31 de agosto de 2018

“VIETNAMITAS VÃO COMPRAR RESTO DA CASTANHA DE CAJÚ NO VALOR DE 1250 FRANCOS AO QUILO” ???

A castanha de caju que resta nas mãos dos produtores da Guiné-Bissau terá em breve destino para Vietnam.



Com o efeito, vem na próxima semana a Bissau um grupo de empresários para concretizar a iniciativa.

O ministro do Comercio, Turismo e Artesanato, afirmou hoje que os empresários vietnamitas vão comprar o resto da castanha de caju que ainda se encontram na posse dos agricultores no valor de 1.250 francos CFA ao quilo à partir do Porto de Bissau.
                                                                           Assistir Vídeo Aqui

Em conferência de imprensa realizada sexta-feira em Bissau, Vicente Fernandes disse que os intermediários não podem comprar a castanha de caju menos de 500 francos CFA nas mãos dos produtores, acrescentando que o Ministério do Comercio vai assumir o papel de fiscalizador dessa atividade para que as empresas que vão ao terreno não venham a comprar o produto menos do preço estipulado.

O governante disse ainda que o grupo vietnamita mostrou a disponibilidade de apoiar o país, concretamente na atribuição de bolsas de estudos bem como nas transferências de tecnologias para os associados da Associação Nacional de Agricultores da Guiné (ANAG), e posteriormente na industrialização de produtos agrícolas.

Vicente Fernandes considerou de positivo o memorando assinado recentemente com os empresários vietnamitas, acrescentando que o preço de 1000 francos avançado no início da campanha de caju era uma estratégia política montada para retirar ganhos políticos e que veio a fracassar depois.

Por seu turno, o Presidente da Associação Nacional dos Intermediários de Negócios da Guiné-Bissau (ANIN-GB), Quecuto Baió afirmou que o memorando tem vantagens para o país porque o stock de castanha de cajú vai ser comprado graças aos vietnamitas e permitirá aos agricultores venderem os seus produtos atempadamente no próximo ano.

O país já exportou 119.477 toneladas de castanha de caju das 134.343 toneladas prevista para este ano de 2018.



Notabanca; 31.08.2018