quinta-feira, 30 de julho de 2020

Assim foi o funeral do Bruno Cande que Deus lhe concede um canto na glória espero que haja justiça






Aia Lopes da Cunha

Eid Mubarak!

His Excellency Muhammadu BuhariPresident, and Commander in Chief of the Nigerian Armed Forces.

I wish all Muslims a happy and fulfilling Eid El Kabir celebration. We can create the greatest impact by putting into practice the noble teachings of our religion. We must put the fear of God in our daily activities in order to make our society better.

I would like to call on Muslims and other faithfuls to continue to show more understanding with the government as we take steps to protect our people through social distancing and other guidelines.

The guidelines are dictated by necessity in order to safeguard public health, and should not be perceived as an infringement on people's right to worship. These are challenging times for the entire world; COVID-19 has had devastating adverse impact on every aspect of our lives.

The preventive guidelines we have introduced to contain the spread of the Coronavirus have unfortunately limited people's freedom to gather and worship in large numbers in Mosques and Churches. I call for continued patience and understanding from all. We will overcome this pandemic.‬

Eid Mubarak!

Desporto: A Guiné Bissau à procura duma vaga nas meias de final.


A Selecção Nacional de Dama, irá defrontar a sua congénere da Holanda, nos jogos de Campeonato do Mundo de Jogos de Dama, referente aos Quartos de final da competição, os mestres de Dama o Gibril, Lassana, Uende e Bá Djassi estão preparando o encontro que será nos dias sábado 1 e domingo 2 de Agosto de ano 2020. Confere todos jogos dos Quartos de final do mundial de dama:
1. Russia-Costa de Marfim
2. Guiné-Bissau-Holanda
3. Ucrânia-Armênia
4. USA -Letônia
De recordar que a selecção da Guiné-Bissau, está entre 8 melhores seleções do mundo, duas melhores da África e a única que fala a língua portuguesa.

Por: Tafarel Júnior

RadioBantaba

OMS prevê que África ultrapasse um milhão de casos "nos próximos dias"

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que o número de casos de covid-19 em África vai ultrapassar um milhão "nos próximos dias", assinalando que registou um aumento de "50% nos últimos 14 dias".

© Reuters
"As infeções de covid-19 em África vão ultrapassar um milhão nos próximos dias, com a pandemia a aumentar em vários países", lê-se num comunicado emitido pela OMS.

No documento, a organização regista que o número de casos no continente "quase duplicou" em pouco mais de três semanas, aproximando-se dos 900 mil, contabilizando também quase 20 mil mortos.

Segundo a contagem da OMS, África tem 889.457 casos de covid-19, incluindo 18.806 mortos.

"No geral, a pandemia está a acelerar, com o número de casos a aumentarem em 50% durante os últimos 14 dias quando comparando com a quinzena anterior", aponta a nota, que explica que cinco países -- Argélia, Egito, Gana, Nigéria e África do Sul -- totalizam cerca de 75% do acumulado de casos".

Quanto ao número de mortos, a OMS registou um total de 4.376 mortes na última quinzena, um aumento de 22% face às duas semanas anteriores.

A agência das Nações Unidas detalhou que sete países da África Subsaariana que impuseram medidas de contenção mais severas e que, entretanto, as levantaram "experienciaram um aumento de 20% no número de casos durante as últimas duas semanas".

A nota refere ainda que países como a República do Congo e Marrocos necessitaram de voltar a aplicar medidas de restrição devido ao aumento do número de casos.

"Com o aproximar do milhão de casos em África, o continente está num momento crucial", considerou a diretora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, que acrescentou que o novo coronavírus responsável pela covid-19 "saiu das maiores cidades e propagou-se para o distante interior".

Nesse sentido, Moeti considera ser fundamental que os países descentralizem os seus mecanismos de resposta à pandemia e que ainda é possível travar o vírus.

"Ainda podemos evitar que a covid-19 alcance o seu total potencial, mas é preciso agir agora", sublinhou a responsável.

Quanto à infeção de profissionais de saúde, a OMS disse que 41 países africanos relataram perto de 14 mil casos de infeções.

Para abrandar a propagação do coronavírus, a OMS considera que é necessário "expandir a escala e a quantidade de medidas de saúde públicas, como a testagem, identificação de contactos, isolação e cuidado de pacientes", assim como formas de prevenção como a lavagem de mãos, cumprimento de distâncias de segurança e a utilização correta de máscaras.

"O levantamento de medidas de restrição que permitiram abrandar a propagação da covid-19 devem ser baseados em provas, faseados e selecionados", acrescenta a nota.

No comunicado, a OMS alertou ainda para a baixa percentagem de testes realizados.

"O número de testes realizados por cada 10 mil habitantes, a meio de julho, estava abaixo de 100 em 43 dos 54 países inquiridos", afirma a nota, onde se lê que, no continente, foram realizados 7,7 milhões de testes para a deteção do novo coronavírus desde fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 667 mil mortos e infetou mais de 17 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Cabo Verde lidera em número de casos (2.418 casos e 23 mortos), seguido da Guiné Equatorial (2.350 casos e 51 mortos), Guiné-Bissau (1.981 casos e 26 mortos), Moçambique (1.748 casos e 11 mortos), Angola (1.078 infetados e 48 mortos) e São Tomé e Príncipe (868 casos e 15 mortos).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA

Deputados da nação interpelam membros do governo sobre várias situações. Julho 29, 2020




TGB Televisão da Guiné-Bissau / Mustafa Cassamá

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL INTERPELAM OS ÓRGÃOS DE SOBERANIA COM UMA CARTA ABERTA

A situação dos direitos humanos, nomeadamente as detenções arbitrárias, atentado a liberdade de imprensa com destaque ao assalto e destruição da Rádio Capital FM, especulações de preços e cobranças galopante, violação de privacidade referindo a aventual escuta telefônica são entre outras questões que preocupam as organizações subscritoras da carta aberta.





RadioBantaba

Leia Também:

Face o assalto a destruição da Radio Capital- FM, o Movimento nacional da Sociedade Civil emite um comunicado de imprensa do qual manifesta a gravidade do sucedido:FCS




Cerimónia de Condecoração dos Embaixadores em fim de missão:


- Embaixador da República Popular da China – Sr. Jim Hongjun, agraciado com a Medalha “Ordem Nacional das Colinas do Boé”;
- Embaixador da República Federal da Nigéria – Sr. Ambrose Afolahan Adeyemi, agraciado com a Medalha “Ordem Nacional de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento”;
- Embaixador da República da Indonésia – Sr. Mansyur Pangeran, agraciado com a Medalha “Ordem Nacional de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento”.



















Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Audiência com o Sr. Ousmane Diagana, Vice-Presidente do Banco Mundial para África Ocidental e Central, nesta audiência por videoconferência esteve presente o Ministro das Finanças Sr. Aladje Fadia em representação do Governo.



Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Sessão parlamentar: MINISTRO DA ECONOMIA CONFIRMA ARRENDAMENTO DO ARMAZÉM DO POVO POR EX-PM ARISTIDES GOMES

Fonte: Bissau Última hora

O ministro da Economia, Victor Mandinga, confirmou esta quarta-feira, 29 de julho de 2020, que o contrato de arrendamento do Armazém do Povo foi assinado, em 2019, pelo então ministro das Finanças, Aristides Gomes, no valor de 15 milhões de franco CFA por mês.

Deste valor, o estado pagou 52 dois meses correspondentes a 780 milhões de franco CFA tirados do tesouro público.

Mandinga falava na IV ͣ Sessão da X ͣ legislatura da Assembleia Nacional Popular (ANP), na sua interpelação pelos deputados para clarificar a situação.

Nado Mandinga sublinhou que o Armazém do Povo é propriedade do Estado, assim o processo deve ser clarificado para que os guineenses possam conhecer quem foram os responsáveis por mais este ato.

O governante informou que o processo do Armazém de Povo está sob a alçada do Ministério Público, que está a investigar o assunto, para depois esclarecer se o procedimento de arrendamento realizado pelo governo anterior cumpriu ou não as normas.
“O Armazém do Povo é património nacional da luta de libertação e foi formalizado como empresa, em 1975”, precisou.

MINISTRO DE SAÚDE REVELA QUE METADE DE NÚMERO DE PESSOAS QUE VÃO DE JUNTA MÉDICA NÃO SÃO DOENTES


29/07/2020  Governação na Guiné-Bissau

O ministro da Saúde Pública, António Deuna, revelou hoje, 29 de julho de 2020, que o número de pessoas que vão de junta médica para Portugal, metade delas não são doentes, mas conseguem todos os documentos que as acreditam como pacientes. Considerou a situação “lamentável”, sublinhando que é preciso criar mecanismos para acabar com essa “situação vergonhosa para a imagem do país”.

Interpelado pelos deputados na sessão parlamentar de hoje, o governante indicou, por isso, que a melhor forma de acabar com essa “situação nefasta” é criar uma nova comissão que passará a responsabilizar-se deste trabalho e definir critérios claros para atribuir a junta médica e garantiu que, enquanto responsável do ministério, tudo fará para ultrapassar a situação.

“Os documentos dos médicos devem ser sagrados, mas na Guiné-Bissau não é o caso, porque banalizaram por completo a profissão ao ponto de atribuir junta médica a pessoas que não são doentes “, criticou.

Em relação à morosidade que se tem verificado no concernente aos processos de junta médica, o titular da pasta de saúde pública informou que tem a ver com a marcação das consultas médicas no exterior.

“Às vezes é uma situação que não depende do médico ou do ministério da Saúde Pública”, esclareceu.

Euro Atlantic Airways Volta À Guiné-Bissau A 7 De Agosto Com Voo Regular

Na imagem de entrada vemos um Boeing 767-300ER no Aeroporto de Bissau. Foto ©Albano Barai

A companhia portuguesa Euro Atlantic Airways retoma no próximo dia 7 de agosto os voos regulares entre Lisboa e o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, na Guiné-Bissau.

Os voos regulares estão interrompidos desde o passado mês de março, devido à pandemia de covid-19. A companhia, contudo, tem feito algumas ligações entre Lisboa e Bissau, em voos considerados humanitários, para transporte de cargas necessárias e urgentes, nomeadamente de produtos hospitalares e farmacêuticos, e também de repatriamento de cidadãos da Guiné-Bissau e de Portugal e dos países da União Europeia impossibilitados de viajar devido à suspensão dos voos regulares.

A Euro Atlantic Airways tem um voo regular entre Portugal e a Guiné-Bissau desde 14 de novembro de 2014. O início desta linha regular resultou do facto da República da Guiné-Bissau ter ficado sem ligações aéreas para a Europa, em dezembro de 2013, quando a TAP Air Portugal, por razões de segurança, abandonou a rota (retomada apenas em dezembro de 2016 ). O Governo de Bissau convidou a Euro Atlantic para assumir a rota, o que ficou contratualizado por acordo assinado em 31 de outubro de 2014, em Lisboa.

A Euro Atlantic chegou a realizar dois voos semanais entre Lisboa e a ex-colónia portuguesa da Guiné-Bissau, entre março e agosto de 2017. O segundo voo foi suspenso após a retoma da TAP, nessa altura com três ligações semanais, que mantinha em março passado, altura em que também foram interrompidas e, ainda, sem data para recomeçar. 

Fonnte: ewsavia.com
******** notas de esclarecimento *********


De ponto de vista ética e moral, na perspectiva de Movimento de Salvação do PAIGC de Amílcar Cabral e de antigos combatentes da liberdade da pátria, Wasna Papai Danfa deputado da nação e líder da bancada parlamentar do PAIGC, não reúne as condições ética e moral de continuar na A.N.P. em nome do povo exercendo atividades política naquela casa do povo! Doravante em nome da justiça social pedimos substituição do deputado WASNA PAPAI DANFA!

Antônio Dá Costa

Sessão parlamentar: MINISTRO DAS FINANÇAS AFIRMA QUE COMPROMISSO COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE ESTÁ RESOLVIDO

O ministro das Finanças, João Alage Mamadu Fadia, revelou esta quarta-feira, 29 de julho de 2020, que o engajamento financeiro assumido pelo governo para com os profissionais da saúde e da educação está totalmente resolvido, a cem por cento.

O ministro das Finanças sublinhou que, a nível do setor de saúde, o executivo gastou 2,3 biliões de francos de CFA, para cobrir os atrasados salariais dos novos ingressos, e 2.7 biliões de francos CFA para liquidar todas as dívidas atrasadas que o governo contraiu com os professores, “assim não existe neste momento nenhuma dívida nos dois setores sociais”.

“Só no âmbito do combate à pandemia do Covid-19, o governo gastou 5 biliões. Não há salários em atraso e o engajamento financeiro assumido pelo governo a nível de saúde e educação está resolvido a cem por cento”, precisou.


João Alage Mamadu Fadia

Mamadu Fadia falava na Assembleia Nacional Popular, durante a sua interpelação pelos deputados da nação para esclarecer assuntos ligados às garantias bancárias, emissão de títulos dos cinco meses de governação do atual executivo e explicações sobre o resgate bancário.


Fadia disse que, quando assumiu o ministério das Finanças, o atual governo encontrou, em termos de garantias bancárias, 800 milhões de francos CFA, no Hotel Império, na Agência de Aviação Civil mais de um bilião de francos CFA e na Câmara Municipal de Bissau, mais de 2 mil milhões francos CFA de garantia bancária.

Em termos de emissão de títulos, Mamadu Fadia revelou que em quatro meses de governação, o executivo liderado por Nuno Gomes Nabian emitiu títulos no valor de 58 mil milhões de francos CFA. Deste valor, 26.2 mil milhões foram utilizados para reembolsar títulos vencidos e respetivos juros no valor de 3.6 mil milhões, restando um total de 21.9 biliões de francos CFA de todas as emissões feitas até aqui.


João Alage Mamadu Fadia

“Deste valor demos emprestado 15 biliões aos bancos comerciais para que pudessem dar empréstimos aos empresários, que depois os devolveriam”, informou.


O titular da pasta das Finanças assegurou que neste momento o ministério das Finanças tem reservados 10 biliões de francos CFA.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A
Jornal Odemocrata