segunda-feira, 30 de novembro de 2020

9 Fatos Que Você Não Sabia Há Cinco Minutos

Guine Bissau - Atualidade nacional

ANP SESSÃO ORDINÁRIA DA X° LEGISLATURA

ANP I° SESSÃO ORDINÁRIA DA X° LEGISLATURA 3 PARTE

ANP I° SESSÃO ORDINÁRIA DA X° LEGISLATURA 2 PARTE


INÍCIO DE TRABALHOS NA ANP - I° SESSÃO ORDINÁRIA DA X° LEGISLATURA QUE COMEÇA HOJE DIA 3O DE NOVEMBRO À 14 DE JANEIRO 2021. PARTE 01


By Radio Bantaba

SENEGAL - Detidos 43 seguidores de líder religioso por tráfico de seres humanos

© Reuters

Por LUSA  30/11/20 

A polícia senegalesa anunciou a detenção de 43 pessoas por "tráfico de seres humanos" em centros educativos criados por um influente líder religioso da região de Dacar, onde indivíduos foram alegadamente "vítimas de rapto e de abusos".

Os serviços de comunicação de Serigne Modou Kara Mbacké, o líder religioso em causa, negaram as acusações da polícia.

As detenções resultaram de operações realizadas entre 26 e 28 de novembro pelas autoridades senegalesas em centros geridos por discípulos de Kara Mbacké, segundo a polícia, que as divulgou através de um comunicado domingo à noite.

Serigne Modou Kara Mbacké é um líder religioso membro dos influentes Irmãos Muçulmanos de Mourides, assim como líder de um partido político, e está por detrás da criação de "centros de recuperação" em todo o Senegal, destinados a jovens em perigo.

As investigações da polícia permitiram desmantelar "uma rede de roubo de scooters, tráfico de canábis e tráfico de seres humanos" nestes centros, segundo o comunicado, citado pela agência France Presse.

Foram libertados mais de 370 residentes em centros de reeducação em vários bairros da capital senegalesa e nos seus subúrbios, a viver "em condições sanitárias deploráveis".

"Sofriam visivelmente de doenças e desnutrição grave, são visíveis estigmas de abusos físicos nos corpos das vítimas, algumas das quais parecem ter perdido o juízo", descreveu a polícia.

"Os testemunhos das vítimas apontam para várias mortes nos últimos dois anos, a última das quais ocorreu há três dias. O ministério público senegalês está a investigar atos de associação criminosa, roubo, tráfico de droga, tráfico de seres humanos e cumplicidade", segundo o comunicado.

Os serviços de comunicação de Serigne Modou Kara Mbacké reagiram hoje através de um comunicado, igualmente citado pela AFP, em que alegam que "a polícia não encontrou drogas em nenhum dos centros de reabilitação", que proporcionam abrigo a "vítimas de drogas, delinquentes juvenis e deficientes mentais".

Devido aos "bons resultados" nestes centros, o número de residentes aumentou, o que causou degradou a qualidade de vida nas instalações, devido à "falta de meios", justificou a comunicação de Serigne Modou Kara Mbacké.

A mesma fonte apelou ainda ao estado senegalês para, em vez de "sancionar" a instituição, apoiar os centros, que "foram bem sucedidos onde as estruturas oficiais não têm soluções, apesar do orçamento de milhões".

Parlamento da Guiné-Bissau desafia deputados a aumentarem para 900 euros remuneração a antigos combatentes


O presidente do parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, desafiou hoje os deputados guineenses a aprovarem uma remuneração cerca de 900 euros mensais aos antigos combatentes pela independência do país.

"Foi para afirmação da dignidade da pessoa humana que empunharam como armas pela independência contra todos os riscos e sacrifícios, mas, no fim, conquistaram o desrespeito e a marginalização da sociedade", afirmou Cipriano Cassamá.

O presidente da Assembleia Nacional O popular discursou na sessão de abertura da primeira sessão da X legislatura, que começou hoje e vai decorrer até 14 de janeiro.

"O nosso desafio, que aqui lanço, é de iniciarmos o processo de reconversão da vida dos antigos combatentes transformando uma realidade, já na Lei de Orçamento Geral do Estado de 2020, uma remuneração mensal de 600 mil francos cfa (cerca de 914 euros) aos combatentes da liberdade da pátria, acompanhada da implementação efetiva das leis que regulamentam essa categoria de cidadãos no nosso país ", disse.

Cipriano Cassamá recomendou também à comissão organizadora da Conferência (de Reconciliação) Nacional para redobrarem esforços para permitir a sua realização no "primeiro trimestre de 2021", para que possa ser definido o "modelo de reconciliação a implementar no país".

Durante a primeira sessão ordinária, os deputados guineenses vão, entre vários assuntos, eleger o primeiro vice-presidente do parlamento, analisar uma situação política do país, o ante projeto de revisão da Constituição e debater e aprovar o Orçamento de Estado de 2021.

Com Lusa//


Leia Também:

Presidente do parlamento da Guiné-Bissau diz que revisão da Constituição cabe “apenas e só” ao parlamento

O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, afirmou hoje que a revisão da Constituição cabe "apenas e só" ao parlamento do país e que deverá ser feita na próxima sessão parlamentar.

"& Eacute; bom sublinhar que a revisão da Constituição está outorgada, tanto na iniciativa como no ato de legislar, apenas e só ao parlamento", disse Cipriano Cassamá.

O presidente do parlamento discursava na sessão de abertura da primeira sessão da X legislatura, que começou hoje e vai decorrer até 14 de janeiro.

Cipriano Cassamá lembrou que nos últimos 20 anos a Assembleia Nacional Popular realizou vários processos de revisão constitucional, mas as "circunstâncias históricas e políticas" acabaram por criar obstáculos à sua conclusão.

O presidente do parlamento disse que foi criada uma comissão eventual para a revisão constitucional, que integra não só as instituições de soberania, como a sociedade civil, religiosa e outras forças vivas da Nação, que já concluiu e entregado o rascunho de anteprojeto da revisão constitucional.

"Segundo o cronograma de atividades dessa comissão, vai seguir-se para a fase de divulgação e auscultação da sociedade política e civil do país", disse Cipriano Cassamá.

"Estamos em condições de garantir a todos que na próxima sessão parlamentar vamos efetuar a nossa prometida revisão constitucional. Essa é a nossa determinação perante a prioridade definida para esta X legislatura", salientou.

O presidente do parlamento informou também que as reformas da lei eleitoral, lei-quadro dos partidos políticos e do setor de defesa e segurança estão "em processo de conceção" e que "brevemente serão colocadas à disposição dos deputados para discussão e aprovação".

A revisão da Constituição da Guiné-Bissau tem sido exigida pelos parceiros internacionais, incluindo a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que mediou nos últimos anos a crise política que se instalou no país.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, criou uma comissão para apresentar uma proposta de projeto de revisão da Constituição, já concluída, que foi amplamente criticada.

Durante a primeira sessão ordinária, os deputados guineenses vão, entre vários assuntos, eleger o primeiro vice-presidente do parlamento, analisar a situação política do país, o ante projeto de revisão da Constituição e debater e aprovar o Orçamento de Estado de 2021.

Com Lusa//


Leia Também:

Presidente do parlamento guineense estranha nomeação de vice-primeiro-ministro


O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, considerou hoje como "estranha" a criação da figura do vice-primeiro-ministro do país, salientando que não consta na lei.

"Afigura-se estranha a este parlamento a criação da figura do vice-primeiro-ministro, uma figura completamente desconhecida pela nossa lei magna, e, por isso, não permitida a sua inclusão na orgânica do Governo", afirmou Cipriano Cassamá.

O presidente do parlamento discursava na sessão de abertura da primeira sessão da X legislatura, que começou hoje e vai decorrer até 14 de janeiro.

Antes, Cipriano Cassamá lembrou que a separação de poderes no sistema político guineense está assente na "repartição de competências a cada órgão de soberania do Estado" e que cada um deles deve observar os limites das suas atribuições.

"As interdependências dos órgãos consagrados na lei magna não facultam a nenhum órgão a liberdade de subalternizar o outro", salientou.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nomeou a 03 de novembro Soares Sambú como vice-primeiro-ministro.

Analistas políticos e jurídicos têm divergido sobre a legalidade daquela nomeação.

Durante a primeira sessão ordinária, os deputados guineenses vão, entre vários assuntos, eleger o primeiro vice-presidente do parlamento, analisar a situação política do país, o anteprojeto de revisão da Constituição e debater e aprovar o Orçamento de Estado de 2021

Com Lusa//

9 Pessoas Poderosas Com Quem Você Nunca Vai Querer Mexer


Guiné-Bissau - Obra na Rua 14 em curso





Vídeo BMustafa Cassamá 

Saúde - Hospital regional de Gabu se depara com insuficiência de pessoal médico


Bissau, 30 nov 20 (ANG) – O Hospital regional de Gabu se depara com falta de materiais e de pessoal técnico, nomeadamente médicos e enfermeiros.

A revelação foi feita no último final de semana à imprensa pelo seu Director geral, Ronísio Bati, no final da visita que o Chefe de Estado guineense efetuou ao estabelecimento sanitário, no quadro de uma digressão ao interior do país.

Bati solicitou a colocação de mais médicos e enfermeiros para que possam estar à altura de dar resposta as necessidades da população local.

Para além do pessoal, de acordo com Ronísio Bati, o hospital precisa de serviços de segurança, e um pedido no sentido de garantir segurança ao funcionamento do referido estabelecimento regional sanitário foi feito ao Chefe de Estado Sissoco Embaló.

Bati revelou que no momento o hospital quase não tem ambulância, porque os que existem se encontram em más condições.

Ainda foi pedido ao Presidente Sissoco Embalo apoios para o funcionamento da cozinha do hospital em inatividade há três anos e meios de transporte para evacuação de doentes em caso de necessidade.

Segundo o director Clínico do referido hospital, Lino António Cabral  o paludismo continua a ser a maior preocupação em termos de patologia da região com maior incidência nos adultos.

Disse que nas crianças registou-se uma redução significativa de casos de paludismo em relação a outros tempos, devido ao uso de quimioflacia sazonal.

“Agora as crianças são medicadas uma vez por mês e esta estratégia de medicar crianças ajudou bastante na prevenção da doença”, explicou Lino António Cabral.

ANG/LPG/ÂC//SG

GLOBAL POWERS DELIBERATELY BLOCK NIGERIA FROM GETTING QUALITY EQUIPMENT TO END INSURGENCY – LAI MUHAMMED

By Joseph Akinrinade November 30, 2020  Native Reporters

Global powers are deliberately blocking Nigeria’s moves to acquire needed armament to end terrorism and insurgency, Minister of Information and Culture, Alhaji Lai Mohammed, said in Makurdi on Monday.

Speaking with newsmen on the side-line of a visit he paid to Benue State’s Gov. Samuel Ortom, the minister said the action of the world powers was deleterious and frustrating Nigeria’s resolve to end the twin-menace as well as end extremism.

He said notwithstanding the frustrations, the Federal Government would fight terrorism and insurgency to a logical conclusion.

“We will never stop protecting lives and livelihoods. However, we must also understand that we are dealing with terrorists who are financed globally and we also need more support from global partners.

“For instance, Nigeria had made attempts to acquire better and more effective platforms to deal with the terrorists, but for one reason or the other we have been denied this platforms, he said.

The minister also condemned the “mindless killing of innocent Nigerian farmers by extremists in Borno last week’’.

“What actually happened in Borno was quite unfortunate, but we also have to look at the strategy of the terrorists.

“Terrorists use media and publicity as oxygen and so when they go on this kind of mindless killings, a dying terrorist group will suddenly spring to life.

“This does not mean the government is not doing enough.

“Terrorists everywhere have the same concept which is a group of people who are extremists and do not believe that you and I should be alive,’’ he said.

The minister also said the Federal Government had done so much in addressing security challenges facing Benue State.

The News Agency of Nigeria (NAN) reports that the minister’s visit to Makurdi was for the official handing over of the North Central Zone campus of the National Institute for Hospitality and Tourism (NIHOTOUR)

Alhaji Mohammed commended the state government for its commitment to the development of tourism and hospitality for improved revenue generation.

He said that tourism and hospitality sector contributed 4.8 per cent to Nigeria’s GDP and employed more than one million people.

The minister said tourism and hospitality sector ranked second only to agriculture as largest employer of labour in the country.

Alhaji Mohammed assured that the North Central campus of NIHOTOUR would train personnel in the sector for optimal output. (NAN)

ATAXIA DO GLÚTEN - Médicos alertam: Comer pão pode provocar danos cerebrais graves

© Shutterstock

Por Notícias ao Minuto 30/11/20 

Ingerir pão e massa pode ser prejudicial para o cérebro de algumas pessoas.

Uma reação má ao glúten causar tonturas, deixar os indivíduos mais apáticos e extra desatentos, reporta um artigo publicado no jornal britânico The Mail on Sunday.

A condição chama-se ataxia do glúten e ocorre quando o sistema imunológico reage negativamente ao glúten, que está presente em alimentos como o pão, massa, cereais e até cerveja - atacando partes do cérebro. 

Nos casos mais sérios, alguns pacientes podem experienciar sintomas semelhantes à incidência de um acidente vascular cerebral (AVC), como por exemplo ter dificuldade para falar ou caminhar, incluindo paralisia. Sendo que se não for tratada a condição pode causar danos cerebrais permanentes. 

O The Mail on Sunday deu a conhecer o caso de Lorraine de South Yorks, em Inglaterra, que disse à publicação que pensou que estava "a perder a enlouquecer". 

Os sintomas da mulher de 65 anos evoluíram de tal modo que a dado momento chegou a usar muletas para se movimentar. 

De início confusos, os médicos não conseguiam perceber o que se passava de errado com Lorraine, tendo em conta que a condição é muitas vezes confundida com outras. 

"Quando fui pela primeira vez ao médico em 2008, disseram-me que era a menopausa", disse Lorraine. 

"Fui encaminhada para um neurologista, que realizou testes para um possível AVC, mas os resultados estavam normais". 

Só mais tarde e à medida que a saúde da mulher se deteriorava é que a mesma foi referida ao professor Marios Hadjivassiliou no Ataxia Centre, em Shefflied, que conseguiu finalmente diagnosticá-la e prescrever-lhe um tratamento simples - uma dieta sem glúten.

Infelizmente, o discurso de Lorraine permanece arrastado e assim ficará por toda a sua vida, segundo os médicos. 

A condição pouco conhecida está intimamente ligada à doença celíaca, com pacientes 16 vezes mais propensos a desenvolver ataxia do glúten. Pensa-se que as duas condições sejam provocadas pelo mesmo defeito genético. 

Covid-19: África com mais 227 mortes e mais 12.845 casos de infeção

Por LUSA  30/11/20 

A África registou 227 mortes devido à covid-19 e mais 12.845 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 51.708 óbitos causados pelo novo coronavírus, que já infetou 2.163.284 pessoas, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de recuperados no mesmo período foi de 15.596, para um total de 1.831.435, nos 55 membros da organização.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 884.729 casos e 23.117 vítimas mortais. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 787.702 casos de infeção e 21.477 mortes.

Com 738.823 pessoas infetadas e 19.380 vítimas mortais, o Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia.

A África Oriental contabiliza 269.267 casos e 5.160 mortos, na África Ocidental, o número de infeções é de 205.263, com 2.861 mortos, enquanto a África Central regista 65.202 casos e 1.190 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.636 mortos e 115.541 infetados, seguindo-se Marrocos, que contabiliza 5.789 vítimas mortais e 353.803 casos de infeção.

Entre os seis países mais afetados estão também a Tunísia, que regista 96.251 infetados e 3.219 mortos, a Argélia, com 82.221 infeções e 2.393 mortos, a Etiópia, com 109.534 casos de infeção e 1.700 vítimas mortais, e a Nigéria, com 67.412 infetados e 1.173 óbitos.

Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Angola regista 346 óbitos e 15.103 casos, seguindo-se Moçambique (130 mortos e 15.613 casos), Cabo Verde (105 mortos e 10.747 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.153 casos), Guiné-Bissau (43 mortos e 2.422 casos) e São Tomé e Príncipe (17 mortos e 985 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, a 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsariana a registar casos de infeção, a 28 de fevereiro.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.453.074 mortos resultantes de mais de 62,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Mysterious monolith discovered in Utah desert - Now you see it, now you don't: Mysterious Utah monolith vanishes into thin air

The metal monolith was found in Red Rock Desert, Utah - @davidsurber_ via REUTERS

The Telegraph David Millward  Sun, November 29, 2020 

A metal monolith that appeared in the heart of Utah's Red Rock Desert over a week ago has gone.

The disappearance of the structure was as unexplained as its arrival in the first place.

According to Utah's Bureau of Land Management, the object - which has baffled Americans and triggered fevered speculation about extraterrestrial visitors - was removed on Friday evening.

The organisation said it was not responsible for the monolith's removal, which had been illegally installed in the first place.

"We do not investigate crimes involving private property which are handled by the local sheriff’s office," it said in a statement.

“IT’S GONE!” the state's Department of Public Safety said on Instagram. Almost as quickly as it appeared it has now disappeared."

The department mused that perhaps the aliens who placed the 3- to 4-metre high structure in the first place had reclaimed it.

Installing the structure, which was spotted by a biologist conducting an aerial survey of southern Utah's bighorn sheep population, would have required some work.

It was not merely dropped in place, but firmly planted into the ground, likely requiring whoever was responsible to haul digging equipment to a remote part of the Utah desert.

The authorities had tried to keep the location of the monolith secret to avoid sightseers flocking to the remote location and getting stranded.

Nevertheless, intrepid individuals did track it down near Moab, a popular tourist destination.

One of them, David Surber, mused on Instagram. "Apparently the monolith is gone. Nature returned back to her natural state I suppose.”

NIGERIA - Our Economy Is Better Than Finland, Hungary, Spain, Mexico, Russia, Romania, Belgium, Austria - Lai

Minister of Information and Culture, Lai Mohammed, says the Nigerian economy is doing well compared to the economies of South Africa, Russia and other countries in recession.

Mohammed said, “It is true we are in a recession. Recession comes when a country records two consecutive quarters of negative growths. But we must go beyond that to understand that despite that, our economy is still very well in circumstances.

“The main reason why we have entered into this recession is the oil sector. The oil sector recorded -13.89% and that is the worst in 14 quarters. Of course, it is easy to understand why; with the pandemic, there is low demand for oil…but when you look at the non-oil sector which is about -2.51 % in Q3, it is far better than what it was in the Q2.

“Overall, yes, we are in a recession and it is inevitable but while our Q2 result was -6.1%, South Africa was -50% and as we speak today, Finland, Hungary, Spain, Mexico, Russia, Romania, Belgium, Austria have all fallen into recession.

“But we are very confident that with the intervention policies, with the fiscal and monetary interventions the government has put in place, the recession will be short-lived.”

Read Also:

Hisbah Conducts Door-to-door Search For ‘Sinners’ In Kano


Officials of Hisbah in Kano State on Friday conducted a door-to-door search at Hills and Valley, a holiday and relaxation resort located at Dawakin Kudu, Kano metropolis.

SaharaReporters gathered that staff of the resort were made to take Hisbah personnel round all parts of the building.

During the search, operatives of the Islamic security outfit searched all rooms and spaces to detect 'sinners’.

Despite condemnation from Nigerians, Hisbah group has continued its push for Islamic agenda in the North.

The agency established to enforce Sharia law in some states in the region recently banned stylish haircuts, sagging of trousers, playing of music at social events by disk jockeys and seizing tricycle from riders for adorning them with pictures considered to be obscene and against the tenents of Islam.

Hisbah also banned commercial motorcycle and tricycle riders from carrying two women at a time.

This was in addition to other unusual directives reeled out by the Islamic police.

Hisbah recently made headlines for shaving stylish haircuts of young men in Kano and arresting people for improper dressing
Earlier in the month, the group destroyed bottles of beer worth over N300m in Kano, Kaduna and Katsina states.

By Native Reporters

NIGÉRIA -110 civis morrem em ataque no nordeste da Nigéria

Nigerianos aguardam funeral de algumas das vítimas do ataque armado atribuído ao grupo jihadista Boko Haram na aldeia de Koshobe, a 29 de Novembro de 2020. AP - Jossy Ola
Texto por: Lígia ANJOS  RFI

Pelo menos 110 civis foram assassinados este sábado, 28 de Novembro, num ataque a campos de arroz em Koshobe, na região nordeste da Nigéria, segundo um balanço divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"Homens armados chegaram em motocicletas e dispararam, num ataque brutal, contra homens e mulheres que trabalhavam nos campos de Koshobe. (...) pelo menos 110 civis morreram e muitos outros ficaram feridos", afirmou o coordenador humanitário da ONU na Nigéria, Edward Kallon.

O comunicado da ONU não menciona o grupo jihadista Boko Haram, que tem sido autor de violentos atentados  nesta região da Nigéria há mais de uma década e controla uma parte do território.

No sábado, agentes de uma milícia de auto-defesa pró-governo informaram à AFP de um primeiro balanço de 43 agricultores mortos.

"É, sem dúvida, obra do Boko Haram, que actua na região e ataca com frequência os agricultores", afirmou ontem Babakura Kolo, líder da milícia.

Os membros do grupo terrorista Boko Haram amordaçaram e degolaram as vítimas, que trabalhavam nos campos de arroz, próximos de Maiduguri, capital do estado de Borno.

A investigação e procura de outras vítimas prosseguiu este domingo na área pantanosa e de difícil acesso.

Entre as vítimas estavam dezenas de agricultores do estado de Sokoto, 1.000 quilómetros ao oeste, que viajaram ao nordeste do país para encontrar trabalho nos campos de arroz.

O Presidente nigeriano "condenou o assassínio por terroristas de agricultores dedicados a seu trabalho. O país inteiro está ferido por estes assassínios sem sentido".

O ataque aconteceu no dia das eleições locais no estado de Borno, as primeiras organizadas no estado desde o início da insurreição do grupo terrorista Boko Haram em 2009.

Mais de 36.000 pessoas morreram em actos de violência desde o início do conflito no nordeste da Nigéria, onde mais de dois milhões de pessoas ainda não conseguiram voltar para suas casas.

INÍCIO DE TRABALHOS NA ANP: I° SESSÃO ORDINÁRIA DA X° LEGISLATURA QUE COMEÇA HOJE DIA 3O DE NOVEMBRO À 14 DE JANEIRO 2021.

Bafatá /Leste do País! - Embaló chegou à Região de Bafatá após a sua visita à região de Gabú

Embaló chegou à Região de Bafatá após a sua visita à região de Gabú; ontém dia 29 de Novembro 2020, no âmbito de cumprimentos aos eleitores, o Primeiro Magistrado de Nação faz a sua primeira visita oficial às regiões de Bafatá e Gabú, para interagir com o seu povo;



30 de Novembro 2020.

Fonte:  Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Gâmbia se tornou um paraíso sexual para britânicas aposentadas se divertindo com homens jovens


Gâmbia se tornou um paraíso sexual para britânicas aposentadas se divertindo com homens jovens

Este é o paraíso é por isso que velhas brancas vão à Gâmbia em busca de meninos

Um novo documentário transmitido segunda-feira no canal britânico Channel 4 revela como Gâmbia, um país da África Ocidental, se tornou um ponto de atração para mulheres brancas idosas que viajam para lá em busca de um caso romântico com  homens mais jovens.

Em troca, jovens gambianos ambiciosos podem frequentemente receber presentes de dezenas de milhares de dólares por seus serviços.

Fenômeno e vício em constante crescimento neste pequeno país, um turista branco idoso que falou com a jornalista britânica Seyi Rhodes, no documentário Sex on the Beach, atestou a facilidade com que era possível  conhecer esses jovens, conhecidos localmente como "vagabundos."

“Este é o paraíso”, disse ela.  “Você pode ter um homem diferente a cada noite."

Alka, uma gambiana de 32 anos casada com um idoso belga, disse ao jornal Seyi Rhodes que algumas mulheres vêm para o país costeiro em busca de amor, enquanto outras vêm para aventuras.

“Às vezes eles não são bons turistas, são veranistas.  Eles vêm para f#der e te deixam.  Isso realmente me machuca ”, disse Alka, aludindo aos turistas sexuais e como as disparidades de riqueza colocam alguns pumas em posições onde podem se alimentar e lucrar com os jovens.  Segundo o jovem gambiano, nunca se tratou de dinheiro para ele.

"Eu não gosto disso.  Procuro um bom relacionamento ”, acrescentou.

Embora alguns homens locais também tenham sido acusados ​​de explorar mulheres mais velhas sob o argumento de que são vulneráveis, um rapper local disse a Rhodes que as duas coisas acontecem.

“Por que as manchetes não dizem que mulheres mais velhas exploraram homens mais jovens?  Questionado sobre Killa Ace, que está falando abertamente sobre turismo sexual no país.  “O jovem gambiano que a segue está provavelmente desesperado para encontrar uma oportunidade, e a mulher mais velha também está desesperada para encontrar algo.  "

Há histórias de mulheres mais velhas que afirmam ter sido apanhadas na armadilha do casamento por rapazes gambianos e depois abandonadas após esvaziar as suas contas.  No entanto, Alka, que revelou que sua esposa de 65 anos lhe enviou cerca de US $ 70.000 para construir uma casa para eles na Gâmbia, negou a reclamação.

Escrevendo sobre o documentário em um filme para a iNews, Rhodes disse que aprendeu a "não julgar" ambas as partes após sua experiência e interações.

“Algumas das pessoas que conheci parecem se encaixar em um molde - 'turista sexual', 'vigarista' ou 'vítima' - mas assim que dediquei um tempo para descobri-las,  tirou a conclusão de que todos estão procurando por algo.  "

“Desde a mulher que ficou noiva de um homem que ela conhecia há três meses, até o homem de 34 anos que disse estar orgulhoso de estar noivo de uma mulher de 86 anos.  As pessoas nem sempre sabem se estão procurando amor, sexo, dinheiro ou poder.  Na realidade, eles estão todos interconectados e você só pode perceber isso investigando a vida das pessoas e olhando para elas - sem fazer julgamentos.  "

COM: C C D

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau ..... Missão cumprida!

MATPL  / AI / 29.11.2020 (domingo)

Missão cumprida!

Segue a imagem do encontro do presidente e a população da região de Bafatá.

Lembramos que os trabalhos de base foram coordenados pela administração local, sob a orientação do Ministro Dr. Fernando Dias e a sua equipa.












Ver mais fotos AQUI

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

Intervenção do coordenador do Movimento para Alternância Democrática Madem-G15, Braima Camara em Bafata sobre visita do presidente da República General Umaro Sissoco Embaló.
















Mustafa Cassamá


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló - Em Gabú, visita a região leste do país.

Retour hier dans la région de #Gabu, un lieu que je porte dans mon coeur!

Merci aux citoyens de cette région d'avoir massivement voté pour moi. Je ferais en sorte de respecter mes engagements envers vous et envers ma patrie.





#Guineabissau #merci #gratitude #ILoveMyCountry

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló