sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Numa carta enviada ao bispo da diocese de Bafatá, Pedro Carlos Zilli, José Mário Vaz endereça em seu nome e em nome de todos os guineenses o seu mais "profundo pesar" e "sentidas condolências" pela "perda irreparável" do padre Domingos da Fonseca

O padre Domingos da Fonseca, 64 anos, presidente da comissão organizadora da Conferência para a Paz, Reconciliação e Desenvolvimento da Guiné-Bissau morreu quinta-feira em Ziguinchor, no Senegal, devido a doença.

Licenciado em Teologia Dogmática e em Sociologia, o padre Domingos da Fonseca foi vigário-geral da diocese de Bafatá e pároco da paróquia de Bambadinca.

O padre Domingos da Fonseca foi ordenado diácono em 1983 e sacerdote em 1984.

Tomou posse como presidente da comissão organizadora da Conferência para a Paz, Reconciliação e Desenvolvimento da Guiné-Bissau, em 2015.

O padre Domingos da Fonseca pediu sempre aos guineenses para "adotarem o diálogo como ferramenta para a solução de problemas" para chegarem a consensos.


Lusa

Nova música do Justino Delgado vota General di povo



Cápsula da Boeing não conseguirá chegar à Estação Espacial Internacional

Fonte: Boeing

O primeiro teste da cápsula não tripulada da Boeing, a Starliner, não estará a correr como era suposto. A cápsula não conseguiu atingir a órbita correta, o que significa que não alcançará a Estação Espacial Internacional.

Esta é a primeira vez que a Boeing está a testar esta cápsula espacial, num teste sem tripulação, que arrancou esta sexta-feira de manhã. O objetivo inicial era o de chegar à Estação Espacial Internacional, para testar os sistemas da cápsula. Segundo a informação revelada, um problema no sistema de automação terá calculado mal o tempo de voo.

Este erro nos cálculos alterou a rota da cápsula: apesar de ter sido bem sucedida na entrada em órbita, não conseguirá alcançar um dos grandes objetivos do teste. Ainda assim, Jim Bridenstine, administrador da NASA, continua otimista, pelo menos de acordo com as declarações que está a fazer através de canais como o Twitter. “Muitas das coisas correram bem e é por isto que fazemos os testes”, explicou.

Além disso, Bridenstine referiu ainda que, caso estivessem astronautas humanos a bordo, existiria uma alta probabilidade de corrigir o erro.

Este é um dos testes para o desenvolvimento de missões espaciais comerciais da Boeing, em parceria com a NASA. A agência espacial está também a desenvolver testes com a SpaceX de Elon Musk.

É possível acompanhar os desenvolvimentos da Starliner da Boeing através de um site dedicado a esta missão. A ambição da Boeing é a de conseguir fazer regressar esta cápsula à Terra, mais especificamente ao Novo México, a partir de domingo, no melhor dos cenários.

Rosie a bordo

A bordo da Starliner segue apenas Rosie, um boneco inspirado no poster Rosie, the Riveter. O manequim – ou dispositivo de teste antropomórfico – é o único habitante da cápsula da Boeing, com direito à fita de cabelo e fato espacial azul, quase como na versão original.

Fonte: NASA/Boeing

Rosie tem uma missão séria: com o corpo povoado por sensores, a ideia é que este manequim possa recolher informação sobre a reação que o corpo humano pode ter à viagem. O manequim recolherá dados sobre o impacto da força G no crânio, coluna vertebral e pescoço.

Por Cátia Rocha
insider.dn.pt

GOVERNO REDUZ EM 25 POR CENTO TAXAS DE CONTRIBUIÇÃO INDUSTRIAL SOBRE TRANSPORTES TERRESTRES E FLUVIAIS

O Director-geral das Contribuições e Impostos confirmou esta quinta-feira o despacho do Ministro da Economia e Finanças sobre a redução de 25 por cento das taxas da Contribuição Industrial que recai sobre os transportes públicos terrestres e fluviais.

Citado pela Rádio Difunsão Nacional, Amarildo Correia disse que o despacho visa aumentar o nivel do cumprimento voluntário das contribuições permitindo assim o cadastramento dos contribuintes, na base de dados daquela instituição.

“Com essa acção vai haver uma redução, em media de vinte cinco por cento, daquilo que se pagava. Com isso esperamos ter um número maior de contribuintes que serão registados nos nossos bancos de dados ou seja, quem pagava 100 mil francos CFA por exemplo, com esta redução passa a pagar 75 mil“, explicou.

O Director-geral das Contribuições e Impostos disse que é melhor pagar 75 mil legal, do que negociar  fora, pagando menos , numa situação ilegal .

Segundo aquele responsável, a medida abrange transportes urbanos mistos e pirogas e enquandra-se na reforma fiscal em curso no Ministério da Economia e Finanças.

Por isso, Amarildo Correia apela a colaboração dos proprietários dos meios de transportes acima mencionados.

Falando das vantagens desta medida, Correia frisou que a primeira, é que o proprietário terá a certeza de que o dinheiro que pagou foi directamente para o cofre do Estado, e que, a segunda, o valor actual a pagar diminuiu, e a terceira vantagem é de que, se eventualmente houver uma operação stop, os proprietários não terão problemas, porque terão os seus papeis comprovativos que pagou os impostos.

Amarildo Correia apela aos proprietários desses meios de transportes para   cumprirem os seus deveres de pagar impostos,por forma a contribuírem para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O Director-geral das Contribuições e impostos disse, por outro lado, que o Ministério da Economia e Finanças decidiu também reduzir  as taxas de multas e penalidades de 200 para 150 por cento, do impostos geral sobre bens e serviços

Notabanca; 20.12.2019

Não será fácil voltar a enganar, na segunda volta da eleição presidencial, todo um Povo, com resultados fraudulentos, tal como aconteceu nas eleições legislativas de 10 de Março, e na 1ª volta das presidenciais de 24 de Novembro.

Por Fernando Casimiro 

A dita Comunidade Internacional que financia e impõe eleições na Guiné-Bissau, tal como não consegue disfarçar quem apoia, quando deveria ter uma postura de neutralidade, deve preparar-se para, igualmente, assumir as consequências dos seus financiamentos e das suas imposições eleitorais à Guiné-Bissau, face aos resultados eleitorais e as turbulências que daí possam advir...

Não será fácil voltar a enganar, na segunda volta da eleição presidencial, todo um Povo, com resultados fraudulentos, tal como aconteceu nas eleições legislativas de 10 de Março, e na 1ª volta das presidenciais de 24 de Novembro.

Sabemos do que falamos e não tememos nenhuma responsabilização criminal, inclusive da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau!

Positiva e construtivamente.

Didinho 19.12.2019


ENGANEM-OS QUE ELES GOSTAM

Por Chanceler J Nantoi

Por que o candidato apoiado pelo paigc não fala de salário em atraso na função pública, greves no setor de ensino, ameaça de greve geral por parte da UNTG, situação precária das estradas, inaceitável estado em que se encontram os hospitais, corrupção generaliza no aparelho de estado, desvio do dinheiro público para suportar a sua campanha milionária, bloqueio de assembleia nacional popular por quase três anos, "expulsão" ilegal dos deputados da nação pelo voto-abstenção emitido por estes, a não apresentação de OGE por parte do governo em que é o conselho especial do primeiro-ministro, etc., etc.?

Estar a debruçar sobre isso é estar a culpar-se das atrocidades, por entender que quem sai a perder com abordagens sobre esses temas é ele. 

O seu público acha que ele não está ligado com atrocidades cometidas pelo partido liderado por ele, mas ele não se vê descolado das mesmas atrocidades. Pois se fosse contrário, ele falava sobre as mesmas como ninguém.

Para compensar o pulo, resolveu trazer para o seu público aquilo que os seus olhos não veem, o mundo imaginário - manobra di timba!

A forma com que apareceu, tem como finalidade desviar todo mundo dos problemas essenciais/nefastos que têm travado o avanço do país nos últimos anos, no qual a sua participação foi fundamental.

Ao povo, ele decidiu vender um país que nem no sonho existe. Fê-lo para livrar-se dos julgamentos, pura e simplesmente!

Doka Ferreira was live



Informações que nos chegam, estamos tristes e desiludidos com o tema que o DSP lançou na primeira volta. Abstenção e compra de cartão de eleitor


Informações que nos chegam, estamos tristes e desiludidos com o tema que o DSP lançou na primeira volta. Abstenção e compra de cartão de eleitor

Todos sabemos que este partido tem o chip estragado porque perdeu a essência da sua criação, então fazem tudo para estragarem mais. 

Mais de 195 mil votos em abstenção ou não votaram. Quase temos a certeza de que, 75% destes votantes, eram para votar contra o PAIGC. Não votaram, porque os seus cartões foram comprados e queimados. Há testemunhas. 

Outro assunto porque a comunidade internacional só quer o candidato do PAIGC? Porque o embaixador da união europeia e de Angola estão contra o candidato USE? Que se abstenham de ingerir nos assuntos internos e de assuntos políticos da Guiné Bissau.

Outro assunto que se deve alertar é a CNE. O povo de Bissau tem o braço muito comprido. Se houver fraude eleitoral quem pagará as facturas serão os vossos familiares directos. Podem enviar onde queiram, Lisboa, Paris e arredores, lá chegaremos e ajustaremos as contas. Quem furta ao nosso povo segundo Amilcar Cabral deve ser castigado de forma exemplar até a execução. 

A rdp, a rádio que outrora fechamos por causa das parvoíces e editorial pouco abonatória para o USE, avisamos que continuarem assim iremos sabotear todas as suas transmissões. 

O Sr Aristides Gomes, que tome cuidados




Fonte: Umaro El Mokthar Sissoco Embalo 

Chegada de Juju Delgado


Juventude Madem-G15 

SISSOCO PRESIDENTE DIA 29 DE DEZEMBRO


Belmiro Pimentel

MINTIDA NA IAGU KI SABI

Por Gaitu Balde 

DSP FALABA KUMA SI MINISTRO DE RESGATE CONSIDERADO MINDJOR MINISTRO DI FINANÇA NA ÁFRICA.

SO SI INA COSIDERADO MINDJOR MINISTRO KI MAS TA ROBA DINHERO.

ALI RESULTADO MINJDOR MINISTRO DI FINANCAS NA ÁFRICA IDI "ETIÓPIA" NIM NOMI DI GERALDO RESGATE MARTINS KASTA LA.

POVO DI GUINE BISSAU ESSI PABO ODJA CAFUMBAM DI DSP, ANOS NO CONTAU KUMA BU DJINTIS SO KUBU PUDI NGANA MENOS ANOS.

CABO VOTA NEL DEHH.




MAIS UMA DERROTA PARA O CANDITO DA AVENIDA.

ESTA MANHA O "MOVIMENTO JUVENIL DSP, NHA CANDIDATO BAFATA." VIAJARAM ATÉ BISSAU, PARA CONFIRMAR AO COORDENADOR DO MADEM G15, BRAIMA CAMARA, O APOIO TOTAL INCONDICIONAL DO MOVIMENTO AO GENERAL U.S.EMBALÓ.



VIVA GUINÉ-BISSAU.
VIVA JOVENS DO BAFATA.
VIVA A DEMOCRACIA.
VIVA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO.

Antonio Iaia SEidi

@ SMAC MAN PNTO CARDOSO


Lina De Sa 




Spac Man Pinto Cardoso was live

GRUPO DE ÚLTIMO ASALTO DO DIA 29, CREDO MADEM G15 KONTA DJINTIS NUNDEH KU BU SAI KU ES EQUIPAS ESPECIALIZADAS.

Dara Fonseca Ramos - Lindonas 🙌🏾🇬🇼🙌🏾. MADEM G15 tem os melhores 😘😘😘😘


Juventude Madem-G15

O GOVERNO QUE NÃO PAGA SALÁRIO!

Por Armando Quadé 

MAS O QUE VALE UM GOVERNO (DITO DE MULHERES) MAS QUE NÃO PAGA SALÁRIOS REGULARMENTE E ATEMPADAMENTE???

SE EU FOSSE NELVINA BARRETO, PARA MANTER A COERÊNCIA COMO UM DEFENSOR DA JUSTIÇA SOCIAL, EU ME DEMITIRIA JÁ E JÁ! OS TAIS MINISTROS, MINISTRAS, SECRETÁRIOS E SECRETÁRIAS VÃO TODOS GOZAR DE UM BOM PERIODO DE FESTAS AO LADO DAS SUAS FAMÍLIAS VINDAS DE TODA PARTE DO PLANETA ENQUANTO QUE OS SIMPLES FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MANTÊM-SE DE BOCAS ABERTOS NO AR COM AS SUAS FAMÍLIAS FAMINTAS. QUE TAMANHA INJUSTIÇA, QUE TAMANHO ABUSO DE PODER!?


O CANDIDATO DO PAIGC, DOMINGOS SIMÕES PEREIRA DISSE QUE QUER ACABAR COM A FOME NA GUINÉ-BISSAU. MBOM, ISSO SÓ SE FOR COM UM OUTRO GOVERNO MAS ESTE, NÃO! MAS COMO ACABAR COM A FOME SE O GOVERNO, QUE É O MAIOR EMPREGADOR NO PAÍS, NÃO PAGA SALÁRIOS? COMO???

DORAVANTE, ESTE GOVERNO SERIA CONHECIDO COMO O GOVERNO QUE NÃO PAGA SALÁRIO E QUE TRANSFERE TODO O DINHEIRO DE COFRE DO ESTADO PARA AS CAMPANHAS ELEITORAIS DO PAIGC. PAIGC, COMO O MAIOR PARTIDO POLÍTICO DO PAÍS, NUNCA DEU OU DEMOSTRA UM BOM EXEMPLO PARA OS OUTROS SEGUIR. E DEPOIS ACUSA OS OUTROS DE "ASSALTADORES" DO COFRE DE ESTADO QUANDO, O MAIOR "ARROMBADOR" DO COFRE DE ESTADO É O PAIGC.

Excelências, A nossa Responsabilidade com este povo martirizado é Grande, desta feita, O presidente Sissocó Embaló, tem agenda super carregada não vai participar no Debate org. P/ Sinjotecs.


Mutaro Uldada Cisse 

Americo Gomes - MUÇULMANOS I KA GUINEENSES É BIM NAM


Por Americo Gomes

Estamos a Trabalhar

Moda di discurso: i ka sta preparado😉!

Por Saliatu Da Costa

I ka sta preparado i governa ku seriedade som ku receita interna di país.

I ka sta preparado i paga dibida di purssores têh ku kilis ku sta preparado dixa...

Ika sta preparado i paga dívidas di cotas internacionais ku kilis ku sta preparado ka paga.

I ka sta preparado i fassi mudanças na regiões ku kilis ku sta preparado ka fassi.

I ka sta preparado i kudji guintis ku sta preparado e guintis ku ka tene mancha ku estado di Guiné i pui ao lado pa djudal governa; diferenti di kilis ku sta preparado.

I ka sta preparado i fassi um gestão tão séria di país tô ku i ngabadu, enquanto kilis ku sta preparado ntchumbado.

I ka sta preparado ma i ka tem nim um sinal de corrupção di si governo, e nim um contrato ka assinado ku leviandade durante si governação...

Sinceramente ami mpreferi êh nha candidato ku ka sta preparado, pabia nkansa odja kilis ku sta preparado na tissi som instabilidade, confusão, desunião e corrupção dentro di terra.

Ami nna vota na General Umaro Sissoco, rec✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌✌

ESTUDO - Mulher rural guineense enfrenta barreiras impostas pelos homens

Um estudo sobre a situação da mulher guineense do mundo rural aponta para a existência de várias barreiras impostas pelos homens, inibidoras da sua participação nas tomadas de decisão.


Boaventura Santy, coordenador do estudo, promovido pela organização não-governamental guineense, Tiniguena, disse à Lusa que a amostra retrata apenas a realidade de 30 comunidades rurais, mas espelha a realidade vivida em toda a Guiné-Bissau.

"Constatámos que existem barreiras exteriores à afirmação da mulher rural, constituídas pelos homens, mas também concluímos que a pouca instrução dessas mulheres, a pobreza e o excesso de trabalho, são também outros dos fatores para a sua fraca participação nas tomadas de decisão", afirmou Santy.

O também sociólogo e investigador no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) exemplificou que a mulher rural acorda e sai de casa às 06:00 da manhã e só se deita às 22:00, acabando por deixar para os homens a tarefa de decisão sobre os assuntos da comunidade.

"A maior parte dessas mulheres são as provedoras da família, são elas que produzem o que se come, o que se veste e o que se gasta para outras necessidades. São levadas a pensar e incorporar na sua mente que o processo decisório cabe apenas aos homens", sublinhou Boaventura Santy.

O investigador notou que o estudo concluiu que as mulheres rurais "acabam por ficar confinadas apenas à produção de bens de consumo e aos cuidados com as crianças".

Boaventura Santy realça que o estudo retratou a realidade de 30 comunidades, de Bafatá, no leste, Oio, no centro, e Cacheu, no norte, mas sublinhou que não há dúvidas em como espelha o que se passa na generalidade do mundo rural guineense.

"O estudo, realmente, só veio reforçar o conhecimento que o público tem em relação à situação de dificuldade, de submissão da mulher e a sua limitação em termos de participação nos processos decisórios, tanto a nível da sua comunidade como a nível nacional", frisou Santy.

O investigador acredita ser possível inverter esse quadro desde que o Estado guineense reforce a educação e a instrução da mulher rural, crie reais condições para a sua participação nas tomadas de decisão o que, disse, passa pela eliminação de barreiras culturais e a ideia de imposição por parte dos homens.

O estudo, que é hoje apresentado em Bissau, foi financiado ao abrigo de um projeto do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da paz na Guiné-Bissau e executado em parceira com o Programa Alimentar Mundial (PAM).

NAOM

CAUSAS DE ENXAQUECAS - Dor de cabeça intensa: Sexo, postura e quatro outras causas inusitadas

Estudos revelam que nove em cada dez pessoas têm algum tipo de cefaleia. A dor pode ser provocada por motivos inusitados como sexo, limpezas e até gelado.


Alguns fatores, como depressão, ansiedade, uso inadequado de medicamentos, falta de sono e stress estão entre os principais estímulos do problema. Porém, a BBC apresentou seis causas inusitadas que também podem contribuir para as terríveis dores. 

Sexo

Algumas vezes, a dor de cabeça pode ser usada como uma desculpa para não fazer sexo. Mas, acredite, existe uma dor de cabeça causada justamente pela atividade sexual.

De acordo com a International Headache Society (IHS), organização britânica sem fins lucrativos que ajuda pessoas que sofrem de dores de cabeça crónicas, essa manifestação geralmente começa “como uma dor bilateral que aumenta acompanhando a excitação e que, de repente, se intensifica no orgasmo, mesmo sem qualquer distúrbio intracraniano (observado)”.

O problema já recebeu diferentes nomenclaturas na literatura especializada: dor de cabeça sexual benigna ou dor de cabeça sexual vascular benigna, cefaleia coital ou dor de cabeça coital, cefaleia orgásmica ou dor de cabeça orgásmica.

A intensidade da dor "abrupta e explosiva" pode ocorrer um pouco antes da chegada ao orgasmo. A duração pode variar entre alguns minutos e 72 horas.

Segundo o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), acredita-se que “as dores de cabeça sexuais se devam a uma pressão que se acumula nos músculos da cabeça e pescoço” conforme avança a relação sexual. Embora inconveniente, essa dor geralmente é inofensiva e não é necessário abster-se da atividade sexual. Medidas simples, como tomar um analgésico antes do sexo podem resolver a condição. Mas, se a dor for constante, o ideal é procurar um médico.

Bruxismo

Se já acorda com dor de cabeça, o bruxismo noturno, um hábito involuntário de apertar, ranger ou bater dos dentes involuntariamente durante o sono, pode ser o culpado. Nesses casos, a dor é chamada de dor de cabeça atribuída à disfunção temporomandibular (DTM) e é causada pela contração dos músculos da mandíbula. “Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente que mastigar”, explicou Nigel Carter, da fundação British Oral Health, à BBC.

Estima-se que 12% dos adultos sofram de bruxismo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de pessoas no mundo tenham DTM. 

Limpezas

Pode parecer desculpa esfarrapada para fugir da obrigação, mas muitas pessoas de facto têm dor de cabeça após limpar a casa. De acordo com o NHS, “os produtos de limpeza doméstica, bem como perfumes e purificadores de ar aromatizados, contêm produtos químicos que podem levar à dor de cabeça”.

Nesses casos, a indicação é evitar usar esses produtos e outros com aroma forte, além de abrir as janelas durante as lides domésticas. 

Iluminação

Luzes muito fortes ou brilhantes, especialmente as que piscam, podem causar enxaquecas. De acordo com o NHS, esse tipo de iluminação aciona certas substâncias químicas no cérebro, que “ativam o centro da enxaqueca”.

A recomendação é que pessoas afetadas por essa sensibilidade usem óculos de sol dentro e fora de ambientes internos. Lentes polarizadas também são uma opção. “No trabalho, ajuste o monitor do computador ou coloque uma tela protetora antirreflexo. Também pode desligar certas luzes ou movê-las. Se não puder, mude de lugar no escritório. As luzes fluorescentes tendem a piscar. Se possível, substitua-as por outro tipo de iluminação". 

Gelado

“Sente uma dor aguda e pulsante na testa quando come um gelado? Então é suscetível a dores de cabeça causadas pelo alimento frio que se move pelo palato e por trás da garganta. Outros alimentos e bebidas geladas têm o mesmo efeito”, diz o NHS.

Segundo a Harvard Health Publishing, a publicação da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, quando o gelado toca nessas partes da boca, faz com que “pequenos vasos sanguíneos nessas áreas se contraiam e depois se expandam rapidamente”.

“Os receptores de dor [localizados] próximos aos vasos sanguíneos detectam desconforto e enviam a mensagem, através de pequenas fibras nervosas, para um nervo maior, que, por sua vez, envia o sinal para o cérebro". 

A boa notícia é que, segundo o NHS, é que essas dores raramente duram mais do que dois minutos e não exigem tratamento.

Postura

A má postura causa “tensão na parte superior das costas, pescoço e ombros, o que pode gerar dor de cabeça”, segundo a NHS. Nesse caso, a dor é latejante e localizada na base do crânio. Às vezes chega ao rosto, especialmente na testa.

O principal conselho é sentar-se em linha reta e deixar a região lombar bem sustentada, além de evitar ficar na mesma posição por um longo período. Segurar o telefone entre a orelha e o ombro enquanto escreve deve ser um hábito abolido, porque a tensiona os músculos.

Vale ressaltar que se acredita ter problemas de postura, o ideal é procurar um profissional de saúde para diagnosticar e corrigir o problema. A dor de cabeça pode ser apenas uma das várias consequências disso.

NAOM

Floresta mais antiga do mundo descoberta em Nova Iorque

Cientistas consideram ter descoberto no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos, a floresta mais antiga do mundo, que pode ter informação inédita sobre os elos entre a floresta e o clima, refere um estudo publicado na quinta-feira na revista Current Biology.

Até agora, o título de floresta fóssil mais antiga pertence a um local em Gilboa, na região de Catskills, no norte de Nova Iorque, com cerca de 385 milhões de anos.

O novo local em estudo fica a cerca de 40 km a leste da região de Gilboa e está a ser estudado e mapeado há 10 anos por uma equpa internacional de 11 cientistas dirigida por investigadores das Universidades Cardiff e Binghamton, no Reino Unido, e do Museu do Estado de Nova York.

A equipa chegou à conclusão de que o local abrigava uma floresta "dois a três milhões de anos mais velha" e mais rica em variedades de árvores do que a de Gilboa.

Os cientistas estão a desenvolver a hipótese de que a floresta encontrada tenha sido atingida por uma inundação, já que, na superfície da região, foram encontrados fósseis de peixe.

NAOM

NO COMMENT!

Joaquim Batista Correia


REMAR CONTRA O CABRALISMO É REMAR CONTRA A MARÉ DA NOSSA HISTÓRIA

Por Ernesto Dabo

REMAR CONTRA O CABRALISMO
É REMAR CONTRA A MARÉ DA NOSSA HISTÓRIA

“ A politica de assimilação conduz àquilo a que Mário de Andrade chama “dualismo cultural”. “Como dirigente da luta politico-militar, praticamente até ao seu termo, o fundador do PAIGC estudou todos os aspectos que definem a essência da luta de Libertação Nacional. É neste sentido que Amilcar Cabral traçou a linha ideológica da LUTA e construiu a sociologia do seu conhecimento”. De forma descritiva, fala assim do “dualismo cultural”, nos primórdios do processo de conquista da independência nacional:

“... as grandes massas rurais, assim como uma fração importante da população urbana, num total de mais de 99% da população indígena, permanecem livres ou quase, de qualquer influencia cultural da potência colonial. Elas "“...encontram na sua própria cultura o unico reduto susceptível de preservar a sua identidade. “... visto que elas são portadoras da sua cultura própria, são a fonte da cultura e, ao mesmo tempo, a unica entidade verdadeiramente capaz de preservar e de criar a cultura- DE FAZER A HISTÓRIA”.

Na outra face do “dualismo”, situa-se “uma elite de assimilados, alienada do seu próprio povo, criada pelo regime colonial, para seu próprio proveito”. Desta”elite”, uma parte significativa, consciente ou inconscientemente, observa-se no pós-colonialismo, uma postura de “herdeira” do poder, porque se sente uma especie “di tugas di tera”, criada á imagem e pensamento do colono, que a luta de libertação eliminou da pirâmide social e politica. Porque se recusa a assumir o “regresso às fontes” e o processo de “suicidio”, enquanto “petty bourgeoisie autóctone”, recomendados por Amilcar Cabral, coloca-se no sentido contrário ao ascendente da história.

Em jeito de conclusão, diria que, estas eleições estão na linha directa de razões estratégicas da Luta de Libertação Nacional, que é a de reestruturação da sociedade guineense, a partir de critérios imanentes da nossa matriz cultural e não de disposições do “Estatuto dos indígenas”, produzido e implementado pelo regime colonial.

A meu ver, o candidato apoiado pela “unica entidade verdadeiramente capaz de preservar e de criar a cultura- DE FAZER A HISTÓRIA”, ou seja, a maioria do povo guineense e não da “população” (segunco AC), será o novo Presidente da Republica da Guiné-Bissau.

ESTAMOS A CAMINHO DO FIM DE UMA ERA

Mantenhas



Chegada do USE à Região de Biombo Sector de Prabis Seção de Bôr


Umaro sissoko Embalo Embaló que se encontrava na região de Oio sector de Farim, desde a tarde de hoje dia 19 de Dezembro de 2019, agora já está na região de Biombo sector de Prabis seção de Bôr, para mais um comício popular face às eleições presidenciais;

Obrigado Região de Biombo Sector de Prabis Seção de Bôr!


Obrigado especial para esse receção ao Candidato Umaro Sissoco Embaló, foi com muito prazer de estarmos juntos face à essa luta para o bem todos os Guineenses;

Vota Embaló para uma Guiné melhor.




 

 

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau


ULTIMA HORA: O PRINCIPE BILIONÁRIO DE ARÁBIA SAUDITA, AMIGO DE PORTUGAL E DO CANDIDATO PRESIDENCIAL O GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO

Uma noticia que correu o Mundo.


A Sua Excelência o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa soube da passagem o Principe TALAL pelo o Vale Turistico de Algarve, de imediato foi logo ter com ele e quando se encontraram face a face, o Sr. Presidente, de pés descalços ajoelhou - se para o cumprimentar.

PARABÉNS A SUA EXCELÊNCIA SR PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA POR ESTE GRANDE GESTO DE HUMILDE E DE HOSPITALIDADE.

Soube- se que o Sr. Presidente lhe teria formulado um pedido para auxiliar os mais carenciados.

PARABÊNS O GENERAL DO POVO.





Fonte: Joaquim Batista Correia

GUINÉ-BISSAU: MESTRE CAUSA BALDÉ PEDE ATORES POLÍTICOS E LÍDERES RELIGIOSOS A NÃO MISTURAREM OS ASSUNTOS POLÍTICOS COM A RELIGIÃO


O líder religioso guineense, mestre Causa Baldé, pediu os atores políticos guineenses e entidades religiosos para não misturarem a questão política com a religião, numa alusão a disputa eleitoral, isto é, as eleições presidências de 29 dezembro na Guiné-Bissau, entre Domingos Simões Pereira, cristão e Umaro Sissoco Embaló, muçulmano.

Num encontro, esta quinta-feira, 19 de Dezembro, na sua residência oficial em Bissau, com os líderes religiosos muçulmanos guineenses, Causa Baldé fez lembrar que o objetivo de qualquer político é unir o povo e respeitar a religião.

Mais de 760 mil eleitores guineenses escolhem no dia 29 de dezembro o próximo Chefe de Estado entre DSP e Umaro Sissoco Embaló na segunda volta do escrutínio.

Por: Alison Cabral


Caravana da Concordia em Cumura, com o GENERAL DI POVO


Rogerio Dias

OPERAÇÃO TURBADA. LION INTERNACIONAL EM AÇÃO. SINTCHAM MUSSA AO RUBRO. SETOR DE SONACO



Junior Gagigo 

ÚLTIMA HORA - Justino Delgado "JUJU" chega amanhã Bissau, proveniente de Lisboa, Juju vai apresentar nova música "SISSOCO EMBALO PRESIDENTE, EL KU TEM TERRA" num dos hotéis de capital, seguido de uma conferência de Imprensa, para dirigir mensagens de votos em maça a favor de GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO DIA 29 DE DEZEMBRO. HORA TCHIGA....


Por Gaitu Balde 

MADEM G15 EM FARIM COM AS AUTORIDADES LOCAIS A FAZER DAS SUAS HABITUAIS PERSEGUIÇÕES OU TENTATIVAS DE IMPEDIR A REALIZAÇÃO DO COMICIO EM FARIM:



Rogerio Dias 

Campanha eleitotal 2 volta: SISSOCO ACUSA GOVERNO DE PAIGC DE DESVIAR 10 MILHÕES DE DÓLARES DESTINADOS A CONSTRUIR A PONTE DE FARIM

O candidato apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), Úmaro Sissoco Embaló, denunciou na tarde desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2019, o governo do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que terá desviado dez milhões de dólares norte-americanos que ele mesmo mobilizou, enquanto Primeiro-ministro, para a construção da ponte na travessia do rio de Farim.

Embaló fez esta denúncia em resposta às preocupações dos populares de Farim, região de Oio no norte do país, que pediam a construção de uma ponte para facilitar a circulação de pessoas e bens, consequentemente para desenvolver o setor.


O candidato do MADEM-G15 apoiado igualmente pelo Partido da Renovação Social (PRS) e pela maioria dos candidatos derrotados logo na primeira volta, afirma ainda fazer parte de uma “geração de concreto” que quer ver a Guiné-Bissau desenvolver-se como outros países da África e do mundo.

Prometeu usar a sua magistratura de influência, enquanro Presidente da República, junto do governo para criar condições para que este possa trabalhar, sem interrupções, na construção efetiva do país, nomedamente: a construção de uma universidade em Farim, infraestruturas sociais e rodoviárias. 

Úmaro Sissoco Embaló acusou ainda o candidato do PAIGC, Domingos Simões Pereira, de ser sectarista, que privilegia apenas um grupinho de pessoas da sua conveniência. E negou ter usado em nenhum momento discursos com pendor tribalista ou étnico-religioso. 

Para Sissoco Embaló, Domingos Simões Pereira não é um homem que pensa no desenlvimento, por isso está a usar dinheiro do povo na sua campanha eleitoral, sustantando, no entanto, que se  o povo apostar nele [Domingos Simões Pereira] será a “pior aposta”, porque, conforme assinalou, “está a fazer campanha eleitoral de luxo”, que “nem Kumba Ialá, nem Malam Bacai Sanhá fizeram.

“O meu grande sonho é ser o Nelson Mandela que perdoou  quem o colara em prisão e, consequentemente,  nomeou-o seu vice-presidente. Obama, por exemplo, nomeou igulamente Hilary Clinton para o cargo da secretária de Estado dos Rstados Unidos da Ámerica”, observou Sissoco Embaló.

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB

GUINÉ-BISSAU É CONSIDERADA UM DOS PAÍSES MAIS VULNERAVÉIS AOS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL

O director geral do Ambiente, Viriato Cassamá, revelou esta quinta-feira, 19 de dezembro de 2019, que a Guiné-Bissau é considerada um dos países mais vulneráveis  aos efeitos do aquecimento global. Cassamá alertou que se não for tomada em conta a recomendação do último relatório sobre as alterações climáticas, o país corre o risco de perder áreas agrícolas, infraestruturas e estradas.

Viriato Cassamá falava ao jornal O Democrata no encerramento da reunião temática sobre a possibilidade de entrar em contato com a sede da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental para facilitar a adopção de um código ampliado para tomar em consideração os gases cobertos pela “emenda de Kigali” que decorreu nos dias 18 e 19 do mês em curso em Bissau.

Na ocasião, Cassamá, disse que o encontro recomenda que todos os países da CEDEAO e Mauritânia criem um quadro harmonizado para a implementação da “emenda de Kigali” que vem do protocolo no âmbito da convenção de Viena com missão de reduzir a produção e o consumo de hidrofluor carbonos que aumentam o aquecimento global.

“A Emenda de Kigali vem juntar os esforços obtidos no âmbito da implementação do acordo de Paris, relativamente à convenção quadro das Nações Unidas para as alterações climáticas. No último relatório das alterações climáticas todos os países membros engajaram-se em fazer
esforços para a não subida da temperatura global a um valor superior a 1.5ºC até ao final de século XXI”, lembrou.

Informou que a Guiné-Bissau assinou e ratificou a “emenda de Kigali” no dia 22 de outubro de 2018 que lhe permitiu conseguir projetos vocacionados para a redução do consumo e acompanhar os esforços dos outros países.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A

OdemocrataGB

Presidente da conferência de reconciliação: PADRE DOMINGOS DA FONSECA MORRE AOS 64 ANOS VÍTIMA DE DOENÇA


Padre Domingos da Fonseca morreu na noite desta quinta-feira, 19 de dezembro de 2019, num hospital da cidade de Ziguinchor, região de Casamança, no sul do Senegal, vítima de uma doença.

De 64 anos de idade, o Vigário-Geral da diocese de Bafatá e pároco da paróquia de Imaculado Coração de Maria – Bambadinca – [região de Bafatá] até a sua morte esta noite, presidia também a Comissão Organizadora da Conferência Nacional para a Paz, Reconciliação e Desenvolvimento da Guiné-Bissau.

O reverendo Padre da congregação diocesana, Domingos da Fonseca, foi indicado pela Igreja Católia e nomeado pela Assembleia Nacional Popular como presidente da comissão que integra igualmente académicos, membros de organizações da sociedade civil, juristas, militares, dirigentes políticos e religiosos, que tem como a missão organizar Conferência Nacional de Reconcialiação.

O Democrata soube junto de uma fonte ligada à Igreja Católica, que o malogrado [Padre Domingos da Fonseca] tinha sido hospitalizado no hospital pediátrico de Bôr desde o dia 13 do mês em curso, onde foi retirado quarta-feira (18) para a cliníca Madrugada em Antula Bono, periferia da capital Bissau.

A fonte avança ainda que o vigário geral da diocese de Bafatá, se encontrava num estado crítico e sem nenhum sinal de evolução para positiva.

“A igreja tentou tudo para evacuar o Padre para Portugal. O seu estado de saúde não dava mais para esperar o próximo voo para Portugal,  por isso foi evacuado para Ziguinchor”, contou a fonte.

O padre foi evacuado numa ambulância equipado do hospital pediátrico de Bôr. Ainda de acordo com a nossa fonte, em Ziguinchor, recebeu o atendimento médico para o tratamento de hemodiales, mas não resistiu e acabou por falecer esta noite.

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB