domingo, 13 de dezembro de 2020

Alfredo Biaguê é o novo Presidente do SINDEPROF.

Por RadioBantaba

Biaguê foi eleito hoje, sábado, com 66 votos a favor, contra 27 de Eusébio Có, e 21 de Sama Sanhá no final do II Congresso Eletivo para novos corpos sociais do Sindicato Democrático dos Professores. Os congressistas reveram alguns pontos dos estatutos do sindicato e, reprovaram o relatório de contas da Direção cessante.

Alfredo Biaguê sustituiu Laureano Pereira que dirigiu o SINDEPROF durante 14 anos.

Espanha. Menina de 12 anos deu à luz em casa, pais não sabiam da gravidez

© iStock
Por Notícias ao Minuto 12/12/20 
O caso está a ser seguido pela Comissão de Proteção de Menores de Cantábria.

Uma menina de 12 anos de idade deu à luz em casa, em Cantábria, no norte de Espanha, no passado domingo. A família assegura que não fazia ideia de que a criança estava grávida, segundo noticia o espanhol El Correo. Tanto a menino como o bebé estão bem.

A equipa médica de urgência chamada à residência chegou a tempo de assistir o parto. A menina e o recém-nascido foram estabilizados e transportados para o Hospital Universitário Marqués de Valdecilla.

A mesma publicação indica que o bebé nasceu no final da gestação, mas que continua internado na Unidade de Neonatologia, ainda que esteja "em perfeitas condições" de saúde.

A mãe já recebeu alta hospitalar e está a ser seguida pela Comissão de Proteção de Menores de Cantábria.

Dado que a menor completou a gestação (nove meses), a gravidez terá ocorrido no início da pandemia, quando as pessoas começaram a ficar mais em casa. A família, porém, assegura que não sabia que a menina estava grávida.

À chegada ao hospital, foram acionados os serviços sociais e foi revelado que a menina já constava no sistema de proteção de menores do governo regional. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público espanhol.

Médicos emitem aviso sobre perigo de descaroçar abacate com faca

Por NOTÍCIAS AO MINUTO 

Associação de cirurgiões plásticos (NVPC) dos Países Baixos reporta subida de casos de "lesões de abacate", que podem resultar em danos permanentes nos movimentos das mãos.

O lanche preferido dos 'Millennials' - o abacate - é um risco de saúde... para os mais desajeitados. Sim, leu bem. A associação de cirurgiões plásticos (NVPC) dos Países Baixos relata "vários casos por semana" de lesões causadas pelo manuseamento de abacates.

O aumento de casos levou a associação médica a emitir um comunicado. O problema não está necessariamente no corte do abacate, mas da remoção do caroço com a ajuda de uma faca.

O abacate, atesta a NVPC, é escorregadio e a tentativa de remover o caroço com um objeto cortante pode resultar em lesões graves.

"Às vezes as pessoas fazem danos ou cortam, mesmo, os nervos de um dedo e às vezes cortam tendões. As consequências são movimentos restringidos que podem ser permanentes", indicou Annekatrien van de Kar, cirurgiã plástica de Amesterdão.

A associação avisa, porém, que os produtores e os supermercados deviam incluir instruções sobre como descaroçar um abacate de forma segura. A recomendação número 1 é o uso de uma colher ao invés de uma faca.

Em baixo, pode ver um pequeno vídeo (em holandês) feito pela associação médica onde são explicadas formas segurar de remover o caroço do delicioso alimento.

Segundo a Dutch News, o consumo de abacate nos Países Baixos subiu 40% nos últimos cinco anos, sendo o país o maior importador do mundo, embora a maioria seja para distribuição para outros países.