sexta-feira, 22 de março de 2024

O Parlamento cabo-verdiano foi alvo de um ataque informático que afectou o centro de Dados da Assembleia Nacional. As autoridades estão a tomar as devidas medidas para evitar que outros ataques se voltem a repetir.

Parlamento de Cabo Verde, apelado a legislar a favor da legalização de imigrantes africanos DR/Parlamento caboverdeano

Por: Odair Santos  RFI  22/03/2024 

Cabo Verde: Parlamento foi alvo de ataque informático

O Parlamento cabo-verdiano foi alvo de um ataque informático que afectou o centro de Dados da Assembleia Nacional. As autoridades estão a tomar as devidas medidas para evitar que outros ataques se voltem a repetir.

A polícia judiciária, os técnicos do Parlamento cabo-verdiano e do Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação, estão a investigar a origem do ataque informático que está a condicionar o funcionamento do Parlamento cabo-verdiano.

A informação foi divulgada hoje através da radio publica cabo-verdiana pelo chefe do departamento de comunicação e segurança da Assembleia Nacional, Avelino Sanches Pires, que explicou que se estão a tomar medidas para evitar que outros ataques se voltem a repetir.

“A primeira questão é identificar o paciente zero e tomar as medidas para prevenir outros possíveis ataques. A segunda questão, estamos a analisar todos os lados para entender se de facto este processo começou realmente no dia 15 ou se esse tipo de ataque já estava no sistema, digamos a trabalhar de forma dissimulada para encriptar os ficheiros”, disse.

Avelino Sanches Pires acrescentou que "neste momento estamos a trabalhar na criação de uma infra-estrutura em paralelo, porque a instituição não pode parar, enquanto estamos no processo de recuperação e limpeza das máquinas”.

Inicialmente as autoridades avançaram que o ataque poderia atrasar o pagamento dos salários referentes ao mês de Março, todavia, esta manhã, o chefe do departamento de comunicação e segurança da Assembleia Nacional, garantiu que os salários já foram pagos.

O vírus informático que afectou o Centro de Dados do Parlamento é denominado de “ransomware” e é descrito como um dos piores tipos de vírus de computador. Através dele, são executados ataques que podem causar grandes prejuízos para as instituições, desde a perda de dados críticos até valores financeiros.

Outro prejuízo provocado pelo vírus “ransomware” é que, enquanto o ataque estiver a ser executado, a entidade não consegue efectuar as suas actividades diárias que dependem do sistema de informático.

2ª CIMEIRA DOS LIDERES POLITICOS GUINEENSES!

Por G15-COMUNICAÇÃO-JUADEM/ Radio Voz Do Povo

Os líderes políticos (Braima Camara, Fernando Dias e Nuno Gomes Na Bian) reuniram-se hoje (22), num dos hotéis da capital, para continuar os trabalhos de análise e reflexão perante a atual situação política do país.

As formações politicas, Partido da Renovação Social (PRS), Movimento para Alternância Democrática( MADEM G-15 ) e Assembleia do Povo Unido -Partido Democrático  da Guiné-Bissau (APU-PDGB) que apoiaram deram vitória ao General Umaro Sissoco Embalo, nas Últimas eleições presidenciais do País, vêm-se agora obrigados a concertarem e no fim de tudo tornarem pública a nova posição. 

Uma "PLATAFORMA NACIONAL PARA A SALVAÇÃO  DA DEMOCRACIA" é  o que se pretende assinar por forma a permitir a integração aos demais partidos.

GUERRA NA UCRÂNIA: "Estado de guerra". Rússia deixa narrativa de "operação militar especial"

© Reuters

Notícias ao Minuto    22/03/24 

O porta-voz do Kremlin afirmou que a "operação militar especial" na Ucrânia "tornou-se uma guerra" devido à intervenção do Ocidente.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou, esta sexta-feira, que o conflito na Ucrânia deixou de ser uma "operação militar especial" da Rússia e "tornou-se uma guerra". Em causa está a "participação do Ocidente".

"Estamos em estado de guerra. Sim, começou como uma operação militar especial, mas assim que este grupo se formou no local, quando o Ocidente coletivo se tornou um participante nisto ao lado da Ucrânia, para nós já se tornou numa guerra. Estou convencido disso. E todos devem compreender disso", explicou Peskov em declarações em entrevista ao meio de comunicação russo aif.ru.

Sublinhe-se que a Rússia tem reiterado a narrativa de que não está a travar uma guerra na Ucrânia, mas sim uma "operação militar especial". Na madrugada de 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou mesmo que essa "operação militar especial" teria como objetivo "desmilitarizar e desnazificar" a Ucrânia.

No ano passado, Putin, chegou a afirmar que o seu país "não iniciou nenhum tipo de guerra" e afirmou que a "operação militar especial" era de natureza defensiva.

"Muitas vezes nos dizem que a Rússia iniciou algum tipo de guerra. Não. A Rússia, com a ajuda de uma operação militar especial, está a tentar parar esta guerra que estão a travar contra nós", defendeu na altura.

Putin argumentou que a Rússia estava a ser vítima de uma guerra para permitir que o seu povo não fique excluído das "fronteiras históricas dos estados russos".



Leia Também: O presidente do Conselho Europeu considerou hoje que o Espaço Económico Europeu, que comemora três décadas, "suportou as provações do tempo" e pediu a todos os países que o compõem ambição para fazer a Ucrânia prevalecer.

FUNDAÇÃO JOÃO XXIII EXORTA O GOVERNO A REVOGAR O DESPACHO QUE SUSPENDE A ISENÇÃO DE MATERIAIS DAS ONG NO PAÍS

 O DEMOCRATA  22/03/2024  

O Delegado da Fundação João XXIII na Guiné-Bissau, Raul Daniel da Silva, exortou esta quinta-feira, 21 de março de 2024, ao governo a revogação do despacho que suspende a isenção dos materiais das ONG nacionais e estrangeiras, por estar a travar o desenvolvimento da Guiné-Bissau. 

“Tanto as ONG, como  as entidades religiosas podem fazer muita coisa para o país”, realçou.

Raul Daniel da Silva falava na cerimónia da inauguração da ponte batizada com o nome de Abílio Salvador e da sede da ONG ANA (Acolher, Nutrir e Amar),  em Kupul, arredores de Bissa, que funcionará como Centro de acolhimento de crianças.

Revelou que   neste momento, mais de 12 armazéns em Portugal estão cheios de materiais para a construção de diferentes infraestruturas, nomeadamente hospitalares e escolares que irão beneficiar a população guineense.

O responsável informou que o dinheiro que o Estado perde na isenção dos materiais das ONG e entidades religiosas é recompensado na população, parte   beneficiária dessas infraestruturas como:  centros de saúde, casas de acolhimentos de crianças e receção  de tratamentos no estrangeiro.

Por seu lado, Iaia Cumba, em representação do ministro da Saúde Pública, disse que a ação de redução da mortalidade materna infantil na Guiné-Bissau, que de há algum tempo a esta parte  tem sido  apoiada financeira e tecnicamente pela União Europeia, através do programa PIMI, constitui uma prioridade excecional para o governo, no âmbito dos objetivos definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Enfatizou, neste particular, que “ os projetos daquela natureza, tratando-se de crianças, constitui uma mais-valia para o reforço do sistema nacional de saúde”.

Iaia Cumba garantiu que o Ministério da Saúde Pública continuará flexível e disponível em tudo  que é da  sua responsabilidade para que os investimentos que se destinem ao setor da saúde e à população tenham êxitos.

A presidente da ONG-Acolher Nutrir e Amar, Maria Filomena Alves Almeida, disse que a organização que dirige está a trabalhar para ajudar as crianças com problemas de cancro em Portugal, através da evacuação, para receber receberem tratamento  especializado, ajudá-las a estudarem e trabalharem, sobretudo para aquelas que querem ficar, mantendo as suas dignidades sem, no entanto, ficar a mendigar ao Estado português.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Presidente do parlamento da África do Sul detida por corrupção

© Reuters

POR LUSA   22/03/24 

A presidente do parlamento da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, encontra-se detida pela polícia na capita sul-africana, Pretória, por alegada corrupção pública, foi hoje anunciado por várias fontes no país africano.

De acordo com vários órgãos de comunicação social sul-africanos, a política do Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), no poder desde 1994, ter-se-á entregado às autoridades policiais de Pretória na manhã de hoje.

A detenção de Nosiviwe Mapisa-Nqakula foi também anunciada na rede social X (antigo Twitter) pelo líder do partido de oposição Movimento Democrático Unido (UDM), Bantu Holomisa.

"A presidente do Parlamento finalmente foi detida. Ela encontra-se detida na esquadra de Polícia de Pretória. Às 09:00 comparecerá no Tribunal Criminal", salientou.

Holomisa instou em 2021 a Comissão Permanente Conjunta de Defesa do Parlamento a investigar as alegações de corrupção pública contra a presidente do parlamento sul-africano.

Todavia, contactado pela Lusa, um porta-voz provincial da Polícia Sul-Africana (SAPS), Mavela Masondo, escusou-se a confirmar a detenção da presidente do parlamento na esquadra da polícia de Pretória, remetendo para a Autoridade Nacional de Acusação (NPA, na sigla em inglês), no âmbito do Ministério Público que despoletou esta semana o caso de investigação contra a política do ANC.

De acordo com a imprensa local, Mapisa-Nqakula terá submetido um pedido judicial urgente para impedir a sua detenção, solicitando que fosse intimada para comparecer em tribunal.

Mapisa-Nqakula enfrenta alegações de corrupção na ordem de 2,3 milhões de rands (cerca de 112 mil euros) em alegados subornos de um empreiteiro da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF, na sigla em inglês) quando desempenhou o cargo de ministra da Defesa entre 2012 e 2021, segundo a imprensa sul-africana.

A detenção pelas autoridades ocorre 24 horas depois de a presidente do parlamento sul-africano anunciar que se iria ausentar "imediatamente" do cargo em "licença especial" devido à investigação em curso às alegações de corrupção pública de que é alvo.

Na terça-feira, investigadores da elite policial criminal sul-africana HAWKS, em articulação com o NPA, revistaram a residência de Nosiviwe Mapisa-Nqakula, em Joanesburgo, indicou à imprensa o porta-voz do parlamento Moloto Mothapo.

"A presidente do parlamento defende firmemente a sua forte convicção de inocência e reafirma que não tem nada a esconder. Em linha com isto, ela recebeu os investigadores na sua casa, cooperando plenamente durante a extensa busca que durou mais de cinco horas", salientou.

Vários partidos políticos apelaram a uma investigação "exaustiva" do caso e à demissão da presidente do parlamento, a cerca de dois meses das eleições gerais em 29 de maio.

"A presidente do parlamento tem que se demitir para manter e sustentar a confiança do público no nosso Parlamento", declarou Siviwe Gwarube, o líder parlamentar do Aliança Democrática (DA), principal partido na oposição.

O líder do partido de oposição Freedom Front Plus (FF Plus), Pieter Groenewald, considerou esta semana que a presidente do parlamento da África do Sul "deveria afastar-se até que esta investigação seja concluída porque a sua integridade está agora sob investigação e isso reflete-se no Parlamento".


Leia Também: Ramaphosa atribui desigualdade e pobreza ao 'apartheid' e ao colonialismo


Leia Também: Timor-Leste deve aumentar o investimento financeiro anual até 2030 em cerca de 6,46 milhões de euros para reduzir a fome, a subnutrição e o atraso no crescimento infantil, recomendou hoje o Banco Mundial.

Quase 80 anos após II Guerra, 'Exército Fantasma' foi homenageado nos EUA

© Getty Images

Notícias ao Minuto   22/03/24 

Grupo utilizou veículos insufláveis e efeitos especiais para enganar os soldados alemães durante a II Guerra Mundial.

Os membros do 'Exército Fantasma', um grupo que utilizou veículos insufláveis e efeitos especiais para enganar os soldados alemães durante a II Guerra Mundial, receberam, na quinta-feira, a Medalha de Ouro do Congresso dos Estados Unidos, quase 80 anos após o fim do conflito.

O projeto de lei para atribuir a mais alta condecoração do Congresso norte-americano foi assinado, em 2022, pelo presidente do país, Joe Biden.

Seymour Nussenbaum e Bernard Bluestein, ambos com 100 anos, e John Christmas, com 99, estiveram presencialmente na cerimónia, que se realizou no Capitólio dos EUA. Há ainda outros quatro membros que estão vivos, mas não puderam deslocar-se ao evento.

O 'Exército Fantasma' era composto por homens que tinham estudado arte ou trabalhado em empresas de publicidade e relações públicas. Tinham como principal objetivo enganar as tropas e espiões alemães, colocando, por exemplo, números falsos nos jipes e tanques insufláveis em sítios estratégicos ou até mesmo vestindo as pessoas para se fazerem passar por generais norte-americanos.

"O nosso trabalho era fazer tudo o que fosse necessário para enganar o inimigo", disse Seymour Nussenbaum, à BBC News. "Fazer uma grande atuação".

Numa missão em 1945, o 'Exército Fantasma' enganou as tropas alemãs, fazendo-as acreditar que duas divisões, com 40 mil soldados, estavam preparadas para atravessar o rio Reno a 16 km do verdadeiro ponto de passagem.

Para o conseguir, o grupo montou centenas de camiões e tanques insufláveis, fez soar os sons dos movimentos das tropas em altifalantes e simulou o tráfego de rádio militar.

O Exército Fantasma incluía cerca de 1.100 soldados da unidade de Tropas Especiais do 23º Quartel-General, que operava na Europa Ocidental, e outros 200 soldados da 3133ª Companhia de Sinais Especiais em Itália.

Veja as imagens da cerimónia AQUI.


NÍGER: Vinte e três soldados nigerinos foram mortos e 17 ficaram feridos "numa emboscada" por "terroristas" durante uma "operação de limpeza" do exército no oeste do Níger, anunciou na quinta-feira à noite o Ministério da Defesa do país.

© Reuters

POR LUSA   22/03/24 

Vinte e três soldados nigerinos mortos numa emboscada

Vinte e três soldados nigerinos foram mortos e 17 ficaram feridos "numa emboscada" por "terroristas" durante uma "operação de limpeza" do exército no oeste do Níger, anunciou na quinta-feira à noite o Ministério da Defesa do país.

O ataque ocorreu na região de Tillabéri, localizada na chamada zona das "três fronteiras" entre o Níger, o Mali e o Burkina Faso e conhecida por ser um esconderijo de jihadistas do Sahel.

O exército realizou uma "operação de limpeza" mas durante a retirada, uma unidade foi apanhada numa "emboscada complexa" durante a qual 23 soldados foram mortos e "cerca de 30 terroristas foram neutralizados", segundo o ministério.

De acordo com a mesma fonte, a operação teve o "objetivo de tranquilizar as populações vítimas dos abusos de grupos terroristas armados: assassinatos, extorsão de fundos e roubos de gado".

A região de Tillabéri é um esconderijo para os jihadistas do Sahel, incluindo os do Estado Islâmico no Grande Sahara (EIGS) e da Al Qaeda.

Durante anos, esta parte do Níger tem sido regularmente alvo de ataques destes grupos armados, apesar do destacamento maciço de forças anti-jihadistas.


Presidente do Uganda nomeia filho para chefe das forças armadas

© BBC

POR LUSA    22/03/24 

O Presidente do Uganda, Yoweri Museveni, nomeou um dos filhos, o general Muhoozi Kainerugaba, chefe das Forças Armadas do país, numa remodelação do Governo anunciada na noite de quinta-feira.

Até agora, Kainerugaba ocupava o cargo de conselheiro presidencial sénior do pai, sendo também responsável pelas operações especiais. Tem participado, além disso, em assuntos diplomáticos, nomeadamente na gestão das relações do Uganda com o vizinho Ruanda.

A promoção ao cargo de chefe das Forças de Defesa reacendeu a especulação sobre a possível sucessão na presidência, tendo em conta os laços familiares com o atual dirigente.

Duas figuras fiéis a Kainerugaba foram nomeadas ministros: a deputada Lilian Aber fica com a pasta das Emergências, Catástrofes e Refugiados e Balaam Barugahara com o Ministério da Juventude e da Infância.

Balaam Barugahara celebrou nas redes sociais a nomeação, que descreveu como um voto de confiança no Movimento MK, grupo político liderado por Kainerugaba e relançado no mês passado como uma organização cívica sob o nome de Liga Patriótica do Uganda (PLU).

"Estendo o meu agradecimento ao meu modelo a seguir e próximo Presidente do Uganda, o general Kainerugaba, por me ter escolhido, formado, orientado, nomeado e confiado em mim para ser o seu adjunto [na região] ocidental", afirmou.

O filho de Museveni tem causado problemas diplomáticos com publicações nas redes sociais.

Em 2022, ameaçou invadir o Quénia, num ato que levou o Presidente a pedir desculpa às autoridades do país vizinho.

No ano passado, declarou a intenção de se candidatar à presidência nas eleições de 2026, embora tenha posteriormente apagado a publicação.


Leia Também: EUA negam visto a deputada do Uganda que apelou à castração homossexual