24 de março de 2020

PM DA GUINÉ-BISSAU NOMEÁ TRANSITORIAMENTE O SENHOR CAUSTAR DAFA PARA EXERCER AS FUNÇÕES DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE CAJU (ANCA-GB)





conosaba.blogspot.com

O Ministro das Infraestruturas, Obras Publica, Habitação e Urbanismo o Sr. Fidelis Forbes, deu por findo em comissão de serviços o Senhor, Esmael Masculino Saores da Gama, Diretor Gera e nomeando interinamente em comissão por um Despacho N° 08/GMOPHU/2020 o Senhor Braima Djassi, para exercer o cargo de Director- Geral das Infraestruturas e Transporte.


Bissau 24 de Março de 2020

Texto: TAFA CASSAMA

Mustafa Cassamá

Administração da Rádio Capital está determinada para desvendar proprietário/a do falso perfil que ao longo dos anos, proferiu sucessivos ameaças e insultos nas redes sociais, aos profissionais desta estação emissora.

Disse Sumbia Nansil diretor adjunto desta rádio, após a audição na polícia judiciária dos jornalistas Adao Ramalho e Ansil Ansumane Sow, ambos repórteres e apresentadores do programa primeira hora, no âmbito de uma queixa intentada por uma cidadã Mariama Sana Camará.


Nicolau Gomes Dautarim

O Democrata Osvaldo Osvaldo - O vento soprará para todos! Nação nundé que ladrons i matchus e honestos i pobres!


O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Senhor Caustar Dafá membro da Comissão Politica da APU-PDGB, nomeado para exercer as funções de Presidente de Agencia Nacional de Caju (ANCA-GB).



APU-PDGB-Oficial

CORONAVÍRUS - Polícia espanhola alerta que há infetados a fugir dos hospitais

ALEJANDRO GARCIA

Autoridades dizem que "ainda há muitos irresponsáveis".

A polícia espanhola alertou esta terça-feira que algumas pessoas internadas com o novo coronavírus (Covid-19) estão a abandonar os hospitais sem alta médica.

O diretor do Comité Técnico de Gestão do Coronavírus da Polícia Nacional, José Ángel Gonzalez, disse em conferência de imprensa, em Madrid, que dez dias após terem sido declaradas medidas especiais "ainda há muitos irresponsáveis".

O responsável referia-se a "vários casos de pacientes internados que abandonam os hospitais" sem alta médica.

A atitude das pessoas que abandonam o internamento obriga as autoridades a localizar os doentes e os meios de transporte que utilizaram, sobretudo táxis.

O comité informou também que na segunda-feira a polícia recebeu seis mil denuncias por desobediência e a Guardia Civil uma média de três mil denúncias diárias desde o dia 19 de março.

De acordo com o chefe de Estado Maior da Guardia Civil, Jose Manuel Santiago, são "condutas irresponsáveis e pouco solidárias" de pessoas que continuam a "não ter consciência da grave situação" que se está a enfrentar.

Os dois corpos de segurança detiveram na segunda-feira 80 pessoas, uma das quais duas vezes no mesmo dia, na Corunha, Galiza.

Além dos controlos nas fronteiras terrestres, que já impediram a passagem de 534 veículos, as forças de segurança também negaram a aterragem de três aviões, dois no aeroporto de Madrid e outro em Málaga, Andaluzia.

Por outro lado o diretor do Centro de Alertas e Emergência Sanitária do Ministério da Saúde, Fernando Simón, afirmou que não há informação suficiente para comparar a situação em Espanha com a que se vive na República Popular da China ou em Itália.

sicnoticias.pt

FicaEmCasa - Decretado em Portugal. Com exceções: Ir à Farmácia, Supermercado, Fazer exercício físico e dar pequenos passeios

Sarathou Nabian fez uma transmissão ao vivo — sentindo-se entediada em Lisboa.



Gambia’s first coronavirus patient ‘recovers’ and will soon be discharged

File image of a Cameroonian coronavirus patient in China. Pavel Daryl Kym Senou 

The Ministry of Health today said the first confirmed coronavirus patient in The Gambia has made “remarkable recovery” and will soon be discharged if two consecutive laboratory tests are negative.

The patient, a 28-year-old Gambian woman, tested positive for the virus after travelling from UK on a Royal Air Maroc flight last Tuesday. She has been receiving medical care at the Medical Research Council in Fajara. 

“The first patient of Covid 19 (coronavirus) diagnosed in The Gambia has improved remarkably and will be discharged soon if the second consecutive laboratory test is negative,” the Health ministry said in a statement. 

All passengers on her flight, which included the country’s army chief, were contact traced by health officials and tested for the virus. They were all asked to self-isolate for 14 days. 

The Health ministry statement added “since the diagnosis of the first case last week, nine suspected cases have undergone testing and one has tested positive today.”

The first coronavirus death in the Gambia was announced yesterday. The deceased was a 70-year-old Bangladeshi preacher who entered the country on March 13 from Senegal. 

The country is in lockdown after President Adama Barrow closed all borders including the airspace and banned public gatherings as Precautionary measures to stop the spread of the virus.  

Reporting by Adama Makasuba

gambiana.com

CORONAVÍRUS - Cerca de 6 milhões de máscaras destinadas à Alemanha desaparecem no Quénia


A Alemanha regista 27,436 casos de Covid-19, um aumento de 4,764 em relação ao dia anterior, e 114 vítimas mortais, segundo a página oficial do Instituto Robert Koch.

Cerca de 6 milhões de máscaras destinadas à Alemanha para ajudar no combate da pandemia causada pelo novo coronavírus desapareceram no Quénia, anunciou hoje uma porta-voz do Ministério da Defesa alemão.

"Existem seis milhões de máscaras de proteção que foram perdidas no Quénia", disse a porta-voz à agência de notícias AFP, confirmando informações da publicação Spiegel.

Esses 6 milhões de máscaras FFP2 desapareceram de um aeroporto queniano no final da semana passada.

Estas deveriam ter sido entregues na Alemanha em 20 de março, segundo a revista alemã.

"Estamos a tentar descobrir mais" sobre o caso, disse a porta-voz, nomeadamente o porquê de as máscaras estarem a passar pelo Quénia.

A mesma fonte garantiu que esses itens, cuja procedência não foi especificada, ainda não haviam sido pagos pela Alemanha.

As autoridades checas apreenderam em 17 de março 680.000 máscaras e respiradores num armazém de uma empresa privada em Lovosice, norte de Praga, apresentando a operação como um grande sucesso contra o tráfico existente neste setor.

Algumas dessas máscaras eram de facto uma doação chinesa destinada à Itália, o país europeu mais afetado pela pandemia causada pelo novo coronavírus, responsável pela doença Covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.


Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Por LUSA

"Trump Is The Best President Since Abraham Lincoln"


The Hodgetwins

COVID-19 - África do Sul sobe para 554 casos o número de infeções no país

A África do Sul regista 554 casos do novo coronavírus, com 152 novas infeções confirmados nas últimas 24 horas, disse hoje o ministro da Saúde Zweli Mkhize.


"O número de infeções de coronavírus é agora de 554 casos confirmados, um aumento dos 402 casos anunciados ontem", anunciou o ministro Zweli Mkhize, em Pretória.

Na província de Gauteng, epicentro da epidemia, o número de infeções confirmadas ascende a 302 casos positivos, na sua maioria em Joanesburgo, referiu o governante.

Das nove províncias afetadas, o Western Cape, envolvente à Cidade do Cabo regista 113 casos positivos, seguida do KwaZulu-Natal com 80 casos de infeção pela Covid-19, adiantou.

"Estamos a tentar estancar a propagação do vírus", afirmou Mkhize, sublinhando que "há 16 milhões de pessoas diariamente nos transportes públicos que têm que ficar em casa".

Mkhize advertiu que o número de casos positivos de Covid-19 na África do Sul venha a aumentar "pelo menos na primeira semana" do confinamento nacional obrigatório decretado segunda-feira pelo Presidente da República Cyril Ramaphosa.

Hospitais, clínicas, farmácias e supermercados vão permanecer abertos, referiu Cyril Ramaphosa, acrescentando que o confinamento nacional vai vigorar desde as 00:00 de quinta quinta-feira até às 00:00 horas de 16 de abril.

No sentido de mitigar a rápida evolução do surto do novo coronavírus na África do Sul, o chefe de Estado anunciou ainda o destacamento do exército para assistir as forças policiais a garantir o cumprimento das medidas anunciadas, entre as quais o reforço de restrições de migração.

Na África do Sul, com cerca de 58 milhões de habitantes, o número de casos de infeção confirmados aumentou de 61 para 402 em apenas oito dias, sublinhou Ramaphosa.

Por Lusa

FORÇAS ARMADAS - Ataque na Nigéria mata pelo menos 70 soldados

Pelo menos 70 elementos das Forças Armadas da Nigéria foram mortos na segunda-feira num ataque a um comboio no nordeste daquele país, uma região que tem sido massacrada com ações violentas do grupo do Estado islâmico na África Ocidental (ISWAP), disseram hoje fontes militares.


"Registamos perdas muito pesadas", disse uma fonte militar à AFP sob anonimato.

"Pelo menos 70 soldados morreram numa emboscada" na segunda-feira na região de Konduga (estado de Borno), afirmou a mesma fonte.

O Boko Haram, apesar de ser originário da Nigéria, tem uma forte presença nos países vizinhos Chade, Camarões e Níger, tendo deixado um rasto de dezenas de milhares de mortos e milhões de deslocados.

O grupo foi criado em 2002 na localidade de Maiduguri, no noroeste da Nigéria, pelo líder espiritual Mohameh Yusuf, para criticar o abandono do norte do país pelas autoridades nigerianas, tendo começado por lançar ataques contra a polícia local, por representar o Estado, mas desde a sua morte o grupo radicalizou-se e juntou-se, já em 2015, ao grupo terrorista Estado Islâmico.

Por Lusa

CORONAVÍRUS - Covid-19: Cabo Verde anuncia primeira morte

Um turista inglês de 62 anos é a primeira vítima mortal da covid-19 em Cabo Verde, anunciou hoje o ministro da Saúde cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, tratando-se daquele que foi o primeiro caso da doença detetado no arquipélago.


"O quadro clínico do paciente tinha vindo a agravar-se e teve o desfecho, infelizmente, ontem [segunda-feira], às 23:00", anunciou o governante, recordando que aquele turista, de nacionalidade inglesa, estava internado desde o dia 19 de março.

Em conferência de imprensa realizada hoje na Praia, Arlindo do Rosário explicou ainda que o acompanhante do turista inglês é outro dos casos confirmados da covid-19 em Cabo Verde, que permanece "assintomático", juntamente com uma turista dos Países Baixos, que apresenta "um prognóstico reservado".

O governante reafirmou que estão assim confirmados dois casos da doença em Cabo Verde, ambos detetados em diferentes hotéis da ilha da Boa Vista, que se encontra em quarentena, para conter a pandemia.

NAOM

COVID-19: Voo da TAP para Bissau deve realizar-se entre hoje e quarta

A TAP vai realizar um voo para a Guiné-Bissau entre hoje e quarta-feira, estando a ser promovidos mais voos para auxiliar cerca de 700 cidadãos portugueses e da União Europeia a regressarem a casa.


"Há um voo da TAP que se encontra em preparação e que está previsto para se realizar entre hoje e amanhã (quarta-feira). Estão a ser promovidos mais voos durante esta e a próxima semana", disse hoje à Lusa fonte diplomática.

Segundo dados disponibilizados à Lusa pela embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, até ao momento há cerca de 700 pessoas, entre cidadãos portugueses e de outros países da União Europeia, que pediram auxílio para regresso ao seu país de origem.

No domingo, a TAP começou a enviar às pessoas um link para ser preenchido um formulário para auxílio ao regresso a Portugal.

"O voo que se vai realizar entre hoje e amanhã (quarta-feira) vai incluir pessoas que já tinham bilhetes comprados para estas datas, casos médicos, grávidas e situações diversas de caráter urgente", precisou a mesma fonte.

Para assuntos relacionados com o surto da covid-19, os cidadãos portugueses devem contactar a Embaixada de Portugal através do email bissau@mne.pt.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros criou a linha de emergência covid-19 para apoiar cidadãos portugueses que se encontrem transitoriamente no estrangeiro. Os portugueses podem contactar o serviço através do ?email' covid19@mne.pt ou da linha telefónica +351 217929755 entre 09:00 e as 17:00 e o Gabinete de Emergência Consular, que funciona 24 horas por dia.

A Guiné-Bissau ainda não registou qualquer caso do novo coronavírus, mas dadas as fragilidades sanitárias do país, as autoridades decidiram pelo encerramento de fronteiras, com exceção para abastecimento de produtos de primeira necessidade e urgências médicas.

As autoridades encerraram também escolas públicas e privadas, mercados nacionais e todo o comércio, que não forneça bens de primeira necessidade.

Foi também decidido fechar locais de culto, nomeadamente à sexta-feira, sábado e domingo, piscinas, praias e complexos de lazer e desportivos.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

NAOM

Leia Também: AO MINUTO: Espanha com mais 514 mortos. Passageiros repatriados hoje

Coronabitchu Medunhu


Nha djintis/ i medunhu
No toma ton/ Bitchu medunhu/ na sardia sardia na mundu
I kunsa la lundju na China/ Na Amerca i pudi mata té sé Rambo
Na Oropa/ Na Itália ku Espanha tchur ka ten dunu/ Portugal na kuda
Djintis sta ku alma na mon/ sabon bida uru
coronabitchu ka libra ninguin/
Riku ku pobre/ Branco ku pretu/ amarelo ku guigui
Coronabitchu medunhu nha djintis/ i ta bim sin sintil
purmeru i ta nhafiniu na garganti / i bafau/ i cossau
I tursintiu
Dispus i ta riau pa pulmon/ I ta ngatau/ i ta fassiu sison
I febrissiu/I tudjiu dá folgu/ I guibau na cama
I ta parci/ Ma i ka katar/ i ta matau/ I kata ndjutiu
Garandi ou mininu
Sin pena/ sin pera/ i ta bidantau tchur
Coronabitchu medunhu/ I ka tem messinhu/
Nha djintis no dissa mangasson
I ka kunsi vizinhu/ i ka bentu/ É ka saguiau/ É ka mandjiu
I ka pirsis bai alça mon/ coronabitchu medi laba mon/ Ku iagu ku sabon
Fica na bu kau/ Para bai kau ku djinti tchiu
Coronabitchu mau/ coronabitchu mau/ coronabitchu mau
No dissa mangasson

Texto e voz: Mussá Baldé
Ilustração vídeo: Axy Demba

Bissau: 21 Março 2020

STOP CORONAVÍRUS: SENSIBILIZAÇÃO EM MANJACO👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻



Receitas para todos os gostos

CORONA-VÍRUS: Associação de Diáspora e Amigos da Mauritânia na Guiné-Bissau - ADAM entrega produtos desinfetantes e géneros alimentícios ao Ministro de Saúde no quadro de prevenção e combate a pandemia de COVID-19. Até agora não se registrou nenhum caso positivo de coronavirus na Guiné-Bissau.


Aliu Cande



O Democrata Osvaldo Osvaldo

CORONA-VÍRUS: Estar atento aqueles que aproveitam-se da crise para subir o preço dos produtos.

TRISTE OPORTUNISMO DE PAIGC 😔 ☹️ 😔


PAIGC continua obcecado em torcer a vontade do povo expresa nas urnas, aprontando com seus BOCAS-ALUGUÉIS INTERNACIONAL um vulgar golpe à democracia guineense mesmo nestes dias que se cingem os maus augúrios no nosso país, com ameaça do COVID-19.

Este partido inefável em guerras e conspirações, segue utilizando meios de comunicações afins dos regimes ditatoriais africanos para promover a sua particular agenda de agressão contra a vontade pulular, em Base da manipulação informativa e acusações sem fundamentos.

A ação do PRESIDENTE, UMARO SISSOCO EMBALÓ, tanto contra o surto, como a resposta ao ditador ANGOLANO Sr. JOÃO LOURENÇO é um simples exercício de patriotismo para proteger a vida de todos guineenses e a soberania nacional.

Estes últimos vídeos é uma estratégia de distração para que a epidemia COVID-19, tenha efeitos nefastos contra o povo guineense. Sejamos responsáveis e acatemos orientações dos nossos legítimos governantes para salvar as nossas vidas e as dos demais população.

Por Jean Luck Mendes


*ÚLTIMA HORA*: TRAGÉDIA EM TETE: - IMIGRANTES ETÍOPES MORREM ASFIXIADOS NO CONTENTOR



Um total de 64 imigrantes etíopes morreu asfixiado, dentro de um contentor que estava a ser transportado de Malawi para o distrito de Moatize, em Tete.

O camião que transportava os imigrantes, por sinal ilegais, foi interceptado pela Polícia da República de Moçambique, por volta das 2 horas desta terça-feira, no Posto Policial da Báscula de Mussacana.

O motorista ao ser abordado disse que estava a transportar mercadoria, resposta que não convenceu a polícia que pediu abertura do contentor. O motorista obedeceu e o resultado, tragédia. Dos 78 imigrantes, apenas 14 estavam ainda com vida.

O condutor que foi detido de imediato, às câmeras da Miramar tentou mostrar-se surpreso com o número de pessoas que transportava no contentor. “A troco de trinta mil meticais fui solicitado para transportar 25 pessoas para Moatize”, disse o condutor que teria sido abordado por um guia de imigrantes ilegais, contratado no Malawi, por uma pessoa ainda por ser apurada.

Neste momento equipas da polícia, Serviço Nacional de Investigação Criminal, migração e saúde fazem triagem e posteriormente deverão movimentar os corpos para cidade de Tete, dada falta de capacidade da Morgue de Tete.

A Miramar está acompanhar de perto esta tragédia e ao longo do dia vai actualizar a informação.

*Fonte: TV Miramar

Cremildo Tinga‎ to Inhambane





O secretário-geral da ONU faz apelo a cessar-fogo imediato


ONU na Guiné-Bissau

Leopold Sedar Domingos was live


Leopold Sedar Domingos

CORONAVÍRUS - Saxofonista Manu Dibando morre vítima da Covid-19


Estava internado num hospital da região de Paris.

O saxofonista Manu Dibango, natural dos Camarões, morreu hoje em França aos 86 anos, vítima da covid-19, disse à France Presse Thierry Durepaire que geria a carreira do famoso músico de afro-jazz.

O autor de "Soul Makossa" (1972) - um dos primeiros temas de afro-jazz conhecido mundialmente - morreu hoje de madrugada num hospital da região de Paris.


"As cerimónias fúnebres vão decorrer de forma restrita, em ambiente familiar, mas vai ser realizada uma homenagem assim que seja possível", refere a mensagem que acaba de ser publicada na página oficial do saxofonista na plataforma digital Facebook.

"Soul Makossa", o tema que tornou Manu Dibango mundialmente famoso era inicialmente o lado B de um single (45rpm) que continha um hino de homenagem à equipa de futebol dos Camarões por ocasião da Copa Africana, em 1972.

Logo após a edição do primeiro trabalho, a música de Manu Dibango foi notada pelas estações de rádio de Nova Iorque.

Nos anos 1980 Manu Dibango acusou o norte-americano Michael Jackson (1958-2009) de lhe ter plagiado uma música que fazia parte do alinhamento do álbum "Thriller" tendo o saxofonista dos Camarões conseguido um acordo financeiro como forma de compensação de direitos de autor.

Por Lusa

Após ao anuncio de suspeitas de casos de covid-19 pelas autoridades sanitárias, a direção geral de viação e transporte terrestres anuncia medidas restritivas no transporte público.


Trata-se do segundo despacho do ministro de transportes e comunicações que reduziu de 10 à 35% de lotação nas diferentes categorias de veículos de transporte público.

André Deuna diretor geral da viação e transporte terrestre pediu colaboração de todo quadrante da vida social.

Presidente de associação dos proprietários de viaturas de transportes, teme prejuízo e defende suspensão temporária de transporte público.


Jorge Gomes reagindo as medidas impostas pelas autoridades nacionais sobre a redução de lotação nos transportes público, medida que segundo disse era necessário suspender todas as atividades durante uma semana, para avaliar o impacto da pandemia, contudo promete consultar os associados para depois posicionar sobre a matéria.

Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

Polícia encontra 64 cadáveres num contentor em Moçambique

(Arquivo) ZOHRA BENSEMRA

No contentor estavam também 14 sobreviventes.

A polícia encontrou hoje 64 pessoas mortas num contentor, transportado num camião na província de Tete, interior oeste de Moçambique, disse à Lusa fonte policial moçambicana.

No contentor estavam também 14 sobreviventes.

De acordo com as mesmas fontes, as mortes terão acontecido por asfixia e as vítimas deverão ser imigrantes ilegais, de diferentes países, que atravessaram a fronteira do Maláui para Moçambique.

A situação foi detetada numa operação de controlo de peso em Mussacama, no distrito de Moatize.

A polícia forçou a abertura do contentor, depois de os sobreviventes terem começado a bater no contentor e a gritar, o que chamou atenção dos agentes.

sicnoticias.pt

FAKE NEWS!!!


Gervasio Silva Lopes

MINISTRO DO INTERIOR SR. BOTCHE CANDE FEZ ESTA MANHA ENTREGA DAS VIATURAS.

Junior Gagigo