  - Continua inda
Janette Da Costa  - Continua
Ulile Mendonça  - Continua
Alvarino Cá  - Continua luta um dia buna ñghanha
DJalo Djeny  - Kkkk continua
Elma Sarrita da Silva  - Dissa bo
Tineja Costa Costa  - Continua
Mörënä Läïdïnhä Läïdïnhä Bamba  - Continua
Sidney van Persie  - Nbé?
Nylaus Lastrony  - Ufala Su maina bu medi continua
Sidney van Persie  - Nha broda dissa tempacenxa bô?
Etiandro Djemé  - Dissa
Wezmar Issy  - Continua e bom
Mamudu Balde  - Ka bu medi continua
Eviana Cardoso  - Continua buna matil kkkkkkkk
Isanira Sani Mendes  - Continua assim k homi ta cedu
Gil Pinto Alves  - Continua bu sta gora fx dé
Ibraima Mane  - Ndjenha só
Robaldo Bante Biague  - Continua
Ma Dabo  - Dissa bo
Ivaldina Wangna  - Dixa pape si não buna muri gos
Binto Sanha  - Continua assim deus na dau vida longa
Duca Cá  - Continua ku forca i bom
Samanta Vieira  - disa
Lamine Rodrigues Cassama  - Continua guerra pabia abó i vandam kkkkkkkkkkkk
Abi Baldé  - kkkkkk claro
Metania Meta Mandjam  - Continua guerra
Ruldina Baldé  - Continua
Djau Balde Babagale  - Continua
Assa Sane  - Para si ca ki la bu na mori
Herculano Pires  - Continua e muito bom
Mamadu Queta Balde  - Dissa
Diana Nancassa  - Continua
Anamaira Medina  - Continua buna mas bonito di qui sim kkkkkkk
Issac Da Silva  - ABO KU SIBI MA ABO I FENDER BU FIO NAM SIM
Ismael Rabiot Monteiro Monteiro  - Bo para bata bui guintis e tiatro na redi social
Iaia Indjai  - Sufri nha ermao,guerra kabali.
Bräzäïr Bäldë  - Não continua na proximo nona lebau Antula!!!
Mois Sanha  - kusas de abusu Deus kata seta deh nha primo manku kina guerra kel dinna de parmanha no rapatil iNega kuma som pa isuta kila kussas de Deus kila sutal e danal rostu k boka tudo ali nona nhabil boka li kkkkkkkkkk
Adulai Canté Edu  - Continua ikana sedu bu trás
Siradjo Buaro  - Continua
Rans Bälä Prëtö Čämäřä  - Kontinua
Valdano Da Costa Keita  - CONTINUA ABO I MATCHU
Anaberta Djalo Cande Cande  - Kkkkkk não kabu continua
Marta Nanque  - Continua kim ku sibi si bu pudi ganha ultimo ronda😁😂
Bubacar Sidique Conte  - Se fãs favor da um retaguarda; se não tornará previsível
Elizangela António Mendes  - Continua matchu kata disisty tão fácil da próxima ki utru udju k ê na cabanta
Renatto Affonso  - Contínua guerra bom
Umaro Balde Lf  - Bu rosto kina contau kila, noss buna continua guerra ou buna para. Kkkk
Borge Sidic  - Guera e moito bom i rosolve sertos kusa
Jailson Mendy  - Aguenta inda tempo tem buna ganha guerra
Seco Djama  - Es que resultado de Guerra
Jardel Balde  - Temta outra vez vc vai ganhar gueira
Rudilson Nunes Correia  - Continua
Pandora JQ  - Homi u tem q continua..sufri ka tem
Miladys Ocante da Silva  - Bu misti nam pa i bim mata pecadur la ,buka odja nam kuma i ganha dja 😂😂😂😂
Pandora JQ Miladys Ocante da Silva  - 😂😂😂😂😂 bu n matam k garaca 😂😂😂😂
Rosa Na Nbera  - DISSA Bu perto dja murri
Cadija Ramires  - Continua inda bu tene força
Neguinha Correia  - Continua
Neguinha Correia  - Desvez bu pode ganha
Ronizio Monteiro  - Kkkkkkk continua Guerra muito bom 
Uka odja  - b vensi kkkkk
Betinha Mango  - Continua
Alexandre De Pina  - Continua é muito bom
Jorgito Alves Pereira  - Kontinua son bu na ganha guerra
Cadija Sonco Sanha  - Kkkkkk bai continua mas
Angelina Malu  - Djubi la si i bali pena continua agora ,......
Augusto S. Dagama  - Kkkkkkkk continua Guerra é Na perau po bai Guerra
Apatchi Silva  - dixa matchu sufri
Anabela Braz Da Silva  - Força
Marilda Munira  - Forca guerra
Rans Bälä Prëtö Čämäřä  - Kal farça alguim na murri buna falal força
Mamadu Sanneh  - Guerra pa é kabantau suma kila ku bu miste.
Anisete Yala  - para guera di um bias
Miketeia Soares da Gama  - Nao continua buta pg tessu.kkkkkk
Zico Camara  - És i sinal de bom guerreiro continua um dia una ganha
Emanuel Fonseca  - Pnt Nada Buka fasi inda continua
Anisete Yala  -  é telefones tudu dana so navega pan para ou pan continua
Buam Quinto  -  para guerra
Crhis Adams  - Não para guerra
Mamadu Sanneh  - Ma abô propi ke ku tem ku ess y iara matau bu na pidi continua abô burro de bai trena ku jetilin um ano huuuu.
Demé Demba Buaro  - Kabu para tempacensa continua
Nani Sanha  - Continua
Clementina Mario Joao Dos Santos  - Continua ida gora ki bo kkkkkkkkk
Zinha Barreto Teixeira Teixeira  - Pa bo tona otu
Cady Mendes  - Continua
Rans Bälä Prëtö Čämäřä  - Alguim n murri buna falal kontinua keku manda buka bai guerra
Aissatu Candè  - Para guerra bo
Dija Barbie Kell  - Continua
Rans Bälä Prëtö Čämäřä  - Alguin n murri buna falal pe kontinua buka tene Mon d guerra
Florença Bassafim  - Bum geireiru continoa
Mané Mamadu  - Continua bu to gérra bém
Oliveira Puna Pereira  - Continua abó bon guerra
Adulai Balde  - Abo ki sibi!
Sanacio Sila  - Ka bu para continua
Aicha Codé Cisse  - Kkkkk continua
Francisca Sà  - Não para
Janice Gomes Nice  - Primo continua bn ganha KB disisyti
Ramatulai Sow  - Não Para
Feliciano Ferreira  - Tené fé Buna nganha continua kabu disisty
Pandro Balde  - Bai mas
Cadija Fadija Balde  - Buka fala bu pd continua mas kkkkkk
Rans Bälä Prëtö Čämäřä  - Soh kasabi d homis ki bota miste odja
Cadija Fadija Balde  - Kkkkkkkk nada gr
Jado Da Costa  - PARA
Alfa Umaro Baldé  - KKKKKK.CONTINUA BU NA NGANHA
Esmina Balde Buaro Balde  - Dissa
Elbu Ibra Balde  - Muda plano,prq es ka da certo
Vladimir Pires Ferreira  - Kkkk.Se queres mais apanhar, Volta ai.Findicaderra Djasss.
Madiudabo Dabo  - Boy abô i home continua
Bia Djaló  - Pa dessa
Aissatu Embalo  - Deixa
Edite N'djame  - Não para querra
Satu Camara  - Coitade ali buna sofri dessa
Satam Sambu Fati  - Sim fiança pai continua
Aminata Balde  - Nao,dissa
Cintia Carvalho  - Nkuda kinku pertu muri ta tulu
Fredy Verratti  - Contínua
Sunaime Correia  - Continua assim propi
Linda Zinaida Lopes Mendes  - Continua kkk
Joselia Lopes  - Continua e muito bom e fasi parti de desporto

Fonte: Mamadu Drame‎ -  União entre Guineenses

COMER PARA VIVER - Casais que comem marisco fazem mais sexo e engravidam mais rápido

De acordo com um novo estudo os casais que comem mais marisco têm uma maior atividade sexual, e engravidam mais rápido, comparativamente a outros casais que estejam a tentar conceber.


Apesar das ostras serem conhecidas pelo seu poder afrodisíaco, parece que afinal todo o tipo de marisco melhora em geral a intimidade dos casais.

Um grupo de investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os efeitos de ingerir marisco tendo em conta a conceção.

A médica Audrey Gaskins, uma das autores do estudo, disse: “Esta pesquisa sugere que o marisco pode ter efeitos benéficos no sistema reprodutivo, contribuindo para um menor período temporal para se engravidar e uma atividade sexual mais frequente”.

E acrescentou: “O nosso estudo apurou que os casais que ingeriam mais de duas porções de marisco por semana enquanto tentavam conceber, apresentavam uma frequência sexual significativamente mais alta e levavam menos tempo a engravidar”.

Durante aquela pesquisa, os académicos seguiram 500 casais por um ano e tiveram em conta o seu consumo de marisco, atividade sexual e o tempo que estiveram a tentar conceber.

Os dados recolhidos revelaram que mais de 92% dos casais que comeram marisco mais de duas vezes por semana tinham engravidado ao final de um ano.

Comparativamente, a apenas 79% dos casais que tinham consumido menos quantidades de marisco.

Os investigadores ainda não determinaram exatamente qual é a relação entre o marisco e a gravidez. Todavia, creem que esses moluscos possam melhorar a qualidade do sémen, da ovulação e dos embriões.

Gaskins afirmou: “Os resultados salientam a importância da dieta alimentar não só para as mulheres, mas também para os homens, que planeiam ter filhos. E sugere que ambos os parceiros devem incorporar mais marisco nos seus regimes alimentares para obterem o máximo de benefícios para a sua fertilidade”.

NAOM

MPLA - José Eduardo dos Santos está de saída: "Tudo tem um começo e um fim"

O presidente do MPLA e ex-chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, confirmou hoje que deixa a vida política em 2018 por vontade própria, argumentando que "tudo o que tem um começo tem um fim".


A posição foi transmitida hoje, em Luanda, no discurso de abertura da segunda sessão extraordinária do Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido que José Eduardo dos Santos lidera desde 1979, recordando que em 2016 tinha já anunciado a vontade de deixar a vida política.

Com o congresso extraordinário que deverá eleger João Lourenço, Presidente da República, como novo presidente do MPLA, previsto para setembro, José Eduardo dos Santos fez hoje questão de sublinhar que esse passo resulta da sua vontade de "abandonar a vida política no ano de 2018", apesar de o "mandato regular" só terminar em 2021.

"Na altura recordo-me de ter dito, em linhas gerais, aqui nesta sala, que tudo o que tem um começo tem um fim, porque é assim a dialética da vida. Mas na verdade, a vida do nosso partido tem um ciclo que termina e recomeça-se assim a outra fase da sua existência", apontou José Eduardo dos Santos.

O MPLA aprovou a 27 de abril a realização de um congresso extraordinário na primeira quinzena de setembro deste ano e a candidatura de João Lourenço ao cargo de presidente do partido, ocupado desde 1979 por José Eduardo dos Santos.

A informação constou, na altura, de uma nota enviada à agência Lusa pelo MPLA, a propósito da reunião do bureau político, orientada por José Eduardo dos Santos.

"Esta é a transição que todos desejamos, que se processe de forma pacífica, normal, natural, sem quaisquer sobressaltos, demonstrando-se assim a maturidade política do MPLA, com um partido com mais de 60 anos de existência que soube sempre superar momentos difíceis, congregar os seus militantes, mobilizar o povo e manter a sua unidade e coesão para alcançar as vitórias mais retumbantes da história moderna de Angola", disse hoje José Eduardo dos Santos.

O líder do partido, de 75 anos e que entre 1979 e 2017 foi Presidente da República, apelou na mesma intervenção à mobilização das estruturas do partido, militantes, simpatizantes e amigos para a preparação do congresso de setembro.

"O partido deve saber reter tudo o que fez de positivo e lhe permitiu chegar à fase em que nos encontramos e estabelecer novos objetivos para os seus militantes, visando materializar os ideais proclamados pelo MPLA desde a sua fundação", alertou ainda.

A 16 de março, no discurso de abertura da 5.ª sessão ordinária do Comité Central do MPLA, realizado em Luanda, José Eduardo dos Santos propôs a realização de um congresso extraordinário para dezembro deste ano ou abril de 2019.

Durante a intervenção, José Eduardo dos Santos, que foi chefe de Estado em Angola durante 38 anos e não concorreu às eleições gerais de agosto passado, recordou que se comprometeu a envolver-se pessoalmente no grupo de trabalho que ao longo de 2018 vai "preparar a estratégia" do MPLA para as primeiras eleições autárquicas em Angola.

"Assim, recomendo, por ser mais prudente, que a realização do congresso extraordinário do partido, que vai resolver a liderança do MPLA, seja em dezembro de 2018 ou abril de 2019", disse, sem adiantar mais pormenores sobre este processo.

Contudo, a proposta não terá merecido o consenso dos militantes, tendo o comunicado final da mesma reunião informado a realização, este ano, de duas reuniões de reflexão sobre a proposta apresentada, a primeira, em abril - realizada 27 de abril -, pelo bureau político e a segunda, em maio, pelo Comité Central.

No dia seguinte, o porta-voz do MPLA, Norberto Garcia, chegou a negar que a proposta apresentada pelo líder do partido no poder em Angola, para a realização de um congresso extraordinário sobre a transição da liderança do partido, tivesse sido recusada.

Segundo o secretário para a Informação do bureau político do MPLA, não houve rejeição da proposta do líder, mas sim "um melhoramento" da mesma: "Estamos a evoluir positivamente, estamos a trabalhar com bastante harmonia e coesão. É evidente que há situações em sede das quais poderá haver uma abordagem mais crítica, menos crítica, o que é normal, estamos em democracia e é isso que nós queremos, um partido cada vez mais democrático, cada vez mais aberto".

Nos últimos tempos têm crescido os comentários na sociedade angolana sobre a existência de uma suposta bicefalia entre o chefe de Estado angolano e vice-presidente do MPLA, João Lourenço, e o líder do partido, José Eduardo dos Santos, em que se incluem críticas internas sobre a situação.

José Eduardo dos Santos, líder do MPLA desde 1979, anunciou em 2016 que este ano deveria deixar a vida política ativa.

NAOM

Houve de facto, um golpe de Estado político na Guiné-Bissau, que persiste, com a participação de actores políticos, governantes, magistrados e partidos políticos!

Fonte: Fernando Casimiro

Há que reconhecer que a crise política e institucional na Guiné-Bissau provocou uma ruptura constitucional com a disfuncionalidade da Assembleia Nacional Popular; com o desprezo e incumprimento por parte do Presidente da República da Constituição e das Leis da República; pelo conformismo e pela inacção do Supremo Tribunal de Justiça e, pela ilegitimidade e ilegalidade na formação e sustentação dos vários governos à margem do estabelecido na Constituição da República.

Houve de facto, um golpe de Estado político na Guiné-Bissau, que persiste, com a participação de actores políticos, governantes, magistrados e partidos políticos!

Positiva e construtivamente.

Didinho 24.05.2018

A Guiné-Bissau corre riscos sérios de fazer uma eleição conflituosa e que resultará em instabilidade política e governativa, de novo! Parem e pensem.


Ussumane Grifom Camará


O Governo da Guiné -Bissau e seus parceiros, irão celebrar pela primeira, vez no próximo dia 28 de Maio, o Dia Mundial da Higiene Menstrual com o Lema “Chega de Limites: Empoderando meninas e mulheres para uma boa higiene menstrual.”


 #ChegaDeLimites

Fonte: Unicef Guiné-Bissau

Abel Djassi

A única verdade nessa história é: se a justiça guineense fosse como deveria, hoje, não estaríamos escuncutando as vozes beneficiárias da inoperância da mesma, insistentemente, acusando-a. Essas vozes👆 têm razão!

Cir Batchicann

AVIÃO SUSPEITO ???


Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.sn

Um avião Pilatus com a matrícula HB-FVC aterrou ontem em Bissau: Nada se sabe sobre a sua proveniência, mas uma fonte do aeroporto Osvaldo Vieira disse ao DC que "é suspeito" e pode ter trazido drogas.

Aliás, hoje, houve uma tentativa da tripulação para acesso ao aparelho, mas "apareceram os militares, que os impediram de entrar a bordo" e mantiveram a guarda. A Polícia Judiciária está a investigar o caso e DC conta trazer mais detalhes desta operação. AAS

O azul foi tido como uma cor terapêutica, que traz mais tranquilidade e foco. Em alguns países orientais, as cidades até colocaram lâmpadas azuis nos postes para diminuir a criminalidade e, por incrível que pareça, funcionou.


Fatos Desconhecidos

Cabo Verde promete investigar escândalo de paraísos fiscais

Empresário italiano com negócios em São Vicente é citado numa investigação sobre paraísos fiscais na África Ocidental. Primeiro-ministro cabo-verdiano diz que, "se for o caso", Gilberto Pacchiotti será investigado.


Cabo Verde está entre os países no centro das investigações do "West Africa Leaks", um trabalho de pesquisa jornalística sobre empresários, políticos e poderosas corporações que atuam na África Ocidental. O objetivo é identificar paraísos fiscais através da análise de dezenas de dados de outras investigações jornalísticas, como os Panama Papers, Paradise Papers e SwissLeaks, e acontece em parceria com o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI).

De acordo com o portal Cenozo, do grupo de jornalistas investigativos, o empresário italiano Gilberto Pacchiotti será o responsável pela entrada do país africano no maior escândalo de contas em offshores da Suíça.

Segundo a investigação do West Africa Leaks, que verifica documentos do SwissLeaks, o dono da "Cabo Verde Importe, Lda", uma empresa importadora de alimentos situada em Madeiralzinho, na ilha de São Vicente, tem uma conta secreta na Suíça com mais de dois milhões de dólares. No entanto, questiona-se a atividade do empresário em Cabo Verde que justifique o montante numa conta offshore.

Ulisses Correia e Silva: "Cabo Verde não é um paraíso fiscal"

Ainda de acordo com o Cenozo, o empresário italiano não paga impostos, não declara rendimentos e troca de nacionalidade e de passaporte sem que isso seja notado pelas autoridades cabo-verdianas. Segundo a imprensa cabo-verdiana, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, garantiu esta quinta-feira (24.05) que, "se for o caso", Gilberto Pacchiotti será investigado.

"Se for caso de polícia, será para as entidades policiais, se for caso de violação de regras financeira, também será devidamente investigado. Mas eu não quero associar Cabo Verde a este tipo de operações. São casos que as vezes acontecem, mas os protagonistas são devidamente responsabilizados", afirmou Ulisses Correia e Silva, citado pelo jornal "A Semana".

Níger e Costa do Marfim na lista

Além de Cabo Verde, o West Africa Leaks também denuncia empresas e pessoas ligadas a outros países da África Ocidental. No Níger, investiga-se a construção de um matadouro, que terá custado milhares de dólares aos cofres do Estado, mas a obra nunca saiu do papel.

O jornalista Moussa Aksar aponta o período pós-golpe, em 2010, quando os militares assumiram o Governo de transição no país. "Verificamos que o dinheiro previsto para esta construção foi gasto durante a transição. O regime atual não pretende auditar este período, o que explica este caso e prova a má governação a todos os níveis", diz.

Na Costa do Marfim, o empresário e político Noel Akossi Bendjo, secretário-executivo do Partido Democrata, na coligação do partido no poder, é acusado de ter capitais nas Bahamas. Ele ameaça processar o jornalista Diebri Anderson, editor do site de notícias "eburnietoday.com".

"Descobrimos que o senhor Akossi Bendjo detém uma sociedade em paraísos fiscais, incluindo as Bahamas. E vemos que a empresa foi criada em 1997, o mesmo ano em que foi nomeado diretor-geral da Sociedade de Refinaria da Costa do Marfim", observa o repórter.

Políticos envolvidos

Os jornalistas africanos trabalham ainda em investigações na Libéria, Senegal, Nigéria e Gana, entre outros países. Em muitos casos, há políticos envolvidos nas denúncias. No Mali, por exemplo, o candidato presidencial Hamadoun Touré também é apontado como dono de uma empresa offshore.

"Há uma grande diferença entre as informações disponíveis publicamente e o que os jornalistas são capazes de descobrir quando investigam a fundo quase 30 milhões de documentos", salienta em entrevista à DW Will Fitzgibbon, coordenador da parceria entre os jornalistas africanos e o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. "Revelam não apenas que os políticos possuem empresas offshore, mas também como essas figuras têm usado as empresas".

dw.com/pt

I Congresso de Magistrados: LÍDER DE PARLAMENTO GUINEENSE DENUNCIA “JUSTIÇA SELETIVA”

O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, manifestou-se preocupado com a situação da Justiça no país. Cassamá denuncia a concretização de uma “justiça seletiva e focalizada a um grupo de indivíduos e instituições”, contrariamente ao papel [da Justiça] de garantir a paz social e a tranquilidade jurídica na sua plenitude.

Cipriano Cassamá, falava ontem, 24 de março de 2018, na cerimônia de encerramento do IIº Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público que decorreu num dos hotéis de capital nos dias 23 e 24 do mês em curso, contando com as presenças dos magistrados do Brasil, Portugal, Moçambique e São Tomé Príncipe, sob lema, “Autonomia do Ministério Público, Direitos Humanos e Combate à Corrupção para Afirmação do Estado de Direito Democrático”.

Na ocasião, Cassamá, assegurou que artigo vigésimo quarto da Constituição da República estipula que todos os cidadãos são iguais perante à lei e gozam dos mesmos direitos e estão sujeitos aos mesmos deveres, sendo assim, a justiça guineense não deve continuar a ser conduzida de forma seletiva, como está a acontecer nos últimos tempos.

O líder do Parlamento guineense, exortou o Procurador Geral da República, Bacari Biai, para dar seguimento o mais rápido possível as conclusões constantes dos relatórios produzidos pelo Tribunal de Contas e extrair consequências legais das atuações dos gestores públicos. Lembrou ainda que na tomada de posse, o atual Procurador Geral da República, elegera como prioridade no ministério público a luta contra corrupção e demais crimes que põem em causa os interesses patrimoniais do Estado guineense. Cassamá desafia o PGR a traduzir o seu comprometimento [de tomada de posse] em ações concretas.

A Subprocuradora Geral do Brasil, Maria Hilda, enalteceu  a amizade e confiança entre as procuradorias gerais dos dois países.

Para o Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Domingos Martins, a sociedade guineense necessita de um ministério público forte para defender os mais fracos de maneira que qualquer magistrado tem que ser forte no exercício da sua função, independentemente do modelo da nomeação do Procurador Geral da República e venha ele donde vier.

O responsável sindical dos magistrados guineenses, advertiu neste particular que é urgente a alteração do modelo da nomeação do Procurador Geral da República, sendo que a Guiné-Bissau é único país da lusofonia onde PGR não tem mandato. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: AA
OdemocrataGB

Parlamento da Guiné-Bissau começa hoje a discutir programa de Governo e Orçamento de Estado

A Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau inicia hoje a quarta sessão da legislatura, que termina a 28 de junho, e que inclui o debate do programa do Governo e do Orçamento de Estado para 2018.



Além do programa de Governo e do Orçamento de Estado, os deputados guineenses vão também discutir a proposta de lei sobre as remunerações dos magistrados judiciais e Ministério Público, o projeto de lei sobre a subvenção vitalícia dos titulares dos cargos políticos e da lei que altera o estatuto remuneratório do Conselho Nacional de Comunicação Social.

Os deputados guineenses vão receber o relatório da Comissão da Reconciliação Nacional e as propostas de lei sobre luta contra o tráfico de emigrantes, luta contra o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e acordos e convenções internacionais.

O hemiciclo da Assembleia Nacional da Popular da Guiné-Bissau esteve encerrado quase três anos devido a divergências entre o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido de Renovação Social (PRS).

O parlamento reabriu a 19 de abril na sequência de um acordo de entendimento entre as duas bancadas parlamentares, tendo os deputados aprovado o prolongamento da legislatura até serem conhecidos os resultados eleitorais das legislativas, que se devem realizar a 18 de novembro, e eleito a direção da Comissão Nacional de Eleições.

dn.pt/lusa