30 de dezembro de 2020

Encerramento de Confraternização de todos estruturas de SAB MADEM G-15 - 30 de dezembro de 2020




Vídeo by: Mustafa Cassamá

Turismo - Operadores contam organizar em 2021 uma exposição internacional sobre potencialidades do país


Bissau, 30 Dez 20 (ANG)- A Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau  prevê a organização de uma exposição internacional sobre as potencialidades turísticas, gastronómicas, culturais e artesanais da Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo presidente da desta associação, Jorge Paulo Costa, numa conferência de imprensa na qual procedeu ao balanço das actividades desenvolvidas pela associação ao longo de 2020.

Paulos Costa disse q organização dessa exposição conta com a colaboração de parceiros da associação de Portugal, Senegal e Costa do Marfim.

 “Pretendemos construir uma sede para associação, escola de formação e capacitação, também vamos lançar a cooperação com os nossos parceiros da Sub-região, da Europa, Ásia e América”, acrescentou.

Por outro lado, Jorge Paulo Costa explicou que iniciaram o ano 2020 com crise financeira provocada pelo impacto da pandemia de Covid-19 que abala o mundo.

“A pandemia de Covid-19 causou prejuízos económicos e financeiras incalculáveis aos operadores turísticos, o que levou a enormes dificuldades, obrigando  a suspensão parcial de trabalhadores, incumprimentos de compromissos com os bancos e fornecedores”, lamentou o Presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares.

Sublinhou que estão a ter dificuldades para o relançamento das suas actividades e que por isso, esperam ter o apoio do governo para relançar o sector tal como está a acontecer em alguns   países vizinhos.

“Dos pontos  propostos  Governo, apenas um, que consiste em isentar os pagamentos de impostos e taxas no período de Março à Setembro,  foi atendido. Esperemos que os restantes também sejam atendidos”, desejou Paulo Costa.

Os operadores turísticos ainda pediram ao Governo a actualização da legislação e regulamentação do fundo de turismo, criação de uma comissão mista que integre os Ministérios da Economia, Finanças, a Secretaria de Estado do Turismo, e o Instituto da  Segurança Social, com o objectivo de discutir as soluções para  a retoma das actividades turísticas, e evitar despedimentos massivos de trabalhadores.

Jorge Paulo Costa disse que, apesar das dificuldades que enfrentaram ao longo do ano 2020,  conseguiram realizar algumas actividades como por exemplo: a participação da associação no fórum do sector privado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Burkina Faso, e que   assinaram acordos de cooperação com Associação dos Empresários Portugueses. 

ANG/AALS//SG

Política - "Sector de saúde merecerá uma atenção particular do actual governo" diz vice-primeiro ministro


Bissau, 30 Dez 20 (ANG) – O Vice-primeiro ministro, Soares Sambú garantiu esta quarta-feira que o sector de saúde vai continuar a merecer uma atenção particular do actual executivo “porque o chefe de Estado disse sempre que é uma área que constitui prioridade”.

Sambú  falava após uma visita ao novo morgue do Hospital Nacional Simão Mendes.

O governante entregou, na ocasião, uma  ambulância e motorizada ao ministro de saúde, que deverão ser afectadas ao serviço da Medicina Legal para aumentar as suas capacidades de intervenção.

Segundo Soares Sambú, as doações ao Ministério da Saúde estão a ser feitas na sequência da visita que o Presidente Umaro Sissoco Embaló efectuará recentemente ao Hospital Simão Mendes.

Para o ministro da Saúde a instituição que dirige está de parabéns porque houve uma inovação, porque “o ministro das finanças sempre declarou que vai investir na saúde para fazer virar a página da saúde na Guiné-Bissau”.

António Deuna disse que, o Morgue visitado já dispõe de um departamento encarregue de fazer autopsias, para esclarecimentos sobre a origem da morte.

"Infelizmente não temos ainda especialista na área de anatomia patológica. É um trabalho que o nosso colega da Medicina Legal  tem estado a fazer. Agora somos obrigados a formar especialista para essa área”, disse António Deuna. 

ANG/MI//SG      

Balanço do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló: Balanço 2020 e perspectivas 2021 do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló já no final do ano.


Leia Também: 



Bissau, 30 Dez 20 (ANG) – O Presidente da República disse que é chegado o momento de os guineenses se entenderem e caminharem  juntos com os seus próprios pés sem interferência da comunidade internacional.

Umaro Sissoco Embaló, em conferência de imprensa realizada hoje, em que fez  o balanço do ano prestes a terminar, referiu que, hoje em dia, o país já não conta com a presença do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (Uniogbis), depois de 21 anos da sua missão na Guiné-Bissau.

“Isso significa que a Guiné-Bissau, de facto, necessita agora de andar com os seus próprios pés. A título de exemplo, já não temos as Forças da Missão Militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(Ecomig), que são nossos irmãos que estiveram no país para nos ajudar”, acrescentou.

O Presidente da República sublinhou que agora a Guiné-Bissau deve preparar para igualmente participar em missões internacionais de paz para ajudar outros países do mundo em conflito.

“A decisão da retirada do Uniogbis e da Ecomib  do país, foi um passo muito importante elogiado pela comunidade internacional”, disse.

O chefe de Estado sublinhou que actualmente as relações da Guiné-Bissau com os países e organizações parceiras, nomeadamente, a União Europeia, Portugal, China, França, Estados Unidos estão mais do que nunca no seu ponto mais alto, o que recolocou o país no concerto das nações.

Sissoco Embaló anunciou que á partir de Janeiro de 2021, um guineense vai representar a CEDEAO num dos 15 países membros desta organização, frisando que já é uma inovação que nunca chegou de acontecer.

“A Guiné-Bissau tem que reaparecer e ter a voz no concerto das nações e, para o efeito, o país vai ocupar o lugar de segundo vice-presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento(BOAD) e que igualmente é uma situação inédita”, disse.

O chefe de Estado realçou que isso significa que, em curto espaço de tempo do seu mandato, a Guiné-Bissau está a ganhar espaço no concerto das nações, salientando que, quando tem um um representante da CEDEAO, por exemplo no Senegal, Gana ou Benin, este irá dignificar os interesses do país e não do Presidente da República.

Disse que há 20 anos, o país participava nas reuniões das organizações internacionais como simples observador, porque não tinha voz por falta de pagamento das quotas, acrescentando que não houve nenhum Presidente da Guiné-Bissau que pode dizer que chegou de discursar na sede da União Africana nos últimos anos.

A propósito, disse que doravante, quando vai participar em qualquer organização como a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa(CPLP) ou a União Africana, terá direito de usar da palavra, isso porque o país já tem a sua quota em dia.

“Eu enquanto Presidente da República, a Guiné-Bissau vai ter a voz tanto nas Nações Unidas, como na CPLP, União Africana entre outras organizações internacionais em que o país é membro”, prometeu.

O chefe de Estado guineense referiu  que a Guiné-Bissau abriu recentemente algumas representações diplomáticas nomeadamente no Qatar, Turquia e brevemente na Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, acrescentando que, os embaixadores dos referidos países irão igualmente estar residido em Bissau.

“No próximo ano, o Qatar vai abrir a sua representação em Bissau, Cabo Verde pela primeira vez terá igualmente a sua embaixada no país e vamos no mínimo 15 à 20 embaixadas, o que é um facto muito importante para a nossa diplomacia”, disse, acrescentando que, isso vai dar empregos à muitos  guineenses.

Movimento Nacional da Sociedade civil reage a retirada de Gabinete Intergrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guine-Bissau.

BISSAU: entrega dos prémios aos laureados de iniciativa “Tremplin Star-up UEMOA”. A nova iniciativa de empreendedorismo a nivel da UEMOA baseda na económica verde em prol de promoção e proteção do ambiente.

ANP afirma estar profundame consternada e preocupada com os confrontos sobre posse de terra que ceifaram a vida a quatros pessoas em Nhacra. O Parlamento quer uma investigação urgente para responsabilizar os autores e, exorta o Governo no sentido de reforçar a segurança aos cidadãos.





 RadioBantaba

O Ministro da Administração Territorial e Poder, Dr. Fernando Dias e o Secretário de Estado da Ordem Pública, Capitão de Fragata Mário Fambé, estão a caminho de Nhacra, Nhoma concretamente, para devolver os restos mortais de quatro vítimas do confronto de ontem....

Ministério da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau

MATPL  / AI / 30.12.2020 (Quarta-feira)

O Ministro da Administração Territorial e Poder, Dr. Fernando Dias e o Secretário de Estado da Ordem Pública, Capitão de Fragata Mário Fambé, estão a caminho de Nhacra, Nhoma concretamente, para devolver os restos mortais de quatro vítimas do confronto de ontem.

As cerimónias fúnebres poderão ser realizadas ainda hoje, na medida em que os corpos estão em estado avançado de decomposição. 

Morgue do Hospital Nacional Simão Mendes 👇




Leia Também: 


MATPL  / AI / 30.12.2020 (quarta-feira)

Caso Nhacra - "NHOMA":
Cerimónias fúnebres de quatro vítimas mortais, resultado do confronto ontem entre Iungum e Sume, aldeias da mesma seção e sector.
O governo esteve representado pelo Ministro da Administração Territorial e Poder, Dr. Fernando Dias, Secretários de Estado da Ordem Pública, Capitão de Fragata Mário Fambé, e do Ensino Superior, Dr. Garcia Bideta.

Em jeito de solidariedade, foi entregue aos familiares das vítimas, sacos de arroz e Óleo alimentar. 

Os mesmos produtos foram igualmente entregues às famílias cujas casas foram incendiadas e pilhada. 

No local foi instalado um pelotão para manter a ordem e garantir a segurança dos habitantes. 
Continua a operação de identificação e detenção dos envolvidos no caso.
Informação em tratamento...











Encontro de confraternização das estruturas do Sector Autônomo Bissau (SAB) MADEM-G15













Vídeo by: Mustafa Cassamá

António Costa testa negativo à covid-19, chega ao fim o isolamento profilático


SIC Notícias 30.12.2020 

O primeiro-ministro cumpriu o isolamento profilático após ter estado em contacto a 16 de dezembro com o Presidente francês, Emmanuel Macron, infetado com o novo coronavírus.

O primeiro-ministro testou negativo ao novo coronavírus e chega ao fim, esta quarta-feira, o isolamento profilático de 14 dias.

O chefe de Governo que "manteve toda a atividade executiva e a agenda de trabalho não presencial, sairá hoje do confinamento que cumpriu na Residência Oficial, em São Bento, retomando a atividade pública regular", refere o comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

O último teste à covid-19 a que se submeteu António Costa foi realizado esta terça-feira, 14.º e último dia de isolamento. António Costa cumpriu esse período no Palácio de Belém, depois de a 16 de dezembro ter estado com o Presidente francês Emmanuel Macron, que testou positivo um dia depois do almoço com Costa no Palácio do Eliseu.

A 19 de dezembro, o primeiro-ministro foi considerado contacto com exposição de alto risco à covid-19 pelas autoridades de saúde, que determinaram que teria de cumprir um período isolamento profilático até ao final do período de vigilância ativa de 14 dias.

"Na sequência da exposição a caso de covid-19, ocorrida no dia 16/12/2020, o primeiro-Ministro, Dr. António Costa, e após avaliação de risco efetuada por Autoridade de Saúde, este foi considerado contacto com exposição de alto risco", referiu então em comunicado a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

Antes desta decisão, António Costa já estava em isolamento profilático preventivo, após ter estado, no Palácio do Eliseu, em Paris, com o Presidente francês.

Neste período, o chefe de Governo foi mantendo várias reuniões não presenciais por videoconferência, quer com membros do executivo, quer a nível europeu, e até participou nos tradicionais cumprimentos de Boas Festas ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

António Costa já tinha testado negativo ao novo coronavírus em 17 de dezembro, num teste efetuado no âmbito da preparação da visita, entretanto cancelada, a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e às tropas portuguesas no Mali e República Centro Africana.

Portugal contabiliza pelo menos 6.751 mortos associados à covid-19 em 400.002 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

O Ministro Das Obras Públicas Habitação e Urbanismo Sr. Fidélis Forbs foi homenageado hoje pela federação de basket bolsistas da Guiné Bissau.

Em curso refinanciamento das pequenas, medias e grandes empresas em alguns paises da Africa

Por Capgb.com

A Tunísia está a avançar para a criação de um fundo de recuperação para apoiar as empresas enfraquecidas. Foi o que resultou da 6ª reunião do Comité de Supervisão Macroprudencial e Gestão de Crises Financeiras, realizada a 28 de Dezembro de 2020.

“O comité discutiu a necessidade de complementar as medidas de apoio e as medidas excepcionais tomadas pelas autoridades públicas e reguladores para limitar o impacto económico da crise, criando um fundo de recuperação para apoiar as empresas vulneráveis e assegurar condições conducentes à sua recuperação”, disseram os membros do comité no final do seu conclave. O comité inclui o Governador do Banco Central da Tunísia (BCT), na sua qualidade de Presidente, um representante do Ministério das Finanças, o Presidente do Conselho do Mercado Financeiro (CMF), o Presidente do Comité Geral de Seguros (CGA) e o Director Geral da Autoridade de Supervisão das Micro-Finanças (ACM).

As modalidades institucionais e práticas deste fundo devem ser determinadas em consulta com o ecossistema.

Além disso, os membros do Comité concordaram com a necessidade de reforçar o acompanhamento do impacto da crise nos operadores públicos e privados e de reforçar as medidas de acompanhamento para assegurar o apoio à actividade económica e garantir a estabilidade e a solidez do sector financeiro.

Durante os seus trabalhos, o Comité analisou a evolução do ambiente económico e financeiro no ano 2020 e analisou a situação do sector bancário e os resultados do teste de stress que demonstrou a resistência do sector à crise ligada à pandemia de saúde, bem como a actividade no mercado financeiro, companhias de seguros e instituições de microfinanças.

O Comité de Supervisão Macroprudencial e Gestão da Crise Financeira foi criado ao abrigo do Artigo 85 da Lei n.º 2016-35 de 25 de Abril de 2016 que estabelece o estatuto da BCT.

De acordo com este artigo, esta estrutura está encarregada, por um lado, de emitir recomendações sobre as medidas a tomar pelas autoridades reguladoras do sector financeiro e a sua aplicação com vista a contribuir para a estabilidade do sistema financeiro como um todo, incluindo o reforço da solidez do sistema financeiro, a prevenção da ocorrência de riscos sistémicos e a limitação dos efeitos de possíveis perturbações na economia tunisina, e, por outro lado, a coordenação de medidas relacionadas com a gestão de crises financeiras.

PAIGC CONTRA A CRIAÇÃO DE NOVOS IMPOSTOS E TAXAS NA GUINÉ-BISSAU

30/12/2020 / Jornal Odemocrata

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) manifestou a sua oposição à criação de novos impostos e taxas “quando a conjuntura nacional e internacional” apela para adoção de medidas que deveriam incentivar o relançamento da atividade económica.

A posição do PAIGC foi tornada pública, esta terça-feira, 29 de dezembro em conferência de imprensa, pelo líder do grupo parlamentar. Califa Seide, que também manifestou a oposição dos “libertadores” aos elevados subsídios atribuídos aos titulares dos órgãos de soberania, na medida em que esses deveriam ser os primeiros a dar bom exemplo num período da recessão económica.

Califa Seide afirmou que não se justifica uma “entrada desenfreada” na função pública e promoções nas forças de defesa e segurança, “sem enquadramento orçamental, facto potenciador de futuras instabilidades políticas e institucionais”.

Em relação ao abandono da sessão na qual foram aprovados o Orçamento Geral de Estado para o ano 2021 e o Plano Nacional de Desenvolvimento trienal, o grupo parlamentar do PAIGC disse que não podia tomar parte na discussão por o atual governo resultar de um “golpe de estado e não da vontade popular”, considerando o OGE 2021 e Plano Nacional de Desenvolvimento trienal documentos “incoerentes, incongruentes” e que irão aumentar a tensão social e o nível de pobreza na Guiné Bissau.

Califa Seide lembrou que apesar do parecer desfavorável da comissão especializada da ANP para os assuntos económicos e da chamada de atenção das centrais sindicais sobre o impacto negativo nas populações, “caso este orçamento venha a ser aprovado, ainda assim assistiu-se a aprovação deste orçamento pela dita nova maioria”.

O grupo parlamentar diz constatar que as áreas sociais são as mais afetadas, assim como as infraestruturas e que não há dúvidas de que “este é um dos piores” orçamentos gerais do Estado de sempre e que “levou até ao membro deste governo inconstitucional, responsável para a área da Economia, afirmar publicamente que este orçamento não reflete a vontade dos guineenses, é despesista e irrealista, e que de certeza trará maus resultados para o futuro do país”.

Sobre a construção do novo aeroporto, o grupo parlamentar diz verificar “um populismo barato” na medida em que não foram definidas as condições em que irá ser financiado e construído.

Para Califa Seide, ainda que seja construído, o stock da dívida “elevar-se-á para mais de 120%  do produto interno bruto, ultrapassando largamente os critérios de convergência de 70% definidos pela UEMOA, que neste momento já estão ultrapassados”.

Segundo Califa Seide, o OGE 2021 vai agravar as condições de vida dos trabalhadores guineenses, em particular, e de toda a sociedade, aumentando o nível de empobrecimento, tendo sublinhado que o mesmo não vai lutar contra a covid-19 e, “por conseguinte, não pode ser considerado um orçamento de desenvolvimento”.

O PAIGC concluiu que a “similitude existente entre a previsão, em termos de emissão de títulos de tesouro e a cobrança de receitas”, demonstra a “incapacidade” de cobrança de receitas por “este governo inconstitucional”, assim como realça que as receitas poderão ser cobradas “desconhecendo-se” a sua finalidade última.

Califa Seide afirmou que o OGE 2021, ainda que fosse apresentado por um “governo constitucional”, resultante das eleições legislativas, o grupo parlamentar do PAIGC votaria contra “sem prejuízo de direito que lhe assiste de emitir opinião sobre o mesmo”.

Por: Tiago Seide

Trump e Michelle Obama, homem e mulher mais admirados nos EUA

Por Observador.pt

Segundo uma sondagem da Gallup, Donald Trump e Michelle Obama são o homem e a mulher mais admirados nos EUA em 2020. Obama ficou em segundo lugar nos homens e Kamala Harris nas mulheres.

O Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, e a ex-primeira-dama Michelle Obama são o homem e a mulher mais admirados no país em 2020, segundo uma sondagem anual da empresa Gallup esta terça-feira  divulgada.

Depois de ficar empatado no ano passado com o ex-Presidente (2009-2017) Barack Obama, Trump subiu ao primeiro lugar em 2020, pondo assim fim ao reinado de 12 do seu antecessor no topo da lista.

Obama está empatado com o ex-Presidente Dwight Eiseinhower (1953-1961) como o mais admirado da história dos EUA.

Em resposta à pergunta “Quem é o homem vivo em qualquer parte do mundo sobre o qual leu ou ouviu falar e que mais admira?”, cerca de 18% dos inquiridos responderam Trump, 15% Obama, 6% o Presidente eleito Joe Biden e 3% o principal epidemiologista da Casa Branca, Anthony Fauci.

Na lista dos 10 mais admirados estão ainda o Papa Francisco, o magnata Elon Musk, o senador do Vermont Bernie Sanders, o filantropo e fundador da Microsoft, Bill Gates, o basquetebolista Lebron James e o Dalai Lama.

Das 74 vezes que a Gallup conduziu este inquérito desde 1946, o Presidente em exercício liderou a lista 60 vezes.

Os Presidentes que não figuraram no primeiro lugar enquanto estavam no poder foram Harry Truman entre 1946-47 e 1950-1952, Lyndon Johson, em 1967 e 1968, Richard Nixon, em 1973, Gerald Ford, em 1974 e 1975, Jimmy Carter, em 1980, George W. Bush, em 2008, e Donald Trump, em 2017 e 2018.

A Gallup explicou que quando o Presidente em exercício não ocupa o primeiro lugar é porque é impopular, o que foi o caso de Trump em 2017 e 2018, quando obteve percentagens de aprovação de 36% e 40%, respetivamente, e acabou atrás de Obama.

Embora o seu índice de aprovação seja atualmente semelhante, 39%, o domínio de Trump entre os republicanos contrasta com a divisão entre os democratas na escolha da figura que mais admiram, e isto foi o que o empurrou para o primeiro posto.

Entre as mulheres, Michelle Obama lidera a sondagem pelo terceiro ano consecutivo, seguida pela vice-presidente eleita, Kamala Harris, e pela primeira-dama, Melania Trump.

A completar a lista, seguem-se a apresentadora de televisão Oprah Winfrey, a chanceler alemã, Angela Merkel, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, a legisladora Alexandria Ocasio-Cortez, a rainha Isabel II de Inglaterra, a juíza ultraconservadora do Supremo Tribunal Amy Coney Barret e a ativista climática Greta Thunberg.

Tal como os Presidentes em exercício, os inquiridos costumam escolher a primeira-dama como a mulher mais admirada.

Nas 71 vezes que a Gallup perguntou sobre as mesmas, desde 1948, os norte-americanos responderam em 18 ocasiões a primeira-dama e em 57 ocasiões uma ex-primeira-dama.

Este tem sido o caso desde 1997, com Hillary Clinton, casada com o ex-Presidente Bill Clinton, como a mais nomeada, tal como Michelle Obama, de 2018 e 2020, e Laura Bush, em 2001.

Melania Trump esteve entre as 10 primeiras nos últimos quatro anos, mas nunca liderou a lista, tal como aconteceu anteriormente com Bess Truman (1945-1953) e Lady Bird Johnson (1963-1969).

O inquérito foi levado a cabo por telefone entre 1 e 17 de dezembro numa amostra aleatória de 1.080 adultos com mais de 18 anos em todos os 50 estados dos EUA e no Distrito da Colúmbia, onde se situa a capital, Washington.

GUINÉ-CONACRI - Violência intercomunitária na Guiné-Conacri faz mais de 20 mortos

© Reuter

Notícias ao Minuto  29/12/20 

A violência entre duas comunidades em Macenta, no sul da Guiné-Conacri, fez no sábado mais de 20 mortos, afirmou hoje um eleito local citado pela AFP, que pediu para não ser identificado.

O governador da região, Mohamed Gharé, que no domingo indicou que os corpos de 11 pessoas estavam na morgue de Macenta, assumiu hoje, sem dar mais detalhes, que o número de mortos é maior.

No sábado, a cidade de Macenta foi palco de confrontos entre membros das comunidades Tomas, geralmente animistas, e Tomas Mania, sobretudo muçulmanos.

Os confrontos continuaram no domingo apesar dos reforços para conter a violência provenientes das cidades vizinhas de Gueckédou e N'Zérékoré.

Segundo o eleito local citado pela agência noticiosa francesa AFP, 17 corpos foram identificados e encaminhados para a morgue do hospital de N'Zérékoré, enquanto os restantes foram enterrados no local, lançados no mato ou em poços.

O diretor do hospital de Macenta, Kaba Condé, disse, sem precisar números, que foram conduzidos cadáveres para N'Zérékoré.

As comunidades Tomas e Tomas Mania, que coabitam há vários séculos, disputam a paternidade da cidade de Macenta, de acordo com um responsável administrativo.

Fontes locais adiantaram à AFP que a violência teve origem numa nova residência do patriarca dos Tomas e a sua entronização em Macenta, às quais se opõem os membros da comunidade Tomas Mania.

ANP: Apresentação, discussão e votação do projeto do regime jurídico de presenças e faltas - 29/12/2020



Vídeo by: Mustafa Cassamá

29.12.2020 (terça feira) O Ministro Das Obras Públicas Habitação e Urbanismo sr. Fidélis Forbs foi homenageado hoje pela federação de basket bolsistas da Guiné Bissau.





Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo

ACOBES RECOMENDA MAIOR ATENÇÃO AOS PRAZOS DE VALIDADE DOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS


O secretário-geral da Associação de Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES ) recomendou hoje aos consumidores maior atenção aos prazos de validade dos produtos alimentares neste período de quadra festiva.

Bambo Sanhá que falava à ANG  sobre a proliferação de produtos alimentícios nos mercados  de Bissau disse que neste período festivo  todo o cuidado é pouco, uma vez que há muita afluência e procura de produtos para  atender necessidades das famílias e que nem tudo o que se vende é bom para o  consumo humano.

"Estamos a falar de qualidade de produtos porque estamos num  momento em toda a variedade de produtos são colocada no mercado para ludibriar a  atenção dos consumidores, o que é muito grave.  O consumidor tem de estar muito atento à qualquer produto”, avisou.

Acrescentou  que, antes de comprar um determinado produto deve-se  ver a data de validade e as condições de conservação dos mesmos, porque os produtos podem ter  prazos determinados   de validade aceitáveis e se encontrarem em mau estado de conservação, por conseguinte, impróprio para consumo humano.

Relativamente aos  produtos congelados importados, Bambo Sanhá sugere que, em caso de dúvidas sobre a origem desses congelados que se opte por peixes frescos.

"É mais saudável consumir nossos peixes do que consumir produtos congelados importados. Devemos comprar as nossas galinhas e preparar do jeito que queremos isso tem mais garantia. E as carnes que são comercializadas no mercado se não têm carimbo dos Serviços Veterinários não devemos comprá-la porque   não terá passado pela inspeção”, disse aquele  responsável da organização de defesa dos consumidores.

Sanhá apela ao  governo para  controlar os preços dos produtos de primeira necessidade no mercado porque,  no seu entender, a vida dos cidadãos tem que estar de acordo com seu poder de compra para poder ter qualidade de vida, tendo acrescentado que o comercio livre não é sinónimo de preço livre.

"É responsabilidade do governo reduzir a pobreza no seio da população. Se o preço não está a corresponder com o poder de compra da população é porque estamos a aumentar a crise e pobreza no seio da população. O governo não pode aceitar isso  porque é seu dever defender as as pessoas mais vulneráveis,” disse.

Notabanca; 29.12.2020