sábado, 29 de abril de 2023

Falam-se muito na coligação entre PRS e o PAIGC para a salvação da Guiné-Bissau, a questão contundente é:..

 Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Eu sou um cidadão livre, independente, desenfreado, protegido de propaganda política-partidária e ninguém me consegue frear com mentiras e encenações.

Falam-se muito na coligação entre PRS e o PAIGC para a salvação da Guiné-Bissau, a questão contundente é: Essa coligação não tinha sido feita alguns anos atrás? e porque não conseguiu salvar a Guiné-Bissau? Só agora que os mesmos serão salvadores da Pátria!! Como? 

Cidadão Guineense atento, todo aquele que é abençoado com o Poder e brinca com ele, é porque não sabe do valor que o Poder representa! À todas as pessoas que uma vez tiveram o privilégio de ascenderem ao Poder e não tiveram a consciência desse privilégio, é porque desconhecem a força e grandeza do que eram capazes de fazer. E, podes crer que a lista destas pessoas é enorme! 

Dito isto, a dita coligação é tudo incitação de uma promessa falsa, irresponsável e de enganação eterna. Porém, percebe-se que ao fazer essa afirmação, o homem estava à colocar-se numa posição de que está em saldo, isto é, barato barato e à disposição dos mesmos cleptócratas que desgovernaram o país há décadas para os servir incondicionalmente. Isto é desespero pelo Poder ou é uma brincadeira de muito mau gosto? E, o mesmo povo que agora chora sobre a miséria na qual foi deixada, vai votar nos mesmos? Agora estou sem tempo para discorrer mais este assunto, porém, preciso abordá-lo em um directo (live), onde também farei análises de todos os discursos políticos dos líderes partidários nos últimos dias! Pois nunca mais vou fazer campanha eleitoral para bandidos na Guiné-Bissau, embora, tristemente alguns jovens ambiciosos estão seguindo muitos analfabetos políticos sem honra!

 O elenco da dita coligação entre PRS e PAIGC sempre foram desonestos e criminosos. A Guiné-Bissau não vai se resumir entre PRS e PAIGC eternamente. Se acreditarem que eles são salvadores, então é uma desgraça tremenda para o suicídio da nossa grande Nação. Por quê? Porque são os eventuais corruptos que apenas acreditam em roubar povo Guineense e ainda julgam que o mesmo povo é idiota, e, para nada servem os nossos cidadãos senão subservir desvergonhadamente! Esses dois pseudos-partidos politicos conhecidos há décadas, constituem uma cleptocracia vil da Guiné-Bissau e o eixo do mal, que ainda pretendem perpetuar o mal, por isso falam em coligação malévola. O PAIGC trata-se do passado antiquado e PRS passado asqueroso.

Cidadão decente, leia bem este poste e me diga o que pensas. Eu não acredito mais no presunçoso, desesperado e que pretende voltar aos cofres públicos para roubar dinheiro do nosso povo. Não vou cair em vã esperança da dita coligação entre PRS e PAIGC. O PAIGC pôs a Guiné-Bissau na desgraça e agora está desesperadamente à procura das pessoas para a sua salvação, não é?

 A mudança é exactamente o que a Guiné-Bissau precisa e merece neste momento, nada mais…….

Boa tarde mano Gervasio Silva Lopes como é que o senhor argumentaria isso? 

Beto Júlio Nhaga boa tarde. 

Sanfa Balde. 

Londres, 28 de Abril de 2023.





Veja Também:  Marcha Desportiva Dr Kumba Yala… Imagens da Marcha Dr. Kumba Yala este sábado com o itinerário entre Rotunda do GUIMETAL e Prédio dos Combatentes, com a participação dos militantes do PAIGC.

GENERAL UMARO SISSECO EMBALO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Hoje, dia 29, a comunidade guineense oriunda da Holanda, França, Suíça e Bélgica reuniu-se no Hotel Le Royal, em Luxemburgo com o Coordenador Nacional, Braima Camará, ao lado do Secretário Nacional, Dr. Abel Gomes da Silva, do Deputado da Nação Cipriano Mendes Pereira e do Dr. Abdú Mané, bem como a Coordenadora de Benelux, a senhora Djara Sanó.

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

A sala estava repleta de pessoas atentas e dispostas a escutar as propostas do Movimento para a Alternância Democrática G-15 para o desenvolvimento e progresso da Guiné-Bissau. Embora haja muitas preocupações, existem soluções que contam com o apoio do MADEM-G15 para a liderança do país.

Nos diversos discursos, a convicção da grande vitória nunca foi motivo de dúvida. No entanto, o trabalho é o motor que impulsiona toda a máquina até a boca das urnas. Nas palavras do coordenador, o diálogo e a união sempre foram pautas fundamentais, tanto individualmente como coletivamente. Juntos, somos uma nação.









Resgatadas 31 pessoas (17 crianças) detidas por seita religiosa no Quénia

© YASUYOSHI CHIBA/AFP via Getty Images

POR LUSA  29/04/23 

Um total de 31 pessoas, incluindo 17 crianças, foram resgatadas no Quénia na sexta-feira na casa onde estavam detidas por uma seita religiosa, anunciou hoje a polícia, citada nos meios de comunicação locais.

O resgate ocorreu na cidade de Kamwene B, no condado de Nakuru, no centro sul do país, onde as pessoas estavam confinadas à habitação, sendo obrigadas a jejuar e rezar, de acordo com os órgãos de informação do Quénia, citados pela agência espanhola de notícias, a Efe.

O anúncio da polícia surge no seguimento da investigação que foi lançada no Quénia devido a notícias que têm surgido nas últimas semanas sobre práticas religiosas radicais por parte de instituições religiosas que o Presidente do Quénia já disse terem comportamentos semelhantes aos dos terroristas.

A casa pertence a uma mulher identificada nos registos policiais como Hellen Wanjiru Weri, de 62 anos, e alegada líder do culto cristão não oficial chamado Army Rurwama (Exército Rurwama).

A operação coincide com outra investigação em curso sobre a morte de mais de 100 membros de outra seita cristã na floresta de Shakahola, no condado de Kilifi, no sul do país, que terão feito jejum até à morte.

Esses devotos foram alegadamente convencidos pelo pastor Paul Mackenzie, líder da Igreja Internacional da Boa Nova, a jejuar até à morte para "se reunirem com Jesus Cristo".

Além deste caso, a polícia do Quénia deteve também um popular religioso, Ezekiel Odero, num caso relacionado com a morte de alguns dos seus seguidores em várias filiais da sua igreja, o Centro de Nova Oração Nova Vida, também em Kilifi.


Leia Também: Líder religioso queniano admite 15 mortes em "intervenções espirituais"

Líder do grupo Wagner alerta para necessidade de retirar de Bakmut

© Lusa

POR LUSA   29/04/23 

O líder do grupo mercenário russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, alertou para a necessidade de retirar da cidade ucraniana de Bakhmut, um dos atuais epicentros da guerra na Ucrânia, após lamentar as pesadas baixas e a falta de abastecimentos.

"Todos os dias temos pilhas de milhares de corpos que colocamos em caixões para enviar para casa", disse Yevgeny Prigozhin numa entrevista publicada hoje pelo bloguista russo Semyon Pegov, especializado em assuntos militares.

O chefe do grupo Wagner, cujas forças têm vindo a ganhar destaque desde o início da invasão russa, disse que as perdas sofridas em Bakhmut foram cinco vezes mais do que o necessário devido à falta de munições para a artilharia.

Yevgeny Prigozhin confirmou que escreveu ao ministro da Defesa, Sergei Shoigu, a pedir novos fornecimentos. "Se não conseguirmos resolver este défice de munições, teremos de recuar ou morrer para não acabarmos por fugir como ratos", alertou.

O chefe do grupo Wagner acrescentou ainda que está a ponderar abertamente a retirada de parte das suas tropas, o que, na sua opinião, significaria o colapso da frente de Bakhmut, com o consequente impacto em toda a linha de combates na região.

A cidade tem sido disputada há meses e, de acordo com especialistas militares, a defesa ucraniana tem vindo a perder terreno até estar entrincheirada numa pequena parte a oeste da cidade.

A ofensiva militar russa lançada em 24 de fevereiro de 2022 na Ucrânia foi justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 430.º dia, 8.574 civis mortos e 14.441 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Ucrânia pede pelo menos 18 mil milhões de ajuda financeira à UE em 2024

Marcha Desportiva Dr Kumba Yala… Imagens da Marcha Dr. Kumba Yala este sábado com o itinerário entre Rotunda do GUIMETAL e Prédio dos Combatentes, com a participação dos militantes do PAIGC.👇


𝐂𝐚𝐧𝐚𝐥 𝐏𝐑𝐒-𝐓𝐕Gervasio Silva Lopes


UCRÂNIA: Amnistia Internacional alerta para "sofrimento indescritível" de civis

© Getty Images

POR LUSA  29/04/23 

A diretora regional da Amnistia Internacional para a Europa de Leste e Ásia Central, Marie Struthers, alertou hoje para o "sofrimento indescritível" causado pelos bombardeamentos russos na Ucrânia, após os ataques de sexta-feira que mataram mais de 20 pessoas."As mísseis russos continuam a causar um sofrimento indescritível à população civil na Ucrânia. Segundo as notícias, às primeiras horas de 28 de abril um míssil russo atingiu um edifício de apartamentos civis de nove andares em Uman, causando uma devastação total e várias mortes, incluindo as de duas crianças", afirmou Marie Struthers.

E acrescentou a responsável: "Embora a extensão total dos crimes cometidos durante a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia permaneça desconhecida, os ataques devastadores a edifícios de apartamentos são uma parte frequente da agressão russa. As forças russas têm demonstrado repetidamente o seu desprezo pela vida civil e pelas normas internacionais dos direitos humanos".

Moscovo informou que o ataque visava unidades de reserva do exército ucraniano com armas de longo alcance de "alta precisão". No entanto, os próprios habitantes de Uman afirmaram à imprensa que não existiam alvos militares nas proximidades.

"Embora dezenas de milhares de casos de crimes de guerra tenham já sido apresentados pelos procuradores ucranianos, o verdadeiro número de vítimas desta invasão é provavelmente muito superior", alertou Marie Struthers.

A responsável advertiu que "os danos causados pela Rússia vão além dos físicos", uma vez que a população civil "está a suportar um sofrimento psicológico e económico inimaginável" como "resultado direto da agressão russa". E sublinhou por isso que a "ajuda económica e humanitária é crucial para combater o seu terrível impacto".

"Apelamos à comunidade internacional para que se mobilize, coordene e atue de forma a garantir que Vladimir Putin e todos os suspeitos de serem responsáveis por crimes de guerra na Ucrânia sejam levados à justiça e responsabilizados, para garantir a verdade, a justiça e a reparação de todas as vítimas de crimes de direito internacional", afirmou.

A ofensiva militar russa lançada em 24 de fevereiro de 2022 na Ucrânia foi justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, que hoje entrou no seu 430.º dia, 8.574 civis mortos e 14.441 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Na sexta-feira o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu aos aliados melhores defesas aéreas contra a Rússia, que voltou a bombardear zonas residenciais da Ucrânia na madrugada de sexta-feira, os piores ataques dos últimos dois meses.


Leia Também: UE nega que esteja a desviar para a Ucrânia apoio destinado a África


Leia Também: O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que mais de 90% de Mariupol foi destruída no último ano pelas forças russas que tomaram a cidade nas margens do Mar de Azov.

União Africana quer integração regional a combater insegurança alimentar

© Shutterstock

POR LUSA  29/04/23 

O enviado especial da União Africana para os Sistemas Alimentares, Ibrahim H. Mayaki, defendeu hoje que o problema da insegurança alimentar em África pode ser combatido com maior soberania e integração regional.

"O maior problema que África vai enfrentar nos próximos 20, 25 anos é que será necessário alimentar mais mil milhões de pessoas. E nós somos os mais inseguros em termos alimentares no mundo", disse, durante um debate organizado pela Fundação Mo Ibrahim em Nairobi, Quénia.

Mayaki afirmou que "o desafio tem de ser enfrentado agora" e que o continente deve começar a pensar na sua "soberania alimentar" em vez de exportar a maior parte da produção agrícola.

"A soberania alimentar consiste em encarar a segurança alimentar como uma questão de segurança nacional", admitiu o antigo primeiro-ministro do Níger.

Porém, acrescentou: "Não vamos conseguir resolver este problema se não tivermos uma governação de integração regional adaptada a este desafio".

"É a solução regional que nos vai ajudar a resolver os problemas nacionais de insegurança alimentar que enfrentamos", argumentou.

A ONU estimou que, em 2023, África será a segunda região mais populosa do mundo, representando quase 20% da população mundial, com 1,4 mil milhões de pessoas.

As previsões, citadas por um estudo da Fundação Mo Ibrahim, adiantam que, entre 2023 e 2100, a percentagem de África na população mundial vai aumentar de 18% para 38%.

O mesmo estudo refere que África continua a ter a maior prevalência de insegurança alimentar do mundo (57,9%), sendo 42 países africanos importadores líquidos de produtos alimentares.

Porém, o continente possui 65% das terras aráveis não cultivadas do mundo e, segundo a Cimeira Alimentar Africana, realizada em Dakar em janeiro, África tem potencial para alimentar nove mil milhões de pessoas no mundo até 2050, muito mais do que a atual população mundial.

Ibrahim Mayaki falava no chamado Fim-de-Semana de Governação Ibrahim (Ibrahim Governance Weekend, IGW na sigla inglesa), que este ano tem como tema "África Global: O lugar de África no mundo de 2023".

Os debates de hoje vão explorar a "natureza mutável da relação de África com os seus parceiros internacionais, desde o crescente interesse estratégico e económico ao potencial da população jovem e recursos ecológicos, bem como o futuro do sistema multilateral e o papel de África".


Leia Também: Navio com quase 2.000 pessoas retiradas do Sudão chega à Arábia Saudita

Ataque com drone provoca incêndio em depósito de abastecimento em Sebastopol

© ASSOCIATED PRESS

POR LUSA   29/04/23 

Um ataque com um 'drone' provocou hoje um incêndio num depósito de combustível no porto de Sebastopol, a base da frota russa do Mar Negro na península anexada da Crimeia.

"Segundo dados preliminares, o incêndio foi provocado pelo impacto de um 'drone'", disse hoje o governador de Sebastopol, Mikhail Razvozhaev, num comunicado divulgado pela agência noticiosa oficial RIA Novosti e citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O fogo espalhou-se por uma área de quase mil metros quadrados, tendo já sido apagado pelos serviços de emergência.

O ataque danificou o combustível em quatro tanques mas não afetou o abastecimento de combustível à cidade, que foi anexada pela Rússia em 2014, tal como o resto da península do Mar Negro.

Mikhail Razvozhaev acrescentou que o ataque não causou feridos nem representou qualquer perigo para as infraestruturas civis na zona.

Nos últimos meses, as autoridades russas têm relatado numerosos ataques ucranianos na península, principalmente com 'drones' de assalto.

Esta semana, o Serviço Federal de Segurança afirmou ter abortado um ataque bombista contra o hospital naval de Simferopol, a capital da península.

Antes da esperada contra-ofensiva ucraniana, o líder da Crimeia, Sergey Axyonov, ordenou a construção de uma linha defensiva fortificada entre a península e o resto da Ucrânia.

O suposto ataque na Crimeia acontece um dia depois da maior ofensiva russa contra a Ucrânia nos últimos dois meses, com os bombardeios russos a atingir várias cidades e a matar mais de duas dezenas de pessoas.

Além de Kiev, houve relatos de explosões em Uman, Dnipro, Kremenchuk e Poltava, no centro da Ucrânia, e em Mykolaiv, no sul.


Leia Também: 'Latidos' de Kyiv? "Destruição total" é resposta única, diz Medvedev

ESTUDO: Bactérias resistentes a antibióticos encontradas nas nuvens

© iStock

POR LUSA  29/04/23 

Bactérias resistentes aos antibióticos foram encontradas nas nuvens, transportadas pelo vento, por vezes a longas distâncias, revelou um estudo franco-canadiano.

"Estas bactérias vivem normalmente nas folhas ou no solo", explicou na sexta-feira Florent Rossi, autor principal do estudo, numa entrevista via telefone à AFP. "Descobrimos que eram transportadas pelo vento para a atmosfera e que podiam percorrer longas distâncias, chegando mesmo a atravessar o globo a grande altitude graças às nuvens", acrescentou.

Para chegar a estas conclusões, investigadores da Universidade Laval, na cidade do Quebeque, no Canadá, e da francesa Universidade de Clermont Auvergne, utilizaram aspiradores de elevada potência para recolher, entre setembro de 2019 e outubro de 2021, amostras de nuvens que se formam sobre o Puy de Dôme, um vulcão adormecido no centro de França.

A partir da estação de investigação atmosférica, situada a 1.465 metros de altitude, os cientistas analisaram as amostras, à procura de genes resistentes a antibióticos.

O resultado foi que as nuvens continham entre 330 e mais de 30.000 bactérias por mililitro de água, com uma média de cerca de 8.000 bactérias por mililitro.

Foram também identificados 29 subtipos de genes resistentes a antibióticos nas bactérias.

Com a utilização generalizada de antibióticos não apenas nos cuidados de saúde, mas também na agricultura, este tipo de estirpe representa um "grande problema global de saúde", é referido no estudo.

Repetidamente, as autoridades sanitárias mundiais sublinharam os riscos associados a estas bactérias, que estão a tornar cada vez mais complexo o tratamento de certas infeções.

O estudo não apresenta, no entanto, conclusões sobre os potenciais efeitos para a saúde da propagação na atmosfera de bactérias portadoras de genes de resistência aos antibióticos, estimando que apenas cinco a 50% destes organismos poderão estar vivos e potencialmente ativos.

"A atmosfera é um grande desafio para as bactérias e a maioria das que encontrámos eram bactérias ambientais", menos suscetíveis de serem prejudiciais para os seres humanos, acentuou Florent Rossi.

O investigador ironiza não existir a necessidade "de nos preocuparmos em andarmos à chuva", realçando que "não sabemos se estes genes podem ser transmitidos a outras bactérias".

Uma monitorização atmosférica aprofundada poderia permitir localizar a origem destas bactérias e, assim, "limitar a sua dispersão", sugere o investigador, dando como exemplo as análises de águas residuais destinadas a detetar a presença da covid-19 e de outros agentes patogénicos.

O estudo foi publicado na edição de março da revista Science of The Total Environment.


Leia Também: Superbactérias identificadas em 40% das carnes de supermercado em Espanha

Desabamento de prédio residencial no Brasil faz pelo menos cinco mortos

© Record News   Desabamento de prédio deixa mortos e feridos☝

Incidente ocorreu num prédio de três andares que tinha ordem de despejo desde 2000 por risco de desabamento

Pelo menos cinco pessoas morreram, cinco ficaram feridas e outra permanece desaparecida após um prédio residencial ter desabado na cidade de Olinda, no nordeste do Brasil, avançaram os bombeiros.

As vítimas mortais incluem uma jovem de 16 anos e um jovem de 13 anos, enquanto dois dos cinco feridos estão em estado grave, referiram os bombeiros, no início da noite de sexta-feira.

Após várias horas de buscas, os bombeiros localizaram os corpos de uma mulher de 32 anos e da filha de 16 anos, presos sob os escombros, elevando para cinco o número de mortos.

As buscas continuam por uma mulher de 60 anos que foi declarada desaparecida, embora as autoridades não saibam se estava ou não dentro do prédio no momento do desabamento.

Centenas de bombeiros, membros do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e de equipas de resgate de outros órgãos públicos estão envolvidos nas buscas, com o apoio de cães de resgate e de técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) brasileira, que utilizam equipamento para detetar sinais de celulares.

O desabamento ocorreu na noite de quinta-feira, num prédio de três andares que tinha ordem de despejo desde 2000 por risco de desabamento.

Quatro dos feridos, incluindo as duas mulheres gravemente feridas, foram levados para hospitais nas cidades de Paulista e de Recife, capital do estado de Pernambuco, a 10 quilómetros de Olinda.

O quinto ferido, um homem de 53 anos, foi retirado dos escombros com ferimentos leves horas após o desabamento.

Taiwan deteta 17 aeronaves e seis navios de guerra chineses

© Lusa

POR LUSA  29/04/23 

O Ministério da Defesa de Taiwan disse ter detetado esta manhã 17 aeronaves e seis navios de guerra chineses à volta da ilha, semanas depois da China ter simulado um bloqueio a Taiwan.

Num comunicado divulgado na rede social Twitter, o ministério disse que 13 dos 17 aviões militares atravessaram, no sudoeste de Taiwan, a linha mediana que separa a ilha da China continental.

O ministério disse que as Forças Armadas taiwanesas acompanharam a situação e responderam com o envio de aeronaves e barcos e com a ativação de sistemas de mísseis terrestres.

Na sexta-feira, Taiwan tinha detetado 38 aeronaves e seis navios de guerra chineses à volta da ilha, o número mais elevado desde o início do mês.

Na quarta-feira, o Ministério da Defesa tinha anunciado que Taiwan iria simular respostas a uma "potencial invasão chinesa", durante os exercícios militares anuais designados Han Kuang, num período de crescentes tensões com Pequim.

Os Han Kuang vão dividir-se em duas fases: jogos de guerra computadorizados, que decorrem entre 15 e 19 de maio, e manobras com uso de fogo real, marcadas para o período entre 24 e 28 de julho, afirmou o general Lin Wen-huang, citado pela agência oficial, a CNA.

Os jogos computadorizados vão ser baseados numa plataforma projetada pelos Estados Unidos que permite a simulação de operações civis e militares.

As simulações vão ser realizadas ao longo de cinco dias, para "testar a capacidade militar de coordenar e executar a resposta a uma invasão chinesa", disse Lin.

Os exercícios com fogo real vão concentrar-se em testar a capacidade dos militares taiwaneses de "conservar a sua força, no caso de uma invasão em grande escala" e "realizar interceções marítimas", para evitar um bloqueio chinês à ilha.

Os exercícios de Han Kuang são realizados anualmente desde 1984 para testar a prontidão de combate de Taiwan contra uma possível invasão chinesa.

A China realizou quatro dias de exercícios militares em torno de Taiwan no início do mês, em retaliação contra uma reunião na Califórnia entre a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy.

As manobras contaram com a participação do porta-aviões Shandong e incluíram um bloqueio de facto à ilha.

No final da Segunda Guerra Mundial, Taiwan integrou a República da China, sob o governo nacionalista de Chiang Kai-shek. Após a derrota contra o Partido Comunista, na guerra civil chinesa, em 1949, o Governo nacionalista refugiou-se na ilha.

Pequim considera a ilha parte do seu território e ameaça com a reunificação através da força, caso Taipé declare formalmente a independência.

Nos últimos anos, a China tem enviado caças e navios de guerra para perto do território com frequência quase diária.


Leia Também: Navio russo avistado perto do local da sabotagem dos Nord Stream