segunda-feira, 4 de abril de 2022

O Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló recebeu hoje, em audiência de Cortesia, o Presidente do Tribunal de Justiça da UEMOA, Sr. Daniel Amagoin Tessougue.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

RECENSEAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Caros compatriotas, 

Demos início a um sério e ambicioso processo de recenseamento geral dos funcionários do Estado Guineense. 

O II Governo da X Legislatura que tenho a distinta honra de chefiar, traçou desde cedo, como linhas gerais da sua actuação, provocar uma reforma profunda, responsável e credível da Função Pública, sendo que o Programa do Governo destaca a modernização do sector como um dos eixos principais.

Precisamos saber quem somos, quantos somos e onde estamos. Esta tarrefa vai permitir identificar e chegar ao número exato dos funcionários, combater os '  fantasmas', ausentes de longa duração, dentre outras situações que ocorrem e que nada abonam para um serviço público eficiente e funcional que todos queremos.

Os bons exemplos são dados por todos, a começar pelas chefias, por isso, eu enquanto servidor público N°1, exorto a todos a aderirem ao recenseamento.

Estamos conscientes e empenhados em criar condições para melhorar as condições laborais  e remuneratórias na função pública, daí,  a imperiosa necessidade de todos colaborarem com as equipas dos recenseadores.

A competência, a solidariedade e o espírito de cooperação, são os nossos valores fundamentais. A nossa missão é mudar o estado atual da nossa administração estatal, contando com isso com todos os Guineenses sem distinção.

GOVERNAR PARA TODOS

#ChefiadogovernoGB2022 

#GCPM 

0️⃣4️⃣ 0️⃣3️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

EUA dão 9,5 milhões para combater subnutrição na Nigéria

© Reuters

Notícias ao Minuto  04/04/22 

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou hoje que lançou um programa de dois anos, no valor de 9,5 milhões de dólares, para melhorar a alimentação em três estados da Nigéria.

"A Atividade de Avanço da Nutrição vai melhorar a saúde nutricional dos cidadãos nos estados de Bauchi, Kebbi e Sokoto", lê-se num comunicado, no qual se lembra que "a subnutrição é a causa subjacente à morte de quase metade das crianças com menos de 5 anos na Nigéria".

A iniciativa de 9,5 milhões de dólares, cerca de 8,6 milhões de euros, vai dar apoio técnico, partilhar inovações e fazer pesquisas sobre os resultados alcançados, para além de tentar melhorar as causas imediatas e subjacentes da má nutrição das crianças nigerianas.

"A subnutrição tem um impacto muito abrangente nas populações mais vulneráveis, especialmente as crianças, os adolescentes e as mulheres, e é crítica para melhorar a saúde, a educação e o desenvolvimento económico", comentou o diretor do gabinete da USAID sobre Saúde, População e Nutrição, Paul McDermott.


Leia Também: Ataque a comboio na Nigéria deixa quase 170 pessoas desaparecidas

UCRÂNIA: Alemanha expulsa 40 diplomatas russos, invocando massacre de Busha

© Lusa

Por LUSA  04/04/22 

O Governo alemão declarou 40 diplomatas russos da embaixada de Berlim "persona non grata", instando-os a deixar o país, informou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock.

De acordo com um comunicado da diplomacia alemã, os diplomatas russos visados são pessoas que "trabalham dia a dia contra a nossa liberdade e contra a nossa coesão social", representando um regime de "incrível brutalidade", como ficou provado pelas imagens de crimes de guerra cometidos na cidade ucraniana de Busha.

Hoje, a Lituânia também já tinha anunciado a expulsão do embaixador da Rússia e o encerramento do consulado russo na cidade lituana de Klaipeda, em resposta às ações militares de Moscovo na Ucrânia.

Leia Também: 

O presidente norte-americano condenou o massacre em Bucha e prometeu mais sanções.

Opresidente norte-americano, Joe Biden, juntou-se às condenações aos corpos encontrados em Bucha, nos arredores de Kyiv, e voltou a acusar Vladimir Putin de ser um criminoso de guerra, subindo de tom nos insultos ao presidente russo.

Numa breve conferência de imprensa, citado pela Sky News, Joe Biden recordou que foi criticado por ter acusado Putin de ser um criminoso de guerra, reiterando que "a verdade é que vimos o que aconteceu em Bucha, e isso faz dele um criminoso de guerra"...Ler Mais


Decisão surge após as "atrocidades cometidas pelas forças armadas russas em várias cidades ucranianas ocupadas, inclusive o massacre horrível de Bucha".

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, anunciou, esta segunda-feira, que o embaixador da Rússia no país foi “convidado a sair”.

“O embaixador da Rússia foi convidado a sair da Lituânia”, escreveu o governante na rede social Twitter. “O embaixador da Lituânia na Ucrânia vai regressar a Kyiv. São decisões da Lituânia tomadas hoje”, acrescentou.

Já em conferência de imprensa, Landsbergis justificou a decisão com as “atrocidades cometidas pelas forças armadas russas” contra civis ucranianos. “Em resposta à agressão militar da Rússia contra a Ucrânia soberana e às atrocidades cometidas pelas forças armadas russas em várias cidades ucranianas ocupadas, inclusive o massacre horrível de Bucha, o governo lituano decidiu reduzir a representação diplomática e o embaixador da Federação Russa terá que abandonar a Lituânia”, afirmou...Ler Mais


Centenas de civis foram mortos na cidade, onde cadáveres foram encontrados nas ruas e em valas comuns.

Opresidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou, esta segunda-feira, Bucha, cidade perto de Kyiv, recentemente recuperada pelas tropas ucranianas e onde o exército russo é acusado de ter cometido um "massacre" contra a população civil.

Vestido com um colete à prova de bala e acompanhado por militares ucranianos, o presidente acabou por não conter alguma emoção, segundo evidenciam as imagens registadas pela Getty.

Recorde-se que Zelensky, acusou esta segunda-feira os soldados russos de serem “assassinos, torturadores, violadores e saqueadores” pelos crimes cometidos contra civis ucranianos. Numa mensagem de vídeo, o responsável dirigiu-se às mães russas: “Quero que vejam os corpos das pessoas mortas”...Ler Mais 


A Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU revela estar “horrorizada com as imagens de civis mortos e em sepulturas improvisadas” na cidade ucraniana de Bucha.

A Alta Comissária para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, pediu esta segunda-feira a exumação e identificação dos corpos encontrados na cidade ucraniana de Bucha. O objetivo é garantir que todos os possíveis crimes de guerra sejam investigados.

Num comunicado, publicado no site da ONU, a responsável afirmou estar “horrorizada com as imagens de civis mortos e em sepulturas improvisadas” em Bucha...Ler Mais


Uma maioria de dois terços dos votos da assembleia em Nova Iorque pode suspender um estado do conselho por cometer persistentemente violações graves e sistemáticas dos Direitos Humanos.

Os EUA anunciaram, esta segunda-feira, que irão pedir à assembleia-geral das Nações Unidas que suspenda a Rússia do Conselho de Direitos Humanos, segundo confirmou a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield em conferência de imprensa, em Bucareste, capital da Roménia.

Sabe-se que uma maioria de dois terços dos votos da assembleia de 193 membros pode suspender um estado por cometer persistentemente violações graves e sistemáticas dos direitos humanos durante a sua filiação...Ler Mais


Iryna Venediktova disse que Borodyanka poderá ser a cidade mais destruída pela invasão russa.

As imagens do massacre, dos corpos e das valas em Bucha chocaram o mundo e aumentaram as condenações internacionais contra o Kremlin e Vladimir Putin, mas a Ucrânia avisa que o cenário na cidade dos arredores de Kyiv poderá não ser o pior desta guerra.

À televisão nacional, citada pelo The Guardian, a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, disse que a vila de Borodyanka será vista no final desta guerra como a mais destruída pelos russos.

Segundo Venediktova, "fala-se da região de Kyiv porque ontem [domingo] tivemos acesso a estes territórios", nomeadamente Irpin, Bucha e Vorzel. Mas "de facto, a pior situação de vítimas civis é em Borodyanka"...Ler Mais

ITÁLIA - Guineense encontrado morto: Bracciante africano trovato morto nella sua stanza, aveva 26 anni



Centenas fogem do Donbass com medo da concentração de tropas russas

Getty

Notícias ao Minuto  04/04/22 

Na estação central de Kramatorsk, milhares de famílias com crianças e idosos foram vistos a abandonar a cidade por jornalistas da AFP que os fotografaram a entrar nos comboios.

Depois de se confirmar que as tropas russas se iam agora concentrar em especial na região ocupada de Donbass, os cidadãos da cidade de Kramatorsk, nesta região, decidiram abandonar a cidade.

Na estação central da cidade milhares de famílias com crianças e idosos foram vistos a abandonar a cidade por jornalistas da AFP que os fotografaram a entrar para os comboios.

Uma voluntária, Svetlana, citada pela agência, afirmou aos jornalistas que "o rumor é que algo terrível está para vir", o que justifica a vontade das pessoas abandonarem a cidade.

Veja na galeria as fotografias do abandono desta cidade na região do Donbass, onde centenas de pessoas tentam caber no comboio que as leva para longe do conflito.

Recorde-se que a Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou ainda a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima ainda que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

No Comment...

 
New York 😲☝

@SpaceHub_SL

Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Busha

© Lusa

Notícias ao Minuto  04/04/22 

A Rússia convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir o que chamou de "provocações odiosas" da Ucrânia, que denunciou o assassínio de civis por tropas russas em Busha.

"À luz das provocações odiosas dos radicais ucranianos em Busha, a Rússia solicitou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira, 04 de abril", escreveu na rede social Twitter o vice-embaixador da Rússia na ONU, Dimitri Poliansky.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou no domingo os líderes russos de ordenar "tortura e assassínios" em Busha, na região de Kiev, onde foram encontradas valas comuns e centenas de corpos de civis.

A Rússia negou que as tropas tenham matado civis em Busha e assegurou que todas as fotografias e vídeos publicados pelo Governo ucraniano são "uma provocação".

A ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Samantha Power, criticou a decisão da Rússia.

"A Rússia está a recorrer ao mesmo cenário da Crimeia e de Alepo [na Síria]: forçada a defender o indefensável, a Rússia exige uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para fingir indignação", escreveu no Twitter.

"Ninguém acredita nisso", acrescentou a atual chefe da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.325 civis, incluindo 120 crianças, e feriu 2.017, entre os quais 168 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, incluindo mais de 4,1 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca de 6,5 milhões de deslocados internos.

A ONU estima que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também:


O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, condenou "fortemente" hoje os atos cometidos pelo Exército russo contra civis em várias cidades ucranianas, particularmente em Busha, e pediu que "os responsáveis sejam julgados e condenados".

"Tomei conhecimento de relatos de abusos massivos cometidos por forças russas em cidades ucranianas que ocuparam nas últimas semanas, em particular na localidade de Busha. Condeno fortemente esses atos que constituem, se confirmados, crimes de guerra", declarou Jean-Yves Le Drian num comunicado enviado à agência de notícias France-Presse (AFP).

"Trabalharemos, em conjunto com os nossos parceiros, as autoridades ucranianas e os tribunais internacionais competentes, em particular o Tribunal Penal Internacional (TPI), para garantir que estes atos não fiquem impunes e que os responsáveis sejam julgados e condenados", acrescentou Le Drian...Ler Mais


O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, considerou hoje que a violência atribuída às forças russas em Bucha, na região de Kiev, é "um murro no estômago" e "deve parar".

"Não podemos normalizar isto. Esta é a realidade do que está a acontecer todos os dias, enquanto a brutalidade da Rússia contra a Ucrânia continuar", disse Blinken à CNN, reafirmando que os Estados Unidos irão contribuir para "documentar" possíveis "crimes de guerra" para que os agressores sejam responsabilizados.

No entanto, recusou-se a dizer se considera que estes são "crimes contra a humanidade" ou mesmo atos de "genocídio"...Ler Mais


“É essencial que uma investigação independente permita encontrar os responsáveis”, disse o secretário-geral da ONU. Os corpos de 410 civis foram encontrados em territórios da região de Kiev recentemente recuperados pelas forças ucranianas.

"Genocídio", "massacre", “barbárie”, “ataques desprezíveis”. Os corpos de 410 civis foram encontrados em territórios da região de Kiev recentemente recuperados pelas forças ucranianas...Ler Mais


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou-se hoje "chocada com relatos de horrores indescritíveis" em zonas na Ucrânia de onde a Rússia se está a retirar, defendendo uma investigação independente.

"Uma investigação independente é urgentemente necessária. Os autores de crimes de guerra serão responsabilizados", afirmou Ursula von der Leyen numa publicação na rede social Twitter.

A Ucrânia acusou hoje a Rússia de "genocídio", alegando ter encontrado os corpos de 410 civis na região de Kiev recentemente recapturada das forças de Moscovo...Ler Mais



O autarca descreveu "bombardeamentos aéreos devastadores, com mísseis, bombas e morteiros", que duraram "24 horas".

Cerca de 80% das habitações residenciais em Izium foram destruídas pelas forças russas, indicou este domingo o assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko, citando declarações do autarca da região, Vladimir Matsokin. A cidade da região de Kharkiv está tomada pelo controlo russo. 

Numa publicação do Telegram, acompanhada por um vídeo da destruição, o responsável adiantou que, segundo Matsokin, as forças russas "bombardearam a cidade durante 24 horas", acabando por "aniquilar tudo"...Ler Mais