terça-feira, 3 de janeiro de 2023

ESTADOS UNIDOS: Exigência de testes a viajantes da China baseada "apenas na ciência"

© Getty Images

POR LUSA  03/01/23 

A medida de Washington de exigir um teste negativo à covid-19 para viajantes oriundos da China é baseada "apenas e exclusivamente na ciência", assegurou hoje o porta-voz da diplomacia dos Estados Unidos.

"É uma abordagem baseada apenas e exclusivamente na ciência", salientou Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, em declarações aos jornalistas.

Esta posição surge em resposta à reação de um porta-voz da diplomacia chinesa, que considerou as restrições adotadas por uma dezenas de países para viajantes que chegam às suas fronteiras desde a China como "inaceitáveis" e "desprovidas de base científica".

A partir de 05 de janeiro "todos os passageiros aéreos com 02 anos ou mais oriundos da China serão obrigados a fazer um teste no máximo dois dias antes da partida", independentemente da sua nacionalidade ou estado de vacinação, anunciaram as autoridades de saúde norte-americanas em 28 de dezembro.

Os Estados Unidos expressaram preocupação particular de que a rápida transmissão do vírus na China cause o surgimento de novas variantes.

As medidas "baseiam-se em preocupações de saúde pública" devido à "explosão no número de casos de covid-19 na China e à falta de dados de sequenciamento adequados e transparentes da China", acrescentou Ned Price esta terça-feira.

O porta-voz reiterou a oferta de Washington de partilhar as suas vacinas contra a covid-19 com Pequim.

A decisão dos Estados Unidos é semelhante a outros países, como Japão, Índia ou Itália, que também impuseram testes obrigatórios à chegada de viajantes da China.

A maioria dos Estados-membros da União Europeia é favorável a que sejam pedidos testes de covid-19 a todos os viajantes procedentes da China, mesmo antes de saírem do país, como resposta ao pico de infeções no gigante asiático.

Os países do bloco comunitário inclinam-se também para recomendar aos viajantes medidas de higiene pessoal, incluindo o uso de máscara nos voos com partida da China, o controlo de águas residuais dos aviões para monitorizar o eventual surgimento de novas variantes à chegada aos seus aeroportos e melhorar a sequenciação do coronavírus SARS-CoV-2, que originou a pandemia de covid-19, entre outras medidas.

Estas são as ideias com que "concordaram" os especialistas dos Estados-membros na sua reunião desta terça-feira, como resumiu na rede social Twitter a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, após o encontro.

Desde que foi tornado público o aumento dos casos de covid-19 no gigante asiático, diversos membros do bloco comunitário, entre os quais Espanha, reimpuseram o controlo de viajantes procedentes da China, embora outros, como a Bélgica, tenham optado por não exigir aos viajantes desse país a realização de um teste.

Em Portugal, o ministro da Saúde assegurou esta terça-feira que "tudo estará preparado" para, em caso de necessidade, serem adotadas medidas de controlo da covid-19 em Portugal, nomeadamente nos aeroportos para viajantes oriundos da China.

O número de casos de covid-19 atingiu um nível recorde na China continental, com um pico em 02 de dezembro de 2022 e nas últimas três semanas, a incidência diminuiu, provavelmente também devido a um mais pequeno número de testes realizados, resultando em menos infeções sendo detetadas, segundo o ECDC.

Após restrições rigorosas de viagem no auge da pandemia, a União Europeia regressou este outono a um sistema pré-pandemia de viagens livres, mas os países-membros concordaram que um "travão de emergência" pode, se necessário, ser ativado num curto período de tempo para enfrentar um desafio inesperado.

A covid-19 é uma doença respiratória infecciosa causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado há três anos na China e que se disseminou rapidamente pelo mundo, tendo assumido várias variantes e subvariantes, umas mais contagiosas do que outras.

A doença é uma emergência de saúde pública internacional desde 30 de janeiro de 2020 e uma pandemia desde 11 de março de 2020.


Leia Também: Porta-voz da diplomacia dos EUA "honrado" por ser sancionado pela Rússia

Opinião pública sobre espaço N'ba Tonha.

Mutaro Uldada Cisse

PR nomeia dois embaixadores_Portugal e Argélia.

Radio Voz Do Povo

Tratam-se do antigo primeiro-ministro, Augusto Artur António da Silva para Portugal e Mamadu Aliu Jalo para Argélia.

Como novo embaixador extraordinário e plenipotenciário da república da Guiné-Bissau na república portuguesa, Artur da Silva substitui no cargo o embaixador Hélder Jorge Vaz Gomes Lopes que desempenhava as mesmas funções desde 2016.  

Artur da Silva ocupou as funções dos Ministros dos Negócios Estrangeiros, das Pescas, da Educação e da Defesa Nacional.

Atual cônsul da Guiné-Bissau na Mauritânia, Mamadu Aliu Jaló, assume as funções do novo embaixador extraordinário e plenipotenciário da República da Guiné-Bissau na República Argelina Democrática Popular substituindo no cargo o embaixador Pedro Maria Mendes Costa nomeado em 2017.  

Licenciado em Relações Internacionais e, pós-graduado em Estudos Africanos, Aliu Jalo é técnico superior do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi cônsul em Conacri, diretor geral dos Correios e diretor dos Assuntos Bilaterais do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

@Radiovozdopovo.






A Impresa Xcalibur Company Sarl denúncia fraude, pela Câmara Municipal de Bissau no concurso público para gestão do Mercado Central da praça.

A denúncia foi tornada pública esta terça-feira (04.01), em Bissau, numa conferência de imprensa, na qual o diretor geral Jamel Handem afirmou que, a Impresa Diallo Petro Service não reúne todas as condições exigida pela edil de Bissau.

A TV Bantaba promete trazer as reações da Impresa Diallo Petro Service e da CMB

Radio TV Bantaba

Soldado, pescadora ou vendedora. A mulher mistério fotografada com Putin... A mesma mulher foi fotografada ao lado do presidente russo em, pelo menos, três ocasiões diferentes.

© Rossiya1/e2w

Notícias ao Minuto   03/01/23 

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) alertou para o facto de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter usado "atores figurantes" durante o discurso de Ano Novo, "em vez de aparecer com soldados reais". Contudo, pelo menos uma das mulheres soldado homenageada já apareceu ao lado do líder russo noutras ocasiões, nomeadamente como vendedora de gelados, pescadora ou paroquiana. 

Através do Telegram, o Sibir.Realii, um meio que é vinculado à rádio Liberty, segundo destaca o New York Post, chamou à atenção para a presença da mulher, loura, noutras aparições de Putin, ao longo dos últimos anos.

Em setembro de 2016, por exemplo, "foi fotografada num lago, na região de Novgorod, com pescadores", e, na altura, foi identificada como Larisa Sergukhina.

Um ano mais tarde, em 2017, a mesma mulher estava entre um grupo de paroquianos, no Natal, ao redor de Putin. Na mesma foto, dois homens também eram dois dos pescadores anteriormente retratados. 

Já em 2017 e 2019 foi vista a vender gelado a Putin, num espetáculo aéreo em Moscovo.

As imagens - que pode ver na fotogaleria - levaram os mais atentos a especular sobre a encenação das imagens ou o falhanço para disfarçar a segurança do presidente russo. 

Agora, no discurso de Ano Novo, a mesma mulher foi identificada como uma médica do Exército russo, de nome Anna Sidorenko, ao lado de outros combatentes, enquanto Putin falava sobre a guerra na Ucrânia.

O ISW refeiu ainda que "um 'blogger' pró-Kremlin, por meio de um editorial num popular jornal russo, negou veementemente que Putin tenha usado atores no seu discurso" e acrescentou que, provavelmente, o Kremlin "está a recrutar alguns 'bloggers' russos que estão dispostos a vender.se em troca de prestígio político".



PAIGC acusa poder na Guiné-Bissau de tentativa de instaurar ditadura

© Lusa

POR LUSA  03/01/23 

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na oposição na Guiné-Bissau, acusou hoje o regime no país de tentativa de instaurar uma ditadura e de totalitarismo, através de silenciamento de vozes críticas.

Em comunicado, a que a Lusa teve acesso, o PAIGC aludiu ao rapto e espancamento de um comerciante, alegadamente por "homens armados" que dias antes criticou as autoridades pela forma como será concedido o acesso ao mercado central de Bissau.

O comerciante Ussumane Baldé criticou a presença de militares no dia da inauguração do mercado central, inoperante durante 16 anos, depois de ter sido consumido por um incêndio.

Os antigos comerciantes do mercado, agora transformado num centro comercial de três pisos, não concordaram pelo facto de as autoridades terem deixado claro que os novos ocupantes serão pessoas com capacidade para pagar a renda a ser fixada.

Ussumane Baldé foi uma das vozes críticas, em 27 de dezembro, quando o mercado foi inaugurado pelo chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló.

Em 30 de dezembro Baldé foi raptado e espancado, alegadamente, por pessoas encapuzadas quando se dirigia do centro de Bissau para a sua residência nos subúrbios.

"O agredido, segundo consta, se encontra em estado grave, correndo sérios riscos de vida", referiu o PAIGC no seu comunicado.

O partido responsabiliza o atual regime e condena o "silêncio cúmplice" das autoridades do país "por mais um, entre tantos atos de agressão e brutalidade" cometidos pelas forças de defesa e segurança.

"Repudiar mais uma tentativa do atual regime em tentar amordaçar os direitos e as liberdades fundamentais recorrendo a métodos violentos e retrógrados típicos de um Estado de ditadura e do totalitarismo", acrescenta o PAIGC na nota.




@Gervasio Silva Lopes  PAIGC CONDENA O  ESPANCAMENTO DO CIDADÃO USSUMANE BALDÉ☝

UCRÂNIA/RÚSSIA: Putin ordena exibição de documentários sobre a invasão nos cinemas

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto  03/01/23 

Filmes sobre a “operação militar especial” e sobre a “luta da Rússia contra a disseminação de ideologias neonazistas e neofascistas” e outros assuntos “patrióticos” serão exibidos.

O presidente Vladimir Putin ordenou ao Ministério da Cultura russo que organize exibições de documentários “patrióticos” nos cinemas do país.

Filmes sobre a “operação militar especial” e sobre a “luta da Rússia contra a disseminação de ideologias neonazistas e neofascistas” e outros assuntos “patrióticos” serão exibidos em teatros de todo o país, seguindo a ordem do presidente, avança o jornal independente Meduza. 

Espera-se também que os ministérios da Cultura e da Educação contribuam para este esforço de propaganda, criando “espaços públicos, objetos de arte e museus escolares” dedicados à “operação especial” e organizando palestras presenciais sobre o tema, refere ainda o jornal. 

A Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro, espoletando um conflito armado que já causou, segundo dados das Nações Unidas a morte de quase de 6.900 civis, bem como quase 11 mil feridos.

GUERRA NA UCRÂNIA: Míssil russo explode enquanto jornalista de TV francesa estava em direto... Apesar do susto, Paul Gasnier não sofreu ferimentos.

© TMC

Notícias ao Minuto  03/01/23 

Um jornalista francês a fazer reportagem a partir da Ucrânia não ganhou para o susto quando um míssil russo explodiu a apenas a algumas dezenas de metros dele, na segunda-feira, dia 2 de janeiro.

Paul Gasnier, que trabalha para o canal de televisão TMC, estava em direto a partir de Kramatorsk, em Donestsk, quando um míssil caiu na pista de gelo de Altair, bastante conhecida na região, essencialmente, por ser a 'casa' da equipa de hóquei local.

A explosão assustou não só a equipa que estava em direto a partir do local, como quem estava no estúdio.

Nas imagens, entretanto amplamente divulgadas nas redes sociais, é possível ver as caras de choque de quem assistia ao momento em direto, entre as quais a do ministro da Economia francês, Bruno Le Maire.

Apesar do susto, nem o jornalista, nem os restantes membros da equipa da TMC alocados à Ucrânia sofreram ferimentos. Aliás, poucos minutos depois de terem interrompido a transmissão do direto, voltaram a entrar em contacto com o estúdio, via chamada telefónica, para confirmar estarem em segurança.


Kyiv diz que russos têm transportadores de armas nucleares na Crimeia

© Reuters

Notícias ao Minuto  03/01/23

Representante ucraniano acusou os russos de serem "capazes de tudo", não descartando a hipótese de recorrerem a armamento nuclear.

Andrii Cherniak, representante da Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, disse que a Rússia tem transportadores de armas nucleares terrestres, aéreos e marítimos na Crimeia. À agência de notícias Ukrinform, Cherniak disse que a inteligência militar ucraniana monitoriza o movimento do arsenal nuclear russo e garante que as posições são conhecidas.

"A inteligência militar vê que os transportadores terrestres, aéreos e marítimos estão atualmente estacionados na Crimeia. Estamos a falar de navios, submarinos, aeronaves e complexos terrestres que podem atacar com munições nucleares. Potencialmente , a Rússia tem essa oportunidade", disse Cherniak.

O representante ucraniano acusou os russos de serem "capazes de tudo", não descartando a hipótese de recorrerem a armamento nuclear. Ainda assim, garantiu que os ucranianos "esperam que a comunidade internacional consiga influenciar a liderança do país ocupador para que não leve o mundo a uma catástrofe nuclear".

Cherniak disse ainda que as forças russas estão a preparar um edifício na vila de Krasnokamianka para armazenas munições nucleares, não se sabendo se os trabalhos já acabaram ou se ainda decorrem.


Leia Também: Irão enriqueceu com "quantidades preocupantes" de urânio, alerta ONU


Leia Também: Moscovo "aprecia" apoio de Pyongyang em "operação especial na Ucrânia"

Japão dá 7.000 euros às famílias que saírem de Tóquio

ECO - Parceiro CNN Portugal,  03/01/23

Governo japonês dará cerca de 7.164 euros por criança a cada família que trocar a capital por outras localidades. Objetivo principal é reverter o declínio demográfico no resto do país

O Governo japonês vai recorrer a um incentivo económico por criança a cada família que saia da capital. O objetivo é reverter o declínio demográfico que se tem registado no resto do país e a elevada migração rumo a Tóquio.

O Japão vai dar cerca de 7.164 euros por criança a cada família que trocar Tóquio (e as cidades circundantes) por outras localidades, avançou esta segunda-feira o Financial Times.

As famílias, que aderirem à proposta do governo japonês, poderão também receber até cerca de 2.146 euros de apoio financeiro e ainda mais um apoio extraordinário se criarem o seu próprio negócio. No entanto, as famílias têm de se comprometer com esta nova vida longe de Tóquio durante, pelo menos, cinco anos. Se não o fizerem terão de reembolsar o Estado.

A estratégia usada pelo governo japonês não é nova, mas o aumento do valor dos incentivos tem-se registado devido ao rápido envelhecimento da população no resto do país e à elevada migração de pessoas para a capital (que leva à desertificação), mas também devida à abrupta queda da natalidade que se tem vindo a registar.

Já pelo menos 1.300 municípios se inscreveram para “acolher” migrantes da capital. No entanto, apesar de todos os esforços, online há quem expresse o seu ceticismo e considere que “parece muito dinheiro, mas não é suficiente”, se o objetivo for aumentar a natalidade.


Leia Também: Japonês gasta 22 mil euros para realizar sonho e 'transformar-se' em lobo...  Veja as imagens.

Cabo Verde: GUINEENSE 🇬🇼 PERDE VIDA EM ACIDENTE DE TRABALHO

Guine Bissau

A GUINÉ-BISSAU, RECUPERANDO A SUA DIGNIDADE, GRAÇAS AS CONQUISTAS DO GENERAL PRESIDENTE, UMARO SISSOCO EMBALO

Por Gaitu BaldéLisboa, 03/01/2023

O Comitê de Prêmio Africano, por decisão unânime dos seus membros, concedeu a Sua Excelência General Umaro SISSOCO Embalo, Presidente da República da Guiné-Bissau, o Prêmio de Africanidade, em homenagem ao acordo de paz, assinado a 4 de Agosto de 2022, em Bissau, entre o Senegal e  a Comissão Provisória das Alas Políticas e Combatentes do MFDC.

Os factos, como as conquistas de USE, são impossíveis de refutar ou de criar narrativas venenosas para os desvalorizarem.

Com esta brilhante presidência, o USE está a escrever com letras de ouro o nome da Guiné-Bissau na história da África e do mundo em geral.

Por além do nosso saudoso líder imortal, AMÍLCAR CABRAL, o USE é a segunda personalidade guineense, que através da sua liderança/presidência, está a resgatar a imagem positiva da Guiné-Bissau 🇬🇼 que havia sido construída por Amílcar Cabral e todos combatentes da liberdade da pátria.

BURKINA FASO: Descobertos 28 corpos no Burkina Faso... Em comunicado, o procurador do Tribunal Superior de Nouna, Armel Sama, especificou "que a maioria das vítimas, todas do sexo masculino, foi morta a tiro

© Reuters

POR LUSA   03/01/23 

Vinte e oito corpos foram descobertos em Nouna, no noroeste do Burkina Faso, anunciou o Governo do país na segunda-feira à noite, quando uma organização da sociedade civil também denunciou abusos cometidos por uma milícia ligada ao Exército.

"O Governo foi informado de uma tragédia ocorrida em Nouna, capital da província de Kossi, na noite de 30 para 31 de dezembro", disse num comunicado do porta-voz do Governo, Jean Emmanuel Ouedraogo.

As primeiras informações indicaram que há "28 pessoas mortas", de acordo com o porta-voz.

O comunicado acrescentou que uma investigação "foi imediatamente aberta (...) para esclarecer as circunstâncias da tragédia e apurar todos os responsabilidades".

O Governo irá aguardar pelo resultado da investigação e "apela à calma de toda a população", afirmando "que todas as medidas foram tomadas para esclarecer" este episódio de "violência inaceitável".

Em comunicado, o procurador do Tribunal Superior de Nouna, Armel Sama, especificou "que a maioria das vítimas, todas do sexo masculino, foi morta a tiro".

Antes da publicação destes comunicados oficiais, a organização não-governamental (ONG) Coletivo contra a Impunidade e a Estigmatização das Comunidades (CISC) denunciou "abusos" cometidos contra a população civil pelos Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP, milícia ligada ao Exército) naquela região.

"Civis armados que afirmavam ser [dos VDP] realizaram saques organizados e abusos direcionados contra a população civil (...)", referiu a ONG.

Deixar de fumar é a sua resolução de Ano Novo? Anote estas dicas... Foram partilhadas por vários especialistas.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   03/01/23 

Já todos sabem que fumar tem muitos efeitos negativos na saúde pulmonar e geral. Mesmo assim é um vício difícil de largar para algumas pessoas. Por isso, muitas vezes, é necessário algum acompanhamento ou dicas úteis como as que o 'website' StudyFinds recolheu de especialistas. 

Evite gatilhos

É normal criar hábitos e rotinas tão vincadas que certas atividades ficam associadas ao tabaco. Por isso, antes de tentar quebrar o ciclo, é essencial identificar todos os gatilhos que, normalmente, lhe dão vontade de fumar. Quando os identificar tente criar um plano e criar outros hábitos.

Estabeleça uma data para deixar de fumar 

Quando decidir que vai largar o vício é importante estabelecer uma data para o fazer nas próximas dias ou semanas. Definir um dia vai dar-lhe uma meta concreta e ajudá-lo a estar mais focado. 

Experimente medicamentos e outros produtos que substituem a nicotina 

Quem fuma muito e regularmente pode ter alguns sintomas de abstinência. Se isto acontecer é uma ótima ideia comprar medicamentos, pastilhas e outros produtos que substituem a nicotina. Ao utilizá-los talvez se consiga evitar uma recaída. 

Procure um mentor e orientação

Estar a fazer este esforço sozinho não o vai ajudar. É uma ótima ideia procurar um mentor que já tenha feito o mesmo e esteja disponível para partilhar conselhos. 

Considere parar de fumar gradualmente e não de um momento para o outro

Algumas pessoas são muito práticas e acham que isto deve ser fácil, rápido e imediato. No entanto, é importante relembrar que o processo é complicado, por isso, a melhor opção é tentar parar de fumar gradualmente. 


Leia Também: Pneumologista alerta para o risco do "fumo em terceira mão"

GUERRA NA UCRÂNIA: Putin "desligado da realidade" usou "figurantes" em discurso de Ano Novo

© REUTERS/Clodagh Kilcoyne

Notícias ao Minuto  03/01/23 

Discurso de Ano Novo de Vladimir Putin não terá convencido nacionalistas russos, que acusam ataques tardios e com pouco efeito.

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) considerou, na segunda-feira, que as críticas de que o presidente russo Vladimir Putin tem sido alvo por parte da 'blogosfera' nacionalista russa, bem como "as aparições públicas e reuniões com cidadãos canceladas" podem "mostrar que Putin está desligado da realidade".

O relatório do ISW refere, especificamente, um ataque russo em Khmelnytskyi, supostamente numa base do 8.º Regimento de Forças Especiais Separadas da Ucrânia, a 31 de dezembro, que terá levado um 'blogger' militar russo a dizer que o ataque, "embora bem executado e uma boa operação de informação, veio um pouco tarde demais".

O mesmo terá defendido que a Rússia precisava de "conduzir sistematicamente tais ataques no início da guerra" e que o ataque "deveria ter ataques de acompanhamento para garantir o dano máximo".

O ISW refere ainda o discurso de Ano Novo de Putin, ao qual os nacionalistas russos terão reagido de forma "morna", repetindo-se as críticas nas redes sociais porque "Putin usou atores figurantes em vez de aparecer com soldados reais durante o discurso".

"Um 'blogger' pró-Kremlin, por meio de um editorial num popular jornal russo, negou veementemente que Putin tenha usado atores no seu discurso", diz, no entanto, o ISW.

O instituto acusa ainda que "o Kremlin provavelmente está a recrutar alguns 'bloggers' russos que estão dispostos a vender.se em troca de prestígio político".


Leia Também: Ucrânia diz já ter eliminado 108.190 soldados russos

BRASIL: Funcionários gravados a espalhar sal: "Para tirar espírito de Bolsonaro"... Aconteceu na segunda-feira.

© Reprdoução @lazarorosa25/ Twitter

Notícias ao Minuto  03/01/23 

Um grupo de funcionários públicos espalhou sal na entrada do Ministério da Economia do Brasil, em Brasília, e esfregou no chão enquanto festejava a saída de Jair Bolsonaro. O sal grosso é conhecido na sabedoria popular como forma de espantar o mau-olhado e a inveja.

As imagens dos trabalhadores a esfregar o condimento no chão, na segunda-feira, estão a tornar-se virais nas redes sociais.

No vídeo, é possível ouvir os presentes a  cantar 'Está na hora do Jair ir embora', música que se refere à saída do ex-presidente do país, Jair Bolsonaro. 

"É para tirar o espírito de Bolsonaro", ouve-se um dos trabalhadores dizer no início do vídeo.

'Já foi', ouve-se também um dos funcionários, que se deslocaram ao local para tratar de alguns documentos. O ministério volta então agora a chamar-se Ministério da Fazenda, e Haddad substitui Paulo Roberto Guedes.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tomou posse no domingo, depois de ter ganhado as eleições a 30 de outubro, na 2.ª volta. Apesar da pouca diferença contra Jair Bolsonaro, Lula da Silva tomou posse a 1 de janeiro, na primeira cerimónia em que um ex-presidente não esteve presente.

Veja o vídeo na galeria acima.


OS GUINEENSES QUESTIONAM SOBRE "INVASÃO" AO PARQUE NBATONHA

Rádio Jovem Bissau

Continuam a surgir diferentes versões sobre as obras em curso nesta localidade húmida na cidade de Bissau.

Para além de alegada construção duma mesquita e escola corânica, outras versões apontam a construção dum parque turístico.

O ativista ambiental (Dembó Mané), é da opinião que o lugar é inapropriado para uma construção do tipo em curso nesta localidade.

Embora, as autoridades nacionais ainda não pronunciaram sobre possível autorização da obra.

Contatada pela Rádio Jovem esta segunda feira, a Direção de Câmara Municipal de Bissau (entidade gestora da cidade), diz simplesmente que carece da informação dos trabalhos em causa, motivo que não podia pronunciar-se.


Veja Também: