sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Áudio da entrevista do director da departamento da DEA para África, RTP Apagou notícia esqueceu o áudio



Fonte: Estamos a Trabalhar

Partidos do Governo de Faustino Umbali pedem saída da CEDEAO da Guiné-Bissau

MADEM-G15, PRS e APU-PDGB acusam a CEDEAO de ingerir num Estado soberano

Os partidos que suportam o Governo da Guiné-Bissau empossado ontem pelo Presidente, José Mário Vaz, escreveram uma carta ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a exigir a retirada imediata da Comissão da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) do páis a quem que acusam de ingerência na soberania do país e de apoiar o Governo demitido.

O Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), o Partido da Renovação Social (PRS) e a Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) disseram estar "surpreendidos com a grosseira ingerência de soberania" de "alguns responsáveis" da CEDEAO, ao "interceder a favor de interesses de uma das partes".

A CEDEAO, lê-se na carta enviada a António Guterres, “foi convidada a mediar a crise política resultante do bloqueio e encerramento abusivo do Parlamento da Guiné-Bissau”, em 2012, mas “não foi convidada a decidir pelos guineenses, muito menos a suspender a aplicação das Leis da Guiné-Bissau, a ingerir ou definir a organização de um Estado Soberano”.

“Por este motivo, os partidos políticos que representam a maioria no parlamento rejeitam esta mediação e solicitam a retirada imediata da CEDEAO da mediação da Guiné-Bissau”, defendem aquelas formações políticas, indicando a Guterres que a CEDEAO está a violar "preceitos básicos da boa mediação" e "o princípio da soberania guineense".

O Governo liderado por Faustino Imbali é integrado pelo MADEM-G15, que possui sete ministérios e 5 escretarias, o PRS, com cinco ministérios e seis secretarias, e o APU-PDGB assume três pastas ministeriais e duas secretarias.

O Executivo tem 17 ministérios e 14 secretarias, assumidos por 24 homens e sete mulheres.

VOA

Mat GE - O Coletivo governamental liderado por Aristides Gomes retirou hoje a confiança a dois membros do governo, que até ontem, exerciam as funções do Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações e de Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica.

Ainda o Conselho de Ministros deu anuência a que por Despacho do Primeiro Ministro se efetue a exoneração do Diretor Geral do Protocolo de Estado.



Mat GE

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DO GOVERNO LIDERADO POR ARISTIDES GOMES





Braima Darame

Guiné-Bissau: dois governos em funções

Presidente da Guiné-Bissau José Mário Vaz
© Sia Kambou, AFP

Presidente José Mário Vaz deu posse esta quinta-feira ao novo executivo liderado por Faustino Imbali, mas o primeiro-ministro cessante Aristides Gomes e alguns dos seus ministros exonerados, estão barricados no Palácio do Governo.

Bissau acordou esta manhã calma, com patrulhas de ECOMIB e da Força de Intervenção Rápida da Guiné-Bissau frente às principais instituições públicas, onde dois governos estão em funções.

Segundo a imprensa local, o executivo demitido segunda-feira (21/10) pelo Presidente José Mário Vaz, liderado por Aristides Gomes do PAIGC e alguns dos seus ministros estão a trabalhar no Palácio do Governo e o novo governo nomeado e empossado esta quinta-feira (31/10) liderado por Faustino Imbali do PRS está reunido no Palácio da Presidência da República.

A tomada de posse dos 17 ministros, dos quais 3 ministros de Estado e 14 secretários e secretárias de Estado, teve lugar na noite de quinta-feira em duas instituições: o Ministério do Interior e o Ministério da Defesa ez dos combatentes daLiberdade da Pátria.

Durante a cerimónia de tomada de posse o Presidente José Mário Vaz, que é também candidato às eleições presidenciais agendadas para 24 de Novembro e cujo mandato terminou a 23 de Junho, garantiu a sua realização na data prevista.

O chefe de Estado afirmou querer resgatar a soberania da Guiné-Bissau e retirar o país da "tutela internacional", numa clara alusão à CEDEAO e ao seu contingente a ECOMIB presente no país desde o golpe de Estado de 2012.

Oiça aqui um breve extracto do seu discurso

"O nosso país atravessa um dos momentos mais decisivos da sua história recente.

Após termos conquistado a nossa independência com heroísmo, bravura e destemor, há 45 anos, hoje, alguns actores internos e externos pretendem impor-nos uma espécie de tutela internacional, hipotecando a nossa soberania e impedindo-nos de pensar pela nossa própria cabeça e de caminhar com os nossos próprios pés".

...Essa é uma enorme tarefa que impende sobre os vossos ombros: realizar eleições transparentes e credíveis, inadiavelmente na data prevista, isto é, 24 de Novembro, e mostrar ao mundo que nós guineenses somos capazes de resolver os nossos problemas e de organizar e gerir os nossos processos internos de forma justa, livre e pacífica, sem necessidade de interferências externas que desrespeitam e desconsideram as nossas leis e as nossas instituições.

No final da cerimónia José Mário Vaz afirmou que a Guiné-Bissau tem doravante uma nova maioria parlamentar consubstanciada no acordo de incidência parlamentar para a estabilidade política rubricado pelos partidos Madem-G15, PRS e APU-PDGB, que vai salvar o país de "interesses obscuros".

De recordar que a União Africana, União Europeia, CEDEAO, CPLP e a ONU condenaram a exoneração do governo de Aristides Gomes, que continuam a reconhecer como o único legítimo, pois saído das eleições legislativas de 10 de Março de 2019.

Este sábado (2/11/2019) é aguarda em Bissau uma nova missão de alto nível da CEDEAO, que ficará no país até 4 de Novembro e será dirigida pelo chefe da diplomacia do Niger Kalia Ankourao.

RFI

Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau - Nossa posição sobre o que tem sido veiculado hoje na Imprensa.

Os Estados Unidos apoiam plenamente o governo legítimo do primeiro-ministro Aristides Gomes e os seus esforços para realizar uma eleição presidencial livre e justa no dia 24. de novembro.

Os Estados Unidos consideram-se ilegítimo a tentativa do Presidente da Guiné-Bissau de rejeitar o governo Gomes três semanas antes das eleições agendadas

Os Estados Unidos aplaude o sucesso da Polícia judicial na luta contra o tráfico de drogas, e reconhece que foram as acções tomadas pelo governo Gomes que tornaram esse sucesso possível.



Fonte: Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau

Reino de Espanha apoia Governo de Aristides Gomes




Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Noame Lopez fez uma transmissão ao vivo - Festa DSP parte 2, Djubi brancos rispita DSP boh???




Video: Noame Lopez 

ÚLTIMA HORA: O EX-PRIMEIRO-MINISTRO RECUSA ENTREGAR GABINETE

Por bambaramdipadida.blogspot.com

O ex-Primeiro-ministro, Aristides Gomes e alguns dos seus ministros seguidores, estão, até ao momento, a desobedecer os procedimentos administrativo no tocante à entrega dos gabinetes.  Estão barricados no Palácio do Governo em Bissau, como recurso claro de uma “manobra dilatória”, com a finalidade de atrasar o processo até a chegada prevista para amanhã, sábado, da tal delegação ministerial da CEDEAO.

De referir que a situação de passagem de testemunho se realizou ontem à noite em duas instituições: Ministério do Interior e o Ministério da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Enquanto isso, o novo Governo se encontra reunido no Palácio da República

Presidente da CNE José Pedro Sambu dirige uma mensagem cívica à população eleitor no quadro da Campanha Eleitoral que inicia amanhã em todo o território nacional e a diáspora.


Presidenciais 2019: Dois peritos eleitorais disponibilizados pela CEDEAO começam auditar ficheiro eleitoral, anuncia Governo.

O Secretário de Estado da Gestão Eleitoral, Justen Nosoline disse hoje que os auditores da CEDEAO já iniciaram as sessões com técnicos nacionais, para verificar a autenticidade dos cadernos eleitorais utilizados nas legislativas 10 março.



Aliu Cande 

"Sucesso" no combate à droga justifica oposição ao Presidente da Guiné-Bissau - EUA

Um responsável para África da Administração de Combate à Droga dos EUA acredita que parte da classe política na Guiné-Bissau está envolvida no tráfico de droga e que a oposição ao Presidente pode dever-se aos "sucessos" no combate.


Em entrevista telefónica à agência Lusa, o diretor regional adjunto para África da Administração de Combate à Droga norte-americana (DEA, na sigla em inglês), Antonio Hubbard, afirmou que as tensões entre os políticos e o Presidente cessante da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, podem ser "resultado dos sucessos" no combate à droga que o chefe de Estado tem obtido.

"O que não sabemos neste momento é se as acusações de alguns membros do Governo de que o Presidente não pode continuar a chefiar são resultado dos sucessos que foram obtidos recentemente, como as apreensões de droga", disse o responsável, falando a partir de Joanesburgo.

"Mas esses são assuntos internos e são assuntos para os serviços políticos da região estudarem", completou.

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau estão marcadas para 24 de novembro, sendo José Mário Vaz candidato à reeleição.

"A única coisa que posso dizer, da interação que o nosso gabinete tem tido recentemente com o Presidente, é que ele parece estar disposto a avançar e que ele quer que a comunidade internacional tenha uma impressão diferente sobre a Guiné-Bissau", comentou o diretor adjunto da DEA em África.

A Administração considera que o Presidente cessante tomou "decisões corretas" contra o narcotráfico e desenvolveu medidas de execução da lei relevantes e "muito úteis", em conjunto com a diretora-geral da Polícia Judiciária, Filomena Maria Vaz Mendes.

Na opinião do responsável norte-americano, a diretora-geral da PJ "tem apoiado totalmente" a comunicação entre a Administração de Combate à Droga e a Polícia guineense, o que permitiu encontrar "parceiros fiáveis e que querem impedir as importações".

Sobre a troca de acusações entre partidos políticos de envolvimento no tráfico de droga, o responsável norte-americano: "Sabemos que existe", mas escusou-se a entrar em detalhes.

"É algo que deixamos para o próprio Estado policiar. Mas se isso não está a ser feito - e temos informações de que não está a ser feito - a única coisa que podemos fazer é não partilhar informações e não dar assistência", declarou.

Questionado sobre o envolvimento dos Estados Unidos na maior apreensão de droga na Guiné-Bissau, em 02 de setembro, Antonio Hubbard disse que a DEA colaborou, "mas a parte de maior responsabilidade foi das autoridades da Guiné-Bissau".

O diretor adjunto disse também que tinha uma viagem planeada para a Guiné-Bissau durante o mês de outubro, que foi cancelada "por causa da situação atual", mas assegurou que vai realizar a visita em breve, com ajuda do embaixador dos Estados Unidos em Bissau.

O Presidente guineense demitiu no início da semana o Governo liderado por Aristides Gomes, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das eleições legislativas, e nomeou Faustino Imbali (Partido para a Renovação Social) como primeiro-ministro da Guiné-Bissau, tendo dado posse ao executivo esta sexta-feira.

A União Africana, a União Europeia, a CEDEAO, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e as Nações Unidas já condenaram a decisão do Presidente José Mário Vaz de demitir o Governo liderado por Aristides Gomes e disseram que apenas reconhecem o executivo saído das eleições legislativas de 10 de março.

O Governo de Aristides Gomes já disse que não reconhece a decisão de José Mário Vaz, por ser candidato às eleições presidenciais, pelo seu mandato ter terminado a 23 de junho e por ter ficado no cargo por decisão da CEDEAO.

EYL // JH

Lusa/Fim

Delegação especial da CEDEAO chega amanhã a Bissau



Estamos a Trabalhar - O antigo Primeiro-ministro, Aristides Gomes, neste preciso momento está muito triste, lamentando os seus erros e disse que quer ir pedir desculpas ao Presidente da República, José Mário Vaz.



Fonte: Estamos a Trabalhar

Belmiro Pimentel - AVION SUSPEITO DI PAIGC DIA 2 DI NOVEMBRO NA AEROPORTO DI BISSAU.

TRIPULANTES À BORDO SUSPEITOS (informáticos ku atirador).
PAIGC PIDI PA AVION FICA NA SOLO DI GUINÉ-BISSAU DURANTE 72 HORAS (3 DIA)!
MUITO CUIDADO KU KI AVION.























Fonte: Belmiro Pimente


R Kelly R Kelly Sané fez uma transmissão ao vivo





R Kelly R Kelly Sané

TOMADA DE POSSE DO GOVERNO CHEFIADO PELO PRIMEIRO-MINISTRO DR. FAUSTINO IMBALI


Junior Gagigo






ORDEM E PROGRESSO. - Nova Maioria escreve Nação Unida e avisa sobre ingerência externa na vida política Guiné-Bissau











R Kelly R Kelly Sané

Domingos Simões Pereira líder do PAIGC, não reconheceu o governo cujo espessamento está em na Palácio da República

O Candidato as eleições presidenciais de novembro próximo, falava hoje no aeroporto de Bissau, no regresso de viagem de algumas semanas no estrangeiro.



Video: Nicolau Gomes Dautarim

O novo ministro de Interior controla toda a situação. - Que nenhum membro do governo de ARISTIDES GOMES tente desafiar o estado. Suka Intchama promete mão pesada a quem tente desafiar ao que não deve.

Por dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

NOVA MARIORIA

A dinâmica política em curso na Guiné-Bissau não aconteceu por mero acaso. As 3 forças politicas do País, MADEM-G15, PRS e APU-PDGB, constituem a maioria no parlamento e ao abrigo do sistema político Guineense, constituem a maioria parlamentar.

A liderança dos três (3) partidos mostraram ao mundo que é possível salvar a Guiné-Bissau do eixo de mal. Um grupinho de complexados querem hipotecar a Guiné-Bissau em troca de que?
A nova maioria que resultou na formação do governo empossado nesta quinta-feira dia 31 é a prova da maturidade politica da liderança dos partidos comprometidos com a Guiné-Bissau.

SALVEMOS A GUINÈ-BISSAU







Fonte: O PAÍS